Page 1

Higiene e Alimentação


Índice Introdução…………………………………………………………………………………….3 Com este trabalho pretendemos:……………………………….……………………….…4 Objetivos da higiene……………………………………………………………………...….5 Objetivos da alimentação ………………………………………..……………………...….6 I - História “ A Bruxinha e a escova dentes”………………………………..……….….…7 II- Cartaz da higiene e alimentação……………………………………………….……….7 III- Higiene (mãos) ……………………………………………………..…………..………..7 IV- Higiene (lavagem dos dentes) …………………..……………………………..…….10 V - Alimentação (sopa) ………………………………….………………………..……….11 VI - Alimentação (salada de fruta) ……………………………...………………...……...15 Avaliação Final……………………………………………………………………………...18

2


Introdução Os hábitos de higiene e os comportamentos alimentares são importantes, para conduzirem qualquer criança à saúde e ao bem-estar. Torna-se por isso fundamental, trabalhar desde muito cedo estas temáticas para o sucesso do processo ensino aprendizagem. Atendendo a que o grupo no presente ano letivo, é constituído por crianças só de três anos, as estratégias e a metodologia a utilizar serão simples, e procurarei incluir recursos audiovisuais apelativos por forma a despertar o interesse de todos. Estas atividades decorreram durante o mês de outubro. “Levar uma criança a descobrir o seu próprio corpo e a sua relação com o mundo é um passo fundamental para a formação da sua identidade (...) Será, portanto, através da observação, da análise, da reflexão e da manipulação dos novos conceitos de vida/saúde/doença que o jovem irá incorporando hábitos e conhecimentos indispensáveis para manter ou adquirir saúde e conquistar melhor qualidade de vida” (Darcy Ribeiro, 1985)

3


Com este trabalho pretendemos:  Levar as crianças a perceber que além de cuidar da própria saúde, desfrutam de momentos de prazer, de sociabilização e de transmissão de cultura  Que as crianças conheçam as necessidades biológicas e energéticas ao bom funcionamento do seu organismo.

 Refletir em conjunto, crianças e educadora, sobre as aprendizagens conseguidas ao longo do período de tempo em que decorrerá este trabalho.  Dar a conhecer as atividades desenvolvidas na sala

4


Objetivos da higiene Incutir na criança hábitos de higiene Desenvolver a orientação e a aprendizagem de alguns conceitos de higiene Mostrar autonomia na realização de hábitos de higiene, de alimentação e saúde. Identificação de alimentos, das suas propriedades e da sua relação com a higiene horal.

5


Objetivos da alimentação Criar atitudes positivas face aos alimentos e à alimentação; Encorajar a aceitação da necessidade de uma alimentação saudável e diversificada; Promover a compreensão da relação entre a alimentação e a saúde; Promover o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.

6


I–

História - apresentação de uma história em Powerpoint “ A Bruxinha e a escova dos dentes” http://issuu.com/ermelindacastro/docs/14_10_2013_a_bruxinha_e_a_escova_de_af6afa9b528de3

II –

Cartaz - elaboração de um cartaz sobre a higiene e alimentação

III – Higiene (mãos) - atividade prática - acompanhar as crianças na ida à casa de banho e ensinar a lavar as mãos corretamente. 7


Já sei lavar as mãos sozinha. (Alexandre)

Para um maior incentivo e como forma de autoavaliação, criamos uma grelha para as crianças assinalarem, em grupo, quem ainda precisava de ajuda ou não, para lavar as mãos. Em seguida visualizamos um vídeo.

8


Lavo As m達os

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Com ajuda Sem ajuda PS: Os algarismos substituem os nomes

N達o preciso de ajuda

Preciso de ajuda

Link sobre lavar as m達os: http://jardimsaudavel.blogspot.pt/search/label/higiene

9


IV –

Higiene (lavagem dos dentes) - lemos e exploramos, a história “Kiko o dentinho de leite”. Fizemos uma atividade de expressão plástica e criamos uma grelha para assinalar quem, em casa, escova os dentes sozinho ou não.

http://issuu.com/ermelindacastro/docs/kiko_-o_dente_de_leite

A minha escova é rosa. (Bruna)

A minha pasta é pequena. Eu ponho sozinha. (Luiza)

Bruna

10


Lavo os dentes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Com ajuda Sem ajuda PS: Os algarismos substituem os nomes

Não preciso de ajuda

Preciso de ajuda

V –

Alimentação (sopa) - na sequência da história da Bruxinha, falamos da importância dos legumes na higiene oral e no crescimento das crianças. Conhecemos alguns legumes, aprendemos o nome deles, fizemos atividades de expressão plástica, seriações e criamos também uma tabela para incentivar à aprendizagem e a nomeação. 11


Sabe o nome

Sei

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

N達o sei

12


Com os legumes trabalhados, fizemos uma sopa. (2ª atividade prática)

São muitos legumes

Eu vou comer a sopa toda, na cantina

A sopa da minha mãe é assim

13


Para não esquecer a nossa sopa, fizemos carimbagem com os dedos na tampa de uma panela que continha as imagens dos legumes que lá colocamos. A minha mãe não põe cebola. (Luís)

Eu também quero dizer! (Rafael)

https://www.youtube.com/watch?v=4b9CXFg5m5M

(confeção da nossa sopa)

14


VI – Alimentação (salada de fruta) -Também, na sequência da história da Bruxinha, falamos da importância da fruta na higiene oral bem como no crescimento das crianças. Conhecemos alguns frutos, fizemos uma salada de fruta, aprendemos o nome deles, fizemos seriações, atividades de expressão plástica e criamos também uma tabela para incentivar a aprendizagem do nome e reconhecimento dos frutos (3.ª atividade prática)

Não gosto de salada, só gosto de banana. (Mafalda)

15


Sabe o nome

Sei

1 2

3

4

5

6

7

8

9 10 11 12 13 14 15

N達o sei .

16


Atividades de expressão plástica desenvolvidas. Seriação de frutos. http://issuu.com/ermelindacastro/docs/frutos_para_colorir (podes colorir outros fruto, abre o linK)

Esta é a cenoura, este não sei. (Mariana)

A maçã e a pera não são da mesma cor. (Sara) 17


Avaliação Final Penso que os objetivos que tracei para a temática “ Higiene e alimentação” foram atingidos. As crianças aderiram com entusiasmo às atividades propostas. Ganharam incentivo para uma maior autonomia quanto à higiene pessoal. Na cantina ouve evolução, em relação a comer a sopa e a fruta, pois algumas crianças já o fazem por iniciativa própria não necessitando de ajuda. Na minha opinião as grelhas também foram importantes pois permitiram às crianças fazerem a sua própria autoavaliação. Alguns pais revelaram agrado pela evolução verificada, o que denota que as crianças conseguiram levar para casa as aprendizagens adquiridas no jardim-de-infância. As atividades de expressão plástica foram do agrado das crianças. Verificaram-se também melhorias ao nível da expressão oral na dicção e no alargamento do vocabulário

18


Fim Intervenientes: Crianças do jardim-de-infância Educadora: Ermelinda Castro Local: Vila Nova de Gaia

19

Higiene e Alimentação  

Trabalho para a Formação

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you