Page 1

Roteiro Referencial

ESTUDO DE CASO

Pesquisa e Prรกtica Interdisciplinar II


O Estudo de Caso 1º Momento: um processo de aprendizagem, de produção de conhecimento e de Prática Profissional 2º Momento: um processo de reflexão sobre a produção de conhecimento: O estudo de caso na perspectiva disciplinar e interdisciplinar 3º Momento: um processo de escolha dos recursos metodológicos e técnicas de pesquisa para o Estudo de Caso


Teoria x Prática  O caso é algo que aconteceu e, portanto, é uma experiência verdadeira.  Por isso, quando estudamos um caso temos a oportunidade de abordar conceitos anteriormente estudados, num ambiente real.  Isto conduz a outra característica do estudo de caso: não teria sentido se o caso aparecesse contado integralmente, isto é, se fossem apresentados o problema e a solução.  Apresentar o problema e a solução, não seria caso, mas sim uma reportagem ou exemplo de como uma empresa agiu diante de um problema.


O Método Mostra uma situação que requer a tomada de uma decisão:  Analisar as circunstâncias e os fatos, empregar conceitos aprendidos e chegar a alternativas.  Fazer a análise destas alternativas e escolher uma opção.


O Método  O método de estudo de caso não conta qual a decisão que a entidade tomou diante daquele dilema.  Conta-se o que precisa ser resolvido, fornecendo informações para que os leitores possam desenvolver uma solução.


Exemplo do plano de ação Diferente de outras estratégias de pesquisa, para um Estudo de Caso não se desenvolveu um conjunto fixo de etapas para conduzi-lo. MARTINS, 2008

•Introdução •Contextualização do Caso •Plataforma teórica •A empresa •Considerações Finais •Referências •Anexos


Roteiro referencial estudo de caso  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you