Page 1

Revista

Editora Ênfase Ano VIII - nº 27 junho / 2013

www.revistaenfase.com.br

Parabéns Atibaia !

Memórias de um atibaiense Flávia H. Bezerra

Viagem

Astral

Humor

Numerologia

Foz do Iguaçu

Aida Pedrosa fala com Michel Teló

Miguel Nader

Tânia Ferraz


2

JUNHO 2013


Expediente

Editorial

Diretoria

Rogério Pereira Maria Regina N. Pereira

Publicidade

vendas@revistaenfase.com.br

Jornalista responsável Luiz Gonzaga Neto MTB 11.336

Colunista

Hanna Gouvêa MTB 56.918

Fotografia

Alê Marques Fotografia

Designer Gráfico e Diagramação Regina Trovijo

Colaboradores

Flávia Helena Bezerra Jornalista Aida Pedrosa DRT 46.219

Atibaia sonha com futuro brilhante aos 348 anos A qualificação da mão de obra é ainda o grande desafio para Atibaia realizar um futuro brilhante. Com a esperança da nova administração, a cidade chega aos seus 348 anos recebendo novas empresas e empreendimentos, mas precisando investir bastante em qualificação profissional e formação de mão de obra. Fala-se na instalação de novas multinacionais e movimentos de empresas de menor porte, só que com significativa participação em seus mercados, que pretendem desembarcar aqui, acreditando no potencial da região. Uma nova era se abre e exige do empresário local uma visão mais antenada com as tendências nacionais e internacionais. É o que vemos nos nossos mais sensíveis empreendedores, que valorizam a comunicaçã e o marketing, tanto quanto a qualidade de atendimento e a oferta de bons serviços aos consumidores. Nos últimos 15 anos, a cidade cresceu bastante e o eixo da alameda Lucas refletiu a busca da modernidade. Ali, Atibaia olha para o seu futuro. Mas a história não pode ser esquecida e, por isso mesmo, devemos preservar a cultura, uma das bases mais importantes na identidade de um povo. Espera-se, assim, uma política cultural afinada com os novos tempos. Com projetos sustentáveis, desenvolvimento econômico e geração de empregos, a cidade pode sonhar com um futuro brilhante. Sua posição estratégica, na confluência de duas grandes rodovias e perto de grandes centros urbanos, a coloca em sintonia com investimentos de setores como os shopping centers. Claro que os problemas sociais são grandes desafios, como as regiões que ainda precisam de melhores habitações, saneamento básico e segurança pública. Atibaia tem condições de equacioná-los e realizar nossos ideais mais acalentados, o que dependerá da participação de cada um de nós.

Feliz aniversário, Atibaia!

Rogério Pereira

Tânia Ferraz Psicóloga

Foto de capa:

Marcos Govoni Psicólogo

Jardim do Lago

Géder Abrahão Fotografia (foto de capa)

Géder Abrahão Fotografia

Miguel Nader Ator

Tiragem:

3.000 exemplares

Editora Ênfase Avenida Santana 880 - V. Helena Atibaia - São Paulo

Telefone: 11 4402-4220 www.revistaenfase.com.br Conceitos ou opiniões emitidos em artigos assinados, bem como logotipos e imagens inseridos em anúncios, não são da responsabilidade desta Editora

A Revista é distribuída nos seguintes condomínios: Atibaia Aclimação Água Verde Ana Augusta Chácara Pedra Grande Clube da Montanha Dom Daniele Estância Atibaia Estância Park Atibaia Figueira Garden Flamboyant Grêmio Lince Horto Ivan Maison dos Gamez Mansão Parque Nova Atibaia Palavra da Vida Panorama Parque Residencial Parque das Garças I

Parque das Garças II Parque das Garças III Parque dos Manacás Paulista Garden Pedra Grande Portal das Hortências Portal dos Nobres Portal Gamez Porto Atibaia Quintas de Sta. Helena Recanto dos Ipês Residencial Altos da Floresta Residencial Atibaia Residencial Bella Vita Residencial Floresta Park San Felipe Santa Mônica Saua

Serra da Estrela Shambala I Shambala II Vila Fiorita Vila Rosato Vila Santa Tereza Villaggio Conde Passadori Villagio Daniele Villaggio de Cesare Villagio Floresta Villagio Miramonte Villagio Montecarlo

Bom Jesus dos Perdões Alpes Douro Vale do Sol Marf

Caso não tenha recebido a revista entre em contato conosco: (11) 4402.4220 - email: vendas@revistaenfase.com.br JUNHO 2013

3


Nesta edição... 09 Foz do Iguaçu

20 26

Dicas do Prof. Rodrigo Parras

28 Astral Leitura

Aquário e o trabalho

Aida Pedrosa entrevista o aquariano Michel Teló

32 Memórias de um atibaiense Flávia Helena entrevista José Luiz Passador

34

Numerologia

Sua empresa através dos números, por Tânia Ferraz

4

JUNHO 2013


38

40

Entre Serras e Águas

O que é Ayurveda

Hanna Gouvêa

43 Células-Tronco e os cães

44

54

Moda

Convite ao humor - Miguel Nader O causo do pescador que não admitia mentiras

JUNHO 2013

5


Esta coluna destaca eventos, ações

O álbum Santo Manto de Altemar Dutra Jr. recebeu o troféu Louvemos o Senhor - Prêmio Nacional da Música Católica - na categoria de Melhor Álbum Pop.

A primeira-dama Simone Cardoso e o cabeleireiro Jacinto Silva durante noite festiva.

A Loja Girassol promoveu um desfile com suas clientes. O Cotidiana registrou todos os momentos.

O Centro de Informações Turísticas Regional abriu suas portas para um delicioso café da manhã rural que reuniu profissionais do turismo, autoridades, voluntários e comunidade.

6

JUNHO 2013

A equipe da loja Festinha Chocolate está preparada para as Festas Juninas!

Prof.Claudio Ramirez ,Diego Pastro, Roberto Sales e Luciano Macri durante o I Master Series de hotelaria, gastronomia e alimentação organizado em Atibaia pela MD Gestão.


www.cotidiana.com.br e profissionais que foram notícia no trimestre

Sara Alves foi eleita Miss Atibaia 2013 e representará nosso município no Concurso Miss São Paulo.

Luciana, Monique, Vera, Alexandre e Giovanna. Profissionais afinados quando o assunto é FESTA!

Gilvan Elias Pereira, Dr. Protógenes Queiroz, deputado federal e palestrante da noite, Dr. Júlio Cesar Ribeiro e Orivaldo Leme Biagi, durante a abertura da Semana Jurídica da FAAT que aconteceu no Clube Recreativo Atibaiano.

Foi um sucesso a edição 2013 da Feira da Saúde do Lions Clube de Atibaia na Praça da Matriz.

O diretório e o portal do Circuito Entre Serras e Águas foi lançado oficialmente em um evento organizado pelo Convention Bureau de Atibaia, no Teatro Bourbon.

“Atletas” do Futebol Solidário realizado no Campo do Alvinópolis. JUNHO 2013

7


Foz do Iguaçu

Em cada ponto, um panorama mais deslumbrante, da mata e das águas que caem em grandes alturas. As Cataratas são formadas pelo rio Iguaçu. A 15 km antes de se juntar ao rio Paraná, o Iguaçu vence desnível de terreno que se precipita em aproximadamente 275 quedas, de 65 m de altura em média, com vazão média de 1.300 m3 por segundo, numa largura de 2.780 m.


Foz do Iguaçu recebe bem turistas até fora de temporada Luiz Gonzaga Neto Foz do Iguaçu recebe bem seus turistas, mesmo fora da temporada. Em abril, Fátima e eu fomos até lá, com a disposição de conhecer as famosas Cataratas, e constatamos essa qualidade.

Na primeira noite em Foz, fomos de van conhecer o Duty Free Shop, em Puerto Iguazú, do outro lado da ponte Tancredo Neves, em Misiones, Argentina. O shopping tem lojas de grife e as marcas deixam os consumidores ouriçados: Hugo Boss, Azzaro, Elizabeth Arden, Lancôme, mais roupas, brinquedos, calçados, bebidas e eletrônicos. No dia seguinte, após uma noite repousante (a temperatura estava semelhante à de Atibaia, friozinho só à noite e de manhã), fomos, também de van, conhecer a “25 de Março” do Paraguai, delírio para a classe média e os famosos “sacoleiros”. É só cruzar a Ponte Internacional da Amizade. Que tal comprar uma “Eau de Cartier” no Monalisa, o shopping mais sofisticado de Ciudad del Este, no Paraguai? Ou produtos de beleza no Shopping del Este? Neste último, o consumidor pode encontrar vinhos argentinos com bons preços, mas as roupas não me entusiasmaram tanto.

O passeio vale mesmo, é sensacional a força da natureza e nossa tentativa de controlar o impulso de comprar adoidado (rsrs) no Paraguai e na Argentina! A cidade figura em primeiro lugar entre as urbes não-capitais no Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, feito pela Fundação Getúlio Vargas para o Ministério do Turismo — MTur. O Destino Iguaçu, como é conhecido nacional e internacionalmente, recebe por ano mais de 5 milhões de turistas. A tríplice fronteira do Brasil com Argentina e Paraguai, no centro geográfico do Mercosul, torna a região bastante interessante, do ponto de vista cultural - tipos humanos, alma latina, espanhol e guarani em muitas falas. Não por acaso, Foz é considerada cidade cosmopolita, abrigando 72 etnias. Pode teclar o Curtir. Após uma hora e meia de avião, a partir de Campinas, pela Azul, descemos no aeroporto de Foz de Iguaçu e fomos para o hotel Lawrence, na avenida Paraná, centro da cidade. Um local simples mas com bom atendimento e café da manhã razoável. Economizamos bastante em refeições, jantando no buffet do supermercado Muffato, pertinho do hotel - comida caseira e muito barata.

10

JUNHO 2013

À tarde, no mesmo dia, tivemos a chance de conhecer a Usina de Itaipu, maravilhosa obra de engenharia, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia. No terceiro dia, o deslumbre de visitar as Cataratas pelo lado brasileiro. Foi um dos melhores passeios que já fizemos. Fomos até o Parque Nacional de Iguaço utilizando ônibus urbano, muito mais barato que a van. Dentro do parque, que tem 185 mil hectares e existe desde 1939, o turista conhece as atrações em ônibus do tipo “city tour”. Fizemos uma trilha de 3 km selva adentro, em carreta puxada por jipe elétrico, com o guia bilingue contando histórias e curiosidades sobre a fauna e a flora.


A etapa seguinte foi uma caminhada de 600 metros em trilha, em contato direto com o meio ambiente que leva ao Salto do Macuco, pequena cachoeira situada entre rochas milenares. Até chegarmos lá, havia a dúvida de fazer o safari do Macuco, a aventura de subir o rio Iguaçu e se aproximar das cataratas, ficando sob a cachoeira de uma delas. Mas aceitamos na hora, comprando os ingressos (180 reais cada pessoa). O passeio é feito em barco inflável bimotor, o que faz o visitante sentir de perto a força das águas. Depois do banho de água fria, envelopados por uma roupa de plástico, caminhamos pelo parque, conhecendo os cenários imensos e espetaculares das Cataratas. Muitos turistas estrangeiros estavam ali naquele dia e, como nós, ficavam embasbacados com tanta beleza. Em cada ponto, um panorama mais deslumbrante, da mata e das águas que caem em grandes alturas. As Cataratas são formadas pelo rio Iguaçu. A 15 km antes de se juntar ao rio Paraná, o Iguaçu vence desnível de terreno que se precipita em aproximadamente 275 quedas, de 65 m de altura em média, com vazão média de 1.300 m3 por segundo, numa largura de 2.780 m.

No quarto dia, fomos conhecer as Cataratas pelo lado argentino. Tentamos ir de ônibus, mas acabamos na fronteira, onde achamos um taxista muito gentil. No lado argentino, você percorre as atrações em pequenos trens. As trilhas são puxadas, mas mesmo integrantes da viajada terceira idade a encaram numa boa. Dentre os saltos mais bonitos, está a Garganta do Diabo, em formato de ferradura, com 90 m de altura. Em ambos os lados, existem as passarelas, caminhos construídos em maderia ou metal, ligando diversos mirantes, onde os turistas podem admirar e registrar os saltos. O turista encontra, nos dois lados, lojas de artesanato para comprar lembranças e objetos, mas os preços não são muito apetitivos. Para o lado argentino, é melhor levar o dinheiro convertido em pesos. Ainda no quarto dia, fomos conhecer, pertinho do lado argentino das Cataratas, o Parque das Aves. Aliando ecoturismo à conservação ambiental, possui área de 16,5 ha, dos quais 4 ha são destinados a viveiros e instalações,

e o restante é área de proteção ambiental. Numa trilha de 800 m na mata, passa-se por viveiros perfeitamente integrados à floresta. No viveiro de pássaros nativos, aves de colorido indescritível sobrevoam e pousam a poucos metros do visitante. Os viveiros denominados “floresta” e “pantanal” alcançam 630 m2 de área e 8 m de altura, representando o habitat da avifauna desses ecossistemas. É permitida a entrada dentro dos viveiros, podendo o turista apreciar a revoada das aves e seus comportamentos naturais. Existem mais de 500 aves de diversas espécies do Brasil e de outros continentes. Destaque para as araras e os tucanos. No quinto dia, com as pernas cansadas de tanto caminhar, tomamos o avião de volta para Campinas, sob o efeito das lindas imagens que compartilhamos, em dias de generoso sol. Qual será, agora, a próxima viagem? Isso ainda é um segredo, caros leitores.

JUNHO 2013

11


12

JUNHO 2013


Hemodinâmica Parceria empresarial faz avançar a cardiologia em Atibaia Senso de equipe, discussão de casos e tecnologia disponível garantem o desenvolvimento de especialidades médicas. No caso da parceria entre o Hospital Novo Atibaia e a empresa Inova, o resultado foi maior interação entre os integrantes da equipe de cardiologia, até mesmo pela proximidade. Além de disponível no mesmo hospital, ficou no mesmo andar da cardiologia, o que só reforçou a parceria. “Essa proximidade favorece ao cardiologista, que está no consultório, para discutir o caso do paciente, vendo o filme do cateterismo cardíaco diretamente e discutindo com o hemodinamicista”, afirmou o dr. Giancarlo Gallo. Vários outros exames cardiológicos são realizados no mesmo setor da cardiologia (eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma bidimensional Doppler, ecocardiograma com estresse farmacológico). Ou seja, são cardiologistas com subespecialidades dentro da cardiologia, num mesmo setor, avaliando conjuntamente os casos dos pacientes. Além disso, o Inova favorece ao tratamento mais rápido e eficiente dos pacientes agudos internados com infarto do miocárdio ou angina. Define-se com o exame de cateterismo cardíaco se o paciente será tratado clinicamente, por angioplastia com implante de stent, ou por cirurgia cardíaca. Essas técnicas avançadas favorecem a redução do tempo de internação. Equipamentos - O Inova disponibiliza alguns equipamentos. O principal é o equipamento de hemodinâmica que é importado, da marca Toshiba, modelo Infinix i, que funciona com emissão de raios X. Há ainda polígrafo, bomba injetora de contraste, carro de urgência, carro de anestesia com respirador, bisturi elétrico, etc.

Todos estes equipamentos, mais o de hemodinâmica, permitem a realização de diversos procedimentos no local. Por fim, a última aquisição importante foi o ultrassom intracoronário, em que um cateter muito fino com o transdutor com diâmetro de 1 mm é introduzido dentro da artéria do coração (coronária) e permite imagens bem completas sobre toda a parede da artéria e a doença que a acomete. “Esse exame tem indicações bem específicas e vem agregar como mais uma ferramenta importante para o conhecimento da doença e principalmente auxiliando ao médico durante a angioplastia com implante de stent, visando reduzir as taxas de reestenose (re-obstrução do local) e re-intervenções futuras. Este equipamento é pioneiro em nossa região, sendo só disponível em nosso serviço. Equipamentos similares nas proximidades são encontrados apenas em São Paulo e em um hospital de Campinas”, explicou o dr. Giancarlo.

JUNHO 2013

13


Emagrecimento Novo produto chega da Inglaterra para combater a obesidade “Hoje, sou capaz de passar meus hábitos alimentares saudáveis para toda a minha família. Meu marido também perdeu peso devido à redução no tamanho das porções e minha família é muito mais saudável”. Mãe ocupada de dois filhos, Heidi Lambeth ficou chocada quando percebeu o quanto tinha engordado. Não importa de forma quão saudável ela estivesse comendo; só se sentia satisfeita depois de comer grandes quantidades. Consciente sobre sua situação e cansada de receber comentários depreciativos sobre sua aparência, Heidi decidiu que era hora de mudança. Por isso, ficou impressionada quando um amigo recomendou Zotrim. Era tudo o que ela estava procurando, permitiu-lhe assumir o controle do tamanho das porções de suas refeições e sentir-se satisfeita por mais tempo.

Zotrim lhe deu a força de vontade para resistir a lanches e ainda comer todos os seus alimentos favoritos. Dentro de semanas tomando Zotrim, Heidi diminuiu o tamanho do vestido e se sentiu muito confiante com os resultados, e ela decidiu continuar a tomar Zotrim. Dois anos depois, Heidi tinha perdido mais peso e hoje é muito mais feliz. Até mesmo sua família se beneficiou do impacto que Zotrim teve sobre seus hábitos alimentares. O produto vem da Inglaterra e já é sucesso em muitos países. Graças a representantes instalados em Bragança, está chegando ao Brasíl. O produto auxilia na redução de peso, aumentando a sensação de saciedade durante e após as refeições, reduzindo o apetite e estimulando o metabolismo e, dessa forma, também ajuda a queimar mais calorias. Com mais de 33% da população acima do peso, torna-se cada vez mais importante dar o primeiro passo para controlar o peso. O grande desafio está nas mudanças de hábitos alimentares e no estilo de vida, porém Zotrim pode ajudar a enfrentar este obstáculo sem sofrimento, informa o site do produto, que pode ser acessado pelo endereço www.zotrim.com.br. O Zotrim é resultado de três extratos naturais de plantas suaves (erva-mate, guaraná e damiana). Segundo a empresa que o produz na Inglaterra, um estudo mostrou 14

JUNHO 2013

que, ao tomarem Zotrim, 58 mulheres jovens comeram cerca de 20% menos calorias. Quando 75 profissionais de saúde com excesso de peso tomaram o produto, 70% relataram não sentir fome entre as refeições. Pesquisa da Revista Appetite, março 2013, chegou à conclusão: menos calorias consumidas; diminuiu a fome e a vontade de comer; baixo consumo de itens com alto teor de gordura. Em estudo duplo-cego, placebo-controlado na Universidade de Liverpool (Inglaterra), 58 mulheres jovens, saudáveis, um pouco acima do peso, tomaram Zotrim ou um controle placebo antes do café da manhã e novamente antes do almoço. Os participantes foram convidados para um almoço em estilo buffet, o que significa que a ingestão de alimentos pode ser cuidadosamente monitorada.

“Assuma o controle da sua fome e perca peso de forma saudável com o suplemento natural mais vendido na Europa, Canadá e Austrália. O único com evidências científicas!”

Saiba mais em www.zotrim.com.br Curta nossa página em: www.facebook.com/ZotrimBrasil sac@zotrim.com.br


Um Mar de Possibilidades por: Marcos Govoni

Vivemos rodeados por um oceano de possibilidades e, como todo bom oceano, o desconhecido e inesperado intimidam. Quem aproveitou uma carona no livro de Amyr Klink “CEM DIAS ENTRE CÉU E MAR” entende essa fascinante aventura de nadar num oceano com 5 mil metros de profundidade, num assustador vazio. Ser visitado de vez em quando por ameaçadores tubarões “passeando” por baixo de sua embarcação, não é nem de longe uma situação confortável e tranquilha. Porém, foi compensado por magníficas noites de lua cheia tendo o mar sereno por espelho desse imenso universo, e ser despertado com raios do sol convidando-o para mais um dia, só mesmo para quem está no mar.

Se a possibilidade intimida, também encoraja, somos viajantes. E todo viajante, em algum momento, parte. Que não seja por falta de adeus. Adeus a uma relação insossa, a uma vida sem brilho, a mesmice. Ficar submerso, sem respirar, provoca a morte de todos os sentidos e nos isola na profundeza de um oceano sem luz. À que viemos? Viemos para a vida. Possibilidades de mudanças são representadas pelo oceano que nossa visão alcança, porém ficar estancado em terra firme admirando o mar é devaneio que não nos tira do lugar. Podemos começar colocando os pés na água, aclimatando a temperatura do corpo, molhando as mãos, pois o mergulho será inevitável em algum momento. Amir planejou durante 2 anos(730 dias) sua travessia atlântica, saindo da costa africana até a Bahia numa embarcação a remos (com pouco mais de 6 metros de comprimento) que durou 100 dias. Obteve êxito. O planejamento é fundamental quando o assunto é mudança. Toda atitude embasada nas emoções sem o controle do direcionamento da razão é como carro desgovernado em busca de um muro ou de um precipício. A única lei que não muda é a lei da mutação que diz que tudo muda. Aprender a viver com a “impermanência” das coisas é sinal de sabedoria, assim como lembrar que estamos de passagem por essa vida nos ajuda a compreender que nada é para sempre. Nessa lógica encontramos a força para abandonar a zona de conforto e provocar a mudança de tudo que nos intoxica e paralisa. A mudança é assumir o controle dos remos e direcionar o rumo determinado por nós. Quanto aos riscos do caminho, podemos abraçá-los como possibilidades de crescimento e experimentação que enriquecem e estruturam ainda mais nossa vida. Aprendemos com a experiência da dor. Esse lugar comum de vítima, que a tudo clama e reclama justiça e direitos não conquistados, adoece a razão e aborrece quem está por perto. Resistir a mudanças nos torna obsoletos e envelhece as engrenagens das relações, não é possível esperar outra consequência que não envelhecer sozinho com gosto de abandono.

Dupla vence terceira seguida no rally e vira destaque nacional. A dupla da DIMEP, Dimas Pimenta III e Rodrigo König, venceram o Rally de Erechim e começaram o ano com 3 vitórias seguidas, liderando o Campeonato Paulista e Brasileiro de rally.

A dupla paulista Dimas Pimenta III e Rodrigo König venceu os 2 dias de prova, chegando a excelente marca de 92% de aproveitamento no ano. O Campeonato Brasileiro é realizado em etapas duplas, onde o vencedor, de cada dia, ganha 12 pontos. Ainda existe a pontuação geral, na qual o campeão recebe 25. Vencer a última especial de cada dia, também pontua a dupla com até 3 pontos. Assim, em cada prova são disputados 55 pontos, e, na conta do final de semana, a dupla da DIMEP conseguiu a marca de 52, que somadas aos 49 da primeira corrida, totalizam 101 dos 110 disputados. A dupla na segunda posição no campeonato é formada por Marlon Gourlin e Maicol Souza, do Paraná, que atingiram 69 pontos após esta prova.

JUNHO 2013

15


Os princípios do Pilates Usar os princípios do Pilates torna sua prática mais eficiente e segura Relaxamento

Pode parecer uma forma estranha de iniciar uma série de exercícios, mas a prioridade é assegurar que a agitação do dia a dia não atrapalhe seu desempenho durante a aula. Identificar e aprender a liberar áreas de tensão são essenciais, pois assim conseguimos desligar músculos que estejam sobrecarregados, liberar tensões na nuca e na parte superior dos ombros, músculos frontais da coxa, inferior das costas e os tendões das pernas.

Concentração

Outro beneficio que advém do relaxamento é a concentração. Pilates é um método de educação mental e corporal. Exige que o praticante se concentre em cada movimento executado e desenvolva a resposta sensorial do corpo. Mesmo quando os movimentos se tornam automáticos, é necessária a concentração, pois sempre haverá mais um pouco de consciência para se atingir.

Alinhamento

É lembrar constantemente como devemos nos posicionar quando estamos em pé, sentados e deitados. É aprender como se mover corretamente, é achar a posição neutra e assim não sobrecarregar as articulações evitando o desequilíbrio muscular. Muitos, quando começam a prática do Pilates, não conseguem achar sua posição neutra. Nesse caso, deve-se trabalhar na melhor posição possível. Vale lembrar que pode levar meses para os músculos se reequilibrarem e assim chegar à posição neutra.

Respiração

Quando você inspira, os ombros se erguem ligeiramente em direção das orelhas, a caixa torácica abre para as laterais como o movimento de uma sanfona e percebe-se também o movimento da musculatura das costas. Quando expandimos, o volume da cavidade aumenta, aumentando também a capacidade de captação de oxigênio. Esse tipo de respiração torna a parte superior do corpo mais fluida e móvel.

Centralizar: criar um cinto de força

Quando expirar, observe que você consegue sentir a

16

JUNHO 2013

contração da musculatura do abdômen em direção das costas, como dizia Joseph Pilates, “do umbigo até a espinha”. Através da prática, você ganha consciência também do assoalho pélvico. Na expiração, já sente também a contração do períneo (é a mesma contração que fazemos para não fazer xixi). Trabalhando com essa expiração, criamos o centro de força, usado para estabilização e proteção. Evita-se também que o praticante mantenha a respiração presa, o que poderia pressionar desnecessariamente o coração e resultar em graves complicações.

Coordenação

O aprendizado da coordenação é um excelente treinamento mental e físico, que estimula o canal de comunicação de duas vias com o objetivo de alimentar o bom funcionamento do cérebro e os padrões adequados de estímulos musculares. A ideia é desafiar constantemente, de movimentos pequenos e simples até combinações mais complexas.

Movimentos fluídos

Os movimentos são em geral lentos, partindo de um centro firme, o que torna possível prestar atenção ao alinhamento e à utilização dos músculos adequados. Lento não significa fácil; na verdade, é mais difícil executar um exercício lentamente do que rapidamente. Além disso, é mais difícil trapacear num exercício lento.

Vigor

Podemos testar a estabilidade, trabalhar com movimentos complexos, usando pesos, superfícies que oferecem resistência ao movimento ou algo que seja instável. À medida que se aprende a expandir o corpo, a respiração se torna mais eficiente; o sistema respiratório, linfático e circulatório funciona de maneira mais eficiente. Os músculos passam a trabalhar corretamente, não desperdiçando mais energia com tensões desnecessárias e movimentos ineficientes. Percebemos que nosso vigor melhora gradativamente. Boa prática! Prof.ª Leila Oliveira, do Padma Studio Pilates


18

JUNHO 2013


Orquestra de Atibaia divulga a cultura da viola caipira A Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia oferece regularmente cursos de formação em viola caipira. Fortemente engajada na difusão da viola caipira, o grupo, após show realizado em janeiro (Revelando São Paulo), retomou suas atividades em 2013 com entusiasmo e novidades. A Música Popular Brasileira, a Suíte Nordestina (Luiz Gonzaga) e as canções de Roberto Carlos agora integram o repertório da orquestra, com foco principal nas músicas sertanejas de raiz. O lançamento em setembro de 2012 de seu 1º CD oficial, que se encontra à venda nas lojas de disco da cidade, será complementado com a gravação de um DVD ao vivo em dezembro de 2013. Neste ano, a OVBA voltou a oferecer para a população de Atibaia e região, aulas gratuitas de viola caipira. O curso denominado “Formação em Viola Caipira – Dez Cordas” tem a duração de 60 horas, com término previsto para início de novembro. A programação foi assim distribuída: 30 aulas efetivas de duas horas de duração cada. As aulas são ministradas no período da noite todas às quartas-feiras das 19h30 às 21h30, ao lado da antiga danceteria Even, situada na avenida Dr. Joviano Alvim, nº. 1350, Jardim do Lago, em frente ao campo de futebol e Ginásio de Esportes da Prefeitura em Atibaia. Como em todos os outros anos, o curso é gratuito e seu instrutor é o solista da OVBA, Samuel Bueno, com participações do maestro A. Villaça e demais membros da orquestra. “Os alunos estão aprendendo teoria, as batidas, os acordes, harmonia e possivelmente o solo. O curso é o básico que uma pessoa necessita aprender para tocar viola. Cada um será observado e auxiliado no quesito que tiver dificuldade. Iremos acompanhar o aprendiz e orientá-lo”, esclareceu Samuel.

O que é E-Commerce

E-Commerce ou comércio eletrônico é um tipo de site destinado às compras e vendas na Internet. Para o empresário, isso significa a ampliação de seus negócios de maneira que qualquer cliente do mundo tenha acesso ao seu produto ou serviço. O comércio eletrônico como conhecemos hoje teve início no final da década de 60, mas desde 1993 novas tecnologias, em constante evolução, permitem às empresas a realização de negócios eletrônicos (e-business) com maior eficiência, rapidez e menores custos. Um empreendimento de sucesso é aquele que consegue utilizar a tecnologia existente adequada ao seu grupo de consumidores. Isso implica conhecer o comportamento dos consumidores, as tecnologias e o seu próprio negócio. As lojas virtuais não precisam necessariamente possuir uma sede física, o que diminui o custo para o empresário. Além disso, um e-commerce permanece aberto durante 24 horas, podendo atender às necessidades do seu cliente no horário que for de sua preferência. MW Way

Os Tenórios A banda surgiu oficialmente em 2008, mas sua formação se deu de forma gradativa, pois os músicos se encontravam num bar no interior de São Paulo, na cidade de Bom Jesus dos Perdões para ouvir Rock’n Roll e realizar Jam Sessions. Essas reuniões ficaram cada vez mais constantes e a banda ganhou corpo e integrantes fixos. Com Biel no vocal, Luí e Douglas nas guitarras, Heitor no baixo e Tenorinho na bateria, a banda executa grandes sucessos das décadas de 60,70, 80 e 90 e possui influências abrangentes dentro do estilo Rock’n Roll nacional e internacional, como O Rappa, Paralamas do Sucesso e Charlie Brown Jr, Deep Purple, Pink Floyd, Ramones e Beatles. Tendo se apresentado inúmeras vezes em festividades e eventos nas cidades da região bragantina, com shows contagiantes e animados e com repertório inovador, a banda conquista o público com a energia do bom e velho Rock’n Roll.

JUNHO 2013

19


Dicas do Prof. Rodrigo A HORA DO ENEM

As inscrições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 ultrapassaram as 6 milhões. Como em anos anteriores, os estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas ficaram isentos do pagamento. Consulte o site http://enem.inep.gov.br. As provas serão nos dias 26 e 27 de outubro.

VESTIBULAR FATEC

As inscrições para os vestibular da Fatec Bragança Paulista também movimentaram a região. São cursos gratuitos nas áreas de Gestão Financeira e Gestão em Tecnologia da Informação. Os interessados devem acessar o site www.vestibularfatec.com.br.

EXPERIÊNCIA DE INTERCÂMBIO

Atualmente, vivência no exterior, além de experiência de vida, faz toda a diferença no currículo há hora de procurar colocação no mercado de trabalho. Os programas de intercâmbio são a forma mais barata, segura e divertida. Existem muitas empresas que desenvolvem esses programas, como a Central de Intercâmbio (CI), STB e Experimento. Escolas de inglês na região também oferecem intercâmbio pelo mundo. Existem programas só para estudar inglês, estudar inglês e trabalhar (work and study), aupair (babá), mochilão, trabalho voluntário e oportunidades de graduação fora do país. Há também bolsas de estudo disponibilizadas pelo governo, como Capes, Ciência sem Fronteiras e outras. Vale a pena buscar essas informações online.

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Consulte o http://www.cienciasemfronteiras.gov.br

FACULDADE FEDERAL

O Instituto Federal de Bragança oferece 3.160 vagas para cursos técnicos presenciais e a distância para o ves20

JUNHO 2013

Prof. Rodrigo Parras

tibular de inverno 2013. Das vagas disponíveis, 1.960 são para cursos técnicos concomitantes ou subsequentes e 1.200 para os cursos técnicos subsequentes na modalidade “educação a distância”. Mais informações no site www.ifsp.edu.br/vestibular.

SISU – O QUE É?

Você sabe o que é o SISU, o sistema de seleção unificada? É uma ferramenta informatizada do Ministério da Educação, que permite a instituições públicas de ensino superior oferecer vagas a candidatos do Enem. Informações pelo site www.sisu.mec.gov.br.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) oferece a Iniciação Científica. Destina-se a alunos de graduação em instituições de ensino superior localizadas no Estado de São Paulo, para desenvolvimento de pesquisa científica ou tecnológica, sob a direção de um orientador. O aluno já deve ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para o projeto. A bolsa é concedida por período de um ano. Consulte o http://www.fapesp.br/bolsas/.

JOVEM CIENTISTA

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) abriu inscrições para o Prêmio Jovem Cientista 2013. Podem concorrer estudantes do ensino médio, ensino superior, mestres e doutores. Esta primeira fase segue até o dia 30 de agosto. O prêmio é oferecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPq, a Fundação Roberto Marinho (FRM), e as empresas GE e Gerdau. Veja mais no site www.jovemcientista.cnpq.br.

CRÉDITO EDUCATIVO

A mensalidade não é mais empecilho para você ter acesso ao ensino superior. Com o programa exclusivo de Crédito Educativo, sem juros, do Instituto Educar, você paga metade do valor da mensalidade integral e ainda tem o dobro do tempo de graduação para quitar seu débito. Lançado em 2003, o programa já beneficia milhares de estudantes. Os resultados vão além da transformação social do aluno. Consulte o regulamento no site: http://www.institutoeducar.com.br/.


PSICOLOGIA CLÍNICA

Rir é o melhor remédio para aliviar o stress. Como diz o ditado, “rir é o melhor remédio.” Isso alivia o stress, proporciona um impulso de energia e simplesmente faz a vida valer a pena. Mas parece que os efeitos, quando se trata do cérebro, vão além! Embora as respostas emocionais sejam limitadas a áreas específicas do cérebro, o riso envolve várias regiões, e é precisamente por isso que o riso é o exercício de memória mais importante de todos.

As pessoas gostam de compartilhar sua alegria e felicidade com os outros, porque lhes dá oportunidade de rir de novo. Acredite ou não, há muito mais que risos como resultado de uma piada. Piadas ativam áreas do cérebro que são cruciais para o aprendizado e a criatividade. Lembre-se que as pessoas dizem: “digas com quem andas e te direis quem és”. É por isso que pessoas bem sucedidas gostam de sair com outras pessoas de sucesso pois ideias brilhantes e potenciais podem ser resultado dessa companhia. O mesmo acontece com o riso, você é obrigado a rir mais se você se cercar de pessoas bem-humoradas.

Então, como você pode trazer mais risadas para sua vida considerando-a como um exercício de memória? Em primeiro lugar, você tem que aprender a rir de si mesmo. Não há sentido em insistir nas coisas ruins da vida, especialmente sabendo que há apenas um curto período de tempo que temos na Terra. Ao invés de guardar para si, compartilhar seus momentos embaraçosos. E, acredite ou não, a melhor maneira de se levar o problema é falar sobre ele. Se você ouvir os outros rirem, tente participar disto. As pessoas gostam de compartilhar sua alegria e felicidade com os outros, porque lhes dá oportunidade de rir de novo. Ao ouvir um grupo de pessoas rindo, junte-se a elas e pergunte-lhes o que há de tão engraçado. Tenha sempre lembretes para estar feliz, para rir. Se você se encontra muitas vezes estressado no trabalho, mantenha um objeto de decoração divertido em sua mesa, ou coloque em seu escritório um cartaz engraçado ou de um personagem de filme que traz um pensamento feliz à sua mente. E divirta-se com as molduras que você escolher para colocar fotos de família e amigos. Nossa mente e memória são muito afetadas pelo humor ou falta de humor. Se você mantiver uma luz de espírito, uma atitude leve e bem-humorada, sua memória será favorecida.

Psicologia Clínica Rua Zeferino Alves do Amaral, 545 - Centro - Atibaia - SP. Fone: 11 4413.6252 / 9.9965-7742 Heloisa Beazim de Carvalho Psicóloga Clínica / Terapia Comportamental Cognitiva Especialista em Avaliação Neuropsicológica CRP 06 54504-4 JUNHO 2013

21


Imagine seu filho estudando numa escola com... STUDENT CAMP A EIPG prima pela educação de qualidade aliada à integração e desenvolvimento pessoal. Anualmente a EIPG realiza o Student Camp, um evento muito esperado pelos alunos e staff. Trata-se de um acampamento de 3 dias em um delicioso sítio com atividades diversas, favorecendo aos alunos desfrutarem da natureza, destacarem suas criatividades, o respeito entre si e o staff da escola, o comprometimento com suas ações e o trabalho em equipe.

SPELLING BEE Os alunos da EIPG tem a oportunidade de demonstrarem seus conhecimentos em soletrar palavras em inglês, através de uma competição saudável e muito divertida, o Spelling Bee. É um tempo de celebração, assim como de reconhecimento pelos esforços de todos os alunos para melhorarem suas habilidades de spelling (ortografia). Os alunos trabalham juntos e encorajam uns aos outros, estas ações são atributos imensuráveis, que devem ser altamente valorizados no mundo em que vivemos.

FEIRA DO LIVRO - Leitura é Cultura! As pesquisas comprovam que o hábito da leitura, principalmente quando desenvolvido desde cedo, beneficia a criança em diversos sentidos. A EIPG reconhece esta verdade e desenvolve desde muito cedo este hábito em seus alunos, tanto do idioma Português quanto no Inglês. Dentre as diversas maneiras de incentivo à leitura, realizamos anualmente a Feira do Livro e contamos com o envolvimento dos alunos em todas as etapas, planejamento, preparação e realização. Este é mais um verdadeiro sucesso!!!

22

JUNHO 2013


Você cuida corretamente da sua ave? As aves possuem um metabolismo muito acelerado em relação aos mamíferos, e isso representa um ponto de grande atenção para a identificação de doenças e tratamento a tempo. Muitas vezes por falta de conhecimento e atenção do proprietário, esses animais “especiais” sofrem consequências que muitas vezes não têm volta. Existem muitas doenças que podem acometer as aves, desde uma simples sinusite (que se não tratada pode se agravar e levar a pneumonia e morte) até mesmo uma zoonose (doença transmissível ao humano). Os primeiros sintomas de uma ave doente se dá através do comportamento. As aves podem se apresentar com as penas erriçadas, dormindo durante o dia, sem cantar ou falar, diminuem a alimentação e em um estágio um pouco mais avançado, tem perda de peso, diarréia, ficam no fundo da gaiola até irem a óbito. Qualquer que seja a alteração no comportamento de sua ave, leve-a imediatamente ao veterinário especializado. A alimentação é um ponto fundamental para a longevidade e qualidade de vida da sua ave. Uma informação pouco disseminada e de grande importância, é que sementes são prejudiciais à saúde das aves em geral. Hoje felizmente existem muitos estudos sobre esses animais e temos acesso a rações extrusadas de boa qualidade. Para que sua ave viva muitos anos e com ótima qualidade de vida, faça sempre uma boa higienização da gaiola, evite correntes de ar, dê sempre o alimento correto e dê principalmente muito carinho e atenção a elas. Dra. Andrea Caetano B. Marson Médica Veterinária de silvestres e exóticos

Milho, canjica e diversão Veja o que fazer para curtir uma das épocas mais gostosas do ano. Uma das épocas mais gostosas do ano é em meados do mês de junho. Além do aquecimento para as férias escolares, o meio do ano é recheado de guloseimas, como: bolo de fubá, canjica, milho, quentão e brincadeiras que aquecem o coração, além de quermesses e guloseimas. Contudo, não dá pra passar o período de recesso sentado em frente à TV, não tem a menor graça. Por isso, alguns pais aproveitam a pausa para inscrever os filhos em colônias de férias a fim de estimular, através das atividades lúdicas propostas, a socialização. Mas por que não aproveitar o recesso escolar para curtir momentos agradáveis junto aos filhos? Segundo a Diretora Pedagógica do Externato São José, Rosaura Domingues dos Reis, “ser criança, adolescente, é ter um tempo que não volta mais. É importante que os pais consigam momentos de parceria e companheirismo com seus filhos”. Roteiro de Férias Leitura Contos de Adivinhação, Ricardo Azevedo - Editora Ática Reis, rainhas, príncipes e princesas lado a lado com as pessoas simples do sertão. Em Contos de Adivinhação somos aproximados dos contos populares do nosso país, com histórias que transmitem mensagens sobre a vida e a natureza. Com textos curtos e agradáveis, podem ser apreciados pouco a pouco ou de uma vez só numa tarde de domingo. Brincadeiras - Férias tempo de Pipa! Quem não gosta de soltar pipas? Tirar um domingo para soltar pipa com o filhão é uma boa atividade para os papais. Tour Cultural - Catavento O Catavento é um espaço cultural de ciência e está localizado no Palácio das Indústrias no centro de São Paulo. O espaço é dividido em 4 seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Para mais informações: www.cataventocultural.org.br

24

JUNHO 2013


JUNHO 2013

25


LEITURA Inferno: Uma nova aventura de Robert Langdon Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em “O Código Da Vinci”, “Anjos e Demônios” e “O Símbolo Perdido” e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento. No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído. Autor: Brown, Dan / EDITORA BEST SELLER/ 1 º Edição - 2013 - 448 pág.

Diário de um Banana 7 – Segurando Vela O Dia dos Namorados está chegando e Greg Heffley continua sozinho. Mas um baile organizado pela escola pode mudar tudo. Ele precisa encontrar uma garota urgentemente. Para isso, conta com a ajuda de outro “solteirão”, Rowley, seu melhor amigo. A ideia de Greg é usar Rowley como isca para atrair as meninas, uma espécie de coadjuvante de luxo que auxilia o ator principal a brilhar. Será que este plano vai dar certo? Ou será que a flecha do cupido vai tomar um rumo inesperado... Autor: Kinney, Jeff / EDITORA VERGARA & RIBA / 1 º Edição - 2013 - 218 pág.

Game of Thrones: Por dentro da Série da HBO Esta obra luxuosa e oficial mostra aos fãs novos caminhos para entrar neste estonteante mundo fictício, para que eles descubram mais sobre os amados (e injuriados) personagens e seus enredos eletrizantes. Centenas de fotos, produção e figurino, esboços sequenciais, e histórias secretas, revelam como os criadores traduziram os best-sellers de fantasia do grande escritor George R. R. Martin, num hipnotizante mundo de Westeros. Game Of Thrones: Por Dentro da Série da HBO destaca entrevistas com os atores principais, os membros da tripulação e captura os melhores momentos roteirizados e os improvisados das primeiras duas estações, assim como traz um prefácio assinado pelo próprio George R. R. Martin. Este volume especial, de capa acolchoada e totalmente ilustrada, oferece um acesso exclusivo sem precedentes a esta famosa série de TV. Este livro vai tirar o sono dos aficionados pela série Crônicas de Gelo e Fogo, pois traz tudo o que você sempre quis saber sobre o programa da HBO. Autor: Martin, George R. R. / EDITORA LEYA / 1 º Edição - 2013 - 192 pág.

OBSESSÃO Gabe, Jace e Ash são três dos homens mais ricos e poderosos do país. Eles estão acostumados a conquistar tudo o que querem. Tudo. Para Gabe, tudo significa realizar uma fantasia particular com uma mulher que era um fruto proibido - e que agora está pronta para ser colhida... Quando Gabe Hamilton viu Mia Crestwell entrar no salão na inauguração de seu hotel, sabia que iria para o inferno pelo que tinha planejado. Afinal, Mia é irmã de seu melhor amigo. Contudo, não é mais uma menininha. E Gabe já esperou muito tempo para colocar seus desejos em prática. Gabe já fez parte das fantasias de Mia há muito tempo, desde que era apenas uma adolescente com uma “paixonite” pelo melhor amigo de seu irmão. Mas o que pode acontecer 14 anos depois? Mia sabe que Gabe é como um sonho inalcançável, mas sua atração só fez aumentar ao longo do tempo. Agora ela é adulta, e não há motivo para não agir de acordo com seus desejos mais secretos. Autor: Banks, Maya / EDITORA QUINTA ESSÊNCIA / 1 º Edição - 2012 - 384 pág.

Livraria Nobel www.nobelatibaia.com.br 26

JUNHO 2013


JUNHO 2013

27


Astral

por Aida Pedrosa

Coluna desmistifica dúvidas de Astrologia e favorece o autoconhecimento e a reflexão!

Aquário e o trabalho Os Aquarianos são livres, amigos, revolucionários por natureza e deixam sua marca original por onde passam, e no trabalho não é diferente. Usam o raciocínio lógico e pesam todas as possibilidades antes de realizar algo. Aprendem tarefas novas com rapidez e facilidade, e conseguem concentrar-se por períodos prolongados.

Vamos conhecer como o aquariano Michel Teló vive o trabalho! Nosso convidado especial é o aquariano Michel Teló, o cantor e compositor que fez o mundo inteiro cantar em português, nasceu em Medianeira/Paraná, no dia 21 de janeiro de 1981, mas foi criado em Campo Grande/Mato Grosso do Sul. O sertanejo começou a cantar aos 12 anos. Hoje, aos 32, é o fenômeno da música brasileira e colhe os frutos do sucesso com reconhecimento internacional. O artista que fez um show em Atibaia no dia 18 de maio e foi recebido por uma multidão, fala sobre as características do seu signo e a relação com o seu trabalho.

Michel Teló conta para Aida Pedrosa que seu segredo é saber usar a tecnologia a seu favor! Quando questionado se conhece a Astrologia e acompanha o horóscopo, nos jornais e revistas, ele sutilmente nega. “Já ouvi falar mas não é algo que conheço. Tudo é uma questão de analisar. Não acompanho muito o assunto. O fato de eu ser aquariano não me diz muito, não entendo, a fundo a ligação que existe. Sei que tenho uma criatividade infinita, me interesso por tudo e raramente me canso. Eu estou sempre ligado nas novidades.” Leia mais detalhes do papo com o cantor romântico que fala sobre o trabalho que apimentou o mercado sertanejo: “No meu caso trabalhar com a musica é fazer o que eu amo”. É através do trabalho que eu me realizo profissionalmente, que busco o conforto material. Eu adoro restaurantes bacanas. Gosto muito de viajar, de ler, de filmes. Sempre busco novos conhecimentos. Comecei a fazer administração, mas como tocava em bares fui reprovado por falta e assim entrei na música de vez. Sempre tive fé. Sou católico e acredito muito em Deus. Creio que todas as coisas que aconteceram e acontecem comigo são incríveis e é um presente de Deus na minha vida. Sou muito grato a Ele. Meu sonho é simplesmente cantar e levar alegria para as pessoas. O sucesso para mim significa se realizar e “estar” feliz no que você trabalha. Faço 25 shows por mês. Então, resta pouco tempo. Meu segredo para cumprir as tarefas diárias no trabalho é usar a tecnologia a meu favor. 28

JUNHO 2013


No dia a dia, estou sempre ligado no celular e quando você faz o que gosta, mesmo sendo cansativo, a gente se dedica, faz com amor e alegria. A minha rotina é de viagens, de muita estrada, cada dia numa cidade... de dormir tarde e acordar tarde, de estar no avião todo dia.” Ao comentar com Michel Teló que Atibaia é cidade nativa do signo de Câncer e tem ligação com a família, ele me conta como é sua criança interior. Confira: “Eu sou muito família. Eu vim de uma família simples, meus pais trabalhavam muito. Meu pai tinha uma padaria e a gente se divertia ali, na padaria mesmo, no corredor, na rua, na frente das arvores. Quando era época de manga eu adorava comer manga em cima do pé de manga. Tive uma infância muito feliz! E finaliza: “Adorei ter feito show em Atibaia, foi muito legal! Tenho que agradecer demais o carinho de todo mundo, a galera de Atibaia compareceu em peso, energia incrível! Espero voltar logo que, já estou com saudades, justifica a estrela da música.”

A estrela da música revela como foi sua infância: sua criança interior

Principais características de Aquário de 21/01 à 19/02 Aquário representa a luta pela liberdade o respeito às diferenças e a busca do saber. No universo de um aquariano cabe todo mundo. Seu símbolo representa a vibração conjunta entre o indivíduo e a coletividade. “Antenado”, têm o poder de antever tendências, como Prometeu, na mitologia tinha o dom da profecia. Ele não tem nem paciência nem tolerância com os problemas individuais. O aquariano é por natureza um ser exaltado e “desobediente”, no sentido de não aceitar o que lhe é imposto e se propor a renovar a sociedade com novos valores. É impressionante o quanto sabe aconselhar e ajudar os outros e pouco aproveita desta sua capacidade para si mesmo.

Aquário em todos nós:

A nossa porção aquariana desperta sempre que nos engajamos em causas sociais ou na construção de benefícios em prol do próximo. Ou então quando exercemos tarefas criativas, que tragam inovações ou estejam ligadas a novas tecnologias. Às vezes, temos que pagar um preço pelos princípios de “liberdade, igualdade e fraternidade”, o lema aquariano, como fez Prometeu.

Combinações:

Aquário combina com Gêmeos e Libra por serem do mesmo elemento, ar. Eles combinam por serem parecidos. Também combina com Áries, Leão e Sagitário por serem signos de elemento complementar, fogo. Eles combinam porque se completam.

Dica de astrologia para junho: É possível sonhar! Leia as dicas que servem para todos os signos do zodíaco: A astróloga Aida Pedrosa analisa o cenário cósmico e ressalta que, este mês de junho, a novidade vem grande e boa: Júpiter entra em Câncer, lançando um lindíssimo aspecto a Netuno e a Saturno que estão em ligação harmoniosa. Abremse as portas para a reestruturação emocional, para a realização de projetos magníficos que incluam cinema, artes visuais, música, com altas doses de romantismo. “O Universo revelará às pessoas que é possível sonhar e amar com delicadeza e altruísmo”, sugere.

*OUSE SE CONHECER MELHOR!* E lembre-se: o Universo é íntimo, os astros sempre nos acompanham. Aida Pedrosa Astróloga

@Aida_Pedrosa

11 9.7198-5250 vivo 11 9.5829-4767 tim

JUNHO 2013

29


30

JUNHO 2013


JUNHO 2013

31


Memórias de um atibaiense, aos 80 anos José Passador, que vive em Atibaia há 80 anos, contou seu passado e relembrou suas memórias mais carinhosas sobre a cidade

Em junho, Atibaia completa 348 anos e, para homenageá-la, a Revista Ênfase traz uma entrevista cheia de memórias e boas histórias do morador e dono da sorveteria mais tradicional da cidade, José Luiz Passador. Durante uma segunda-feira ensolarada, na sorveteria “Ao Valentim”, José Luiz reviveu seu tempo de adolescente e contou como era a vida em Atibaia durante a década de 40, com muitos bailes no Clube Recreativo, encontro de turistas no extinto Clube de Campo e paqueras na Praça da Matriz. O morador, que completará 80 anos em 2013 vivendo em Atibaia, também falou sobre as transformações e o desenvolvimento da cidade durante a década de 70, e se emocionou ao dizer que sente falta da antiga Atibaia, onde todos se conheciam.

Revista Ênfase: Como começou a sua história em Atibaia? José Passador: Eu me mudei para Atibaia em 1933. Vim de Itatiba com pouco mais de um ano, pois meu pai passou a trabalhar na extinta Companhia Têxtil. Fiz meus estudos no Grupo Escolar do José Alvim e passei praticamente toda a vida em Atibaia. Em 1959, me casei com Diva Zago, filha de Valentim Zago e neta de Pedro Legé. Em 1964, comprei o Bar “Ao Valentim”, que sempre esteve localizado na Praça Claudino Alves, de meu sogro Valentim Zago. Desde sua inauguração em 1935, o “Ao Valentim” foi um bar completo, com lanches e bebidas. Em 1976, comprei uma batedeira de sorvetes italiana e transformei o local em sorveteria. RÊ: Na década de 40, durante a sua infância e adolescência, o que se costumava fazer na cidade? JP: Quando eu tinha mais ou menos 13 anos, a Pedra Grande já era um ponto turístico muito visitado na cidade. Tínhamos também o Clube de Campo, local onde hoje é o Parque Edmundo Zanoni. Neste, a molecada da cidade e os turistas que vinham de São Paulo e Santos se reuniam. Durante estes encontros, convidávamos turistas e moradores para participar dos bailes que fazíamos no Clube Recreativo. RÊ: E como eram os finais de semana dos jovens da década de 40? JP: Os finais de semana eram muito bons. Nós frequentávamos muito o Cine República, que ficava na Rua José Alvim. Lá nós víamos os filmes da época e seriados. Estes seriados eram passados na matinê de domingo e continuam nos domingos seguintes. Nos sábados, fazíamos bailes no Clube Recreativo. Levávamos os discos, colocávamos na vitrola e dançávamos. RÊ: Você sempre morou próximo à Praça Claudino Alves, no Largo da Matriz. Foram muitas as mudanças ocorridas no local? 32

JUNHO 2013


JP: Sim. Na década de 40, a Praça da Matriz era um ponto de encontro dos moradores. Ela foi o primeiro calçamento da cidade e passou a ser o que hoje é a Alameda Lucas Nogueira Garcez: o “point” da cidade. Nesta época, havia uma escadaria no meio da praça, com uma estátua do Major Juvenal Alvim. Era costume as moças andarem em volta dessa escadaria, enquanto os moços ficavam parados na calçada, vendo-as passar. Eles flertavam como se fosse um “namoro por olhar”. Na década de 60, os casais deixaram de se paquerar na praça. Nessa época, foi construída a Fonte Luminosa. Essa fonte veio para Atibaia através de um projeto do Governo do Estado de São Paulo, que deu várias fontes para cidades do interior. Entretanto, a fonte não agradou. Eles acertaram em colocá-la no local mais visitado, porém que era também o lugar que mais ventava na cidade. Então, quando se ligava a água da Fonte Luminosa, as pessoas que estavam na praça tomavam um banho. Na década de 1970, a fonte foi retirada, e foram feitos morros no meio da praça. A tentativa foi trazer a Pedra Grande para o Centro de Atibaia, mas não deu nada certo, pois se acabou com o espaço da praça. Quando o Cido Franco tornou-se prefeito em 1974, a Praça da Matriz foi novamente remodelada. Na época, um coreto foi posto e o Hotel Municipal, demolido. RÊ: O comércio do centro já era desenvolvido durante a década de 40? JP: Não muito. Tínhamos duas importantes farmácias, a do Avelino e a do Bento Escobar, ambas localizadas no Calçadão. Na época, era comum o farmacêutico nos atender de terno e gravata. Os supermercados atuais ainda não existiam, mas Atibaia possuía um mercado tão completo, quanto os de hoje. Na Casa Rosa, localizada na Praça Claudino Alves, não faltava nada e o pessoal vinha do sítio para o centro da cidade uma vez por mês para fazer as compras no mercado. No final da compra, era costume se levar para casa um pedaço de goiabada ou “maria mole”, o doce mais famoso da época.

RÊ: Quando você percebeu que Atibaia passou a se desenvolver e a se transformar? JP: Na década de 1970, Atibaia já era outra. Várias indústrias vieram para a cidade, o que ajudou a aumentar a população. Os projetos de infraestrutura nos bairros, que começaram durante o governo de Omar Zigaib, foram concluídos pelo Cido Franco, como a ligação de água e esgoto e o asfalto do Alvinópolis. RÊ: Após 80 anos vivendo em Atibaia, como você enxerga a cidade hoje? Sente falta de algo? JP: Atibaia cresceu muito, mas ainda é uma cidade boa para se morar. Entretanto, já não é a cidade onde todos se conhecem. Sinto falta da amizade, de conhecer todo mundo que entrava aqui na sorveteria. Também sinto saudades do modo de se fazer política daquela época, em que existia do poder público um interesse maior. As coisas eram por amor e não por interesses particulares ou de um grupo.

Flávia Helena Bezerra - Jornalista

JUNHO 2013

33


Sua empresa através dos números Tânia Ferraz

Hoje, podemos dizer que a utilização da numerologia é crescente e a sua receptividade não é só em micro e pequenas empresas, mas também em empresas de maior porte. Empresários e executivos de grande expressão também têm se mostrado abertos ao uso desse conhecimento. O poder de conhecer a sua empresa através dos números é um dos fatores que podem levá-lo à realização de suas metas. O nome da razão social de uma empresa determina o seu caráter organizacional. Algumas empresas parecem pressentir os acontecimentos futuros, outras são pegas de surpresas. Quando pensamos em uma organização ou mesmo num grupo de empresas, enfatizamos os aspectos ligados à rentabilidade, lucros, ações, compra e venda, acionistas, capital aberto ou fechado, etc. Poucas são as vezes em que os executivos em geral param para refletir sobre as vibrações que regem aquela organização. As empresas têm caráter próprio, seja um hospital comunitário, uma universidade particular, um escritório de arquitetura, um supermercado ou uma loja. O caráter de uma empresa é a individualidade da organização, é o DNA da forma de vida assumida por ela e que a faz sentir e agir por ela mesma. A numerologia empresarial é uma ferramenta que possibilita a compreensão das energias que regem uma empresa. É a chave decodificadora a partir do nome e da data de nascimento. Assim, a empresa é uma energia viva, portanto tem vontade própria, como também está sujeita às oscilações da vida. A numerologia divide o caráter de uma empresa em duas partes: alma e personalidade . Alma é a essência da empresa, é a vontade mais intima, é o que motivou a sua existência. Personalidade é a imagem, a forma como a empresa se apresenta para seus clientes, seu cartão de visita. O nome de uma empresa ou de uma pessoa é um código que contém todas as informações referentes aos seus talentos.

34

JUNHO 2013

O caminho de origem de uma empresa é determinado pelo dia, mês e ano de sua abertura. Sem dúvida, a data define os ciclos, as probabilidade dos acontecimentos, a realização dos objetivos. São períodos de probabilidades que, quando analisados, permite entender quais os desafios existentes e como superá-los . Através dos 36 itens observados e analisados, é possível fazer um prognóstico a partir das probabilidade dos acontecimentos da sua empresa. A numerologia visa melhorar a qualidade de vida das empresas, das organizações e das pessoas. Conhecendo sua empresa... Siga a seguinte tabela:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

Diante dessa tabela, basta colocar números em lugar das letras EX. Foi feita a numerologia do logotipo da revista Ênfase. Observe que agora existe mais um “N”. Considero Ênfase com 2”n” + ÊNNFASE que é igual uma alma (soma das vogais)5+1+5=11 (número mestre). Personalidade (soma das consoantes) 5+5+6+1=17. Soma que define o caráter é igual 11+17=28=2+8=10=1+0=1. O número 1 vindo de um 28 (sendo que o número 28 é o que está atrás da entrelinhas). Mostra que a empresa está redefinindo sua linha de trabalho se tornando mais seletiva. Visão é a palavra e sua meta é a iniciativa e planejamento. Os planos são executados com autoconfiança e com força de vontade. Traz assim oportunidades de novos inícios, alcançando a liderança no mundo dos negócios. Novos parceiros .O numero 1ê, pioneiro em todos os aspectos, exige de si mesmo qualidade. A experiência lhe permite indicar o melhor .


Empresa 1 - INICIATIVA NAS NEGOCIAÇÕES Ação é a palavra. Liderança, promoção. Triunfa contra os obstáculos. Suas metas são concretizadas. Decisões e independência, a criatividade lhe permite aceitar as mudanças, tomar as rédeas e determinar seu curso futuro. Conselho - O plano mental é o maior aliado dessa energia .

Empresa 2 - HABILIDADE NAS NEGOCIAÇÕES Cooperação é a palavra. Acordos, equilíbrio. O conhecimento lhe confere o sucesso em seus empreendimentos. Excelente mediador, receptivo às ideias alheias. Arquiva e analisa cada uma das informações adquiridas. Conselho - As reuniões são necessárias para manter o equilíbrio nas negociações .

Empresa 3 - TALENTOS Criatividade é a palavra. Expansão. Investigar novas ideias atrai oportunidades e novos aliados. A produtividade eficiente leva à realizações das metas. O crescimento no mundo dos negócios depende de uma ação e recursos efetivos. Conselho – Manter o foco possibilita a vitória.

Empresa 4 - HABILIDADE PARA OS NEGÓCIOS Planejar é a palavra. Trabalho, construção. Analisar, registrar são de extrema importância para garantir as realizações. O lado prático facilita as negociações. A perseverança é um dos seus talentos. Conselho – O futuro só é real quando existe um passado sólido.

Empresa 5 - DISCERNIMENTO INTELECTUAL Adaptação é a palavra. Comunicação, renovação. Novos métodos são sempre bem-vindos. As mudanças fazem parte das suas conquistas. Mais do que qualquer outra energia, o aprendizado é decorrente das experiências. Conselho - Deve aprende a fazer as mudanças de modo progressivo.

Empresa 6 – VISÃO APRIMORADA Lógica é a palavra. Responsabilidade. O seu senso de justiça é apropriado para fazer o melhor profissionalmente. Seus clientes sentem-se recompensados. Sua habilidade de análise leva diretamente ao foco, solucionando os problemas. Conselho - O sucesso é o resultado de uma atuação eficiente .

Empresa 7 - FÉ NO FUTURO O pensamento é a palavra. Eficiência e metodologia fazem alcançar a realização das metas. A análise é sempre bem-vinda para o aprimoramento das ideias. A intuição também lhe confere bons resultados. O conhecimento é necessário em uma argumentação. Conselho - O aguçado poder da observação vence os desafios.

Empresa 8 - EFICIÊNCIA Realização é a palavra. Está preparada para vencer os obstáculos. Habilidade em organizar grandes grupos e empreendimentos de sucesso. A liderança é seu foco. Preparada para agir possui uma força inesgotável. Conselho - Jamais tente abusar de seu poder.

Empresa 9 - HUMANISMO Imaginação é a palavra. Coragem e habilidade para enfrentar eventos inesperados. Pode muito mais, além do que imagina. Reconhece a capacidade de cada um. Sabe que seu sucesso depende da união da equipe. Conselho – Mantenha-se firme em suas convicções e concretizará grandes aspirações.

Tânia Ferraz 011 44125651/999-395-192

JUNHO 2013

35


36

JUNHO 2013


JUNHO 2013

37


Turismo Circuito Entre Serras e Águas, um roteiro ao alcance de todos. Hanna Gouvêa

O Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau (ARC&VB) é uma organização criada em 2005 e formada por empresários do turismo que trabalham pelo desenvolvimento da atividade turística de 13 cidades: Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Jarinu, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Tuiuti, Vargem e Guarulhos. Dentre tantos projetos e trabalhos realizados, está a lei que oficializou como destino turístico o Circuito Entre Serras e Águas e o lançamento oficial do material de divulgação deste circuito, um projeto em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. A produção do material impresso, vídeos e portal é resultado de uma emenda parlamentar do deputado estadual Beto Trícoli, através da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e apoio de diversos profissionais do trade turístico da região de Atibaia. Disse Gilberto Pacheco, presidente da Unicidade: “O Circuito Entre Serras e Águas é uma marca muito forte e faz parte da câmara técnica de turismo da Unicidades. Agora temos um belíssimo portal e um belíssimo material para que nossa região seja apresentada”. O lançamento oficial do material aconteceu durante evento no Teatro do Hotel Bourbon em Atibaia no último dia 20 de maio. Estiveram presentes representantes do poder público dos treze municípios além de representantes de diversos segmentos do turismo. Lendo o Diretório, acessando ao portal ou assistindo aos vídeos, o turista terá informações sobre o patrimônio histórico, natural, arqui38

JUNHO 2013

tetônico e cultural das cidades do Circuito, além de orientações sobre pontos turísticos, gastronomia, festas, etc. Os profissionais de evento também se beneficiarão com o conteúdo voltado ao corporativo que retrata a infraestrutura que a região oferece para a realização de eventos de diferentes formatos e públicos, com hotéis, salas de eventos e centro de convenções. Segundo Jaime Santos, Secretário de Turismo, Eventos e Cultura de Atibaia, o lançamento deste material técnico é o resultado do trabalho de um grande grupo de empresários para que nossa região pudesse ser apresentada com todas as informações que o turista ou o realizador de eventos necessita.

Valéria Thomaz, presidente do ARC&VB finaliza: “É muito gostoso assistir ao vídeo de cada cidade e perceber o potencial da nossa região: turismo religioso, de aventura, náutico, rural, lindos recursos naturais... Nós mesmos precisamos conhecer mais a nossa região, mas além de nós, o mundo agora conhecerá pois o portal está no ar!” Acesse ao portal www.circuitoentreserraseaguas.com.br e conhecer mais da sua região.


JUNHO 2013

39


Ayurveda Hanna Gouvêa Há seis anos Andrea Joaquim, moradora de Atibaia, estuda a filosofia Ayurveda e busca através de seu trabalho culinário, de massagens, de terapias e de seu blog chamado “Chá com Ayurveda”, levar para o maior número de pessoas os benefícios desta filosofia milenar. Ficou curioso? Acompanhe a entrevista de Hanna Gouvêa. Andrea Joaquim é terapeuta ayurvedica. andreajoaquim@hotmail.com

1- O que é Ayurveda? Ayurveda, da palavra Ayur = vida e veda = ciência, é uma filosofia nascida na Índia, irmã do yoga, que tem como principal objetivo a manutenção da saúde e do equilíbrio, através de cuidados naturais e holísticos. Para o Ayurveda todos os seres da natureza (reino mineral, vegetal e animal) são formados por cinco elementos: éter ou prana (energia vital), ar, fogo, água e terra. Cada um destes elementos exerce uma função para criação e manutenção da vida, por exemplo o elemento fogo, no nosso organismo, representa a digestão, os processos metabólicos,o calor da pele, a capacidade intelectual, o discernimento. É representado pelo sol, calor e luz.

2- Como este trabalho é aplicado? Os cuidados do Ayurveda abrangem não só terapias como as massagens, mas também a alimentação e rotina diária adequada a seu biotipo e o meio em que a pessoa vive.

3- O que são Doshas? Os doshas são à base da filosofia ayurvédica, representam os cinco elementos impregnados pela força da vida, o prana (energia vita). Cada dosha é composto de dois dos cinco elementos: Vata = prana ou energia vital e ar, Pitta = fogo e agua e Kapha = água e terra. Todos nós somos formados pelos cinco elementos, portanto pelos três doshas. Apesar de todos nós possuirmos uma constituição única e individual, o Ayurveda descreve cada pessoa como uma combinação de todos os três doshas, com uma tendência predominante de um desses doshas.

4- E como descobrimos nossa constituição ayurvedica? Hoje existem muitos livros sobre Ayurveda no Brasil, e na internet existe bastante material. Mas o ideal é que a pessoa consulte um médico especializado ou um terapeuta ayurvédico.

40

JUNHO 2013


5- Qual o conceito de beleza para a Ayurveda? O ayurveda considera beleza um aspecto muito importante, pois beleza está relacionada à saúde e harmonia entre mente e corpo. O Ayurveda não relaciona beleza a estereótipos ou padrões e sim com um corpo forte, no sentido de vigor principalmente com um sistema imunológico eficaz e uma digestão saudável. Sendo assim os reflexos ficam visíveis numa pele, cabelos, unhas e corpo harmoniosos e saudáveis.

6- Dentro de sua experiência, qual aspecto desta cultura seria o ponto de partida para uma mudança de hábito? Principalmente o autoconhecimento e a informação. Para o Ayurveda, não nos alimentamos só de comida, mas também de impressões e estímulos captados pelos nossos órgãos do sentido, sendo assim se queremos mudar um hábito temos que criar esse meio de autoobservação e buscar informações que causem impressões positivas para nossa mente. Só não podemos esquecer que dentro de nós vive uma força e energia divina e, se cuidarmos dela, tudo fica mais fácil.

7- Estamos no mês de aniversário de Atibaia, conhecida por ser a terra dos morangos e das flores.Gostaria de fazer uma conexão índia-Atibaia. Poderia nos passar alguma receita de beleza utilizando flores? Sabendo que Atibaia se dedica à plantação de rosas, tenho uma receita bem fácil de água de rosas. Para o Ayurveda a rosa equilibra o Pitta, elemento fogo, sendo assim podemos considerar suas propriedades antiinflamatórias e tônicas para pele. Podemos usar água de rosas tanto na pele, como na culinária. Na culinária indiana ela é bastante usada principalmente no preparo de doces e sucos. Eu costumo usar nos chás, mas tenho o hábito de borrifar água de rosas no rosto todos os dias pela manhã, após o banho e antes de dormir. Também uso água de rosas para fazer máscara facial de argila branca, que é indicado para quem tem problemas como acne e manchas.

Receita de água de rosas natural Primeiramente certifique-se que as rosas, que podem ser brancas, vermelhas ou rosas, sejam livres de agrotóxicos ou qualquer pesticida. Em um vidro grande coloque uma xícara de pétalas já higienizadas, e as cubra com água quente. Feche bem o vidro e guarde em num local escuro por dois dias. Passados os dois dias, acrescente mais uma xícara de pétalas e cubra novamente com água quente. Feche bem o vidro e deixe repousar por mais dois dias. Passados os dois dias, coe a água e guarde num frasco de vidro limpo e esterilizado. Pode ser guardado na geladeira ou não (se o clima tiver muito quente é aconselhado). Não tem um tempo de validade determinado, mas se tratando de uma receita natural, qualquer alteração no cheiro ou na cor é aconselhado que jogue fora. Esta água pode ser usada em chás e na pele. É um calmante para peles irritadas, sensíveis e alérgicas.

Namaste!

JUNHO 2013

41


42

JUNHO 2013


Rua José Alvim, 42 - loja 12 Shopping Galeria - Piso Matriz Centro - Atibaia fone: 3402.3666 / 9 8623.3732

Al. Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 2646- Atibaia fone: 2427.1899 / 4402.7568 44

JUNHO 2013


Rua Benedito de A. Bueno, 394 Centro - Atibaia fone: 4413-5393

Rua JosĂŠ Alvim, 452 Centro - Atibaia fone: 4412-5280 JUNHO 2013

45


habitum

Rua José Alvim, 127 Centro - Atibaia fone: 2427-6860

Rua José Alvim, 115 Centro - Atibaia fone: 4411-0781 / 4412-2673 46

JUNHO 2013


Al. Prof. Lucas Nogueira GarcĂŞz, 2095 Atibaia fone: 4402-1777

JUNHO 2013

47


Al. Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 3345 - Atibaia fone: 4412-2451 / 2427-6932 Breve em novo endereço: Al. Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 1989

Rua Benedito de Almeida Bueno, 492 Centro - Atibaia fone: 4411-9263

Solares: Óticas Look Rua José Bim, 605/611 fone: 4412-9060/4412-6491 48

JUNHO 2013


Al. Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 2022 Atibaia fone: 4411-9905

LINDA MULHER

Rishikesh Importados do Oriente

Al. Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 2049 - Atibaia - fone: 4402-2444

Linda Mulher - Rua José Lucas, 66 - fone: 4411-4003 Yes Modas -Rua José Alvim, 178 - fone: 4413-0067 Centro - Atibaia JUNHO 2013

49


As CÉLULAS-TRONCO e os CÃES Mesmo sendo uma técnica ainda em sua fase pediátrica, todas as pesquisas já realizadas com o uso da tão famosa CÉLULA-TRONCO mostram diversos efeitos curativos em inúmeras doenças já conhecidas. No caso dos cães, podem ser observados progressos em patologias mais simples como fraturas ósseas e lesões de pele e também nas mais complexas como tetraplegia, cinomose, insuficiência cardíaca, hepática e renal. Tem-se visto também muito a sua utilização em gatos e equinos. A terapia com CÉLULA-TRONCO na veterinária não encontra tanto entrave em relação à ética, como na medicina humana. Muitos avanços têm se mostrado primeiramente nos animais para depois serem testados nos humanos. Graças à sua capacidade de gerar qualquer tipo de célula, tecidos e até órgãos, essas células são vistas como ferramenta médica cada vez mais valiosa. Embora apresentem resultados preliminares e muitos aspectos ainda misteriosos para os cientistas, alguns experimentos entusiasmam os veterinários.

Principalmente nos maiores centros universitários de pesquisa já se tem trabalhos em diversos âmbitos clínicos como: reparação de pele, infartos do miocárdio, fraturas ósseas, hepatites, doenças renais, alguns cânceres e até mesmo artroses. Hoje, existem hospitais e médicos veterinários dedicados exclusivamente a essa terapia, aqui mesmo em São Paulo. Está sendo feita a coleta de tecido adiposo (gordura) do próprio animal, como material doador, onde o laboratório realiza todo o procedimento de identificação, classificação e purificação para depois ser usado no paciente. Em Atibaia, usa-se a técnica de CÉLULAS-TRONCO principalmente no reparo às fraturas complexas e até mesmo em ossos não consolidados. Devido à grande expectativa de sucesso dessa terapia, dia a dia surgem técnicas e inovações para os pets.Não existe o “milagre” para um tratamento pouco esperançoso e sim um trabalho sério em que o paciente, proprietário e o médico veterinário lutam em conjunto para alcançar o objetivo comum: a QUALIDADE DE VIDA dos cães e gatos. O que são células-tronco? São células também conhecidas como células-mãe. Podem gerar não só novas células-tronco como também grande variedade de células dando origem aos tecidos e órgãos do corpo. Ex: osso, coração, músculos, pele, entre outros.

50

JUNHO 2013

Quais os tipos de células-tronco? Podem ser adultas ou embrionárias. As adultas são encontradas em diversos órgãos. Há certa limitação ao tentar produzir outro tipo de célula. As embrionárias são células encontradas nos embriões. São mais abundantes e possuem maior capacidade para se diferenciar.

Como é feito o tratamento? As células-tronco adultas são retiradas dos locais doadores, isoladas, classificadas, cultivadas em laboratório e transplantadas no próprio doador ou para pacientes compatíveis.


52

JUNHO 2013


JUNHO 2013

53


Convite ao Humor O causo do pescador que não admitia mentiras por Miguel

Nader

Dizem que pescador é contador de mentiras. Conheci um que era diferente de todos, se dizia exceção, pois nunca tinha falado uma mentira sequer. Ele apenas relatava o que realmente tinha acontecido. Ele dizia que mentiroso era o irmão, Maroca. Ele não! E foi, sentado numa pequena ilha, mais conhecida como Ilha dos Vieiras – pois ali só habitava a família Vieira - que iniciei uma conversa com o famoso pescador Antônio Vieira (além de pescador, dançarino, poeta, músico...). Foi ali, à beira do rio Paraíba do Sul, à sombra dos bambuzais, bebendo água que passarinho não bebe e comendo um peixe pescado e frito na hora pelo Ademir, que se iniciou aquele papo agradável. - Miguelzinho, outro dia passei o maior sufoco. Como de costume diário, fui pescar e tava um dia muito esquisito, não tinha pegado nada ainda. De repente, senti uma beliscada de leve, deixei dar outra beliscada e fisguei o danado. Daí, comecei a sentir dificuldades de trazer o peixe pra fora e, ao invés deu trazer o peixe, ele é que tava me levando pra dentro do rio. Já tava com água pela cintura! Por sorte, avistei uma grande árvore e arremessei a linha que enroscou no tronco, mas durou muito pouco, poiso peixe conseguiu a arrancar a árvore. Quando tava quase chegando na margem do rio, surgiu um trator e amarrei nele. O peixe puxou também o trator, daí amarrei num caminhão e ficou aquele duelo... - Você acredita que o rio já tava tortinho e o peixe nada de sair? Surgiu outro caminhão e os dois caminhões, mais o trator, conseguiram trazer o danado. Era muito grande e, quando achei que tava tudo contornado, ele veio pra 54

JUNHO 2013

cima - peguei minha espingarda e atirei, “espatifando” o danado. Saiu da barriga dele um touro bravo que também veio pra cima de mim. Daí, peguei meu revólver e atirei! O touro explodiu e saíram várias pirainhas. Peguei meu canivete e fui matando uma a uma, até que surgiu um urso polar. - Antônio, peraí! Até agora, tudo bem, dava pra levar. Ainda ficamos na dúvida se é verdade ou mentira, mas urso polar, não! Não existe urso polar no Brasil! - Taí. Peguei o urso polar pelo colarinho, segurei firme, olhei bem nos olhos dele e perguntei: o que você tá fazendo aqui, ô desgraça? Aproveitei a deixa e fiz uma piadinha: - Por que tem cama elástica no Pólo Norte? Pro Urso Polar! (Desculpa, leitores! Melhor uma mentira que uma piada deste nível!) - Antônio, continue: - Teve um dia que eu tava pescando e não pegava nada. Um rapaz alegre do outro lado, o tempo todo, colocava peixe no cesto. No outro dia, fui e sentei justamente onde o rapaz estava e ele ficou onde eu estava. Não peguei nada e ele, um peixe atrás do outro. Não me contive e fui perguntar qual era o segredo. Respondeu: - Querido, é o seguinte, quando eu acordo eu olho pro lulu do meu namorado. Se estiver pro lado esquerdo – eu pesco do lado esquerdo – se estiver do lado direito – eu pesco do lado direito. - Entendi, mas se tiver pra cima? - Meu bem, você acha que eu venho pescar?Gargalhada de todos! Chega Maique- vulgo Machola- e pergunta ao Antônio sobre outras histórias: - Tio, conta pra gente a história da galinha que chocou embaixo d’água, do gato que pescava com o rabo, do dourado que vinha toda manhã no finalzinho do dia à beira do rio e, com o rabo, regava a plantação e deu jiló com mais de quilo... - Essa história é do Maroca, eu acho que é mentira dele e eu não gosto de mentiras, disse Antônio. Tudo que eu relatei, aconteceu mesmo! Neste momento, Antônio saca seu violão e nos presenteia com uma embolada: Ô bucho, bucho ô Bochecha, ou buchada tira o dedo da bochecha mete dentro da bochechada moça da bochecha gorda velha da bochecha magra cuidado cantor pra não cantar palavra errada se cantar o coro come e a polícia dá pancada. Assim, Antônio encerra com sua célebre frase: Caba não, mundão Caba sim – que é bão!


JUNHO 2013

55


56

JUNHO 2013

Revista ênfase ed 27  

Revista ênfase ed 27 , junho 2013

Advertisement