Page 1


4


XXVII EREA São Paulo Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo

aCaráter

do evento: Evento Sócio Cultural sem fins lucrativos

Local: a definir [São Carlos - SP] Data: a definir [agosto de 2014] Duração: 12 dias – 6 dias de montagem, 5 dias de realização e 1 dia de desmontagem Público esperado: Aproximadamente 400 pessoas Abrangência de divulgação: O Evento abrange cerca de 106 instituições de ensino superior que oferecem cursos de Arquitetura e Urbanismo no Estado de São Paulo e também outras instituições situadas nos demais Estados do país. Realização: Comissão Organizadora do EREA São Carlos 2014 - ComOrg Promoção: Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo - FeNEA


6

Índice

FeNEA Regional São Paulo EREA ComOrg + Apoios Histórico dos Encontros Perfil dos Participantes Objetivos Temática do Encontro Relação com a cidade Atividades Cronograma A cidade FeNEA Por que se tornar um parceiro? Pré-Orçamento Pacotes de patrocínio Peças publicitárias Agradecimento Contato Realização | Apoio

6 7 8 9 10 12 13 14 15 16 17 19 24 26 27 28 30 31 32


A Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo é uma entidade pública sem fins lucrativos, sem filiação partidária, livre e independente de órgãos públicos e privados. Congrega mais de 90 mil estudantes de graduação de todo o país e os representa perante órgãos governamentais e entidades da área. A FeNEA tem origem nos primeiros grêmios fundados no país e foi consolidada em 1932. Desde então, promove eventos e cria espaços de discussão sobre Arquitetura e Urbanismo, suas condições de ensino, o papel da Universidade e mesmo a conjuntura político-social brasileira. São atividades como seminários de ensino, encontros de estudantes, encontros de escritórios modelos, concursos e congressos de iniciação científica.

FeNEA

7


Territorialmente, a Regional São Paulo é a menor Regional da FeNEA. Populacionalmente, é a maior! A Regional São Paulo é a mais populosa Regional da FeNEA, formada por 106 escolas de Arquitetura e Urbanismo, apresentando práticas acadêmicas, realidades e projetos pedagógicos muito distintos. Isso confere grande diversidade de idéias, olhares, pensamentos e posturas, contribuindo para que não se fixem doutrinas ou idéias pré-concebidas.

Regional São Paulo 8


O Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura [EREA] é um evento sócio-cultural anual. Ele é o principal projeto idealizado pela FeNEA e acontece em cinco cidades diferentes todos os anos, cada uma representando uma região do Brasil: Nordeste, Leste, Sul, Centro e São Paulo. O objetivo do encontro é integrar os participantes de modo a criar um intercâmbio de experiências e conhecimentos. Para promover isso, são incentivadas atividades em conjunto, que garantem a interação entre os estudantes, como debates e discussões que abordam, principalmente, temas da Arquitetura e do Urbanismo como, por exemplo, o campo de atuação do arquiteto e as problemáticas das cidades. O encontro visa promover o conhecimento artístico e cultural, desenvolver o posicionamento crítico questionando as configurações da cidade e do ensino, incentivar a produção científica e, principalmente, enriquecer a formação acadêmica e global dos estudantes e futuros profissionais.

EREA

9


a

A Comissão Organizadora [ComOrg] é uma associação sem fins lucrativos, que tem como finalidade planejar e realizar o EREA. É composta por estudantes de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo) e de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que realizam o trabalho voluntariamente. Durante a realização do Encontro é necessária a ajuda de mais estudantes voluntários, os quais chamamos de apoios. Somente com a força deles junto à ComOrg é que conseguimos construir nossos espaços e realizar todas as atividades planejadas.

10

ComOrg + Apoios


2013 | XXVI EREA SP - Campinas Tema: “Onde os paralelos se encontram” 2012 | XXV EREA SP - Santos Tema: “Do morro ao cais, do caos à lama” 2011 | XXIV EREA SP - Taubaté Tema: “Caminhos da Arquitetura” 2010 | XXIII EREA SP - Ribeirão Preto 2009 | XXII EREA SP - São Luiz do Paraitinga Tema: “Movimento - quem não faz poeira, come poeira” 2008 | XXI EREA SP - Presidente Prudente 2007 | XX EREA SP - São Carlos local: Campus da USP São Carlos Tema: “É comigo?”

Histórico dos Encontros

11


2006 | XIX EREA SP - Santos 2005 | XVIII EREA SP - Ribeirão Preto 2004 | XVII EREA SP - Bauru 2003 | XVI EREA SP - Campinas 2002 | XV EREA SP - Mogi das Cruzes Tema: “Habitação Sustentável: ecologicamente viável, economicamente possível” 2001 | XIV EREA SP - Santos Tema: “A estética da ética por uma nova Arquitetura” 2000 | XIII EREA SP - São Carlos Tema: “Um encontro pelo cidadão” 1993 | VI EREA SP - São Carlos Tema: “Arquitetura e Urbanismo: Educação e Cidadania”

12


O EREA vem ocorrendo nos últimos anos com a presença de um número aproximado de 400 a 600 participantes, contendo entre eles estudantes de Arquitetura e Urbanismo, profissionais da área e afins, entidades e a comunidade em geral. Entretanto, assumindo um perfil de Evento Sócio Cultural de caráter aberto, espera-se também a participação e mobilização da cidade como um todo nas atividades do encontro. Além disso, o público assume uma característica de crítico e de formador de opinião, seja no meio acadêmico, seja na sociedade em geral, com o predomínio de jovens na faixa etária de 18 – 26 anos.

Perfil dos Participantes

13


a

O objetivo principal do EREA é complementar a formação do estudante, fortalecer o debate e a reflexão sobre as mais diversas problemáticas das cidades brasileiras, confrontar a prática profissional, o campo de atualização do arquiteto e as discussões acadêmicas, com a atual conjuntura do território e sua identidade cultural.

14

Objetivos


A ideia de temática para o EREA São Carlos surge a partir da latente insatisfação com a realidade atual que nos cerca. Questionamo-nos, constante e diariamente, sobre o panorama atual de nossa profissão, de nossa educação, de nossas cidades, de nossa sociedade. Diante desse angustiante cenário, fazemos a seguinte pergunta: como nós podemos mudar isso? Ou ainda, nós podemos transformar esse cenário? Entendendo a cidade como importante articulador entre as esferas social, econômica, política e cultural, escolhemos então ela, a CIDADE, como objeto principal de nossa discussão. Em nossa visão, cada um de nós é responsável, direta ou indiretamente, por produzir a cidade no nosso dia-a-dia, sendo essa capacidade potencializada quando nos organizamos coletivamente. Ao mesmo tempo, somos nós também produzidos e determinados, diariamente, pelas relações intrínsecas a este organismo vivo, que é a cidade. É com foco nesse papel de agente atuante e com grande potencial transformador que nós enxergamos tanto o arquiteto como o cidadão em geral, tratando ambos a partir da característica que lhes é comum, que é viver A e NA cidade. A proposta do encontro é, portanto, investigar, encontrar e desenvolver alternativas e possibilidades de intervenção nesse objeto tão dinâmico e abrangente que é a cidade. O objetivo é abarcar tanto a esfera das contribuições singelas, com efeito imediato e a curto prazo, quanto levantar possibilidades de ações mais efetivas e totalizantes de transformação nas esferas do território e, em última instância, da vida. Novas lógicas de uso, criação e relação entre os elementos da cidade e entre as cidades e seus elementos deverão ser discutidas, com a finalidade de se construir hoje e de se alcançar, futuramente, as mudanças tão necessárias, esperadas e desejadas.

Temática do Encontro

15


Todas as atividades do Encontro acontecerão dentro da cidade de São Carlos - SP e serão abertas ao público; visamos assim atrair tanto os profissionais da área de arquitetura e afins, como também cidadãos comuns e interessados em geral. Acreditamos que dessa maneira estaremos contribuindo tanto com o debate em torno das questões da cidade, como com a ação direta em âmbito municipal; trabalhamos, assim, com a cidade de São Carlos como objeto de estudo prático para a discussão ampla de produção da cidade que queremos realizar, e trazemos também para essa discussão um público alvo diversificado e abrangente.

16

Relação com a cidade


O encontro se propõe à realização das seguintes atividades: aa

Palestras: nomes importantes do cenário da arquitetura e urbanismo e áreas correlatas, nacionais e regionais são convidados a apresentar palestras que estejam de acordo com a temática pensada para o encontro; Mesas redondas: pessoas de diversas áreas e diferentes formações são convidadas para compor mesas que discutirão determinados temas, sempre com a presença de um mediador; CICAU: Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo, o qual tem como objetivo divulgar e disseminar a produção acadêmica recente de pesquisa e extensão das universidades, principalmente da Regional São Paulo; Oficinas: nas oficinas, estudantes de arquitetura em urbanismo, convidados e voluntários se dispõem a partilhar com participantes e organizadores do evento seus conhecimentos práticos específicos relacionados a temática do encontro ou ao ofício de arquiteto e urbanista; Vivências: as vivências são experiências práticas realizadas na cidade, com o objetivo de explorar concretamente a temática do encontro; Intervenções: as intervenções são ações concretas a se realizarem em espaços pré-determinados da cidade, com participação da população local; Exposições: espaço para a divulgação de trabalhos desenvolvidos nas universidades, com foco em escritórios modelo de arquitetura; COREA: o Conselho Regional de Entidades Estudantis de Arquitetura e Urbanismo [CoREA] reúne participantes de todas as Escolas presentes no Evento e tem o intuito de avaliar e coordenar o desenvolvimento das Regionais, incluindo a eleição de seus novos diretores; Publicações: o encontro se propõe a publicar os anais do CICAU, bem como artigos que façam referência ao que foi discutido sobre a temática durante o evento.

Atividades

17


18

Cronograma


19


A Cidade FeNEA consiste no conjunto de locais onde as atividades do Encontro acontecem. Ela demanda uma infraestrutura de qualidade que garanta e auxilie o bom andamento do encontro e o bem estar dos participantes. Este trabalho consiste na organização e manutenção de aspectos como: segurança, alimentação, alojamento, logística, ambulatório, higiene básica, limpeza, fornecimento de água potável, etc. Sabendo que a garantia dessa estruturas básica compromete a maior parte do orçamento do Encontro, é extremamente relevante salientar o quanto o patrocínio potencializa o trabalho da organização. A temática desenvolvida para o EREA São Carlos 2014 e o modelo de encontro escolhido - um encontro aberto - demandam algumas estruturas específicas. Para que o uso e a exploração do espaço urbano seja enriquecedor, a proposta é que as atividades sejam espalhadas pela cidade. É necessário garantir a segurança e a logística de transporte e alimentação para o deslocamento dos participantes entre as atividades. Desenvolveremos então duas infraestruturas principais: -Infraestrutura de base Consiste na viabilização dos locais de alojamento, higiene básica, alimentação, fornecimento de água potável, ambulatório e eventos culturais. Estes locais têm importância para o bom funcionamento do encontro, uma vez que oferecem base para os participantes desenvolverem as atividades. É importante que estejam em locais de fácil locomoção na cidade - uma área central - e que garantam todas essas atividades centralizadas e concentradas. Nestes locais se dirigem a segurança e limpeza, por ter maior concentração de pessoas e por ser de acesso restrito aos participantes do evento. -Infraestrutura de atividade Consiste na viabilização dos locais de oficinas, palestras, mesas de discussão, ou seja, os locais onde as atividades se desenvolverão. É importante resaltar a importância de que todas aconteçam em lugares públicos - praças, escolas, centros culturais - para dar corpo à nossa temática e propor que as pessoas conheçam e vivam a cidade de São Carlos, abrindo também a possibilidade da população entrar em contato com as atividades desenvolvidas.

20

A cidade FeNEA


21


22


23


24


Os encontros regionais são programados e divulgados nacionalmente. Isso significa dizer que há uma grande circulação de pessoas durante os dias do evento. Esse cenário – que já é positivo em si – é otimizado quando essa concentração se dá por futuros profissionais arquitetos e urbanistas, potenciais consumidores, especificadores de materiais e formadores de opinião, gerando um movimento favorável para a divulgação de marcas. Vale ressaltar que o XVII Erea São Paulo será dirigido a todos os estudantes da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, que conta hoje com mais de 90.000 estudantes de graduação e mais de 305 instituições de ensino superior. Além disso, o Evento possui um caráter aberto, pretendendo abarcar a comunidade em geral da cidade de São Carlos, e ainda atividades promovidas em locais públicos da cidade. Portanto, divulgar sua empresa neste encontro proporcionará a difusão de sua marca para todo o país. Além disso, o Marketing Cultural é hoje uma das formas mais eficientes de promoção institucional de uma empresa. Contamos com a sua adesão!

Por que se tornar um parceiro?

25


Desta forma, organizamos nossos parceiros em três diferentes setores:

a

Apoio Institucional: abrange Instituições e entidades públicas ou privadas que disponham de instalações e serviços próprios, além de dar respaldo ao evento perante outros setores da sociedade Patrocínio: caracteriza-se estritamente pelo apoio financeiro em espécie, seja pela compra de uma cota, financiando a totalidade do projeto, ou ainda arcando com as despesas de determinados[s] serviço[s] e/ou despesas a serem contratadas pela ComOrg Apoios culturais: constituem a permuta, doação ou cessão de produtos e/ou serviços em prol do evento

26


O pré-orçamento é dividido entre as diretorias de organização do encontro. Atividades É a diretoria que organiza as palestras, vivências, oficinas, mesas redondas, além de receber os convidados e guiar os participantes para as atividades. Orçamento: R$ 30.000,00 Comunicação É a diretoria responsável pela identidade visual do encontro, criação de arte das camisetas e do kit do participante, ambientação dos espaços da cidade FeNEA, sua sinalização, criação de mobiliários e direção da rádio do evento, que comunica aos participantes as atividades ao logo do dia. Orçamento: R$ 10.000,00 Credenciamento É a diretoria que controla o cadastro, indentificação e acesso dos participante às áreas restritas do encontro, conferindo documentos e confeccionando os crachás. Orçamento: R$ 4.000,00 Finanças É a diretoria que administra a entrada, o fluxo e a saída do dinheiro do encontro. É ela que faz os contratos com os patrocinadores e fornecedores, gerencia a conta bancária e o CNPJ do evento. Orçamento: R$ 4.000,00 Infraestrutura É a diretoria que fornece o suporte necessário para que as infraestruturas de base e de atividade estejam de acordo com as necessidades do encontro, antes, durantes e após sua realização. Orçamento: R$ 85.000,00

Pré-Orçamento 27


Pacote Praça do Bonde - R$ 1.000,00 Esse plano é ideal para pequenos patrocinadores que tem a intenção de buscar uma divulgação que atinge diretamente os participantes do encontro, com materiais que os mesmos receberão em mãos. Pacote Praça do Culto à Ciência- R$ 4.000,00 Tem como principal fonte de divulgação não só os participantes interessados no material do encontro, mas a todos da cidade que conviverem com as pessoas da organização durante o encontro, como uma forma de divulgação ambulante para além dos limites da Cidade Fenea. Pacote Praça da Saudade- R$ 10.000,00 Visa as divulgações em mídia propostas pela comissão, como os cartazes e o site, principais fonte sde informações relativas ao encontro. Atinge um público maior, uma vez que tais informações alcançam pessoas de todo o país. Pacote Praça Maria Apparecida Resitano - R$20.000 Este pacote é ideal para os patrocinadores que desejam chamar a atenção do participante do dia-a-dia do encontro, por seu banner estar exposto durante todo o período de realização do evento, 24 horas por dia, em locais de fluxo intenso dos encontristas. As amostras grátis, dependendo de suas dimensões, poderão estar inclusas dentro do kit do participante e serão, sem dúvida, bastante utilizadas pelos mesmo. Além disso, o certificado é importantíssimo no currículo dos encontristas e também perante sua universidade.

28

Pacotes de patrocínio


CADERNO DO PARTICIPANTE Logotipo (3 x 1,5cm) no guia do encontrista. 600 exemplares impressos distribuídos entre todos os encontristas. CAMISETAS DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO Logotipo (4x2,5 cm) na camiseta oficial da organização do Encontro, em torno de 200 exemplares a serem utilizadas durante o evento. FAIXA DO EVENTO Logotipo (10x10cm) na Faixa Institucional do Encontro, a ser afixada na entrada da Cidade Fenea. SITE Logotipo (máx. 120x60 pixels) com link no site oficial de divulgação do Encontro. CARTAZ Logotipo (3x1,5cm) no cartaz de divulgação do Encontro, 600 exemplares a serem distribuídos entre todas as faculdades do Brasil. VÍDEO DE DIVULGAÇÃO Logotipo (80x30 pixels) nos créditos do vídeo oficial de divulgação do Encontro. Disponibilização do arquivo digital na Internet. CERTIFICADO Logotipo (3x1,5cm) no certificado de participação do Encontro. 600 exemplares a serem distribuídos entre todos os encontristas.

BANNER DO PARCEIRO Exposição de até 3 banners do parceiro (70x90cm), a serem fixados em locais indicados (o fornecimento dos banners será de responsabilidades do parceiro). AMOSTRA GRÁTIS Materiais promocionais do parceiro a serem distribuídos entre todos os participantes do Encontro (o material deverá ser fornecido pelo parceiro). MATERIAL NA BOLSA DO PARTICIPANTE Inserção de Material de Divulgação ou produtos do parceiro (folder/folheto) na bolsa oficial do Encontro (o material deverá ser fornecido pelo parceiro, tamanho máximo de uma folha A4 Nosso plano de mídia prevê veiculação em diferentes meios de informação, mas apoia-se na plataforma digital (Internet) com maior enfoque, uma vez que o público alvo do EREA São Carlos 2014 faz uso expressivo de sua rede.

Peças publicitárias

29


30


Esperamos ter informado sobre o funcionamento, objetivos e principalmente sobre a importância da realização deste evento na cidade de São Carlos. Pedimos que avaliem nossas propostas para tenhamos a oportunidade de trabalhar juntos. Quaisquer dúvidas, a Comissão Organizadora terá o maior prazer em ajudar.

Agradecimentos

31


COMORG SÃO CARLOS 2014 - Organização Sem Fins Lucrativos CNPJ: 19.258.020/0001-95 Contato geral Rua Campos Sales, 2075, 13.560-350, Bairro Vila Monteiro, São Carlos, SP (ereasanca2014@gmail.com) Contato físico Tálita Nogueira: (16) 98197-8929 (talita.tngm@gmail.com) Eduardo Rossler: (16) 98180-1977 (du.rossler@hotmail.com) Mayara Serra: (16) 98182-6604 (mayaramserra@gmail.com)

32

Contato


FeNEA

Realização

33


34

Apoio


35

Caderno de patrocínio Erea São Carlos 2014  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you