Page 1

ESCOLA SECUNDÁRIA

TÉNIS

LÍNGUAS

CIÊNCIAS

SAÚDE

SECUNDÁRIO SUPERIOR

DESPORTO

TEATRO

DANÇA

EDUCAÇÃO

MÚSICA PROJETOS

CEF

SUCESSO

BÁSICO

TECNOLOGIAS

WWW.ESAP.EDU.PT

ADOLFO PORTELA ÁGUEDA 2016/17 OFERTA EDUCATIVA/FORMATIVA

MEDICINA

HUMANIDADES PROFISSIONAL ECONOMIA FORMAÇÃO

TIC

ELETRÓNICA ANIMAÇÃO INFORMÁTICA ROBÓTICA ANDEBOL MULTIMÉDIA


Ensino Básico – 3º ciclo disciplinas 7º | 8º | 9º Português ensino articulado Inglês da música Espanhol ou Francês Classe Conjunto História Formação Musical Geografia Instrumento Matemática Ciências Naturais Físico-Química Educação Visual Educação Física Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Ofertas de Escola: Teatro | Dança Inglês Prático | Português e Matemática Práticos Educação Moral e Religiosa (frequência facultativa) Turma + Este projeto nacional, que decorre em cerca de 60 escolas, tem por objetivo a promoção do sucesso escolar no 3º ciclo. Merecem destaque os apoios que a escola disponibiliza aos alunos, não apenas para os que têm negativas, mas também para os que querem ter ou manter os seus níveis 4 ou 5.

Mais Ciência Experimental A ESAP desenvolve atualmente este projeto, dirigido principalmente a alunos do 9º ano, e envolvendo fortemente os Encarregados de Educação, em particular a Associação de Pais. O projeto prevê a realização de cursos e visitas de estudo. Para além da Introdução à Biologia Celular e Molecular, integram, ainda, este projeto, os cursos de Iniciação à Robótica Móvel e de Iniciação à Programação.


Curso de Educação e Formação Operador/a de Informática Duração do curso: 1 ano Certificação escolar: 9ºano de escolaridade e qualificação de nível 2. Sociocultural Língua Portuguesa Inglês Cidadania e Mundo Atual Educação Física Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho TIC

Cientifica

Tecnológica

Matemática Física e Química

Instalação e Manutenção de Computadores Aplicações Informáticas de Escritório Sistemas de Gestão de Bases de Dados Instalação e Configuração de Computadores Formação em Contexto de Trabalho (Estágio)

O Operador de Informática é o profissional que instala, configura e opera software de escritório, redes locais, Internet e outras aplicações informáticas, bem como efetua a manutenção de computadores, periféricos e redes locais. Condições de admissão: Com o 8ºano de escolaridade ou frequência, sem aprovação, do 9º ano de escolaridade.

Centro de Biociências O Centro de Biociências está equipado com a mais moderna tecnologia e desenvolve atividades no âmbito das ciências experimentais. Através de um protocolo com o Instituto de Educação e Cidadania (IEC) e com a colaboração das Universidades de Coimbra e Aveiro, a ESAP promove cursos avançados nas áreas da Biologia, Microbiologia, Física, Neurociências e Ciências Forenses. Os cursos privilegiam a vertente prática e constituem uma mais-valia para os alunos que pretendem prosseguir estudos nas áreas da Bioquímica, Biotecnologia, Medicina, Farmácia, Veterinária, entre outros.


Cursos Científico-Humanísticos Vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior.

Geral (comum a todos os cursos científico-humanísticos )

Português Língua Estrangeira I, II ou III Filosofia Educação Física

A disciplina de Educação Moral e Religiosa é de frequência facultativa.

CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS 10º/11º

Matemática A Física e Química A Biologia e Geologia Geometria Descritiva A

12º

Específica

No 12º ano, o aluno escolhe 2 Biologia disciplinas anuais, sendo uma Física grupo I delas obrigatoriamente do Geologia conjunto de opções do grupo I. Química Aplicações Informáticas B Língua Estrangeira I, II ou III grupo II Psicologia B Ciência Política

opção: 2 disciplinas bienais

Exemplos de Cursos superiores relacionados – Agronomia, Biologia, Bioquímica, Ciências do Desporto, Ciências do Mar, Ciências Geofísicas, Enfermagem, Engenharia (nas várias vertentes), Farmácia, Física, Geologia, Informática, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Química, entre outros. Profissões relacionadas – Biólogo, Bioquímico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro de Telecomunicações, Engenheiro Informático, Farmacêutico, Geólogo, Investigador (em vários domínios), Médico, Oceanógrafo, Professor, Veterinário, entre outras.


CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS 10º/11º

Matemática A Economia A Geografia A História B

12º

Específica

Economia C Geografia C Sociologia Aplicações Informáticas B Filosofia A Língua Estrangeira I, II ou III Psicologia B Ciência Política

opção: 2 disciplinas bienais No 12º ano, o aluno escolhe 2 disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do grupo I conjunto de opções do grupo I.

grupo II

Exemplos de Cursos superiores relacionados – Economia, Finanças, Gestão, Gestão de Empresas, Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Gestão e Administração Pública, Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Sociologia, entre outros. Profissões relacionadas – Analista Financeiro, Auditor, Consultor Financeiro e de Investimentos, Contabilista, Diretor de Marketing, Economista, Gestor Executivo de Empresas, Professor, Revisor Oficial de Contas, Sociólogo, entre outras.

Secundário superior O Projeto “Secundário Superior”, fruto de um conjunto de protocolos e parcerias celebradas com o Instituto de Educação e Cidadania (IEC) e com as Universidades de Aveiro e Coimbra, propõe um conjunto diversificado de atividades, desde Cursos Avançados, Laboratórios de Ideias e Projetos até conferências, debates, palestras e colóquios, com o objetivo de contribuir para um Secundário de mais qualidade e, consequentemente, para o sucesso educativo dos alunos.


LÍNGUAS E HUMANIDADES

10º/11º

opção: 2 disciplinas bienais

História A Geografia A Latim A Língua Estrangeira I, II ou III Literatura Portuguesa Matemática Aplicada às Ciências Sociais

12º

Específica

Filosofia A Geografia C Latim B Língua Estrangeira I, II ou III Literaturas de Língua Portuguesa Psicologia B No 12º ano, o aluno escolhe 2 Sociologia disciplinas anuais,. Ciência Política

Exemplos de Cursos superiores relacionados – Ciência Política, Ciências da Comunicação, Direito, Filosofia, História, Línguas e Culturas, Relações Internacionais, Sociologia, Tradução, entre outros. Profissões relacionadas – Advogado, Arqueólogo, Especialista em Ciências Políticas, Geógrafo, Historiador, Investigador, Jornalista, Magistrado, Notário, Professor, Sociólogo, Tradutor, entre outras.

Resultados/avaliação Nos últimos anos letivos, a ESAP tem-se destacado, ao nível do distrito, nos resultados obtidos no ranking dos exames nacionais do ensino básico e secundário. No acesso ao ensino superior, cerca de 90% dos alunos da ESAP ficam colocados numa das suas três primeiras opções. Na última avaliação externa, efetuada em janeiro de 2014 por uma equipa da InspeçãoGeral da Educação e Ciência (IGEC), a ESAP obteve a classificação de MUITO BOM em todos os domínios avaliados.


Cursos Profissionais Os Cursos Profissionais são uma modalidade do nível secundário de educação, caracterizada por uma forte ligação com o mundo profissional e permitindo também o prosseguimento de estudos no ensino superior. A aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local. Qualificação de nível 4 do QNO. Apoio aos alunos: Ao ingressar num curso profissional Sociocultural Português os alunos podem beneficiar de: Alimentação (almoço) e transporte; (comum a Inglês Estágio em empresa ou instituição na todos os cursos Área de Integração área de estudo com subsídio; profissionais) Bolsa para material de estudo Educação Física (alunos subsidiados), etc…

TIC

Técnico de Multimédia Científica

Técnica

História da Cultura das Artes Matemática Física Sistemas de Informação Técnicas de Multimédia Design, Comunicação e Audiovisuais Projeto e Produção Multimédia Formação em Contexto de Trabalho (Estágio)

O Técnico de Multimédia é um profissional qualificado apto a exercer profissões ligadas ao desenho e produção digital de conteúdos multimédia e a desempenhar tarefas de caráter técnico e artístico com vista à criação de soluções interativas de comunicação. As atividades principais a desempenhar por este técnico são: • Conceber / Desenvolver produtos multimédia interativos; • Captar, digitalizar e tratar imagens, som e texto; • Editar conteúdos com vista à criação de soluções de comunicação (informativas e lúdicas); • Integrar conteúdos utilizando ferramentas de autor; • Programar aplicações multimédia; • Desenhar e animar objetos para aplicações multimédia;


Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Científica

Técnica

Matemática Física e Química Sistemas Operativos Arquitetura de Computadores Redes de Comunicação Programação e Sistemas de Informação Formação em Contexto de Trabalho (Estágio)

O Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos é o profissional qualificado apto a realizar, de forma autónoma ou integrado numa equipa, atividades de conceção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas informáticos e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações. As atividades principais desempenhadas por este técnico são: • Instalar, configurar e efetuar a manutenção de hardware e software isolados ou inseridos numa rede e efetuar a manutenção de políticas de segurança em sistemas informáticos; • Implementar Instalar, configurar e efetuar a manutenção de aplicações informáticas; • Desenvolver, distribuir, instalar e efetuar a manutenção de aplicações informáticas, utilizando ambientes e linguagens de programação procedimentais e visuais; • Conceber, implementar e efetuar a manutenção de bases de dados; • Instalar, configurar e efetuar a manutenção de servidores para a Internet; • Planificar, executar e efetuar a manutenção de páginas e sítios na Internet; • Desenvolver, instalar e efetuar a manutenção de sistemas de informação baseados nas tecnologias web.

Clube de Robótica O Clube de robótica da ESAP, aberto a alunos do ensino básico e secundário, é um espaço em que os alunos podem programar microcontroladores, contactar com vários tipos de sensores, utilizar servomotores, construir placas de circuito impresso, experimentar técnicas de soldadura, construir o ‘chassi’ de robot, entre outros, dando largas à imaginação dos frequentadores deste clube. Foi premiado pela Direção Geral de Educação e pela Fundação Ilídio Pinho, em projetos no âmbito da eletrónica e robótica, nomeadamente o CANSAT, 'Andarilho Ajudante' e 'Palmilhas para os dias frios'.


Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores Científica

Técnica

Matemática Física e Química Eletricidade e Eletrónica Tecnologias Aplicadas Sistemas Digitais Automação e Computadores Formação em Contexto de Trabalho (Estágio)

O Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores é o profissional qualificado apto a instalar equipamentos e redes, bem como a fazer a sua manutenção e administração. Este profissional tem competências para realizar atividades de conceção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações.

As atividades principais desempenhadas por este técnico são: • • • • • • • •

Montar, instalar e utilizar sistemas informáticos; Instalar e configurar computadores, isolados ou em rede, dispositivos e software; Planificar, executar e atualizar páginas interativas para a Internet; Instalar, configurar e administrar sistemas operativos de rede e aplicações de comunicação de dados (e-mail, Internet, ftp, etc., . . .); Desenhar circuitos eletrónicos e conceber a montagem de circuitos impressos; Dominar as técnicas de soldadura de componentes eletrónicos; Conceber algoritmos em linguagens com intervenção sobre hardware e software; Executar ações de formação e de apoio técnico, bem como apoio pós-venda a clientes;

Prémio Ciência Viva A ESAP foi a vencedora do concurso do Instituto de Educação e Cidadania (IEC) e da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Ciência Viva) que visava premiar e apoiar uma Escola que desenvolvesse um trabalho relevante ou de excelência a nível da promoção da cultura científica, de melhoramento da inserção da Ciência no ensino, de melhores ofertas formativas nas áreas das ciências.


Técnico Auxiliar de Saúde Científica

Técnica

Matemática Física e Química Biologia Saúde Gestão e Org. dos Serviços e Cuidados de Saúde Comunicação e Relações Interpessoais Higiene, Segurança e Cuidados Gerais Formação em Contexto de Trabalho (Estágio)

O Técnico Auxiliar de Saúde é o profissional que auxilia na prestação de cuidados de saúde aos utentes, na recolha e transporte de amostras biológicas, na higienização e transporte de roupas, materiais e equipamentos, na higienização dos espaços e no apoio logístico e administrativo das diferentes unidades e serviços de saúde.

As atividades principais a desempenhar por este técnico são: • Auxiliar na prestação de cuidados aos utentes; • Auxiliar o enfermeiro na prestação de cuidados de eliminação, nos cuidados de higiene e conforto ao utente e na realização de tratamentos a feridas e úlceras; • Executar tarefas que exijam uma intervenção imediata e simultânea ao alerta do profissional de saúde; • Auxiliar na transferência, posicionamento e transporte do utente; • Assegurar a higienização e transporte de roupas, espaços, materiais e equipamentos; • Encaminhar o utente, familiar e/ou cuidador, de acordo com normas e/ ou procedimentos definidos; • Efetuar a lavagem e desinfeção de material hoteleiro, material clínico e material de apoio clínico em local próprio, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos; • Auxiliar o profissional de saúde na recolha de amostras biológicas e transporte para o serviço adequado, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos.

www.facebook.com/esadolfoportela


Animador Sociocultural Científica

Técnica

Psicologia Sociologia Matemática Área de Expressões Área de Estudo da Comunidade Animação Sociocultural Formação em Contexto de Trabalho (Estágio)

O Animador Sociocultural é o profissional qualificado apto a promover o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo atividades de animação de caráter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo. As atividades principais a desempenhar por este técnico são:

• Diagnosticar e analisar, em equipas técnicas multidisciplinares, situações de risco e áreas de intervenção sob as quais atuar, relativas ao grupo alvo e ao seu meio envolvente; • Planear e implementar em conjunto com a equipa técnica multidisciplinar, projetos de intervenção sociocomunitária; • Planear, organizar, promover e avaliar atividades de caráter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico e recreativo, em contexto institucional, na comunidade ou ao domicilio, tendo em conta o serviço em que está integrado e as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a qualidade da sua inserção social; • Promover a integração grupal e social; • Acompanhar as alterações que se verifiquem na situação dos clientes/utilizadores que afetem o seu bem estar; • Articular a sua intervenção com os atores institucionais nos quais o grupo alvo/indivíduo se insere;

Protocolos A ESAP celebrou protocolos com diversas empresas, instituições e universidades de modo a proporcionar aos seus alunos mais-valias no seu percurso escolar nas diferentes áreas. ESTGA (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda), Universidade de Aveiro, Instituto de Educação e Cidadania e Clube de Ténis de Águeda, são alguns exemplos destas parcerias.


ESCOLA SECUNDÁRIA

ADOLFO PORTELA ÁGUEDA ENSINO BÁSICO 7º, 8º e 9ºAno CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO Operador/a de Informática ENSINO SECUNDÁRIO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Ciências e Tecnologias Ciências Socioeconómicas Línguas e Humanidades CURSOS PROFISSIONAIS Técnico Auxiliar de Saúde

Animador Sociocultural Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores Técnico de Multimédia

cofinanciado por

Escola Secundária Adolfo Portela Rua Joaquim Valente Almeida, 242 3750-154 ÁGUEDA

Telefone: 234 623 808 www.esap.edu.pt geral@esap.edu.pt

Oferta Educativa 2016/17  

Oferta Educativa e Formativa para o ano letivo de 2016/17.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you