Page 1

BOLETIM INFORMATIVO Julho de 2008

“O Projecto Escol@contigo”

EDITORIAL Olá a todos!!! Cá está mais um boletim informativo do nosso projecto para divulgar e partilhar com vocês todas as actividades desenvolvidas no nosso pro-

ÍNDICE

jecto no último mês. Relembramos que as nossas portas estão sempre abertas para que nos

Editorial

pág. 1

Um Dia na Barrinha de Mira

pág. 2

Churrasco na Casa do Sporting

pág. 3

Atelier Lúdico—Pedagógico sobre “Ecologia” na

visitem, o que para nós é um incenti-

E.B.1

pág. 4

vo a fazermos mais e melhor.

A Figueira da Foz e os Turistas

pág. 5

Jogos Desportivos

pág. 6

Atelier Didáctico

pág. 6

Peddy-Paper

pág. 7

CID@net

pág. 8

Novidades

pág. 8

Passatempos

pág. 9 e 10


Um Dia na Barrinha de Mira

No dia 2 de Julho, o projecto escol@contigo realizou uma viagem à barrinha de Mira. Não pagámos nada, e se viesse mais gente ainda era mais divertido. Fomos de autocarro até à entrada da barrinha de Mira. Quando chegámos, fomos à agua passados 15 minutos. Foi o máximo!!! Assim que terminámos a “banhoca”, fomos andar de gaivota. Como estávamos famintos almoçámos logo de seguida. Soube tão bem!!! Também jogámos à bola e fizemos um jogo que se chama “o jogo dos elogios”, onde tínhamos que dizer coisas boas sobre os nossos colegas.

Boletim Informativo - Julho de 2008

Página 2


Churrasco na Casa do Sporting Clube Figueirense

No dia 14/07/2008 realizámos um churrasco na Casa Abrigo do Sporting Clube Figueirense. À mistura, houve também convívio entre os participantes. No início, fizemos jogos colectivos (futebol e basket) e de seguida, ajudámos a confeccionar o almoço e a preparar a mesa. Depois de almoçar tivemos a jogar vários jogos… e no fim arrumámos as coisas. Na vinda para o G.I.S., alguns colegas vieram a pé, por se terem portado mal. Bem que mereceram!!!

Página 3

Boletim Informativo - Julho de 2008


Atelier Lúdico—Pedagógico sobre “Ecologia” na E.B.1

Para finalizar o ano lectivo de uma forma divertida, alguns alunos tiveram direito a visualizar o filme “O Madagascar”. Como a brincar também se aprende os alunos das escolas do Serrado, Vais e Tavarede discutiram sobre o tema Ecologia tendo por base a história do filme. Aprenderam mais algumas coisas sobre as espécies animais protagonistas do filme e sobre a ilha de Madagáscar, focando a importância de preservar os habitats naturais e as espécies em vias de extinção. Terminámos com o preenchimento de um questionário.

Se quiseres saber mais sobre como podes ajudar o nosso planeta visita http://www1.uol.com.br/ecokids/. Este é outro sítio para crianças que queiram saber sobre ecologia e propõe uma serie de actividades divertidas. Para saberes que espécies de animais correm perigo de extinção visita http://saudeanimal.com.br/extincao.htm e para espécies vegetais e animais http://www.aprendebrasil.com.br/.

Boletim Informativo - Julho de 2008

Página 4


A Figueira da Foz e os Turistas

Os jovens do Escol@contigo, saíram à rua e fizeram um pequeno inquérito às pessoas.

1 — É turista ou vive na Figueira da Foz? Se não é, de onde é? Estou de passagem, de férias, e sou de França. 2 — Porque é que escolheu a Figueira da Foz como destino de férias? Porque é uma terra muito linda. 3 — O que gosta mais na Figueira da Foz? Da comida dos restaurantes. 4 — Gosta de ir à praia? Porquê? Mais ou menos, sim e não, já estou farto. já me sinto cansado. Elisio

1 — É turista ou vive na Figueira da Foz? Se não é, de onde é? Sou da Figueira mas estou imigrado. 2 — Porque é que escolheu a Figueira da Foz como destino de férias? Porque é o meus país. 3 — O que gosta mais na Figueira da Foz? De tudo. 4 — Gosta de ir à praia? Porquê? Gosto. É bom para a saúde. Elisabete

1 — É turista ou vive na Figueira da Foz? Se não é, de onde é? Vivo na Figueira da Foz. Sou da Bairrada. 2 — Porque é que escolheu a Figueira da Foz como destino de férias? Não estou de férias, vim em negócios. 3 — O que gosta mais na Figueira da Foz? Da praia. 4 — Gosta de ir à praia? Porquê? Sim, é saudável. Seabra

Página 5

Boletim Informativo - Julho de 2008


Jogos Desportivos

E como o desporto faz bem à saúde na escola Infante D. Pedro de Buarcos foram dinamizados ao longo do mês alguns jogos que fomentaram o espírito de equipa e a entreajuda .

Atelier Didáctico No dia 25 de Julho os participantes do Campo de Férias do G.I.S. elaboraram alguns cartazes, utilizando como base uma pesquisa orientada na Internet sobre os temas “O Desporto”, “Animais”, “O Fundo do mar” e “Espaço”. Aqui está o resultado.

Boletim Informativo - Julho de 2008

Página 6


Peddy-Paper Cultural

Em parceria com o Campo de Férias do G.I.S. a equipa técnica do Escol@Contigo dinamizou no dia 29 de Julho um Peddy-Paper cultural de forma a que os participantes tomassem conhecimento de alguns monumentos e da História da Cidade da Figueira da Foz.

Página 7

Boletim Informativo - Julho de 2008


Cid@net

No passado dia 20 de Julho comemorou-se o Dia Mundial da Amizade e os Jovens no espaço CID@NET elaboraram um folheto alusivo ao dia, onde escreveram algumas frases alusivas à amizade e inseriram imagens.

Novidades...

Formação de oito módulos de Princípios Elementares de Utilização: 1.

Computador Pessoal

2.

Processadores de Texto

3.

Folha de Cálculo

4.

Base de Dados

5.

Apresentação

6.

Internet

7.

Web Design

8.

Media Digital

Boletim Informativo - Julho de 2008

Página 8


Passatempos 1. Qual é coisa qual é ela, que é

5. Qual é coisa qual é ela, que põe

redonda como o Sol, tem mais

o mundo a dançar, tem notas

raios que uma trovoada e anda

mas não é dinheiro?

sempre aos pares?

Adivinhas

2. Qual é coisa qual é ela, que atravessa todas as portas sem nunca entrar ou sair?

6. Porque é que as rodas do comboios são de ferro? 7. O que é que tem 2 pés, duas pernas e nada mais?

3. Qual é coisa qual é ela, que tem

8. O que é que existe 3 vezes em

uma perna mais comprida que a

um momento, 2 vezes em um

outra e que de noite e de dia

minuto e só 1 vez em uma hora?

anda sem parar? 4. Qual é coisa qual é ela, que resborracha apagavam as linhas; 7 – Um par de meias; 8 – Relógio; 4 - Planta; 5 - Música; 6 - Porque se fossem de

mas não anda?

A letra “M”.

pira sem ter pulmões e tem pés

Palavras e Números

Soluções: 1 - Rodas das bicicletas; 2 - Fechadura; 3 -

Página 9

Boletim Informativo - Julho de 2008


As diferenças

Labirintos

Passatempos (Continuação)

Boletim Informativo - Julho 2008  

Boletim Informativo

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you