Issuu on Google+


O que é advocacia? Um advogado é um profissional liberal, bacharel em direito autorizado pelas instituições competentes de cada país a exercer, a representação dos legítimos interesses das pessoas físicas ou jurídicas em juízo ou fora dele, quer entre si, quer ante o Estado. O advogado é uma peça essencial para a administração da justiça e instrumento básico para assegurar a defesa dos interesses das partes em juízo. Por essa razão, a advocacia não é simplesmente uma profissão, ou seja, um encargo público, já que, embora não seja agente estatal, compõe um dos elementos da administração democrática do Poder Judiciário. Pode-se decompor a atuação da advocacia em sete funções jurídicas básicas: 1. Assessoria jurídica (interna ou externa, inclusive no apoio em negociação, em tempo real); 2. Consultoria jurídica (Externa ou interna); 3. Procuradoria jurídica; 4. Auditoria jurídica; 5. Controladoria jurídica; 6. Planejamento jurídico e o 7. Ensino jurídico. Mas a principal atribuição de um advogado é postular em juízo (mover ações judiciais), a direito seu ou de outrem. Assim, os advogados atuam, além de prestar consultoria jurídica que consiste na verificação de negócios importantes sob o aspecto legal, para prevenir problemas de futuros e eventuais litígios, seja "auditando" ou "controlando", para se usar a terminologia da Ciência da Administração. O advogado também pode ser especialista em uma área (ramo) do Direito, como o advogado criminalista, por exemplo.


Curso de Direito Para cursar Direito, é necessário que o aluno goste de ler e de pesquisar, bem como de escrever. A base da atuação de um profissional do Direito é a pesquisa em livros e textos técnicos (doutrina), bem como nas decisões dos tribunais que formam o que denominamos como jurisprudência. Além de fazer uso da palavra com a máxima correção, deve o aluno também saber expressar-se em textos claros e concisos, utilizando o idioma em sua melhor forma. Especializações Após terminar o curso de Direito, o bacharel poderá fazer cursos de especializações em diversas áreas, entre elas: Direito Tributário, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Civil, Direito Administrativo, Direito do Consumidor, Direito Internacional, Direito Penal, Direito Processual Civil e Direito Processual Penal.

Fonte: http://www2.zumbidospalmares.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=88: conheca-o-curso-de-direito&catid=39:direito&Itemid=55


Entrevista Entrevistado: Antônio Antonele de Castro Bezerra Neto Profissão: Advogado

Porquê você escolheu esse caminho ? Meu pai era juiz e ele me incentivou a escolher o direito. Você sempre quis ser advogado? Desde criança eu queria seguir os passos do meu pai. O que é essencial para ser um bom advogado? Se dedicar muito à profissão. O que é mais gratificante na sua profissão? Ganhar uma causa que ajude uma pessoa que realmente precisasse. Você se sente realizado profissionalmente? Sinto-me muito realizado com meu trabalho. Você acha que essa profissão é bem remunerada? Sim, é muito bem remunerada. Qual a dica que você dá para quem deseja seguir esse caminho? Se dedicar, defender o que acha certo e estar sempre atualizado.


FACULDADES DE DIREITO - Faculdade 7 de setembro. - UECE - Unifor - UFC - FIC - Faculdade Farias Brito


Editorial O curso de direito é um dos cursos mais procurados em todo o Brasil, por isso é muito concorrido. Para ser um bom profissional dessa área, é preciso estudar muito e se dedicar bastante. Nem sempre é fácil, pois a pessoa precisa estar sempre atualizada e em dia com as notícias. A profissão é uma das mais bem remuneradas e gratificantes. Em fim, o direito é um ótimo caminho a ser seguido.


Expediente Rodrigo Eduardo, N°38 - 9º A Função: Pesquisa e elaboração. Davi Leite, N° 11 - 9° A Função: Pesquisa e elaboração. Matheus Lobo, N° 29 - 9° A Função: Pesquisa e elaboração. Mauricio Antonele, N°31 - 9° A Função: Entrevista e publicação.


Direito