Issuu on Google+

outubro/11 - Informativo Institucional - edição 014

02. Especial Fique ligado nas dicas de saúde e bem estar para aproveitar o VERÃO.

/ Poemas&Poesias Confira as colunas das colegas Gabriela e Luciene 03. RH Pérolas dos colegas e muito mais 04. Humor

Cultural Descubra quais são os eventos que vão agitar nossa região 05. Agenda

04.

Quem são os bebês?

no Trabalho Veja o colega homenageado deste mês 05. Eficiência

e muito mais...


outubro/11 - Informativo Institucional - edição 014

Editorial

orientação médica antes de iniciar atividades físicas. Alongar, correr, caminhar O alongamento pode ser realizado mesmo dentro de casa e é indicado para qualquer estação do ano. Quem preferir pode procurar uma das academias que oferecem yoga ou pilates – dentre outras modalidades de alongamento. Outra dica é utilizar a “Av. São João” aproveitando a proximidade da sede da empresa. Se você é do tipo que não gosta de correr caminhar é uma boa dica. Use roupas e calçados confortáveis. Beba água antes de caminhar ou correr o corpo deve estar sempre hidratado.

O EAM News de outubro traz dicas para você se preparar para a estação mais quente do ano, aproveitando que com o horário de verão temos mais tempo para desfrutar o sol. Temos também fotos da equipe no dia do lançamento do ERP Engecompany® e dicas de TI do Jonathan. A Gabriela Oliveira sobre a importância do bom humor e na coluna Meio Ambiente temos uma pergunta intrigante: “Você faz xixi no banho?”. EAM News de outubro – trazendo o verão até você!

Natação Já que o tempo está começando a esquentar, nada melhor do que praticar natação. Além de refrescar, esta atividade física é um dos esportes mais completos pois trabalha todos os grupamentos musculares e pode queimar até 600 calorias por hora. Por ser realizada dentro da água, a natação é um esporte onde a probabilidade de ocorrerem lesões é mínima, por isto mesmo pode ser praticada por pessoas de qualquer faixa etária.

Capa Vem chegando o verão! Prepare-se para a estação mais quente e festiva do ano Marketing - Hélem Lara

Ainda não estamos no verão, mas a antecipação da estação mais quente e festiva do ano já começou. Afinal o horário de verão – que desde 1985 acontece regularmente no Brasil – nos lembra a todo o momento que o período do calor está cada vez mais próximo. E com o calor vêm as roupas curtas, os clubes e cachoeiras e a preocupação com a boa forma. Afinal, todos querem estar com tudo em cima. A solução é começar a se preparar desde já. Mudar a alimentação e deixar a preguiça de lado para realizar exercícios leves e saudáveis é o melhor começo. Mesmo porque o horário de verão não serve apenas para tirar a gente da cama mais cedo. Graças a ele nós também temos mais tempo de sol para aproveitar depois do trabalho – que tal encaixar uma atividade física nesta hora?

De tudo um pouco Com a temperatura aumentando as opções para a prática de esportes, principalmente ao ar livre, também aumentam. Andar de bicicleta ou skate, jogar vôlei ou peteca, futebol, basquete... Só não vale ficar parado! Lembre-se de fazer um aquecimento antes de iniciar qualquer atividade física e procure fazer seu exercício de forma tranquila, se possível sem pensar em nada, respirando de forma correta – assim, além do efeito físico o exercício ajudará a combater o estresse. E que venha o verão!

Reeducação alimentar Para quem deseja reduzir as medidas o consumo de alimentos ricos em fibras pode ajudar. Tenha sempre em seu cardápio frutas, verduras, legumes e cereais que ajudam a evitar a entrada da molécula de gordura no sangue. Exemplos que podem ser seguidos: substituir a carne vermelha pela carne de frango ou de peixe; doces por frutas; massas por verduras e legumes; alimentos fritos por cozidos e refrigerantes por sucos naturais. Nenhum alimento é proibido, mas alguns devem ser ingeridos moderadamente. Para preparar a pele o ideal é consumir alimentos ricos em carotenoides como cenoura, beterraba, mamão e abóbora que acentuam o bronzeado. Inclua também frutas como acerola, kiwi, limão e laranja, que ajudam a combater o envelhecimento da pele.

TI em Foco A era dos Mobiles Por: Jhonatan Fernando

O desenvolvimento para dispositivos móveis sempre existiu, mas nos últimos anos esse nicho de mercado vem crescendo bastante. Antes era comum o desenvolvimento de aplicativos para o sistema operacional Symbian, presente nos celulares da Nokia e outras marcas. As versões do Windows Mobile também foram e são bastante utilizadas, o módulo Mobile do Engeman foi desenvolvido usando esse sistema operacional. Mas ultimamente a febre é com os sistemas Android e IOS. O Android é um sistema operacional que roda sobre o núcleo Linux tendo a Google como responsável pela gerência e o desenvolvimento desse produto. A linguagem de programação utilizada para o desenvolvimento de aplicativos é o Java e conta com várias IDE's gratuitas como Eclipse, NetBeans e MotoDev. O Android possui versões específicas para Smartphones e Tablets. Abaixo são listadas as versões existentes desse sistema operacional: 1.5: Cupcake (Abril de 2009, com a última revisão oficial em maio/2010) 1.6: Donut (Setembro de 2009, com a última revisão oficial em maio/2010) 2.1: Eclair (Janeiro de 2010, com a última revisão oficial em maio/2010)

Exercícios A harmonia de um corpo definido não vem só da alimentação. É necessário praticar algum tipo de exercício físico, mas nunca em excesso. Pessoas com hipertensão, diabetes ou demais problemas graves de saúde, devem procurar 02


outubro/11 - Informativo Institucional - edição 014

2.2: FroYo (Frozen Yogourt - Maio de 2010, com a última revisão oficial em julho/2010) 2.3-2.4: Gingerbread (versão atual lançada em 6 de dezembro/2010) 3.0-3.2: Honeycomb (Lançada especialmente para tablets em Janeiro/ 2011) 4.0 Ice Cream Sandwich (Anunciada oficialmente em 19 de outubro/2011)

estado de espírito precisa-se trabalhar constantemente o autocontrole emocional como também a autoestima, pois, são muitos fatores do dia a dia que nos levam a mergulhar num mar de irritações e mau humor. Mas se conseguíssemos trabalhar isso diariamente e sem “sofrimentos”, provavelmente produziríamos mais, renderíamos mais e preocuparíamos menos com o incomodo ou escolha que o outro fez para viver ou levar aquele dia. Cabe ressaltar que tudo tem limites até mesmo o próprio bom humor. Portanto, não confundam bom humor com falta de bom senso ou falta de limites para não se tornar uma pessoa chata e inconveniente ao invés de bem humorada. Desta forma, sugiro que encarem a vida com bom humor. Assim você só tem a ganhar e como diria Charles Chaplin: “Através do humor nós vemos no que parece racional, o irracional; no que parece importante, o insignificante. Ele também desperta o nosso sentido de sobrevivência e preserva a nossa saúde mental.”

O IOS é o sistema operacional da Apple que roda no IPhone, IPad e IPod. Conhecido pela funcionalidade de multi-toque, o IOS não roda em hardware de terceiros e nem por isso perde mercado. A linguagem utilizada no desenvolvimento de aplicações é a Objectie-C, questionado por alguns por ser complexa. Atualmente a Apple e a Google brigam acirradamente pelo mercado. A Apple processa a Google por quebra de patentes e em alguns países é proibida a venda de aparelhos com o Android. Para minimizar o problema dos patentes a Google comprou nesse ano a Motorola Mobility, mas mesmo assim a briga continua. A Microsoft um pouco atrasada deve entrar nessa briga com o lançamento do Windows Phone, o substituto do Windows Mobile e que promete grandes evoluções. As três empresas permitem que os aplicativos desenvolvidos usando suas tecnologias possam ser postados e vendidos em um espaço reservado para essas aplicações. Normalmente as aplicações são testadas e uma vez aprovadas são disponibilizadas para que sejam compradas por qualquer usuário. Essa área tende a crescer muito e quem se preparar antecipadamente pode colher bons resultados.

Poemas&Poesias Feijões ! Por: Luciene Silva - Gestora de RH

Reza a lenda que um monge, próximo de se aposentar, precisava encontrar um sucessor. Entre seus discípulos, dois já haviam dado mostras de que eram os mais aptos, mas apenas um poderia sucedê-lo. Para sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio, para colocar a sabedoria dos dois à prova: ambos receberiam alguns grãos de feijão que deveriam colocar dentro dos sapatos, para então empreender a subida de uma grande montanha. Dia e hora marcados, começa a prova. Nos primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar. No meio da subida, parou e tirou os sapatos. As bolhas em seus pés já sangravam, causando imensa dor. Ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista. Prova encerrada, todos de volta ao pé da montanha, para ouvir do monge o óbvio anúncio.

RH Influências positivas trazidas por manter o bom humor no trabalho Por: Gabriela Jassiara – Supervisora de RH.

Até o dia de hoje, desconheço um individuo que não goste de conviver com uma pessoa bem humorada e de bem com a vida. Imagine então desenvolver trabalhos e atividades rotineiras e muitas vezes desgastantes com essas pessoas que fazem do dia a dia um verdadeiro espetáculo!? Li uma vez que já é cientificamente comprovado que o bom humor pode trazer inúmeros benefícios na vida pessoal e principalmente profissional das pessoas. Concordei sem sombra de dúvidas. A presença do bom humor aproxima as pessoas, fazem as coisas se tornarem mais fáceis e mais gostosas de lidar, além de despertar muita criatividade e manter a tão famosa e necessária comunicação. A meu ver existe uma diferença muito interessante que faz com que o bom humor se difira do mau humor. Quando estamos ou ficamos mal humorados, geralmente já fomos influenciados por fatos e/ou situações que nos desnortearam, frustraram ou simplesmente nos incomodaram. Isso faz com que nosso sistema nervoso trabalhe de forma depreciativa para qualquer outra coisa que possa tentar reverter estas situações. Assim, o dia fica péssimo, as pessoas chatas e irritantes e o mundo vira as costas pra você. Mas quando se tem o bom humor, ele vem de dentro, ele é puro que nem uma criança aprendendo a viver e nada nem ninguém consegue mudar isso. Quando se tem o bom humor, o indivíduo consegue ver graça nas próprias desgraças e naturalmente tudo se torna mais divertido e mais ameno. É óbvio e extremamente necessário que para se concentrar ou se manter neste

Após o festejo, o derrotado aproxima-se e pergunta como é que ele havia conseguido subir e descer com os feijões nos sapatos: - Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei - foi a resposta. Carregando feijões ou problemas, há sempre um jeito mais fácil de levar a vida. Problemas são inevitáveis. Já a duração do sofrimento é você quem determina! APRENDA A COZINHAR SEUS FEIJÕES!

03


outubro/11 - Informativo Institucional - edição 014

Humor

Meio Ambiente Xixi no banho!

Por: Camilla Greco - Marketing

Por: Hélem Lara – Assistente de Marketing

Você vai tomar banho. Sente vontade de fazer xixi. Vai para o vaso sanitário ou corre para o ralo do chuveiro? Saiba que se você opta pela segunda opção está ajudando nosso planeta. A escassez de água potável é vista como um dos mais sérios problemas mundiais. do Eduar

Os dados são alarmantes: De toda a água disponível na terra 97,6% está concentrada nos oceanos. A água fresca corresponde aos 2,4% restantes. Destes 2,4% somente 0,31% não estão concentrados nos polos na forma de gelo. Resumindo: de toda a água na superfície da terra menos de 0,02% está disponível em rios e lagos na forma de água fresca pronta para consumo. Por isso, o pessoal da ONG SOS Mata Atlântica resolveu fazer uma campanha (já faz algum tempo) incentivando as pessoas a fazerem xixi no banho. É uma campanha que requer uma atitude simples, positiva e de muito fácil execução. A proposta é fazer xixi no ralo do chuveiro enquanto estiver tomando banho para economizar a água da descarga. Desta forma é feita uma economia de 12 litros de água por dia. O que resulta em uma economia anual de 4.380 litros de água por pessoa. Muita gente pensa que fazer xixi no banho é nojento ou que causa mau cheiro no banheiro. É um engano pois, além do xixi ser composto por 95% de água (os outros 5% são ureia e sal), a água corrente leva tudo embora. Claro que é preciso se lembrar de fazer xixi logo no início do banho.

Rabelo

Aline

Para quem não descobriu quem eram os nossos fofinhos da última edição, aí vai a revelação: nossos amigos Eduardo Rabelo e Aline. E agora, quem são os ‘guti gutis’ dessa edição?

Eu: Acordo contrariando o mundo, faço de minhas palavras ações e de minhas ações um melhor caminho. “Autor Desconhecido” Uma qualidade: Detalhista. Um defeito: Sistemático. Moto ou carro: Carro. Amor: Amo meu Sobrinho. Comida: Nhoque de Batata. Música: Pais e Filhos. “Legião Urbana”

Eu: Nunca esqueça de dizer “ EU TE AMO” para as pessoas que realmente são importantes para você. Uma qualidade: Sinceridade Um defeito: Insistência – quando quero alguma coisa, no desisto fácil não. Livro ou filme: Livro: Tudo tem seu preço – Zibia Gasparetto Amizade: Tenho poucas, mas todas são muito verdadeiras. Viagem: Estando em boa companhia, qualquer viagem pode ser inesquecível.

- Rapidinhas!!!

O site é bem divertido. Vale uma visita: http://xixinobanho.org.br/

O Fábio agora anda comprando muitas frutinhas para a alimentação diária na empresa. Ele até encontrou outro dia uma “penca de maçã” e comeu tudinho. Achei que só banana dava em penca, rsrs....

Aniversariantes Soprando velinhas...

Ana Paula Oliveira, preocupada com a profecia do fim do mundo em 2012, solta a frase espetacular: “Cuidado gente, ANO que vem o ANO vai acabar!” Kkkkkkkkkkkkkkkkkk............... com certeza Aninha.

03/10 - Graziela 06/10 - Beethoven 13/10 - Fernando Júnior

Dia do apagão, Josy preocupada com uma reuniãozinha de amigos em sua casa, pergunta: ‘O fogão funciona sem energia?’

13/10 - Mychael 16/10 - Hélem

Dá pra acreditar senhoras e senhores ????

22/10 - Welington 27/10 - Consuelo 04


outubro/11 - Informativo Institucional - edição 014

Diversão

PARABÉNS A TODOS OS PROFISSIONAIS DE INFORMÁTICA DA ENGECOMPANY!

Agenda Cultural

Girus

Chevrolet Hall

Informações: (31) 3209-8989

DIA 29/10 - Sábado

Zeca Baleiro Scotch Bares: Divas, Venosa e Joe Acústico

DIA 05/11 - Sábado

DIA 19/11 - Sábado

CPM22 Scotch Bares: Gleison Túlio e Keilla Jovi, Cláudio Merlin e Falcatrua

Teatro Mágico Scotch Bares: Falcatrua, Grupo Ellas e Rubinho do Vale

DIA 05/11 - Sábado

DIA 06/12 - Terça-feira

http://www.chevrolethallb h.com.br/programacao/orappa/

O Rappa Ben Harper http://www.chevrolethallb Ingressos: Ingressos: h.com.br/programacao/be A partir de R$ 80,00 (inteira) A partir de R$ 140,00 (inteira) n-harper/

SHOW CHICO BUARQUE - BELO HORIZONTE DIAS: 05 A 08 de novembro Horário: sábado, segunda-feira e terça-feira, às 21h – domingo, às 19h Duração: 1h30 Local: Grande Teatro – Palácio das Artes Valor ingresso: a partir de R$120,00 (meia)

Eficiência no Trabalho O colega homenageado este mês é Fernando Guimarães do Suporte Operacional. Fernando é um dos responsáveis pelo suporte e implantação do Engevendas® em nossos clientes. Com sua dedicação e esforço, assimilou rapidamente os conceitos aplicados ao produto e atende hoje com excelência toda a demanda nesta área. Sucesso Fernando!

O Show é todo construído ao redor das músicas que compõem o novo cd Chico. Além delas, o artista vasculhou os mais de 400 títulos de sua obra, tão vasta em gêneros quanto em assuntos, para chegar à lista final de 28 músicas. O resultado é um show pautado por canções de todas as fases de sua carreira, do início dos anos 60 até hoje, amarradas entre si por afinidades musicais ou temáticas.

informações:(31) 3236-7400 05


outubro/11 - Informativo Institucional - edição 014 WS

EAM NE

Classificados

Empresa

Gabriela: Sugestão deliciosa A mãe da nossa colega Gabi divulga suas delícias caseiras para o Fim de Ano e qualquer outra data comemorativa. Confira:

Lançamento do ERP Engecompany integra toda a equipe No dia do lançamento do ERP Engecompany® os colaboradores vestiram a camisa da integração e demonstraram a vontade da equipe em tornar este um produto campeão de vendas e satisfação dos clientes. O Engecompany® integra módulos especialistas em suas áreas de gestão. A empresa integra profissionais especializados em suas áreas de atuação. Integração de todos os módulos para formar um ERP forte e competitivo. Integração de cada membro da equipe para formar uma empresa cada vez mais sólida e produtiva. Confira algumas fotos do dia:

Delícia caseira Deixe sua festa de fim de ano mais saborosa! Assamos pernil, fazemos refeições e petiscos por encomenda e todos os tipos de salgados.

Obs: pedimos desculpas por não termos fotos de todos os setores, pois alguns já tinham encerrado expediente.

Contato Cássia: Rua Doutor José Drumond 64A - cmariadias@hotmail.com (37) 9926-4518 / (37) 9136-7860

05

Helbert: Vendo memórias para notebook (2Gb, DDR3, 1033) – 02 Unidades - R$ 45,00 cada

Importante Novos Relatórios Avançados Engeman® Os Relatórios Avançados Engeman® estão disponíveis sem nenhum custo adicional para os clientes da versão PLENA do Engeman®. Para isto, basta que façam a instalação clicando no menu “Relatório Avançado” para acessar: Manual de Instalação/Setup Relatório Avançado e solicitar ao suporte e liberação do arquivo de registro. Clientes da versão LITE não tem acesso a estes Relatórios Avançados. Quando algum cliente desta versão entrar em contato interessado no novo módulo deve ser encaminhado para a respectiva gestora comercial. É uma ferramenta poderosa, que com certeza renderá muitos elogios e novos clientes à Engecompany. Parabéns a todos os envolvidos no desenvolvimento dos novos Relatórios Avançados Engeman®! interaçãosoluçõescaixaideiasinovaçãotransformaçãocriatividadei nteraçãosolUÇÕESCAIXAIDEIASINOVAÇÃOTRANSFORMAÇÃOC RIATIVIDADEPARTICIPAÇÃOSOLUÇÕESCAIXAIDEIASINOVAÇÃOT Agradecemos a contribuição dos colaboradoresUÇÕESCAIXAIDEIASI que depositam suas RANSFORMAÇÃOCRIatividadeinteraçãoSOL sugestões na caixa de soluções. Avaliando as observações de todos NOVAÇÃOTRANSFORMAÇÃOCRIATIVIDADEPARTICIPAÇÃOSOLU torna-se bem mais eficiente a tomada de decisões. ÇÕESCaixaideiasinovaçãotransformaçãocriaTIVIDADEPARTICIP AÇÃOsoluçõescaixaideiasinovaçãotransformaçãoparticipaçãosolu Também pedimos para que toda sugestão da caixa já venha comU çõescaixaideiasinovaçãotransformaçãocriatividadeinteraçãoSOL uma possível solução para avaliação. ÇÕESCAIXAIDEIASINOVAÇÃOTRANSFORMAÇÃOCRIATIVIDADEI Lembre-se: é uma CAIXA DE SOLUÇÕES! NTERAÇÃOSOLUÇÕESCAIXAIDEIASINOVAÇÃOTRANSFORMA ÇÃOCRIATIVIDADEINTERAÇÃOSOLUÇÕESCAIXAIDEIASINOVA ÇÃOTRANSFORMAÇÃOCRIATIVIDADEPARTICIPAÇÃOSOLUÇÕES Continuem colaborando!

CAIXA DE SOLUÇÕES

EAM NEWS Informativo institucional editado e diagramado pelo Departamento de Marketing da empresa:

Circulação Interna - Itaúna - MG - Brasil 06


EAM News - outubro 2011