Issuu on Google+

Todos diferentes todos iguais Joana PatrĂ­cio


Num lindo dia de Primavera, duas meninas andavam a brincar pelo parque. Uma menina chamava-se Bianca e a outra chamava-se Maria InĂŞs. Enquanto elas brincavam no parque, uma corria para um lado a outra corria para o lado contrĂĄrio, quando chocaram uma com a outra caindo as duas no chĂŁo.

1


- Desculpa, eu n達o te vi. - N達o faz mal. -Como te chamas? - Eu chamo-me Bianca. E tu? - Eu sou a Maria In棚s. - Tens o mesmo nome que a minha m達e!

2


- Olha, tenho de ir embora! A minha mĂŁe estĂĄ me a chamar. - Adeus!

3


Quando Maria Inês chegou a casa, contou à sua mãe que tinha conhecido uma menina no parque, mas que tinha uma cor diferente da dela. A sua mãe explicou-lhe que cada uma tem sua cor, raça.

4


- O que é a raça, mãe?

5


- Filha, raça quer dizer que nem todas as pessoas nascem no mesmo país, ou seja, têm origens diferentes, daí aquela menina ter uma cor diferente da nossa. Todas as pessoas são diferente, cada uma com a sua cor, com a sua raça e com sua pronúncia.

6


- Mas, mãe… - Diz, Maria. - Eu posso brincar com ela? Ou vou ficar da mesma cor que ela? - Claro que podes brincar com ela! A cor da menina não é uma doença contagiosa, nem é nenhuma doença, filha!

7


No dia seguinte, a Maria Inês voltou ao parque, onde encontrou a Bianca sentada no banco do jardim a chorar. - Olá! O Que se passa? Porque estás a chorar? - Ninguém quer brincar comigo!

8


- Então mas porquê? - Dizem que tenho uma cor diferente e não podem brincar comigo, porque depois ficam com a mesma cor que eu!

9


- Mas não é verdade! Ontem, quando cheguei a casa , estive a falar com a minha mãe sobre isso. - E o que a tua mãe disse sobre isso? - A minha mãe diz que todas as pessoas são diferentes, cada uma com sua cor, raça entre outras coisas mas que no fundo somos todos iguais.

10


- Então tu queres brincar comigo? - Sim, vamos brincar às escondidas, vou chamar os meus amiguinhos e explicar-lhes como as coisas são diferentes ou seja, que não são como eles pensam.

11


Passado algum tempo, Maria InĂŞs aparece com os seus amiguinhos e apresenta-os a Bianca.

12


Bianca fica muito feliz com os amiguinhos novos que tem para brincar.

13


Quando Bianca chegou a casa, contou à sua mãe que tinha amiguinhos novos. A sua mãe ficou muito feliz.

14


2013/2014 Escola Profissional da Guarda Técnico de Multimédia Desing, Comunicação e Audiovisuais Prof. Sandrina Clara Joana Sousa


Todos diferentes todos iguais