__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CRATO

NEWSLETTER M A I O

2 0 1 6

|

N º . 0 0 7

“Visita de estudo a Lisboa -Ulisses” No dia 22 de janeiro os alunos do 5ºA, 6º A e B viveram uma grande aventura! Depois da leitura da obra “Ulisses”, de Mª Alberta Menéres, foram a Lisboa, em visita de estudo, para assistirem à peça com o mesmo nome, no auditório Pedro Arrupe. De seguida visitaram várias exposições no Pavilhão de Conhecimento.

“Parlamento dos jovens” Ao longo do 2º período, os nossos jovens mobilizaram-se em torno do projeto “Parlamento dos Jovens” e, em nome de uma cidadania ativa, defenderam as suas ideias, criando medidas que ajudem a combater o Racismo, o Preconceito e a Discriminação”.

“Oficinas de expressão dramática” Entre os meses de fevereiro e maio, a atriz Susana Teixeira, do “Teatro do Convento”, deslocou-se à nossa Escola para dinamizar oficinas de expressão dramática, envolvendo todas as turmas do 2º e 3º ciclos, com recurso a obras incluídas nas Metas Curriculares do Português.

“Visita de estudo a Almeida e Castelo Rodrigo” No dia 12 de abril, os nossos alunos do 5ºA, 7ºA e B participaram numa visita de estudo a Almeida e Castelo Rodrigo, dinamizada pela disciplina de Geografia.


PÁGINA

2

“Workshop de Amêndoas” No dia 17 de março realizou-se um workshop de amêndoas de Portalegre na nossa escola, onde as crianças do pré-escolar tiveram oportunidade de ver como as mesmas se confecionavam. No final, cada criança levou amêndoas de chocolate e de açúcar para casa, dentro de coelhos que anteriormente tinham sido elaborados nas salas. As crianças mostraram-se interessadas e participativas.

“Caça ao Ovo” No dia 18 de março decorreu a atividade “Caça ao Ovo”. Por o tempo se encontrar chuvoso, a mesma realizou-se na sala em vez de ser no espaço exterior. Foi muito divertido!

“Experiência com Pinhas” No dia 15 de março demos continuidade ao nosso projeto da Ciência e fomos à sala do pré-escolar sala B fazer uma experiência. Desta vez, colocámos uma pinha fechada e uma pinha aberta dentro de água. Passado pouco tempo pudemos observar que a pinha aberta fechava e a pinha fechada abria. Assim, aprendemos que a pinha funciona como um higrómetro e que fecha quando o ar está muito húmido para que as suas sementes continuem secas. Filipa Jorge -2º ano

“Livros com história” De 26 a 28 de abril, numa cortesia da editora Santillana, foi possível acolher uma interessante exposição que nos deu a conhecer tantos “Livros com História”!

NEWSLETTER


M A I O

2 0 1 6

|

N º . 0 0 7

PÁGINA

“É Batata ou Maçã?” No dia 20 de abril as crianças do pré-escolar da sala A foram à sala B ver a experiência “É batata ou maçã?”. Observaram que a batata inteira, cortada em metades, em quartos ou em pedacinhos, afunda e a maçã inteira, cortada em metades, em quartos ou em pedacinhos, flutua. As crianças gostaram muito e aprenderam novos conceitos científicos que ainda não conheciam.

“Festejar Abril” Para festejar o dia 25 de abril na nossa escola, fizemos cravos vermelhos e visitamos a exposição na entrada da escola onde estavam trabalhos dos meninos do 1ºciclo e os nossos cravos. Também vimos um filme sobre este dia e aprendemos a canção da “Gaivota” com o professor de música. Viva a liberdade!

“25 de Abril” O Sr. Mata, avô do João do 6ºB, foi à biblioteca escolar para falar com os nossos alunos sobre a forma com viveu o 25 de abril de 1974 e a sua participação na Guerra Colonial (Guiné). Bem haja, Sr. Mata pela "lição" de vida que deu aos nossos alunos!

“Missão: Comunicar” No âmbito dos temas abordados nas aulas de Educação para a Cidadania, nomeadamente “Eu e os Outros”, “Direitos Humanos” e “Discriminação/ Tolerância”, os alunos do 8ºB dinamizaram, entre os dias 18 e 21 de abril, uma sessão sobre Língua Gestual Portuguesa nas quatro turmas do 1º ciclo. Esta atividade inter-ciclos teve como principal objetivo sensibilizar os alunos para esta língua, que é uma das três línguas oficiais em Portugal desde 1997. Os alunos aprenderam o alfabeto manual para saber “dizer” o seu nome. Aprenderam também as várias formas de cumprimento e algumas palavras desta língua com a ajuda do site www.spreadthesign.com. Também tu, acedendo a este site, podes “Spread the sign”!

3


Agrupamento de Escolas do Crato Rua da Fonte do Crespo 7430-909 CRATO Tel: 245990010 Fax: 245990019

A nossa Escola integra a rede de afetos das “Histórias da Ajudaris”! As nossas crianças e jovens, desde o jardim de infância ao 6º ano, orientados pelos seus professores, participaram com as histórias que criaram na enorme rede de escrita solidária que são as “Histórias da Ajudaris”! Uma pequena representação da nossa escola esteve, no dia 16 de maio, na Biblioteca Municipal de Portalegre, com crianças e jovens do distrito de Portalegre, na apresentação da edição de 2015. Lá para novembro marcaremos lugar na apresentação das nossas histórias, que serão publicadas e ilustradas por grandes artistas de reconhecimento nacional e internacional!

E-mail: escoladocrato@net.sapo.pt WebPage: aecrato.drealentejo.pt

NEWSLETTER

“9 de Maio - Dia da Europa” Nas últimas décadas, a União Europeia, que conta com 28 membros, tem mudado a vida dos seus cidadãos (507 milhões). No caso de Portugal, celebra-se este ano os 30 anos da sua adesão à União Europeia. Por isso, no dia 9 de maio, Dia da Europa, a nossa escola dinamizou várias atividades com vista a assinalar esta data. Para além de ter sido projetado, ao longo do dia, um filme com toda a informação essencial sobre a União Europeia, os alunos do 2º ciclo tocaram o Hino da Alegria (quarto movimento da 9ª sinfonia de Ludwig van Beethoven) com flauta de Bisel e os alunos do 6.º A e B construíram uma enorme bandeira da União Europeia. O Departamento de Línguas agradece a colaboração dos professores dos Departamentos de Ciências Sociais e Humanas e de Expressões que contribuíram para a concretização desta atividade.

Profile for EscolaCrato

Maio  

Maio  

Advertisement