Revista advocatus 16

Page 8

ENTREVISTA

classe. R.A. - R.A. - ESA e CAAPE são, respectivamente, o braço acadêmico e assistencial da OAB-PE. Qual a importância de cada um destes órgãos no conjunto das ações da OAB-PE? P.H.B.R.A. - Nos últimos anos, a missão de qualificar periodicamente os advogados para o exercício da profissão entrou na agenda permanente da OAB e Pernambuco teve um papel preponderante nesse processo. A ESA de nosso Estado é modelo para o país, pois já passaram pelos seus cursos de pós-graduação mais de 5 mil colegas, que puderam se qualificar a um baixíssimo custo (mensalidades de 150 reais). Já a Caixa de Assistência aos Advogados vem aumentando sua importância no dia a dia dos advogados, pois além de contribuir com assistências pessoais também vem ajudando na própria profissão. Aqui em Pernambuco a CAAPE nos ajudou de forma determinante, por exemplo, na disponibilização de estacionamentos gratuitos para a classe em quatro fóruns do Estado. Muito do êxito de nossa gestão eu credito a uma harmonia e sintonia de propósitos das ações da OAB-PE com sua ESA e a CAAPE.

8 | REVISTA ADVOCATUS

R.A. - Qual a análise que o senhor faz da Revista Advocatus, reconhecida publicação jurídica? P.H.B.R.A. A Revista Advocatus é um periódico Jurídico de grande qualidade editorial e ampla veiculação (segundo maior do país), que vem ao longo dos anos contri-

buindo para difusão de nossa cultura jurídica. Sem dúvidas que esta revista jurídica tão bem concebida e deitada pela ESA é um dos grandes orgulhos da OAB-PE. R.A. - Qual o papel da OAB diante da crise política – escândalos de corrupção - que se instalou no país? De que forma a OAB tem atuado neste caso? P.H.B.R.A. - A OAB nos últimos anos deu grande contribuição ao aprimoramento de nosso sistema político e, por conseguinte, a nossas instituições democráticas. Me refiro à Lei da Ficha Limpa, que teve a OAB como uma de suas principais patrocinadoras e, mais recentemente, a extinção do financiamento empresarial das campanhas políticas, através de ação da OAB perante o Supremo Tribunal Federal (STF). Com relação aos escândalos de corrupção no Governo Federal acho que a OAB tardou a adotar providências quanto a esse processo de deteriorização moral que a política e a gestão pública vêm passando no Brasil. Creio que os excessos praticados aqui e ali pelo Ministério Público Federal (MPF) ou o próprio Judiciário na chamada “Operação Lava Jato” não pode servir de mote para que a OAB deixe de apoiar essas importantes instituições nesta missão histórica de fazer justiça em relação aos crimes praticados pelos poderosos. Espero que ainda haja como contribuir de maneira mais efetiva para honrarmos a tradição de pioneirismo da nossa Ordem nas lutas democráticas. R.A. - Recentemente, a OABPE passou por eleições para

eleger a gestão que irá atuar no triênio 2016-2018. Que balanço o senhor faz deste processo? P.H.B.R.A. - Toda eleição é um processo rico em aprendizado. Levo destas últimas eleições da OAB-PE a lição de que é preciso aprimorar o processo de comunicação com os(as) colegas(as), de forma que todos possam, inclusive, participar mais do dia a dia da Ordem. Também constatamos com muita satisfação que a maioria da nossa classe zela pela independência da OAB e quer mantê-la longe de interferências político-partidárias. R.A. - Qual mensagem que o senhor deixa para a nova gestão e para todos os advogados(as) pernambucanos(as)? P.H.B.R.A. - Deixo ao nosso amigo e agora líder da nossa classe, Ronnie Duarte, uma mensagem de irrestrito apoio para o enfrentamento dos diversos desafios que a advocacia e o país vêm passando. Estou certo que com os predicados da competência e coragem, que lhe sobram, estará apto a se desincumbir dessa nobilíssima missão de comandar nossa OAB-PE, sobretudo por estar em tão boas companhias na diretoria, na ESA, CAAPE e em todo Conselho Seccional e Federal. À classe dos advogados minha mensagem é de gratidão pelo apoio que nunca me faltou nas seis eleições exitosas que participei junto aos advogados, e, sobretudo, o apoio recebido durante minha atuação na presidência. Estejam certos que a OAB-PE continuará avançando nesta nova gestão.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.