Issuu on Google+


Gelatina


O que é? Sobremesa sempre presente na mesa nos aniversários das criança, a gelatina tem origem animal.

A gelatina é uma substância translúcida, incolor ou amarelada, praticamente insípida e inodora, que se pode obter fervendo certos produtos animais


O que é? Em alternativa à gelatina de origem animal, existem gelatinas vegetais, extraídas de algas. O ágar-ágar é a forma mais simples de venda destas gelatinas.


O que é? A gelatina que nós conhecemos consiste de quatro ingredientes básicos:

1. gelatina natural 2. água 3. açúcar ou adoçante artificial e sabores artificiais 4. corante de comida


Benefício do seu consumo A gelatina é composta praticamente por aminoácidos (prótidos), que ajudam na síntese e na renovação do colagénio (proteína existente em grande quantidade no corpo humano). Para ter uma ideia da importância da gelatina, ela possui nove dos dez aminoácidos indispensáveis na alimentação.


Benefício do seu consumo Se for consumida regularmente, auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérideos e controla a glicemia. Por ser rica em proteínas, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose.


Benefício do seu consumo Ela promove uma maior resistência física aos desportistas. Colabora para a manutenção da juventude, deixando cabelo, unhas e pele mais bonitos.


• Trabalho realizado por: Rita Sofia Costa Mourão nº 20 Turma J10



Dia mundial da alimentação 2013