Jornal da Brotero Nº 25 - março 2018

Page 17

TECLA 2018

CONCURSO DE PROGRAMAÇÃO

BROTERO CONQUISTOU PRÉMIO PARA MELHOR EQUIPA DO 10º ANO À semelhança do que tem acontecido em edições anteriores, a Brotero participou este ano no concurso de programação TECLA - Torneio Estudantil de Computação multiLinguagem de Aveiro (http://tecla.estga.ua.pt/). O TECLA é uma competição organizada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, da Universidade de Aveiro, com o intuito de sensibilizar os alunos do ensino secundário ou equivalente para a área da programação de computadores. Segue as regras do International Collegiate Programming Contest (ICPC) e realiza-se em duas fases, cada uma com a duração de duas horas, em que os alunos terão de resolver até seis problemas com uma das linguagens de programação admitidas (C, C++, C#, Java, Pascal, Python, VB.NET), submetidos e validados em tempo real por um júri automático, designado mooshak. A fase preliminar realiza-se nas escolas de origem dos alunos participantes, e permite escolher as equipas que irão disputar a fase final. Este ano, na sua 10º edição, a fase preliminar decorreu no dia 7 de fevereiro, em 33 escolas do país, tendo a Brotero participado com 17 equipas, constituídas por 34 alunos do 10º ao 12º ano, de cursos profissionais e cursos científico-humanísticos, entre um total nacional de 243 equipas (486 alunos).

Das 17 equipas participantes na Brotero, 4 recorreram à linguagem de programação Java e as restantes à linguagem C#. A fase final contou com a participação das 25 melhores equipas selecionadas na fase preliminar, limitadas a três equipas por escola. A Brotero esteve representada pela equipa PRODE_Bot, constituída pelos alunos José Lopes e Samuel Carinhas, do 11º1F, classificada em 4º lugar na final. Como novidade na edição de 2018 do TECLA, para além das 25 equipas gerais, a organização decidiu apurar ainda as primeiras 5 equipas do 10º ano que não estivessem no grupo das 25, limitando esse apuramento a uma equipa por escola. Assim, a equipa LMAO da Brotero, também do clube PRODE, constituída pelos alunos Joaquim Milheiro e Paulo Garcia, do 10º1F, foi apurada entre outras 4 equipas nacionais do 10º ano, tendo obtido na final o 1º lugar para equipas do 10º ano. Os professores dinamizadores, Carla Neves da Costa Clara Marto Joao Leal João Sá Nuno Simões Pascoal Albuquerque

JOÃO SÁ 17


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.