Issuu on Google+

julho/11 - Informativo Institucional - edição 011

NGESUP SOFTWARE DE SUPRIMENTOS

LANÇAMENTO EM BREVE

03. Especial Conheça o Engesup®

Nesta edição você confere a entrevista de Graziela Veiga 02. Entrevista

RH e TI

03. Confira a coluna de nossos colegas Gabriela e Jhonatan Veja os micos de nossos coleguinhas 06. Diversão

06.

Descubra quem são os bebês

Aniversariantes

07. Saiba quem apaga velinhas este mês e muito mais...


julho/11 - Informativo Institucional - edição 011

Editorial

Algum tempo depois foi detectada a necessidade de um setor de projetos para o desenvolvimento dos novos produtos. Eu e alguns analistas encaramos o desafio. E atualmente assumi a gerência da equipe de vendas. Uma ótima equipe, que conta com profissionais muito competentes. Ao longo desse tempo aprendi muitas coisas... Aprendi que não vale a pena ficar “reclamando”, temos que fazer acontecer. Se há algo errado temos que corrigir. Aprendi observando grandes profissionais (como o Cássio e o Alan) a ser humilde sempre! Não importa o que você é ou onde está. Aprendi a controlarminhas emoções e a ter cuidado com os e-mails, pois podem ser interpretados de diversas formas. Aprendi o quão necessário é um bom ambiente de trabalho, para fazer fluir os talentos que a empresa possui. Aprendi que sempre precisamos enxergar o lado positivo das coisas e encontrar nas dificuldades, OPORTUNIDADES. Por fim, aprendi que sempre posso aprender um pouco mais.

O EAM News de agosto vem com destaque para o Engesup@ – o módulo da Engecompany que vai ajudar as empresas a controlar e planejar as movimentações de estoque e os processo de compras. Que tal conhecer um pouco mais e ir se preparando para atender a muitos clientes? Já tem fila esperando pelo lançamento. Na entrevista do mês a Graziela Veiga, gerente de Processos e Negócios, conta um caso super engraçado que aconteceu com algumas pessoas da empresa. O Jhonatan Fernando alerta para o perigo na acomodação na área de TI. E um monte de Enge-Et's invadiram a Engecompany, descubra quem são e dê boas risadas. EAM News despachando o agouro de agosto com muito bom humor e coisa boa..

Entrevista Graziela Veiga - Gerente de Projetos e Negócios

Conte um pouco sobre uma situação engraçada que você já viveu e uma situação emocionante. Uma situação emocionante... Eu lembro quando eu trabalhava no marketing e tinha que cumprir a meta de 40 negócios abertos mensalmente. Em um determinado mês, no último dia faltavam três negócios abertos para eu cumprir minha meta. Eu já estava desesperada... Eis que a Flavinha me disse “vou te ajudar”. E começou a ligar para as empresas. Quando vi aquilo me emocionei e senti que ainda havia pessoas de bom coração. Nessa época nasceu uma grande amizade. Engraçada? Quer dizer mico, né? Rs. Bom, lembro-me de dois episódios. Um foi na minha primeira viagem pela Engeman. Viajei com o Felipe Brito. Eis que ele me disse “Vou fazer o primeiro check-in e você faz o outro, ok?” Achei um máximo e quando chegou a minha vez, abri a carteira cheia de “onças” para pagar a passagem... Kkkkkk. Pois é, paguei esse mico e durante um bom tempo o Felipe ainda me perguntava: “Tá levando dinheiro para a passagem?” Rs. E o outro, o mais engraçado de todos, foi quando eu, a Josi, a Flavinha e o Felipe estávamos voltando da Expoman que aconteceu em Santos. Já estávamos no aeroporto de Congonhas, quando percebemos o caos... Os voos estavam sendo cancelados devido a problemas meteorológicos e quando estávamos no check-in tinha um cara bravo porque tinha acabado de fazer o check-in e o voo dele partiu. Eis que quase acontece o mesmo conosco. Fizemos o check-in e ouvimos a última chamada para nosso voo. Começou o desespero (rs). Josi falou “vamos correr moçada” e começamos a correr... Eu peguei a pasta da Flavinha para ajudá-la, pois ela carregava (com todo cuidado) um presente do Flores-Online que recebeu do Glautinho de aniversário de namoro. De repente a Flávia, com toda sua delicadeza, cai no chão. Detalhe: foi em câmera lenta, só vimos os pés dela derrapando e ela caindo sentada... Kkkkkk. Caímos na risada, inclusive a própria Flávia. Já a Josi entrou em crise de riso, mas continuamos a correr. Quando fomos subir a escada rolante eu escutei um barulho de vidro quebrando, antes de virar para trás pensei, caramba quebraram algo bem grande... E quem era??? A Josiane! Ela ficou rindo tanto que não viu o fim da escada rolante e caiu com a sacola de vidros (potes para balas que levávamos para a feira). Mais que depressa ela se levantou e foi passar pelo raio-X. Quando passou a tal sacola a mulher disse para ela “Moça, você não pode levar cacos de vidro para o avião” (Meus Deus! Só a Josi mesmo...rs). Resultado: depois dessa correria, embarcamos com dor de tanto rir.

Quem é a Graziela? Sou uma pessoa feliz, que procura viver intensamente cada momento. Tenho uma família maravilhosa, um namorado que me completa, amigos fieis e um ótimo trabalho. Quais são seus hobbies favoritos? Pergunta difícil... Rs! Gosto muito de viajar, curtir a natureza, ir ao cinema ou mesmo ver um filme em casa e aventuras, coisas que dão adrenalina. Fale um pouco sobre sua história na empresa. Comecei minha história na Engeman em janeiro de 2006, como assistente de marketing. Fui contratada pelo Fabiano (gerente de marketing naquela época) que me ensinou muito sobre marketing e vendas. Fui treinada pela Flavinha (atual analista de negócios) que me ajudou muito. Logo depois prestei vestibular na Fadom e passei no curso de sistemas de informação. O tempo foi passando, recebi propostas de outras empresas para receber mais que o dobro de que eu recebia, mas não aceitei. Eu queria me tornar uma Consultora de Pré-venda. Fui atrás do meu sonho, busquei aprender sobre o Engeman® e sobre manutenção. Ainda me lembro do Fernando indo à minha casa e chegando mais cedo na empresa para me ensinar o sistema... Quando surgiu uma oportunidade no suporte comercial, eu ainda não estava preparada. Foi quando o Felipe Brito entrou e logo em seguida eu também mudei para o setor. A partir daí as dificuldades não pararam, li muitos livros para entender como funcionava a manutenção, afinal estaria frente a frente com Engenheiros, gerentes e diretores de manutenção. Também tive que aprender a lidar com o preconceito interno e externo, afinal eu fui a primeira Consultora Técnica do Engeman®. Acreditei em mim e segui em frente. Passado isso, me tornei gerente dos Analistas de Negócios, uma equipe fora de série. Tenho orgulho em trabalhar com essas pessoas maravilhosas que são também profissionais brilhantes. 02


julho/11 - Informativo Institucional - edição 011

Capa

RH

Lançamento Engesup®

Comunicação organizacional: uma estratégia que equilibra!

Por Maxwell Peixoto - Supervisor de Projetos

Por: Gabriela Jassiara – Supervisora de RH.

O Engesup® é mais um módulo para enriquecer o Engecompany. Surgiu da necessidade que se tem em controlar as movimentações de estoque e processos de compra verificados em clientes Engeman® e Engevendas®. Muitas pessoas auxiliaram no seu desenvolvimento: Paloma, Jhonatan, Isaias, Guilherme, Karine, Adalberto, Vinícius e Andressa, os Analistas Adilson, Felipe, Maxwell e Fernando dentre outros. Com o Engesup®, o processo de compra se torna mais confiável e preciso. A movimentação dos estoques proporciona uma visão completa e objetiva. Evita gastos e investimentos não necessários nos almoxarifados e centros de custo. Melhor gestão de inventário, financeira e contábil. O módulo Engesup® é responsável por gerenciar e controlar os saldos, movimentos e reservas de quantidades do estoque. Isso permite uma posição de estoque mais apurada, fornecendo informações críticas na sua análise principal, no instante da compra. Mantém a localização física dos materiais e o cadastro de suas características, permitindo a geração de relatórios classificados de acordo com a necessidade da empresa. Esse módulo antecipa a identificação da necessidade de compra, sugere a quantidade a ser comprada, registra o acompanhamento do processo de compra, alimenta automaticamente o módulo de Contas a Pagar e atualiza as informações dos módulos Gestão de Estoque e Livros Fiscais no recebimento da mercadoria. O Engesup® irá aumentar a força da Engecompany no mercado, pois, integrado ao Engevendas®, Engefinance® e Engeman® será uma poderosa ferramenta de Gestão integrada para empresas. Atualmente muitos clientes Engevendas® e Engeman® já se candidatam para utilizar o Engesup®, pois sabem que como os demais softwares este também será um grande sucesso. Um dos diferenciais do Engesup® é a sua flexibilidade, que permite criar qualquer rotina adicional no sistema deixando-o de acordo com a necessidade de cada empresa e seus processos. Ao contrário das demais ferramentas de gestão de suprimentos disponíveis no mercado. Os principais processos tratados pelo Engesup® são:

Quantas vezes somos alertados sobre organizações que apresentam a realidade “temerosa” da falta de comunicação. É importante destacar que apenas discursar com os colaboradores não é exercer comunicação interna. As relações de trabalho, integração, respeito e comprometimento acontecem quando existem ações efetivas que sejam capazes de transformar processos pré-estabelecidos em gerenciamento estratégico. A comunicação é fator decisivo na aplicação de novas estratégias, reestruturações internas e, principalmente, no equilíbrio entre interesses da organização versus interesses dos colaboradores. Ela integra departamentos diferenciados, desenvolve possibilidades expressivas que enriquecem a cultura organizacional à medida que o ambiente interno começa a gerar resultados no ambiente externo. É importante lembrar que exercer a comunicação com excelência é um dos assuntos mais discutidos nas organizações. A sinergia só é positiva quando as ações desenvolvidas acontecem internamente e depois externamente. A dinâmica da comunicação e seus impactos na produtividade e no sucesso organizacional são premissas às organizações que procuram se adequar a uma nova identidade no mercado. É necessário possuir estratégias que as conduzam às políticas do bom relacionamento e à divulgação de informações consensuais que priorizam uma espécie de espelho organizacional entre a imagem e a comunicação da empresa. A comunicação deve ser pautada no equilíbrio, a dinâmica deve ser a transparência refletida em todos os processos organizacionais, os conflitos devem ser substituídos por interesses coletivos e a tecnologia deve ser resultado da inclusão do conhecimento. Muito mais que soluções imediatas, necessitamos agregar ações responsáveis que transformem nossa tecnologia em resultados progressivos de interação com o cliente. É importante ressaltarmos que fatores internos de integração e comunicação refletem na excelência da prestação de serviços ao consumidor. A comunicação equilibra! É ela que permeia possibilidades ao mesmo tempo em que oferece alicerce na consolidação de competitividade. Não adianta possuirmos as mais avançadas ferramentas tecnológicas se não tivermos

- Cadastramento de Produtos, Serviços, Famílias de Produtos/Serviços, Kits de Produtos, Almoxarifados e seus estoques; - Transações de Compra e Estoque - Movimentações de Estoque - Transferência de Produtos - Níveis de Aprovação - Requisições de Produtos/Serviços - Solicitação de Compras - Processo de Cotação - Análise de Custos - Ordem de Compra - Lançamentos de Entrada - Fechamento de Estoque e Inventário - Pesquisa por processos

capacidade para a construção de relações de trabalho. Baseado em texto de Simone do Nascimento da Costa para o RH.com.br.

TI em Foco Acomodação? Acho que não Por: Jhonatan Fernando

A área de TI, seja no papel de Desenvolvedor, Analista ou Gerente, é uma área que evolui muito, as coisas mudam rapidamente e a palavra acomodar não pode existir em nosso dicionário. Infelizmente não só existe como é muito utilizada. Quando atingimos uma zona de conforto a palavra mudança ganha um peso enorme e, a partir desse momento, fazer com que algo mude é muito difícil.

03


julho/11 - Informativo Institucional - edição 011

No desenvolvimento de software as mudanças de tecnologias acontecem de uma forma

Poemas&Poesias

impressionante. Sempre aparece uma maneira diferente de se fazer algo, um padrão de projeto que ganha mais foco na comunidade, enfim, não dá para ser estático. Por: Luciene Silva - Gestora de RH

Não é que tudo que é novidade tenha que ser utilizado, mas deve ser no mínimo testado e avaliado se essa ou outra tecnologia pode trazer benefícios para o produto/projeto em desenvolvimento. Infelizmente está sendo cada vez mais comum encontrar profissionais de TI que atuam de segunda a sexta e aos fins de semana não se preocupam em se atualizar ou ver o que está acontecendo em sua volta. Precisamos nos cobrar mais, correr atrás de eventos que acontecem pela região, fazer nosso próprio evento, grupo de estudos, algo que possamos discutir diferentes tecnologias e abrir um pouco a cabeça para o que está acontecendo no mundo lá fora. Podemos ser um profissional de expediente; não preocupar em nos atualizar, estudar ou participar/ajudar em algum evento. E para ser esse tipo de profissional é fácil: basta não fazer nada. A procura de conhecimento gera um vício, quanto mais você recebe/conquista mais você quer. Tem um mundo repleto de tecnologia lá fora esperando por você. Está esperando o que para se mexer?

Ação

Após uma longa noite de sono tranqüilo, acordei... Talvez em um dos poucos momentos de toda minha vida, que parei pra perceber... Como é bom estar viva, com saúde estar em paz comigo mesma e com meu próximo. Comecei a ver as coisas de outra forma, nunca tinha visto o céu tão azul, como os pássaros cantavam bonito e como o dia estava transcorrendo em uma combinação perfeita. Foi aí que percebi, que todos os dias eram feitos pra mim da mesma forma, mas eu nunca parei pra apreciar. Na correria do meu dia-a-dia nunca parei pra observar as coisas lindas que a vida nos

Caixa de Soluções

oferece. Muitas vezes em simples detalhes que

OBJETIVO: Melhoria contínua da organização, principalmente no que se refere à Comunicação Interna e Soluções destinadas à produtividade. FUNÇÃO: Ser um portal onde os colaboradores podem expor suas ideias: sugestões, reclamações, críticas construtivas, elogios. Levando sempre em conta o Bom Senso. - As cartas poderão ser anônimas ou não, sendo apenas obrigatório a informação de destinatário. - As cartas deverão ser destinadas aos gerentes / supervisores ou departamento de RH que irão trabalhar a informação de forma construtiva com sua equipe ou com o funcionário em questão (o feedback à equipe será responsabilidade do gerente). Em casos de assuntos confidenciais as cartas podem ser lacradas – informar destinatário. - As cartas serão abertas, de 20 em 20 dias pela supervisora de RH que irá distribuir para o gerente de cada área. -As caixas serão posicionadas em locais estratégicos: cozinha e próximo aos bebedouros da parte de cima e de baixo da empresa. -Quem sugerir uma boa ideia para a empresa poderá ser mencionado no jornalzinho eletrônico como forma de agradecimento. -Serão feitas reuniões mensais entre os gerentes para que possam discutir também assuntos pertinentes à caixa de soluções. -Sendo necessário, haverá participação do RH nas reuniões, como moderador, afim de tratar assuntos mais delicados.

precisam de apenas um pouco de atenção para serem notados. Esperamos ser felizes através de grandes momentos, ações surpreendentes, esquecemos que através de simples e singelos momentos construiremos a verdadeira felicidade. 1.Esperamos ter tudo que desejamos para valoriza tudo o que temos; 2.Não percebemos pequenas coisas em nosso cotidiano; 3.Damos importância somente às grandes coisas; 4.Buscamos valorizar um mundo ideal e menosprezamos o mundo real; 5.Acreditamos que o outro sempre tem mais do que nós; 6.Cremos que são as coisas que nos trarão alegria, bem estar, felicidade, motivação e paz. Depois de tudo isso só me resta agradecer pela oportunidade de ter, ser e estar aqui em mais um dia. “Precisamos decidir como podemos ser valiosos, em vez de pensar em quão valiosos somos.” Francis Scott Fitzgerald. E você já parou pra perceber quanta coisa boa tem

Em caso de dúvidas contate o gerente de seu setor.

na sua vida?

PARTICIPE! CONTRIBUA PARA CONSTANTES MELHORIAS NO SEU AMBIENTE DE TRABALHO! 04


julho/11 - Informativo Institucional - edição 011

Diversão

PALAVRAS cruzadas

SudoKu 05


julho/11 - Informativo Institucional - edição 011

Humor

- Site de encontros? Não, bilhetinhos de encontros.

Por: Camilla Greco - Marketing

Para quem não descobriu quem eram os nossos fofinhos da última edição, aí vai a revelação: nossos amigos Fernando Jr. e Luciene. E agora, quem são as gracinhas desta edição? ando Fern jr

Olha só o tipo de recadinho que tá rolando no comercial. Qual seria a real intenção da gerente Graziela Veiga com esse bilhete? Explico: Grazi abriu um novo negócio, agência de encontros amorosos, rsrs. E já virou cupido dos nossos amiguinhos Felipe e Fábio. Olha que gracinha!!!

iene Luc

Eu: “Sou pessoa de dentro para fora. Minha beleza está na minha essência e no meu caráter. Acredito em sonhos, não em utopia. Mas quando sonho, sonho alto. Estou aqui é para viver, cair, aprender, levantar e seguir em frente. Sou isso hoje...amanhã, já me reinventei.” Uma qualidade: Determinação Um defeito: Perfeccionismo Praia ou serra: Praia Dia ou noite: Dia Bebida: Adoro sucos naturais Hobby: Andar de bicicleta, ler e tirar fotos.

Eu: Inquieto, Persistente, bem Humorado,! Uma qualidade: Amigo! Um defeito: Resmungão (só às vezes) Praia ou serra: Praia, é claro! Dia ou noite: Depende, mas, a noite é sempre melhor! Comida: Arroz, Feijão, Bife com Fritas e Ovo Frito.

- Novíssima modalidade de esporte

Hobby: Consertar, montar e desmontar coisas!

AVATAR Alguns amigos da Engecompany ficaram tão ligados no Reino de Pandora que resolveram criar seus “Avatares”. Só a cor que mudou um pouquinho. Alguém consegue adivinhar quem é quem? Caso você queira ter um Avatar Verde, solicite a transformação para o Marcel, rsrs... Ele é mestre nisso.

06

Ainda nessa semana, nos foi relatado um episódio pitoresco. Estavam almoçando os colegas Wemerson, Adriana, Gabriela, Aline, Fernando e Amanda. O assunto era “modalidades de lutas para praticar”. Foram colocadas várias opções na mesa até que Wemerson (só pra sacanear) sugere uma nova modalidade “Luta de foice no escuro”. Eis que Gabi pergunta: Nossa, existe essa modalidade mesmo Wemerson?


julho/11 - Informativo Institucional - edição 011

Agenda Cultural

CONCURSO MESA DE BUTECO - EM ITAÚNA/MG

Período: de julho a setembro Este evento tem a finalidade de promover a escolha do melhor prato servido nos bares da cidade. Serão avaliados o melhor tira-gosto, melhor atendimento, cerveja mais gelada e melhor higiene. Final do concurso: 07/09 Festa de premiação no espaço cultural com atração musical e participação de todos os bares concorrentes. FESTA DE SANT'ANA

Girus DIA 23/07 - Sábado Girus Show: Tianastácia

FESTIVAL DA CANÇÃO DE ITAÚNA 29, 30 e 31 de julho Local: área externa do espaço cultural O Festival Itaunense da Canção tem como objetivo incentivar, aprimorar e desenvolver a cultura musical, revelando talentos e valorizando os artistas, compositores e intérpretes da nossa cidade e região. No ano passado, o evento reuniu cerca de 38 artistas do município e cidades vizinhas, destacando em primeiro lugar o artista itaunense João da Mata. 11º Festival de Inverno Itaguara – 20 a 24 de julho

Dia 22/07 – sexta-feira 20h30 : Quintais Roda de Viola 22h00 : Chevette Hatch 00h00 : Banda Valvor Dia 23/07 - sábado 21h00 : Leonardo Violão Clássico 21h30 : Alessandro Lopes 23h00 : Pouca Vogal

Nosso homenageado do prêmio Eficiência no Trabalho deste mês vem do TI. Por seu grande comprometimento nos atendimentos e treinamentos do Engebuilder® e dedicação nas tarefas do TI que lhe são designadas, damos parabéns ao Leandro Martins. Sucesso em sua vida! Atenção: Procurar Camilla (setor marketing) para mais detalhes sobre a premiação.

Aniversariantes RABÉNS! ! PA

Soprando velinhas...

!

Nos dias 22 a 26, haverá barraquinhas após a celebração, com as seguintes atrações musicais. Dia 22, Grupo Raízes; Dia 23, Grupo de Seresta; Dia 24, Ralph – Teatro Show (Homenagem a Noel Rosa, Adoniran Barbosa e Cartola); Dia 25, Orquestra da Violões, Gê e Débora e Nil; Dia 26: a partir das 14h, Cláudio e Banda; após a celebração, Cristucada

Eficiência no Trabalho

07/07 - Amanda 08/07- Ana Elisa 08/07 - Pedro

Dia 24/07 - domingo 11h00 : Grupo Capoeira de Itaguara 12h00 : Banda Marcial de Itaúna 14h00 : Bateria Moleques do Morro 15h30 : Eterno Legado 17h00 : Grupo de Ballet Lurdes Almeida 17h30 : Banda Nossa Senhora das Dores 21h00 : Alan Borges

17/07 - Mério 26/07 - Heitor 29/07 - Josiane

Cara Nova

Scotch Bares: Gleison Túlio e Keilla Jovi e Vanessa Marques DIA 30/07 - Sábado Girus Show: Batcaverna Scotch Bares: Cláudio Merlin e Cristiano e Raphael DIA 06/08 - Sábado Girus Show: Araketu Scotch Bares: Ymalaia e Akira

Guilherme Arantes – 22/07 Nando Reis – 23/07 Dudu Nicácio – 24/07 Programação completa: http://www.itapecericamg.com.br/programacao_festival/inverno/2011/fe stival_inverno.php

Ronan Evangelista

Luanna Karoline

Implantação

Suporte Técnico

EAM NEWS Informativo institucional editado e diagramado pelo Departamento de Marketing da empresa:

Circulação Interna - Itaúna - MG - Brasil 07


EAM News - Edição 011