Issuu on Google+

RELATÓRIO DOS TRABALHOS REALIZADOS PELO ESCRITÓRIO DE PRÁTICAS DE MARKETING NO ANO DE 2012


ATIVIDADES DO ESCRITÓRIO DE PRÁTICAS DE MARKETING em 2012

Em março de 2012 iniciamos as atividades do Escritório de Prática de Marketing. Inicialmente, contávamos com apenas 2 escritórios (um na unidade Rio Comprido e outro na unidade Méier). Com o passar dos meses, alunos das unidades de Bento Ribeiro e Jacarepaguá começaram a cobrar a presença do escritório nestas unidades. E, assim, no último trimestre de 2012 já ocorriam reuniões do EPM em todas as unidades. Concluímos o primeiro ano de existência com uma série de atividades, superando / excedendo expectativas e prontos para iniciar 2013 com propostas diferenciadas, interessantes e capazes de deixar o curso de Marketing mais interessante e conectado com a realidade do mercado. NÚMEROS GERAIS 2012:  

       

276 alunos participaram ativamente do EPM através do 28 HORAS. Contribuindo com questionários, realizando pesquisas e opinando sobre as consultorias. Realizamos 4 reuniões semanais (uma cada unidade) tendo uma presença média de 15 alunos (alguns deles não são do curso de marketing, o que mostra que há curiosidade, aderência e vontade de participar). 8 pesquisas de opinião, que foram publicadas nos jornais O Globo e Extra (além de seus canais digitais), com a participação de 98 alunos atuando no desenvolvimento do projeto de pesquisa e como entrevistadores nos principais bairros do Rio de Janeiro. 1 pesquisa de mercado para UniCarioca, referente ao mercado da região de Jacarepaguá; 1 pesquisa de mercado para o Jornal Extra, para ajudar no lançamento de um novo suplemento para a Baixada Fluminense; 2 consultorias realizadas para identificar oportunidades de negócios e mudanças de estratégias e comunicação visual; 2 eventos Marketing Day (Méier e Jacarepaguá), totalmente feito pelos membros do EPM, com participação de mais de 100 alunos em cada um deles. Participação efetiva dos membros do EPM na visita do MEC no Méier, mais de 20 alunos. 41 alunos receberam certificado de HORAS PAC, por serviços prestados ao EPM. 1 curso PESQUISA DE MERCADO foi oferecido aos participantes do EPM, nas férias, para aprimorar o desempenho dos alunos no desenvolvimento dos projetos de pesquisa. 4867 pessoas ouvidas em nossas pesquisas.


1 - Pesquisas realizadas pelo DataUniCarioca


1.1 - PESQUISA PÁSCOA   

DATA: 31 de Março de 2012. Entrevistados 274 pessoas nas Zonas Sul e Norte. Alunos participantes: 13 alunos.

http://www.slideshare.net/DataUnicarioca/pesquisa-de-pscoa-data-unicarioca Repercussão nos Jornais O Globo e Extra Online


1.2 - PESQUISA DIA DAS MÃES   

DATA: 4 e 5 de Maio de 2012. Entrevistados 358 pessoas nas Zonas Sul, Norte, Oeste e Centro. Alunos participantes: 10 alunos.

http://www.slideshare.net/DataUnicarioca/pesquisa-dia-das-mes-dataunicarioca Lançado em paralelo a esta pesquisa o formulário online, onde os participantes do EPM puderam compartilhar através de suas redes sociais, a pesquisa de forma mais rápida e com coleta e tabulação de dados em tempo real. http://www.slideshare.net/DataUnicarioca/pesquisa-online-dia-das-mes-dataunicarioca


1.3 - PESQUISA QUALIDADE DE VIDA NAS COMUNIDADES PACIFICADAS   

Maior pesquisa realizada pelo DataUniCarioca e, na opinião da maioria dos participantes, a melhor realizada até agora. Foram 8 comunidades pesquisadas com 964 pessoas entrevistadas (um excelente trabalho de todos os componentes). Alunos participantes: 18 alunos.

http://www.slideshare.net/DataUnicarioca/pesquisas-qualidade-nas-comunidadespacificadas-rev-3  

O Jornal Extra deu grande destaque na capa da edição, assim como a página 22 foi totalmente ocupada pelo trabalho do DataUniCarioca. Importante: os dados coletados repercutiram positivamente em todos os setores públicos do governo municipal / estadual (responsáveis pelas melhorias nos serviços pedidos pelos moradores de tais comunidades).


1.4 - PESQUISA RIO+20 

   

Pesquisa pedida pelo Extra para entendermos o pensamento do carioca sobre o à respeito do programa, seu engajamento no evento e a percepção sobre os assuntos discutidos. O resultado da pesquisa foi usado para desenvolver a matéria e serviu de base para as várias entrevistas realizadas pelo jornal. 467 pessoas ouvidas nas Zonas Sul, Norte, Oeste, Centro, Baixada e Região Metropolitana. Alunos participantes: 09 alunos. DATA: 11 e 16/06/2012

http://www.slideshare.net/DataUnicarioca/pesquisa-rio20 

Repercussão no Jornal Extra (Página inteira)


1.5 - PESQUISA FLAMENGO 

 

A pesquisa sobre o pensamento do carioca sobre a camisa 10 do Flamengo, em fins de junho mostrou-se “clarividente”. Nela foi constatado que a torcida do Flamengo queria Adriano de volta ao time, o que de fato aconteceu quase 2 meses depois. 418 pessoas participaram desta pesquisa. Alunos participantes: 08 alunos.

http://www.slideshare.net/DataUnicarioca/pesquisa-camisa-10 

Repercussão no Jornal Extra: duas páginas no caderno Sessão Extra. Além de comentários no twitter do próprio Adriano.


1.6 - PESQUISA CADINHO (NOVELA AVENIDA BRASIL) 

 

Pesquisa sobre o personagem Cadinho (do ator Alexandre Borges, da novela Avenida Brasil). O objetivo era identificar o que o carioca pensava à respeito do estilo de vida deste personagem. Mais uma vez, o Extra “ilustrou” a pesquisa com o próprio Alexandre que ficou surpreso com os dados apurados. Alunos participantes: 06 alunos.

http://www.slideshare.net/DataUnicarioca/pesquisa-cadinho  

Repercussão no Jornal Extra:


1.7 - PESQUISA JACAREPAGUÁ 

Fora do contexto das matérias para o Jornal Extra e Globo, o DataUniCarioca também realizou um trabalho de pesquisa para a UniCarioca.

Um dos principais objetivos era de identificar se a região tinha conhecimento da instituição, quais os cursos pretendidos e quais as instituições mais lembradas da área.

Entrevistados: 858 pessoas em diversos bairros da região de Jacarepaguá.

Alunos participantes: 08 alunos.

DATA: 18, 23 e 25 de Julho/2012.


1.8 - PESQUISA SOBRE A CLASSE POLÍTICA 

Pesquisa realizada para entender o pensamento do carioca sobre a classe política. O resultado da pesquisa apresentou um mapa bem real sobre a opinião dos eleitores próximos à eleição municipal de 2012.

Foram entrevistados 602 pessoas com a participação de 8 alunos do EPM.

Matéria no Extra em outubro de 2012:

IMPORTANTE: em nossa pesquisa foi identificado que 72% dos cariocas eram favoráveis à reeleição (o que acabou sendo confirmado pela reeleição do prefeito).


1.9 - PESQUISA DE MERCADO PARA O EXTRA (Suplemento Baixada) 

O jornal Extra estava para lançar um suplemento diário exclusivo para a Baixada Fluminense e nos pediu auxílio para montar uma pesquisa para identificar o que o público daquela região achava ser o mais importante para esta publicação.

De quebra, buscamos também o modo de vida destas pessoas, a fim de dar mais subsídios sobre o comportamento deste público.

Num grande e completo questionário, além das perguntas sobre os assuntos que mais chamavam a atenção na publicação, perguntamos sobre hábitos destes leitores, onde compravam o jornal, o que faziam nos fins de semana, o que não gostavam de fazer, etc.

Foram entrevistados 338 pessoas nos municipios da Baixada Fluminense (Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçú, Belford Roxo, Nilópolis), por 8 alunos do Escritório de Práticas de Marketing.

O jornal Extra lançou o suplemento. Provavelmente, em meados de maio iremos realizar uma pesquisa qualititativa para identificar o grau de satisfação dos moradores com a publicação.


1.10 - PESQUISA CRACK 

Com a disseminação do crack e a vontade da prefeitura em fazer internações compulsórias dos viciados, o Extra nos solicitou uma pesquisa sobre este assunto sendo, o ponto principal, saber o que o carioca achava da intenção do poder público de internar de forma obrigatória os dependentes da droga.

Em nossa última pesquisa do ano, apuramos que a esmagadora maioria queria sim, ver os viciados internados e com isso, fora das ruas da cidade.

267 pessoas pesquisadas.

10 alunos distribuídos por várias regiões da cidade participaram da pesquisa.

Trecho da matéria no Extra Online:

A matéria completa no site do Extra: http://extra.globo.com/casos-de-policia/para-cariocas-solucao-para-consumo-de-crackesta-na-internacao-de-viciados-para-justica-em-penas-mais-duras-7107091.html


2 - Consultoria realizadas pelo Escritório de Práticas de Marketing – EPM


2.1 – CONSULTORIA PARA A VCW CONSULTORES A empresa precisava se modernizar. Com esta missão reavaliamos toda a comunicação visual. Refizemos a logo, o site e toda a estrutura de textos, conferindo maior sofisticação clareza e tradição e conferindo mais tradição e seriedade à empresa. As cores, que eram o verde e vermelho, após pesquisa realizada com os clientes, foram substituídas pelo azul e cinza, conferindo mais seriedade em razão do negócio. O website foi totalmente reformado, excluindo uma série de informações desnecessárias e fazendo com que fosse mais objetivo e de fácil de navegação, além de mais agradável visualmente. A papelaria também foi totalmente modificada. A empresa conta, atualmente, com um folder e cartões de visitas mais limpos e com a nova identificação visual da empresa.


2.1.1 - NOVO SITE


2.1.2 - COMPARATIVO FOLDERS A- Folder Antigo

B - Folder Novo (FRENTE e VERSO)


2.1.3 - COMPARATIVO DOS CARTÕES DE VISITAS


2.2 – CONSULTORIA PARA A ROSATEL TELECOMUNICAÇÕES Fizemos várias reuniões com a empresa e definimos, inicialmente, pela troca da logo da empresa (avaliando a opinião dos clientes e levando em consideração os concorrentes e as oportunidades no setor). Após mudança da logo trabalhamos na mudança do SITE e, finalmente, estamos trabalhando na papelaria da empresa. 2.2.1 - SITE ANTIGO


2.2.2 - SITE NOVO


3 - Marketing Day


3 - EVENTOS Em 2012.2, foram feitos 2 eventos Marketing Day com convidados para palestrar sobre as mais diversas atividades de marketing. A novidade é que estes eventos foram totalmente organizados e administrados pelos membros do Escritório de Práticas de Marketing. As unidades Jacarepaguá e Méier (foto abaixo) receberam palestras e um público excelente nos dois eventos. O projeto para 2013 é fazer 2 eventos anuais. Um centralizado no Rio Comprido (feito por todos os membros) e outro em cada unidade (com a participação dos EPMs locais).

3.1 - Fotos do MARKETING DAY DO MÉIER


3.2 - FOTOS DO MARKETING DAY DE JACAREPAGUÁ

3.3 - REDES SOCIAIS Com o grande crescimento das redes sociais, o EPM entrou no Facebook, com a missão de ser um complemento aos canais oficiais (28horas e reuniões). Com uma comunicação mais rápida, postamos neste canal as pesquisas, avisos e assuntos relacionados ao nosso curso.


RELATÓRIO EPM / 2012