Issuu on Google+

REDE SAGRADO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA VITÓRIA

GUIA GUIA DOS DOS CURIO CURIO OS OS S n o u sd l A o

2 º A no

- 2012 -


? ?

Como as corujas ficam dentro do ovo? Estudante: Pedro Henrique Semensato Denadai

Hipóteses: - Ficam encolhidas. - Elas ficam dormindo. - Ficam bem quietinhas. Resposta: A coruja fêmea põe o ovo que tem a corujinha dentro e, em seguida, fica chocando, aquecendo e cuidando do filhote até o mesmo sair de dentro do ovo. Lá dentro, o filhote vai se desenvolvendo, crescendo, tendo o carinho e proteção da mãe e tudo que ele precisa para crescer tem dentro do ovo. Outras curiosidades sobre as corujas é que elas são caçadoras silenciosas. A maioria das aves dorme durante a noite, já as corujas voam em silêncio e pegam de surpresa pequenos animais como os camundongos. As corujas têm visão apurada. Dão uma volta quase completa com a cabeça em torno do pescoço para olhar em todas as direções.

Disponível em: Mundo incrível: As aves. Editora Globo. Texto de Alexandra Passous. Disponível em: www.ibimm.org.br/page_43.html. Acesso:2012


?

?

Por que quando a gente bate em algum lugar do nosso corpo fica roxo? Estudante: Maria Brandt de Oliveira Faria

Hipóteses: - Se a batida for forte, a pele mesmo que fica roxa, sem nada. - Quando a gente bate, a pele fura e o sangue sai. - Quando a gente bate, a pele dobra e fica roxa. Resposta: A nossa pele fica roxa, porque quando a gente se machuca ou tem algumas doenças, os capilares, ou seja, os tubinhos mais fininhos por onde passa o sangue se rompem, ou seja, são lesados e o sangue que estava passando dentro deles vaza e infiltra, penetra no tecido.

Disponível em: www.wikipedia.com.br


? ?

Por que a gente ouve o barulho do mar quando encostamos a mão ou a concha na orelha? Estudante: Ana Luísa Sepulcri Basílio

Hipóteses: - Acho que é o barulho do mar de verdade. - O barulho é da concha mesmo. - O vento é que faz o barulho. Resposta: Porque a concha aumenta o som que está em volta da gente. Quando a gente coloca a mão em forma de concha perto do ouvido, o ar que está na mão circula para cima e para baixo, e dá a impressão que é o barulho do mar, mas não é, é só o barulho que está em volta da gente. Essa circulação se chama reverberação.

Disponível em: www.youtube.com/watch?v=7yq4xiqusie&feature=related


? ?

Como o sapo solta o veneno?

Estudante: Luana Lage da Motta Telles

Hipóteses: - O sapo não solta nenhum veneno. - Solta o veneno quando incha a bochecha. - Não é veneno, é o xixi dele que faz mal. Resposta: Pesquisadores do Instituto Butantan na cidade de São Paulo estudaram um anfíbio da Amazônia e constataram que esse sapo pode esguichar seu veneno a partir de contrações do corpo que comprimem as glândulas localizadas na parte de trás da cabeça e que guardam o veneno. Ele faz isso para se defender dos predadores e o veneno é tão potente e é tóxico para os nervos e para o coração.

Disponível em: Bioventuraecoturismoanimal.wordpress.com/2012/03/14


?

?

Quem tira o petróleo?

Estudante: Eduardo Stein Saleme

Hipóteses: - O homem fura, pega com o balde e depois tampa. - Tira com aquela furadeira que a gente usa em casa. - Coloca o balde na corda e desce até pegar. Resposta: A plataforma que tira o petróleo. Os homens da caverna começaram a usar o petróleo para acender tochas e fogueiras. Os Estados Unidos começaram a tirar o petróleo do fundo em 1859. A tecnologia foi melhorando e foram construindo plataformas. Hoje em dia, eles usam uma furadeira para chegar até o fundo e com uma bomba eles tiram o petróleo. Ele passa pelo cano que é chamado de oleoduto. No oleoduto pode acontecer vazamento e prejudicar pessoas, animais e plantas. Depois o petróleo vai para os caminhões e navios para ir para as fábricas. Na fábrica ele pode virar gasolina, diesel, chiclete, brinquedos, sacolas, etc. Os produtos são levados para as lojas e são vendidos.

Disponível em: http://007blog.net/como-o-petroleo-e-extraido-do-fundo-do-mar/


?

?

O que o avião espião vigia?

Estudante: Henrique Meyerfreund

Hipóteses: - Ele vigia os ladrões. - As pessoas malvadas. - As pessoas que querem fazer coisas ruins. - Vigiar os terroristas, igual o Bin Laden. Resposta: É um avião usado para vigiar as pessoas. O avião pode ter um piloto ou ser de controle remoto. Ele tem uma câmera para filmar ou tirar fotos. É uma aeronave controlada à distância. É equipado com duas câmeras de alta definição, capazes de detalhar tudo o que se passa e consegue voar até 16 horas seguidas. O avião sobrevoa a uma altitude de quatro mil metros em velocidade máxima de 110 quilômetros por hora. Do chão, é impossível ver o avião e também não se consegue ouvir um barulho sequer. Mas, lá do alto, ele enxerga tudo, registra cada movimento.

Disponível em: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,MUL1670708-15605,00.html


? ?

Como é o meteoro?

Estudante: Pedro Orlandi de Rezende

Hipóteses: - Quando explode um planeta, os pedaços que sobram são os meteoros. - O sol queima o planeta até ele explodir e os restos que ficam viajando no espaço são os meteoros. - Os anéis de Saturno soltam e andam pelo espaço pegando fogo. Resposta: Um meteorito é um pedaço de matéria rochosa que viaja pelo espaço. Meteoróides viajam ao redor do sol. O meteorito mais rápido move-se a cerca de 42km por segundo. A maioria dos meteoritos é aproximadamente do tamanho de uma pedrinha. Quando um desses pedaços de matéria entram na atmosfera da Terra, o choque entre o pedaço de matéria e os gases na atmosfera aquecem a ponto de fazê-lo brilhar aos olhos. Este risco de luz no céu é o meteorito.

Disponível em: www.starnews2001.com.br.


?

?

É verdade que o morcego é cego?

Estudante: Estevão Schultz Peixoto

Hipóteses: - É cego, mas sente o cheiro muito bem. - É cego e caça a presa pelo cheiro. - Ele consegue ir para onde ele quiser porque ela vai pelo cheiro. Resposta: Eu descobri que o morcego é cego, mas se guiam por um radar sônico. Com eles, os morcegos não só evitam os mínimos obstáculos, mas conseguem localizar as menores presas em pleno voo. O morcego detecta os objetos com os ouvidos e pode perceber a diferença entre um inseto e um fino pedaço de papel. Pode, também, localizar a posição do inseto no espaço e segui-lo durante o voo, para capturá-lo. Descobri que ele come frutas, e alguns se alimentam de sangue. São animais noturnos e gostam de morar em cavernas.

Disponível em: http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=8&idSubSecao=&idTexto=195 ww.wikipedia.com.br


?

?

Quais são as fases da lagarta para virar borboleta? Estudante: Ana Clara Palmejani Zanetti

Hipóteses: - Ela entra no casulo e já sai borboleta e voa até morrer. - Ela fica 2 meses dentro do casulo para virar borboleta. - Ela fica dormindo dentro do casulo e depois vira borboleta. Resposta: As borboletas têm 4 fases que se chama metamorfose. Tem ovos, lagarta, pupa ou crisálida e borboleta. A metamorfose pode durar até 1 ano e 2 meses dependendo da espécie. Curiosidade: A borboleta monarca consegue viajar do Canadá ao México.

Disponível em: http://www.borboleta.org/2010/10/grande-jornada-das-borboletas-monarcas.html http://meuartigo.brasilescola.com/biologia/metamorfose.htm


?

?

Como se forma o redemoinho?

Estudante: Rafael Garcia Biccas

Hipóteses: - Os ventos se juntam e começam a virar. - Forma o vento fraco e depois junta o vento forte. - Quando uma pedra bate na terra, o vento que está perto começa a subir. Resposta: O redemoinho é um movimento circular de ar ou líquidos. Podem girar até 50km por hora e ter o tamanho de poucos metros até alguns quilômetros. Acontece quando uma corrente de ar ou líquido cruza com outra em sentido oposto. No ar ocorre quando uma massa de ar quente sobe e encontra com uma massa de ar frio. Na água acontece no encontro de correntezas e podem sugar objetos para o fundo.

Disponível em: www.brasilescola.com/curiosidades/a-formacao-redemoinhos.htm


?

?

Como os dinossauros sumiram?

Estudante: Luiz Gabriel Figueiredo de Carvalho

Hipóteses: - Ficaram doentes e morreram. - Teve uma erupção e o vulcão explodiu e eles morreram. - O meteoro caiu na Terra e partiu a Terra em duas. Os dinossauros estavam na parte da Terra que acabou.

Resposta: Os dinossauros eram répteis. Eram os maiores animais da Terra, viviam no mar e na terra. Morreram há milhões de anos e o motivo da morte é discutido pelos cientistas. O motivo mais aceito é a queda do meteorito que atingiu a Terra, não deixando entrar luz. Sem luz as plantas morreram e os animais herbívoros morreram de fome e os carnívoros também.

Disponível em: pt.wikipedia.org/wiki/extincao-dos-dinossauros-27/08/2012.


?

?

Como o homem cospe fogo?

Estudante: Angelo Merigueti Semeraro

Hipóteses: - Fazem um remédio que bebem e soltam fogo. - Eles não cospem fogo, eles fingem, igual a um filme 3D. - É um aparelho que coloca dentro da boca e não deixa queimar. Resposta: O homem cospe fogo de muitos modos. Vou dizer um deles: coloca álcool na boca, assopra e acende uma tocha com o sopro.

Disponível em: www.varbak.com/foto-de/o-homen-que-cospe-fogo


?

?

Por que a abelha morre quando ela pica a gente? Estudante: Guilherme Bertoli Gasparini

Hipóteses: - Porque o ferrão dela sai. - Sai uma parte do corpo junto com o ferrão. Resposta: A abelha morre, porque fica preso o ferrão e junto dele sai uma parte do corpo dela que é a barriga junto com os nerovs e quando ela vai voar, ela morre.

Disponível em: www.mundoestranho.com.br


?

?

Como forma o calo?

Estudante: Stephanie Nicole Pinheiro Greer

Hipóteses: - Quando sapato aperta tanto que o pé vai ficando duro e dá calo. - Quando o sapato ficar muito apertado no mesmo lugar, aí incha. Resposta: O calo da pele se forma quando a pele é pressionada muito tempo e várias vezes no mesmo lugar. Quando usamos um sapato apertado também pode formar calos. Em alguns casos para remover o calo é preciso fazer uma cirurgia.

Disponível em: www.educacional.com.br


?

?

Como a comida chega até na barriga? Estudante: Yasmin Massote Netto

Hipóteses: - Por um tubo que tem na garganta. - Pelas veias. - A gente come e um pouco vai para a barriga e um pouco a gente faz coco. Resposta: A maioria dos alimentos que comemos são grandes. Para que o nosso corpo possa aproveitar os nutrientes vitais para a nossa sobrevivência é necessário que ocorra transfromações. Isto se chama digestão. A digestão inicia-se pela boca, onde os alimentos são divididos pelos dentes. Quando a saliva envolve o alimento mastigado, forma-se o bolo alimentar. O sistema digestivo transforma o alimento em molécula simples para que ela possa ser absorvida pelo sangue.

Disponível em: www.smartkids.com.br


?

?

Como o chiclete é produzido?

Estudante: Arthur Cunha de Paula

Hipóteses: - Tem uma máquina que faz isso. - A máquina faz ele ficar doce e depois fica colorida. - Mistura o petróleo com açúcar e água e depois a máquina mistura. - Congela o petróleo, mistura a anilina e bate, aí vira chiclete. Resposta: Chiclete ou goma de mascar é um tipo de confeito que é produzido para ser mastigado e não engolido. Antigamento era produzido a partir do látex. Atualmente, por razões econômicas, os chicletes são produzidos a partir do petróleo. Industrialmente, a produção do chiclete iniciou-se em 1872 quando o americano Thomas Adams Jr. Iniciou a venda de pedações de cera parafinada com um tipo de planta chamada Alcaçuz. No Brasil, a fabricação e a venda do produto iniciou-se em 1945. Curiosidade: Em Singapura, é proibida a venda de chiclete de todas as formas, porque uma vez ele provocou um acidente travando as portas do metrô e quem violar essa lei pode ser preso.

Disponível em: www.br.answers.yahoo.com


?

?

Por que as formigas catam folhas se elas não comem? Estudante: Danielle Sales Cabral

Hipóteses: - Para a rainha deitar. - Para colocar a comida em cima. - Elas plantam para nascer a fruta que elas comem. - Sustentar o formigueiro para a terra não cair. Resposta: Eu descobri que elas catam folhas e vegetais para alimentar os fungos. Que na verdade, elas se alimentam de fungos. As formigas que cortam e carregam folhas são chamadas de “formigas cortadeiras” ou “formigas corta-folhas”. E, ao contrário do que muitos pensam, elas não comem as folhas e tampouco as usam para fortalecer as paredes do formigueiro. Formigas cortadeiras usam as folhas para cultivar um tipo de fungo (uma espécie de mofo) que utilizam como alimento. Isso mesmo! Dentro do ninho, elas mastigam as folhas e formam uma polpa que usam como base para cultivar fungos em seus jardins subterrâneos. Para cultivar o fungo, são necessárias formigas pequenas e grandes.

Disponível em: www.pt.wikipedia.org/wiki/formiga http://diariodebiologia.com/2011/03/por-que-as-formigas-levam-folhas-para-o-ninho/


?

?

Por que a baleia tem a boca tão grande? Estudante: Alexandre Davi Freire de Souza

Hipóteses: - Se ela é grande, ela tem que ter a boca grande. - Porque ela come várias coisas pequenas juntas. - Ela abre a boca para pegar os peixer que estão nadando para o fundo sem precisar nadar. - Precisa ter boca grande, porque ela tem os dentes grandes. Resposta: O órgão é fundamental na alimentação da baleia. Apesar de sua imensa boca, todas as baleias têm o esôfago muito estreito. Por isso, nutrem-se de pequenos peixes e organismos marinhos, que recolhem enchendo a boca de água e depois deixando-a escoar por meio de uma rede de 400 lâminas ósseas, as quais substituem os dentes - que as baleias não têm.

Disponível em: http://www.webciencia.com/14_baleia.htm


?

?

Como a primeira pessoa no mundo foi criada? Estudante: Gabriel Lourenço Leone Evangelista

Hipóteses: - Pelo macaco, ele foi crescendo, crescendo, até ficar do jeito que está. - Deus que criou a primeira pessoa. - O macaco foi evoluindo até virar o homem. - Deus pegou o barro e fez o homem e a mulher. Resposta: 1 - Deus criou o mundo e os seres vivos em sete dias. No sexto dia ele criou o homem e a mulher. 2 - Os homens e as mulheres são descendentes dos macacos e macacas. O cientista Charles Darwin descobriu a evolução humana de alguns macacos.

Disponível em: www.educacional.com.br Bíblia Sagrada


?

?

O que aconteceu na 2ª Guerra Mundial?

Estudante: José Victor Lyra de Castro Hipóteses: - Tinha um troféu e os países que queriam tinham que lutar por ele. - Lutavam para ficar com um montão de dinheiro. - Eles brigavam para saber qual o país era o mais forte. Resposta: Descobrimos que a 2ª Guerra Mundial começou em 1939 e terminou em 1945. Nela morreram 6 milhões de pessoas. Hitler que era um soldado muito bravo e queria conquistar mais territórios para Alemanha. Ele acreditava que só a raça Ariana, que era branca e de olhos azuis, era mais forte e inteligente, por isso ele matou muitos negros, judeus e os que não acreditavam no nazismo. Ele prendia as pessoas em fornos bem grandes (câmaras de gás), igual a uma lareira e deixava até morrer ou então colocava um do lado do outro e matava com a metralhadora. As armas usadas na guerra eram metralhadoras, tanque de guerra, aviões e um monte de revólver e foi a primeira vez que se usou a bomba atômica. O primeiro país a ser invadido pela Alemanha foi a Polônia. A Alemanha e a Itália se renderam primeiro e ficou faltando o Japão. Em 1945, os Estados Unidos jogaram uma bomba atômica no Japão e destruiu duas cidades: Hiroshima e Nagasaki. Quando Hitler viu que ele perdeu a guerra, ele e sua esposa se suicidaram.

Disponível em: infoescol.com/historia/segunda-guerra-mundial.


?

Como se forma o petróleo?

?

Estudante: João Ricardo Bermudes Barcellos Santos Hipóteses: - Eram os ossos dos dinossauros. - O óleo do navio que caiu no mar. - É o adubo que junta com a água. Resposta: O petróleo é formado pelos animais e plantas mortas há muito, muito tempo atrás. Caíram em cima, terra e poeira dos vulcões e terremotos, por isso o petróleo fica no fundo do mar e no subsolo da terra.

Disponível em: http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/pe_formacao.html


?

?

De onde veio o mundo?

Estudante: Laura Araujo Barcellos da Costa Hipóteses: - Deus criou o mundo em 6 dias. - Deus mandou os homens criarem. - O mundo é como uma semente que era pequenininho e foi crescendo até como é hoje. Resposta: São duas explicações sobre a criação do mundo e a origem do ser humano. A primeira diz que quem criou o mundo foi um ser inteligente, um Deus. Essa explicação se chama Criacionismo. A segunda explicação é a explicação científica que diz que a criação do mundo tem origem natural. O universo surgiu aproximadamente a treze bilhões de anos atrás. Houve uma evolução na vida e na natureza, essa versão se chama Evolucionismo.

Disponível em: www.diegofilos.blogspot.com.br/2009/06/de-onde-vem-o-mundo.html


? ?

Como é que o que a gente come vira xixi e coco? Estudante: Gabriela Fidalgo Leal

Hipóteses: - A comida vai passando pelas veias. - Ela desce por um cano que tem dentro do pescoço. - Quando a gente come, a comida vai pro estômago e depois vai pro lugar que sai. Resposta: A comida passa pelo sistema digestivo. O sistema digestivo inclui o tubo digestivo (boa, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e reto) e órgãos glandulares ( glândulas salivares, glândulas estomacais, fígado e pâncreas) que segregam substâncias que lançam no interior desse tubo. A função desse aparelho é transferir moléculas orgânicas, água e sais minerais que constituem a alimentação para o meio interno do organismo. Ao contrário do que geralmente se imagina a eliminação de produtos desnecessários (excreção) não é função principal do aparelho digestivo. O maior responsável pela eliminação de resíduos é o aparelho renal.

Disponível em: www.prof2000.pt/users/anteduardo/sistemadigestivo.htm


?

?

Como é formado o granizo?

Estudante: Théo Rabello Amaral Hipóteses: - É formado pelas pedras. - Um vento forte congela o pingo da chuva quando a chuva está caindo. - Congela a chuva dentro da nuvem. Resposta: O granizo se forma em grandes nuvens de tempestade. O granizo é feito na nuvem, quando está abaixo de zero.O granizo começa como gotas de água. Com a subida dessas gotas e a temperatura abaixo de zero, a água se congela. Medem entre 5 e 200 mm de diametro, tendo pedras maiores. Curiosidade: Pode furar várias coisas, como telhados, carros, piso e estragar plantações.

Disponível em: wikipédia.org/wiki/granizo


Guia dos Curiosos