Issuu on Google+


NOVAF PUBLICIDADE


VAFAPI PUBLICIDADE


PM PUBLICIDADE


MT PUBLICIDADE


9. Editorial

foto Raoni Barbosa

foto Ascom/PMT

Índice 19. Opinião 20. Coreto: Francisco Magalhães 22. Ponto de Vista: Elivaldo Barbosa ECONOMIA 28. Economia e Negócios Sérgio Fontenele

CAPA 48. Carnaval O maior Corso do mundo

32. Indústria 38. Comércio Piauí

12. Páginas Verdes Celso Barros concede entrevista a jornalista Dina Magalhães GERAL 34. Ecologia Tartarugas marinhas invadem o Delta

por Yala Sena

Fonte dos deputados

Ao completar 18 anos, a Casa da Cultura entra de vez nas redes sociais. A direção está investindo em divulgação no Facebook e Twitter. O próximo passo é publicar em versão na internet o raro acervo da Casa para os internautas.

Saiu uma pesquisa sobre os sites mais acessados pelos deputados no Congresso. Os portais Folha.com e UOL têm 66% e lideram na preferência dos deputados pela busca de fontes de informação. Com 31%, aparece o site G1, o portal Terra tem 21%. A versão do Estadão na web tem 10% e o IG completa a lista com 9%.

foto divulgação

Entre a casa é sua

Vitória popular A Lei da Ficha Limpa, aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), deverá atingir pelo menos 50% dos prefeitos e gestores públicos no Estado. É uma vitória da iniciativa popular com mais de 1,3 milhão de assinaturas de eleitores. Com certeza, a lei vai combater a corrupção e os maus gestores.

6 | 26 DE FEVEREIRO, 2012 | REVISTA CIDADE VERDE


foto Raoni Barbosa

66. Comportamento Manias que causam dor

18. Pretérito Perfeito Jeane Melo

70. Hobby Vivendo o sonho de Ícaro

Artigo de primeira

26. Carne Vale

76. Esporte Em águas estrangeiras

GERAL 56. Violência Execução: jovens na mira da violência

42. Imóveis Caçadores de terrenos 60. Tecnologia 61. É a Lei Congresso discute normas eleitorais

no Entrudo?

Fonseca Neto

Nos vagões da história

78. A Cidade Piçarra: onde a fé, o comércio e a comida típica têm vez

68. A beleza da partilha

Cineas Santos

80. Arquitetura e urbanismo Parque da Cidade: por que não usá-lo?

Chão Batido

88. O fim da aldeia

82. Gente Perfil com o empresário e Secretário de Estado Silvio Leite

Joelson Giordani Fica a dica!

83. Por aí Por aí com Péricles Mendel

89. Os 7 dons do Espírito Santo - sabedoria

90. Flashe da cidade Regis Falcão

Sinal de Deus

Pe. Tony Batista

Cara nova O site completa cinco anos e ganha novo formato com mais conteúdo. Foi criada a editoria Nacional para acompanhar os debates mundiais e os assuntos mais comentados nas redes sociais. Outra novidade para os internautas é o espaço na capa com notícias das Cidades, um processo de interiorização do portal, dando voz aos municípios piauienses. Sugestão de pauta do seu município envie para cidades@cidadeverde.com.

Matérias

Colunas/Blogs

Veja fotos dos animados foliões do Corso do Zé Pereira de Teresina - bit.ly/Corso2012Fotos

Péricles Mendel

“O Caminhão das Cavernas” é eleito o melhor carro do Corso em 2012 - bit.ly/CorsoCavernas

Modelito

Confira fotos da exumação do corpo de Fernanda Lages, em Barras - bit.ly/FernandaExumacao

Porteira

Guinness Book garante: Corso de Teresina é o maior de todo o mundo - bit.ly/CorsoGuinness

Tempo Real

Mulher denuncia racismo e diz: “Vou até as últimas consequências” - bit.ly/RacismoTransito

Elvira Raulino

REVISTA CIDADE VERDE | 26 DE FEVEREIRO, 2012 | 7


A Revista Cidade Verde é um periódico quinzenal da Editora Cidade Verde Ltda CNPJ - 13284727/0001-90. A Cidade Verde, não necessariamente, se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos ou por qualquer conteúdo publicitário e comercial, sendo esse último de inteira responsabilidade dos anunciantes. É proibida a reprodução total ou parcial desta obra através de qualquer meio, seja ele eletrônico, mecânico, fotografado ou gravado sem a permissão da Editora Cidade Verde.

ASSINATURA

Presidente: Jesus Tajra Filho Conselho Editorial: Jesus Tajra (presidente) José Tajra Sobrinho (vice-presidente) Conselheiros: Amadeu Campos, Dina Magalhães, Fonseca Neto, Jeane Melo, Nadja Rodrigues e Yala Sena Diretoria de Assinaturas e Circulação: Clayton Nobre Riedel Filho e Valdinar Lima Júnior Diretoria Comercial: Cristina Melo Medeiros, Marina Lima e Albina Santos Diretoria de Publicidade e Marketing: Jeane Melo, Débora Oliveira, Rafael Solano e Itallo Holanda Editora Chefe: Dina Magalhães Repórteres: Arlinda Monteiro, Caroline Oliveira, Fábio Lima, Raoni Barbosa, Sérgio Fontenele Redação (articulistas): Cineas Santos, Elivaldo Barbosa, Fonseca Neto, Francisco Magalhães, Jeane Melo, Joelson Giordani, Marcos Sávio, Péricles Mendel e Pe. Tony Batista Colaboradores desta edição: Ana Cláudia Coelho, Ascom/Senac, Edson Almeida, Jânio Holanda, Diego Ribeiro Fontenele, Júlio de Paiva Vieira Junior, Marina Lages Gonçalves Teixeira, Lara Citó Lopes e Ascom/PMT (foto de capa) Editores de Arte/Diagramadores: Airlon Pereira Souza e Miguel Araújo Revisão: Luiza de Marilac Uchôa Impressão: Halley S.A. Gráfica e Editora Revista Cidade Verde e Editora Cidade Verde Ltda Rua Godofredo Freire, nº 1642 / sala 35 / bairro Monte Castelo Teresina, Piauí CEP: 64.016-830 / CNPJ - 13284727/0001-90 email: revista@cidadeverde.com / fone: 3131 . 1750 8 | 26 DE FEVEREIRO, 2012 | REVISTA CIDADE VERDE


Uma autêntica festa do povo! O maior Corso do mundo aconteceu aqui mesmo em Teresina numa das maiores e mais belas manifestações populares já vista na Capital. Teresina entrou, de fato, para o livro dos recordes, como o maior desfile de caminhões enfeitados. Foram 343 veículos dentro das exigências solicitadas, cumprindo os 9,5 quilômetros de percurso. Nesta edição o leitor poderá conferir a cobertura completa do Corso do Zé Pereira de Teresina, que entrou para o Guinness Book como o maior do planeta. Numa reportagem bem ilustrada com fotos, a revista evidencia o que foi esta festa autêntica, que já ganhou o calendário local, demonstrando que finalmente encontramos o caminho certo. É assim, sem querer imitar os ricos Estados com tradição carnavalesca, que encontraremos nossa identidade cultural própria. A festa foi, na verdade, um resgate de uma antiga tradição do corso carnavalesco que chegou ao Brasil no final do século XIX. Na edição anterior a jornalista Arlinda Monteiro mostrou que no Piauí, a folia aconteceu com mais intensidade entre as décadas de 1930 e 1950, quando as famílias mais abastadas passaram a adquirir seus primeiros carros e a sair nas ruas em desfile. Décadas depois, a festa é resgatada e o povo deu um show de participação. Para mostrar ao Piauí esta linda festa, a TV Cidade Verde montou um superesquema de transmissão em alta definição, e garantiu a geração de imagens com maior qualidade.

Além da festa do Corso, que ganhou capa nesta edição, o leitor da Revista Cidade Verde poderá conferir ainda matérias do factual, como a exumação do corpo de Fernanda Lages. O laudo do exame cadavérico tem prazo de dois meses para ser concluído pela Polícia Federal. Na reportagem, assinada por Fábio Lima, o jornalista revela como andam as investigações da PF. Ainda na editoria de polícia, a repórter Caroline Oliveira apresenta uma matéria sobre o crescimento da violência com a execução de jovens. Ela mostra que aumentou o número de homicídios caracterizados como execuções no Piauí, nos últimos meses. Nesta 26ª edição, o leitor também verá uma reportagem intitulada “Vivendo o sonho de Ícaro”, sobre o hobby de empresários e profissionais liberais teresinenses, que pilotam seus próprios aviões. Quem assina o material é o jornalista Sérgio Fontenelle. E para finalizar, a Revista traz ainda a matéria “Tartarugas marinhas invadem o Delta”, com informações sobre um novo criatório no litoral piauiense, que acolhe as cinco espécies de tartarugas marinhas existentes na costa brasileira. Boa Leitura! Dina Magalhães Editora-chefe

REVISTA CIDADE VERDE | 26 DE FEVEREIRO, 2012 | 9


GOVER PUBLICIDADE


Revista Cidade Verde Ed 26