Page 1

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CRATO

Newsletter A B R I L

2 0 1 7

|

N º . 0 1 0

Cantar as Janeiras No dia 6 de janeiro, cumprindo a tradição, as turmas do Préescolar e as do 1º Ciclo foram cantar as Janeiras, desta vez, ao senhor presidente da União de Freguesias do Crato. Em troca de tão belos “cantares”, o presidente ofereceu uma doce e colorida lembrança a todos. À chegada à escola, foram recebidos pelo senhor diretor do agrupamento a quem ofereceram, também, os seus cânticos e desejaram um Bom Ano.

Visita de estudo ao Loki Park O dia 6 de janeiro foi um grande dia! Fomos a Castelo Branco ao Loki Park, um parque de diversões com os nossos colegas do 6º A. Esta visita resultou de uma parceria entre o Loki Park e as disciplinas de Educação Física, Educação Visual e Educação Tecnológica. Nós fizemos a decoração de Natal do Loki Park e este ofereceu-nos uma manhã de diversão. Valeu mesmo a pena! Partimos por volta das 9 horas e 30 minutos no autocarro da Câmara Municipal do Crato. A viagem até lá correu bem, ouvimos música e observámos as paisagens. Quando chegámos, enquanto lanchávamos, imaginávamos como seria o Loki Park por dentro. Finalmente entramos e aquilo parecia o paraíso. Ficámos de boca aberta porque havia muitas coisas divertidas. Tivemos que nos descalçar e começou a nossa diversão. Havia insufláveis, um escorrega gigante, Karts, rapel, slide e até um campo de futebol. Foi uma manhã muito agradável onde pudemos brincar, correr e aventurar-nos em alguns desportos radicais. De seguida, fomos almoçar à zona de lazer de Castelo Branco, onde demos um belo passeio. Regressámos por volta das 16 horas. Foi um dia bem passado que ficará nas nossas recordações. Os alunos do 5º A

Concurso Nacional de Leitura A 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura decorreu no passado dia 27 de janeiro. Parabéns a todos, em especial aos 3 vencedores Alexandra Morais Vasco Gorgulho Santiago Sommer que passarão à final distrital, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis, no dia 28 de abril! Estes três alunos, assim como os restantes inscritos nesta prova, participarão também na final do nosso Concurso Concelhio de Leitura "Ler, faz-te voar", em data a anunciar brevemente!


PÁGINA

2

La Chandeleur Os alunos do 7ºano e professoras de Francês deram a conhecer a todos uma deliciosa tradição francesa: A comemoração da “Chandeleur”. Aconteceu no passado dia 2 de fevereiro. Cumprindo a tradição dos países francófonos, foram confecionados e vendidos crepes que, pela sua forma circular, muitos dizem simbolizar o Sol que, depois de um inverno longo e sombrio, faz anunciar a primavera. A atividade foi um sucesso e a procura foi tanta que os crepes quase não chegavam para toda a gente!

Visita de Estudo CIBAtoleiros No dia 12 de fevereiro fomos visitar o Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros em Fronteira. Ficámos agradavelmente surpreendidos com o que vimos e ouvimos. Antes de começar a visita foi-nos distribuído um áudioguia. Ficamos apreensivos porque nunca tínhamos visto e manuseado nenhum “Aparelho” daqueles. Iniciámos então a tão almejada visita. Enquanto víamos imagens da batalha dos Atoleiros íamos ouvindo toda a informação referente a essas “cenas”. Assistimos também a um filme da referida batalha em que os figurantes eram todos residentes de Fronteira. Adorámos a visita de estudo.

St. Valentine’s LOVE IS IN THE AIR… A propósito do Dia dos Namorados - Saint Valentine’s Day - o Departamento de Línguas lançou um novo desafio aos alunos da escola: confecionar Maçãs de Amor – Candy Apples! A iniciativa, que juntou mães e filhos, avós e netos, professoras e alunos, foi um sucesso! Resultado? Os mais apaixonados declararam-se e os mais gulosos deliciaram-se… Nota: As Einstein once said, “You can’t blame gravity for falling in love…”

Discoteca sem álcool Discoteca sem Álcool foi a designação atribuída à atividade que se realizou no dia 24 de fevereiro, para comemoração do Carnaval. Esta iniciativa foi dinamizada pelas psicólogas do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), pela professora de Ciências Naturais do 3.º ciclo, pelos alunos do 9.º ano e pelos respetivos diretores de turma. Destinava-se a toda a comunidade escolar. No que diz respeito aos objetivos pretendia-se, acima de tudo, sensibilizar para a existência de diversas opções de drinks, cocktails e shots saudáveis, sem álcool, bastando, para isso, um pouco de imaginação. De salientar o “vinho traçado”, as “cervejinhas”, a sangria, o “blue corazon”, o “pisang ambon”, entre muitas outras bebidas que foram servidas durante o evento e que deliciaram e encantaram todos os que estavam presentes… miúdos e graúdos! Durante a atividade e para animar, ainda mais, a já por si animada festa, decorreu um concurso de máscaras no qual participaram vários alunos, tendo sido atribuídos três prémios correspondentes aos três ciclos de ensino. A todo o pessoal docente, não docente e alunos que participaram na atividade aqui fica o agradecimento pela forma exemplar como todos se envolveram e contribuíram para o sucesso de mais uma iniciativa promovida pela nossa escola.

NEWSLETTER


ABRIL

2017

|

Nº.010

Lanche das Comadres No Dia das Comadres, celebrado na 5ª-feira que antecede o Carnaval, as Assistentes Operacionais do refeitório, apoiadas pelos restantes Assistentes Operacionais e Técnicos, fizeram questão, como tem sido hábito, de preservar a tradição. À hora do lanche, prepararam para todo o pessoal da escola umas iguarias de fazer crescer água na boca… Enchidos, queijos, bolos, fatias douradas, arroz doce… O nosso muito obrigado pelo miminho!

Desfile de Carnaval As ruas do Crato foram invadidas por alunos de todas cores que animaram toda a população. Esta atividade, que decorreu na manhã do dia 24 de fevereiro, incluída no Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas do Crato, contou com a participação de toda a comunidade escolar, do Centro Infantil “A Eira” e da Banda Filarmónica do Crato. Escolhido o tema “Carnaval a Cores” todos meteram mãos à obra e o resultado foi bastante positivo, pois ficou bem patente o envolvimento e criatividade das nossas crianças e jovens. Muitos parabéns a todos.

Saint Patrick's Day No dia 17 de março o Departamento de Línguas e os alunos do 2º e 3º ciclos comemoraram o "Saint Patrick's Day", elaborando, em papel, trevos e bonecos articulados do santo. Nos trevos, os alunos completaram a frase "I'm lucky because...", para poderem expressar o seu agradecimento pelas várias dádivas das suas vidas. Os trabalhos ficaram expostos na entrada da escola para todos os poderem apreciar.

Visita de estudo à Cetltejo e Museu Cargaleiro Foi no dia 30 de março e no âmbito das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica que os alunos do 5º, 6º e 7ºs anos se deslocaram a Vila Velha de Rodão para visitar uma fábrica que produz pasta de papel, a Celtejo. Fomos muito bem recebidos e ficámos a conhecer todo o processo de fabrico do material mais usado no nosso dia-a-dia, o papel. Do papel à tela, agora no Museu Cargaleiro, em Castelo Branco, pudemos observar grandes obras de arte do Mestre Cargaleiro e até tivemos o privilégio de pintar em azulejo. Foi uma visita muito produtiva e que, certamente, muito nos enriqueceu a todos a nível artístico. Turma A do 5º Ano

PÁGINA

3


PÁGINA

4

Concurso de ortografia e caligrafia Durante o mês de março, na nossa escola, os alunos dos segundo e terceiro ciclos realizaram a primeira eliminatória do concurso de ortografia e caligrafia. Esta fase do concurso foi realizada durante as aulas de português em sala de aula. As próximas fases do concurso irão decorrer na Biblioteca da escola no terceiro período letivo.

Oficinas de expressão dramática Durante o segundo período, em todas as turmas dos segundo e terceiro ciclos, uma aula de cem minutos de Português foi substituída por uma Oficina de Expressão Dramática com a atriz Susana Teixeira, responsável pelo Programa Educativo do Teatro do Convento. As peças abordadas foram as seguintes: - quinto ano – A Fada Oriana; - sexto ano – Os Piratas; - sétimo ano – À Beira do Lago dos Encantos; - oitavo ano – Vanessa vai à luta; - nono ano – Auto da Barca do Inferno.

Eco-Escolas No passado dia 3 de abril comemorou-se na nossa escola o dia Mundial da Árvore e o dia Eco Escolas que, mais uma vez, contou com a participação de toda a comunidade escolar. O ponto alto desta comemoração foi a caminhada efetuada pelo Crato com alunos e professores, tendo sido plantadas e “visitadas” as árvores de cada turma. Nesta caminhada, contámos com o apoio da União de Freguesias e da Associação de Pais que, gentilmente, nos ofereceram o lanche da manhã e nos ajudaram com toda a logística da preparação da caminhada. Contámos também com o apoio da GNR do Crato e do Centro de Saúde Local. A todos o nosso muito obrigado!

Ação de Sensibilização "Prevenção da Violência no Namoro" O GAAF esteve presente na IV edição da Feira da Saúde e da Natureza com um stand alusivo à problemática da Violência no Namoro. Este tema foi trabalhado com os alunos através de diversos jogos elaborados pela equipa, que permitiram abordar o tema de forma lúdica, acessível e apelativa para o público alvo. Durante o dia foram ainda entregues autocolantes a todos os visitantes da feira que passaram pelo stand, elaborados a partir de um desenho original da aluna Pilar Gouveia, criado especialmente para este evento. Esta atividade contou com o apoio da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Crato e da CPCJ.

NEWSLETTER


ABRIL

2017

|

Nº.010

Desporto escolar Ao longo do 2º período os alunos da nossa escola participaram em variadas atividades do Desporto Escolar. De salientar o empenho e determinação com que nos representaram no II Encontro de Ténis de Mesa, em Marvão, no Corta Mato Regional, em Vendas Novas, no Mega Distrital, em Elvas, no III Encontro de Ténis de Mesa, no Crato, no Basquetebol 3x3 (Fase Local), em Ponte de Sor, na Final Distrital de Ténis de Mesa, em Sousel, no Torneio de Voleibol 2x2, no Crato, e na Concentração de Natação, em Portalegre. Muito obrigado pela representação!

Laboratório Aberto – Oficinas de Aprendizagem Nos dias 28 e 29 de março, os alunos da Educação Especial que frequentam as “Oficinas de Aprendizagem” participaram no Laboratório Aberto. Esta atividade teve por objetivo expor os temas trabalhados no âmbito do área não disciplinar Mundo Atual. As temáticas abordadas abrangem áreas transversais como a Biologia, Geologia, Física e Química. Foi possível aos visitantes ao nosso laboratório fazerem observações de células vegetais, vivenciarem uma “erupção vulcânica”, terem contacto com fósseis e experiências com situações de ilusão de ótica. Foi uma atividade altamente enriquecedora e permitiu a todos os intervenientes experienciarem o mundo da Ciência… E fomos cientistas por dois dias… Um agradecimento a todos os que aceitaram fazer parte do nosso laboratório… E viva a ciência!!!

Feira da Páscoa – Oficinas de Expressões Nos dias 31 de março e 4 de abril, efetuou-se a venda de trabalhos realizados pelos alunos com NEE que frequentam as Oficinas de Aprendizagem. O valor das vendas será usado numa visita de estudo a Castelo Branco que se irá realizar no 3ºperíodo com os alunos que frequentam as referidas oficinas. O grupo da Educação Especial agradece a todos o contributo na venda realizada.

PÁGINA

5


ENTREGA DE PRÉMIOS NA ESCOLA DO CRATO A exemplo dos anteriores, também este ano se festejou o sucesso escolar, o mérito e as boas atitudes dos nossos alunos numa cerimónia que se iniciou às 15:30 horas do dia 5 de janeiro, dia do patrono, a saudosa Profª Ana Maria Ferreira Gordo. A sala de convívio da escola, onde decorreu a cerimónia, esteve repleta com alunos, pais/encarregados de educação e outros familiares, professores, funcionários e convidados. Foi com grande satisfação que o Diretor, Prof. José Ruas, abriu a sessão, agradecendo a presença de todos, mas sobretudo enaltecendo os alunos que integraram o Quadro de Mérito no ano letivo 2015/2016, em cada um das suas modalidades:

Agrupamento de Escolas do Crato Rua da Fonte do Crespo 7430 - 909 Crato

- Excelência: konstancjia Praglowska, Maria Rita Marques, Rita Tomé, Joana Calado, Leonor Rodrigues, Guilherme Heliodoro, Miguel Rodrigues e Francisco Ventura.

Tel: 245 990 010 Fax: 245 990 019 Email: escoladocrato@net.sapo.pt WebPage: aecrato.drealentejo.pt

- Valor: Alexandra Barroqueiro, Luís Antunes, Rita Tomé, Leonor Rodrigues, Guilherme Heliodoro, Miguel Rodrigues, Soraia Marques, Tiago Abreu, Carolina Jorge, Salvador Dias e Duarte Carita. Para além dos prémios relativos ao Quadro de Mérito 2015/2016, foi também entregue o Prémio Escolar Municipal, atribuído pelo Município, que pretende laurear o aluno que mais se distinguiu durante os 9 anos de escolaridade e que, desta feita, coube ao aluno Diogo Gorgulho. O Diretor realçou, ainda, a importância de todos os que intervêm na vida escolar e na formação integral dos alunos, contribuindo para o sucesso por eles conseguido e que tanto dignifica a escola, demonstrando, assim, que a vida hoje é um desafio e esse desafio começa na escola.

Newsletter

Caça ao tesouro As turmas da Educação Pré – Escolar e do 1º Ciclo realizaram, no dia 03 de abril, no âmbito da Comemoração da Páscoa, uma “Caça ao Tesouro”. Depois de decifrarem alguns enigmas, estes “Valentes Piratas” procuraram, no pátio da Escola, um doce e valioso tesouro. E descobriram-no!

Feira da Saúde e da Natureza Saúde, Natureza e Desporto juntaram-se no dia 4 de abril, a fim de celebrar mais uma edição – a 4ª – da Feira da Saúde e da Natureza. Esta iniciativa, a seu tempo incluída no Plano Anual de Atividades da escola, decorreu das 10h da manhã até ao final da tarde. Os participantes puderam visitar vários standes temáticos dinamizados pela escola (no âmbito de Projetos/Clubes e da Biblioteca Escolar) e pelas cerca de 20 entidades convidadas, bem como participar em alguns workshops, designadamente disfrutar de relaxantes massagens faciais, praticar exercício físico, medir a tensão arterial e o IMC, efetuar o teste de glicémia, construir origamis, entre outros. Para além disso, todas as turmas, desde a educação préescolar ao terceiro ciclo, confecionaram petiscos variados e saudáveis, que foram sendo servidos durante o dia (saladas, sandes, bebidas, sobremesas, etc.). Aqui fica o agradecimento a todo o pessoal docente, não docente e alunos envolvidos, bem como a todas as entidades que, de algum modo, estiveram presentes e se prontificaram, desde logo, a colaborar com a escola e sem as quais esta notícia não estaria, certamente, a ser lida!

newsletter_abril2017  
newsletter_abril2017  
Advertisement