Issuu on Google+

www.radarnews.com.br

Com inúmeras opções Brotas está pronta para receber turista de todas as idades Edição Semanal

Foto: Carlos Zaith

A aventura está no ar Pág. 11

Distribuição GRATUITA

Ribeirão Preto, Ano 1, Edição No 3 - 29 a 31 de Agosto de 2013

Aumentam casos de coqueluche em Ribeirão

Foto: Divulgação

CULTURA

Município já registrou até o mês de julho deste ano 47 casos doença

3º Festival Fagulha de Artes oferece várias atividades culturais Pág. 12

RADAR 10 Secretário de Turismo diz que RP movimentou R$ 10 milhões com Stock Car

Foto: Folhapress

7 Dias Brasil e Mundo Foto: Folhapress

Foto: Carlos Natal

Pág. 10

8 mortes são confirmadas em desabamento de prédio em SP Pág. 04

PONTO FINAL A saúde do Brasil em mãos estrangeiras Pág. 16

Foto: Folhapress

Geral

Acidente com morte em Ribeirão Preto Foto: Carlos Natal

Pág. 04

ESPORTES Come-Fogo: Times de Ribeirão passam por má fase Pág. 15

Mais uma vez reabertura do Teatro de Arena é adiada


2

RADAR NEWS

www.radarnews.com.br

QUINTA, SEXTA E FIM DE SEMANA DE 29 A 31 DE AGOSTO DE 2013

EDMILSON JR CAPARELLI

PUBLISHER

ecaparelli@grupomidia.com

Um palco esquecido

Foto: Agência Brasil

Você ouviu

Ele disse

“Nós temos muita segurança jurídica no que estamos fazendo e eu acho que quem tem crítica pode vir dar sugestões para aprimorar, mas não venham ameaçar a saúde da população que não tem médico” – Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, sobre o programa Mais Médicos.

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Sexta-feira - 30.08.2013 TEMP. MÍNIMA 10ºC TEMP. MÁXIMA 26ºC Sol com algumas nuvens. Não chove.

Sábado - 31.08.2013 TEMP. MÍNIMA 10ºC TEMP. MÁXIMA 26ºC Sol com algumas nuvens. Não chove.

Domingo - 01.09.2013

TEMP. MÍNIMA - 15ºC TEMP. MÁXIMA - 28ºc

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

Localização dos Radares 29/8 (quinta-feira) Av. Eduardo Andrea Matarazzo - 70km/h Av. Henri Nestle - 60km/h Av. Marechal Costa e Silva - 60Km/h 30/8 (sexta-feira) Av. Constabile Romano - 60km/h Av. Presidente Vargas - 70km/h Av. Thomaz Alberto Whatelly - 70 km/h

Radarnews.com.br O Radar News também está na internet trazendo as principais notícias do Brasil e do mundo. Visite nosso site e deixe seu comentário, participe de enquetes e mande a sua sugestão. No www.radarnews.com.br você também poderá conferir o vídeo sobre o Radar News, sua distribuição e a opinião de leitores sobre o novo jornal. O Radar News também está no Facebook (facebook.com/ RadarNewsBR) e no Twitter (@RadarNewsBR).

Eu anuncio

CANAL ABERTO

“A proposta do jornal é interessante. É uma publicação que proporciona resultados para nós, comerciantes. Eu acredito neste modelo de publicidade em veículos de comunicação com distribuição gratuita.”

Foto: Thiago Cruz

TEMP. MÍNIMA 8ºC TEMP. MÁXIMA 25ºC

Você viu

A ousada performance de Miley Cyrus durante o Video Music Awards 2013, premiação da MTV dos EUA, causou polêmica. Para a PCT, organização sem fins lucrativos que luta contra a exibição de conteúdo explícito na TV, a MTV fez marketing de um material que era só para adultos e que foi exibido para crianças.

Rodrigo de Almeida, Gerente da Tharley Veículos Foto: Arquivo Pessoal

Quinta-feira - 29.08.2013

análises apresentadas nesta publicação, esperamos que os leitores fiquem informados sobre tais problemas fundamentais em âmbito cultural e social que afetam o cotidiano da população. Tudo isso interfere no lazer do povo, no entanto, envolve verbas e investimentos oriundos dos impostos pagos pelos próprios munícipes. Uma ótima leitura.

Em sessão solene do Congresso Nacional para comemorar os sete anos da Lei Maria da Penha, o Presidente da Câmara, Deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pediu para que a Presidente Dilma Rousseff visitasse o Congresso. A visita também foi elogiada pelo Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Foto: Divulgação

julho deste ano, contabilizou 47 casos da doença. Por isso, a reportagem da semana traz ao leitor orientações de especialistas sobre a prevenção. Também destacamos a Campanha Nacional de Atualização de Cadernetas de Vacinação que ocorre nesta semana no município com a meta de evitar o surgimento de doenças como a Coqueluche. E depois de todas essas

Foto: Divulgação

várias novidades sobre Brotas (SP), uma cidade privilegiada pela natureza. Diversas curiosidades do turismo rural foram desvendadas pela nossa equipe. Destacamos atrativos do local como o boia cross, canionismo e a saborosa culinária caipira. Outro assunto que não poderia ficar de fora desta edição é o surto de Coqueluche registrado em Ribeirão Preto. A cidade, até o mês de

tura várias vezes e sempre houve adiamentos. Esse assunto de âmbito cultural do município é uma das matérias de destaque desta edição do Radar News. A nossa reportagem foi até o local para conferir a atual situação da obra e também apurou o histórico do Arena e polêmicas ocorridas durante a reforma. Você também vai conferir na editoria “Radar Turismo”

Os espetáculos ao ar livre vão ocorrer? Pelo jeito ainda vai demorar! Ribeirão Preto conta com o seu Teatro de Arena, localizado no Morro do São Bento, porém a área ainda não está liberada para uso. O espaço passou por reformas no último ano e a obra está praticamente concluída, contudo sem previsão de inauguração. A Secretaria responsável pelo teatro já anunciou a reaber-

Acesse: www.radarnews.com.br

Eu leio “Achei o jornal bem legal, a impressão é excelente! Acho interessante um veículo com distribuição gratuita, pois contribui no enriquecimento das ideias e democratização da informação.”

31/8 (sábado) Av. Independência – 60 km/h Av. Maurílio Biagi - 70 km/h Av. Prof. João Fiusa - 60km/h

Radar fixo:

Av. Dr. Celso Charuri - 70Km/h Obs: A presente escala poderá ser alterada de acordo com as necessidades da TRANSERP

Expediente

Aurélio Moreira, Publicitário Envie sua opinião com uma foto para “Eu leio o Radar News”: redacaorn@grupomidia.com

O Jornal Radar News é uma publicação semanal com distribuição 100% gratuita. Produzido pelo Grupo Mídia

Publisher: Edmilson Jr. Caparelli Diretora Administrativa: Lúcia Rodrigues Diretora Editorial: Priscila Soares Prado Diretora de Marketing/ Eventos: Erica Almeida Alves Diretor Comercial: Marcelo Caparelli Diagramação e Criação: Erica Almeida Alves e Valéria Vilas Bôas

Conselho Editorial: Edmilson Jr. Caparelli, Erica Almeida Alves, Jailson Rainer, Lúcia Rodrigues, Marcelo Caparelli, Priscila Soares Prado REDAÇÃO: Priscila Soares Prado, Carla de Paula Pinto, Thiago Cruz, Patricia Bonelli Comercial: Eliana Rodrigues, Evaldo Felício, Ana Alice Hilário

Relações Internacionais: Jailson Rainer Comercial Web: Caroline Caparelli Assistente Comercial: Janaiana Marques Distribuição: Ruy Troncoso A opinião do jornal é expressa em editorial. Os artigos são de responsabilidade de seus autores. Tiragem: 20.000 exemplares

Fale com a gente (16) 3629-3010 Dúvidas, críticas e sugestões: radarnews@grupomidia.com. Pessoas não listadas neste expediente não estão autorizadas a falar em nome do Jornal Radar News ou a retirar qualquer material sem prévia autorização emitida pela redação.


Antonio Patriota, ex-ministro das Relações Exteriores

Após episódio com senador boliviano, Patriota é demitido Antonio Patriota não é mais o chefe do Ministério das Relações Exteriores. A decisão foi tomada após o ex-ministro se reunir com a Presidente Dilma Rousseff na última segunda-feira (26/8). O motivo da demissão foi o episódio do Senador boliviano Roger Pinto Molina, que estava asilado havia um ano na embaixada brasileira em La Paz e foi trazido para o Brasil em um carro oficial brasileiro, embora não tivesse autorização do governo boliviano para deixar o País. O Palácio do Planalto anunciou como novo Ministro Luiz Alberto Figueiredo, atual embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU).

“Um país civilizado e democrático protege os seus asilados, sobre os quais ele tem que garantir a segurança, sobretudo, em relação à sua integridade física. O Brasil jamais poderia aceitar em momento algum, sem salvo-conduto do governo boliviano, não poderia colocar em risco a vida de uma pessoa que estava sob sua guarda”, afirmou a Presidente Dilma Rousseff. O novo ministro das Relações Exteriores ingressou no Itamaraty em 1980 e desde então atua nas Nações Unidas como diplomata-assistente. Figueiredo já representou o Brasil em várias reuniões internacionais sobre mudança climática.

Presidente da Câmara quer criar agência de regulação

Aécio Neves inicia campanha por RP

O Presidente da Câmara, Cícero Gomes (PMDB), quer implantar em Ribeirão Preto uma Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados , conhecida como a “supersecretaria”. A finalidade é fiscalizar, controlar e exigir a prestação de serviços públicos de qualidade à população. Este departamento teria poder de polícia e estaria acima de todas as secretarias e autarquias municipais. Gomes enviou uma cópia do projeto ao Executivo, no início da semana, contudo, Dárcy ainda desconheceria o teor. No dia 20/8, Jamil Albuquerque, ex-secretário de Governo, que se desligou da Prefeitura na última quinta-feira (22/8) disse que a administração pretende conversar com Cícero antes que o projeto entre na pauta das sessões.

Gabinete de gestão estratégica na região Um Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica será instalado na região de Ribeirão Preto. A informação é do Secretário de Estado de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, que esteve na cidade na terça-feira (27/8) para a cerimônia de instalação da Comissão Permanente de Segurança Pública, da Câmara Municipal, criada neste ano.

O Presidente nacional do PSDB, Senador Aécio Neves, foi recebido em Ribeirão Preto por lideranças locais. Ao atender a imprensa o tucano falou sobre visitas que deve fazer pelo Brasil para fortalecer o partido. Segundo o político, a sigla tem a obrigação e a responsabilidade de apresentar para o Brasil um projeto alternativo. Em Ribeirão, o tucano participou de encontro político no qual foi recepcionado por cerca de 200 lideranças da região, entre prefeitos e vices, vereadores e dirigentes de diretórios municipais. O Senador estava acompanhado do Presidente do PSDB-SP, Deputado Federal Duarte Nogueira.

Dárcy procura novo secretário A Prefeita Dárcy Vera (PSD) anunciou na quinta-feira (22/8) a troca no comando da Secretaria de Governo, que tinha Jamil Albuquerque à frente desde 2011. A saída de Albuquerque era previsível desde as eleições de 2012, quando Dárcy conseguiu a reeleição. Porém, a permanência do secretário ficou insustentável em decorrência de outros compromissos profissionais. Escritor de livros sobre liderança, Albuquerque ministrará aulas em universidades do exterior. Ao pedir para se ausentar da administração pelos próximos 15 dias, Dárcy negou e decidiu mudar o comando da pasta. A aposta é que a vaga seja ocupada por Osvaldo Ceoldo, atual Coordenador de Metas da Prefeitura.

Partido de Marina Silva pede registro no TSE A ex-senadora Marina Silva protocolou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de registro do partido Rede Sustentabilidade. Segundo o documento, foram colhidas 867 mil assinaturas de apoiadores em todo o País. Entretanto, das 640 mil assinaturas entregues à Justiça Eleitoral, 304 mil foram certificadas pelos cartórios eleitorais e cerca de 220 mil ainda precisam ser analisadas. O partido também pede no documento entregue ao TSE uma liminar para obrigar os cartórios eleitorais a publicar, em 24 horas, a lista das assinaturas que não foram validadas. Segundo Marina, houve atrasos nos procedimentos e anulação de assinaturas sem justificativa. O partido pode ficar fora da disputa eleitoral do ano que vem caso a questão não seja resolvida. Para que um partido político obtenha registro é necessário validar 500 mil assinaturas e que essas tenham sido colhidas em, no mínimo, nove Estados brasileiros.

Política

3

Foto: Newton Barbosa

QUINTA, SEXTA E FIM DE SEMANA DE 29 A 31 DE AGOSTO DE 2013 Foto: Agência Brasil

RADAR NEWS

Membros da CPI decidem convocar secretários para dar explicações

Alto escalão na CPI Cronograma prevê convocação de diretores da TRANSERP, membros do PróUrbano e Secretaria de Negócios Jurídicos

O Superintendente da TRANSERP, William Latuf, e a Secretária de Negócios Jurídicos, Vera Zanetti, serão os primeiros a prestarem depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Coletivo, que investiga eventual descumprimento do contrato de concessão firmado em 2012. A sessão está marcada para as 16h da próxima segunda-feira (2/9). Já no dia 9/9, os convocados serão José Mauro de Araújo, Diretor de Transportes, e Reynaldo Lapate, Gerente de Transporte Coletivo, ambos da TRANSERP. O cronograma prévio estabelecido e aprovado pelos membros da CPI na última segunda-feira (26/8) prevê que todas as reuniões ocorrerão

às segundas, sempre às 16h. O arquivo prevê também a solicitação de documentos à Prefeitura e ao consórcio PróUrbano, vencedor da licitação de concessão. COMPOSIÇÃO A CPI do Transporte Coletivo é formada por nove vereadores. Além do Presidente Ricardo Silva, Vice-Presidente Rodrigo Simões (PP) e do relator Marcos Papa, são membros os vereadores Bertinho Scandiuzzi (PSDB), Beto Cangussú (PT) Genivaldo Gomes (PSD), Samuel Zanferdini (PMDB), Viviane Alexandre (PPS) e Walter Gomes (PR). Na reunião da última segunda-feira (26/8) estavam ausentes Zanferdini, que está em licença saúde e Beto Cangussú.


4

RADAR NEWS

QUINTA, SEXTA E FIM DE SEMANA DE 29 A 31 DE AGOSTO DE 2013

THIAGO CRUZ

Geral

Foto: Folhapress

Foto: Divulgação

thiagocruz@grupomidia.com

Construção dos terminais de ônibus é debatida

de Bombeiros. O óbito foi divulgado pela corporação em uma rede social. Uma equipe do SAMU ainda tentou reanimar o motorista, mas não houve êxito. O caminhão bateu em um poste e parte das residências do entorno onde ocorreu o acidente ficou sem energia elétrica. O trânsito no local precisou ser interditado.

Homicídios têm alta de 20% em 2013 Registros de homicídio em Ribeirão Preto neste ano apresentam alta de 20% em comparação com o mesmo período de 2012. De janeiro a julho, foram 36 homicídios, diante os 30 do ano passado, conforme dados anunciados na segunda-feira (26/8) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Tentativas de homicídio também aumentaram de 33 para

53, ou 60,61% a mais. A cidade ainda teve aumento no número de furtos: 8.931 casos em 2013, ante 7.895 de janeiro a julho de 2012. Como principal município da região atendido pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-3), Ribeirão representa, também, quase a metade de todas as ocorrências de roubo registradas na área.

Uma reunião entre representantes da Prefeitura e do Consórcio PróUrbano ocorreu no dia 26/8, no Palácio Rio Branco, para debater os prazos contratuais da construção dos terminais de ônibus. O projeto do primeiro terminal, na Jerônimo Gonçalves, em frente à Rodoviária, deve ser entregue até 30/9. O início das obras será em dezembro e a conclusão está prevista para maio de 2014. O PróUrbano quer que a Prefeitura priorize o transporte coletivo em ruas e avenidas. Conforme anunciado pelo governo, os terminais terão controle de acesso ao usuário, cobertura de toda a plataforma, infraestrutura de apoio aos operadores e passageiros, entre outras funções.

Determinação da Justiça divulgada na segunda-feira (26/8) exige que Alexsandro Ichisato pague R$ 400 por mês durante um ano a Nicole Froes, 19 anos. A jovem foi atropelada por Ichisato no dia 20/6 em Ribeirão

“Lei Rouanet” para Meio Ambiente pode ser criada

Foto: Techimage/Folhapress

As obras do prédio que desabou em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, eram irregulares e a construtora já tinha sido multada em mais de R$ 100 mil segundo a Subprefeitura. No local funcionaria uma loja da rede de roupas Magazine Torra Torra. De acordo com a administração municipal, a empresa à frente do empreendimento solicitou alvará de aprovação de edificação nova no dia 10 de abril, ainda sob análise. Entretanto, o Alvará de Execução nunca foi apresentado ou pedido. Em nota, a empresa disse que “não tem nenhuma responsabilidade sobre a parte de engenharia civil. No momento, uma empresa de engenharia contratada pelo Magazine Torra Torra realizava uma avaliação sobre as condições

de uso do prédio. Caso esse laudo técnico fosse positivo, atestando a segurança estrutural, a rede então faria o acabamento para abrigar mais uma unidade. Ressalte-se que o Torra Torra somente entraria com a loja no local, com esse aval técnico. Este é um cuidado que o Magazine Torra Torra toma em todas as lojas da rede, devidamente avaliadas quanto à segurança estrutural, de acordo com engenheiros, para receber nossos empreendimentos”, informa o texto. A Prefeitura informou que prestará o apoio necessário às vítimas e familiares por meio da Defesa Civil, da CET e da rede de saúde. Até o fechamento desta edição foram registradas 8 mortes e 26 pessoas resgatadas.

Idosos com 65 anos ou mais que não recebam nenhum benefício previdenciário, e as pessoas deficientes impedidas de trabalhar, considerados pobres conforme critérios definidos por lei, há garantido um beneficio popularmente conhecido como “LOAS”. Tal iniciativa integra ao Sistema Único da Assistência Social (SUAS), pago pelo Governo Federal, cuja operacionalização é do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para o idoso ter direito ao LOAS é preciso comprovar que não recebe nenhum outro benefício previdenciário, portanto, tendo renda mensal familiar inferior a meio salário mínimo vigente para cada membro da família. Já para as Pessoa com Deficiência (PcD) é exigido a comprovação da renda mensal do grupo familiar. Esse rendimento deverá ser inferior a meio salário mínimo a cada mem-

bro da família. Ainda, o beneciário deverá ser avaliado se a sua deficiência o incapacita para a vida independente e para o trabalho. Como é o calculo da renda familiar? Houve algumas significativas alterações nos cálculos da renda familiar, aumentando de ¼ do salário mínimo vigente, para meio salário mínimo para cada pessoa do grupo familiar. Outra mudança é afastar do cálculo os valores que outros entes do grupo familiar estejam recebendo de “LOAS” ou “Aposentadoria Por Idade”, desde que o benefício nao seja superior a um salário mínimo. O benefício deixará de ser pago quando houver superação das condições que deram origem a concessão do benefício ou pelo falecimento do beneficiário. O benefício assistencial é intransferível e, portanto, não gera pensão aos dependentes.

Ichisato terá que pagar R$ 400 por mês a vítima

7 Dias Brasil e Mundo

Obra que desabou em São Paulo era irregular

Benefício para Idoso e Portadores de Deficiências que nunca contribuíram para o INSS

Projeto de Lei n o. 6146/2013, de autoria do Deputado Federal Adrian (PMDB/RJ), possibilita que cidadãos e empresas apliquem parte do Imposto de Renda em projetos ambientais, previamente aprovados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). As doações e patrocínios de projetos ambientais atenderão exclusivamente aos segmentos: unidades de conservação; pesquisa e desenvolvimento tecnológicos; educação ambiental; manejo e extensão florestal; desenvolvimento institucional; certificações e projetos urbanísticos sustentáveis, entre outros. O projeto aguarda distribuição por parte do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN). O PL deve tramitar pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Constituição e Justiça; e Finanças e Tributação. Se aprovado, segue votação no plenário da Casa.

Preto, durante um manifesto. No dia do crime, 11 pessoas foram atropeladas, entre elas, Marcos Delefrate, 18 anos, que morreu. O Juiz Héber Mendes Batista determinou o bloqueio judicial de R$ 4,8 mil do réu e

Foto: Divulgação

Caminhoneiro morre em acidente Um motorista de um caminhão carregado de galões de água morreu na segunda-feira (26/8), depois do tombamento do veículo, no cruzamento das avenidas Patriarca e Pio XII, no Parque Ribeirão, Zona Oeste de Ribeirão Preto. O condutor do veículo tinha 68 anos, ficou preso nas ferragens e foi retirado pelo Corpo

ADRIANO PEIXOTO

adriano.run@hotmail.com

Síria pode sofrer ataque militar nos próximos dias Aumentaram as chances de a Síria sofrer uma possível intervenção militar nos próximos dias devido ao ataque com armas em subúrbios de Damasco, região que se concentra a oposição ao regime de Bashar Assad. O ataque resultou na morte de 1.300 pessoas, sendo a maioria civis. Militares dos Estados Unidos, da Europa e de países árabes aliados dos americanos já se reuniram na Jordânia para discutir estratégias e riscos de um eventual ataque à Síria. França e Reino Unido também responsabilizam o regime de Assad pelo ataque químico. Em contrapartida, Bashar al -Assad disse que “os efeitos de um ataque seriam sentidos em toda a região”.

deu prazo de 15 dias para contestação, contados a partir da citação de Ichisato na decisão. A defesa do réu informou à imprensa que ainda não foi informado sobre a decisão e preferiu não se manifestar.

Facebook vai pagar US$ 20 milhões por usar perfil de usuário em anúncio O Facebook deverá pagar US$ 20 milhões para cinco pessoas que processaram a empresa em 2011. Os reclamantes afirmaram que a modalidade de anúncios “Histórias Patrocinadas” informava não apenas aos amigos quando o usuário havia “curtido” um link, como também utilizava tais perfis para apoiar as marcas, sem pagamento ou permissão dos usuários. Além da indenização, o Facebook prometeu dar aos usuários mais controle sobre conteúdos que são compartilhados. O fato levantou questionamentos a respeito da privacidade e a forma como a rede social rentabiliza o conteúdo dos usuários. As “Histórias Patrocinadas” são anúncios que aparecem no feed de notícias e, muitas vezes, estão ligados ao nome e à foto do perfil de um dos amigos que “curte” a marca. Conforme consta no processo, já foram cobrados dos anunciantes cerca de US$ 234 milhões por este serviço entre janeiro de 2011 e agosto de 2012.


RADAR NEWS

QUINTA, SEXTA E FIM DE SEMANA DE 29 A 31 DE AGOSTO DE 2013

CARLA DE PAULA PINTO

5

Economia

carla@grupomidia.com

Fenasucro em Sertãozinho

Dívida pública recua 1,44% em julho

Nesta semana, o “Impostômetro”, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), alcançou a marca de R$ 1 trilhão pagos pelos brasileiros em tributos federais, estaduais e municipais desde 1º de janeiro de 2013. Até o final do ano a ACSP prevê que o Impostômetro alcance R$ 1,6 trilhão, o maior registro desde a sua criação. Segundo a ACSP, a marca de R$ 1 trilhão foi alcançada com 15 dias de antecedência em relação ao ano passado, ou seja, a arrecadação não para de crescer. O valor é suficiente para comprar mais de 37 milhões de carros populares.

DÓLAR COMERCIAL 28/08/2013 14h30 Compra

Venda

Variação

Dólar com.

2,3357

2,3362

-1,35%

Dólar tur.

2,2700

2,4100

-2,03%

Euro

3,1084

3,1098

-2,13%

Libra

3,6194

3,6207

-1,85%

Pesos arg.

0,4133

0,4136

-1,64%

Fonte: economia.uol.com.br/cotacoes/

Confiança da indústria recua e registra menor índice desde 2009 O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getulio Vargas registrou queda de 0,6% entre julho e agosto de 2013, sendo o menor nível desde julho de 2009. Segundo a pesquisa, o acúmulo de estoques foi um dos fatores que mais contribuiu para a queda do ICI. O estudo mostra que a indústria está em um ritmo lento e as

expectativas estão entre neutras e moderadamente pessimistas em relação aos meses seguintes. De acordo com o IBGE, a produção industrial brasileira cresceu acima do esperado em junho, registrando um aumento de 1,9% em relação a maio, mas o movimento não foi suficiente para reanimar o otimismo entre agentes econômicos.

Foto: Divulgação

Impostômetro registra R$ 1 trilhão

Foto: Divulgação

De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, o endividamento interno e externo do governo registrou queda de 1,44% no mês de julho. A dívida interna recuou 1,6%, resultando em R$ 1,86 trilhão. Já a dívida externa teve alta de 1,96%, passando para R$ 92,7 bilhões em julho, contra R$ 90,9 bilhões em junho. No fim do ano passado a dívida pública atingiu a marca inédita de R$ 2 trilhões e, segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, a tendência é continuar crescendo neste ano, podendo chegar a R$ 2,24 trilhões, ou seja, R$ 232 bilhões a mais em relação a 2012.

Intenção de consumo das famílias paulistanas cai 6,3% em julho

Previdência paga parcela do 13º salário O pagamento da primeira parcela do 13º salário para os segurados da Previdência Social já começou a ser feito nesta semana juntamente com o pagamento da folha de agosto. Com isso, serão injetados R$ 12,622 bilhões na economia. Na primeira parcela não haverá desconto de Imposto de Renda. Os depósitos começaram na segunda-feira (26) para os segurados que recebem até um salário mínimo e têm cartão com final 1, descontando-se o dígito. A partir

do dia 2 de setembro serão depositados para aqueles que recebem acima do mínimo. A maioria dos aposentados e pensionistas receberão 50% do benefício. Já quem passou a receber o benefício depois de janeiro receberá o valor calculado proporcionalmente. Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período.

A intenção de consumo das famílias paulistanas caiu 6,3% em julho, em comparação ao mês anterior. É o que revela o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Os resultados mostram a redução da satisfação das condições econômicas das famílias, além de outros fatores como a inflação e endividamento em alta com crescimento baixo, que já vêm desde o início do ano. Segundo a FecomercioSP, as manifestações populares iniciadas em junho também podem ser consideradas como a principal pressão para o resultado negativo no mês.

Plano de demissão voluntária da TAM tem alta adesão O programa de reestruturação de adesão voluntária da TAM, empresa aérea do grupo Latam Airlines, teve adesão de mais de 50% dos tripulantes envolvidos. O programa formado por licença não-remunerada e desligamento voluntário de funcionários visa cortar 811 postos de trabalho em meio à redução da oferta de voos no Brasil. Em nota, a TAM afirmou que com o ajuste a “companhia vai adequar o quadro de comandantes, copilotos e comissários à realidade operacional em vigor na empresa. Os funcionários de outras áreas não foram afetados. A companhia convive com alta significativa dos custos, o que a levou a reduzir a oferta, no acumulado de 2011 até agora, em 12% no mercado doméstico”.

Foto: Divulgação

co também pode conferir um novo layout, com a setorização da exposição, novos acessos, áreas verdes, dentre outras comodidades. Outra novidade que a feira trouxe para o público foi a integração da Agrocana e ForInd, que eram realizadas simultaneamente. O evento trouxe 14 mil empregos diretos e indiretos e contou com investimentos de R$ 6 milhões. A Fenasucro gerou um impacto de mais de R$ 10 milhões em gastos no comércio e serviços locais.

Aeroporto terá parque com cachoeira dentro de terminal O aeroporto de Changi, eleito o melhor do mundo pela consultoria britânica Skytrax, realizará uma ampliação que corresponde a uma área de 3,5 hectares. O projeto traz jardim gigante, restaurante, lojas novas, além de uma cachoeira. As áreas de embarque, desembarque e coleta de bagagens também estão sendo ampliadas. Em 2012, o aeroporto recebeu 51 milhões de passageiros, um aumento de 10% em relação a 2011. Em janeiro de 2013, Changi atendeu mais de 6,5 mil voos por semana com 110 linhas aéreas conectando Cingapura a 240 cidades em 60 países. Foto: Divulgação

A 21ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética (Fenasucro), o maior evento mundial em tecnologia e intercâmbio comercial para usinas e profissionais do setor sucroenergético, tem expectativa de 35 mil visitantes de 20 estados brasileiros e de 30 países, movimentando um montante de R$ 2,2 bilhões. Os visitantes podem conferir cerca de 550 marcas e uma área inédita voltada para o setor logístico, que representa 40% dos custos do setor. O públi-

Foto: Fenasucro

Fenasucro movimenta R$ 2,2 bilhões em Sertãozinho

Presidente da Microsoft vai se aposentar O presidente da Microsoft, Steve Ballmer, que atua há 33 anos na companhia, anunciou que irá se aposentar. Ainda não há outro nome cotado para ocupar a vaga. Há menos de dois meses a Microsoft anunciou uma ampla reorganização de seus negócios na tentativa de reiniciar a concorrência com as rivais Apple e Google.


6

RADAR NEWS

www.radarnews.com.br

QUINTA, SEXTA E FIM DE SEMANA DE 29 A 31 DE AGOSTO DE 2013

Reportagem da Semana

Por Patrícia Bonelli

Coqueluche: prevenir é o melhor remédio

R

ibeirão Preto registrou, até o mês de julho deste ano, 47 casos de Coqueluche, número maior do que os 34 casos registrados durante todo o ano de 2012. De junho para cá foram registrados 17 casos da doença, fato que levantou alerta na cidade quanto à contaminação. De acordo com a Drª Maria Elizabeth Monteiro, médica sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde, o aumento do número de casos se deu na época de seca, especificamente no fim do inverno. Porém de acordo com o médico infectologista e professor da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, Fernando Bellissimo Rodrigues, a contaminação pela Coqueluche não está ligada a questões climáticas, mas sim a circulação da bactéria em determinada região, que pode aumentar em períodos de viagens. Os principais sintomas dessa doença se confundem com aqueles de uma simples gripe: tosse, febre e corisa. “A tosse no caso da Coqueluche é mais intensa. Em uma única inspiração a pessoa tosse, por exemplo, oito vezes, e aí falta ar”, explica o médico. Porém, nem sempre isso acontece, então é importante estar atento e no caso de os sintomas da “gripe” ultrapassarem uma semana procurar orientação médica. Se houver suspeita de Coqueluche na consulta ao profissional, é feito um exame por meio da coleta de secreção retirada do fundo do nariz, posteriormente enviada para análise. “Se detectada a presença da bactéria

Bordetella Pertussis é dado início ao tratamento de Coqueluche”. A medicação para esta doença é feita por antibióticos, capazes de erradicar o agente no organismo em um ou dois dias. A vacinação é o melhor meio de se precaver contra a doença, porém, nos postos de saúde ela é oferecida apenas a crianças até seis meses de idade, uma vez que a vacina para adultos tem um valor bastante elevado. “A imunização aplicada em menores de sete anos não serve para os adultos. Tal aplicação pode causar efeitos colaterais gravíssimos, como convulsões, por exemplo. A vacina específica para este público está disponível apenas na rede privada, custa entre R$ 100 e R$ 150 e seu efeito é de dez anos”, diz Rodrigues. O único meio mais eficaz de evitar a proliferação da doença é através da vacinação, porém o médico ressalta que no caso de adultos não se trata de uma enfermidade grave nem letal. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Ministério da Saúde, no ano passado foram registrados apenas 12 casos de morte por Coqueluche no País, dos quais dois foram no Estado de São Paulo. Se comparado com o número de óbitos por outras doenças, como a gripe, por exemplo, é um número insignificante. A faixa etária mais suscetível para a contaminação está em bebês, nos seus primeiros seis meses de vida. “Crianças de até seis meses recebem três doses da vacina, por isso, antes de completar o ciclo não está completamente protegido”, orienta o médico. A vacina contra

Foto: Carlos Natal

Cidade registra, apenas no primeiro semestre do ano, número maior de casos que em 2012 e levanta alerta contra a doença

a Coqueluche é disponibilizada na rede municipal a partir do segundo mês de vida; em três doses no primeiro ano de vida e dois reforços (entre os 15 a 18 meses e entre os 4 a 6 anos). INOVAÇÃO Para evitar a contaminação em bebês o Ministério da Saúde já prevê aplicar no Brasil, a partir de 2014, um projeto chamado de “Vacinação do Ninho”, que acontece há algum tempo nos Estado Unidos e na Europa. Nessa iniciativa, a mãe é vacinada durante a gestação para evitar que adquira a bactéria e passe ao bebê. Além disso, ela ainda pode trans-

mitir a proteção ao feto via corrente sanguínea. VACINAÇÃO A Secretaria Municipal de Saúde montou um novo plano estratégico para a realização da Campanha Nacional de Atualização de Cadernetas de Vacinação de Ribeirão Preto, para todas as crianças de até cinco anos. A campanha começou no último sábado (24/8) e vai até sexta-feira (30/8). O programa inclui a DTP (difteria, tétano e coqueluche) e acontece nas UBDS da Vila Virgínia e na UBS Adão do Carmo, Jardim Maria das Graças e Parque Ribeirão Preto.


www.radarnews.com.br

RADAR NEWS

QUINTA, SEXTA E FIM DE SEMANA DE 29 A 31 DE AGOSTO DE 2013

Se tem motor você encontra aqui

radarnews@grupomidia.com

Fotos: Divulgação

Nova série traz visual esportivo e sofisticado com várias exclusividades

Acaba de chegar ao mercado a Série Especial Punto Blackmotion, da Fiat, que traz um visual esportivo e sofisticado repleto de vários itens de exclusividade, requinte e segurança, como faróis com máscara negra e minissaias laterais. O novo carro também traz capa dos retrovisores externos, friso do capô, revestimento das colunas e spoiler, todos na cor preto fosco. O visual se completa com rodas em liga leve 16” com pintura exclusiva na cor Grigio Netu-

no e Diamantada e a sigla Blackmotion em cromo escuro na tampa traseira. No interior, o Punto Blackmotion ganhou painel na cor preta com textura exclusiva, cintos de segurança na cor cinza, bancos com acabamento esportivo e bordado Blackmotion no encosto. A série especial também oferece equipamentos como rádio CD MP3 integrado ao painel com entrada USB, volante em couro com comando de rádio e sensor de estacionamento e vidros elétricos traseiros.

7


8

RADAR NEWS

QUINTA, SEXTA E FIM DE SEMANA DE 29 A 31 DE AGOSTO DE 2013

radarnews@grupomidia.com

A tecnologia está presente cada vez mais em diversos lugares. Os cinemas já têm projeções em terceira e até quarta dimensão, os caixas eletrônicos leem as digitais do usuário e os elevadores atendem ao comando de voz. Em casa, a evolução não poderia ficar atrás. Já podem ser vistos ambientes Hi Tecs que contam com controles da iluminação, climatização, som e imagens da residência feitos por meio de dispositivos como iPad, Smartphone e controle remoto. A iluminação em LED é outro dos recursos que estão a serviço do conforto e bem-estar dos moradores mais exigentes.

As luminárias que trocam de cor e podem ser programadas para realizar o processo de cromoterapia são um exemplo. Outra inovação que também já pode se vista pelos consumidores são os vasos sanitários revestidos por Nanoglass - material feito de cristais de vidro, pó de mármore e agentes aglutinantes com o auxilio da nanotecnologia que permitem uma fusão mais constante, equilibrada e homogênea - no acabamento de sanitários. O comando de voz é outra novidade na área e permite que a casa responda às ordens do dono por meio de sensores que reconhecem a voz.

Foto: Banco de Imagem

Decoração com toque de tecnologia


RADAR NEWS

QUINTA, SEXTA E FIM DE SEMANA DE 29 A 31 DE AGOSTO DE 2013

radarnews@grupomidia.com

Foto: Banco de Imagem

Empregada doméstica e babá são profissionais cada vez mais raras no mercado de trabalho

A prestação de serviços domésticos tem se tornado um artigo cada vez mais raro e mais valorizado. Encontrar profissionais de qualidade e confiança para atuarem dentro de casa com serviços de limpeza, cozinha ou como babá está cada dia mais difícil. A professora de dança Vanessa Tremeschin passou por esta situação recentemente. “Eu estava precisando de uma funcionária para me ajudar em casa, porém não foi nada fácil encontrar. Apelei inclusive para as redes sociais pedindo a indicação de amigos”, conta. Tamanha a procura e a dificuldade em encontrar profis-

sionais que alguns sites na internet servem como “agência de empregos” focados especificamente na prestação de serviços para o lar. Lá é possível encontrar pessoas que se dispõem a trabalhar em determinadas funções com sua ficha de habilidades e referências. PEC das Domésticas - Desde abril deste ano, os direitos dos trabalhadores domésticos se igualaram aos dos demais trabalhadores urbanos e rurais. Dentre os direitos estão o pagamento de horas extras, a garantia de salário nunca inferior ao mínimo e o reconhecimento de convenções ou acordos coletivos.

9


RADAR NEWS

RADAR

10

QUINTA, SEXTA E FIM DE SEMANA DE 15 A 18 DE AGOSTO DE 2013

PATRICIA BONELLI

patricia@grupomidia.com

Turismo em alta

Ribeirão Preto, que já é conhecida por sediar grandes eventos culturais e de negócios, se prepara para receber a Copa do Mundo de 2014 Com o advento da Copa do Mundo, o turismo tem estado ainda mais em alta em Ribeirão Preto. Para falar sobre as expectativas, preparativos e movimentação gerada por este setor o Radar News ouviu Tanielson Wagner Cristiano Campos, Secretário de Turismo da Cidade. 1- Como foram os preparativos para conquistar a vaga de sub-sedes da Copa do Mundo de 2014? Tanielson: Os preparativos começaram em 2009, quando nós apresentamos a candidatura junto à FIFA e deram resultado. Fomos a primeira cidade do Brasil a receber a confirmação de uma seleção, a França. 2- Após a aprovação, o que tem sido feito para receber uma seleção durante a Copa? Tanielson: Estamos preparando um material de divulgação sobre Ribeirão Preto que deverá circular na França. Também estão sendo oferecidos cursos de francês gratuitos para taxistas, hoteleiros e policiais militares. 3- Será necessária alguma adequação de infraestrutura na cidade? Tanielson: Sim. Por exemplo, o hotel no qual a seleção irá se hospedar, deverá passar por reformas. Assim como o estádio Santa Cruz deve receber melhorias. 4- Quais atrações Ribeirão Preto apresentará aos turistas? Tanielson: Estamos preparando sete roteiros diferentes. O cultural, de parques, gastronômico, religioso, da cerveja, bares e cachaça e o de compras. Por fim, o de esportes, que contempla estádios, cava do bosque e academia ao ar livre. Também serão preparados roteiros regionais.

Foto: Divulgação/CCS

5- A ausência de um aeroporto internacional de passageiros pode prejudicar o fluxo de turismo no ano da Copa? Tanielson: Não. Pois eles podem entrar no País por outros aeroportos. Mas o aeroporto internacional é algo muito importante para nós ribeirão-pretanos. 6- O movimento da Copa do Mundo poderá atrapalhar o cotidiano dos moradores? Tanielson: Não, pois será semelhante a quando sediamos grandes eventos. Porém, a Polícia Militar tem feito um trabalho de pesquisa e segurança e a Transerp está se preparando para orientar o trânsito de forma que tenha o melhor fluxo. 7- As vagas de hospedagem que a cidade dispõe hoje serão suficientes para atender à demanda de turistas? Tanielson: Provavelmente não. Mas isso será resolvido pelos dez novos hotéis que estão sendo construídos na cidade. 8- Qual é o ponto forte do turismo local? Tanielson: Eventos e negócios, modalidade que movimenta mais dinheiro na cidade. Para se ter uma ideia, só na Agrishow foram movimentados R$ 2,6 bilhões. 9- De que os maneira os eventos colaboram com o turismo da cidade? Tanielson: Eles levam o nome de Ribeirão e trazem as pessoas para cá, além de gerarem empregos e movimentarem muito dinheiro. A Stock Car deste ano trouxe para a cidade R$ 10 milhões. 10- E aquele projeto para se criar um espaço na cidade exclusivo para grandes eventos? Tanielson: Ele vem sendo trabalhado, porém ainda levará algum tempo para sair do papel devido a sua grandiosidade. Naquele espaço haverá um autódromo para a Stock Car, pista para o carnaval, Carnabeirão, entre outras coisas.

Criatividade nos negócios

Coworking se consolida como modelo de trabalho alternativo em Ribeirão

Sistema colaborativo, independente e focado no contato entre consultores, empresários, freelancers e profissionais de diversas áreas. Essas são características do coworking, um inovador conceito de trabalho que tem se destacado nas metrópoles brasileiras. Micro e pequenas empresas também se beneficiam com este modelo de serviço, já que possuem a infraestrutura completa para receber os clientes, além de preços bem mais acessíveis se comparados ao aluguel

de uma sala comercial tradicional. Esse formato também possibilita conhecer novos parceiros e oportunidades de projetos coletivos. Rafael de Paula é sócio-proprietário de uma agência de publicidade e está alocado, junto a seu sócio em prédio deste padrão há quase seis meses. O profissional afirma que trabalhar em um escritório compartilhado é uma opção segura e econômica para os negócios. “Apesar de sermos pequenos, nossos clientes são de médio a grande porte e

isso nos obriga a ter uma infraestrutura adequada”, diz. Em Ribeirão Preto (SP) este modelo de serviço pode ser encontrado em estabelecimentos como a Global Hub, um espaço com mais de mil m2, localizado no Novo Shopping. O local possui uma área confortável e amplo auditório para a realização eventos corporativos, palestras, seminários, reuniões, apresentações, etc. Salete Flores, empresária e proprietária do espaço, explica a importância de se apostar no coworking

em Ribeirão, já que é uma das 10 cidades brasileiras com maior potencial turístico do Brasil. “O turismo de negócios aqui movimenta milhões todos os anos e vemos um aumento significativo no número de empreendedores, profissionais autônomos ou remotos”. Custo – Espaços compartilhados como este costumam ter armários individuais, secretárias, Internet de alta velocidade, salas de reunião, cozinha e toda a infraestrutura de um escritório convencional. Em al-

guns locais a diária custa em média R$ 50. O plano para uso três vezes por semana, sai por R$ 420 e o plano que dá direito à utilização todos os dias úteis da semana, por 10 horas ao dia, custa R$ 620 mensais, incluindo endereço comercial, telefonia personalizada, água e café. Histórico – A prática coworking surgiu em 1999 nos Estados Unidos e vem se difundindo pelo mundo, atraindo profissionais que optaram por um sistema de trabalho remoto ou autônomo.


RADAR NEWS

QUINTA, SEXTA E FIM DE SEMANA DE 29 A 31 DE AGOSTO DE 2013

11

Segundo Caderno

RADAR TURISMO

ERICA ALVES

erica.alves@grupomidia.com

Natureza e aventura para todos os gostos Conhecida como a capital do turismo de aventura, Brotas oferece opções de lazer para todas as idades

Foto: Sec. Turismo de Brotas

Foto: Luciana Pires

N

Parque Saltos ticos aos mais sofisticados com piscina aquecida e belas suítes com hidromassagens. Programa diferente – No Turismo Rural, é possível encontrar algumas fazendas que abrem suas portas, servindo deliciosos lanches de tarde, levando o turista à interação com o campo, tirando leite de vaca, passeando de charrete e conhecendo o processo de fabricação de laticínios. Para o suvenir, a cidade dispõe de bordados, artigos feitos em bambu e ainda é possível acompanhar em um ateliê de cerâmica, a queima da cerâmica com a técnica no Raku. Conhecida nacionalmente como a capital do turismo de aventura, Brotas tem muito a oferecer para proporcionar momentos agradáveis e inesquecíveis para toda a família.

Na Estante

Canionismo

Culinária Caipira

Foto: Luciana Pires

na natureza, escalada indoor, arvorismo, cicloturismo, circuito de tirolesas, cavalgada, quadriciclo e passeios off road. Além das atividades de aventura e ecoturismo, Brotas possui também o mais moderno observatório e planetário da América Latina, que por meio de telescópios é possível mergulhar nos mistérios da astronomia. Pronta para receber o turista, a cidade ainda oferece dezenas de restaurantes com gastronomia variada, com destaque para a comida caseira feita no fogão à lenha com gostinho caipira. Os doces caseiros também surpreende a todos os turistas. Com diferentes opções de hospedagem Brotas está preparado para atender a todos os gostos, com locais para camping com toda infraestrutura, a hotéis rús-

Foto:Carlos Zaith

Boia Cross

Cinema

Foto: Divulgação

Livro: “A culpa é das estrelas” Autor: John Green John Green apresenta sua obra mais ambiciosa e emocionante a respeito da alegria e tragédia de viver e amar. Hazel possui uma doença muito grave. Por milagre, seu tumor vem diminuindo bastante, o que lhe confere uma promessa de viver mais alguns anos. Nessa transição, Hazel conhece Augustus Waters, um lindo garoto que, certo dia, vai ao Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Os dois, juntos, irão escrever as páginas em branco que ainda restam de suas vidas.

“Jobs” estreia essa semana em Riberão Preto

Com Ashton Kutcher, Josh Gad, Annika Bertea e direção de Joshua Michael Stern Da impopularidade no colégio até se consagrar como um dos maiores empresários do universo da tecnologia do século, o filme “Jobs” conta a história da ascensão do co-fundador da Apple. O enredo mostra a passagem pelo autodescobrimento da juventude, pelos tormentos pessoais que dificultaram sua visão e, finalmente, pelas glórias que transformaram sua vida adulta.

Foto: Divulgação

o centro do Estado de São Paulo, a 171 Km de Ribeirão Preto, fica Brotas, cidade de fácil acesso e privilegiada por sua natureza. A chegada ao município já impressiona, da estrada, nas proximidades da Serra do Itaqueri, já se avistam as paisagens do relevo das Cuestas Basálticas com Mata Atlântica em suas encostas, seus morros testemunhos, chapadas e pedras de arenito que afloram em meio à vegetação de Cerrado, e ao chegar a Brotas o portal da às boas vindas aos turistas. Cortada pelo Rio Jacaré Pepira, que em tupi-guarani significa “rio das quebradas”, Brotas é cercada por toda a beleza que a natureza pode proporcionar, encosta, vale, cachoeiras, nascentes e corredeiras, cenário ideal para a prática de Turismo de Aventura e Ecoturismo. Brotas dispõe da maior variedade de atividades deste segmento no País, como o rafting. Devidamente equipados com capacete e colete, o turista a bordo do bote inflável pode cair na aventura e se deixar levar. É possível também descer o rio usando uma boia especial com alças de segurança. Em águas agitadas ou mais tranquilas o ráfting e o boia cross são diversão garantida para crianças, adultos e idosos. O rapel é outra atividade bastante procurada e exige coragem para descer os paredões. Os turistas são sempre orientados por instrutores equipados com todos os itens de segurança. Mas a cidade ainda proporciona muito mais, como canionismo, cachoeirismo, caminhada


12

RADAR NEWS

QUINTA, SEXTA E FIM DE SEMANA DE 29 A 31 DE AGOSTO DE 2013

RADAR CULTURAL

PRISCILA SOARES priscila@grupomidia.com

Até quando? O Teatro de Arena de Ribeirão Preto foi inaugurado em 1969. Com o projeto do engenheiro, arquiteto e jornalista Jaime Zeiger, o local possui uma área de 6 mil m² e foi idealizado após intensa pesquisa por países da Europa e do Oriente Médio. Construído em uma meia-encosta, justamente para favorecer a qualidade acústica, foi o primeiro teatro de arena do interior do Estado de São Paulo. O Teatro passou pela primeira reforma em 1986, sendo reinaugurado após um ano. No ano passado, a Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou uma reforma nos camarins, bilheteria, cabine de som, sanitários e bar, orçada em

mais de R$ 1 milhão. A previsão para a entrega da obra era outubro de 2012, porém de acordo com a Secretaria de Cultura da cidade será entregue até o final de agosto deste ano. Segundo Alessandro Maraca, secretário de Cultura de Ribeirão Preto, “o local recebe cuidados constantes da administração pública em questão de limpeza e conservação. A população também tem colaborado de forma eficaz, realizando visitas periódicas desde que o Teatro começou a ser reformado.” SEGURANÇA: Se a administração pública limpa e conserva o Teatro de Arena, quem cuida da

Foto: Thiago Cruz

Reformas longas e inaugurações sempre adiadas transformam Teatro de Arena de Ribeirão Preto em uma novela com enredo de tragédia grega

segurança do local? Pelo visto, ninguém. Em maio desse ano, dois corpos foram encontrados nas obras do Arena: um na mata ao lado do teatro e o outro encontrado encoberto com terra, dentro do próprio teatro. Isso sem contar que, quando ainda estava em atividades, o público que frequentava os eventos no Teatro de Arena era constan-

temente alvos de ameaça por “cuidadores” de carro, que exigiam pagamentos adiantados, deixando claro que não se responsabilizavam pelo que “poderia” acontecer com o carro, caso o pagamento não fosse feito. É claro que esse problema não ocorre somente com eventos realizados no Teatro de Arena, mas sim em todo o complexo do Mor-

Foto: Divulgação

Festival invade escola e espaços públicos em Ribeirão Preto 3º Festival Fagulha de Artes oferece atividades integradas de artes, meio ambiente, economia e saúde além de vários shows Ribeirão Preto recebe a terceira edição do Festival Fagulha de Artes entre os dias 28 de agosto a 1 de setembro. As novidades para esse ano é que o evento oferece diversos debates a respeito de meio ambiente, economia, saúde e autogestão. Os alunos da Escola Otoniel Mota terão uma oficina de criação de instrumentos musicais com material reciclado orientada pelo Grupo Lixofonia. Ainda a oficina e exposição fotográfica “Cultura em Foco” será realizada com os alunos da Escola Guimarães Junior. Já os alunos da Cônego Barros receberão a Cia Boccaccione de Teatro, no qual aprenderão sobre a história do teatro e as técnicas de interpretação e a Escola Tomaz Alberto recebe uma oficina de maracatu com o grupo Maracatu Navegante. Em todas as escolas, os alunos se apresentarão junto a equipe que ministrou a oficina, no intervalo das aulas. As atividades voltadas aos alunos se encerram com o Encontro de Movimentos Estudantis e Culturais, nos Estúdios Kaiser de Cinema, com membros do Centro de Cultura e Ativismo Caipira (CECAC), de Serrana, debatendo a respeito de Educação Livre e Autogestão. Ocupando as ruas: Além das atividades nas escolas, o Festival irá ocupar espaços públicos com muita arte e tudo será transmitido pelo canal na internet http:// postv.org , com mediação da jornalista Cris Dias. Acontecerá debates a respeito de “Retrocessos Ambientais em 2013” com Manoel Taveira da Associação Pau Brasil, André Takahashi do Movimento Brasil Pelas Florestas e Camila Vincci, da Estação Luz. Os “Causos Mineiros” de Jeziel Paiva e sua Rabeca, do Ponto de Cultura Kabuki,

encerram as atividades do dia. Outros temas discutidos serão Economia, Cooperativismo e Autogestão com os convidados João Passador da FEA-USP, Adriana Silva do Instituto de Cidades Criativas e Ioshiaqui Shimbo da UFSCar, com apresentação da cantora Claire Jezequel e a sapateadora Renata Delfina. E para encerrar, os convidados são Joelma Fazzio do Movimento Slow Food, José de Souza, Produtor do Assentamento Mario Lago e Fulvio Iermano da Convivium Slow Food, que debaterão a respeito do tema “Comer é um ato revolucionário”. Ao final das atividades, a cantora Camila Garófalo apresenta seu novo disco ao público. Shows de encerramento: Para fechar com chave de ouro, os organizadores prepararam uma grande festa com exposição de fotos, intervenções teatrais, shows entre outras atividades nos Estúdios Kaiser de Cinema. No sábado, dia 31 de agosto, a partir das 21h, haverá apresentação do Maracatu Navegante (Ribeirão Preto SP) e os shows com as bandas Gran Modern Glasses, Pó de Café Quarteto, Porcas Borboletas e Vivendo do Ócio. Já no dia 01 de setembro as apresentações começam as 15h com o Grupo Gita fazendo apresentação de Capoeira e shows com as bandas Miss Lane, Hellbenders, Anonimetas, Veja Luz e BNegão & Seletores de Frequência. Confira a programação completa pelo site: w w w. c o l e t i v o f u l i ge m . c o m . br/?p=2121

ro do São Bento. Portanto, a melhoria proposta aos locais ali presentes, que além do Arena ainda compreende o Teatro Municipal, Secretaria da Cultura, Bosque Municipal e as Sete Capelas deveria se estender ao âmbito da administração municipal, para que o mal seja arrancado pela raiz e não coberto de terra e regado com promessas nunca cumpridas.

BNegão & Seletores de Frequência


RADAR NEWS

QUINTA, SEXTA E FIM DE SEMANA DE 29 A 31 DE AGOSTO DE 2013

PEDRO LEÃO

13

RADAR SOCIAL

twitter: @pedrooleaoo instagram: @pedroleaoruge

O ex-goleiro Doni e a esposa Camila comemoraram o aniversário da filha Thalita junto com o irmão Nicholas no Boliche do Gorilão. Chuva de medalhas para os judocas do colégio Barão de Mauá. A garotada trouxe de Serra Negra 9 medalhas de ouro, 3 de prata e 3 de bronze. Sucesso!

Os veteranos do curso de gastronomia da Barão receberam os calouros em grande estilo, com um coquetel recheado a frutos do mar e paella de carnes de caça.

Melissa Crochiquia, diretora da Companhia Athletica, esteve presente na inauguração da 7ª Expansão do RibeirãoShopping. A super academia está entre as novidades do centro de compras. Vale muito a pena conferir!

Tiago de Arruda e Gilson de Oliveira brindaram a reabertura do Outback em Ribeirão Preto. O restaurante tem uma vista privilegiada para o jardim suspenso, novidade da 7ª expansão do RibeirãoShopping.

Adriana Coelho, coordenadora do curso de medicina veterinária do Centro Universitário Barão de Mauá, durante curso especial para os alunos, ministrado pelo especialista Dr.Edison Pagoto.

O estilista Valdemar Iodice e os empresários Luis Ronaldo Nobre e Jéssica Marques, no coquetel de inauguração da loja Iodice em Ribeirão Preto.

A apresentadora Adriane Galisteu em entrevista ao Portal radarnews.com.br, durante o lançamento da loja Iódice no RibeirãoShopping.

O proprietário da Multi-Ar, Tiziano Pravato e o Executivo de Contas do Grupo Mídia que publica o Jornal Radar News, Evaldo Felício, no lançamento da nova loja de climatização em Ribeirão Preto.


Foto: Bob Souza

14

RADAR NEWS

www.radarnews.com.br

QUINTA, SEXTA E FIM DE SEMANA DE 29 A 31 DE AGOSTO DE 2013

LUCAS ARANTES arantes.lucas@hotmail.com

Gari segura um bloco de cartaz com as duas mãos. Conforme o desenrolar da cena, ele joga os cartazes no chão. CARTAZ 1: Faço parte das crianças que sumiram na década de 70 na cidade de São Paulo. Nasci no bairro da Consolação e estudei num colégio ali por perto. Minha mãe estava grávida e eu sumi – parece que seria uma menina. Quando tinha uns 5 anos saí de casa pra comprar sorvete e me perdi na Avenida Paulista. A cada quadra que andava não encontrava nada aberto. Não lembrava que era domingo. Minha família dormia depois do almoço. Meu tio estava deitado no meu quarto. O meu pai gostava muito de mim e foi ele quem me deu dinheiro pra buscar o sorvete. Porque ele me deixou sair sozinho? CARTAZ 2: Faço parte das crianças desaparecidas que gostariam de ser encontradas. CARTAZ 3: Somos quase uma cidade dentro da cidade. CARTAZ 4: Você está aí? CARTAZ 5: Se estiver, me responde? CARTAZ 6: Eu só preciso saber quem eu sou,

Procuro família

de onde vim, pra descobrir o que fazer aqui. CARTAZ 7: Procuro família. CARTAZ 8: Tem alguém aí? CARTAZ 9: Eu tinha dois bonecos do Cavaleiros dos Zodíaco (Fenix e Andrômeda) que estavam sem armadura. Tinha uma irmã pequena de mais ou menos um ano que tinha uma banheira roxa. Tinha também um irmão mais ou menos da minha idade que tinha um caminhão grande de plástico. CARTAZ 10: Tinha um pai e uma mãe também. CARTAZ 11: O que já perderam? CARTAZ 12: O que possuem hoje? CARTAZ 13: Eu perdi tanta coisa. CARTAZ 14: Ao menos estamos aqui. CARTAZ 15: Não estamos? CARTAZ 16: Meu pai me carregava em um carrinho de papelão e me dava maria-mole. CARTAZ 17: Eu sempre gostei de sorvete. CARTAZ 18: São quantos cometas para cada estrela? Quantos céus para cada planeta? Quantos peixes para cada lago? Quantos chãos para cada buraco? Quantos cabritos para cada bezerro? Quantos mamíferos para

cada morcego? Quantos navios para cada saco? Quantos cigarros para cada pulmão? Quantos martírios para cada religião? Quantos pescoços para cada corda? Quantos escudos para cada missão? Quantos louvores para cada chão? Quantos amores para cada vão? Quantos sacrifícios para cada soldado? Quanto sal para cada sapo? Quantos desencontros para cada família? Quantos filhos para cada prisão? CARTAZ 19: Se somos os sonhos sonhados por nossos pais, eu não lembro dos sonhos que me sonharam. CARTAZ 20: Fui sonhado por quem? CARTAZ 21: Estou aqui por quem? CARTAZ 22: Não pode ter alguém além de mim. Se estivesse, já estaria aqui. CARTAZ 23: Eu não lembro o nome da minha família, nem a data do meu nascimento, meu nome inteiro, a casa improvisada em que eu nasci, um documento de alguma coisa. CARTAZ 24: Moro aqui nesta cidade. Fiquei por quinze dias e arrumei emprego. Comecei a entregar panfleto, fazer xerox, colar car-

taz. Daí, me veio a ideia. Algo que eu sabia fazer. A minha profissão. O meu serviço. A função que acabei cumprindo mais como sina do que vocação. O que permite que eu viva sem precisar ser outro. Uma tarefa. Sonhada por alguém, sonhada por quem? Quando estiver de férias, tiver algum dinheiro, depois de treinar tanto no meu trabalho, de ter visto o quanto que funciona, de ter visto tantos olhos nas ruas, perdidos, procurando alguém, pegando panfleto… Olhando cartaz. CARTAZ 25: Quando eu tiver tempo… Quando estiver preparado, partirei para uma jornada, a de que tanto me empenhei, e vou embora pra cidade onde eu nasci. Hoje, já grande, irei com toda a força procurar por que eu sou. Vou começar pela rodoviária. Depois, pelo Centro. Depois, por onde eu precisar ir.
 CARTAZ 26: Meu nome é Renato. CARTAZ 27: Preciso de ajuda. CARTAZ 28: Contato: (11) 9721-3029. Homem ergue o cartaz o mais alto que conseguir. Uma multidão passa e o engole.

HORÓSCOPO Áries - 21/03 a 20/04

A sua capacidade de trabalho encontra-se em alta. Aproveite este bom momento para fazer prevalecer alguns dos seus direitos. Aproveite, da melhor maneira, todos os momentos que lhe possibilitem a companhia do seu par. Para quem vive só, o mais aconselhável, durante este período, será não iniciar nenhuma relação.

Touro - 21/04 a 20/05

Será um período favorecido para iniciar novas atividades com as quais se sinta à vontade. Durante esta semana algumas tarefas que se encontravam numa fase de impasse deverão ser concluídas.Na sua relação sentimental, tente evitar a rotina. Seja imaginativo e convide o seu par para sair, jantar fora, passear.

Gêmeos - 21/05 a 20/06

Verá suas capacidades serem reconhecidas e poderá receber uma proposta para uma mudança de funções que, depois de bem analisada, deverá ser aceite. O seu relacionamento sentimental poderá ser um motivo de equilíbrio e estabilidade, durante toda a semana. Divida com o seu par os seus projetos e problemas. Não se deixe cair na rotina.

Câncer - 21/06 a 21/07

Será uma semana caracterizada por algumas dificuldades na área profissional. A sua relação sentimental merece uma atenção muito especial. Seja mais carinhoso com o seu par. Não menospreze as opiniões do seu parceiro e, com um diálogo franco e aberto, poderá inverter a tendência deste aspecto.

Leão - 22/07 a 22/08

Mantenha-se calmo, evite choques de toda a espécie e aguarde, com a possível serenidade, que a semana passe. Resista ao seu ego que lhe poderá criar algumas dificuldades. A sua relação sentimental deverá ser encarada como uma das formas de recuperar a força que tanta falta lhe faz. Aproxime-se do seu par, exponha as suas carências e frustrações, vai valer a pena.

Virgem - 23/08 a 22/09

Tenha uma visão de futuro no que lhe vai surgindo e crie bases que consolidem os seus projetos. Mantenha-se atento aos colegas, alguém por inveja, poderá prejudicar os seus interesses. Seja compreensivo com os seus amigos e não negue ajuda aos que dela necessitarem. A família deverá fazer parte da sua agenda de visitas.

Libra - 23/09 a 22/10

Várias novidades durante essa semana como proposta para novas sociedades e mudança de emprego, uma vez que os astros favorecem a área profissional. No entanto, seja muito cuidadoso nas decisões que tomar. Não crie problemas onde eles não existem e mantenha a confiança no seu par. Cenas de desconfiança e ciúme poderão estragar a sua semana.

Escorpião - 23/10 a 21/11

Tente carregar as suas baterias, descansar um pouco e, acima de tudo, libertar a sua mente de preocupações. Seja paciente e raciocine. Se for agradável com o seu par, a ajuda não se fará esperar, tudo terá um aspecto mais simples e fácil de suportar. Os que não possuem um par assim deverão continuar, uma vez que a área sentimental não se encontra favorecida.

Sagitário - 22/11 a 21/12

Será uma semana em alta, no que se refere a questões profissionais. Poderá receber uma proposta muito tentadora para mudar de emprego. Um despertar para os encantos do seu par poderá tornar esta semana muito gratificante. Grande entendimento e uma forte atração contribuirão para que este período se torne inesquecível.

Capricórnio - 22/12 a 20/01

Período de grande instabilidade com muitos motivos de dúvidas em relação ao futuro. Por outro lado, esteja atento dentro do seu ambiente de trabalho, pois será possível que alguém tente prejudicá-lo. A sua relação sentimental será marcada pela compreensão, pela parte do seu par. Os que não possuem par poderão conhecer alguém muito interessante.

Aquário - 21/01 a 19/02

As situações não estão fáceis, mas como os nativos deste signo não desistem facilmente acabará por alcançar os resultados pretendidos. Não torne a sua relação como culpada de tudo o que lhe acontece. Tenha uma visão positiva de que o seu par é a pessoa mais indicada para o ajudar a ultrapassar momentos ruins.

Peixes - 20/02 a 20/03

Será um período de mudanças que o obrigará a canalizar a sua atenção para diversas questões ao mesmo tempo. Porém, no aspecto sentimental encontrará a paz e a harmonia tão necessárias. O entendimento com o seu par será quase perfeito e com um pouco de imaginação poderá tornar este período agradável e relaxante.


www.radarnews.com.br

FALE COM

RADAR NEWS

QUINTA, SEXTA E FIM DE SEMANA DE 29 A 31 DE AGOSTO DE 2013

15

Esportes

radarnews@grupomidia.com

MARCEL CAPRETZ

marcel.capretz@gmail.com twitter: @MarcelCapretz

O futebol no Brasil está sendo elitizado. Só agora entenderam que o torcedor brasileiro é apaixonado pelo esporte e que, na maioria das vezes, paga o quanto for para ver seu time. Corinthians e Atlético Mineiro, por exemplo, tiveram rendas milionárias em jogos da Taça Libertadores. Mas não se pode pensar em dinheiro a todo momento, ainda mais quando se trata de estádio de futebol. O povo, aquele torcedor que ganha um salário mínimo, não pode ser expulso das partidas. Fica impossível para ele ir a um jogo sendo que o preço mínimo de uma entrada é de R$ 150. Acredito que quem tem condição de pagar mais pode e deve ter o luxo, o benefício que for. Porém, a essência do futebol deve ser preservada. Até porque no último final de semana, no jogo entre Corinthians x Vasco, em Brasília, tivemos brigas entre torcedores. E o ingresso mais barato para esse jogo custava pelo menos e R$ 100. O São Paulo fez tudo errado, mas pode se salvar. A equipe do Morumbi seguiu a risca a cartilha de um time rebaixado: contratações equivocadas, técnicos sem respaldo, dirigentes se perpetuando no poder, etc. Mas mesmo assim é possível se safar da Série B do ano que vem. Há times muito piores que o São Paulo na competição: Portuguesa, Náutico, Criciúma, Ponte Preta, Bahia, Goiás, Vitória, dentre outros. E se pegarmos o elenco tricolor, há alguns talentos individuais como Rogério Ceni, Ganso, Luis Fabiano e Jadson, que se estiverem com o mínimo de condição física, já fazem a diferença. Mas que fique a lição para a temporada que vem; não é todo ano que a sorte ajuda. O Santos vive um caos político. O Presidente Luis Alvaro saiu de uma maneira melancólica do clube e o tão falado Comitê Gestor foi implodido. Por isso que dentro de campo se vê hoje um time sem rumo: o técnico Claudinei Oliveira vai estar sempre na corda bomba. Duas derrotas seguidas e voltarão a falar que ele não tem experiência para o cargo. Sem falar que não há uma estratégia definida. Após a saída de Neymar e Muricy Ramalho se falou em aproveitar mais as categorias de base. Mas o que são jogadores pra lá de experientes como Léo, Edu Dracena, Durval e o recémcontratado Renato Abreu? Neymar realmente saiu do clube na hora mais do que certa! O colunista Renê Andrade não participou desta edição do Radar News por motivos de saúde. A equipe do Grupo Mídia se solidariza e deseja melhoras.

Pantera e Leão em fase negativa Os dois principais times de Ribeirão Preto vivem atualmente uma fase negativa. O Comercial, que disputa a Copa Paulista, chegou ao quinto jogo consecutivo sem vitórias na competição e praticamente dando adeus às chances de classificação à segunda fase. Na terça-feira (27/8), o Leão do Norte foi derrotado pelo Internacional por 1 a 0, no Estádio Palma Travassos. Com sete pontos em nove jogos, o Comercial ocupa a penúltima colocação do grupo 2, mas pode fechar a rodada na lanterna. O Bafo enfrentará neste sábado (31/8), às 16 horas, o São Carlos,

no Estádio Prof. Luiz Augusto de Oliveira, em São Carlos (SP). Crise tricolor – A crise também percorre o caminho do Botafogo. O time foi eliminado do Brasileirão Série D ao ser derrotado pelo Metropolitano-SC por 1 a 0. A partida apagou o sonho do time de conquistar o acesso à Série C do Brasileiro. O Tricolor se despediu da Quarta Divisão do Nacional na penúltima colocação do grupo A8 com 9 pontos. O Pantera só voltará a jogar em janeiro de 2014, quando está previsto o início da Série A1 do Paulistão.

Maratona de jogos é discutida por Sindicato

“Não existe oponente para mim”, diz Sonnen

A Lei Orgânica da CBF estabelece que o número de horas como intervalo mínimo para a realização de jogos consecutivos seja inferior a 66 horas. Porém o Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo e a Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol já avisou à CBF que, devido a mudanças de calendário promovidas pela própria entidade, essa Lei não resguardará times como Santos, São Paulo, Náutico e Atlético Mineiro. Ricardo Martorelli, presidente das duas entidades, diz que tentará entrar em acordo com a CBF, atletas e clubes para resolver o problema. “Nosso trabalho é preservar os atletas. A carreira do jogador já é curta, se não há cuidado com a saúde, acaba encurtando ainda mais. Os jogadores que fazem o espetáculo”, reforça.

Chael Sonnen continua tentando causar polêmica. As trocas de farpas entre ele e Wanderlei Silva renderam um vídeo do brasileiro que fez muito sucesso na internet. Porém, em entrevistas recentes, o norte-americano não mencionou um possível duelo contra o brasileiro. “Gostaria muito de fazer parte do evento de 20 anos do UFC. Procuro estar no card que tem Georges St-Pierre contra Johny Hendricks” relatou Sonnen, a respeito do UFC 168, que pode ser uma opção para a sua volta. Em sua última luta, Chael Sonnen finalizou Shogun no primeiro assalto da luta do card principal do UFC Fight Night Combate. Após essa Vitória, Sonnen aparece na lista dos Top 10, tanto da categoria Peso Médio quanto dos Meio-Pesados.

Com baixa no valor do ingresso São Paulo arrecada muito mais

Mark Webber cria polêmica ao revelar que já sabe quem é seu substituto

A fim de quebrar seu recorde de arrecadação no Brasileirão 2013 o São Paulo baixou o valor do seu ingresso. Durante a vitória do time contra o Fluminense, a primeira após 13 rodadas, o clube arrecadou R$ 658.560,00 com a bilheteria de 55.256 pagantes. Com isso, o São Paulo mostra que é possível arrecadar dinheiro sem explorar o torcedor.

O piloto da Red Bull, Mark Webber, disse em uma entrevista que será substituído por Daniel Ricciardo. “A decisão já foi tomada. Todos nós sabemos. Estou feliz com essa decisão. É bom para ele e bom para a Austrália” relevou. O chefe da Red Bull, Christian Horner, desmentiu Webber e ainda retrucou que o piloto não sabe de nada que acontece dentro da empresa.

CBF mostra sua força e derruba emenda da transparência no esporte A emenda à MP 615, que visa tornar mais transparente e democrática a administração das entidades esportivas brasileiras, foi retirada de campo pelo senador Gim Argello (PTB-DF), após insistência (nos bastidores) por parte de Vanderbergue Machado, diretor de assessoria legislativa da CBF.

O senador se justifica dizendo não ter apoio do governo federal para dar continuidade ao projeto. Além de vetar a emenda, Gim Argello pede que o Programa de Recuperação Fiscal possibilite a inclusão de novos débitos e que clubes com débitos tributários recebam os recursos oriundos da Timemania.

Foto: Folhapress

Dinheiro não dá educação

Com 2 gols de Pato Timão classifica Na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, nessa quarta-feira (28/8), precisando da vitória o Corinthians venceu o Luverdense com dois gols de Alexandre Pato. Também pelas oitavas, na Arena Grêmio, o Santos perdeu para o

Grêmio por 2 a o, deixando escapar sua classificação.Já o Palmeiras foi derrotado pelo Atlético Paranaense por 3 a 0, no Estádio Durival de Britto. Confira na tabela abaixo mais resultados e saiba mais no radarnews.com.br:


16

RADAR NEWS

www.radarnews.com.br

www.radarnews.com.br

QUINTA, SEXTA E FIM DE SEMANA DE 29 A 31 DE AGOSTO DE 2013

HORÁRIO DE FECHAMENTO DESTA EDIÇÃO:

00:00 QUARTA-FEIRA

REDAÇÃO

Rua Antônio Manoel Moquenco Pardal, 1027 - Ribeirânia - CEP: 14096-290 Ribeirão Preto-SP redacaorn@grupomidia.com Telefone: (16) 3629-3010

ATENDIMENTO AO LEITOR

radarnews@grupomidia.com Telefone: (16) 3629-3010

COMERCIAL

comercialrn@grupomidia.com Telefone: (16) 3629-3010

DISTRIBUIÇÃO

Semáforos das principais avenidas de Ribeirão Preto e bancas espalhadas pela cidade de Ribeirão Preto e região.

PRODUTOS

Outros produtos do Grupo Mídia: HealthCare Management; HealthARQ; Full Energy; Saúde Online, dentre outros.

Ponto Final A saúde do Brasil em mãos estrangeiras As fronteiras brasileiras nunca foram tão abertas como atualmente. Fazendo jus à famosa hospitalidade, o governo brasileiro está recebendo médicos estrangeiros vindos de Portugal, Argentina, Espanha, Uruguai, Itália, Rússia e Cuba para o programa “Mais Médicos”. Só nesta semana, o País já recebeu mais de 600 médicos que não precisarão passar pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, o Revalida, prova obrigatória para médicos com diploma estrangeiro atuarem no Brasil. Esses profissionais terão orientação durante três semanas a respeito das doenças comuns no País, cultura e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Ou seja, em menos de um mês, médicos dos quatro cantos do mundo, de realidades distintas, com uma bagagem cultural totalmente diferente de nós, terão que não apenas se adaptar, mas também dar assistência àquele que nasceu no agreste do sertão, nas áreas indígenas e tantas outras regiões do interior do Brasil. Basta saber se tais profissionais terão a sua disposição meios necessários para serem, de fato, médicos. Afinal, Medicina custa muito mais que o valor do salário. A Medicina necessita de infraestrutura, enfermagem, raio-x, medicamento, dentre tantas outras ferramentas. Se antes médicos brasileiros não atuavam em regiões interioranas no Brasil é porque sabiam que, chegando lá, não haveria as mínimas condições para um trabalho digno. Imagine um médico, sem o mínimo de material para cuidar de um paciente, tendo que optar em enviá-lo para um posto de atendimento em uma cidade maior, que geralmente está lotado, ou então atender pre-

cariamente o indivíduo. Se o médico optar por esta segunda opção ainda há o risco do paciente morrer, e se isso acontecer o profissional pode ser condenado por erro médico (como falar em erro sem infraestrutura básica?). Nessas situações, falar em acolhimento do paciente e humanização do tratamento são praticamente ficções científicas. Porque na realidade o cidadão brasileiro enfrenta filas gigantescas, horas de espera por um atendimento e profissionais despreparados, inclusive muitos médicos que simplesmente ignoram o juramento pelo alto respeito à vida humana que fizeram. Cabe ressaltar aqui que a saúde do Brasil não deve depender de corporativismo de nenhuma classe. Sabe-se que o problema não é apenas a falta de profissionais, mas se estes forem levar assistência para quem há anos não tinha, que sejam bemvindos, desde que haja uma devida seleção e que tais médicos façam as provas necessárias, afinal a legislação não deve funcionar apenas quando o Governo Federal achar conveniente.

Colunistas da próxima edição

WILLIAN SODRÉ Advogado, Pastor Evangélico e Palestrante.

MARCEL CAPRETZ Colunistas

Marcel Capretz é jornalista, Atua como apresentador de rádio e TV.

MENALTON BRAFF

ADRIANO PEIXOTO

Membro e segundo vice-presidente da UBE e escritor.

“Pessoas não fracassam. Elas simplesmente desistem”

Advogado Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário.

- HENRY FORD


Radar News 3a Edição