Page 1

PÁGINA1

Newsletter Agrupamento de Escolas do Crato ABRIL 2019 | N . º 0 1 4 NESTA EDIÇÃO:

Dia Mundial da Paz Europe Direct Dia da internet mais segura 2019 Dia de São Valentim Desfile de Carnaval Dia Internacional da Mulher Dia Internacional da Mulher Caminhada “Dia Mundial da Árvore” Visita de estudo a Lisboa Maartje Stapper Hora do Código Ciências Experimentais Ciências Experimentais Conversas com a Matemática IV Campeonato dos Jogos Matemáticos Visita à Padaria Ideal do Crato Feira Solidária por Moçambique Feira Solidária – Vamos ajudar Moçambique Sorteio do cabaz Solidário oferecido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Crato Desporto Escolar Desporto Escolar A BE vai mudar-se!

1

Na escola, a aprendizagem, nos tempos de hoje, não se resume às vivências de sala da aula. Fora da sala de aula, mas em contexto educativo, os alunos vivenciam

1 2 2

conhecimentos que os irão ajudar a construir as suas memórias do seu tempo de estudante. Cada newsletter pretende ser um álbum dessas memórias para que possa ser partilhado com toda a comunidade educativa.

2

A Diretora

3

Lúcia Gonçalves

4 4 5 6 6 7 8 8 9 9 10 10

10

11 12 12


PÁGINA1

Dia Mundial da Paz No Dia Mundial da Paz, os meninos do ensino Pré-Escolar da turma A fizeram um trabalho sobre a Paz com pombas brancas. De pequenino se aprende a importância de haver paz em todo o Mundo. (Alunos da turma A do Ensino Pré-Escolar - Professora Luísa Martins)

A

disciplina

Desenvolvimento

em

de

Cidadania

articulação

com

e a

Biblioteca Escolar, o Projeto de Educação para a Saúde, o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens comemorou este dia com toda a comunidade vestida de branco a formar a palavra PAZ. Foi também feita uma largada de pombas como símbolo deste dia. O tema foi abordado nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e outras disciplinas, com o objetivo de alertar os nossos alunos de que é necessário promover a PAZ entre nós e no mundo. "Eu te desejo a paz e tudo o que nela couber", Luandrade. Bem-haja a todos pela colaboração. (Professora Gregória Rosa).

Europe Direct O EUROPE DIRECT veio à ESCOLA!!!!! O EUROPE DIRECT do Alto Alentejo trouxe até nós a palavra da Europa para que os nossos alunos escutassem, em discurso direto, aquela que é a mensagem de unidade e de estreitamento de relações que fazem desta comunidade um espaço verdadeiramente de partilha e de troca de experiências. Foi enfatizado que direitos e deveres se tornam os fundamentos de uma desejável cidadania europeia. Assim, no final do passado mês de janeiro, realizaram-se duas sessões destinadas aos alunos do 3º ciclo e uma dirigida aos alunos da Escola Profissional Agostinho Roseta, no âmbito da parceria existente entre a Escola do Crato e aquela Escola Profissional. Os nossos agradecimentos ao EUROPE DIRECT pela disponibilidade! (Professora Adélia Palma).


PÁGINA2

Dia da internet mais segura 2019 Comemora-se, na primeira terça-feira do mês de fevereiro de cada ano, o dia da internet mais segura. No ano de 2019, foi no dia 5 do mês supramencionado. Por se tratar de uma data importante, uma vez que a internet tem sido e será, cada vez mais, um meio muito utilizado, é necessário que a sua utilização seja feita de uma forma consciente e segura. Assim, esta ação de sensibilização e de consciencialização foi levada a cabo de 5 a 8 de fevereiro e não somente no dia 5, por forma a abranger todos os alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos. Todos os envolvidos estão de parabéns! (Professores Maria João Florindo e Nuno Gama).

Dia de São Valentim Dia 14 de fevereiro, Dia de S. Valentim, os alunos do 8º ano, juntamente com as professoras de Francês, realizaram uma venda de crepes na nossa Escola. Os crepes, feitos pelos alunos, serviram para adoçar o Dia dos Namorados e a sua venda foi um sucesso. As duas turmas conseguiram tornar este dia ainda mais delicioso. Bravo à tous! (alunos das turmas A e B do 8º ano - Professoras Alice Fernandes e Sofia Morais).

Desfile de Carnaval No dia 1 de março, os alunos e os professores da nossa Escola participaram no desfile de Carnaval. Foi um dia diferente e muito divertido!! (alunos da turma B do 1º ano Professora Helena Moreira).


PÁGINA3

Dia Internacional da Mulher Os meninos da turma A da educação Pré-Escolar desenharam a Mulher mais fantástica e importante da sua vida. Devido à faixa etária, a maioria das crianças desenhou a sua mãe ou a sua avó. Foi feita uma exposição na escola alusiva ao tema. As crianças perceberam que há muitas mulheres de M. Grande que merecem ser relembradas neste dia! (Professora Luísa Martins)

Os artistas do 1º B desenharam com muito carinho as mulheres mais importantes da sua vida!!!! (Alunos da turma B do 1º ano - Professora Helena Moreira).

A nossa escola comemorou o dia mostrando aos alunos o motivo da comemoração deste dia, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento com um vídeo elaborado pela equipa do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família. Deste modo, também, ficaram a conhecer algumas das mulheres fantásticas que mudaram o mundo. Para além disso, os nossos alunos homenagearam as “Mulheres fantásticas”

da

nossa

escola

e,

também, as que têm em casa com o desenho, a lápis de grafite, do rosto de cada uma delas. Com esta atividade pretendeu-se sensibilizar os nossos alunos a dar valor e a respeitarem as mulheres que têm por perto. As mulheres fantásticas são aquelas que, dia após dia, ultrapassam os limites físicos e psicológicos para tornarem a ESCOLA e o LAR os melhores lugares do mundo. (Professora Gregória Rosa)


PÁGINA4

Dia Internacional da Mulher Todos os anos, no dia 8 de março assinala-se o Dia Internacional da Mulher. A nossa turma construiu uns cartões alusivos a esta data. (Alunos da turma A do 3º ano - Professora Vera Duque).

Caminhada “Dia Mundial da Árvore” No dia 20 de março, a nossa turma e toda a escola, participou na caminhada Dia da Árvore e Eco-Escolas, para comemorar este dia tão especial. Foi um dia diferente e adorámos, pois ajudámos o ambiente e a nossa saúde. No final, tivemos a oportunidade de plantar árvores, um bem essencial à vida e que necessita ser protegido! (Alunos da turma A do 4º ano Professor Francisco Lopes)

Realizou-se no passado dia 20 de março mais uma caminhada no âmbito da comemoração do “Dia Mundial da Árvore” organizada pela equipa Eco-Escolas em colaboração com a União de Freguesias de Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso, contando com o apoio do Município do Crato, Associação de

Pais

e

Encarregados

de

Educação,

GNR

e

Bombeiros Voluntários. No final da

caminhada

alunos

os

plantaram

algumas árvores em local

próximo

da

escola. É importante destacar a participação na caminhada do Centro Infantil “A Eira” e da Universidade Sénior. Foi uma manhã muito agradável para a promoção da Saúde e do Ambiente. (Equipa Eco-Escolas)


PÁGINA5

Visita de estudo a Lisboa No dia 29 de março de 2019 as turmas do 6º e do 5º ano do Agrupamento de Escolas do Crato foram a uma visita de estudo a Lisboa para assistir à peça de teatro “O príncipe Nabo”. Partiram do Crato às 9:30 h e chegaram a Lisboa cerca das 12:15 h, tendo parado a meio do caminho para lanchar. Assim que chegaram a Lisboa foram para o Parque das Nações, onde almoçaram e aproveitaram para visitar alguns locais de interesse, como o Jardim da música. Mais tarde, por volta das 14:30h dirigiram-se para o auditório do Colégio Pedro Arrupe, onde assistiram à peça desenvolvida pela Companhia de teatro Cultural Kids.

O teatro foi inspirado na obra “O Príncipe Nabo“ de Ilse Losa e fala sobre uma princesa rica e arrogante que desprezava todos os príncipes que pretendiam casar com ela. Mas um dia o seu pai zangou-se e fê-la casar com um músico. Depois de viver as dificuldades da vida dos pobres, a princesa acaba por se modificar. A peça transmitiu várias mensagens importantes sobre as relações humanas, abordou a vaidade e a arrogância e, através de várias personagens cómicas, foi falando de coisas sérias. No fim do teatro, os alunos e seus professores regressaram ao Crato mas antes pararam no Burger King e comeram hambúrgueres, gelados e outras coisas. Chegaram ao Crato por volta das 20:00 horas. (Guilherme Heliodoro, 6º A, com o contributo de alguns colegas da turma, como a Filipa Milhinhos, e alunos das turmas A e B do 6º ano Professora Isabel Correia).


PÁGINA6

Maartje Stapper

(Professora Adélia Palma)

Hora do Código Nos dias 2, 3 e 4 do mês de abril, os alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos participaram nas atividades relacionadas com a hora do código. Estas atividades permitiram aos alunos terem contacto, pela primeira vez, com os tablets (que foram antecipadamente requisitados para o efeito), o que por si só, já foi positivo. Mesmo sem as condições ideais de acesso à internet, condição necessária para a realização destas atividades, os alunos tiveram uma atitude positiva. Com estas atividades, exercitaram e desenvolveram o raciocínio lógico, através da resolução de tarefas propostas, com o intuito de ser atingido o objetivo final de cada exercício. Parabéns pela participação e empenho demonstrado! (Professores Maria João Florindo e Nuno Gama)


PÁGINA7

Ciências experimentais “A Permeabilidade dos solos” Sabias que.....o solo é uma camada da Terra, onde crescem várias plantas e onde vivem vários animais. O solo é constituído por matéria mineral, orgânica, água e ar. Será que os solos são todos iguais? Queremos partilhar convosco uma das experiências que a turma do 3.º ano fez. Nessa experiência, testámos diferentes tipos de solo que recolhemos e trouxemos para a sala de aula. Começámos por observar a cor, sentir o cheiro e a textura. Material utilizado: gobelés, funis, água, papel de filtro, garrafa de esguicho e amostras de solos. Procedimento: 1 – Colocámos os papéis de filtro dentro dos funis; 2 - Em cada um dos funis colocámos uma amostra de solo; 3 - Colocámos cada funil num gobelé;

4 – Num copo graduado colocámos água; 5 – Deitámos essa quantidade de água em cada um dos funis; 6 – Esperámos algum tempo e observámos. Observações Conclusão: Os solos não são todos iguais; O solo argiloso, cheira a barro e é impermeável; O solo arenoso deixa passar a água com bastante facilidade. Por isso dizemos que é um solo permeável. Nenhum destes solos é bom para agricultura, pois enquanto um é bastante permeável o outro é demasiado impermeável, impedindo que as plantas tenham a quantidade certa de água. Assim, ficamos a perceber que existem solos mais produtivos do que outros, sendo os solos ricos em húmus, os mais férteis. Desafiamos-te a experimentares com a terra que tenhas no teu quintal ou jardim! Que tipo de solo irás encontrar? (Alunos da turma A do 3º ano) (Professora Vera Duque)


PÁGINA8

Ciências experimentais Ao longo do 2º período as aulas de ciências foram dedicadas ao tema da ÁGUA e experiências não faltaram, gostamos de ver a água a modificar-se de estados, os vasos comunicantes, a dissolução de materiais e até construímos maquetes com o ciclo da água. Este último trabalho foi feito em grupo e com a ajuda dos pais. No laboratório da escola decorreu uma das aulas mais atrativas,

pois

construímos

um

vulcão, que pusemos em

erupção.

Foram

aulas de observação, trabalho

prático

preenchimento

e de

grelhas. Adorámos e estamos ansiosos pelas aulas do 3º período! (Alunos da turma A do 4º ano - Professor Francisco Lopes).

Conversas com a Matemática No dia 3 de abril de 2019, os docentes do Departamento

de

Matemática

e

Ciências

Experimentais, com apoio da Técnica de Superior de Educação Básica, da equipa E-du.Crato, realizaram a Matemática…”,

atividade para

“Conversas

com a

pais/Encarregados

de

Educação, crianças e restante comunidade escolar. Os participantes foram bastante recetivos aos desafios que lhes foram propostos: Origamis de Páscoa, atividades com o Tangran Oval e outros. A atividade correspondeu às expetativas, face à adesão diversificada

dos

participantes,

pois

contámos

também com a presença e participação ativa dos docentes oriundos de Salamanca, no âmbito do projeto Erasmus. (Alunos da turma A do 3º e 4º anos Professora Maria João Florindo).


PÁGINA9

IV Campeonato dos Jogos Matemáticos No dia 3 de abril, no âmbito dos Projeto CEM e InforMat, realizou-se

o

quarto

Campeonato

dos

Jogos

Matemáticos, onde participaram os alunos do 1º ciclo (3º e 4º anos). Os alunos jogaram aos

“Gatos

e

Cães”

e

ao

“Semáforo”, os quais fazem parte do Campeonato Nacional dos Jogos Matemáticos. Mais uma vez, a adesão ao evento foi bastante elevada em ambas as turmas. As eliminatórias decorreram com grande entusiasmo e foi notória a competição saudável entre os participantes.

Os resultados finais foram os seguintes:

Os vencedores receberam um prémio e um certificado de participação. Esta iniciativa foi realizada pelos docentes de Matemática e Informática, do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, com o apoio da Técnica de Superior de Educação Básica, da equipa E-du.Crato. (Alunos do 3º e 4º anos - Professora Maria João Florindo).

Visita à Padaria Ideal do Crato No último dia de aula tivemos uma surpresa. Fomos à Padaria Ideal do Crato com todos os meninos do Primeiro Ciclo e do Préescolar. Quando chegamos, fomos recebidos por uma senhora muito

simpática

que

nos

perguntou se queríamos mexer um bocadinho na massa dos bolos fintos. Ficamos eufóricos! Foi distribuído, a cada menino, um bocadinho de massa para fazermos o que quiséssemos. Claro que sujamos a roupa de farinha, mas como nos divertimos tanto não ficamos grandemente preocupados com a reação das nossas mães quando chegássemos a casa. Adoramos esta tarde! Gostaríamos de repetir. Obrigada a quem nos proporcionou este divertimento! (Alunos da turma A do 2º ano - Professora Paula Mendes).


P Á G I N A 10

Feira Solidária por Moçambique Nos dias 4 e 5 de abril realizámos, na nossa escola, uma feira solidária para ajudar as pessoas de Moçambique. Trouxemos brinquedos e roupas de nossa casa e vendemos. Juntamos

o

dinheiro que conseguimos angariar para ser

enviado

para Moçambique. Temos de nos ajudar uns aos outros para nos sentirmos bem e em paz, pois todos precisamos uns dos outros. Gostamos muito de participar nesta feira solidária! (Alunos da turma A do 2º ano Professora Paula Mendes).

Feira Solidária – Vamos ajudar Moçambique O Agrupamento de Escolas do Crato e toda a comunidade educativa mobilizaram-se para fazer chegar ajudas de emergência à população moçambicana vítima do ciclone Idai, realizando uma feira solidária durante os dias 4 e 5 de abril. Todo o dinheiro angariado foi enviado, através

da

ONGD

HELPO para

Moçambique. O nosso agradecimento à Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento pela oferta de um cabaz, cuja venda de rifas serviu para a mesma causa. Agradecemos, também, a colaboração e empenho de todos. Bem-Haja! (Professora Gregória Rosa).

Sorteio do Cabaz Solidário oferecido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Crato A senhora Lídia Batista, mãe da aluna Madalena Batista, foi a feliz contemplada. Muitos parabéns! (Professora Gregória Rosa).


P Á G I N A 11

Desporto Escolar Durante o segundo período, os alunos do Agrupamento de Escolas do Crato, participaram com muito empenho e determinação nas seguintes atividades do Desporto Escolar:  II Encontro de Ténis de Mesa, dia 16 de janeiro, em Ponte de Sor; 

II Concentração de Natação, dia 06 de fevereiro,

em Elvas;

 III Encontro de Ténis de Mesa, dia 13 de fevereiro, em Montargil;  MegaSprinter Distrital, dia 28 de fevereiro, em Elvas;

 Final Distrital de Ténis de Mesa por equipas, dia 13 de março, na EBI JI Professora Ana Maria Ferreira Gordo (Professor João Ramos)


P Á G I N A 12

Desporto Escolar  Campeonato Distrital de Natação, dia 20 de março, em Campo Maior;  Torneio de Basquetebol 3x3 (Fase Distrital), dia 25 de março, em Nisa;

 Final Distrital de Ténis de Mesa (Singulares), dia 03 de abril, em Sousel;

Torneio de Ténis de Mesa, dia 04 de abril,

na EBI JI Professora Ana Maria Ferreira Gordo (Professor João Ramos)

A BE vai mudar-se! Este ano foi apresentada uma candidatura à RBE (Rede de Bibliotecas Escolares), no âmbito da Requalificação da BE. A nossa candidatura foi uma das vinte selecionadas, no universo de cinquenta e duas que se candidataram nesta categoria, tendo sido contemplada com uma verba de 5000€ para aquisição de mobiliário e fundo documental. No passado dia vinte e dois de março, decorreu

a

cerimónia

pública

de

apresentação das escolas selecionadas que objetivou, também, reconhecer o valor dos projetos aprovados e se inseriu num encontro intitulado: “Novas dinâmicas em bibliotecas escolares: projetos inovadores”. Estiveram no auditório da Escola Secundária Eça de Queirós (Lisboa), em representação da nossa escola, a prof. Bibliotecária e a nossa Diretora. A nossa Biblioteca Escolar, que nasceu e cresceu no primeiro andar, vai mudar-se para o r/c, com acesso ao exterior onde terá o complemento de uma esplanada de leitura. O projeto, que também mereceu o apoio da autarquia, especialmente no que respeita a obras, terá de ser executado até ao fim do ano civil. (Professora Bibliotecária Clotilde Soares)

Profile for EscolaCrato

Agrupamento de Escolas do Crato - Newsletter do 2º período  

Algumas das atividades realizadas, durante o 2º período, no Agrupamento de Escolas do Crato.

Agrupamento de Escolas do Crato - Newsletter do 2º período  

Algumas das atividades realizadas, durante o 2º período, no Agrupamento de Escolas do Crato.

Advertisement