Issuu on Google+

Carta de Identidade dos Centros para pessoas idosas Pretendemos que nossos Centros sejam verdadeiros lares para as pessoas idosas que neles vivem, lares onde se crie um clima de simplicidade, respeito e ajuda mutua, um clima de família onde cada um possa se exprimir e ser atendido desde sua individualidade. Queremos que nos nossos Centros se acompanhe às pessoas nesta etapa concreta de sua vida, dotándo-a de plenitude e sentido; com actitudes de esperança, mostrando-lhe o rosto de Deus feito ternura, misericórdia e consolação. Nossos Centros se constituem com o esforço de todos os que os compõem (residentes, pessoal, famílias, voluntários, irmãs…) em linha de co-responsabilidade, de trabalho em equipe e de solidariedade.

Misisustentan... Os Centros para pessoas idosas dirigidos pelas Irmãs de Nossa Senhora da Consolação são centros com identidade cristã. Têm por finalidade principal cuidar e acompanhar de forma integral às pessoas idosas de nossa sociedade, especialmente às mais vulneráveis e necessitadas. Oferecemos uma atenção humana e humanizante, dotada de qualidade e calidez, que cuida todas as dimensões do ser humano: física, psicosocial e espiritual. Nossa acção está encaminhada a “prolongar a obra evangelizadora de Cristo entre os que padecem quaisquer necessidade”. Para isso nos inspiramos no espírito e carisma de Santa Mª Rosa Molas, que viveu e se esqueceu a si própria em sua atenção às pessoas velhinhas, que se aproximou do doente e ao pobre vendo neles a Jesus Cristo. A vida/dignidade de todo ser humano: a pessoa, criatura de Deus, se constitui na razão de ser de nosso serviço. Estamos comprometidos na defesa de sua vida até o fim, de sua dignidade e seus direitos, tanto mais quanto mais vulnerável é. A velhice, etapa de plenitude: Reconhecemos a velhice como uma etapa que os idosos podem viver em plenitude e aportando à sociedade e a outras pessoas sua própria experiencia de vida. Qualidade humana e técnica: buscamos a qualidade no cuidado dos idosos e a melhora continua neste sentido. Trabalho em equipe: Consideramos este um valor fundamental para lograr os objetivos. Nossos Centros procuram a participação activa, coordenada e responsável de todos seus membros, e a coesão e cooperação entre eles para lograr a atenção integral do residente.


Opção pelas mais vulneráveis: nossos Centros são, por definição, Centros com uma identidade cristã, e “só uma Igreja que se aproxima dos pobres e dos oprimidos, se coloca a seu lado e de seu lado, luta e trabalha por sua liberação, por sua dignidade e por seu bem-estar, pode dar testemunho coerente e convincente da mensagem evangélica” (La Iglesia y los pobres, Conferencia Episcopal). Este valor nos faz priorizar a atenção às pessoas mais desfavorecidas sanitária, social e economicamente. O Evangelho: apoiamo-nos no Evangelho como valor supremo de nosso ser e agir para viver como Cristo viveu, agir como Ele agiu com os pobres e os doentes e transmitir às pessoas idosas toda a vida do Evangelho que da sentido e plenifica sua existência. “Com uma actitude permanente de amor e serviço entregue, Mª Rosa Molas viveu uma historia como a nossa. Sua vida, aqui e lá, entre doentes e idosos, marginados e pobres, é um Evangelho para nós, as Irmãs da Consolação, e para os que tem sentido na suas vidas o chamado a fazer realidade o desejo de Deus” CONSOLAI, CONSOLAI O MEU POVO!


Carta de identidade dos centros para pessoas idosas