Page 1

REGULAMENTO


“48 SHORT MEDIA” REGULAMENTO

Conceito:

1 – “48 Short Media” é um evento/concurso que promove a criação de objectos multimédia num contexto condicionado, nomeadamente no que diz respeito à sua duração, ao local em que se deve desenrolar e às condições técnicas e criativas proporcionadas. 2 – Os objectos multimédia deverão constituir um grupo coeso e consistente que conflua de forma fluida num objecto final que deverá ser uma Curta-Metragem. 3 – As áreas subsidiárias a abordar pelo trabalho dos grupos serão as seguintes: Sonoplastia, Argumento/Guião, Design Gráfico, Web Design, Fotografia.

Organização :

1 – O evento é organizado pela Escola Profissional Mariana Seixas, com sede em Viseu.

Objectivos :

1 – Divulgar e promover a Escola Profissional Mariana Seixas, nomeadamente o seu curso Multimédia no que diz respeito às suas potencialidades e interesse para os estudantes que pretendam tornar-se profissionais nesta área. 2 – Promover a criação de objectos multimédia de qualidade na região de Viseu, criando com este evento uma situação de potencial atractivo para a participação de artistas locais e nacionais. 3 – Facultar aos interessados/inscritos condições específicas propícias para a criação e a criatividade que permitam resultados de qualidade, com benefícios evidentes para ambas as partes.

Participantes:

1 – As participações deverão ser feitas em grupo, devendo os elementos de cada grupo ter mais de 18 anos. A organização poderá entender abrir excepções quando isso for do interesse do próprio evento; no entanto, qualquer possível participação de menores obriga à entrega de declaração de autorização assinada pelos responsáveis parentais. 2 – O número máximo de grupos será de 12. 3 – Cada grupo deverá ter entre 3 e 5 elementos. 4 – No caso de serem recebidas mais de 12 inscrições, os grupos serão selecionados pela organização em função da apreciação dos guiões produzidos segundo o tema apresentado. 5 – Se forem recebidas menos de 8 inscrições de grupos, a organização poderá decidir o cancelamento do evento.


6 – Os dados pessoais dos participantes serão tratados de forma confidencial e não serão usados para qualquer outro fim que não este evento e respectiva divulgação do mesmo. 7 - A participação na Maratona implica a aceitação sem reservas do presente Regulamento. 8 – A violação de qualquer disposição do Regulamento implicará a exclusão imediata do participante, sem direito ao reembolso do valor pago no acto de inscrição.

Inscrições:

1 – Os grupos interessados em participar deverão inscrever-se através do e-mail 48shortmedia@epms.pt até ao dia 6 de Junho. 2 – Na inscrição deverão constar as seguintes informações: - representante/responsável do grupo; - nome, idade e morada do responsável de grupo; - nome e idade dos restantes membros do grupo; - contactos de telemóvel e de e-mail de todos os elementos do grupo e ainda links individuais para (possíveis) páginas pessoais em rede social. 3 – A inscrição tem um custo de €100,00 (cem euros) por grupo. O valor da inscrição dá direito à participação no evento e à candidatura aos prémios a atribuir. 4 – Cada inscrito terá ainda direito a almoço e jantar nos dias em que o evento decorrerá, de acordo com o calendário a distribuir, no total de 4 refeições. 5 – Cada inscrito terá ainda direito a duas dormidas em Viseu, em unidades hoteleiras ou similares (Pousada de Juventude, pensão, residencial, etc.), benefício a usar durante o evento. 6 – A entidade promotora não poderá ser responsabilizada por qualquer alteração de telefone ou do correio electrónico do participante que não lhe tenha sido atempadamente comunicada e que impossibilite o contacto com o concorrente. 7 - Os equipamentos que serão utilizados pelos participantes durante o evento não terão que constar da inscrição, mas deverão ser expressamente identificados em documento próprio na primeira reunião, no lançamento do evento.

Data do evento:

1 – O evento/concurso “48 Short Media” realizar-se-á nos dias 13, 14 e 15 de Junho de 2014. 2 – O evento terá início às 14 horas do dia 13 de Junho e estender-se-á até às 22 horas do dia 15 de Junho.

Logística:

1 – Cada elemento de cada grupo terá direito às seguintes condições logísticas: - dormida de dia 13 para dia 14. - dormida de dia 14 para dia 15. - jantar no dia 13; - almoço e jantar no dia 14. - almoço no dia 15. 2 – Outras situações e pormenores relacionados com a alimentação e dormida dos elementos dos grupos serão explicitados na sessão de briefing, no início do evento.


Estrutura:

1 – O evento terá a duração de 48 horas úteis, sendo que durante esse período haverá tempos de apresentação obrigatória do grupo e de trabalhos em curso ou terminados. 2 – A estrutura do evento será a seguinte:

- Primeiro dia – 13 de Junho:

14h - As equipas formadas por um máximo de 5 elementos, reunir-se-ão no Solar do Dão, em Viseu, para um briefing onde receberão receber as instruções, as condições de utilização do material, estúdio, apresentação dos actores disponíveis e o tema obrigatório. 15h – início da “maratona”. 18h – entrega das fichas de requisição de material ou actores.

- Segundo dia – 14 de Junho:

10h – entrega do argumento/guião. 18h – entrega das filmagens.

- Terceiro dia – 15 de Junho:

15h – limite para entrega do resultado final das 5 categorias. O Júri reunir-se-á entre as 15h30m e as 19h30m. Será entregue a cada jurado, uma grelha com os parâmetros de avaliação. O melhor projecto resultará da soma ponderada de todas as categorias.

Local de realização:

1 – O evento “48 ShortMedia” vai realizar-se no Solar dos Vinhos do Dão, em Viseu, junto ao Parque do Fontelo. 2 – Nesse local terá lugar a reunião inicial com todos os grupos e todas as entregas intermédias de materiais ou produtos multimédia relacionados com os projectos de cada grupo. 3 – Serão preparados espaços (“ilhas”) para que cada grupo tenha alguma autonomia e um local próprio de trabalho durante todo o evento, sempre que dele precisar, mas principalmente nas fases de edição em computador dos vários objectos multimédia. 4 - Será obrigatória a presença dos participantes sempre que houver uma entrega de materiais ou produtos multimédia, sob pena de desclassificação. A aceitação de qualquer justificação para a não-presença de todos os elementos do grupo em cada fase intermédia do evento será decidida pela organização. 5 – No local terão ainda as seguintes condições: - Sala de trabalho com acesso à net. - Impressora. - Sala de descanso com puf’s e música ambiente. - Cafetaria com máquina de café e dispensador de água à descrição, - Águas, sumos, sandes e bolos.


Material fornecido pela Organização:

1 – No dia do evento serão disponibilizados a cada grupo/participante os seguintes materiais e situações: - T-shirts, fita, mapa da cidade, pen com logótipos, chave de acesso à net. - Um posto fixo com computador de secretária e auscultadores. - Extensões triplas para portáteis. - Senhas de refeição. - Senhas de dormida. - Regulamento. - Formulário de requisição de actores, estúdio chroma e iluminação portátil. - Canetas, bloco notas e contactos. - Um assistente. - Um a dois cacifes com fechadura para poderem guardar material.

Materiais/Responsabilidade:

1 – Durante a sessão de briefing, no primeiro dia, os grupos deverão declarar em documento próprio os materiais e softwares que vão utilizar durante o evento. 2 – Presumindo que cada grupo de inscritos partilhará e dividirá responsabilidades, na entrega dos materiais a concurso os grupos deverão indicar qual o responsável ou responsáveis autorais desses trabalhos.

Condições de execução e entrega dos trabalhos:

Os materiais multimédia deverão ser entregues nas condições e formatos definidos nos pontos seguintes: 1 – Curta-metragem: - O vídeo entregue deverá respeitar os temas obrigatórios entregues no briefing inicial. - O vídeo deverá ser entregue no formato definido no briefing inicial. 2 – Argumento/Guião: - Versão de seleção deverá ser entregue até ao dia 7 de Junho sendo a decisão comunicada no dia 9 de Junho. - Versão definitiva, são aceites pequenas alterações, no entanto a narrativa não deve diferir da versão de seleção. - A Versão definitiva deverá ser entregue até às 10h do segundo dia – 14 de Junho. - O argumento deverá ser entregue no formato definido no briefing inicial. 3 – Sonorização/Sonoplastia: - Deverá estar integrada na curta-metragem. 4 – Foto-Reportagem: - O trabalho de Fotografia consistirá em 10 fotografias que deverão reportar-se à curta-metragem em qualquer das suas envolvências físicas, temáticas, temporais, etc. - As primeiras 5 fotografias deverão ser entregues até às 10h da manhã do segundo dia (14 de Junho). - As segundas 5 fotografias deverão ser entregues até às 10h da manhã do segundo dia (15 de Junho). - As fotos deverão ser entregues no seguinte formato definido no briefing inicial. 5 – Cartaz: - Deverá ser entregue no formato definido no briefing.


6 – Website: - Deverá ser entregue no formato definido no briefing.

Júri :

1 – O Júri será constituído por elementos representativos de cada uma das áreas multimédia a nível local ou nacional. 2 – O referido júri, constituído por pessoas singulares escolhidas pela Entidade Promotora, irá classificar cada um dos objectos multimédia seguindo os parâmetros definidos pela organização, mas também o colectivo dos trabalhos de acordo com a sua qualidade técnica, criatividade e consistência do conjunto.

Critérios de avaliação dos projectos pelo Júri e respectivo peso na ponderação:

1 – Curta-metragem (35%): 2 – Argumento/Guião (10%): 3 – Sonorização/Sonoplastia (10%): 4 – Foto-Reportagem (15%): 5 – Cartaz (15%): 6 – Website (15%):

Estes pesos poderão ainda ser ajustados mediante melhor entendimento por parte do Júri, sendo definidos e apresentados durante o briefing do início do evento.

Prémios:

1 – Os prémios a atribuir serão os seguintes: - Grande Prémio Câmara Municipal de Viseu (melhor produto global) (1200€) - Melhor Curta-metragem (200€) - Melhor Sonorização/Sonoplastia (200€) - Melhor Argumento/Guião - Prémio CEAR (200€) - Melhor Design Gráfico (200€) - Melhor Foto-Reportagem (200€) - Melhor Web Design (200€) - Melhor Ator (200€). 2 – Os prémios são acumuláveis, ou seja, cada grupo pode acumular o Grande Prémio com um ou mais prémios de cada categoria. 3 – Os prémios conquistados serão entregues aos grupos independentemente da responsabilidade de cada um nos trabalhos premiados; a sua divisão ou partilha será sempre da responsabilidade dos próprios. 3 – Em caso de impossibilidade de contactar o vencedor de qualquer dos prémios, ou no caso de qualquer dos vencedores não levantar o prémio no prazo de 60 (sessenta) dias a contar de 15 de Junho de 2014, a EPMS reserva-se o direito de dispor dos prémios não atribuídos. 4 – Os prémios que não tenham sido entregues pessoalmente aos vencedores no dia 15 de Junho de 2014, poderão ser reclamados pelos mesmos nas instalações da EPMS, em Viseu, durante o respectivo horário de funcionamento.


Divulgação dos Vencedores/Exibição dos trabalhos

1 – Os nomes dos vencedores do evento/concurso serão divulgados no dia 15 de Junho de 2014, terceiro e último dia do evento, numa sessão pública de encerramento do “48 ShortMedia”. 2 – A sessão de encerramento terá lugar às 21.00h em local a definir. 3 – Durante a sessão de encerramento serão mostradas as curtas-metragens realizadas durante as 48 horas de duração do evento e serão anunciados e entregues os prémios. 4 – Estarão em exposição as melhores fotografias de cada grupo, assim como os melhores cartazes e websites produzidos. 5 - O evento contará com a presença de representantes da entidade organizadora, dos elementos do Júri, de alguns convidados especiais e de vários meios de comunicação social convidados para o efeito. 6 – Os elementos dos grupos participantes deverão estar presentes.

Decisão do júri

1 – A decisão do Júri não está sujeita a recurso em caso algum, sendo que o mesmo reserva-se o direito de não atribuir qualquer prémio no caso de os trabalhos apresentados não serem merecedores de distinção.

Direitos de autor

1 – A propriedade do suporte material dos trabalhos entregues pelos participantes no âmbito do evento (fotografias impressas, cartazes impressos, dvd’s, etc), premiadas ou não, é pertença da EPMS, entidade organizadora. 2 – A propriedade dos direitos de autor sobre cada um dos trabalhos entregues, premiados ou não, é exclusiva dos próprios autores. 3 – Os participantes, autores de trabalhos concorrentes, premiados ou não, cedem gratuitamente à Escola Profissional Mariana Seixas o direito de reprodução pública ou privada dos mesmos trabalhos, em exposição, mostra ou suporte físico, desde que não exista interesse lucrativo. 4 – Os participantes premiados comprometem-se a praticar todos os actos e assinar todos os documentos, incluindo notariais, que eventualmente sejam necessários para assegurar que a Escola Profissional Mariana Seixas, nos termos dos artigos 67.º e 68.º do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, tenha o direito exclusivo de utilizar os trabalhos premiados. 5 – A Escola Profissional Mariana Seixas compromete-se a referenciar o autor dos trabalhos sempre que estes sejam utilizados. 4 – Todos os participantes garantem que não violarão, na criação dos trabalhos a concurso, qualquer direito de terceiro, nomeadamente através da utilização de textos, fotografias, diapositivos, ilustrações e desenhos de carácter artístico ou técnico e responsabilizam-se pelos encargos, indemnizações, coimas, multas ou quaisquer outros prejuízos na sequência da violação de direitos de terceiros e que esteja relacionada com os trabalhos a concurso.


Responsabilidade da Entidade Promotora

Em caso de força maior ou em circunstâncias excepcionais, a organização do evento reserva-se o direito de : 1 – Substituir os prémios anunciados por outros de igual valor monetário. 2 – Alterar e modificar os termos e condições do presente Regulamento ou anular o evento. 3 – Caso a organização decida, por motivos de força maior, anular o evento, o valor da taxa de inscrição será devolvido aos participantes. 4 - A organização não será igualmente responsável por atrasos, avarias ou outros factores externos ao concurso, como greves ou acidentes, que possam prejudicar o evento em si ou a execução e entrega dos trabalhos, mesmo que esteja em causa o bom desempenho no concurso ou a atribuição dos prémios. 5 – A Escola Profissional Mariana Seixas, entidade organizadora, não será responsável por qualquer dano, furto ou roubo ou perda do equipamento utilizado durante o evento, que conste da folha de inscrição, nem por qualquer outro que por omissão do participante não venha declarado na referida folha. 6 – Os participantes tomam também conhecimento que a organização não será responsável por qualquer acidente ou incidente de ordem pessoal que ocorra durante os 3 dias do evento, aqui se incluindo situações relacionadas com quedas, atropelamentos, acidentes rodoviário e outros.

Outras responsabilidades

1 – De acordo com os princípios e estatuto da entidade organizadora EPMS, este evento não deverá estar associado a curtas-metragens ou outros objectos multimédia que invoquem ou estimulem o desrespeito pelo ambiente, desigualdade de direitos humanos ou maus tratos a animais, tendo os participantes o cuidado de não realizar trabalhos que não respeitem estes princípios, podendo dessa forma ser desclassificados. Contactos: 1 – E-mail: 48shortmedia@epms.pt 2 – Facebook: https://www.facebook.com/48shortmedia 3 – Escola Profissional Mariana Seixas – 232 468 078

A entidade organizadora Escola Profissional Mariana Seixas (EPMS - Viseu)

Regulamento do 48 shortmedia v2  

Regulamento da segunda edição do 48 Short Media

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you