Issuu on Google+

Plante essa ideia

SAGRI SESPA


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

COMISSÃO ESTADUAL DE AGROTÓXICOS

Consulte sempre o seu profissional de assistência técnica. Nada melhor do que ter uma alimentação saudável à base de frutas, verduras e legumes de qualidade. É pensando nisso que apresentamos a você o Guia do Produtor Rural: com recomendações necessárias para o uso correto e seguro dos agrotóxicos no controle e combate às pragas, doenças e plantas daninhas que afetam o cultivo dos produtos de origem vegetal no campo. Aqui, você encontrará um guia prático que irá informar como proceder desde o processo de compra dos agrotóxicos até a destinação final das embalagens vazias, de acordo com a Legislação vigente.

Siga corretamente o passo a passo orientado e seja um produtor rural consciente. Telefones úteis: SAMU 192 Corpo de Bombeiros 193 Hospital Barros Barreto 3201-6600

Plante essa ideia


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

COMISSÃO ESTADUAL DE AGROTÓXICOS

Higiene

como comprar

Cuidados com a higiene também são fundamentais para evitar danos à saúde. Siga nossas recomendações:

Acaricida, herbicida (mata-mata), inseticida (formicida), fungicida, nematicida, entre outros tipos de produtos químicos usados como agrotóxicos são venenos. Portanto, deve-se ter uma atenção redobrada na hora da compra, realizando-a de forma correta.

• •

• •

Lave bem as mãos e o rosto antes de comer, beber ou fumar; Depois do trabalho, lave as roupas usadas na aplicação separadas das roupas da família; Tome banho com bastante água e sabonete, lavando bem o corpo; Use sempre roupas limpas.

Primeiros socorros Em casos de contaminação por agrotóxicos, não se desespere: procure a embalagem do produto que o contaminou e siga as suas instruções. Consulte um médico, em seguida.

• • • • • •

Agrotóxicos devem ser comprados somente com a receita agronômica; Depois de efetuar a compra, exija nota fiscal; Fique atento ao prazo de validade; Recuse embalagens danificadas; Verifique se o rótulo e a bula estão legíveis; Verifique na nota fiscal o endereço de devolução das embalagens vazias.

Para obter uma receita agronômica, procure um Engenheiro Agrônomo ou Florestal. Só ele pode emitir a receita que possibilitará à venda dos agrotóxicos e, também, dará todas as orientações necessárias sobre os produtos químicos que você vai precisar.

Salve vidas: •

• • • •

Siga as instruções de primeiros socorros do rótulo ou da bula do produto; Dê banho e vista uma roupa limpa na vítima Leve-o imediatamente para o hospital; Apresente ao médico o rótulo ou a bula do produto; Ligue para o telefone de emergência do fabricante, informando o nome e a idade do paciente, o nome do médico e o telefone do hospital.

Tem que ter a receita!


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

COMISSÃO ESTADUAL DE AGROTÓXICOS

O Produtor rural deve fornecer EPI e treinar o trabalhador que vai lidar com os agrotóxicos. O trabalhador que se recusar a usar EPI na hora do trabalho está sujeito à demissão por justa causa.

Só vale transportar na caminhonete!

BONÉ ÁRABE

ÓCULOS RESPIRADOR

MACACÃO DE CORPO INTEIRO

Armazenamento adequado é indispensável.

AVENTAL IMPERMEÁVEL

Transporte seguro

LUVAS

Por ser uma carga tóxica, os agrotóxicos devem ser transportados de forma segura, para que não haja nenhum incidente durante o percurso até o local de armazenamento. • • •

O transporte apropriado de agrotóxicos é em uma caminhonete; Não se devem transportar agrotóxicos junto com pessoas, animais, alimentos, rações ou medicamentos; A nota fiscal do produto deve ser transportada sempre junto de agrotóxicos, de acordo com a legislação de transportes perigosos.

É obrigatório o uso de EPI na hora do trabalho.

BOTAS


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

COMISSÃO ESTADUAL DE AGROTÓXICOS

Armazenamento adequado Não lave as embalagens flexíveis que já tiveram o seu conteúdo usado. Siga este procedimento: 1. Esvazie completamente quando estiver usando e depois guarde dentro de um saco plástico padronizado; 2. Feche o saco plástico e o identifique; 3. Adquira o saco plástico padronizado no seu revendedor.

Dentro da propriedade do produtor rural, os agrotóxicos têm que ser armazenados em um local apropriado para evitar possíveis problemas. O seu manuseio dentro da instalação também deve ser cuidadoso. • • •

Atenção! Somente embalagens rígidas (plástica, metálica e de vidro) que usem água para diluição de agrotóxicos podem passar pelo processo de Tríplice Lavagem.

Não lave embalagens flexíveis usadas. Adquira o saco apropriado para descarte com o seu revendedor.

Deve-se ter um depósito adequado de alvenaria para o armazenamento de agrotóxicos, distante e separado de outros locais de acesso público; Organize o armazenamento de agrotóxicos por tipo. Sempre separados de alimentos, rações animais, medicamentos e sementes; Deixe o depósito trancado para evitar que pessoas não autorizadas, crianças e animais entrem no local.

Preparo de calda

Cuidado, veneno!

Na hora de preparar a calda para fazer a utilização de agrotóxicos, o usuário precisa seguir as orientações que vêm descritas na embalagem do produto. É importante também usar EPI (Equipamento de Proteção Individual) para evitar acidentes que podem ocorrer durante o manuseio. • • • •

Primeiramente, leia o rótulo e a bula do produto químico que irá usar; Atente-se para o uso de EPI obrigatório para proteger a sua saúde; Manipule os produtos fora do alcance de crianças, animais e pessoas desprotegidas; Prepare a calda com água limpa para evitar o entupimento dos bicos do pulverizador.


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

COMISSÃO ESTADUAL DE AGROTÓXICOS

Lavagem das embalagens A pessoa que vai aplicar, na hora da utilização dos agrotóxicos, precisa estar atento para que possa fazer uma aplicação correta e eficiente, matando e combatendo as pragas. Assim como também tomar precauções pessoais para não sofrer acidentes. • • • • • •

Nunca use equipamentos com defeito ou vazamento; Lave o pulverizador e verifique seu funcionamento após cada dia de trabalho; Siga o manual de instruções do fabricante do equipamento pulverizador e saiba como calibrá-lo da maneira adequada; Cuidado com a pressão excessiva na bomba: ela causa deriva e perda da calda de pulverização; Verifique a velocidade do vento na tabela, para evitar a deriva; Fique atento à umidade relativa do ar.

+ regras importantes • • • • •

Sempre use EPI para aplicar agrotóxicos; Evite aplicar agrotóxicos nas horas mais quentes do dia; Não coma, não beba e não fume durante a aplicação; Não desentupa bicos com a boca. Revise e faça manutenção de tempo em tempo nos pulverizadores, trocando mangueiras e bicos danificados;

Cuidado com vazamentos no equipamento.

Lavagem Sob Pressão

Esvazie totalmente o conteúdo da embalagem no tanque pulverizador.

Encaixe a embalagem vazia no funil instalado no pulverizador e acione o mecanismo para liberar o jato d’água.

Direcione o jato d’água para todas as paredes internas da embalagem por 30 segundos.

Transfira a água de lavagem para o interior do tanque do pulverizador.

Realize esse procedimento somente em pulverizadores com acessórios adaptados para a Lavagem Sob Pressão. A lavagem deve ser realizada quando estiver preparando a calda.

Perfure o fundo de embalagens plásticas ou metálicas.


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

COMISSÃO ESTADUAL DE AGROTÓXICOS

Lavagem das embalagens Fique de olho no calendário e respeite o período de carência que vem escrito na receita agronômica e na bula do produto, para não colher os vegetais com resíduos de agrotóxicos acima do permitido.

Tríplice Lavagem

REPITA

3x

Esvazie totalmente o conteúdo da embalagem no tanque pulverizador.

Adicione água limpa à embalagem até ¼ do seu volume.

Tampe bem a embalagem e agite-a por 30 segundos; Despeje a água de lavagem no tanque do pulverizador.

Marcando no calendário não dá pra esquecer. Perfure o fundo de embalagens plásticas ou metálicas.

Atenção! Somente embalagens rígidas (plástica, metálica e de vidro) que usem água para diluição de agrotóxicos podem passar pelo processo de Tríplice Lavagem.

Após a lavagem, faça sempre a devolução das embalagens vazias.

Fique atento ÚLTIMA APLICAÇÃO > PERÍODO DE CARÊNCIA > COLHEITA


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

COMISSÃO ESTADUAL DE AGROTÓXICOS

embalagens É importante que o produtor e o trabalhador rural conheçam os tipos de embalagens de agrotóxicos que estão lidando: laváveis e não-laváveis. Assim, podem saber como manusear cada uma e o que fazer após o uso do produto contido nelas.

Toda embalagem de agrotóxicos, após o uso, deve ser destinada a um local adequado. Jamais jogue no lixo. Evite danos à saúde humana e ao meio ambiente. A legislação brasileira obriga o agricultor a devolver as embalagens de agrotóxico nas Unidades de Recebimento de embalagens. O endereço para devolução das embalagens vazias vem escrito na nota fiscal do produto, verifique qual o mais próximo de sua localidade.

Fique por dentro do tipo de embalagem Embalagens rígidas:

Embalagens laváveis:

Importante!

Destinadas a produtos para tratamento de sementes, Ultra Baixo Volume (UBV) e formulações oleosas.

Embalagens rígidas de plástico, metal e vidro que contêm agrotóxicos a serem diluídos em água.

Embalagens vazias de agrotóxicos, recicláveis ou não (1 ano contado após a compra dos produtos), devem ser devolvidas ao estabelecimento onde foi comprado ou em unidades de recebimento.

Embalagens flexíveis: Sacos ou saquinhos plásticos de papel, metalizado, misto ou de outro material flexível. Embalagens secundárias: Caixas de papelão e cartuchos de cartolina, fibrolatas e embalagens termomoldáveis que não entram em contato com a embalagem principal do produto.

Embalagens não-laváveis: Embalagens secundárias ou flexíveis e rígidas que não precisam de água para o preparo do produto.

Todas as embalagens de agrotóxicos devem ter uma destinação final de acordo com o prescrito na sua receita agronômica.


Cartilha Agrotóxicos