Issuu on Google+

CARTILHA DO

C A N D ID AT O

TUDO QUE

você

PrECIsA

SABER

PARA QUERER ENTRAR NA


Já se imaginou como DONO de uma Empresa ainda na Faculdade?! O Movimento Empresa Júnior propicia isso à VOCÊ!

Mas o que é EMPRESA JÚNIOR? Uma Empreja Júnior (EJ) é uma Associação Civil sem fins lucrativos, totalmente gerenciada e organizada por estudantes de uma Instituição de Ensino Superior. Isso significa que quem está à frente dela não é um profissional já formado na área, pode ser VOCÊ! Nascido na França (década de 60) e chegando ao Brasil apenas na década de 80,hoje, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) é considerado bastante organizado e forte. O nosso país é o maior representante de sua força! Racionando o MEJ como um corpo, uma EJ é apenas um tecido dele. É fundamental que elas trabalhem perfeitamente para que consigam gerar energia para o funcionamento desse corpo. Logo, se uma EJ filiada ao Movimento não funciona bem, ela enfraquece­o. O DIFERENCIAL de uma dessas empresas pode ser VOCÊ! Principalmente, se estiver inserido em instâncias mais abrangentes do Movimento, como a Brasil Júnior (instância representativa em nível nacional) e as Federações (em nível estadual). No caso, trata­se da UNIR Jr­ BA (Federação das Empresas Juniores do Estado da Bahia. E não para por aí! Temos também os núcleos, instâncias responsáveis por regulamentar e representar as Empresas dentro da Universidade na qual estão inseridas. Na UFBA, por exemplom existe o NEJ­UFBA.

NEJ-UFBA UNIJr-BA

Núcleo de Empresas Juniores


Você sabia?

Hoje, apenas no Brasil, existem cerca de 24000 graduandos envolvidos no MEJ e executando, em média, 2000 projetos por ano!

Pense bem e veja como você pode ser útil para a sociedade de uma maneira incrível, que é a de ser Empresário Júnior!

E o que é a ENGETOP? Fundada em meados de 2002, a ENGETOP­UFBA é uma Associação Civil sem fins lucrativos, com fins educacionais, formada e gerida por estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia.

Nossa MISSÃO: “Capacitar os membros através da gestão empresarial e da realização de projetos para gerar valor à sociedade”.

Nossa VISÃO: “Ser referência na satisfação dos nossos clientes, baseando­se na gestão de excelência”.


O que eu ganho entrando nisso? Aqueles que fazem parte de uma EJ, sem dúvida alguma, são diferenciados em relação àqueles que se restringem ao que é adquirido somente ao longo de um curso de graduação. Quando se faz parte de uma Empresa Júnior no período inicial da faculdade, a preparação para o momento em que se trabalha em empresas de grande porte é muito maior, por toda experiência profissional adquirida. Seja um profissional diferenciado, saia na frente e agarre os benefícios que podemos te oferecer:

Vida Acadêmica Vida Profissional • Troca de experiências com professores; • Participar de treinamentos; • Intercâmbio com pessoas de outros semestres, cursos e universidades; • Vivenciar o dia‐a‐dia da sua faculdade de forma mais intensa; • Horas de extensão.

• Empreendedorismo; • Habilidade em a vidades gerenciais e realização de projetos; • Contato mais cedo com a engenharia; • Liderança e espírito de equipe; • Contato com grandes empresas; • Maiores responsabilidades; • Saber se relacionar com clientes; • Oportunidade de par cipar de decisões; • Maior rede de contatos e chance de mostrar seu trabalho.

Vida Pessoal • Rede de contatos - Futuros engenheiros, profissionais das mais diversas áreas, clientes, parceiros; • Conviver com pessoas experientes; • Grande círculo de amizades; • Relacionamento interpessoal em organizações; • Melhor organização de tempo.

E como a ENGETOP funciona? A ENGETOP é a Empresa Júnior do curso de Engenharia Civil da UFBA composta exclusivamente por alunos inseridos nesta graduação. A Empresa é composta por cinco diretorias, as quais tem as funções empresariais como atribuição.

Você sabia? A ENGETOP foi fundada no final de 2002 e desse período até os dias de hoje já passaram mais de 250 membros e já foram realizados mais de 100 projetos.


A empresa tem uma estrutura interna delica‐ damente construída para produzir projetos de qualidade aos seus clien‐ tes, que é o que se diz em sua visão 2011‐2013: “ Ser referência na satisfação dos nos‐sos clientes, baseando‐se em uma gestão de Excelência”. E é buscando satis‐ fazer nossos clientes e ao mesmo tempo capa‐ citando nossos colaboradores, conforme nos diz a missão da empresa, “Capacitar os membros através da gestão empresarial e da realização de projetos para gerar valor à sociedade”, que oferecemos serviços nas seguintes áreas:     

Projeto Arquitetônico Projeto de Instalações Hidrossanitárias Projeto de Instalações Elétricas Quantitativo & Orçamento Cadastro e Digitalização.

Você sabia? A ENGETOP é Empresa Júnior que mais realiza projetos na Bahia.

O que eu tenho que dar em troca? Qualquer empresa Júnior tem a filosofia de recrutar pessoas interessadas e dispostas a contribuir para o crescimento da própria empresa, gerar valor ao cliente e conseqüentemente à sociedade, por meio do trabalho voluntário. Para isso, a ENGETOP, no nosso caso, tem oportunidades que compensam o fato de não ser de atuação remunerada. Além de todos os benefícios citados na área profissional, pessoal e acadêmica, são possibilitados ainda capacitações em cursos internos como AutoCAD, Excel, descontos em cursos como MSProject e todo conhecimento intangível adquirido e proporcional à dedicação daqueles que ingressam na empresa.


PROCESSO SELETIVO 2013.2 1. O que é o processo Sele vo da ENGETOP? O Processo Sele vo é o único meio de ingresso na ENGETOP – Empresa Júnior de Engenharia Civil da UFBA, que visa seleção dos candidatos os quais virão, futuramente, fazer parte da empresa. 2. Como ocorre o processo sele vo? O Processo Sele vo da ENGETOP ocorre em duas fases; a primeira fase de avaliação ocorre por meio de dinâmicas de grupo, nas quais, junto aos outros candidatos, são avaliadas caracterís cas do perfil do mesmo. Caso aprovado, na segunda fase ocorre uma entrevista feita individualmente ao candidato selecionado na primeira etapa, na qual é possível conhecer de forma mais profunda o indivíduo. 3. A que público é des nado o Processo Sele vo da ENGETOP? O Processo Sele vo da ENGETOP é des nado EXCLUSIVAMENTE aos alunos de Engenharia Civil da UFBA tanto aprovados para o semestre de 2013.2, assim como aqueles que já se encontram matriculados. 4. O que é preciso saber para par cipar do Processo Sele vo da ENGETOP? Não é necessário nenhum conhecimento prévio técnico de Engenharia Civil ou em gestão empresarial para par cipar da seleção.

básicos acerca do funcionamento das cinco diretorias da empresa, para que, então, no final desse período, caso esteja apto, o mesmo seja efetivado como membro da ENGETOP. Apenas membros realizam projetos com clientes, de fato; o Programa Trainee é um período de capacitação do futuro membro para que possa exercer com excelências as atribuições futura de membro efe vo. 7. Qual a carga horária dedicada à empresa? São des nadas cerca de 8h semanais à empresa, sendo 4h semanais de horário de sede (horário no qual o trainee e membro são escalonados para estar na sede da empresa) e 4h para capacitações e reuniões de projetos. 8. Os horários são flexíveis? (Há possibilidade de conciliar com outras a vidades)? Os horários de sede são alocados de acordo ao horário de aula do trainee ou membro para que não exista prejuízo à vida acadêmica do mesmo, assim como são buscados conciliar com horários de a vidades extras como curso de línguas, por exemplo. As capacitações são realizadas geralmente nos finais de semana ou no período noturno, tendo em vista que a graduação é diurna.

9. Como faço para me inscrever para o Processo Sele vo 2013.2 da ENGETOP? Para se inscrever, basta preencher o formulário online que se encontra na página do facebook da 5. O que é o Programa Trainee? O Processo Sele vo é a porta de entrada para a ENGETOP. ENGETOP, caso aprovado nas duas etapas, o 10. Existe alguma taxa para par cipar do candidato ingressa na empresa como Trainee onde Processo Sele vo? con nuará durante um período de aproximadamente Ao se inscrever, solicitamos o pagamento três meses em um processo de avaliação e adaptação. de R$2,00 ou 1kg de alimento não perecível, 6. Como ocorre o programa trainee? ambos a serem reves dos para ins tuições de Durante um período de três meses, o trainee caridade. A entrega da quan a ou do alimento recebe toda capacitação técnica necessária para a poderá ser feita na sede da empresa até o dia 30 de realização de projetos, além de conhecimentos Agosto de 2013 ou ainda no dia da realização do próprio Processo Sele vo.


Informações gerais O que: Processo Seletivo 2013.2 da ENGETOP. Quando: 31 de Agosto de 2013 Horário: 15h Local: Escola Politécnica da UFBA (haverá sinalização da sala no local). Endereço: Rua Aristides Novis, 02, Federação, CEP 40210‐630, Escola Politécnica da UFBA, 6º andar, Salvador‐ BA. Tel.: (71) 3283‐9502 Horário de funcionamento: Das 09h a 19h, segunda a sexta. Site: www.engetop.org.br E‐mail para dúvidas: drhengetop@gmail.com

O que você está esperando? Agarre esta oportunidade! Parceiros PARCEIROS

curta nossa página! /e.engetop

APOIO

Parceiros Institucionais


Cartilha do Candidato 2013.2