Sonora Parceria

-Euterespeito,eutevalorizo.Vocêéimportanteparamim!
-Entãoeuexistopravocê!
-Euterespeito,eutevalorizo.Vocêéimportanteparamim!
-Entãoeuexistopravocê!
O público que apoiou a realização do álbum irá receber o CD em abril. Além do disco, a contribuição à campanha colaborativa tem como recompensa o EP Fragmentos de Memória, que reúne cinco canções inéditas, registradas em diversas fases da carreira com outras parcerias.
Coletivo, pela plataforma Catarse.
Sawabona Shikoba, um tradicional cumprimento originário do sul da África, dá nome ao novo álbum da Sonora Parceria de Tatiana Cobbettt e Marcoliva, que comemora os 15 anos de trajetória. Mais de 300 discos serão distribuídos gratuitamente nos shows de lançamento pelo Clube de Distribuição Sawabona Shikoba, formado pelo público que apoiou a finalização do CD na Campanha de Financiamento O quinto trabalho autoral do duo traz 12 músicas que brindam o amor. O CD foi gravado ao vivo em duas apresentações no Teatro Sesc Prainha, em Florianópolis, em 19 e 20 de setembro de 2015. A comemoração teve como presente o teatro lotado e um público que respondeu ao cumprimento “Sawabona”, que é “Eu te respeito, eu te valorizo, você é importante para mim” com um sonoro “Shikoba”, que significa “Então eu existo para você’’.
Sawabona Shikoba levou ao palco Pedro Loch na guitarra, Rafael Calegari, na regência e contrabaixo, Luis Gama na percussão, Larissa Galvão na flauta, Fidel Piñero no trompete,
Gabriel Vieira no violino e Luiz Zago no piano.
O álbum é resultado de um ano de ações comemorativas que iniciaram com o lançamento do primeiro vídeo-clipe da dupla, “Eli – Um grito de Esperança”, no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) em 1º de abril de 2015. O vídeo em parceria com a produtora Contraponto foi gravado no museu durante exposição que homenageou os 85 anos da renomada artista catarinense Eli Heil.
O ano comemorativo terminou com a exposição festiva “Sonora Parceria 15 anos - Sawabona Shikoba”, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, em 19 de novembro. Foi um encontro para abraçar o público que tornou possível a realização do quinto álbum e os músicos que dedicaram seu talento à qualidade musical. A festa de aniversário artístico teve como destaque fotos inéditas do ensaio “Intervenções Urbanas: Sawabona Shikoba”, realizado em São Paulo pelo fotógrafo João Markun. Contou ainda com imagens de apresentações pelos olhos de vários fotógrafos - como Bia Boleman, Rodrigo Sambaqui e André Maia, além de prévia do encarte e uma confraternização sonora no formato de improviso, conhecido como “jam session”.
A Sonora Parceria não abre mão do conceito e do conteúdo na arte que desenvolve. Tatiana e Marcoliva não se fazem sozinhos, constroem-se e transformam-se em movimento artístico, no olhar para o outro. Em Sawabona Shikoba debruçaram-se sobre o amor, esse sentimento universal: coerente e condizente à harmonia da natureza. É sobre ver o melhor no outro, antes de julgá-lo.
Disso, os artistas entendem bem.
Os cantores – ela carioca, ele gaúcho – que vivem na ilha há mais de 20 anos, transformaram o cenário da arte catarinense com a criação de arranjos e letras ímpares.
São ativistas da arte, com uma atuação voltada para difundir e fortificar a música autoral. Engajados socialmente, eles apostam na arte que transforma e há 15 anos, quando os bares de Santa Catarina só aceitavam formação cover, a dupla iniciou uma nova fase na música catarinense com a defesa da composição própria, formando uma rede que uniu os principais instrumentistas do estado, como .
Guinha Ramires, Alegre Correa e Rafael Calegari.
Dos grandes movimentos, como Tropicália, Clube da Esquina e Mangue Beat, resgatam o protesto, a poesia concreta, a mistura de ritmos e a necessidade de fazer música popular para além dos padrões e modismos. A musicalidade de Tatiana e Marcoliva tem a marca desse país miscigenado, rica em Música para ver, ouvir e refletir. Para eles, mais do que entreter, a música precisa dizer algo. E diz. As letras trazem a força das palavras, em brincadeiras e jogos poéticos, característicos da poesia concreta. Textos de Mário Quintana, Fernando Pessoa e outros tantos poetas se misturam à poesia da dupla em composições que falam de crítica social, mas também de amor, em um despertar das inquietudes humanas.
A sede por parceiras e experimentação levou a dupla a percorrer o país, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, e m b u s c a d e t r o c a s m u s i c a i s c o m os principais artistas da região, o que resultou no álbum Bendita Companhia (2008), composto por 19 faixas. Na trajetória, estão também Parceiros (2001), MúsicaSúbita(2012)eCorteeCostura(2013).
No palco, a força está na expressão e na representação de si mesmos em um diálogo com o público. Tatiana, aproveitando de toda sua linguagem corporal de bailarina, inaugurou junto com Marcoliva um novo estilo de se apresentar, com dança,
experimentar ritmos. teatro e poesia.
“Altruísta todo artista quer cultura e educação”.OrefrãodamúsicaIraquedefine como a dupla percebe sua função social na comunidade.Marcolivaétambémidealizador da Organização Crescendo com Arte (OCA) eatuacomoarte-educadoremprojetosque levam arte para crianças em escolas.
Apaixonada por Florianópolis, Tatiana compartilha essa geografia inspiradora no Musicasa, projeto que transforma sua casa em residência artística para músicos do país edomundo.
Única mulher entre os cinco filhos do diretor de cinema William Cobbett e da produtora cultural, Eliana Cobbett, a carioca Tatiana teve a presença constante da arte na sua vida. Mas foi na dança que encontrou a maneira de se expressar. Bailarina formada pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, trabalhou durante 12 anos na companhia paulista Balé Stagium, com quem percorreu o Brasil e o mundo. Dos 20 aos 40 anos escreveu, produziu e atuou no musical Mulheres de Holanda, coreografou para teatro e dirigiu vários outros espetáculos. Nessa época, cantarolar e inventar versos já era a marca da bailarina. Seu encontro mais estreito com a música se deu como produtora e diretora nos shows de Badi Assad, Carlinhos Antunes, Tutti Baê, Janete Machnacz, Joel Brito, Nara Lisboa, Grupo Rio Vermelho e Rachel Barreto. Quando se mudou para Florianópolis, Tatiana conheceu Marcoliva e, desde de 2000, desenvolve com ele um trabalho autoral.
“A parceria se faz como um caminho para a transformação, superação, criação e resistência ao ordinário”.
(Tatiana Cobbett)*Por Duda Hamilton
Em 1969, dona Estela encontrou seu filho de três anos, cantando um sucesso recente: Debaixo dos Caracóis, música de Roberto Carlos. Era primeira manifestação musical de Marcos Vanderlei de Oliveira, que aos 12 anos, arriscou seus primeiros acordes nas aulas de violão. Corajoso, o menino colocou para fora seu talento nos auditórios escolares e em pouco tempo tocava em bares, festivais, teatros e bailes. Aos 15 já era um profissional e percorria o Brasil participando de grupos nativistas. Natural de Carazinho (RS), Marcoliva especializou-se em violão e voz. Aos 18, pelas mãos do marido de sua professora de piano foi apresentado à onda Tropicalista. Trocou o Rio Grande do Sul por Santa Catarina em 1994, onde começou a tocar na noite de Florianópolis. Nessa época também se apresentou com um grupo em diversas cidades argentinas, onde se apaixonou pelos ritmos folclóricos. Desde 2000, forma a Sonora Parceria com Tatiana Cobbett.
“Ser reconhecido, antes de tudo, no meio artístico, também é muito importante pra nós e esse reconhecimento a gente conquistou”.
(Marcoliva)*Por Duda Hamilton
Pedro Loch é violonista, guitarrista, compositor e arranjador . Começou a tocar violão aos 13 anos. Aos 17 passou a trabalhar profissionalmente com a música. Em 2011 estudou jazz na universidade americana Morehead State University e no ano de 2012 graduou-se em licenciatura em música pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente se dedica à música instrumental com os grupos Trama Trio e Kiabo Instrumental, além da canção brasileira, ao lado da Sonora Parceria.
Luís Gama, o Pelé, percussionista e baterista autodidata nascido em Florianópolis começou a atuar profissionalmente em 1981, transitando pelos mais variados gêneros e ritmos da música brasileira e internacional. Graças ao talento e versatilidade, o músico já tocou e gravou com artistas e bandas como Elza Soares, Guinha Ramires, João Bosco, Alessandro Kramer, Yamandú Costa, entre outros. Em sua trajetória, passou duas temporadas tocando na França, Marrocos, Portugal e Argentina.
Rafael Calegari, compositor, contrabaixista e arranjador. Graduado em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), integra os grupos Trama Trio, Rivo Trio, Samba Jazz e Brass Groove Brasil. Ao longo de sua carreira, participou de diversos festivais de jazz, tais como Joinville Jazz Festival, Festival de Música Popular de Itajaí, Festival de música de Curitiba, Canoas Jazz Festival, Jurerê Jazz Festival, Cascavel Jazz Festival, Jazz en Lima (Peru), Chicago Human Rhythm Project (EUA).
O show Sawabona Shikoba traz as canções inéditas que compõem o novo álbum da dupla e tem em sua formação a banda composta pelos músicos Pedro Loch (Guitarra), Rafael calegari (Contrabaixo) e Luis Gama (Percuteria).
Músico Canal Instrumento Microfone
Tatiana 1 Voz ShureBeta87semfio
Marcoliva 2 Voz ShureBeta58
3 ViolãoNylon DI
4 ViolãoNylon D.I.eA.C.
5 Guitarra(AmpFenderouRoland JazzChorus) ShureSM57
Convidado
Convidado
Contrabaixo
Tatiana Cobbett Marcoliva Convidado Rafael Calegari Pedro Loch Luis GamaNo show “Cover de Si”, Tatiana Cobbett e Marcoliva cantam as músicas do novo álbum Sawabona Shikoba, porém de forma mais concisa, sem a participação da banda base. A dupla utiliza o formato de apresentação com a seguinte disposição de palco:
Rider Técnico de Som• Um console de mixagem com (pelo menos) oito (8) canais e quatro (4) canais auxiliares
• Equalizador e compressor por canal
• Dois (2) monitores para retorno
• Cabeamento de palco: P10 (sendo um reserva) e XLRs para microfones de acordo com o input list
Tatiana Cobbett Marcoliva[Material interativo. Clique na imagem para abrir o link.]
[Material interativo. Clique na imagem para abrir o link.]
Programa SBT e Você SBT SC - 16/09/2015
[Material interativo. Clique na imagem para abrir o link.]
Diário Catarinense Online - 16/09/2015
Programa Olhares BAND SC - 22/09/2015
Programa Música SC 26/09/2015
Textos e organização
Fotos e projeto gráfico
KÉLEN OLIVEIRA
Foto de Capa
JOÃO MARKUN
Produção