eptic-v-1

Page 133

Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación www.eptic.com.br Vol.V, n.1, Ene./Abr. 2003

conforme suas potencialidades e as necessidades mercadológicas. O potencial tecnológico não leva escrito sobre si, como um catálogo de instruções, o próprio desenvolvimento aplicativo, podendo atualizar-se em uma multiplicidade de usos, de instituições e “de aparelhos utilizáveis em escala de massa”, condicionando “sua própria história peculiar” tendo em vista fatores como “o estado da economia, os hábitos de consumo, as condições políticas e a habilidade dos empreendedores”.199 Isso é a regra do desenvolvimento, como atesta o próprio telefone, que, anteriormente ao modo ponto a ponto assimilado globalmente, foi várias vezes testado como um mecanismo transmissor multiponto. Mesmo quando a tecnologia é criada não exclusivamente por motivação mercadológica, tende a ser incorporada desta forma. O processo de implantação da TV digital terrestre é representativo de como a implementação efetiva de uma inovação depende de uma série de fatores. Sua implantação – até agora ocorrida em poucos países, como Inglaterra, Japão e Estados Unidos – tem mobilizado governos, agentes econômicos e algumas poucas entidades não-governamentais que conseguem intervir nos debates usualmente pouco inclusivos. Assim mesmo, a mudança do padrão analógico para o digital, no sistema televisivo, tem sido difícil, não necessariamente por questões tecnológicas, mas pela falta de adesão do usuário, ante preços elevados e por não ter identificado um valor que diferencie a televisão digital terrestre da TV aberta e por assinatura convencional (cabo, satélite ou microondas). Isto porque, para sintonizá-la, é necessário realizar investimentos, sendo preciso instalar decodificadores, os chamados set top boxes (minicomputadores que, acoplados aos televisores, decifram os sinais digitais, de forma que possam ser captados com qualidade e em toda sua potencialidade de multisserviços pelos equipamentos convencionais), a serem colocados externamente ao aparelhos receptores. Outra saída é trocar o televisor, o que é muito mais caro ainda. É na interação da tecnologia com as forças econômicas, o Estado e os usuários que se dará sua configuração, atualizando seu potencial em inovação, o que em geral ocorre em consonância com a forma predominante de organização da sociedade, atendendo a preceitos industriais e a processos globalmente imitativos. Se esta rege-se pelas leis do capitalismo, é pouco provável que o uso principal da tecnologia seja em rumos diferentes; a tendência é o controle da inovação por empresas privadas, que implementarão ações para atraírem clientes.

199

IOPOLLO, Domenico; PILATI, Antonio. Il supermercato delle immagini: scenari della televisione europea nell’epoca digitale. Milano: Sperling & Kupfer, 1999. p. 7.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.