{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

EDIÇÃO 04 I 2019 I OUT/NOV/DEZ

cozinhas ELAS SÃO O CORAÇÃO DA CASA

01 CAPA.indd 21

26/11/2019 16:55:41


2 EDIÇÃO COZINHAS

02 EDITORIAL.indd 2

18/11/2019 14:48:40


PORCEL A NATO: Navas Gr i gi o - 83x83

/bian co gres

02 EDITORIAL.indd 3

www.bia n cog re s .com

EDIÇÃO C0ZINHAS 3

18/11/2019 14:48:41


02 EDITORIAL.indd 4

18/11/2019 14:48:41


EDITORIAL

Natal

COM ALMA

“Quero ver você não chorar, não olhar pra trás, nem se arrepender do que faz.” Assim começa a canção de Natal que compõe a minha memória afetiva. Quando a ouvi pela primeira vez, com certeza nem me dei conta de que se tratava de um jingle para uma propaganda do Banco Nacional. Eram crianças cantando e me fazendo sonhar com o Natal que, naquela época, demorava 12 meses para chegar, e quando chegava era pura magia, encantamento e repleto de significado. A noite reservada para montar a árvore já era uma festa. Cada bola inteira, uma comemoração! Não havia tanta variedade como hoje, e a maioria dos enfeites era muito frágil e não resistia tanto tempo. O acender das luzes multicoloridas era o toque final dando início ao nosso Natal. Num canto especial da sala, o presépio com o menino Jesus atribuindo sentido a tudo. Na porta da sala, a guirlanda a saudar todos que chegassem. E em meu coração, aquela sensação tão singular e humana. Na véspera, os aromas típicos da ocasião invadiam o doce lar, e a cozinha se tornava o lugar onde se preparavam as delícias prediletas do Papai Noel. Ao passar em casa, ele sempre encontrava leitoa, arroz à grega, pudim de leite condensado e rabanada. Isso tinha de ter! Quando a mesa estava posta, meus irmãos e eu corríamos para a cama torcendo para que o dia amanhecesse logo e que o Bom Velhinho de barbas brancas realizasse os nossos desejos de criança. De manhã, sob a árvore, também repleta de cartões de amigos e parentes, lá estavam os presentes. Alguns, inesperados. Ah, quanta saudade! O melhor de tudo é que a minha mãe ainda prepara aquelas delícias para o Bom Velhinho. Com o tema Cozinhas, desejamos que neste ano você reúna em sua casa, para a noite de Natal, as pessoas que ama e que tanto alegram o seu viver. Que algumas delas, de tão íntimas, façam questão de “pôr a mão na massa” e de ajudar você a produzir a ceia a ser compartilhada. Que a sua cozinha se transforme no coração da casa. E assim, conectados com o que realmente importa, possam chorar de emoção, se sentir realizados com cada passo que os trouxe até aqui e que, se possível fosse, apertassem o replay para viverem tudo de novo. O Natal existe. ASSOCIAÇÃO CASA VIP • CLAUDIA MARIA CHAVES EDIÇÃO C0ZINHAS 5

02 EDITORIAL.indd 5

18/11/2019 14:48:42


SUMÁRIO

PENSE NISSO As indústrias do segmento de pisos, revestimentos, acabamentos, louças e metais não param de inovar. Veja os lançamentos!

8

EM ALTA Quando “mais é mais” na decoração: ambientes com muita alma e história

12

cozinhas ELAS SÃO O CORAÇÃO DA CASA!

PROJETO A integração dos ambientes e os acabamentos são destaques na decoração

36

16

Selecionamos para esta edição nove projetos de cozinhas cheias de personalidade, criados sob encomenda para que seus donos pudessem curtir momentos deliciosos de preparo e degustação de alimentos junto da família e de amigos

Ô DE CASA!

BEM VIVER

NOSSA CASA

Vamos despertar a nossa conciência para a necessidade de cuidar do planeta?

Desconectar-se pode ser a melhor forma de reencontrar o equilíbrio e viver melhor

Acompanhe as notícias e atividades da Associação Casa Vip

40

42

46

• Criação e Execução: Entrelinhas Conteúdo & Forma (51 3026.2700) • Jornalista Responsável e Editora: Milene Leal • Redação: Taciane Corrêa • Edição de Arte: Luciane Trindade • Impressão: Art Laser • Coordenação do Projeto Revista Casa Vip: Claudia Maria Chaves e Irio Piva • Revista distribuída pelas empresas integrantes da Associação Casa Vip: Almek, Alvomac, Baratão, Bigolin, Casa São Paulo, CDC, Cimcal, Construserra, Construmarques, Del Lama, Elevato, Engelmig, Metal Nobre, Mundial, Nichele, Panorama, Pastilhacor, Vilarejo e W Beltrame. • Tiragem: 85 mil exemplares • A reprodução total ou parcial do conteúdo desta obra é expressamente proibida sem prévia autorização da fonte. A Revista 6CasaEDIÇÃO Vip é uma publicação das revendas de materiais para construção associadas à Rede Casa Vip (31 3611.8233) www.acasavip.com.br COZINHAS

02 EDITORIAL.indd 6

18/11/2019 14:48:45

AN_


EDIÇÃO C0ZINHAS 7

AN_casa vip_4º ediç7ão.indd 1 02 EDITORIAL.indd

14/10/2019 14:44 18/11/2019 14:48:46


PENSE NISSO

NÉON METALIZADO

DESIGN BY CAMPANA

LINHA CONEXÕES ESPONTÂNEAS

MOSAICO CERÂMICO MALLA NEON

A ROCA Cerâmica aposta na nova linha de revestimentos Malla Néon. Com formato hexagonal, muito brilho e textura, a linha segue a tendência metalizada, que surgiu nas passarelas internacionais e agora chega à decoração. Cheio de personalidade, o revestimento pode mudar completamente um ambiente. Perfeito para transformar as paredes internas das casas, o mosaico cerâmico multicolorido, de 30 x 30,6 cm, tem ousadia na medida certa. O efeito metalizado atrai o olhar, fazendo com que o revestimento se torne o protagonista do ambiente. Resistente e fácil de aplicar, a cerâmica Malla Néon é uma ótima opção para aplicação em lavabos, por exemplo. Ele traz uma inspiração urbana, conferindo glamour e sofistica ão aos ambientes.

Assinada pelo Estúdio de Design Campana, a linha Conexões Espontâneas é lançamento da DOCOL. Os produtos seguem a linguagem irreverente de Fernando e Humberto Campana, designers brasileiros que se destacam internacionalmente pelo viés escultural de seus produtos. Inspirada nas adaptações hidráulicas de construções improvisadas, a linha traz a união perfeita entre curvas, texturas e o olhar para as formas da natureza, que faz parte do DNA dos Campana. A exclusiva textura Arbo dá às peças um aspecto lenhoso e estriado, como o da casca de árvore. As peças combinam os mais avançados processos de produção industrial com o cuidado artesanal. Tanto as dobras do metal quanto a textura são feitas individual e manualmente. Tudo aliado ao acabamento impecável, nas cores chroma n quel, co re, grafite e ouro esco ado. ão dois modelos de bicas, de mesa ou parede, com três opções de acionamento.

8 EDIÇÃO COZINHAS

03 PENSE NISSO.indd 8

26/11/2019 16:57:17


CASA COM PETS LINHA PRO-MAX CEMENT

Os animais de estimação trazem alegria para os lares e são parte da família. A INCEPA lançou um revestimento de piso funcional e cheio de charme, pensando tanto na saúde do pet quanto na praticidade do dia a dia. Fáceis de limpar, as peças são resistentes a riscos e têm acabamento antiderrapante, que permite que os bichinhos brinquem pela casa. As linhas rústicas Álam e Loftwood evocam a madeira e disfarçam eventuais marcas. Por quase não absorverem água, os porcelanatos são resistentes a manc as. s lin as retificadas ro a , eattle e rdico possuem espa amento mínimo, com rejunte de 1 mm. As poucas emendas evitam acúmulo de sujeira e bactérias. É o único porcelanato no mercado com juntas dessa espessura.

NOVA COLEÇÃO

COLEÇÃO ESCALA SUPER COMBINÁVEL PADRÃO PULPIS

Inspirada pelas principais tendências mundiais e pela beleza atemporal do mármore, a CEUSA traz para sua nova coleção, Escala, um festival de possibilidades, com o conceito de personifica ão. oram lan ados tipos de revestimentos inspirados em quatro princípios: uper asada são dois taman os do mesmo produto para facilitar a adequação às diferentes medidas de espa o , uper ersátil um mesmo produto com duas opções de texturas, que possibilitam a harmonia entre espaços), uper om iná el com uma paleta de cores que se complementam, os desenhos dos mármores oferecidos combinam facilmente com di ersos outros produtos e uper recisa as peças garantem a repetibilidade de um lote a outro de produção, sem diferença de tons ou tamanhos). A marca mostra como a conectividade faz parte de seu universo, revestindo múltiplos espaços de modo harmônico, mas sem deixar de lado a personalidade do design.

EDIÇÃO COZINHAS 9

03 PENSE NISSO.indd 9

26/11/2019 16:57:18


PENSE NISSO

LINHA ESSENCE GE420

A beleza do metal escovado vem ganhando cada vez mais espaço na decoração. eguindo essa tend ncia, a FANI lança a linha Essence . etais e acess rios na cor grafite, esco ados um a um, proporcionando um acabamento perfeito e único. Uma nova opção para compor ambientes modernos, ousados e de bom gosto. Ótimos para dar um toque de charme ao banheiro.

LINHA ORQUESTRA

METAL ESCOVADO UM A UM

Peças com formatos amplos ajudam a compor ambientes harmônicos, pois garantem a utilização de menos rejunte, permitindo uma paginação uniforme e uma sensação de amplitude. Os tamanhos grandes são indicados para todos os tipos de projetos residenciais e comerciais de médio tráfego, especialmente os que têm alto nível de exigência estética. A PORTINARI lança duas coleções: Monumental e e Orquestra . ara compor um estilo mais neutro o ideal é a coleção Monumental, com peças que reproduzem pedras e cimentos neutros de forma homogênea, nas cores Crema, Armani e ement . á para algo mais clássico, o indicado é linha Orquestra, que traz o classicismo dos mármores para as peças grandes. As reproduções dos mármores trazem as riquezas dos veios e a profundidade dos desenhos. Um repertório eclético, das peças claras às mais exóticas. Disponível nas cores Marble DGR, Marble GR, Travertino BW e Onix AL.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

HARMONIA DOS GRANDES FORMATOS

10 EDIÇÃO COZINHAS

03 PENSE NISSO.indd 10

26/11/2019 16:57:19


As cores fortes, vivas e os tons terrosos e vermelhos são apontados como tendências para este verão. Combinadas com tonalidades mais neutras, elas garantem o destaque na decoração, criando pontos estrat gicos na casa. e a ideia in estir no re estimento de áreas espec ficas, a DURATEX apresenta um amplo portfólio de painéis de madeira que podem compor uma perfeita solução. Com tecnologia pioneira em alto brilho, a

linha Cristallo tem diversos padrões que transitam entre os tons arrojados e os clássicos. No verso, o painel tem o mesmo padrão da face, mas com acabamento mate. Com toque suave e acabamento acetinado, a linha Essencial é a inovação do estilo clean. eus padr es ão desde o clássico branco ao madeirado suave, passando pelos unicolores. eu ril o sua e imprime ao am iente uma sensação de conforto.

PAINÉIS DE MADEIRA DAS LINHAS CRISTALLO E ESSENCIAL

CORES DA ESTAÇÃO

EDIÇÃO COZINHAS 11

03 PENSE NISSO.indd 11

26/11/2019 16:57:20


EM ALTA

mais é

maneira como a casa é concebida, mobiliada e decorada expressa um modo de viver, de sentir, de se autocompreender e, sem dúvida, uma maneira de os indivíduos se vincularem a seu tempo. As mudanças pelas quais os conceitos de decoração vêm passando no transcurso das décadas denotam uma grande multiplicidade de visões. Uma das tendências surgidas nos últimos anos traz de volta a noção de que o toque pessoal na escolha dos objetos é imprescindível. Eles já não são vistos somente em sua dimensão de volume, cor e forma, mas em sua natureza simbólica. São como um retrato da vida privada que se abriga nas paredes de uma resid ncia. O istoriador e professor da elson c apoc ni afirma que, ao percorrer o interior de uma casa, podemos perceber o enraizamento pessoal, material e afetivo que singulariza cada residência como um microcosmo familiar.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

SEMPRE MAIS

12 EDIÇÃO COZINHAS

04 EM ALTA.indd 12

19/11/2019 15:18:01


EDIÇÃO COZINHAS 13

04 EM ALTA.indd 13

19/11/2019 15:18:04


EM ALTA

MAIS É MAIS: A TENDÊNCIA FOGE DO MINIMALISMO E VALORIZA A

SIGNIFICADO E PERSONALIDADE Assim, a decoração da casa ultrapassa a mera questão do senso estético, tornando-se parte de um projeto familiar compartilhado. Precisa conectar-se, antes de tudo, com os impulsos emocionais e as necessidades subjetivas do grupo, para produzir um elemento a mais na construção da identidade das pessoas que ali vivem. Por meio dos objetos que compõem a decoração, os moradores podem er corporificadas suas concep es de mundo, seus c digos de ida e de convivência. A maneira como esses objetos são expostos e os sentidos atribuídos a eles aca am por configurar não apenas a rela ão dos moradores entre si, mas também o seu ideal de relacionamento com os visitantes. Em suma, constituem uma espécie de carta de apresentação dos habitantes de cada resid ncia. sso fica mais n tido quando nos deparamos, nos di ersos am ientes da casa, com porta retratos que estampam fotografias de pessoas do círculo familiar ou de momentos especiais, com um candelabro herdado da avó, com gravuras e quadros escolhidos pessoalmente, com livros de receitas de família, louças garimpadas em antiquários ou peças oriundas de recordações de viagens. Todos esses objetos – por sua natureza evocativa ou por seu caráter de experiência vivida – impregnam os ambientes de luz, de individualidade e de aconchegante sensação de calor humano. Uma casa despida desse material “personalizado” pode se converter em uma casa sem vida. Assim, em contraponto ao minimalismo dominante, muitos projetos decorativos têm aberto um lugar para a exposição de elementos que traduzam o passado e o presente dos indivíduos. Eles encontram em sua moradia algo mais do que a neutralidade da beleza formal. Encontram os sinais palpitantes de suas vivências mais intensas e a aura mágica dos seres que amam.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

PERSONALIDADE DE CADA DECORAÇÃO

14 EDIÇÃO COZINHAS

04 EM ALTA.indd 14

19/11/2019 15:18:06


EDIÇÃO COZINHAS 15

04 EM ALTA.indd 15

19/11/2019 15:18:08


INSPIRAÇÃO

A COZINHA É O O sonho de dez entre dez famílias brasileiras é ter uma cozinha ampla, aconchegante e funcional, onde todos possam curtir juntos o preparo dos alimentos, confraternizar, desfrutar de bons momentos. Os projetos selecionados para esta edição demonstram que, mesmo em espaços não tão generosos, é possível criar uma cozinha que funcione como o coração da casa. A integração com o ambiente de jantar e até com o estar é um desejo constante, e para isso as bancadas de refeições desempenham um papel fundamental: elas delimitam espaços sem erguer paredes, proporcionam mais informalidade, são práticas, unem cozinheiros e comensais. Bom apetite!

16 EDIÇÃO COZINHAS

05 INSPIRAÇÃO.indd 16

26/11/2019 16:58:18


FOTOS: JULIANO MENDES E DANIEL BECHER (ARQIUITETAS)

Em pé, da esquerda para a direita: Cristina Thomé Santin, Priscila Portella Kohlrausch, Caroline Da Cás Maffini. Sentadas, da esquerda para a direita: Isadora Patias Soldera e Caroline Machado de Moraes

A3 Arquitetura www.a3arquitetas.com.br

compacta

FUNCIONAL E

premissa do projeto desta cozinha foi adequar o seu espaço pequeno às diversas necessidades dos moradores. Os tons neutros da marcenaria e a escolha dos pisos atenderam às necessidades estéticas e funcionais do projeto, dando uma perspectiva mais ampla ao ambiente. Para delimitar a circulação que liga a área social com a área de ser i o, as profissionais usaram o piso vinílico Petra, o mesmo utilizado nos outros cômodos do apartamento. No restante da cozinha optaram pelo piso cerâmico que remete ao ladrilho hidráulico, seguindo na linha dos tons pastel. A cuba, utilizada juntamente com seus acessórios (tábua e lixeira embutida), trouxe mais praticidade e funcionalidade ao espaço, além de harmonizar bem com a bancada e o painel em madeira melamina de ipê amarelo.

EDIÇÃO COZINHAS 17

05 INSPIRAÇÃO.indd 17

26/11/2019 16:58:23


INSPIRAÇÃO

varanda

Thais Baratella @ thais baratella_arq

cozinha voltou a ser o centro das atenções de uma residência, o local preferido para reunir a família e receber os amigos em grande estilo. essa era a ideia dos moradores para esse pro eto, afirma a arquiteta. A escolha de uma bancada grande foi o ponto alto: além do espaço para cozinhar e para acomodar as pessoas sentadas, ela tem em uma das extremidades uma chopeira com o balcão refrigerado. Tudo pensando na integração dos convidados. A ideia de integração também norteou a escolha do piso, um porcelanato polido 80 x 80, em tom neutro, que foi usado em toda a área, unificando os am ientes. A churrasqueira em vidro foi planejada para deixar o espaço visualmente mais leve. Na bancada central e na parede de fundo da pia foram usadas pastilhas em pedra natural, que transmitem solidez ao espaço e se harmonizam com o pergolado da varanda, em madeira garapa com verniz acetinado. Duas pias com cubas individuais facilitam o trabalho de limpeza da louça, trazendo praticidade para a cozinha. Já a tonalidade dourada dos armários, com as portas em vidro serigrafado, busca conferir modernidade ao ambiente.

FOTOS: ANDREZA CASTRO

INTEGRADA À

18 EDIÇÃO COZINHAS

05 INSPIRAÇÃO.indd 18

26/11/2019 16:58:23


CHOPEIRA, CHURRASQUEIRA E FORNO DE PIZZA, O TRIO PERFEITO PARA REUNIR CONVIDADOS EM TORNO DA GRANDE BANCADA. A AMPLA E ILUMINADA COZINHA TEM TOTAL INTEGRAÇÃO COM A VARANDA

EDIÇÃO COZINHAS 19

05 INSPIRAÇÃO.indd 19

26/11/2019 16:58:24


INSPIRAÇÃO

A COZINHA MODERNA, FUNCIONAL E COM ATMOSFERA BEM MASCULINA É UM ÓTIMO LOCAL PARA RECEBER OS AMIGOS

Da esquerda para a direita: Taís Tier Finamor, Karolline Guedes e Ana Paola Brugalli

Estúdio Vértice www.estudiovertice.com.br

20 EDIÇÃO COZINHAS

05 INSPIRAÇÃO.indd 20

26/11/2019 16:58:29


minimalista

FOTOS: JULIANO MENDES

ESTILO JOVEM E morador desejava uma cozinha funcional e prática para receber os amigos, e foi por este caminho que as arquitetas desenvolveram o projeto da cozinha integrada, em estilo gourmet. Buscando conferir ao ambiente uma atmosfera moderna, masculina e com alguns elementos industriais (conforme solicitação do cliente), as profissionais usaram cimento queimado no piso e um granito preto escovado – e não polido – na bancada, que se conecta a uma mesa em madeira natural, para possibilitar um acabamento mais rústico. Esse elemento faz uma composição com a textura do piso. A madeira também harmoniza bem com a escolha das plaquetas de tijolos cerâmicos da

parede da pia, que também se relaciona com uma das paredes da sala de estar. A proposta é um verdadeiro equilíbrio dos ambientes integrados. A iluminação, tanto em sanca quanto em pendentes, foi pensada para dar um ar mais atual um perfil linear emite luz e garante uma excelente iluminação ao ambiente. Os pendentes com design minimalista destacam a bancada alta. egundo o trio de profissionais, cada arquitetura deve ser única e os projetos, além de funcionais, de em re etir a ess ncia de cada cliente. Neste caso o resultado foi um projeto masculino e atemporal, que mescla características de arquitetura industrial com tendências minimalistas”, resumem.

EDIÇÃO COZINHAS 21

05 INSPIRAÇÃO.indd 21

26/11/2019 16:58:32


INSPIRAÇÃO

TENDO COMO BASE O CINZA, COR PRESENTE NO PISO, NAS PAREDES E NOS MÓVEIS, ESTA COZINHA RECEBEU DETALHES PONTUAIS E OBJETOS EM VERMELHO

Cecília Figueiredo www.ceciliafigueiredo.com.br

05 INSPIRAÇÃO.indd 22

26/11/2019 16:58:39


marcante

FOTOS: MARCELO DOS SANTOS

PERSONALIDADE planta de formato quadrado da cozin a dificulta a a inclusão de todos os itens necessários para o cômodo, que deveria ser o coração da casa. or isso a profissional inseriu paredinhas de drywall, que acabaram se tornando o destaque desse projeto. Elas também permitiram criar um nicho para acomodar a adega e para dar acabamento aos armários altos. egundo a profissional, para contemplar o perfil discreto da cliente, por m de personalidade marcante, a cor base escolhida foi o cinza, usada de todas as formas na cozinha, que é, essencialmente, monocromática”. descontra ão ficou por conta do acabamento em tecnocimento, usado na

maioria das paredes, com exceção da parede sobre a bancada da pia, onde pastilhas de idro em tons de cinza fizeram a diferença. Piso e armários inferiores receberam a mesma cor das paredes, bem como as bancadas em silestone. As portas dos armários maiores e o tampo da mesa foram feitos em vidro acetato fosco, que além de charmoso tem a praticidade de não deixar marcas de mãos. Os mais altos, menos utilizados, receberam vidro brilhante. Para dar ainda mais personalidade e quebrar a monocromia, a porta de acesso à área de serviço foi feita em fórmica brilhante vermelha, cor usada também nos acessórios e detalhes das cadeiras.

EDIÇÃO COZINHAS 23

05 INSPIRAÇÃO.indd 23

26/11/2019 16:58:43


INSPIRAÇÃO

O JOVEM CASAL QUERIA UMA COZINHA PRÁTICA E INTEGRADA À ÁREA SOCIAL, PARA PODER CONFRATERNIZAR COM OS AMIGOS NA HORA DE PREPARAR AS REFEIÇÕES

modernidade

jovem casal desejava uma cozinha harmônica, moderna e funcional, integrada aos outros ambientes sociais da casa, para que pudessem receber familiares e amigos. Por isso a cozinha ganhou uma bancada em formato península, aberta para a área de jantar. E assim o casal consegue cozinhar e se comunicar com os convidados. Buscando um estilo mais moderno, a arquiteta optou por uma paleta de cores nos tons preto, cinza e branco, que deixa o ambiente bem contemporâneo. Os armários e nichos em branco fosco foram planejados para atender ao dia a dia de forma prática, criando também um efeito estético agradável. O toque especial foi a escolha do revestimento geométrico de porcelanato acetinado Bauhaus, no formato 45x90 cm, para a parede de destaque da cozinha. A bancada foi montada em granito branco siena e preto absoluto. Já a iluminação foi planejada de forma pontual para destacar a ilha gourmet e deixar o espaço mais acolhedor.

Carolina Daldegan

05 INSPIRAÇÃO.indd 24

@arquitetacarolina

FOTOS: TOP HOUSE

EM PRETO E BRANCO

26/11/2019 16:58:45

Anun


EDIÇÃO COZINHAS 25

Anuncio.indd 1 05 INSPIRAÇÃO.indd 25

11/10/2019 26/11/2019 11:25:42 16:58:45


FOTOS: TAMIRIS VALÉRIO

INSPIRAÇÃO

26 EDIÇÃO COZINHAS

05 INSPIRAÇÃO.indd 26

26/11/2019 16:58:47


sóbrios

ESTILO E TOM

escolha do preto como base foi em busca de um estilo mais sóbrio. Segundo os arquitetos, a cor é um curinga e vai bem com praticamente qualquer nuance ou textura, além de deixar o ambiente elegante. O revestimento escolhido para a grande bancada foi o box preto mosarte, feito de peças de ardósia em relevos angulados que alorizam a te tura do material. Os profissionais acreditam que a ardósia, quando utilizada em harmonia com os demais materiais que compõem o ambiente, torna-se extremamente versátil e sofisticada. ara a ancada mais ai a, destinada s refei es, uscaram a rusticidade da madeira natural, que, por ter características distintas de textura e forma, torna a peça um elemento único. A proposta da integração com a área social é uma alternativa para garantir o conforto e a boa utilização da sala de estar e da própria cozinha. Mas um sistema de fechamento em vidro pode ser acionado conforme a necessidade dos moradores. Segundo o arquiteto responsá el, esse sistema não mant m a cozin a isolada da sala de estar o tempo inteiro, e sim somente quando é conveniente”. O layout planejado busca oferecer uma cozinha prática, funcional, elegante e que, acima de tudo, atenda às necessidades dos moradores.

MARCOS SILVA E PALOMA NEVES (FOTO) BUSCARAM A COMBINAÇÃO DO RÚSTICO COM O CONTEMPORÂNEO

Notre Arquitetura www.notrearquitetura.com.br

EDIÇÃO COZINHAS 27

05 INSPIRAÇÃO.indd 27

26/11/2019 16:58:49


INSPIRAÇÃO

ACONCHEGANTE, CHARMOSA E BEM BRASILEIRA, ESTA COZINHA PRESERVA UM GRANDE E ANTIGO FOGÃO A LENHA, QUE ENTRA EM HARMONIA COM PEÇAS DE DESIGN ATUAL, MATERIAIS MODERNOS E CORES VIBRANTES

28 EDIÇÃO COZINHAS

05 INSPIRAÇÃO.indd 28

26/11/2019 16:58:58


memória

PRESERVADA

Heloisa Losi

FOTOS: EVELYN MULLER

www.heloisalosi.com.br

casa de fazenda construída em 1916 na cidade de Bofete, no interior de São Paulo, teve sua cozinha de 70 m² totalmente reconfigurada para que o fogão a len a gan asse ainda mais destaque. Ter o privilégio de poder preparar a própria comida em um fogão a lenha foi o pedido dos moradores. Durante a reforma, apenas ele foi mantido intacto. A arquiteta e designer de interiores Heloisa Losi investiu em cores vibrantes, que surgem no mobiliário e no próprio fogão, e apostou em uma composição com cobogós para aproveitar ao máximo a luz natural e a sensa ão de transpar ncia. parede no fim da ancada foi re estida com pastilhas de aço escovado, conferindo um ar de modernidade ao ambiente. Já o móvel de aço e madeira foi pensado para reunir peças de estimaão. ideia era trazer tona lem ran as da ida no campo e da inf ncia dos clientes”, conta Heloisa. No piso foi instalado um tapete de ladrilhos hidráulicos, que une os dois ambientes e proporciona uma extensão visual linear. O resultado desse projeto aconchegante foi uma decoração charmosa e bem brasileira, como se a casa de nossas avós fosse trazida para os dias de hoje.

EDIÇÃO COZINHAS 29

05 INSPIRAÇÃO.indd 29

26/11/2019 16:59:03


Madalena Russi e Amanda Vicari www.madalenarussi.com.br

O CONTRASTE DE CORES E DE MATERIAIS RESULTA EM UMA COZINHA NADA MINIMALISTA

DINÂMICO E

vibrante

espaço traduz bem as características dos moradores, apreciadores do viver em família e receber amigos com conforto e informalidade. A integração do living com a cozinha acontece por meio da bancada em granito cinza corumbá, que faz a divisão dos espaços. O plano aberto do layout oferece dinamismo ao visual. Na parede do fogão, o revestimento cerâmico graveto boticino traz uma textura ao ambiente. O uso de espelhos nos móveis mais altos ajuda na sensação de amplitude, além

FOTOS: CRISTIAN FISCHER DREYWR E FOTO ELEONORA (ARQ.)

INSPIRAÇÃO

de resultar em uma atmosfera contemporânea e sofisticada. cor grafite da marcenaria garante a sensação de acolhimento e atualidade, fazendo um belo contraponto com as bancadas em quartzo amarelo. Já as folhagens dão vida e inserem um verde vibrante à decoração. A paleta de cores do projeto mistura te turas e materiais que definem um conceito nada minimalista. As cores escuras trazem a sensação de aconchego, enquanto o amarelo confere alegria e ousadia.

30 EDIÇÃO COZINHAS

05 INSPIRAÇÃO.indd 30

26/11/2019 16:59:07


RESIST

ULTRA

E COMER

D

ICADO PARA USO RESI

D IN

CIAL INTEN

SO INV

IS

O EN

ISÍVE

DLESS BE A

MODERAD

EMEN Y Ÿ D AS

UT

AL

Ÿ

AC4

CI

AGORA VOCÊ SÓ VAI QUERER RECEBER SUAS VISITAS NA COZINHA.

EN

EN

À UMIDADE

OS E C O VAB ZI LA

AS •

TE

NH

SARDENHA | UNIQUE

O Piso Laminado Durafloor acaba de inovar mais uma vez com a Linha Unique. Com o substrato Ultra, os pisos Unique têm proteção contra umidade e molhamentos eventuais, podendo ser usados em cozinhas e lavabos. Também possuem resistência extra a abrasão e maior durabilidade. São diversos padrões, todos com a tecnologia Endless Beauty, que torna as emendas invisíveis, e as muitas vantagens do laminado, principalmente conforto térmico e acústico. Atendimento ao consumidor: 0800 770 DURA ou 0800 770 3872 DuratexMadeira

05 INSPIRAÇÃO.indd 31

duratex_pisosepaineis

duratexmadeira.com.br

EDIÇÃO COZINHAS 31

26/11/2019 16:59:07


INSPIRAÇÃO

O NOVO PROJETO TROUXE MAIS VIDA, LUZ, CONFORTO E A INTEGRAÇÃO DOS AMBIENTES DE COZINHA E DE JANTAR

Rafaela Amaral, Daniele Fontes e Fabiano Teixeira

Argus Arquitetura e Interiores www.argusarquitetura.com.br

32 EDIÇÃO COZINHAS

05 INSPIRAÇÃO.indd 32

26/11/2019 16:59:11


AMPLA E FUNCIONAL O novo projeto trouxe mais vida e integração

FOTOS: BRUNO MENEGHITTI

AMPLA E

funcional

objetivo deste projeto foi transformar vários ambientes pequenos e mal distribuídos em uma cozinha ampla, moderna e funcional. O primeiro passo foi eliminar algumas paredes, o que possibilitou a integração da sala de jantar, da cozinha, da bancada de refeições rápidas e do espaço gourmet. Tudo girando em torno de uma ilha central, com bancada em porcelanato, que recebeu o cooktop, a pia, uma lixeira de embutir de inox e uma charmosa torneira monocomando. A outra bancada, que se estende por toda uma parede da cozinha – da churrasqueira à sala de jantar –, é revestida do mesmo material e rece eu uma cu a de apoio e uma lareira de ui-

do, que é a grande vedete dos encontros nos dias frios. A pilastra no meio do salão, que não poderia ser retirada, serviu de elemento norteador do novo pro eto. ransformada em um sofisticado painel revestido com o brick Bella Vita BK, mesmo material utilizado na churrasqueira, tem a função de proteger o fogão e receber o exaustor. Uma claraboia rasgada no teto foi planejada para levar luz natural para o coração da cozinha. E o jardim vertical na parede da sala de jantar trouxe um pouco de verde e aconchego para o ambiente, de forma que os moradores podem usufruir melhor o espaço no dia a dia e receber com conforto os amigos.

EDIÇÃO COZINHAS 33

05 INSPIRAÇÃO.indd 33

26/11/2019 16:59:13


34 EDIÇÃO COZINHAS

WWW.CEUSA.COM.BR

05 INSPIRAÇÃO.indd 34

CEUSAREVESTIMENTOS 26/11/2019 16:59:13


Linha Black Stone Inspirada na pedra ardósia, em nuances de grafite profundo, traz a força de um material consagrado para projetos de personalidade. A beleza da pedra natural aliada à praticidade do porcelanato, em peças de formato 92x92cm com textura acetinada, é ideal para ambientes internos comerciais ou residenciais. Porcelanato Black Stone Retificado Acetinado | Ref. 920002 7 faces | 92 x 92cm

www.villagres.com.br 05 INSPIRAÇÃO.indd 35

EDIÇÃO COZINHAS 35

26/11/2019 16:59:13


PROJETO RESIDENCIAL

praticidade ste apartamento, localizado em Porto Alegre (RS), foi projetado para um jovem casal com fil os pequenos, que prioriza conforto e praticidade na residência. Os ambientes de estar são amplos e integrados. escol a do piso, um porcelanato fosco 90 x 90 padrão cimento queimado cinza, foi determinante para garantir essa integração. c urrasqueira, local muito apreciado pelos moradores, foi revestida com mármore travertino romano. A integração com a sala de jantar é feita por meio de uma bancada alta, no mesmo mármore, que tam m está presente na lareira, com desen o moderno e atemporal no am iente de estar.

A marcenaria, executada em laca, tem o mesmo tom cinza em todo o ambiente, proporcionando sofistica ão e aconc ego. O painel ao lado da foi projetado para acomodar louças e traz discreta ilumina ão com fita de . O mobiliário solto da sala de estar, sofá, poltronas, pufe, mesas laterais e de centro possui a mesma nuance de tonalidade da marcenaria, com detal es em madeira natural, seguindo a mesma linguagem para todo o ambiente. No piso, o tapete ilim com desen os geom tricos traz comodidade e bem-estar. A decoração é complementada por mesas laterais com design moderno e acabamento em madeira e metal.

FOTOS: EDUARDO LIOTTI

PARA TODOS OS MOMENTOS

36 EDIÇÃO COZINHAS

06 PROJETO RESIDENCIAL.indd 36

18/11/2019 17:27:51


ESPAÇOS AMPLOS E INTERLIGADOS. O PISO USADO EM TODA A ÁREA SOCIAL FAVORECE A INTEGRAÇÃO DOS AMBIENTES

EDIÇÃO COZINHAS 37

06 PROJETO RESIDENCIAL.indd 37

18/11/2019 17:27:58


PROJETO RESIDENCIAL

PASTILHAS HEXAGONAIS EM TONS DE CINZA SE DESTACAM NO BOX DO BANHEIRO DA SUÍTE

38 EDIÇÃO COZINHAS

06 PROJETO RESIDENCIAL.indd 38

18/11/2019 17:28:02


O REQUINTE DOS DETALHES ilumina ão discreta, com em utidos e l mpadas de . O destaque fica por conta do lustre facetado preto, com interior dourado, localizado estrategicamente sobre a mesa de jantar. a decora ão, a sele ão de pe as com detal es na cor preta, como a a ur, pendentes e anquetas, promo e o contraste com os tons claros dos demais acabamentos. O espel o que re este a parede do fundo do estar, em como o fundo do armário em frente à mesa de jantar, traz mais amplitude para o ambiente. o la a o a ancada uma cu a esculpida em pedra ni , que rece eu a ilumina ão interna com fitas de , destacando ainda mais a sofistica ão da pedra escol ida. o quarto do casal, o con unto de quadros com desen os geom tricos colocados so re a ca eceira da cama prop e um toque de modernidade. praticidade fica por conta na mini penteadeira instalada no lugar da mesa de cabeceira. o an eiro do casal o destaque a parede do o , que foi reestida com pastil as istello no padrão pedra natural cinza escuro, em formato e agonal.

Márcio Verza www.marcioverza.com.br

EDIÇÃO COZINHAS 39

06 PROJETO RESIDENCIAL.indd 39

18/11/2019 17:28:06


Ô DE CASA!

O DESPERTAR DA

consciência

ssa é a primeira coisa que penso quando ouço o despertador tocar: “Mais cinco minutos não vão fazer mal a ninguém…”. Porém, não consigo voltar a dormir, pois o calor é insuportável. Ventilador, ar condicionado, nada resolve. Jamais imaginei que i eirão pudesse ficar ainda mais quente de que quando era na minha juventude. Sento na cama e coloco meu aparelho de audição em tempo de escutar a televisão dizer lá da sala: “O inverno de 2072 já é o mais quente que se tem notícia.” Prestes a fazer 80 anos, penso no passado e um frio paralisante me sobe pela espinha. A ironia é que o Sol acaba de entrar no signo de Leão, mas há 40 anos a realeza da fauna não mais existe. Extintos pelo mais cruel dos predadores, recebem agora a companhia de ursos polares nesse rol infame das criaturas que nós destruímos. Os mares já não têm mais vida e eu me lembro da época em que havia apenas um Mar Morto. As praias estão vazias e os poucos que arriscam um mergulho parecem mais astronautas do que banhistas. Biquínis e sungas agora são peças de museu. Ainda estou sentado na cama quando minha neta vem se despedir. Está pronta para ir à escola. Retira a máscara antipoluição e me dá um beijo carinhoso no rosto. Ah, se tivéssemos repensado nosso consumo, reduzido nossa pegada ecológica, cuidado do nosso planeta. Hoje, o tão sonhado mundo parece impossível tamanho o prejuízo já causado e irreversível. Resta-nos, pois, a distopia. E pra quem duvida dessa narrativa futurista, prepare-se! Um pequenino papel de bala descartado no cesto de lixo, um simples canudinho plástico, as sacolas descartáveis que acompanham a maioria na volta do

supermercado, embalagens e mais embalagens no banheiro, na cozinha, no eterno ritual diário da casa, dos seus moradores, das lojas e de seus clientes a consumir um café e água enquanto escolhem mais uma roupa, um tênis, um celular, um carro. De fato, os tempos mudam. Não seriam as mudanças a única constante da vida? Eu acredito que sim e, de uns dias pra cá, tenho ouvido um chamado tímido, distante, mas impossível de ser ignorado por mais que eu me esforce: aquele que vem da voz da consciência. Os ventos cortantes sopram alarmes com urgência: até 2050 haverá mais plástico que peixes nos oceanos!¹ Nos cinco primeiros meses de 2019 foi desmatada uma área equivalente a 176.000 (cento e setenta e seis mil) campos de futebol “padrão Fifa” na Floresta Amazônica.² É possível conviver com essas informações, sem ao menos tentar transformar meus hábitos? Com certeza. Seria honesto com meus ancestrais e descendentes? Está claro que não. Quando reparei na quantidade de lixo que sou capaz de “produzir” e que na realidade não existe esse tal de ogar fora , fiquei com ergon a. erce er que o egoísmo é um hábito arraigado e que nossos caprichos e desejos são atendidos ao custo da destruição de nossa única casa pode ser doloroso. Entretanto, existem muitos incômodos que servem como despertadores. Que nos permitem sair então da zona de conforto como quem, de maneira heroica, levanta da cama em uma gélida manhã de inverno sem acionar o modo soneca nenhuma vez sequer. Fontes:¹www.ellenmacarthurfoundation.org/publications/ new-plastics-economy-catalysing-action. ²imazon.org.br/

POR LUCAS CHAVES PINHO, HISTORIADOR E PUBLICITÁRIO

40 EDIÇÃO COZINHAS

07 O DE CASA.indd 40

18/11/2019 17:12:57


07 O DE CASA.indd 41

18/11/2019 17:12:57


BEM VIVER

ficar de fora O PRAZER DE

comportamento digital está se modificando, em busca do equilíbrio perdido. É preciso desconectar, para então se conectar com o que realmente importa. JOMO é o novo FOMO! Essas duas expressões, que mais parecem nomes de personagens japoneses, são siglas que descrevem comportamentos opostos e foram nomeadas por especialistas. Resumem praticamente todas as atitudes que vemos, praticamos e criticamos nas redes sociais todos os dias. O O do ingl s ear of issing Out , significa

o medo de ficar de fora, al eio ao que está acontecendo. É o comportamento usual dos internautas nos últimos anos. A quantidade extrema de informações recebidas todos os dias faz com que os usuários ten am a sensa ão de estar perdendo algo de essencial em suas vidas. Um tipo de comportamento preocupante, porque a obsessão em estar sempre conectado e de ol o no que os outros fazem pode gerar ansiedade ou depressão. Os atuais á itos digitais são intensos e afetam a vida privada. Há estudos mostrando que os adultos passam pelo menos oras por dia em suas timelines das m dias sociais.

42 EDIÇÃO COZINHAS

09 BEM VIVER.indd 42

18/11/2019 16:42:26


A FELICIDADE PODE ESTAR EM PERDER ALGUMA COISA, EM NÃO ACOMPANHAR TODAS AS NOTÍCIAS E FOFOCAS DAS REDES SOCIAIS, EM FAZER UM FILTRO DO QUE VOCÊ RECEBE

EDIÇÃO COZINHAS 43

09 BEM VIVER.indd 43

18/11/2019 16:42:29


BEM VIVER

FICAR DE FORA, OU “POR FORA”, PODE SER UMA SÁBIA ESCOLHA. CONECTE-SE COM O

m contrapartida, o O O o of issing Out , significa a alegria em ficar de fora. em a ser uma op ão mais equili rada, mais ponderada. Essa nova tendência traz certa paz para as relações com a internet e, por consequência, para a vida como um todo. Em vez de dizer sim para tudo podemos ficar felizes em dizer não, selecionando mel or o que fazemos. m suma, ficamos mais criteriosos e e igentes com o nosso tempo. O procedimento JOMO abrange pessoas que se sentem tranquilas em faltar a reuniões de amigos, em não participar de todos os eventos sociais para os quais são convidadas e, sobretudo, não estar o tempo todo conectadas a redes sociais. Essas situações podem ocorrer sem qualquer planejamento e, às vezes, duram apenas algumas oras. o entanto, tem muita gente que á astante tempo á escol eu essa postura. rata se do c amado deto digital desconectar para conectar com o que realmente importa: família, amigos, leituras, o momento presente. A tendência é nos aproximarmos mais do que realmente gostamos e do que tem valor para nós, e assim nos livrarmos do excesso digital.

FOTOS: BANCO DE IMAGENS

QUE REALMENTE IMPORTA!

44 EDIÇÃO COZINHAS

09 BEM VIVER.indd 44

18/11/2019 16:42:34


EDIÇÃO COZINHAS 45

09 BEM VIVER.indd 45

18/11/2019 16:42:35


NOSSA CASA

REUNIÃO DOS ASSOCIADOS EM SP

NICHELE:

Os associados da Casa Vip estiveram em São Paulo, de 27 a 29 de agosto, com duplo objetivo: participar do maior evento de varejo da América Latina – Latam Retail Show – e realizar a 3ª Assembleia anual. Foi um encontro importante, marcado pela intensa troca de informações e por decisões relevantes para todos os presentes.

DUAS NOVAS MEGALOJAS

COMITÊ DE COMPRAS, UM ENCONTRO FUNDAMENTAL Em 21 de outubro aconteceu, em São Paulo, o 2º Comitê de Compras, que reuniu 26 participantes, representando 16 empresas associadas. Mais uma vez a equipe foi coordenada por Frederico Mello, da Vilarejo. O Comitê contou com a participação da Área Central, nova parceira da Casa Vip para gestão de compras, que explicou as funcionalidades da plataforma, prevista para estar em funcionamento no dia 2 de janeiro de 2020. A ideia do Comitê é principalmente promover a troca de informações e a criação de estratégias que tragam melhores resultados para todos os envolvidos.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

A Nichele inaugurou duas novas unidades em Curitiba, uma no bairro Santa Felicidade e outra no Campo Largo. A megaloja Nichele do Campo Largo é a sexta do Grupo e conta com mais de 50 mil itens para construção e reforma, com produtos que vão desde o material bruto até acabamentos refinados. m as as lojas dispõem do que há de mais moderno nos segmentos da construção e de utilidades para a casa. Toda a ambientação das unidades é planejada para oferecer o máximo de conforto aos clientes e a melhor disposição dos produtos. 46 EDIÇÃO COZINHAS

10 NOSSA CASA.indd 46

18/11/2019 17:09:09


10 NOSSA CASA.indd 47

18/11/2019 17:09:10


C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

10 NOSSA CASA.indd 48

18/11/2019 17:09:10

Profile for Entrelinhas Conteúdo & Forma

Revista Nichele Materiais para Construção - edição 04/2019  

Revista trimestral de arquitetura, decoração, reforma e construção.

Revista Nichele Materiais para Construção - edição 04/2019  

Revista trimestral de arquitetura, decoração, reforma e construção.