__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CRATO

NEWSLETTER F E V E R E I R O / M A R Ç O

2 0 1 5

|

N º . 0 0 2

Visita de Estudo No dia 5 de fevereiro as turmas do 8º e 9º anos realizaram uma visita de estudo a Lisboa, inserida nas temáticas das disciplinas de Geografia e Educação Visual. Na parte da manhã visitaram o Museu da Electricidade, mais propriamente a exposição “ 7 mil milhões de outros”. Na parte da tarde seguiu-se a visita ao Museu Story Centre, no Terreiro do Paço, onde nos foi apresentada toda a história da cidade de Lisboa.

Sessão sobre Supervisão No seguimento do plano de melhoria pretendido pela Direção do Agrupamento de escolas do Crato, o departamento de línguas desta escola convidou a professora Luísa Moreira para uma sessão de esclarecimento sobre supervisão letiva. Foi uma sessão participada e permitiu aos docentes desfazer preconceitos e esclarecer dúvidas de modo a melhor partilharem ideias e soluções pedagógicas na base de uma maior cooperação entre pares.

Oficina do Improviso No passado dia 27 de fevereiro realizou-se, no agrupamento de escolas do Crato, mais uma oficina dinamizada pelo Teatro do Convento; desta vez à volta do improviso e de algumas técnicas que permitem um maior à vontade em público, quer ao nível do domínio do som e do tom, como do movimento corporal como, ainda, do trabalho em equipa. Esta “oficina do improviso” foi destinada aos alunos do 9º ano, uma vez que, neste nível de escolaridade, a oralidade é um domínio trabalhado e treinado já com vista a um bom desempenho no ensino secundário.

Corta Mato Distrital Realizou-se no dia 2 de fevereiro o Corta-Mato Escolar - Fase Distrital, na zona industrial da Vila de Nisa. O Agrupamento de Escolas do Crato foi representado por 26 alunos, que participaram com muito empenho e determinação numa manhã chuvosa e com muito frio.


PÁGINA

2

Visita ao Centro de Saúde do Crato Dia 3 de março de 2015 os alunos da Educação Pré-Escolar (Turmas A e B) participaram numa Oficina de Expressão Dramática dinamizadas em colaboração com as atrizes Susana Teixeira e Vera Barroqueiro do Grupo Teatro do Convento de Portalegre. Foram realizados jogos que permitiram às crianças experiências sensoriais diversas, novas descobertas com os seus sentidos. Todos mostraram grande envolvimento e alegria nas atividades.

Sessão “Higiene Pessoal” Nos dias 25 e 26 e fevereiro realizaram-se na escola Sessões de Educação para a Saúde sobre tema "Higiene Pessoal". O público alvo foi a Educação Pré-Escolar e primeiro ciclo, tendo a dinamização das sessões ficado a cargo da Equipa de Saúde Escolar do Centro e Saúde do Crato.

Leitor Sonhador Realizou-se nos dias 4 e 5 de março de 2015, na Biblioteca da Escola, a eliminatória do Concurso “Leitores Sonhadores”, no qual participaram alunos dos 3º, 4º, 5º e 6º anos. Foi selecionado um aluno de cada ano de escolaridade que irá representar o Agrupamento de Escolas do Crato na final desta IV edição, a realizar em abril, no auditório da Escola Superior de Educação de Portalegre. Os alunos apurados foram o Pedro Herves (3º ano), a Maria Sommer (4º ano), o José Maria Remédios (5º ano) e o Henrique Santiago Sommer (6º ano). Todos os participantes estão de parabéns pelas suas leituras!

Sessão de Sensibilização Ambiental No âmbito do projeto Eco-escolas realizou-se, no dia 26 de fevereiro, na escola Professora Ana Maria Ferreira Gordo uma palestra de Sensibilização Ambiental, tendo como oradora a Drª Sandra Pedrogão. A palestra foi dirigida aos alunos dos sextos e sétimos anos. Nesta sessão os alunos tomaram conhecimento de algumas medidas para promover a qualidade do meio ambiente, protegendo-o e melhorando-o, numa perspetiva ecológica.

NEWSLETTER


FEVEREIRO/MARÇO

2015

|

Nº.002

Jogos Matemáticos

PÁGINA

No dia 6 de março realizou-se, na universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o XI campeonato nacional de Jogos Matemáticos, no qual participaram alunos do 1º, 2º e 3º ciclos. Os alunos participantes foram Guilherme Heliodoro (Semáforo), Gonçalo Morais (Rastros), Tomás Chorinca (Gatos & Cães), Francisco Mendes (Rastros), Patrick Ferreira (Gatos & Cães), Madalena Semedo (Rastros), António Ferreira (Produto) e Gonçalo Azevedo (Avanço). Todos os participantes estão de parabéns pelo seu desempenho.

C A R N AVA L N A E S C O L A

O desfile de Carnaval da escola do Crato obedeceu ao tema “Contos e Autores”. Assim, apresentou-se um trabalho final que envolveu mais diretamente as disciplinas de Português e Educação Visual e Tecnológica. Cada ano de escolaridade apresentou um conto, história ou autor trabalhado em sala de aula. Pretendeu-se, assim, mostrar à comunidade a ligação entre a escola e o mundo. O desfile contou com a colaboração do Teatro do Convento de Portalegre (9º Ano).

Visita ao Centro de Saúde do Crato No dia 10 de fevereiro, o 9º ano visitou o Centro e Saúde, mais especificamente a área de Consulta de Planeamento Familiar. Esta atividade faz parte do Projeto de Educação Sexual da Turma. Acompanharam a turma os professores de Físico Química e de Ciências Naturais.

3


Visita ao Mosteiro de Flor da Rosa

Agrupamento de Escolas do Crato Rua da Fonte do Crespo 7430-909 CRATO

No âmbito da disciplina de Turismo, os alunos do curso vocacional realizaram, no passado dia 20 de fevereiro, uma visita ao Mosteiro de Flor da Rosa, onde tiveram a oportunidade de conhecer o Posto de Turismo, os espaços do Mosteiro abertos ao público e as instalações da Pousada de Flor da Rosa. Integrada nos conteúdos da disciplina, a visita permitiu o contacto mais direto com um dos espaços com maior interesse turístico a nível local e regional.

Tel: 245990010 Fax: 245990019 E-mail: escoladocrato@net.sapo.pt WebPage: aecrato.drealentejo.pt

NEWSLETTER

Visita de Estudo a Lisboa Os alunos do 6º ano fizeram uma visita de estudo a Lisboa no passado dia 25 de fevereiro, onde puderam Visitar o Mosteiros dos Jerónimos, o Aquário Vasco da Gama e o Lisboa Centre. Muitos deles nunca tinham ido a Lisboa, pelo que puderam vivenciar a dinâmica de uma cidade grande, bem como conviver mais com os seus colegas fora do espaço escolar. No Lisbon Centre aprenderam também mais sobre essa cidade, e as alterações que sofreu ao longo dos tempos. Na viagem de regresso, cansados, nada os fazia adormecer, tal era o entusiasmo de um dia intenso…

La chandeleur No dia 2 de fevereiro comemora-se em França La Chandeleur . É uma festa com interessantes e engraçadas tradições e cada país tem uma simbologia para ela. Em França é tradição fazer crepes. Cá na escola também se comemorou esta festa com a confeção e venda de crepes caseiros, feitos pelos professores e alunos. Havia crepes simples, com doce e, claro, também de chocolate quentinho e derretido ! A atividade foi um enorme sucesso. Para o ano, há mais!

Profile for EscolaCrato

Fevereiro/Março  

Fevereiro/Março  

Advertisement