__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CRATO

NEWSLETTER M A I O / J U N H O

2 0 1 5

|

N º . 0 0 4

Campanha Ao longo do ano, os alunos de EMRC do 2º ciclo (em colaboração com alguns alunos do 3º ciclo) realizaram uma campanha de angariação de fundos para a Associação Mãos Unidas do Padre Damião, no âmbito do Dia Mundial do Leproso. O balanço da campanha foi bastante positivo, pois conseguimos juntar 90 euros. Agradecemos a colaboração de todos na a ajuda aos nossos irmãos que vivem em maiores dificuldades. Mostrámos, uma vez mais, que somos uma escola solidária.

Visita de Estudo de EMRC No dia 29 de maio foi realizado mais um Encontro Nacional Inter-Escolas de EMRC do 1º Ciclo, em Fátima, com o tema É uma alegria estarmos juntos. 40 alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas do Crato participaram, uma vez mais, neste encontro, que totalizou cerca de 4000 alunos de todo país. A alegria da partilha foi uma constante durante todo o dia. Os objetivos foram integralmente atingidos e professores e alunos puderam viver a Fé na Alegria e a Alegria da Fé, num dia que deixará saudades.

Arraial No dia 19 de junho, a escola esteve novamente em festa para celebrar os Santos Populares. A organização deste Arraial 2015 esteve a cargo do Pessoal não Docente da Escola que foi, como sempre, incansável. Para animar a festa, pudemos contar com a participação do Rancho Folclórico da Bela Vista, de Gáfete, do qual fazem parte vários alunos da escola, que, depois de atuar, também convidou os presentes a juntar-se ao grupo. A vencedora da edição de 2015 do Caça-Talentos, a cantora Beatriz Carrilho, aluna do 5ºA, também muito contribuiu para a animação da noite, acompanhada à guitarra pelo professor António Picado. Para além de fados e guitarradas, a noite foi ainda bafejada por excelentes condições atmosféricas e um ótimo ambiente festivo!


PÁGINA

2

“A sementinha” O teatro veio à escola! Mais uma vez, o Teatro do Convento dinamizou na escola do Crato uma oficina de expressão dramática, desta vez, para os alunos do 5º ano. Seguindo a educação literária prevista para este ano de escolaridade, transformouse “A vida mágica da sementinha” de Alves Redol em teatro, deixando fluir a imaginação dos alunos alinhada com as técnicas de teatrais que se aprenderam. Todos gostaram desta experiência que, para a maioria, foi a primeira experiência teatral que tiveram.

Concurso “Cineastas Digitais” Os alunos do 7ºAno, na disciplina de ITIC, participaram no concurso “Cineastas Digitais”, promovido pelo CCEMS. Os alunos participantes concorreram, organizados em equipas, numa das seguintes categorias: VídeoNarrativas, com o tema “Desporto, natureza e vida saudável”, VídeoCurtas, com tema livre e NanoVídeo, com o tema “Vida Saudável”. Os vídeos a concurso podem ser visualizados no endereço eletrónico: http:// cineastas.ccems.pt . Todos os vídeos submetidos foram sujeitos a aprovação por parte da organização do concurso. Assim sendo, da nossa escola foram selecionados os vídeos: “O medo da diferença”, realizado e editado pelos alunos Beatriz Diogo, Catarina Fernandes e Vicente Abreu, “A Luta”, realizado e editado pelas alunas Inês Fernandes, Madalena Antunes e Sara Costa, “O Desporto”, realizado e editado pelos alunos Bruno Caetano, Diogo Mendes e Tomás Dias e “Violência”, realizado e editado pelos alunos, João Antunes e Vasco Gorgulho. Boa sorte a todos e que vença o melhor!!!

Sarau No dia 5 de junho, último dia de aulas, tivemos o já tradicional “Sarau”, desta feita a partir das 18.00 horas, com a apresentação de atividades gimnodesportivas, grupos de dança e música, tendo culminado a tarde com o habitual “Caça Talentos”, que, mais uma vez, nos trouxe surpresas e revelou talentos existentes entre os nossos alunos. Os grandes vencedores deste evento foram: 1º lugar: Beatriz Carrilho (5ºA), acompanhada pelo professor António Picado; 2º lugar: Beatriz Matos (7ºB), acompanhada por um grupo de violas de antigo e atuais alunos da escola; 3º lugar: um grupo de alunos do 4º ano, com a canção “Brilha brilha”.

NEWSLETTER


MAIO/JUNHO

2015

|

Nº .004

PÁGINA

UM DIA, MIL CORES... No dia 6 de junho, sábado, o Departamento de Expressões realizou o Dia do Departamento com atividades desportivas radicais, caminhada e corrida das cores. O objetivo da atividade foi o de tentar proporcionar a toda a comunidade escolar um dia de convívio salutar de grande diversão e animação, o que pensamos ter sido conseguido quase na sua plenitude, uma vez que a atividade teve uma grande adesão por parte do público alvo. Agradecemos o apoio incondicional da Câmara Municipal do Crato e da União de Freguesias de Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso, Associação de Pais e funcionários do Agrupamento. Um Bem Haja a todos os que participaram e colaboraram tornando este dia especialmente colorido!

3


Até Já Mais uma vez, por alturas do final do ano letivo, aqui nos encontramos a rever o que foi feito e a perspetivar o que se adivinha ou o que se projeta para o futuro… Parece que foi ontem o dia 1 de setembro e já estamos quase no dia 1 de setembro do próximo ano letivo!!!!

Agrupamento de Escolas do Crato Rua da Fonte do Crespo 7430-909 CRATO Tel: 245990010

Fax: 245990019 E-mail: escoladocrato@net.sapo.pt WebPage: aecrato.drealentejo.pt

A exemplo dos anos anteriores, viveram-se tempos recheados de atividades letivas e não letivas, muitas horas de estudo e de preparação para os testes, muito tempo destinado a projetos, clubes e comemorações! Trata-se de mais de um ciclo da vida da escola que dedicamos aos nossos alunos, atores principais do processo educativo. Uma palavra de apreço e de agradecimento a todos quantos dedicaram um pouco de si à concretização do Projeto Educativo e do Plano Anual de Atividades da nossa Escola. Esperando pelo início do próximo ano letivo para continuarmos todos, em conjunto, a trabalhar para o fim comum da educação e formação dos nossas crianças e jovens, resta-nos desejar a todos umas boas e merecidas férias!!!! A Direção

NEWSLETTER

Projeto CRATIST Após a concretização de mais uma atividade inscrita no Plano Anual / Plurianual de Atividades deste Agrupamento de Escolas – Projeto Internacional CRATIST –, que decorreu entre os dias 31 de maio e 5 de junho, envolvendo alunos e professores da nossa escola e da escola ALEV da Turquia, agradecemos a todos a extraordinária colaboração, disponibilidade e envolvimento manifestados, sem o que não teria sido possível o sucesso que obtivemos. Ficou, assim, mais uma vez provado que numa escola o trabalho em equipa é fundamental e que só todos em conjunto, alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação e Autarquia, todos sem exceção, podem contribuir para o sucesso do resultado final. Foi o que aconteceu! Por tudo, o nosso Muito Obrigado! Adélia Palma (Coordenadora Projeto Europeu)

Profile for EscolaCrato

Junho  

Junho  

Advertisement