Issuu on Google+

Ano 02 | Edição março/abril 2014

Publicação da Prefeitura Municipal de Itamarandiba

800 mil reais em obras para nossa cidade Prefeitura de Itamarandiba firma convênio para a pavimentação das Ruas Diamantina, Independência e Senhor Franklin

N

a segunda quinzena de março de 2014, o Prefeito de Itamarandiba, Erildo Gomes, esteve na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), para assinar convênio do Programa Pró-Município no valor de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais). Valor que será utilizado na pavimentação das Ruas Diamantina, Independência e Senhor Franklin. A 1ª parcela do convênio, 560 mil reais, foi depositada na conta do município no dia 10 de abril. Com a chegada do dinheiro, o Prefeito, Erildo Gomes, informou que o próximo passo é elaborar o processo licitatório da obra. Além da pavimentação, em alguns pontos dessas ruas, a Prefeitura Municipal vai fazer e/ou refazer a rede pluvial. “Estamos muito felizes com essa conquista para a população. As Ruas Diamantina, Independência e Senhor Franklin são vias que há anos vivem de operação tapa buracos. Agora iremos refazê-las num todo e por isso podemos dizer que essa será uma das mais importantes obras de pavimentação do nosso município.”, diz Erildo Gomes .

Prefeito Erildo Gomes e Superintendente de Infraestrutura Municipal da SETOP, Ailton Moreira, assinam documentaçao do Pró-município.

Prefeitura investe mais de 320 mil em iluminação pública

O

maior projeto de iluminação pública já realizado no município de Itamarandiba beneficiou inúmeras famílias moradoras tanto na sede municipal quanto nas comunidades do interior do município. Com recurso próprio no valor de 324 mil, a Prefeitura comprou, junto à CEMIG, braços de iluminação pública equipados com luminárias fechadas e lâmpadas. FORAM ASSENTADOS:

Bairro 1º de Maio: 64 unidades Bairro Bom Jesus: 139 unidades Bairro São Geraldo: 74 unidades Bairro Florestal: 54 unidades Bairro Fazendinha: 45 unidades Capão da Elena: 22 unidades

Produção Gráfica: Pedro Paulo Carvalho

Várzea de Santo Antônio: 03 unidades Padre João Afonso: 40 unidades Dom Serafim: 01 unidade Contrato: 36 unidades Santa Luzia: 01 unidade Penha de França: 03 unidades

Com recurso próprio a Prefeitura de Itamarandiba iluminou inúmeras ruas da sede municipal e das comunidades da zona rural.


2

Publicação da Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Hospital Municipal: Mais horário de visitas

B

uscando proporcionar maior afetividade entre pacientes e familiares, o Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra abriu mais um horário de visita aos internos. Agora familiares e amigos podem visitar os pacientes no antigo horário, de 12:30h às 13:30h, e agora, também, em horário noturno, de 19:30 às 20 horas. Contudo, é de extrema importância que se respeite os horários. Uma vez que as visitas devem trazer não só carinho ao paciente visitado, mas também, paz, privacidade e tranquilidade. O Hospital Municipal agora conta com dois horários para visitação.

Reforma do Laboratório Municipal

N

os últimos meses o Laboratório do Hospital Municipal tem passado por grande reforma. O objetivo da obra é trazer melhorias consideráveis na prestação do serviço à população. O atendimento ao público deve voltar a todo vapor na 1ª quinzena de maio. É a Prefeituira de Itamarandiba trabalhando para proporcionar mais e melhor para seu povo.

ANTES

DEPOIS

Calçamento Várzea, Lagoa do Bonga e Padre João Afonso

A

Prefeitura de Itamarandiba concluiu o calçamento em ruas importantes do distrito de Padre João Afonso e nos povoados de Lagoa do Bonga e Várzea de Santo Antônio. A ANTES

DEPOIS

pavimentação, toda feita em bloquete, foi entregue aos moradores que com o beneficio terá significantes melhorias na qualidade de vida. ANTES

DEPOIS

Rua Murilo (Várzea de Santo Antônio)

Rua São Joaquim (Padre João Afonso)

Rua Alto Grande (Várzea de Santo Antônio)

Comunidade de Lagoa do Bonga

Rua Cônego Lafaiete (Padre João Afonso)

Comunidade Lagoa do Bonga

Produção Gráfica: Pedro Paulo Carvalho


3

facebook.com/ascom.itamarandiba

Curso Pré-Enem gratuito aos jovens de Itamarandiba

C

om objetivo de ofertar aos estudantes itamarandibanos aulas preparatórias para as provas do Enem, a Prefeitura de Itamarandiba, por intermédio da Secretaria de Educação, buscou importante parceria junto ao Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), e ambas passaram a oferecer, gratuitamente, desde o dia 24 de março, no município de Itamarandiba, o curso Pré-Enem. O curso é voltado aos estudantes que cursam ou já concluíram o Ensino Médio e as aulas, oferecidas de segunda a sexta-feira, das 19:00 às 22:30 horas, no Pólo UAB/ Itamarandiba, serão ministradas até novembro desse ano. Vários jovens de Itamarandiba se preparam para o Enem participando das aulas que são oferecidas de graça pela Prefeitura e IFNMG.

Mutirão em benefício às comunidades quilombolas

E

m março, a Prefeitura de Itamarandiba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, e o Governo de Minas Gerais, por intermédio da Sedese/subsecretaria de Direitos Humanos, promoveram para comunidades quilombolas do nosso município mutirão de acesso à documentação civil básica. Pessoas, de diferente faixa A ação, realizada na Escola Mu­­­ etária, usufruíram dos serviços ofertados no mutirão nicipal Ursinhos Carinhosos, foi despromovido pela Prefeitura e tinada aos moradores das localidaGoverno do Estado. des de Tabatinga, São Gil, Capoeira Grande, Chico Alves, Asa Branca, Gangorras e Veneno. O mutirão durou todo o dia e totalizou a emissão de 32 carteiras de identidade, 02 segundas via de certidão de nascimento, 26 atendimentos aferição de pressão arterial, 18 atendimentos de glicemia, 02 agendamentos de mamografia e 01 exame preventivo.

Homenagem aos alunos destaques na OBMEP 2013

N

a 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada no ano de 2013, os alunos da rede pública estadual e municipal de ensino de Itamarandiba fizeram bonito. As 09 medalhas conquistadas, sendo 01 de ouro, 03 de prata e 05 de bronze, deram ao nosso município o 1º lugar geral no Vale do Jequitinhonha. Em agradecimento por levar e elevar o nome de Itamarandiba no cenário nacional, bem como, reconhecendo o excelente desempenho dos alunos e da importância do corpo docente nesta conquista, a Prefeitura de Itamarandiba e a Secretaria Municipal de Educação prestaram justa homenagem aos estudantes e professores.

Novos instrumentos para Corporação Musical São João Batista

O

EXPEDIENTE

Prefeito de Itamarandiba, Erildo Gomes, e o Presidente da Corporação Musical São João Batista (CMSJB), José Paulo Alves Fernandes, participaram, em Belo Horizonte, da solenidade de entrega de instrumentos musicais a 104 bandas do Estado, dentre as quais a CMSJB. Todas elas foram selecionadas pelo Edital 2013 da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio do Programa Bandas de Minas, cujo objetivo é a preservação de uma das mais importantes manifestações culturais do Estado de Minas Gerais. A “Banda de Música”, como é conhecida, em Itamarandiba, a CMSJB, foi contemplada com 01 sax soprano, 01 sax alto, 01 sax tenor, 01 tromboO Prefeito Erildo Gomes e o Presidente ne de pisto e 01 sousafone, graças à Secretada CMSJB, José Paulo A. Fernandes, receberam 05 instrumentos musicais ria Municipal de Cultura de Itamarandiba que elaborou projeto e solicitou, junto ao Gover- para a “Banda de Música” em solenidade realizada na capital mineira. no do Estado, tais instrumentos. Prefeitura Municipal de Itamarandiba - Rua Tabelião Andrade, 205, Centro. Prefeito: Erildo do Espírito Santo Gomes | Vice-prefeito: Valdessi Fernandes dos Santos Produção exclusiva da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itamarandiba (ASCOM-PMI) Texto e fotos: Ernane Baldoino Frois | Jornalista Responsável: Ernane Baldoino Frois – JP:11.641/MG | Diagramação e Impressão: Pedro Paulo Carvalho | Tiragem: 5.000 exemplares (distribuição gratuita) Contato: Telefone (38)3521-3180 | e-mail: ascom@itamarandiba.mg.gov.br | Acesse nossa página no facebook.com/ascom.itamarandiba

Produção Gráfica: Pedro Paulo Carvalho


4

Publicação da Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Revitalização do município Com recursos próprios Prefeitura de Itamarandiba recupera município

D

esde que o município itamarandibano foi castigado pelas fortes chuvas que caíram no final de dezembro passado e em meados do mês de março de 2014, a Prefeitura de Itamarandiba, com recurso próprio e trabalho incessante da Secretaria de Obras, a qual montou uma força tarefa, tem trabalhado incansavelmente para recuperar e/ou reconstruir pontes, estradas, ruas e etc. “Somente nos últimos meses, centenas de quilômetros de estradas da zona rural foram recuperadas e inúmeras pontes foram reconstruídas. E ao contrário do que muitos pensam e propagam por aí; a revitalização pós-chuvas tem sido custeada com recursos próprios, pois a ajuda prometida ao município foi mínima. O valor liberado pelo tão falado cartão desastre foi de apenas R$ 135.968,19. Isso não dá para fazer quase nada.”, informou o Prefeito Erildo Gomes. A seguir alguns exemplos trabalhos executados:

Av. Julia Goulart

Construção da bacia de contenção, Bairro São Geraldo

Estrada Canjuru

Estrada Capoeira Grande

Estrada Córrego Vermelho

Estrada Grão Pará

Estrada Penedo

Estrada Pratinha (antes)

Estrada Pratinha (depois)

Estrada região de Contrato

Estrada região de Contrato

Estrada região de Contrato

Estrada São Pedro

Fábricação de manilhas

Fábricação de bloquetes e meio-fio

Produção Gráfica: Pedro Paulo Carvalho


5

facebook.com/ascom.itamarandiba

Operaçao Tapa Buracos

Ponte Pratinha

Ponte Barra do Setúbal

Ponte Córrego da Serra

Ponte Quebra Côco

Ponte Ribeirão Bananal

Ponte Ribeirão de Areia

Rua das Nações

Rua Hortência

Ponte região São Gil

Rua das Mercês

Rua Izabel Fernandes

Rua São Gabriel

Rua Sinhá Bié (antes)

Rua Sinhá Bié (depois)

Travessa Porto Alegre

Tubulão Rua Longuinho

Estrada região Boa Vista

Produção Gráfica: Pedro Paulo Carvalho


6

Publicação da Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Parcerias! Bom para todos... A Prefeitura de Itamarandiba investe em parcerias de sucessos. A seguir veja algumas que já renderam excelentes frutos para a população do município. Sesi/Senai e Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social A parceria firmada entre essas duas instituições trouxe à Itamarandiba, de forma gratuita, cursos de informática e o curso de costureiro do vestuário. Neste último, 30 pessoas participaram das aulas ministradas durante os meses de março e abril. No decorrer do curso foram confeccionadas diversas peças; das quais duas foram sorteadas entre as alunas no findar do curso. O curso de costureiro realizado em Itamarandiba teve como objetivo ofertar qualificação adequada para o mercado de trabalho.

Prefeitura de Itamarandiba e Fundação Aperam Acesita A união firmada entre Prefeitura e Aperam BioEnergia é uma das mais sólidas. Além de parcerias para executar obras em todo o município, recentemente outra foi firmada e não obstante das demais trouxe grandioso beneficio à população da comunidade de Setúbal. Trata-se do projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Agricultura e aprovado pelo Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita 2013, no valor total de R$ 15.435,49. Esse montante serviu para implantar na localidade de Setúbal uma fábrica para produção de peças de lingerie. O empreendimento, que atenderá inicialmente 10 famílias (aproximadamente 30 pessoas da região), ainda conta com o apoio da Arquidiocese de Diamantina e do Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba; este através do Senar Minas vai fornecer treinamentos. A fábrica de lingerie para a comunidade de Setubal foi projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Agricultura que encontrou na Fundação Aperam Acesita parceria ideal.

Parceria Minas Olímpica: JEMG 2014 A Secretaria Municipal de Esportes em parceria com o Programa Minas Olímpica, promoveu nos dias 25 e 26 de abril, no Ginásio Poliesportivo Municipal, os jogos classificatórios das escolas que representarão o município de Itamarandiba nos Jogos Estudantis de Minas Gerais (JEMG) 2014. As equipes de 10 escolas, 03 da zona rural e 07 da sede municipal, se enfrentaram em jogos de futebol de salão nas modalidades I e II, classificadas por categorias feminino e masculino.

Participaram das competições: E. E. São João Batista, E. E. Cel. Jonas Câmara E. E. Mestre João Silvério, E. E. Mestra Bezinha Gandra, E. E. Alfredo Rabelo, E. E. Padre João Afonso, E. E. Betina Gomes, E. M. Criança Feliz, E. M. Joaquim Moreira Pereira e o Colégio Conexão. Sagraram-se campeãs: E. E. Mestre João Silvério (torcida mais animada e participativa), E. E. Cel. Jonas Câmara (campeã nas duas categorias da modalidade I) e E. E. São João Batista (campeã em ambas as categorias na modalidade II).

Produção Gráfica: Pedro Paulo Carvalho


7

facebook.com/ascom.itamarandiba

Prefeito e Vereadores: União em prol de Itamarandiba

E

m demonstração de união em busca do melhor para nosso município, o Prefeito de Itamarandiba, Erildo Gomes e vereadores municipais, têm unido forças para cobrarem de órgãos públicos e dos Governos Estadual e Federal melhorias e investimentos para Itamarandiba. Recentemente, o Prefeito e 08 dos 13 vereadores estiveram em Belo Horizonte onde participaram de reuniões na Copasa, CEMIG, Cedec e várias Secretarias de Estado. Nos encontros muitos assuntos foram abordados. Além dessa ida à capital, os representantes do executivo e do legislativo municipal vêm exigindo, com veemência, que COPASA (COPANOR) e CEMIG solucionem os problemas oriundos dos maus serviços prestados, por elas, à população itamarandibana. Reunião com representantes da COPASA, COPANOR e CEMIG tem acontecido sistematicamente entre Prefeito, Vereadores e representantes desses órgãos.

Celular nos distritos: Vivo fará a cobertura

O

Governador de Minas Antonio Anastasia e o Presidente da Telefônica/Vivo, Antônio Carlos Valente, assinaram, em março, o termo de compromisso para que a empresa implante, em breve, a cobertura celular nos 692 distritos de 359 municípios mineiros, dentre eles, três de Itamarandiba; Contrato, Penha de França e Padre João Afonso. A assinatura dos documentos para que a VIVO opere nos três distritos de Itamarandiba foi feita no Palácio Tiradentes com a presença do Prefeito Erildo Gomes.

Itamarandiba recebe mais três médicos cubanos

D

epois de receber, com muita alegria, os médicos cubanos, Dr. Ivan Crespo e Dra. Yolainy Garcia Quintana, que hoje prestam excelentes trabalhos, respectivamente, nos PSF’s Dr. Sebastião Gusmão e de Contrato, o município de Itamarandiba abre as portas e dá boas vindas aos compatriotas deles que irão residir e trabalhar nos distritos de Penha de França, Pde. João Afonso e Santa Joana. Sendo eles: Dr. Jorge Luis Pérez Léon, Dra. Farah Maria Kimdelén Mercerón e Dr. Jorge Félix Prat Ricardo. Os três fazem parte do Programa Federal “Mais Médicos”, já chegaram à Itamarandiba e nos próximos dias começarão atender a população dessas comunidades. Pela primeira vez na história, o PSF de Penha de França terá um médico fixo. Dr. Jorge Luis Pérez Léon (1º à esquerda) vai morar na localidade e atenderá a população do distrito e comunidades adjacentes.

Itamarandiba recebe comissão da ALMG e cobra efetivação em ações na área da Segurança Pública

A

Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu, em abril, na nossa cidade, uma audiência pública para debater a falta de efetivo policial, o aumento da criminalidade no município e os deslocamentos de viaturas para o plantão regionalizado na cidade de Capelinha. Após muitas cobranças, por parte da população e dos poderes executivo e legislativo municipal, foram feitos requerimentos que solicitavam, dentre outras coisas, que: • Seja feita a transformação do pelotão de Itamarandiba em companhia independente, • Haja aumento do efetivo Policial Civil e Militar, • Se realize, em caráter emergencial, uma força tarefa no município.

Produção Gráfica: Pedro Paulo Carvalho

Com o argumento de que a distância entre Aricanduva e Capelinha são 22 km de asfalto e de Aricanduva à Itamarandiba são 45 km de terra; o Vice-prefeito, Valdessi Fernandes (Piká), uma das autoridades presentes à audiência, propôs que Aricanduva passe a pertencer a comarca capelinhense e não mais a de Itamarandiba.


8

Publicação da Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Aeroporto de Itamarandiba: Melhorias à vista

E

m meados de 2013, o Juiz de Direito da Comarca de Itamarandiba, atendendo pedido da Prefeitura Municipal, homologou a desapropriação de 28.5 hectares de terra que até então estavam em nome da empresa Aperam BioEnergia. Essa área refere-se ao local onde se encontra o aeroporto de Itamarandiba. O pedido de desapropriação da área foi apenas uma das etapas para que o município consiga buscar recursos que viabilizem a estruturação do local. Com a documentação regularizada, o Prefeito de Itamarandiba, já se movimenta para angariar recursos para que o local possa receber pavimentação. Destacando que a obra terá investimento relativamente baixo, uma vez que a topografia do local, o cascalhamento e a compactação do solo estão em excelentes condições de uso, o Prefeito Erildo Gomes, em recente reunião com o Secretário de Estado, Sr. Danilo de Castro, solicitou que o Governo atentasse aos benefícios que a pavimentação traria à Itamarandiba e aos cerca de 10 municípios da região; que juntos totalizam uma população de aproximadamente 100 mil pessoas.

O aeroporto de Itamarandiba caso seja pavimentado atenderá uma população regional de aproximadamente 100 mil pessoas.

Prefeito Erildo Gomes e Secretário de Estado, Danilo de Castro, discutem sobre pavimentação do Aeroporto de Itamarandiba.

Lixo na rua? Só na hora da coleta: Fique atento aos horários da coleta de lixo no seu Bairro. Cidade limpa! Um compromisso meu, seu, nosso!

A coleta de lixo é feita de segunda à sábado nos seguintes horários: Bairro São Geraldo: Bairro 1º de Maio: Bairro Fazendinha: Bairro Bom Jesus: Bairro Centro: Bairro Florestal:

14:00 às 17:00 horas (região do hospital); 18:00 às 20:00 horas (demais regiões) 07:00 às 11:00 horas 12:00 às 16:00 horas 09:30 às 12:00 horas 18:00 às 20:00 horas 07:00 às 09:00 horas

Atenção! O recadastramento imobiliário está chegando à Itamarandiba. A Prefeitura Municipal, através da Fundação Israel Pinheiro, vai realizar o recadastramento imobiliário em todas as regiões de Itamarandiba. Todos os imóveis serão recadastrados. O objetivo é conhecer melhor nosso município para que ele possa crescer de forma organizada e bem planejada. Contamos com sua colaboração. Abra as portas para o recadastrador credenciado que estará uniformizado e identificado.

Revitalização chegada de Itamarandiba

A

Prefeitura de Itamarandiba, através da Secretaria Municipal de Obras, está realizando a revitalização completa da chegada da cidade (entrada Carbonita/Coluna/Senador M. Gonçalves). Esta obra é composta por vários serviços complementares ao acesso viário; sendo eles: drenagem superficial (meio-fio e sarjeta), serviço de iluminação (assentamento de postes e instalação de luminárias) e a sinalização horizontal (pintura de faixas e assentamento de taxas refletivas, também, conhecidas como “olho de gato”. Além de proporcionar mais segurança à condutores e pedestres, a obra vai dá uma nova estética à nossa cidade. É a Prefeitura de Itamarandiba trabalhando pra você!

Produção Gráfica: Pedro Paulo Carvalho


Informativo prefeitura itamarandiba março abril 2014