Page 1

9 O GUIA DEFINITIVO


Renderize seus Prรณprios Projetos | www.3dm.com.br

Farnsworth House - Mies van der Rohe


Imagem do Curso de Lumion

04.

Introdução

06.

Ciclo do 3D

16.

Início

18.

Navegação

20.

Materiais

24.

Renderização

28.

Animação

31.

Conclusão


INTRODUÇÃO Essa apostila é um guia de referência rápida. Nela eu explico as principais funcionalidades do Lumion 9 e como utilizá-las. É um kit de sobrevivência para aqueles que estão iniciando nesse poderoso renderizador. O Lumion é um software de renderização com uma interface amigável, que te permite ver em tempo real como está ficando o seu projeto. Por ser totalmente baseado na placa vídeo do seu computador, ele renderiza a uma velocidade absurdamente rápida! Além de conter uma enorme biblioteca de blocos, texturas e sons de altíssima qualidade o Lumion oferece ferramentas de animação e edição de vídeo. Bons estudos!

04


Esse guia foi feito com base no nosso consagrado curso de Lumion. Procurei colocar os principais aspectos desse renderizador de forma clara e didรกtica afim de ajudar os profissionais de projeto a agregar ainda mais valor ao seu trabalho. Esse manual foi feito para todos que precisam renderizar os seus 3Ds com qualidade. Ele pode servir tanto para arquitetos, estudantes e projetistas quanto designers de interiores, desenhistas industriais e profissionais do mercado moveleiro. Bom proveito!

Diogo Moita

Imagem do Curso de Lumion

www.3dm.com.br 05


Ciclo do 3D Tudo o que vocĂŞ precisa para desenvolver maquetes eletrĂ´nicas profissionais

Imagem do Curso de Lumion


CICLO DO 3D

www.3dm.com.br

Você vai precisar de pelo menos 6 coisas para desenvolver uma maquete eletrônica realista: um software CAD; um software de modelagem 3D; blocos 3D; texturas; um software de renderização 07

e um editor de imagens. Tudo isso rodando em um bom computador, é claro. Eu coloquei esses elementos em ordem e batizei essa sequência de Ciclo do 3D.


1–SOFTWARECAD

Todos os seus clientes, fornecedores e muito provavelmente você também utiliza um software CAD para desenvolver os projetos. Isso é básico e crucial. Sem um software CAD você não conseguirá visualizar e exportar os desenhos do projeto. O mais utilizado no mercado é o AutoCAD então esse é o primeiro item que você vai precisar para desenvolver suas maquetes. Além de visualizar os desenhos, você deve limpálos. Deletar o excesso de informação e exportálos no formato compatível com seu software de modelagem 3D. Normalmente o formato dwg é aceito por todos.

www.3dm.com.br 08


LUMION-DWG Além disso para quem gosta de trabalhar com o AutoCAD, o Lumion também pode importar arquivos DWG e DXF sem nenhum problema, mas para isso é preciso acessar o site dos desenvolvedores e baixar uma extensão que é gratuita.

www.3dm.com.br 08


2-SOFTWARESDE MODELAGEM3D Com os desenhos em mãos você vai precisar modelar sua maquete e pra isso você vai precisar de um software de modelagem 3D. Muitos dos softwares de modelagem 3D agregam outras funções inclusive renderizadores nativos mas essa não é uma regra. Os softwares de modelagem 3D mais utilizados no mercado são o SketchUp, 3ds Max, Blender, Maya, Modo, Cinema 4D e Revit A 3DM possui cursos de modelagem 3D específicos para a modelagem de cenas externas e também internas tanto para SketchUp quanto 3ds Max. A regra de ouro: seja caprichoso e utilize o mínimo de faces possível. Quanto mais leve sua modelagem ficar, melhor!

www.3dm.com.br 09


3-BLOCOS Pronta a modelagem da arquitetura passamos para a aplicação do molho. O termo pode parecer engraçado mas é realmente utilizado no meio e se refere a colocação de blocos e detalhes que irão enriquecer a cena: pessoas, plantas, móveis, carros, instalações elétricas etc. A qualidade dos blocos é um ponto crítico nesse momento. Existem muitos blocos ruins no mercado, então cuidado! Além de diminuir o valor do seu projeto eles podem danificar seu arquivo. Sim, isso é sério. É muito comum o arquivo corromper por conta de blocos com problemas. A regra de ouro nessa fase é ser detalhista e não ter preguiça. Coloque muitos objetos na sua cena e evite blocos gratuitos e o Armazém 3D. Uma coisa que facilita bastante o trabalho é ter um bom acervo à mão e para isso a 3DM oferece várias coleções de blocos para o Lumion com os materiais prontos para renderizar. Confira: http://bit.ly/2MH4LjQ

www.3dm.com.br 10


4-TEXTURAS Terminada a etapa de colocação do molho você deve aplicar os materiais. E para criar materiais realistas de qualidade você vai precisar de boas texturas. De nada adianta criar materiais elaborados, com reflexos e transparência se você utiliza imagens pequenas e com emendas. Não existe nada mais triste do que ver uma maquete bem modelada sobre um gramado com textura toda repetida. Não faça isso. O Lumion oferece uma quantidade enorme de materiais prontos e de altíssima qualidade para você utilizar nos seus projetos otimizando assim o seu Workflow de trabalho. Nessa etapa do desenvolvimento do seu trabalho também é importante que você tenha em mãos um bom acervo de texturas. As texturas devem ter boa resolução e pouca repetição.

www.3dm.com.br 12


MEGA PACK

Matheus Vinicius – aluno do Curso de Lumion 8

www.3dm.com.br

Assim como na etapa de colocação do molho, para que você não perca tempo procurando texturas na internet é importante ter uma grande biblioteca de imagens à mão. Aqui na 3DM nós utilizamos o Mega Pack de Texturas (Confira: http://bit.ly/2HZuXBF). Com ele aqui nos HDs dos computadores do estúdio, são poucas as situações em que temos de recorrer a internet. 13

Só para deixar claro, texturas e materiais são coisas distintas. Um material possui propriedades como reflexão, transparência e relevo. Para criar esses materiais nós utilizamos texturas. Ou seja, texturas são as imagens que nós utilizamos para criar os materiais. Os formatos mais comuns de texturas são jpg, png, tif e bmp.


5 -RENDERIZADOR A principal vantagem do Lumion com certeza é a velocidade com que ele renderiza, seja imagens estáticas, panorâmicas ou animações. Além disso o software foi desenvolvido para tornar a vida do usuário mais prática, visando diminuir o tempo gasto para produzir uma cena. Ele conta com vários Presets de render, um para cada ocasião de cena e vários outros efeitos que tornam a composição ainda mais real. Vale notar que a versão 9 do Lumion contém bibliotecas de mapas HDRI. Essas imagens podem ser utilizadas na iluminação da cena e conferem uma qualidade ainda maior ao render. A 3DM oferece um excelente curso Lumion! Nossa metodologia é clara, fácil de se entender e em caso de dúvidas damos todo o suporte que é preciso para aprender o que é ensinado nas aulas. Link do curso: http://bit.ly/2wGdIis

www.3dm.com.br

14


6 –EDITOR DE IMAGEM Por fim, a última coisa de que você vai precisar nesse processo é um editor de imagens. Nós usamos o editor de imagens para corrigir as cores, brilho, contraste, fazer o ajuste fino da iluminação, adicionar mais emoção ao trabalho e trocar o plano de fundo. Esse processo é normalmente chamado de pósprodução e os softwares mais utilizados são o Gimp (gratuito), Corel Photo-Paint e principalmente o Adobe Photoshop. No Curso de Pós-Produção com Photoshop (Confira: http://bit.ly/2KxtcgL) ministrado aqui na 3DM, nós ensinamos as principais técnicas utilizadas pelos profissionais de maquete eletrônica para finalizar seus trabalhos. www.3dm.com.br 15


INĂ?CIO

Tudo o que vocĂŞ precisa para dar os primeiros passos


TELAS INICIAIS Quando iniciamos o programa podemos escolher entre 6 telas iniciais. Cada uma delas possui um cenário predefinido para começar a trabalhar em determinados tipos de situações. A cena padrão é uma paisagem simples, não contém nada em volta. Isso facilita bastante na hora da criação de um cenário próprio para o projeto. Vale lembrar que todos os cenários são facilmente editáveis e você pode escolher uma outra tela para iniciar o seu trabalho.

www.3dm.com.br 17


NAVEGAÇÃO A navegação do programa é bastante intuitiva e se assemelha muito com um jogo em primeira pessoa. Podemos controlar em que direção queremos ir através das mesmas teclas que são utilizadas em jogos FPS, por exemplo.

www.3dm.com.br 18


BARRA DE FERRAMENTAS No Lumion praticamente tudo é configurado através dessa barra principal que fica no canto esquerdo inferior da tela. É através dela que importamos modelos, configuramos os materiais, alteramos o terreno e mudamos a iluminação do projeto.

www.3dm.com.br 19


MATERIAIS Um dos principais segredos para se criar imagens realistas é caprichar nos materiais. Eu vou te ensinar o básico aqui nessa apostila mas esse assunto pode ter muitos desdobramentos e eu te aconselho ir a fundo nisso. Os principais mandamentos para criação de materiais profissionais são: texturas de boa qualidade, configure as propriedades físicas do material e abuse nos reflexos. Para editar os materiais clique no ícone do baldinho de tinta e selecione o material que deseja configurar. Repare que todos os materiais não editados ficarão com a cor verde ao passar o mouse por cima e os materiais que já foram editados ficarão com a cor amarela. Isso ajuda na identificação dos materiais que ainda não foram configurados.

www.3dm.com.br 20


MATERIAIS No editor de materiais, podemos escolher entre diversos tipos de materiais prontos. Eles podem ser utilizados para substituir o que aplicamos na hora da modelagem ou escolher a opção Standard, que serve para editar a textura que foi colocada no modelo.

www.3dm.com.br 21


MATERIAIS Os materiais no Lumion podem ser facilmente editados através desse sistema de barrinhas que é muito prático e eficiente. O resultado pode ser visto em tempo real na Viewport do pragrama.

www.3dm.com.br 22


21


RENDERIZAÇÃO

Após editar todos os materiais, clique no ícone de renderização de imagens que está localizado no canto inferior direito da tela. Ele é simbolizado pela figura de uma câmera fotográfica.

www.3dm.com.br 25


RENDERIZAÇÃO

Ao abrir a nova aba para configurar as imagens que serão renderizadas do projeto, clique em Custom Style. Essa funcionalidade te permite escolher entre os vários estilos prontos de renderização: cenas internas, externas, cenas noturnas, etc. Ou então, você pode selecionar novamente Cutom Style e adicionar apenas os efeitos que deseja.

www.3dm.com.br

25


www.3dm.com.br


www.3dm.com.br


ANIMAÇÃO O processo de criação de animação é muito parecido com o do SketchUp. Primeiro é preciso clicar no ícone simbolizado por uma fita de filme. Em seguida escolha um dos ângulos do projeto e salve essa posição. Coloque a câmera em outro ângulo e salve novamente essa posição. O Lumion irá renderizar o movimento da câmera entre os diversos ângulos salvos. É bem fácil!

www.3dm.com.br

28


ANIMAÇÃO Para animar objetos é preciso criar o caminho por onde você quer que eles se desloquem. E por fim, quando for renderizar a imagem final ou a animação, escolha um tamanho grande. Quando renderizamos a imagem em alta resolução, surgem vários detalhes que não apareciam em baixa resolução. Então sempre produza a imagem final em alta resolução.

www.3dm.com.br

29


26


ConclusĂŁo Apenas uma pincelada, a ponta do iceberg.

Imagem do Curso de Lumion


É FÁCIL

Imagem do Curso de Lumion

Nessa apostila, falamos brevemente apenas sobre os pontos principais do processo de renderização. Foi apenas uma pincelada, mostramos a pontinha do iceberg. O Lumion possui muitos outros recursos fantásticos que sequer foram mencionados. Além de ser um renderizador completo, ele é intuitivo, fácil de se trabalhar e o resultado é incrível. www.3dm.com.br 32

Se você quiser saber mais, entre no nosso site. Lá você vai encontrar cursos, tutoriais, bibliotecas, texturas, blocos e softwares. Confira: http://bit.ly/2wH5xlL a 3DM ou acesse www.3dm.com.br


Renderize seus Prรณprios Projetos - www.3dm.com.br

Imagem do Curso de Lumion

Profile for Arquiteto Independente

Apostila de Lumion 9  

Apostila de Lumion 9. Principais comandos para ter excelência nos trabalhos profissionais. ______--->>> Tenha acesso a um dos MELHORES e mai...

Apostila de Lumion 9  

Apostila de Lumion 9. Principais comandos para ter excelência nos trabalhos profissionais. ______--->>> Tenha acesso a um dos MELHORES e mai...

Profile for erickroc
Advertisement