Page 1

BOMBAS SANITÁRIAS PARA PROCESSO

NOVA


BOMBAS

SANITÁRIAS

O range ideal de bombas para dosagem e transferência

para Processo

A Bomba perfeita Para bombear fluidos de forma asséptica não há nada melhor que uma bomba peristáltica, e se falando de bombas peristálticas não há nada melhor que a Watson-Marlow. Há mais de 50 anos a Watson-Marlow lidera o mundo em inovações no bombeamento peristáltico, desenvolvendo produtos que fazem mais do que apenas movimentar fluidos, eles melhoram processos.

Para aplicações sanitárias de dosagem e transferência nossas bombas, 520,620 e 720 são a melhor combinação entre cabeçote e acionamento, atendendo as necessidades tanto do controle de qualidade quanto a alta pureza, precisão e qualidade esperadas para os processos de validação atuais. As bombas de processo 520,620 e 720 da Watson-Marlow (da esquerda para direita abaixo) são feitas para atender as demandas de sanitariedade das indústrias: farmacêutica, biotecnologia, alimentícia e cosmético.

Atualmente mais de um milhão de bombas Watson-Marlow operam em processos de todo o mundo, com vazões de 0.4μl/min até 66,6 litros por minuto com pressões até 7 bar.

Como funciona? O funcionamento sensível do bombeamento peristáltico é criado através da compressão de uma mangueira certificada FDA/USP por roletes. O fluido na mangueira é empurrado para frente pelo rolete enquanto a recuperação da mangueira puxa mais fluido.

2

A bomba é perfeita para movimentar fluidos assepticamente porque todo o fluido está contido no interior da mangueira, sem selos, válvulas ou outras partes móveis no caminho.

As bombas Watson-Marlow são reconhecidas por engenheiros de processo pela alta qualidade, confiabilidade e performance. Nossas bombas ajudam engenheiros a simplificar a validação, aumentar os ganhos e diminuir os gastos com paradas. Por exemplo nossas bombas para processo tem 60% menos oclusões que outras bombas peristálticas na mesma vazão, resultando em uma dosagem mais precisa e 2 ½ mais vida útil para as mangueiras. Nós provamos para os nossos clientes que as bombas Watson-Marlow têm o menor custo de propriedade comparada com outros tipos de bombas:


Porque a Watson-Marlow Bredel faz a bomba certa para o seu processo Contaminação zero

• Validação simplificada – apenas a mangueira entra em contato com o fluido

• Princípio de funcionamento peristáltico, isento de contaminação – sem selos, válvulas ou partes móveis em contato com o fluido

• Controlabilidade máxima: controle de velocidade superior á 3,600:1, incremento de 0.1rpm e precisão +/-0.5%

As bombas peristálticas Watson-Marlow mantém o fluido totalmente contido no interior da mangueira, isolando-o de qualquer fonte de contaminação incluindo componentes metálicos da bomba.

Esterilidade As bombas Watson-Marlow têm passagem de fluxo plena eliminando a possibilidade de contaminação dos lotes e reduzindo o tempo de limpeza. Diferente das bombas de lóbulo, diafragma ou outros tipos de bomba não existem cavidades ou cantos mortos que podem represar fluidos ou criar um fonte de contaminação bacterial.

Controlabilidade confiável As bombas Watson-Marlow se integram facilmente ao seu processo. A bomba é independente e facilmente configurável; não há necessidade de inversores de freqüência ou sistemas complexos de controle. Com sinais de controles integrados (manual, analógico e digital) nossas bombas possuem as características de controle de sinal e monitoramento ideais para o seu processo.

Baixo cisalhamento As bombas Watson-Marlow têm baixo cisalhamento permitindo que o produto seja movido sem danos ou degradação. Não há necessidade de se preocupar com altas velocidades ou sentido de fluxo com impelidores, palhetas, lóbulos ou válulas que em outros tipos de bomba podem danificar o produto.

Precisão A dosagem ou medição de produtos sanitários requer precisão e repetibilidade. As bombas Watson-Marlow utilizam motores DC sem escovas controlados por microprocessadores, e podem dosar com precisão de +/- de 0.5% garantindo estabilidade no processo e qualidade no produto final.

Confiabilidade Nós sabemos que problemas de bombeamento durante o processo não podem ser tolerados devido ao valor intrínsico do produto. É por isso que nós projetamos nossos cabeçotes e bombas para trabalharem isentos de manutenção com roletes assistidos por molas e pistas para garantir mangueiras com uma longa vida útil e com repetibilidade.

Bombas, cabeçotes e mangueiras têm maior durabilidade

Menos paradas para limpeza e manutenção, validação mais simples

Nossas bombas para processos contínuos tem cinco anos de garantia total

Nós oferecemos serviços e suporte técnico em todo o mundo

Cinco anos de garantia Demonstrando nosso total comprometimento com confiabilidade e satisfação do cliente, as bombas Watson-Marlow que estão nesta brochura tem cinco anos de garantia contra problemas com componentes e montagem. A garantia cobre tudo, exceto no caso de mal uso e itens consumíveis. Sua produção não irá parar por nossa causa.

para manter seus processos funcionando continuamente Some tudo isto e obtenha Valor por toda a vida.

3


BOMBAS

SANITÁRIAS

Bombeamento asséptico e estéril

para Processo

Envase confiável e preciso de medicamentos veterinários

Trabalhar em ambientes de alta temperatura não é problema

Investimentos em novas bombas na planta de produção de fermento aumentou a eficiência

As bombas peristálticas sempre são melhores, dosagem precisa de sólidos em suspensão.

Farmacêuticos Uma grande empresa farmacêutica precisava melhorar a eficiência do seu processo. As bombas de lóbulo originais gastavam muito tempo na limpeza e eram difícies de controlar. A série 620 ofereceu a solução. Seus roletes retráteis permitem a limpeza CIP sem a necessidade de desmontagem reduzindo o tempo de limpeza em 50% para 30 minutos. Isto foi significativo pois a limpeza acontece a cada final de processo – seis vezes num turno de 12 horas. Adicionalmente, foi obtido um ganho na economia de matéria prima devido a maior precisão na dosagem.

4

Em pesquisa ou produção... a dosagem perfeita

Duas das cinqüenta bombas utilizadas em na alimentação de um fermentador


Um milhão de bombas mantém os processos sanitários produtivos As bombas Watson-Marlow ganham tempo e dinheiro nas aplicações sanitárias em um amplo range de industrias em todo o mundo. • Farmacêutica: revestimento de comprimidos, transferência e dosagem de produtos farmacêuticos.

Manuseio gentil de parasitas maximizaram os ganhos na produção de vacinas

• Biotecnologia: Bioreatores/Fermentadores - dosagem de nutrientes, antiespumantes, perfusão, ajuste de pH, ultrafiltração e diafiltração, cromatografia e preparação de solução • Cervejarias e bebidas: dosagem e transferência de fermento, floculantes, estabilizantes e enzimas

Parte integrante de uma envasadora

• Alimentos: dosagem de corantes, flavorizantes, nutrientes, vitaminas, extratos e outros aditivos, revestimento • Cosméticos e produtos para saúde: dosagem de perfume, corantes, fragrâncias, adesivo PVA, envase, sabão e sabonete.

Em um processo totalmente automatizado esta 520Di recebe sinal dos equipamentos de processo

Dosagem com alta precisão em frascos de 10ml

• OEM: bombas para montagem em painel ou stand alone

Cosméticos No centro de pesquisa e desenvolvimento da Elizabeth Arden em Trumbull, Estados Unidos, as bombas Watson-Marlow Bredel transferem óleos e ceras aquecidos a 95C para chaleiras como parte do processo de emulsão na planta piloto. As emulsões que são utilizadas na produção de cosméticos, precisam ser dosadas com precisão para garantir a qualidade do produto e evitar desperdício. As bombas garantem precisão e repetibilidade que podem ser reproduzidas em processo de escala de produção. As bombas podem ser facilmente trocadas de um líquido para o outro bastando apenas a troca da mangueira ou limpeza com água.

5


BOMBAS

SANITÁRIAS para Processo

A bomba perfeita: qual é a ideal para o seu processo?

Escolha sua vencedora As bombas sanitárias Watson-Marlow formam um time e estão do seu lado. Nossas bombas de processo série 520,620 e 720 tem a mesma tecnologia de controle, a mesma interface homem máquina e o mesmo conceito de design de otimização de espaço. Se seu operador conhece uma, conhece todas. A série 720 é uma bomba poderosa que pode ter um ou dois cabeçotes para dosagem de altas vazões ou transferência.

As bombas versáteis e de média vazão da série 620 oferecem roletes retráteis para limpeza CIP/SIP rápida e em linha.

Podendo utilizar até oito diâmetros diferentes de mangueiras, a série 520 de baixa vazão é ideal para todo tipo de dosagem. A 520 também oferece opções específicas como cabeçotes multi-canais e dosagem sem pulsação.

A manutenção mais simples que existe Com uma bomba Watson-Marlow a limpeza, validação e manutenção nunca foram tão fáceis. Uma simples troca de mangueira deixa a bomba como nova em pouquíssimo tempo. Não importa se você está trocando a mangueira de uma 520,620 ou 720, leva apenas um minuto. 6

1: Abra a tampa e retire a mangueira antiga 2: Coloque no lugar uma nova mangueira 3: Feche a tampa e conecte a bomba no seu sistema


Escolha a bomba que você precisa Escolher a bomba ideal dentre as nossas opções é fácil. Responda estas quatro perguntas:

tornando muito mais fácil o aumento de escala de produção. Todas nossas bombas tem a opção de utilizar mangote LoadSure para conexão em tubulações ou mangueira contínua para uma linha de descarga initerrupta.

• Vazão de até 33.3 litros/min, 1 canal • Vazão de até 66.6 litros/min, 2 canais • Pressões de até 2 bar • Vazão de até 18 litros/min • Versões com 2 e 4 roletes • Pressões até 4 bar

1 Qual é a vazão? 2 Que tipo de cabeçote? 3 Que nível de controle? 4 Que mangueira?

QUAL A VAZÃO? 0-66.6 litros/min

720

0-18 litros/min

pág.

13

3,600:1 range de vazão por diâmetro de mangueira até 2 bar

620

pág.

11

2,650:1 range de vazão por diâmetro de mangueira até 4 bar

520

Cabeçote para mangueira contínua

Cabeçote para mangote LoadSure

A escolha certa quando a sua aplicação não pode ter conexões entre a alimentação e a descarga. Maior opções de escolha e materiais. Até 2 bar.

Para uma colocação de mangueira a prova de falhas e engate rápido no sistema. Até 7 para 520, 4 bar para 620 e 2 bar para 720.

• Mangueira contínua em 8 diâmetros diferentes

2,200:1 range de vazão por diâmetro de mangueira até 7 bar

Utilização especial Veja as nossas folhas de dados para um amplo range de cabeçotes multicanais e de baixa pulsação.

bombas 720S 620S 520S

bombas 720U 620U 520U

bombas 720Du 620Du 520Du

Controle manual via teclado

Controle manual via teclado e controle remoto

Controle manual via teclado e controle remoto expandido, RS485

Fácil assim

Di Envasadoras Veja a nossa brochura de envase para um range completo de bombas para envase. pág.

18

QUE MANGUEIRA?

2

3

2

1

2

3

Pumpsil®

Bioprene ®

Sta-Pure®

Chem-Sure®

Marprene®

Seja qual for sua necessidade, a Watson-Marlow tem bombas de alta qualidade

1

9

QUE NÍVEL DE CONTROLE? 1pág. 4

diâmetros diferentes

1

pág.

QUE TIPO DE CABEÇOTE?

• Vazão de até 3.5 litros/min • Pressões até 7 bar • Mangotes em 6 tipos de materiais e 3

1

0-3.5 litros/min

ESCOLHA SEU CABEÇOTE

7


520

Cabeçotes: Escolha o 520 para vazões até 520 LoadSure Cabeçote para elemento

Quando você precisar de uma bomba que se integre com a sua tubulação e colocação sem erros da mangueira, escolha um cabeçote para elemento LoadSure®. Elementos LoadSure de baixa, média e alta pressão estão disponíveis para atender as necessidades do seu processo. Os elementos sanitários LoadSure® estão disponíveis em Pumpsil®, Bioprene®, Sta-Pure®, e Chem-Sure® com conexão de ½, Tri-Clamp em PVDF. As partes do elemento que entram em contato com o fluido são totalmente rastreáveis, com gravação a laser do código, número do lote e fornecido com certificado de conformidade. Os conectores do elemento são codificados por cor para garantir o elemento certo na bomba certa.

520REL

520REM

520REH

cabeçote de baixa pressão até 2 bar

cabeçote de média pressão até 4 bar

cabeçote de alta pressão até 7 bar

Vazões até 3,500 ml/min. Elementos de 3.2mm, 6.4mm e 9.6mm. Disponível em Pumpsil®, Bioprene®, Sta-Pure®, e Chem-Sure®.

Vazões até 1,500 ml/min. Elementos de 3.2mm e 6.4mm. Disponível em Bioprene®, Sta-Pure®, e Chem-Sure®.

Vazões até 450 ml/min. Elementos de 3.2mm. Disponível em Bioprene e Sta-Pure.

Cabeçote 520 para mangueira contínua é o ideal para linhas sem interrupções da alimentação a descarga. Escolha o cabeçote 520R para mangueiras com parede de 1.6mm ou 520R2 para mangueiras com parede de 2.4mm. Nove diferentes diâmetros de 0.5mm até 9.6mm estão disponíveis em um amplo range de materiais incluindo Pumpsil®, Bioprene®, Sta-Pure®, e Chem-Sure®. Cabeçote de mangueira contínua tem vazões de até 3,500 ml/min e pressões de até 2 bar.

??????? ???????

8


3,500 ml/min, pressões até 7 bar 520R e 520R2 performance com mangueira contínua

Vazão (GPM)

Vazão (ml/min)

Cabeçotes 520R & 520R2 : vazões, 0.1-220 rpm, ml/min* 0.5

0.8

1.6

3.2

4.8

6.4

8.0

9.6

112

13

14

16

25

17

18

193

Sta-Pure® Chem-Sure® Pumpsil®

0.0040 -9.5

0.01 -24

0.04 -97

0.18 -390

0.40 -870

0.70 -1500

1.1 -2400

1.6 -3500

Bioprene ® 64 shore tubing

0.0040 -9.0

0.01 -23

0.04 -92

0.17 -370

0.38 -830

0.67 -1500

1.1 -2300

1.5 -3300

Diâmetro, mm Diâmetro, inch Código 520R & 520R2 (mangueira contínua)

/50

/32

1

/16

1

/8

1

1

3

/16

/4

1

5

/16

3

/8

*1gal/hr = 63.1ml/min

Performance com pressão de pico 7 bar

Velocidade (rpm)

Velocidade (rpm)

Vazão (GPM)

Vazão (ml/min)

Performance com pressão de pico 4 bar

Vazão (GPM)

Vazão (ml/min)

Vazão (GPM)

Vazão (ml/min)

Performance com pressão de pico 2 bar

520REH performance 0-7 bar

520REM performance 0-4 bar

520REL performance 0-2 bar

Velocidade (rpm)

Cabeçote 520 LoadSure®: vazão, 0.1-220 rpm, ml/min* Diâmetro, mm Diâmetro, inch Conector Tri-Clamp

3.2

/8 /2”

1 1

6.4

9.6

/4 /2”

3 /8 /2”

1

1

1

520REL (elementos 2 bar)

Sta-Pure®, Chem-Sure®, Pumpsil®

0.18-390

0.70-1500

1.6-3500

Bioprene® TL

0.17-370

0.67-1500

1.5-3300

520REM (elementos 4 bar)

Sta-Pure®, Chem-Sure®

0.18-390

0.70-1500

Bioprene® TM

0.17-370

0.67-1500

520REH (elementos 7 bar)

Bioprene® TH, Sta-Pure®

0.20-450 *1gal/hr = 63.1ml/min

Materiais de construção: todos os cabeçotes 520 são construídos com plásticos de alta performance e aço inox para proteger o cabeçote de ataques químicos de processo e agente de limpeza. As bombas são resistentes aos ambientes mais agressivos. Pista do cabeçote: PPS; tampa: policarbonato; anel de vedação: Neoprene;cubo do rotor: aço inox 316;haste dos roletes,tampa do rotor: PPS; roletes, guias: aço inox 316; rolamento do rolete: aço inox com vedação em PTFE; tampa do dreno e rosca: polipropileno; plug do dreno: Hytrel

ESCOLHA AGORA SUA UNIDADE PÁGINAS 14-15

Biotecnologia Um cliente biofarmacêutico no sul da Califórnia focado no transporte de agentes de oxigênio recentemente trocou suas bombas de lóbulo pelas bombas 520 com elemento LoadSure. O processo de fabricação de um substituto de hemoglobina involve uma coluna de cromatografia que remove componentes não reagidos de uma mistura de proteína. A proteína deve ser bombeada a uma pressão de 2.7 a 3.4 bar e vazão de 1 litro por minuto. A coluna de cromatografia utiliza 95% de etanol e é limpa com alvejante. O cliente estava utilizando uma pequena bomba de lóbulo, porém dois problemas persistiam: o alvejante causava corrosão da bomba e haviam preocupações constantes quanto a possibilidade de contaminação devido a limpeza insuficiente do lóbulo. Ambos foram resolvidos com a introdução das bombas 520UN/REM. Os elementos de média pressão LoadSure são fáceis de limpar e livres de corrosão.

9


620

Cabeçotes: Escolha o 620 para vazões até Elementos 620 LoadSure®

Como a 520, a 620 oferece cabeçote com elemento LoadSure® para conexão com a tubulação e colocação correta da mangueira. Tanto o 620RE de dois roletes e o 620RE4 para quatro roletes são para pressões de até 4 bar e tem roletes retráteis para limpeza CIP/SIP através da bomba.

Escolha dois roletes 620RE para máxima vazão e quatro roletes 620RE4 para baixa pulsação.

Cabeçote para mangueira contínua Quando a pressão for inferior a 2 bar, o cabeçote 620R permite tubulação contínua desde a alimentação até a descarga, sem interrupções ou conexões. O 620R aceita quatro diâmetros de mangueiras em uma amplo range de materiais de 6.4mm até 15.9mm com parede de 3.2mm.

10


18 litros/min, (4.8 GPM) com pressões até 4 bar Vazão (litro/min)

620R performance mangueira contínua

Vazão (GPM)

620R performance mangueira contínua

Vazão (GPM)

620R mangueira contínua cabeçote 2 roletes: vazão, 0.1-265 rpm

Diâmetro mm Diâmetro in Código

Vazão (GPM)

Vazão (litro/min)

Bioprene® TL Pumpsil® ®

Sta-Pure

GPM

litros/min

GPM

litros/min

GPM

litros/min

GPM

litros/min

6.4

6.4

9.6

9.6

12.7

12.7

15.9

15.9

/4

/4

1

1

17

17

3

/8

3

193

/8

1

/2

1

/2

5

/4

5

/4

193

88

88

189

189

0.0003-0.9 0.001-3.4 0.001-1.7 Velocidade (rpm) 0.0003-0.8 0.001-3.2 0.001-1.9

0.003-6.6

0.001-2.9

0.004-11

0.003-3.2

0.01-12

0.003-7.2

0.001-2.9

0.004-11

0.003-4.0

0.01-15

0.0003-0.8 0.001-3.2

0.003-6.6

0.001-2.9

0.004-11

0.003-4.2

0.01-16

0.001-1.7

Velocidade (rpm)

620RE performance elemento 4 roletes

Vazão (litro/min)

Vazão (GPM)

Vazão (GPM)

Velocidade (rpm)

620

620RE performance elemento 2 roletes

Vazão (litro/min)

Vazão (litro/min)

Vazão (GPM)

Vazão (litro/min)

620RE performance elemento 4 roletes

Vazão (litro/min)

620RE performance elemento 2 roletes

Vazão (GPM)

oletes

Vazão (GPM)

ua

Velocidade (rpm)

A parte bege do gráfico se refere a pressões de até 2 bar abaixo de 50 rpm

Cabeçotes 620: vazão, 0.1-265 rpm 620RE - 2 roletes

Velocidade (rpm)

Elemento, mm Elemento, inch Cenector Tri-Clamp, inch Bioprene® TL (elemento 2 bar)

620RE4 - (rpm) 4 roletes Velocidade

GPM

litros/min

GPM

litros/min

GPM

litros/min

GPM

12.0

12.0

17.0

17.0

12.0

12.0

17.0

17.0

15

15

11

11

15

15

11

11

/32 3 /4

/32 3 /4

/16 3 /4

/16 3 /4

/32 3 /4

/32 3 /4

/16 3 /4

litros/min

/16 /4

3

0.001-2.6

0.004-9.8

0.003-4.8

0.01-18

0.001-2.2

0.003-8.3

0.001-3.2

0.005-12

0.001-2.6

0.004-9.8

0.003-4.2

0.01-16

0.001-2.2

0.003-8.3

0.001-2.9

0.004-11

0.001-2.6

0.004-10

0.003-4.2

0.01-16

0.001-2.3

0.003-8.7

0.001-2.9

0.004-11

0.001-2.9

0.004-11

0.003-4.8

0.01-18

0.001-2.4

0.003-9.0

0.003-3.4

0.01-13

®

Bioprene TM (elemento 4 bar)

Pumpsil® (elemento 2 bar)

Sta-Pure

®

(elemento 4 bar)

Materiais de construção: todos os cabeçotes 620 são projetados para resistência máxima contra corrosão e impacto. Pista do cabeçote: alumínio revestido LM24; tampa: Grilamid TR55/Poliuretano PBA; cubo do rotor, haste do rolete: Fortron 1140L4(PPS); tampa do rotor: Hytrel G5544; roletes, guias: aço inox e nylatron; rolamentos do rolete: aço carbono; prendedor de mangueira contínua: polipropileno.

ESCOLHA AGORA SUA UNIDADE PÁGINAS 14-15

Cervejarias A cervejaria Ringwood produz cervejas de alta qualidade, em barris, que são altamente apreciadas por bebedores de cerveja. A capacidade de dosar o produto com precisão e repetibilidade e mínima agitação foi o fator primordial para a escolha da bomba Watson-Marlow. Bob Mavin da cervejaria Ringwood atesta “A prática confirma que fizemos a escolha certa para um produto crítico. A bomba é fácil de usar, higiênica, fácil de limpar e simples de manter. Operar em um ambiente úmido e com jatos de água não foi um problema, mais acima de tudo a precisão é 100% confiável. Ao todo existem oito bombas Watson-Marlow na cervejaria Ringwood onde a precisão volumétrica combinada com uma ação de bombeamento gentil, simples, sem selos, válvulas, simples manutenção tem uma variedade de aplicações.

11


720

Cabeçotes: Escolha o 720 para vazões até Cabeçotes 720 para elementos LoadSure

Os elementos para cabeçotes Loadsure® 720R e de extensão 720RX estão disponíveis nos diâmetros de 12.7mm, 15.9mm, 19.0mm e 25.4mm em Pumpsil®, Bioprene®, Sta-Pure® com conectores Tri-Clamp® de ¾’’ em PVDF (1” para elemento de 25.4mm). Cada elemento LoadSure® é totalmente rastreável, com gravação a laser do código, número do lote e fornecido com um certificado de conformidade.

Mangueira contínua para tubulação sem emendas da alimentação a descarga. Os cabeçotes 720R e de extensão 720RX garantem uma tubulação contínua da alimentação até a descarga sem quebras de linha ou acessórios. O 720 aceita cinco diâmetros diferentes de mangueira de 9.6mm até 25.4mm com parede de 4.8mm. Vazões de até 66.6 litros/min. Pressão de até 2 bar.

Cabeçotes para elemento LoadSure® garantem a colocação correta da mangueira sempre. Vazão de até 66.6 litros/min. Pressões de até 2 bar. Elementos disponíveis em Pumpsil®, Bioprene®, Sta-Pure®.

12


66.6 litros/min, pressões até 2 bar Cabeçote 720: vazão, 360rpm 720R mangueira contínua Diâmetro, mm Diâmetro, inch Código Conector Tri-Clamp, inch

720RE elementos

9.6

12.7

15.9

19

/8

/2

/8

/4

12.7

15.9 5

19

/2

/8

3

/4

/4

3

/4

3

25.4 1 -

193 -

88 -

189 -

191 -

25.4 1 92 -

litros/min

0.002-6.9

0.004-13.2

0.005-18.3

0.007-25.2

0.009-33.3

0.004-13.2

0.005-18.3

0.007-25.2

0.009-33.3

GPM

0.0005-1.8

0.001-3.5

0.001-4.8

0.002-6.6

0.003-8.8

0.001-3.5

0.001-4.8

0.002-6.6

0.003-8.8

3

1

5

3

1

3

-

-

/4

3

/4

Valores de vazão por canal. Duplique sua vazão adicionando um cabeçote de extensão 720RX ou 720REX como na foto abaixo.

Vazão (GPM)

Vazão (litros/min)

720 gráfico de performance

Velocidade (rpm)

Materiais de construção: todos os cabeçotes 720 são projetados para resistência e durabilidade. Pista do cabeçote: alumínio revestido em epoxi; eixo: aço inox 440C; placa do rotor: alumínio; base, pista: alumínio revestido em epóxi; eixo central: aço EN24; roletes: MOS2 com Nylon 6 (Nylatron); molas e parafusos: aço inox

ESCOLHA AGORA SUA UNIDADE PÁGINAS 14-15

Alimentos Red Mill Snack Foods aumentou a sua produção e garantiu a alta qualidade de seus produtos utilizando uma bomba Watson-Marlow da série 700 na dosagem de flavorizantes. Operação sem falhas, repetibilidade na precisão (+/- 0,5%), facilidade de limpeza, combinadas com confiabilidade e baixa manutenção são a chave para o duradouro sucesso das bombas WatsonMarlow na planta da Red Mill. As bombas dosam trinta diferentes tipos de flavorizantes que são utilizados na sua ampla linha de salgadinhos. A ação gentil do bombeamento e a capacidade de manter o produto totalmente contido no interior da mangueira, garantem níveis máximos de higienização e integridade do produto. A capacidade de manter a precisão volumétrica, garante uma dosagem consistente do flavorizante sempre. Ao final de cada turno, as bombas operam no sentido oposto para limpar as linhas e remover produto residual dos misturadores, reduzindo o desperdício.

13


SUA ESCOLHA DE

ACIONAMENTO

Uma família de bombas que atende a todas as suas necessidades

As bombas peristálticas Watson-Marlow Bredel oferecem um amplo range de características para atender as necessidades da sua aplicação •

Livre de manutenção com motores DC sem escovas que são eficientes e confiáveis. Não existe poeira de carvão nos nossos motores sem escovas como nas outras bombas.

Resistentes, corpo com revestimento epóxi anti corrosão e proteção IP66 são perfeitos para ambientes sanitários e úmidos

Controle de velocidade de 3,600:1 e vários diâmetros de mangueira fazem com que tenhamos capacidade de controle de vazão de milhares para um. Um sofisticado microprocessador controla o motor em passos de 0.1rpm garantindo uma dosagem precisa.

Controle manual para operar a bomba assim que ligada na energia, controle automático para operação remota ou controle digital via RS485 para uma simples integração ao seu processo de produção.

Aumentar a capacidade das suas bombas nunca foi tão simples. As bombas 520,620 e 720 têm o mesmo tamanho; são intercambiáveis. Desenho do teclado e opções do menu são similares, não é necessário re-treinar o operador; se você conhece uma bomba conhece todas.

Valor por toda a vida: a mangueira é o único consumível, vida útil imbatível; sem acessórios; manutenção mínima e cinco anos de garantia.

Troca de bombas de diafragma e lóbulo

14

A mangueira é o único consumível. Sem válvulas, selos, retenção ou rotores para serem limpos ou trocados.

Controle de velocidade com uma precisão sem concorrência, passo de 0,1rpm para uma dosagem mais precisa. Não necessita de painel de controle ou outros acessórios para dosagem. Instalação simples e fácil.

Manutenção mínima significa menos tempo de parada, menos tempo de parada significa mais produtividade. Uma solução de custo benefício para a produção.

Motores de alta eficiência e menos consumo de energia.


Escolha entre três níveis de controle

SN: apenas controle manual é necessário 520SN, 620SN e 720SN são as versões mais simples de controle. Apenas conecte na energia e ligue a bomba. Elas têm um baixo custo de propriedade, simples e dosagem precisa. Apenas uma tecla é necessária para a maioria das funções.

• Controle manual: teclado de 9 teclas • Calibração para indicar o volume • MemoDose para uma repetição fácil do volume dosado

UN: com sinal analógico e controle remoto 520UN,620UN e 720UN têm a funcionalidade do controle automático. Elas oferecem um teclado para controle manual e controle remoto com entrada analógica para controle de velocidade e status de saída. As configurações da bomba podem ser alteradas e protegidas por senha.

• Controle analógico de velocidade

• Lógica industrial

para controle remoto

• Status de saída

para velocidade

DuN: a melhor bomba para o processo de produção A 520DuN, 620DuN e 720DuN oferecem o melhor controle de todo o range. Tudo que as bombas SN e UN fazem e muito mais. Com uma placa de interface as bombas podem ser controladas via PC, PLC e outros controladores de processo. Um teclado numérico faz o controle manual realmente simples, apenas digite a vazão ou a velocidade que você precisa.

• Controle digital com RS485 • Sistema amplo de calibração com escolha de unidades • Dois níveis de proteção por senha • Saídas analógicas gêmeas para ajuste simultâneo da vazão

520DiN e 620DiN para dosagem • •

Dosagem com precisão de +/-0.5%

• •

Registro de lotes para atender cGMP

Programa de dosagem que pode ser iniciado manualmente, por sinal remoto, pedal, botoeira ou sensor de proximidade

Calibração durante a dosagem

Armazene até 50 programas de dosagem para uso imediato, com todos os parâmetros: tamanho do lote, volume da dose, velocidade e intervalo de dosagem. Você pode até salvar as suas configurações de rampa e gota. Peça o nosso catálogo de dosagem para o conhecer o nosso range completo.

15


SUA ESCOLHA DE

ACIONAMENTO

Nós temos a tecnologia

Limpa e confiável Tecnologia de ponta e design arrojado são as marcas da linha de bombas sanitárias Watson-Marlow. Nosso histórico de confiabilidade é sustendado por características como motor DC sem escovas, visor LCD resistente e um teclado de membrana de longa duração. A resistência química de todo o range supera todos os concorrentes; com uma tampa revestida em epóxi IP66 tem uma performance melhor que o aço inox quando submetida a fluidos agressivos e agentes de limpeza.

Aumento de velocidade

Proteção de processo por senha

A entrada analógica gêmea de velocidade permite que a vazão seja ajustada conforme os dados de retorno a montante. O segundo sinal suplanta o primeiro, fazendo com que o ajuste do curso na bomba de diafragma se torne redundante. Substituir uma bomba de diafragma nunca foi tão simples.

Configure sua bomba para atender precisamente suas características de validação e trave. Com o sistema duplo de proteção por senha, apenas supervisor tem acesso total a configuração. Se desejado o operador poderá ter acesso a calibração.

Proteção IP66 Todas as nossas bombas sanitárias têm proteção IP66 – NEMA 4X, elas são protegidas contra jatos de água com alta pressão. Bombas com proteção IP31 – NEMA 2 também estão disponíveis nas séries 520 e 620.

Saída de Status Quatro saídas relê configuráveis. Comando liga/desliga; Sentido de rotação; Operação Auto/Manual; Alarme de falha geral; Desligamento automático no caso de abertura da tampa; desligamento no caso de ruptura da mangueira.

Precisão Liderança total no controle de vazão de até 3,600:1, uma configuração simples, garantindo que a sua vazão irá atender suas necessidades precisamente. Adicione a isto mangueiras com diâmetros de 0.5mm até 25.4mm e você terá uma versatilidade imbatível.

RS485 Conectividade industrial total com saída RS485 e relê de fácil ligação para conexão permanente de controle com um PC ou PLC.

Segurança do operador A segurança do operador em primeiro lugar, com tampas protegidas por travas e resistentes a impacto, dreno para remoção segura ou descarte. Tampa protegida por ferramenta ou automática são padrão em todas as nossas bombas.Sistema de detecção de ruptura é opcional e disponível para todas as bombas.

Range de controle

520N: 0.1-220 rpm; 620N: 0.1-265 rpm; 720N: 0.1-360rpm

Voltagem/Freqüência

100-120V/200-240V 50/60Hz 1ph

Máxima flutuação de voltagem

±10% da voltagem nominal. Uma alimentação bem regulada é necessária assim como cabeamento. Confirme as melhores práticas de eliminação de ruído.

Categoria de Instalação

II

Consumo de Energia Corrente Máxima

Grau de Proteção

IP66 BS EN 60529; equivalente a NEMA4X até NEMA250 (uso interno). Apropriada para processos industriais pesados e ambientes agressivos. O acionamento utiliza uma membrana Gore para equalizar a pressão no interior do corpo e prevenir o ingresso de água e vapores corrosivos.

Temperatura de Operação

5C até 40C, 41F até 104F 520N: -40C até 70C, -40F até 158F;

520N: 135VA; 620N: 250VA; 720N: 350VA

Temperatura de Armazenagem

520N: <0.6A at 230V; <1.25A at 115V;

Altitude Máxima

2,000m, 6,560ft

Umidade

10% - 100% UR

Ruído

520, 620 <70dB(A) à 1m, 720 <85bB(A) à 1m

620N: <1.1A at 230V; <2.2A at 115V; 720N: <1.5A at 230V; <3.0A at 115V

Versão Eprom

16

Disponível no software da bomba

620N, 720N: -25C até 65C, -13F até 149F


Escolha a característica de controle das suas bombas 520DuN 620DuN 720DuN

520UN 620UN 720UN

520SN 620SN 720SN

Liga/Desliga; ajuste da velocidade; para frente/para trás; velocidade máxima para escorva rápida e descarte; auto-reinício; trava de teclado; calibração

Escolha da indicação da vazão; sistema métrico ou imperial

• •

Característica Controle Manual

Teclado numérico para digitar velocidade, vazão ou senha Indicação da vazão acumulada

720DuN

Controle Remoto Liga/Desliga sentido de rotação; modo auto/manual; entrada de sensor de ruptura (via contato seco ou 5V TTL até 24V lógica industrial

• •

Controle de Velocidade Analógico Entradas programadas por software; 0-10V, 1-5V ou 4-20mA Sinal analógico secundário

Controle de rede digital

Conectividade total RS485 para controle de processo via PC ou PLC

Segurança de Processo

Segurança básica para proteger configuração

Segurança avançada com dois níveis de acesso

Saída de Status da bomba Saída analógica de velocidade Quatro relês de satus de saída 4-20mA retorno de velocidade da bomba

• • •

• •

• •

• •

• •

MemoDose Fácil e precisa repetição da dose Operação remota do MemoDose

Calibração Calibração simples para indicação da vazão ou velocidade Calibração completa para dosagem precisa. Escolha de unidades

ESCOLHA AGORA SUA MANGUEIRA

Especificações Largura

Comp.

Altura

Peso

520N com cabeçote 520R

276mm

407mm

158mm

11.48kg

620N com cabeçote 620R

280mm

448mm

305mm

20.5kg

720N com cabeçote 701R

280mm

508mm

305mm

25.0kg

NEMA 4X NEMA 2 LISTED

IP66 17


MANGUEIRA TECNOLOGIA

Escolhendo sua mangueira Pumpsil® silicone curado com platina

Escolhendo a mangueira perfeita para todas as suas aplicações

esta mangueira é fabricada pela Watson-Marlow em sua fábrica dedicada com sala limpa ISO 1644-1 classe 7 (classe J/10,000). Desenvolvida especialmente para aplicações bio-farmacêuticas, a Pumpsil® tem certificação total USP classe VI e ISO 10993 e está de acordo com a norma FDA 21 CFR177.2600 para contato com alimentos. Pumpsil é totalmente isenta de 2,4DCBA e outros resíduos associados ao silicone curado com peróxido e é pós-curada para remover siloxanos cíclicos e lineares, materiais citóxidos que podem ser residuais em outros fabricantes de mangueiras que não realizam pós cura. A Pumpsil® tem uma superfície ultra macia para controlar o acúmulo de proteína e crescimento microbiológico, fazendo com que seja ideal para

A Watson-Marlow é a única fabricante de bombas peristálticas no mundo que fabrica suas próprias mangueiras, otimizando suas tolerâncias e formulação para garantir o melhor desempenho de bombeamento. Em uma bomba peristáltica, a mangueira tem grande influência no desempenho da bomba e do sistema; a restituição cria sucção, sua dureza resiste à pressão, sua flexibilidade determina a vida útil, seu diâmetro determina a vazão, sua parede controla a eficiência de bombeamento e sua pureza protege o produto contra a contaminação. A Watson-Marlow oferece mangueiras em seis tipos de materiais com grau farmacêutico ou alimentício e mais de quarenta diâmetros, oferecendo um range extraordinário de compatibilidade química e de aplicação.

aplicações em produção onde existe um contato de longa duração com o fluido de processo. Nossa traceabilidade a laser fornece uma marcação indelével isenta de tinta com o código do produto, número do lote e validade na própria mangueira. Isto significa que a rastreabilidade é transferida da caixa para a mangueira. Temperatura de operação de -20C até 80C. Translúcida. Autoclavável.

Pumpsil-D silicone curado com platina fabricado pela Watson-Marlow Bredel com excelente desempenho em aplicações de dosagem com as mesmas características de pureza da Pumpsil®. Pumpsil-D é formulada com uma memória de flexibilidade superior que dobra sua precisão quando comparada ao silicone curado com platina convencional. São necessárias menos calibrações, maximizando a eficiência do processo. USP classe VI e FDA 21 FR177.2600 para contato com alimentos. Temperatura de operação de -20C até 80C. Translúcida. Autoclavável.

LoadSure® Elementos com Rastreabilidade Total Os elementos LoadSure® estão disponíveis com um range de características de desempenho para a maioria das aplicações – todas estas características foram projetadas para trabalhar nos processos sanitários mais exigentes. Conectores de padrão internacional em PVDF completam um pacote que pode ser autoclavado e ter injeção de vapor vivo conforme cGMP. Não existem componentes metálicos, eliminando o risco de ataque por cloretos.

18


Bioprene® é o elastômero termoplástico exclusivo da Watson-

Chem-Sure® é um composto de PFTE

Marlow. Fabricado com alto

de alto desempenho e um fluorelastomero de

padrão de qualidade numa sala limpa

alto grau – oferece uma extraordinária

dedicada ISO 1644-1 classe 7 (classe

compatibilidade química, longa vida útil e altas

J/10,000), o Bioprene oferece a melhor

pressões de operação. Chem-Sure é aprovado

combinação entre pureza, compatibilidade

pela USP classe VI e grau alimentício fazendo com que seja a mangueira ideal para alimentos e

química e vida útil de bombeamento. O Bioprene é

farmacêuticos assim como químicos agressivos.

certificado USP classe VI e atende as normas FDA 21 CFR177.2600 e USDA para contato com alimentos. Disponível para alta, média e baixa pressão. Temperatura de operação de 5C até 80C.

Pumpsil® Pumpsil-D Bioprene® Sta-Pure®

Autoclavável. Pode ser esterilizada com óxido de etileno.

desempenho para uso geral. Este elastômero termoplástico tem a mesma compatibilidade química e vida útil estendida do Bioprene. O marprene é ideal para bombeamento em geral ou para manuseio de alimentos e é

Mangueira Contínua

Atende ou excede a USP classe VI

Norma FDA CFR177.2600 para contato com alimentos

Até 10.000 horas de bombeamento

Alta Pressão (2 – 7bar)

Baixa permeabilidade de gás

Ampla resistência química

altamente resistente a agentes oxidantes como Farmacaopeia Européia 3.1.9 ozona, peróxido e hipoclorito de sódio. Atende as normas FDA 21 CFR177.2600 e USDA para contato com alimentos. ISO 10993 Temperatura de operação de 5C até 80C. Autoclavável.

Sta-Pure® tem uma composição

Marprene®

Elementos LoadSure

Marprene® é a nossa mangueira de alto

ChemSure®

• •

exclusiva de silicone curado com platina entrelaçado com PTFE expandido,

fazendo com que esta mangueira tenha resistência superior quando

comparada com o silicone não reforçado. Com uma vida útil 18 vezes

Rastreabilidade a laser

maior que uma mangueira de silicone convencional, tem uma excelente estabilidade de vazão durante os ciclos de produção. Certificada USP classe VI. Temperatura de operação de 0C até 80C. Branco opaco. Autoclavável.Compatível com SIP e CIP.

Validação Assegurada A validação de um processo sanitário foi simplificada com os elementos LoadSure® . Todas as partes soldáveis do elemento são certificadas USP classe VI e ISO 10993 com uma gravação a laser do número do lote. Elementos LoadSure® e mangueiras contínuas são fornecidas com um certificado de conformidade e um pacote de validação está disponível quando solicitado.

Alta precisão na dosagem Rastreabilidade por lote da matéria prima ao produto acabado

Verificando sua escolha com um teste de imersão Sempre faça um teste de imersão antes de escolher uma mangueira para aplicações críticas. Mergulhe um pedaço pequeno da mangueira ou borracha (kits de teste disponíveis na Watson-Marlow) em um recipiente fechado e deixe por 48 horas, depois analise buscando sinais de ataque químico, escamação, endurecimento ou outro tipo de deterioração.

19


Brasil Telefone +55 (11) 2155-4000 Fax: (11) 2155-4008 Email info4brazil@watson-marlow.com www.watson-marlow.com.br

França Telefone +33 (0) 2 37 38 92 03 Fax: +33 (0) 2 37 38 92 04 Email info@watson-marlow.fr www.watson-marlow.fr

Estados Unidos Telefone +55 (11) 800 282 8823 Fax: +55 (11) 978 658 0041 Email support@wmbpumps.com www.watson-marlow.com

Alemanha Telefone +49 (0) 2183 42040 Fax: +49 (0) 2183 82592 Email info@watson-marlow.de www.watson-marlow.de

Bélgica Telefone +32 (0) 2 481 60 57 Fax: +32 (0) 2 481 60 58 Email info@watson-marlow.be China Telefone +86 21 6485 4898 Fax: +86 21 6485 4899 Email info@watson-marlow.cn www.watson-marlow.com.cn

Itália Telefone +39 030 6871184 Fax: +39 030 6871352 Email info@watson-marlow.it www.watson-marlow.it Corea Telefone +82 (0) 2 525 5755 Fax: +82 (0) 2 525 5764 Email support4k@watson-marlow.co.uk www.watson-marlow.co.kr

Com 60% menos esmagamento que nossos concorrentes nossas bombas tem 2 ½ vezes mais vida útil de mangueira.

Malásia Telefone +60 (3) 5635 3323 Fax: +60 (3) 5635 7717 Email sales@my.SpiraxSarco.com Holanda Telefone +31 (0) 10 462 1688 Fax: +31 (0) 10 462 3486 Email info@watson-marlow.nl África do Sul Telefone +27 11 796 2960 Fax: +27 11 794 1250 Email info@wmbpumps.co.za

As informações contidas neste documento estão corretas, porém a Watson-Marlow não tem sobre responsabilidade quaisquer erros queeste documento possa conter e se reserva o direto de alterar as especificações sem prévia comunicação. A vazão típica informada nos gráficos poderá variar de acordo com o material da mangueira, pressão de descarga, sucção e viscosidade. AVISO Estes produtos não são projetados e não deveriam ser utilizados, em aplicações conectadas ao paciente. Watson-Marlow, Pumpsil, LaserTraceability, Bioprene e Marprene são marcas registradas da Watson-Marlow Limited Sta-Pure e Chem-Sure são marcas registradas da WL Gore & Associates Inc.

Suécia Telefone +46 8 556 556 00 Fax: +46 8 556 556 19 Email info@watson-marlow.se www.watson-marlow.se Reino Unido Telefone +44 (0) 1326 370370 Fax: +44 (0) 1326 376009 Email support@watson-marlow.co.uk www.watson-marlow.co.uk

www.watson-marlow.com Members of the Spirax-Sarco Engineering Group

Então a melhor bomba realmente custa menos. Nos procure e tire a prova. É isso que chamamos de

Brochura Geral Uma forma simples e fácil de mostrar range completo da Watson-Marlow Bredel de bombas de processo, laboratório e OEM.

Brochura de dosagem Cobre o amplo range de bombas de dosagem para bancada ou produção

Brochuras Setoriais Qualquer que seja seu tipo de indústria descubra como a Watson-Marlow pode melhorar seu processo. • Farmacêutico e Biotecnologia • Alimentos e Bedidas • Cervejarias • Saneamento Básico • Impressão e embalagem • Químicos • Cerâmica • Papel e celulose • Tintas e Pigmentos • Engenharia

Ligue para (11) 2155-4000 para maiores informações sobre bombas sanitárias e mangueiras incluindo datasheets técnicos. Também disponível na internet: www.watson-marlow.com.br

Brochuras de mangueiras • Pumpsil® silicone curado com platina • Pumpsil-D elementos para dosagem com precisão

Watson-Marlow Bredel Ind e Com de Bombas Ltda Alameda Juari, 559 - Barueri - SP Tel (11) 2155-4000 Fax (11) 2155-4008 info4brazil@watson-marlow.com

Watson-Marlow - Bombas sanitárias para processo  

Apresentação das bombas sanitárias para processos da marca Watson-Marlow. O leque ideal de bombas para dosagem e transferência. . Validação...

Watson-Marlow - Bombas sanitárias para processo  

Apresentação das bombas sanitárias para processos da marca Watson-Marlow. O leque ideal de bombas para dosagem e transferência. . Validação...

Advertisement