arquitetura por subtração

Page 30

tentativas de ocupação

30

Devido às potenciais conexões entre o Terminal Bandeira e as futuras estações de metrô, República e Sé; como também por tangenciar importantes edifícios públicos, como o edifício do INPS e o Paço Municipal, o espaço sob os Viadutos foi inserido, em 1971, no Programa de Ação Imediata de Transportes e Tráfego (PRAITT) com o objetivo de complementar o transporte de massa na região central. O estudo arquitetônico foi encomendado à equipe do Arq. Benno Perelmutter e foi apresentado à EMURB em 1974. “(...) o viaduto Dona Paulina, o viaduto Jacareí e o Nove

6

de Julho, dispõem, agora, de considerável espaço no seu segundo nível. Se essas três áreas fossem interligadas e estendidas num extremo até a Praça João Mendes e Praça da Sé, e no outro até a Av. São Luiz e Praça da República, poderia ser criada uma passagem para pedestres, semicircular, de um quilômetro de comprimento, com capacidade para comportar instalações automáticas para deslocamento de pedestres. A área poderia receber ar condicionado, lojas, restaurantes e outras instalações para o atendimento de pedestres, trazendo maior receita para o município e servindo melhor as áreas em apreço”.

O projeto consistia em uma alternativa para amenizar o conflito entre pedestres e veículos e

São Paulo [ cidade ]. Coordenadoria Geral de Planejamento. Galeria de Pedestres. 1974.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.