Page 5

foto Manuel Soares

Nossa cidade, nossa casa A cidade é o espaço público mais próximo do cidadão; o lugar onde ele mora, estuda, trabalha e cria raízes. Por isso mesmo, as cidades merecem um cuidado especial, não apenas por parte dos gestores, mas de cada um dos seus habitantes, que devem ter com elas o mesmo cuidado que têm com a própria casa. Afinal, a cidade é a casa comum de todos nós.

Interno Bruto (PIB) ou renda per capita. Educação, saúde, mobilidade urbana e lazer são essenciais para a satisfação dos moradores. A discussão sobre o modelo de cidade feita para pessoas é cada vez mais presente entre os urbanistas. Em todo o mundo, cresce a preocupação com os espaços de convivência e áreas verdes.

Independente do tamanho do município, as carências são muitas e, na maioria das vezes, bem maiores que a receita disponível para atendê-las. Este é um dos motivos que estão levando os prefeitos a buscarem capacitação e profissionalização em suas equipes de governo, porque já se foi o tempo em que a população assistia calada a administrações que funcionavam na base do improviso. E como eles são os gestores que estão mais perto dos cidadãos, é sobre eles que recaem as maiores cobranças.

Todas essas questões serão discutidas no Congresso das Cidades, um evento em que prefeitos e técnicos especializados nas mais diferentes áreas estarão juntos, debatendo propostas e soluções criativas e recebendo orientações sobre a forma de elaborar projetos e obter financiamentos para executá-los.

Mas, se grandes são os desafios, também o são as oportunidades de aperfeiçoamento e experiências que podem ser compartilhadas. E os prefeitos devem estar atentos a essa nova forma de administrar, focada na transparência e na prestação de serviços de qualidade, que proporcionem vida digna à população. A qualidade de vida, como se sabe, não é medida apenas pelos índices econômicos, como Produto

O grupo Cidade Verde tem a satisfação de promover esse encontro entre a realidade que vivemos e a realidade que sonhamos para os nossos municípios. Um ponto de partida nesse início de gestão dos prefeitos eleitos em outubro passado, para que, ao final de quatro anos, os piauienses estejam vivendo em cidades melhores e mais humanizadas.

Cláudia Brandão Editora-chefe

REVISTA CIDADE VERDE | 5 DE MARÇO, 2017 | 5

Revista Cidade Verde 158  

Cidades Sustentáveis.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you