Page 1


2

junho 2015


junho 2015

3


eDitOriAl

FAZER MAIS COM MENOS, SEMPRE EM PARCERIA É com imensa satisfação que apresentamos a 36ª edição da Revista Ênnfase – Especial Eventos. O mercado de eventos tem crescido substancialmente nos últimos anos, segundo estudo encomendado pelo Sebrae Nacional e a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc). Além disso, uma boa notícia é que o setor deve continuar em crescimento, apesar dos problemas econômicos que o Brasil vem enfrentando. Sendo assim, a pauta das principais convenções e encontros do setor tem sido o “fazer mais com menos”, e aí entra o importante papel das agências organizadoras, que buscam dentro do planejamento de eventos oferecer ao cliente a melhor solução para otimizar o uso do orçamento disponível, com possível economia no final do processo. A realização de cerimônias, festas de 15 anos, formaturas ou uma festa de fim de ano corporativa dá muito trabalho. São muitos detalhes a serem pensados e muitas vezes é melhor contar com ajuda de um profissional. Com esse foco, montamos um editorial apresentando serviços, empresas e dicas que possam contribuir para o sucesso do seu evento, seja uma simples festa em família ou um evento sofisticado. O cenário atual é marcado por uma situação política e econômica instável, um governo em crise, em que os empreendedores encaram momentos muito exigentes. O mais importante é que, ao mesmo tempo em que as dificuldades se mostram, superemos cada situação e percebemos o quanto somos criativos e capazes de superar cada desafio. Agradeço a todos os clientes, colaboradores, amigos e parceiros que acreditam e confiam em nosso trabalho. Cada edição é o resultado de um processo em conjunto e, a partir desta relação, percebemos as mudanças e evoluções. Boa leitura e até a próxima! Maria Regina C. S. N. Pereira Editora Ênnfase | Avenida Santana, 896 - V. Helena - Atibaia-SP 11 4402-4220 | www.revistaenfase.com.br | facebook.com/revistaenfase

DIRETORIA Rogério Pereira | Maria Regina C. S. N. Pereira JORNALISTA RESPONSÁVEL Luiz Gonzaga Neto MTB 11.336 COLUNISTA Hanna Gouvêa MTB 56.918 ARTE E DIAGRAMAÇÃO Márcia Mendes COLABORADORES NESTA EDIÇÃO Nathália Ganzaroli - Produção de eventos | Kell Girardi - Designer Criativa | Maria Thereza G. Malpighi - Pedagoga e Psicopedagoga | Mário Simões - Palestrante | Rubia A. Ganzaroli - Homeopata e Psicanalista | Walter Calza Neto | Maura de Lima Silva e Silva | Tânia Ferraz - Psicóloga, Terapeuta Apométrica FOTO DA CAPA Ronaldo Canale - www.ronaldocanale.com.br TIRAGEM 3.000 exemplares

Conceitos ou opiniões emitidos em artigos assinados, bem como logotipos e imagens inseridos em anúncios, não são da responsabilidade desta Editora.

A Revista é distribuída nos seguintes condomínios:

Atibaia

Água Verde Chácara Pedra Grande Dom Daniele Estância Atibaia Estância Park Atibaia Flamboyant Flamboyant Village Gimenez Sallas Grêmio Lynce Horto Ivan

Jardim Pedra Grande Mansão Parque Nova Atibaia Palavra da Vida Panorama Parque Residencial Park Atibaia II Parque das Garças I Parque das Garças II Parque das Garças III Parque dos Manacás Paulista Garden Portal das Hortências

Porto Atibaia Quintas de Sta. Helena Quintas de São Francisco Recanto dos Ipês Residencial Altos da Floresta Residencial Atibaia Residencial Bella Vita Residencial Floresta Park Santa Mônica Shambala II Terras de Atibaia Vila Rafaela

Caso não tenha recebido a revista entre em contato conosco: (11) 4402-4220 E-mail: vendas@revistaenfase.com.br

4

JUNHO 2015

Vila Rosato Vila Santa Tereza Villagio Daniele Villagio Miramonte Villagio Conde Passadori Villagio Floresta

Bom Jesus dos Perdões Alpes Douro Vale do Sol Marf I


cOnteúDO

09 ESPECIAL EVENTOS

NG dá dicas sobre a produção de festas e garante sua organização. 13 ACESSORIZE-SE COM TRÊS LOOKS ESPECIAL FESTAS. 17 A PERFEITA HARMONIZAÇÃO ENTRE VINHO E COMIDA. 20 FESTAS INFANTIS: ALGUMAS “LEMBRANÇAS” IMPORTANTES. 30 MAIS UMA EDIÇÃO DO PROJETO CRIANÇA ACONTECE EM ATIBAIA. 33 MEU CÃO ESTÁ COM DEPRESSÃO? 37 COMO FUNCIONA O MÉTODO PILATES. 38 A CRISE SOB UM ASPECTO ANALÍTICO E FILOSÓFICO.

40 AMAR É SER LIVRE, ENSINA LÍDER ESPIRITUAL 41 HOSPITAL NOVO ATIBAIA INAUGURA NOVO AMBULATÓRIO. 42 EMPRESAS INVESTEM CADA VEZ MAIS NA QUALIDADE DE VIDA DOS FUNCIONÁRIOS. 44 DESISTIR NÃO É OPÇÃO! 45 CIRCUITO IBH DE HAPKIDO 2015 MOSTROU PADRÃO INTERNACIONAL. 50 O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA À CURA DO FUTURO. JUNHO 2015

5


6

junho 2015


junho 2015

7


8

junho 2015


especiAl eVentOs

NG dá dicas sobre a produção de festas e garante sua organização.

A

empresa NG produção de festas e eventos iniciou suas atividades em 2015. À frente, cursando Publicidade e Propaganda, Nathália Ganzaroli é responsável pela criação, produção, coordenação e execução de todas as etapas, participando pessoalmente de todos os projetos, desde a elaboração até execução no local.

Foto: Marco Villela

Ela conta que, “Era um projeto que estava no papel há muito tempo; aguardava a hora certa para colocar em prática. Comecei a cursar Publicidade e Propaganda na Universidade Anhembi Morumbi Campus Vila Olímpia. Com o novo aprendizado sobre a área de comunicação e experiências pessoais, decidi que seria a hora certa para fazer o que eu mais gosto, proporcionar alegria em festejar uma data especial”, afirmou Nathália.

Foto: Marco Villela

Com experiências pessoais, decidiu que seria a hora certa para fazer o que mais gosta, proporcionar aos seus clientes a alegria em festejar uma data especial. Nesse sentido, a empresa NG produção de festas e eventos oferece assessoria completa. Os serviços incluem planejamento específico para cada necessidade do evento, com a contratação dos serviços especializados para cada ocasião e parcerias com empresas do seguimento para garantir qualidade.

JUNHO 2015

9


especiAl eVentOs

PAS SO A PAS SO PA RA Orçamento: planeje e estipule um valor e comece a planejar como o dinheiro será investido na festa. Escolha do tema/cor: a temática da festa influencia a decoração e cardápio, dependendo do tema até no traje dos convidados. O melhor lugar: com esses passos definidos, é mais simples de escolher o local, escolha o perfil do local que mais se assemelha com o clima da festa que quer oferecer.

Menu: o gosto do dono da festa é o principal fator para a escolha do menu. Cálculo de bebidas:

Bebidas alcoólicas: 1 garrafa para 4 pessoas; Refrigerante ou suco: 450ml por pessoa.

10

JUNHO 2015

Foto: Felipe Aragon

Foto: Felipe Aragon

Cálculo de doces: 6 a 8 unidades por pessoa. Mesa do bolo e/ou doces: hoje a mesa é a atração da festa, é concentrada a maior parte da decoração.

Diversão/atração: a retrospectiva é sempre uma ótima escolha, com fotos e vídeos selecionados pelos familiares. A surpresa é sempre emocionante: DJ, palhaço, trovadores, cantor, uma banda, recreação, mágico, entre outros. Lembrancinha: também tem ligação com a pesquisa sobre o dono da festa; faça algo para os convidados se lembrarem do homenageado, com uso das cores e do tema da festa.

Foto: Felipe Aragon

Convite e confirmação: já definidas as cores e o tema, o convite segue a proposta da festa. Peça para os convidados a confirmação até duas semanas antes da festa para o cálculo ideal de comidas e bebidas.

Use elementos altos, baixos, com formas diferentes que destaquem os doces da mesa e que fiquem harmoniosos. A escolha dos doces e forminhas influenciam esta harmonização. Procure seguir a cor, estilo e tema escolhido.

Foto: Felipe Aragon

Perfil dos convidados: faça uma lista para verificar a quantidade certa de adultos e crianças. Data e hora: defina a data e o horário levando em consideração o estilo escolhido para a festa, se para adultos e crianças.


especiAl eVentOs

O R GANIZAR SUA FE S TA

Foto: Marco Villela

dono da festa. Descubra qual a flor preferida, a cor que mais gosta, músicas e bandas que costuma ouvir. 3. Veja qual será a previsão do tempo para o dia da festa. 4. Tire fotos do local e faça um rascunho com o lugar certo para sua decoração, mesa do bolo, mesa das lembrancinhas, mesa do buffet , convidados e lugar estratégico para a atração. 5. É preciso entregar os convites com até um mês de antecedência para os convidados se organizarem. 6. Deixe a água fácil para os convidados em um filtro, podendo acrescentar hortelã, limões sicilianos, gelo e copos ao lado para eles mesmos se servirem.

Foto: Marco Villela

Foto: Marco Villela

Dicas: 1. Para facilitar, escolha de 2 a 4 cores e/ou 1 tema para criar sua decoração. 2. Procure se atentar aos detalhes. Conheça mais sobre a vida e lembranças do

Procure inovar, surpreender os convidados e não se esqueça de curtir a festa!

Facebook: Nathália Ganzaroli

´

nathaliaganzaroli@gmail.com Instagran: @nathaliaganzaroli

JUNHO 2015

11


12

junho 2015


MODA

ACESSORIZE-SE COM TRÊS LOOKS - Especial Festas

N

ão sei se você, querida leitora, é como eu. Mas confesso que sempre que aparece um evento um pouco mais formal e que pede por uma produção mais elaborada, sinto até frio na barriga só de pensar na jornada pelo vestido perfeito. A verdade é que os vestidos longos, e até mesmo os de coquetel, não fazem exatamente parte do nosso dia a dia e nem costumam ser itens que temos em abundância no guardaroupa, fazendo com que sejam peças-investimento que escolhemos com muito cuidado. Sempre fico com certo receio de escolher um modelo elaborado - seja para mais ou para menos. Pensando nisso, selecionei algumas dicas-chave com diferentes propostas, permitindo que usemos o mesmo vestido até mesmo aquele que já temos em casa - em variados eventos, assim garantindo looks elegantes, delicados e super estilosos, apropriados para cada ocasião. Tudo isso só com diferentes combinações de acessórios. Olha só:

JUNHO 2015

13


MODA

A VEZ DA ESTAMPA A tendência dos vestidos de festa estampados invadiu as passarelas das semanas de moda na Europa e devemos vê-la por mais algumas temporadas. No caso do vestido Antix, por ser um modelo bem versátil, longo, de mangas curtas e ajustado na cintura, veste bem os mais variados tipos de corpo. Isso, é claro, além de ter as cores fortes no centro e a “moldura” do vestido em tom escuro, o que causa um efeito emagrecedor. Abaixo mostramos três opções de looks para ocasiões distintas, porém com o mesmo vestido:

NOITE: A opção é ótima para convidadas em casamentos, vernissages e inaugurações que pedem por um traje mais fino. Combinando saltos altos, clutch e joias a uma maquiagem e penteado mais elaborados, é uma opção descomplicada e muito elegante. 1 - Eternity Rose; 2 - Butterfly; 3 - Manolo Blahnik.

NA EMPRESA: Em festas de fim de ano, confraternizações despojadas e até mesmo happy hours, às vezes o evento pede por um look mais arrumadinho! Não se tratando de um evento de gala, com uma bolsa a tiracolo, sapato de salto alto mais grosso e um cinto diferente para adicionar um toque descontraído, você tem a roupa perfeita para um curtir com os colegas. 4 - Vizzano; 5 - AliExpress; 6 - H&M; 7 - Target.

COM OS AMIGOS: Tecidos em algodão e malha são muito interessantes. Eles são facilmente transportáveis da ocasião mais arrumada à mais despojada. Uma viagem com os amigos, uma festa de fim de ano. Com um longo estampado você está pronta! Adicione uma rasteirinha, um par de óculos escuros e um chapéu bacana como o floppy, se for sair durante o dia, e aproveite.

14

junho 2015

Ah! E vale adicionar um jogo de pulseiras indianas que estão voltando com tudo no próximo verão, hein?! 8 - Dior; 9 - Renner; 10 - Schutz.


MODA

BAILARINA URBANA Aqui temos duas tendências juntas num mesmo lugar: saia + blusa, também conhecidos como separates, substituindo o tradicional onepiece e a saia de tule de estilo bailarina que vem dominando looks urbanos e de festa, ambos muito presentes nas passarelas internacionais de designers como, dentre outros, Georges Hobeika. O mais legal da roupa é que se trata de duas peças separadas e que podem ser combinadas em diversas outras propostas.

DEBUTANTE: Aqui vemos uma debutante mais moderna com um toque. A faixa de flores adiciona mais feminilidade à saia e faz link com o sapato que contém o toque de glamour que faltava. Os brincos de coração aparecem para trazer uma jovialidade divertida e se mantém no mesmo tom da indispensável tiara. Uma ótima opção para uma das trocas de vestido da princesa. 1 - Forever21; 2 - Ali Express; 3 - Giuseppe Zanotti; 4 - Etsy.

MADRINHA: Ser madrinha é sempre um desafio. Quando a noiva decide por um modelo de vestido, geralmente o mesmo não favorece à todas. Agora, quando a noiva não escolhe o vestido surge aquela insegurança. No comprimento midi, a saia de tule com volume médio é delicada e, combinada à blusa com brilho discreto, atrai a quantidade ideal de atenção: menos do que a noiva, mais do que as demais convidadas. Complemente o look com uma bonita, peep toes finos, um belo par de brincos e, que tal uma pashmina delicada para o friozinho do fim do dia? 5 - Valentino; 6 - OneWed ; 7 - TopShop; 8 - Tiffany.

FASHION: Atualmente, somos tantas trabalhando em empresas ligadas ao design, à moda e à criatividade. São ambientes mais descontraídos e cheios de pessoas com um estilo mais alternativo. Então, por que não misturar os estilos e criar um look rocker-chic?! A jaqueta de couro de corte elegante tem o ar despojado quebrado pelo

scarpin e clutch. O lenço adiciona um pouco de diversão e personalidade. Toda a construção permitem um olho um pouco mais marcado e cabelo com ondas à La Gisele! 9 - Balenciaga; 10 - Alexander McQueen; 11 - Zac Posen; 12 - LucLuc.

junho 2015

15


16

junho 2015


coluna

A perfeita harmonização entre vinho e comida

A

combinação entre vinho e comida se mostra perfeita desde muito tempo. Um é o acompanhante perfeito do outro. É por isso que todos que gostam de vinho já se pegaram na situação de dúvida a respeito de qual vinho escolher para um determinado prato, ou ao contrário: que receita escolher para desfrutar com aquele vinho especial guardado na adega? Nessas horas, devido ao grande número de possibilidades de combinações, conhecer um pouco da cultura do vinho é muito importante. Um conselho básico é nunca sobrepor o sabor do vinho ao sabor da comida e, sim, combinar de forma a conseguir o melhor prazer dos dois. Temos que considerar alguns fatores importantes como paladar de cada um e o que realmente desperta o seu verdadeiro prazer. Existem algumas regrinhas básicas. Vou passar duas receitas diferentes para que vocês possam combinar, da melhor maneira possível. . . . . . . . .

Bacalhau a La Renart:

500 gr de bacalhau demolhado; 01 cebola grande; 400 gr de batata; 180 ml de azeite; 3 ovos; salsa fresca; 150 gr de tomates cereja; 100 gr de azeitonas negras. Cozinhe o bacalhau por cinco minutos, escorra-o e desfaça em lascas. Corte as batatas a julienne, de forma a obter batata palha, corte a cebola em rodelas finas e deixe dourar no azeite. Junte o bacalhau e refogue por

uns dez minutos. Junte às batatas a mistura e deixe por mais uns quinze minutos em fogo baixo até cozinhar a batata. No final, junte os três ovos e misture, coloque as azeitonas, salsa e é só servir. Harmonização: vinhos brancos como Chardonnay, Torrontes, Sauvignon Blanc o Pinot Gricco ou tintos mais frutados como Pinot Noir, Tempranillo e muitos vinhos novos com suave tanino e mais frutados.

Puchero Espanhol:

. 500 gr de grão de bico; . 200gr de costelinha defumada; . 150 gr de lombo defumado; . 2 calabresas; . 50 gr de bacon picado; . 1 peito de frango em cubos; . 3 tomates picados; . 2 cenouras em fatias; . 400 gr de batata em cubos; . 100 gr de vagem picada; . 01 cebola grande e dois dentes de alho picado; . 100 ml de azeite; . 3 litros de água; . 5 folhas de repolho rasgadas; . sal e pimenta do reino a gosto. Cozinhe o grão de bico na pressão aproximadamente por 20 minutos e reserve. Aqueça uma panela, coloque o azeite e frite as carnes com alho e cebola, adicione o tomate e cozinhe por mais 5 minutos. Junte a água e adicione os legumes, depois tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar aproximadamente por mais 40 minutos. Depois de tudo cozido, junte o grão de bico e as folhas de repolho rasgadas. Pronto! E é só servir com arroz branco. Harmonização: vinhos tintos mais potentes como Malbec, Merlot, Crianzas e vinhos com gosto mais amadeirados e pouco frutados harmonizam melhor com este tipo de prato. Bom, espero ter auxiliado vocês e, caso queiram saber um pouco mais ou conversar comigo, é só me contatar pelo e-mail joserenan48@hotmail.com ou pelo fone 1197520-3287 ou 11-99776-4972.

Jose Renart - Chef & Conseiller

junho 2015

17


18

junho 2015


junho 2015

19


eDucAÇÃO

FESTAS INFANTIS: ALGUMAS “LEMBRANÇAS” IMPORTANTES

F

azer festinha para as crianças sempre é uma correria danada. Por isso, é muito importante programar com bastante antecedência, não deixando para organizar tudo em cima da hora. É bom já deixar, pelo menos em mente, qual será o tema da festinha para poder começar a pensar com calma toda a decoração e quais tipos de salgadinhos e docinhos que serão servidos. Um assunto bastante polêmico nos aniversários é a lista de convidados. A polêmica normalmente é familiar: para uma festa de criança não faz sentido a tia ou prima distante ficar chateada porque não foi convidada. O foco é a criança. Criança quer brincar com criança e vamos combinar: há alguns eventos em que não estar na lista é um verdadeiro alívio. A lista é para criança e é ela que vai relatar quem deseja ver ao seu lado. Em tempos de crise, as grandes festas têm sido substituídas por reuniões familiares com amigos mais próximos. Comemorar o aniversário na escola é uma boa opção para a criança festejar com todos os amiguinhos. Um bolo alegra o aniversariante e seus colegas e muitas vezes eles curtem mais que os grandes eventos. As festas devem ser momentos de prazer e não a III Guerra Mundial. Se a família tem a opção de contratar uma empresa, tudo fica mais fácil. Agora, se a opção for fazer tudo em casa, uma coisa é certa: as brincadeiras tradicionais de aniversário continuam em alta. Criatividade, música e muitos balões coloridos com certeza farão a diferença. Uma dica bem interessante é substituir a lembrancinha por uma oficina. Já pensou que gostosa uma oficina de cupcake durante a festa; no final, cada um leva para casa essa deliciosa culinária; ou uma oficina de tinta - pintar um porta retrato e no fim da festa levar para casa. Enfim, são muitas opções e, com certeza, existem ideias para todos os bolsos. Durante o ano, são muitas as festas a que levamos nossos filhos e esses encontros são recheados de surpresas boas e alguns momentos constrangedores também. Afinal, na euforia da criança, na vontade de brincar livremente ou de querer determinado brinquedo, alguns conflitos acontecem. Infelizmente, esses conflitos vem acompanhados de “saia justa” para as famílias.

20

JUNHO 2015

Sei que é delicioso estar em festa, aproveitando cada minuto, mas quando estamos com crianças nosso olhar precisa estar muito atento, atento para que não sejamos surpreendidos por nenhuma situação desagradável. Ajude o bom andamento da festa, ficando de olho no seu filho! Não deixe que ele destrua a decoração da festa, bata em crianças menores ou corra desorientadamente pelo recinto. Se não manter o olho em seu filho, não ache ruim se alguém chamar a atenção dele. Se a festinha for na casa do aniversariante, não permita que seu filho e muito menos você pai e mãe, entre em ambientes da casa que não são para acesso dos convidados. Hoje, são muito comuns festas infantis personalizadas. Com latinhas, garrafinhas, potinhos de doces e marmitinhas com o nome, idade e data de aniversário da criança. Com este tipo de decoração de festa, surge um comportamento abominável principalmente por parte dos adultos, que é o “saque” de lembrancinhas da mesa depois de cantar os parabéns! Vamos ser exemplos para nossas crianças, vamos esperar o dono da festa entregar a parte que nos pertence. E o mais importante: a decoração da mesa, na maioria das vezes, é da empresa responsável pela decoração e levar para casa significa um prejuízo para o dono da festa. Outro ponto importante é sobre as fotos: lembre-se que o aniversariante do dia é a atração principal e o fotógrafo foi contratado. Então, não fique chamando ou tentando que seu filho fique sempre no foco. Não tem coisa mais chata e deselegante que isso. Não gosto muito da palavra etiqueta. Prefiro usar bom senso. Acho que as regras de etiqueta às vezes não são simpáticas e nem condizem com aquilo que as pessoas vivem. Por isso, prefiro falar em bom senso, que para mim é uma expressão mais educada e respeitosa. O mais importante é o bom senso durante as festas.

Maria Thereza G Malpighi (Teka) Assessora Pedagógica Psicopedagoga teka@malpighi.net.br www.malpighi.net.br


junho 2015

21


Guia de eventos Acessórios / Moda Atelier Girardi 99515-7942 www.ateliergirardi.com / atelier@ateliergirardi.com Emanuelle - Lingerie 2427-8030 emanuelle.loja@hotmail.com Loja Teixeira - Moda masculina 4411-0835 Buffets / Espaços Espaço América 95577-4300 / 7752-3477 / 4412-5344 www.espacoamerica.com info@espacoamerica.com Espaço Ambientium 97374-2563 / 2427-4282 / 4413-4582 www.espaco.ambientium.com.br patricia@ambientium.com.br Atibaia Convention - Hotel Fazenda Hípica Atibaia 4412-3715 www.atibaiaconvention.com.br Sítio Vale do Sol - Festa - Buffet 99651-5513 / 97150-7946 / 4412-8437 www.sitiovaledosol.com.br Rey Festas - Arte em Eventos 98122-3778 / 4416-7063 / 3402-0462 www.reyfestas.com.br atendimento@reyfestas.com.br Assessoria de Eventos / Cerimonial Nádia Santos 99822-0123 contato@nadiasantos.com.br Patrícia Alonso 2427-4229 / 8182-3319 / 9624-7449 www.patriciaalonso.com.br cerimonial@patriciaalonso.com.br NG - Nathália Ganzaroli 97314-6749 nathaliaganzaroli@gmail.com 22

JUNHO 2015

Foto / Vídeo / Som / Iluminação Agito Atibaia 99356-2072 www.agito.com.br comercial@agitoatibaia.com.br Dj Eduardo Monteoliva 99966-9664 / 4411-6754 www.djedumonteoliva.com.br eventos@tchiquilaeventos.mus.br Fabiana Barbosa Fotografia 97156-6357 / 4411-6106 www.fabianabarbosa.com.br Gi Arantes Fotografia 99595-8130 / 2427-6080 www.giarantes.com.br fotografagiarantes@gmail.com Ronaldo Canale 99667-2125 www.ronaldocanale.com.br


Decoração A Florista - Monique Bourganos 99759-3072 www.afloristamb.com.br / bourganos@uol.com.br Flor & Cia - Tomoko 4412-0260 www.florecia.com.br atendimento@floreciatomoko.com.br Bartender Bartender Freestyle 97459-0436 / 2427-8334 www.bartenderfreestyle.com.br contato@bartenderfreestyle.com.br Magic Bartender 7743-7192 / 99675-0000 / 4413-2588 www.magicbartender.com.br contato@magicbartender.com.br

JUNHO 2015

23


1

2

6

3

7

8

1 . O b r i g a d a M a r c o , p r o f e s s o r d e F i l o s o f i a d a E s c o l a Te r r a B r a s i l , p e l a e n t r e v i s t a c o n c e d i d a a o C o t i d i a n a . 2. Cerimônia de abertura do 1º Encontro Regional de Profissionais Empreendedores da Beleza e B e m - E s t a r. F o t o : F á b i o A n d r a d e . 3 . C o q u e t e l d e l a n ç a m e n t o d a c o l e ç ã o P r i m a v e r a / Ve r ã o C a r m e n S t e f f e n s . C o r e s , f l o r e s , p e d r a s e b r i l h o s . Tu d o p e r f e i t o ! # L o v e C S # S u m m e r C S # C a r m e n S t e f f e n s . 4. Parabéns Roberto Nogueira e Rodrigo Alk pela inauguração do Gastrobar do Hotel & Golfe C l u b e d o s 5 0 0 , n o v i d a d e q u e f a r á a d i f e r e n ç a n a s n o i t e s d o Va l e d o P a r a í b a . N a f o t o , r e c e b e n d o o s a m i g o s M a r i a n a B a t o c h i o e Va l d e c i P e r e i r a . 5 . P a r a b é n s I r i s I r t e s D . F r e i t a s , M a r c o A u r é l i o Moschella, Alfa Denise D. Freitas Moschella e Jonas Onofre de Freitas, que assumiram a nova

24

JUNHO 2015


www.cotidiana.com.br Es t a c olun a d e s ta ca e v e n to s , a ç õ e s e p rofis s iona is q ue f o r a m n o tí ci a n o tr i m e s tre

4

5

9

10

d i r e ç ã o d o F r a n ’s C a f é . 6 . M a i s u m a e d i ç ã o d a H o r a d o M a m a ç o f o i r e a l i z a d a e m A t i b a i a , e v e n t o q u e acontece simultaneamente em várias cidades na Semana Mundial de Aleitamento Materno. Parabéns! 7. O artista plástico Glenn Hamilthon esteve no programa Cotidiana para contar sobre a edição 2015 do Projeto Criança, chamada Ybyrá Mitã. A exposição poderá ser visita no CCVB até o dia 15 de outubro. 8 . I n a u g u r a d a e m j u l h o , a A t i b a i a S h o o t i n g A c a d e m y, p r i m e i r a a c a d e m i a d e t i r o d a c i d a d e . 9. Estive recentemente na Dalissa Farmácia de Manipulação para entrevistar a farmacêutica Lissandra Negrini e o médico do esporte Márcio Bacci. #Saúde #Suplementos #Vitaminas #Manipulação. 10. Estivemos na cerimônia de abertura da Festa de Flores e Morangos de Atibaia. #Imperdível.

JUNHO 2015

25


26

junho 2015


junho 2015

27


Open House - Chácara Panorama

Fotos: Cristiane Soraggi - Agito Atibaia

Em grande estilo, no dia 18/07 o casal Priscila de Macedo e Zezinho do Panorama realizaram um Open House recebendo amigos e familiares para a inauguração de sua nova casa, Chácara Panorama, onde apresentou o excelente trabalho da designer de interiores Suzana C. Macedo.

28

junho 2015


junho 2015

29


Arte

Mais uma edição do Projeto Criança acontece em Atibaia.

Podemos dizer que o grande objetivo do projeto é levar o visitante à reflexão?

Eu acredito que a arte é uma forma muito boa para se comunicar e estimular o pensamento. Ela “toca” as pessoas de maneira plena.

O

Centro de Convenções Victor Brecheret recebeu a nova exposição do artista plástico Glenn Hamilthon intitulada Ybyrá Mitã. A exposição é fruto do PROJETO CRIANÇA desenvolvido na cidade desde 2013. A Revista Ênnfase conversou com o artista.

Quem é o artista Glenn Hamilthon?

Sou um profissional inquieto, em busca de novos desafios. Ninguém se destaca fazendo o que é fácil. A dificuldade é irmã gêmea do sucesso.

Qual seria a característica principal de seu trabalho?

Por causa desta busca, meu trabalho não tem um estilo único. A característica mais marcante é como o executo. Sempre utilizo materiais diferentes e principalmente descartados. Temos um estilo de vida baseado no novo e jogamos muita coisa boa fora! Este universo desperdiçado proporciona muitas possibilidades de criação. No momento estou trabalhando com cacos de madeiras de demolição.

Neste trabalho você sai do papel de artista, trancado em um atelier, e divide o salão de exposição como o público em um papel de profissional, amigo, questionador e incentivador. Este projeto estimula as crianças a usarem os materiais descartados para criar algo, mostrando que esta atividade pode inclusive gerar renda, como acontece comigo. Os conceitos de sustentabilidade e respeito à natureza também são abordados. Por fim mostro a importância da sociabilização e dos valores éticos e morais. Afinal, somos como pedacinhos de madeira, ganhamos mais sentido e força em conjunto cada um ajudando o outro. 30

JUNHO 2015

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore e o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. De que forma o projeto está relacionado com esta data?

O projeto deste ano chama-se Ybyrá Mitã - Ybyrá - árvore e Mitã - criança, em Tupi Guarani. O tema é justamente a nossa relação com a natureza, utilizando a árvore e a criança como símbolos desta reflexão. O Projeto também tem a preocupação com a inclusão das pessoas com alguma dificuldade ou ausência locomotora, auditiva, intelectual ou visual. Todos os trabalhos têm legendas em Braille, o acesso locomotor é garantido por meio de elevador e rampas de acesso à área da exposição e sou acompanhado por uma interprete de LIBRAS, durante a visita com os alunos.

“As aparas de madeira ganham sentido quando se relacionam e dão vida à obra.” Glenn Hamilthon


Os alunos da Rede Municipal de Ensino possuem um papel importante dentro do projeto. Como é esta relação?

A exposição é aberta a todos os públicos e é gratuita, mas nosso principal foco são as crianças do Ensino Fundamental da Rede Municipal, principalmente das escolas rurais e da periferia. O projeto providencia os ônibus e os lanches para os alunos que visitam a exposição acompanhados por mim. É muito bom poder interagir com eles e conhecer os seus universos. Eles participam muito, perguntam, se interessam e eu aprendo muito com eles!

O seu projeto é enquadrado pela Lei Rouanet. O que isso significa?

Pelo segundo ano temos o projeto aprovado pelo Ministério da Cultura para a captação de patrocínio através da Lei de Incentivo a Cultura, também chamada Lei Rouanet. Na prática, isso primeiramente mostra que é um projeto sério, bem estruturado em conteúdo e com coerência administrativa. Caso contrário, não seria aprovado pelo Ministério. Por outro lado, permite que empresas destinem parte do seu imposto de renda devido para o patrocínio. É bom para o Ministério, que descentraliza suas ações. É bom para o artista porque possibilita a realização dos seus projetos; e é muito bom para as empresas, que têm seus nomes e marcas sendo divulgados com custo zero, uma vez que esta verba seria destinada ao pagamento do imposto. Este projeto tem o patrocínio exclusivo da Montana Química S/A - Indústria de Tintas para madeiras e tem os apoios da Prefeitura da Estância de Atibaia e da Atipel.

Alunos da Rede Municipal participando do Projeto Crianca 2014

A visita dos alunos e acompanhada pelo artista e por uma interprete de LIBRAS. Todas as obras possuem legenda em Braille.

Além do Projeto Criança /Ybyrá Mitã, em quais outros projetos você está envolvido no momento?

Estou desenvolvendo alguns trabalhos para a cenografia de uma nova novela da Rede Globo. Esta será a sétima novela em que terei trabalhos. Também estou criando alguns troféus que o personagem principal ganhará durante o desenrolar da trama. É sempre bom trabalhar com a Globo porque obviamente é uma grande divulgação. Porém, o mais importante é que o nível de exigência é altíssimo e isso sempre ajuda no desenvolvimento do meu trabalho.

Deixe um convite para o leitor da Revista Ênnfase.

Quero convidar a todos para visitarem a exposição. Ela tem tudo pra surpreender cada um de vocês! Até 15 de outubro, de terça a domingo, das 9h às 17h no Centro de Convenções Victor Brecheret.

Hanna Gouvêa

Exposicao Ybyra Mita

JUNHO 2015

31


32

junho 2015


AniMAis

MEU CÃO ESTÁ COM DEPRESSÃO?

A

depressão, ou estado depressivo, pode estar relacionada a inúmeros fatores do dia a dia de nosso pequeno amigo, como ansiedade, estresse, isolamento, solidão, excesso de agitação, medo, entre outros. Quando se fala em estresse, pode-se pensar tanto em fatores genéticos como a predisposição individual e fatores ambientais, a exemplo de mudanças súbitas de rotina, perdas afetivas por morte ou ausência de um membro do grupo, introdução de novo membro ao grupo (isso inclui outros animais ou pessoas estranhas), perda de liberdade, experiências traumáticas vividas na infância, solidão e/ou abandono. Qualquer cão, de qualquer raça, pode manifestar sintomas de depressão. Mas parece haver uma maior predisposição a esse quadro em raças selecionadas para companhia. Cada animal é único e deve ser encarado como um indivíduo dotado de características próprias. Quadros de cirurgia, situações traumáticas, dor,

idade avançada, algumas doenças e o caso de fêmeas no período do cio também podem levar à depressão. Veja alguns dos sintomas mais frequentes nos cães em estado depressivo – e é importante lembrar que variam na sua intensidade, surgindo de forma lenta e gradual: falta de habilidade ou dificuldade em executar funções biológicas; falta de apetite; tristeza; intolerância ao toque; isolamento social; movimentos estranhos ou mesmo repetitivos; pouca interação e demonstração de desinteresse pelas atividades que antes apreciava, como passear ou brincar. Por se tratar de uma doença complexa, se você suspeita que seu cão apresenta sinais de depressão, é necessária uma avaliação por um especialista. Em alguns tratamentos, dependendo da gravidade, é indispensável o uso de medicamentos específicos como antidepressivos, florais, homeopatias, além das orientações no que se refere a estímulos e outros cuidados que são importantes na recuperação do animal.

11

4 4 1 3 - 2 1 00

PR ONTO ATENDIMENTO , VETER INÁR IOS ESPECIALI ZA D O S E RAPIDEZ NOS EXAMES.

www.hovet-atibaia.com.br

AT E N D I M E N TO

24 HORAS JUNHO 2015

33


Mulheres no

Andrea cabral (educadora Física), paty sarubbi(primeira aluna matriculada no BOX) e Giovanna de paula (sócia-proprietária do BOX crossFit eXtreme Force)

nath Mello - modelo e praticante de crossFit

toda mulher sonha com um corpo perfeito. A prática regular de um exercício físico melhora a saúde e o bem estar; mas essa abordagem vai muito mais além para as mulheres. elas estão preocupadas em se preparar para as exigências e os imprevistos do cotidiano. seja agachar, subir numa escada, carregar as sacolas de compras, enfrentar um dia inteiro de trabalho numa posição desfavorável que sua profissão exige e o que se considera como mais importante: se sentir bem vestindo aquele vestido e salto alto. e é por isso que o crossFit é uma modalidade que tem atraído cada vez mais o público feminino. por oferecer uma proposta diferente das academias tradicionais, os treinos são dinâmicos; o que torna um estímulo para as praticantes do esporte, não existe rotina. Outro fator é que os exercícios são feito com grande intensidade, onde a perda de gordura acontece de maneira mais rápida dos treinos convencionais. O crossFit é um treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais feito em alta intensidade. esses movimentos se baseiam em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico, ou cardio.

Os benefícios são muitos como o aumento de força, resistência muscular, capacidade cardio respiratória, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio. Os treinos podem ser feitos por todas as mulheres, de todas as idades inclusive as grávidas. existem adaptações específicas para cada exercício onde uma aluna conseguirá executá-lo passo a passo dentro de suas limitações.

O que mais instiga a prática do crossFit é a superação dos limites. É onde seu corpo pode alcançar, o quão perfeito você pode executar o movimento, a melhora do seu tempo em executá-lo. O espírito do crossFit é desafiar você mesma a cada treino. um corpo bonito, com tônus muscular e medidas perfeitas será apenas uma consequência da sua dedicação. Andrea cabral - cref 065067 - G/sp responsável técnica crossFit extreme Force

11 2427-8525

www.combatacademia.com.br

Al. lucas nogueira Garcêz, 4290 Jd. paulista - Atibaia-sp


JUNHO 2015

35


36

JUNHO 2015


sAúDe

Como funciona o método Pilates ”Após 10 sessões você se sentirá melhor, após 20 sessões você se sentirá diferente, após 30 sessões você terá outro corpo”. (Joseph H. Pilates, 1945)

A

tualmente, o método Pilates é considerado um sistema de movimentos que estimula o desenvolvimento e a manutenção das funções do corpo. A proposta do método é promover o aumento

e a aquisição do controle neuromotor do tronco, permitir maior amplitude de movimento nas articulações dos membros superiores e inferiores e desenvolver a percepção corporal. Basicamente, o método pode ser praticado no solo (com ou sem o uso de acessórios) e em equipamento

pilates aparelho; solo e acessórios; especializado em gestantes; terceira idade e na prevenção e reabilitação de lesões; Fortalecimento e condicionamento; técnicas de Yoga; realinhamento postural; relaxamento; Doula e preparação para o parto; Massoterapia; pilates suspensus.

próprio para o método (desenvolvido especialmente para a prática de um repertório específico de movimentos). Na prática do Pilates de solo, o corpo é a própria carga a ser vencida durante a realização dos movimentos além, é claro, da força da gravidade. Na prática do Pilates em equipamento, os movimentos são realizados tracionando resistências elásticas (molas) que podem assistir ou resistir ao movimento. A prática do método promove inúmeros benefícios, tais como aumento da percepção corporal, melhora da qualidade respiratória, aumento do tônus muscular, aumento dos músculos do assoalho pélvico e reorganização do alinhamento postural. O método é recomendado para quase todos os perfis de público, no entanto é importante saber que existem contraindicações de alguns movimentos para patologias específicas. Por essa razão, é necessário que o instrutor de Pilates conheça seu aluno antes de dar início ao trabalho. Dessa forma, podemos escolher o repertório de movimentos mais indicados para cada praticante. Duas vezes por semana é uma boa frequência para que os resultados surjam e sejam mantidos. É importante conhecer a rotina de outras atividades físicas que o cliente eventualmente faça, para que a distribuição e a intensidade do trabalho sejam adequadas.

leila Oliveira 11 97393-1972 evelyn santos 11 99813-3699 Av. Major Alvim, 910 . Alvinópolis Atibaia-sp JUNHO 2015

37


cOlunA

A crise sob um aspecto analítico e filosófico

É

... dizem por toda parte que o país está em crise, mas, que crise é essa? Será que as distribuidoras de gás de cozinha, de galões de água mineral, as companhias de transporte público, os supermercados, as companhias elétricas e de saneamento e os postos de gasolina estão em crise também? Esses departamentos movem nossas necessidades básicas de sobrevivência como comer e beber, por exemplo, hábitos que fazemos todos os dias. Graças a esses estabelecimentos podemos ter combustível em nossos veículos para levarmos nossos filhos à escola, irmos ao supermercado, etc. Podemos ter água saindo do chuveiro para nos banharmos após um dia cheio de atividades, limpar nossos dentes e rosto com a água que sai da torneira da pia. Podemos também acender as luzes de casa, ter a geladeira ligada protegendo os alimentos que nos nutrem e nos mantém vivos todos os dias. Podemos ligar um aparelho de som, carregar a bateria do celular, do note book, Ipad, etc. Ligar o vídeo game que distrai a criança e também o adulto dos afazeres primordiais. A Tv que nos hipnotiza, nos informa, mas que também nos limita e condiciona a sermos e pensarmos igualmente a todos os outros, ou que nos expande a consciência quando fazemos boas escolhas ao assistirmos documentários ou programações culturais. A crise parece não existir nesses momentos do

cotidiano, pois será que alguém parou de comer, de ligar o chuveiro, acender as luzes, carregar as baterias dos eletrônicos, assistir Tv ou mesmo de se locomover em transportes públicos ou particulares que são movidos a combustível? Se observarmos, as queixas sobre a tal crise, parecem circular em volta do tema Produtividade e não do tema Consumo. Então vamos à reflexão; será que estamos fazendo boas escolhas? Ou estamos aproveitando um momento oportuno para distrair nossa mente das responsabilidades em relação às nossas atitudes nocivas, comportamentos que não agregam e não contribuem para a produtividade consciente, a harmonia e paz em relação aos outros, ao país, ao meio ambiente e entrarmos em um consciente coletivo de lamúrias apenas a fim de aliviar nossa consciência desse peso e atribuir a culpa do que não fazemos nem nos envolvemos, ao país mal administrado? Talvez essa tão falada crise tenha solução. Recordemos que, na história da humanidade, foi nos momentos de crise que algo inusitado ocorreu e conseguinte, o progresso se estabeleceu. Nos momentos de crise que somos motivados a criar soluções, pois não há mudanças quando está tudo indo bem, apenas aprimoramento. Pensando em todos esses pontos expostos, podemos observar que reclamar da crise pode ser uma grande tolice e uma fuga de nossa própria realidade individual. Sob uma visão helicóptera* dos fatos, o planeta é composto por continentes, países, cidades, bairros e ruas que por sua vez é habitada por gente, que podem ser cidadãos comuns, líderes ou governantes. Não importando a colocação social em que nos encontramos, todos, sem exceção de ninguém, somos responsáveis pelo que fazemos e pensamos e enquanto não tomarmos esse fato como realidade, continuaremos a culpar os ‘grandes’ pela desgraça de nossas vidas.

         

* termo em homenagem a um amigo observador social

Rubia A. Ganzarolli 38

JUNHO 2015


junho 2015

39


DicA De leiturA

Amar é ser livre, ensina líder espiritual

O

líder humanitário e mestre espiritual Sri Prem Baba lançou neste ano seu mais novo livro “Amar e Ser Livre. As bases de uma nova sociedade”. O lançamento ocorreu em diversas livrarias importantes, em capitais brasileiras, com repercussão na grande imprensa. Nesta obra, que a equipe da Revista Ênnfase teve a oportunidade de conhecer, o líder humanitário brasileiro, herdeiro de uma tradicional linhagem indiana, a Sachcha, revela, de forma clara e profunda, como os relacionamentos podem se tornar amorosos, saudáveis e construtivos. Por meio de uma reflexão profunda, Sri Prem Baba apresenta elementos para ajudar na descoberta interior dos sentidos e formas de amar. “A intenção não é que o livro seja utilizado como um guia, mas que o leitor consiga encontrar elementos que o ajudem na construção de seus relacionamentos amorosos. São propostas de reflexões sobre a vida em relacionamento, os medos e os bloqueios que levam a rupturas e a uma vida baseada em relações conflituosas e de sofrimento”, destaca Baba. Sri Prem Baba não oferece um manual de procedimentos aos leitores. O que ele sugere é uma reflexão interna que terá impacto tanto na vida pessoal, como na ordem universal. Para o autor, o mundo está inserido no auge de uma transformação planetária, “parivartan” em sânscrito, que expõe diversas crises, que podem atuar de forma positiva na evolução da consciência humana. A partir disso, Sri Prem Baba afirma que a humanidade vive um momento crucial para avançar e evoluir: “É o momento de transformar ódio em amor, sofrimento em alegria, medo em esperança”. O principal caminho que Sri Prem Baba aponta é o da ressignificação dos relacionamentos. Para ele, o “relacionamento afetivo-sexual é o viveiro em que brotarão as flores e os frutos de uma nova realidade”.

Ao longo de “Amar e ser livre. As bases para uma nova sociedade”, Sri Prem Baba propõe uma caminhada em direção a si mesmo, na qual o leitor enfrentará desafios internos, que poderão ser vencidos, principalmente, pelo exercício da prática do amor. Segundo ele, o amor revela-se como a maior fonte de liberdade, capaz de transformar as vidas e tornar o mundo melhor. Sri Prem Baba é destaque no trabalho de construir pontes entre o Ocidente e o Oriente, entre a ciência e a espiritualidade, unindo saberes com o propósito de restabelecer e elevar valores humanos, espirituais e sociais. Formou-se em psicologia com a intenção de entender a complexidade humana, dando continuidade a uma busca que se iniciou muito antes, ainda quando criança. Naquela época começou a procurar respostas para os complexos dilemas do mundo, o que o levou a encontrar, na Índia, seu mestre espiritual. O líder humanitário divide sua moradia entre o Brasil e a Índia. Ao longo do ano, também viaja pelo mundo, oferecendo satsangs (palestras) e visitando os diversos centros que estão se desenvolvendo com base nos seus ensinamentos. No Brasil, seus trabalhos se concentram nas cidades de Nazaré Paulista (perto da nossa Atibaia), onde fica o Sachcha Mission Ashram, em São Paulo, sede da Escola do Coração, e Alto Paraíso de Goiás, onde está sendo desenvolvido um novo ashram. Na Índia, vive no Sachcha Dham Ashram, na cidade de Laxmanjhula, em Rishikesh. Amar e ser livre. As bases para uma nova sociedade (132 pg) é uma publicação realizada em co-edição entre a Editora Agir (Rio de Janeiro) e Editora Demócrito Dummar (Fortaleza), pela qual Sri Prem Baba lançou, em outubro de 2013, o livro Transformando o Sofrimento em Alegria (284 pg).

Luiz Gonzaga Neto

40

JUNHO 2015


cidade

Hospital Novo Atibaia inaugura novo Ambulatório de Ortopedia e Traumatologia

Unidade exclusiva para o tratamento das especialidades já está funcionando. A Direção do Hospital Novo Atibaia inaugurou em julho seu novo Ambulatório de Ortopedia e Traumatologia. Composta por quatro Consultórios Médicos e duas salas exclusivas para Raio X e Procedimentos de Gesso e Curativos, a Unidade visa melhorar a qualidade de atendimento das especialidades, cada vez mais necessárias. Segundo o Diretor Geral Corporativo, Dr. Luiz Takeshi, a novidade faz parte das novas mudanças estratégicas do Hospital, que desde o início do ano vem passando por

profundas transformações físicas e gerenciais. “Um dos grandes diferenciais do nosso Ambulatório é a agilidade que as salas de Raio X e Procedimentos irão trazer, já que não será mais necessário dividir atendimento com os pacientes de outras ocorrências”, conta o Diretor. Com a separação das especialidades, o Hospital prevê uma ampliação das áreas de Endoscopia e Gastrenterologia. Os convidados – entre Poder Público, Corpo Clínico, Gestores, Operadoras de Planos de Saúde e Imprensa – foram convidados a conhecer o interior da Unidade após o discurso de um dos fundadores do Hospital, Dr. Shuhatiro Wada. “Essa inauguração é a realização de mais um sonho. A prova de que nosso Hospital continua crescendo, sempre na direção certa. Gostaríamos de agradecer a todos os envolvidos nessa nova empreitada”, disse. A visita foi seguida por um delicioso coquetel. O Ambulatório está localizado em frente ao Diagnóstico por Imagem, no local da antiga Fisioterapia e já está atendendo. Mais informações pelo telefone: (11) 4414-6000 - Ramais: 6324 e 6325.

junho 2015

41


saúde

Empresas investem cada vez mais na qualidade de vida dos funcionários

Q

uem nunca chegou em casa com dor de cabeça ou dor nas costas depois de um longo dia de trabalho? Correria, prazos, cobranças, trânsito tudo isso se transforma numa verdadeira bomba relógio para nossa saúde - e é claro que isso impacta diretamente no dia a dia profissional. Mas se engana quem pensa que as empresas não ligam para isso. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Qualidade de Vida, investir no bem-estar do funcionário já é considerado um imperativo estratégico. Felipe Ferreira, profissional de Educação Física da Act Life, explica que essa vem sendo realmente uma tendência de muitas companhias, pois se percebeu que toda essa disposição a mais tem resultado direto no negócio. “Todo profissional precisa de um momento para relaxar as tensões e desconfortos. As empresas notaram que é possível aliar pequenas práticas ao dia a dia do funcionário sem comprometer a carga horária e a produtividade.”, diz. Um, dois, três e já! - Mas não são apenas grandes empresas que adotam práticas voltadas ao conforto físico e mental dos funcionários. Pequenas e médias empresas já começam a entender que bem-estar resulta em disposição, principalmente quando a concentração é matéria prima.

42

junho 2015

É o caso do Hospital Novo Atibaia, que promove um programa de Qualidade de Vida voltado à prática de esportes e orientação alimentar. “Percebemos que nossos colaboradores não estavam tomando conta da própria saúde e, num ramo como o nosso, pareceu contraditório deixá-los continuar assim.”, explica o Gerente de Recursos Humanos, Nilo Nery. A empresa, que possui refeitório próprio e cardápio orientado por nutricionista, adotou a Ginástica Laboral três dias na semana e iniciou um Grupo de Caminhada/ Corrida - Novo Running - fora do expediente, tudo acompanhado por exames médicos e orientado por profissionais capacitados. Os resultados estão aparecendo aos poucos. “Em menos de dois meses, cerca de 200 dos nossos 900 colaboradores já estão inscritos na iniciativa, que ainda está em fase de testes”, diz Nilo. Mesmo nesse curto tempo, os participantes já mostraram disposição diante do primeiro desafio proposto pelo Hospital. “Participamos da Corrida da Fogueira, uma prova tradicional da cidade que desafia em circuitos de 5 e 10 km e uma de nossas colaboradoras ficou em 2º lugar no ranking feminino”, comemora.


junho 2015

43


cOlunA

Desistir não é opção!

D

urante a Segunda Guerra Mundial, quando Adolf Hitler e a máquina nazista se levantaram para dominar o mundo com a intenção de criar uma raça superior, todo o planeta, principalmente a Europa, viveu anos de terror. Cinquenta e seis milhões de vidas foram ceifadas e isso se tornou uma das maiores tragédias na história da humanidade. Em meio a essa situação caótica, estava de “plantão” um homem muito especial, que depois se tornou primeiro-ministro, Winston Churchill. Com seus discursos inflamados e com suas frases de efeito, levantava o moral daquele povo sofrido. Uma de suas frases mais famosas tem sido até hoje fonte de inspiração: “Never, never, never give up!” (Nunca, nunca, nunca desista!). Essas palavras são de tamanha importância, que deveríamos repetí-las continuamente. O povo britânico resistiu, venceu e deu a volta por cima. Alguém cheio de sabedoria afirmou: “Somos aquilo que decidimos ser”. Quanta verdade existe nesse pensamento! Realmente, somos hoje o que decidimos ser ontem. Também seremos amanhã o que decidimos ser hoje. Portanto, o segredo está nas decisões que tomamos. A chave está em decidirmos antes para agirmos depois, ou seja, temos de decidir no tempo de preparação para não desistir durante a batalha. Precisamos decidir no dia de sol para não desistir no dia da tempestade. Tenho ensinado em minhas palestras que “Você colhe o que você escolhe!”. Somos hoje o resultado das decisões que tomamos no passado.

Igualmente, estamos onde estamos hoje como consequência do que decidimos ser no passado. Os erros e os acertos que vivenciamos hoje em nossa vida são fruto direto das decisões que tomamos no passado. Nossa responsabilidade é alimentar a mente com informações, fatos, imagens positivas e pensamentos que nos trazem esperança. Quais são essas coisas que precisamos trazer à memória e que podem nos dar esperança? Leia histórias, livros, biografias de pessoas de sucesso, artigos e filmes que relatam a superação de pessoas, famílias ou nações. Leia e medite na Palavra de Deus, especialmente no livro de Provérbios. Outro fator que nos ajuda a perseverar é saber que Deus tem planos maravilhosos para nossa vida, não só no presente, mas também no futuro. O profeta Jeremias nos revela alguns segredos a respeito dos planos de Deus para nós: “Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando” (Jeremias 29.11). Tire hoje uma foto do futuro que deseja ter e guarde-a em seu coração. Todas as vezes que passar por algum problema, dificuldade, enfermidade, frustração ou oposição, compare as fotos do presente com as do futuro. Se elas forem diferentes, essa é uma boa notícia, porque ainda não é o fim e a bênção está chegando... Finalmente, quero encorajar você a não desistir do que é importante e valioso em sua vida, seja sua saúde, seus sonhos, seu cônjuge, seus filhos, seus amigos, seu trabalho, seu negócio e até mesmo não desistir de Deus. Lembre-se: desistir não é opção! (Extraído do livro: “Desistir não é Opção!” do próprio autor – solicite um presente no site: www.desistirnao. com) Um grande abraço e muito sucesso! Deseja convidar autor para dar uma palestra em sua empresa e organização, entre em contato!

Mário K. Simões

Palestrante, Escritor e Conferencista internacional contato@preparando.com.br www.preparando.com.br 44

JUNHO 2015


esporte

Circuito IBH de Hapkido 2015 mostrou padrão internacional.

N

William Eduardo by Caixa de Sapato

o dia 30 de agosto de 2015, no ginásio Dr. José Aparecido de Ferreira Franco em Atibaia, aconteceu a segunda etapa do Circuito IBH de Hapkido 2015. O circuito é constituído de três fases e seu objetivo é criar um ranking para selecionar atletas para campeonatos internacionais. A abrangência é interestadual, envolvendo equipes de São Paulo e Minas Gerais. O Instituto Brasileiro de Hapkido vem recebendo inúmeros convites para participar de eventos internacionais desde que, em 2013, levou 11 atletas para a Coreia do Sul para participar do maior campeonato mundial até então realizado, com cerca de 1.200 atletas e 17 países e trouxe 17 medalhas e o título de vicecampeão geral da competição. Com a intenção de melhorar este já excelente desempenho, criou o circuito para ranquear seus

atletas e formar uma equipe de alto nível, que terá um treinamento especial para as futuras competições. A segunda etapa do circuito IBH de Hapkido 2015 foi organizada pela Escola Hyonmu de Hapkido de Atibaia do Kyosanim Raphael Brosch de Assis e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Atibaia e patrocinadores locais e sua dedicada equipe de alunos. Além da presença do Secretário de Esportes de Atibaia, Fabiano de Lima, do Diretor de Esportes Fabrício Alvarenga e dos representantes da Polícia Militar de Atibaia, Tenente Franchi e Tenente Jéssica. O evento foi honrado pela presença do fundador da Global Hapkido Association Sênior Grão Mestre Hee Kwan Lee, sulcoreano residente nos Estados Unidos, com mais de 50 anos de Hapkido, e com representantes espalhados por mais de 30 países. Também estiveram presentes um dos pioneiros do Hapkido no Brasil e instrutor da Polícia do Exército Grão Mestre Song Un Kim, o fundador do IBH KwanJangnim Raul Braga Freire e um dos mais tradicionais

nomes do Judô Brasileiro Sensei Hatiro Ogawa. A visita do Sênior Grão Mestre Hee Kwan Lee ao Brasil teve, entre outros objetivos, o de formar uma nova turma de 30 árbitros internacionais de Hapkido, totalizando mais de 80 formados desde 2013. Além disso, sua presença em nossas terras visa a possibilidade futura de sediarmos campeonatos sul-americanos, pan-americanos e, quem sabe um dia, até mesmo, um campeonato mundial da Global Hapkido Association. O evento foi um grande sucesso e, mesmo tendo abrangência interestadual, toda a organização, forma de trabalho, regras e sistema de arbitragem respeitaram padrões internacionais como forma de treino dos ensinamentos trazidos pelo Grão Mestre Hee Kwan Lee aos árbitros formados no IBH e também como uma forma de preparativos para futuras competições de nível nacional e internacional. Todo o trabalho da Global Hapkido Association e do Instituto Brasileiro de Hapkido representa um profissionalismo, organização e excelência raramente presentes nos eventos de artes marciais, não só no Brasil, mas no mundo. Felizmente, o grupo conta com os ensinamentos trazidos pelo Grão Mestre Hee Kwan Lee que possui larga experiência na realização de torneios de grande porte ao redor do mundo, sendo por muitas vezes em sua história eleito pelas maiores federações internacionais de Hapkido como responsável pela organização e direção de grandes campeonatos mundiais e também por todos os ensinamentos do KwanJangnim Raul Braga Freire, fundador do Instituto Brasileiro de Hapkido, com mais de 30 anos de experiência e dedicação exclusiva ao Hapkido sério e verdadeiro, ministrado de forma positiva, funcional e efetiva. Com todo este apoio, o Instituto Brasileiro de Hapkido e suas escolas filiadas, como por exemplo, a Escola Hyonmu, responsável pela organização do evento ocorrido em Atibaia, vêm crescendo de forma sólida e organizada, apoiada em uma arte marcial positiva e não violenta, verdadeira e praticada por pessoas de todas as camadas sociais e idades, valorizando-se o respeito mútuo, a disciplina e o desenvolvimento do corpo e da mente.

Walter Calza Neto Maura de Lima Silva e Silva junho 2015

45


46

junho 2015


junho 2015

47


Confira os destaques do programa

48

JUNHO 2015


JUNHO 2015

49


nuMerOlOGiA

C

O despertar da consciência à cura do futuro

ada vez mais o despertar da consciência está presente. Hoje, vejo que há muitas pessoas que me procuram e admitem que suas doenças resultam de desequilíbrio energético. Esse desequilíbrio acontece quando ficamos enfraquecidos diante de determinados acontecimentos que nos abalam de tal forma que perdemos a nossa motivação e o sentimento é de desamparo, resultando no surgimento de doenças psicossomáticas (influência da mente sobre o nosso corpo). A causa é psicológica, mas a pessoa apresenta alterações clínicas comprovadas por exames de laboratórios, ou seja, o corpo físico está realmente doente. Esta doença é causada por aspectos psicológicos; já na somatização, a pessoa apresenta sintomas físicos mesmo quando não há uma doença. A causa desses sintomas é emocional, por exemplo, uma pessoa apresenta taquicardia pode ser sintoma de pânico (síndrome do pânico). Os exames não apontam nada justamente porque a pessoa não tem nada fisicamente. O sofrimento físico é um reflexo do sentimento emocional que está escondido. Sabemos que o pensamento é constituído de ondas magnéticas e interfere de forma positiva ou negativa em nossa saúde. Da mesma forma que os pensamentos e sentimentos negativos (raiva, ciúme, medo, culpa, fanatismo, maldições, pragas) de outras pessoas podem interferir na sua vida e no seu ambiente. Podemos ver que, além de doenças, brigas podem surgir problemas financeiros, drogas, jogo, bebida, que abalam uma estrutura familiar. Temos que estar alertas para combater as interferências internas e externas. Devemos nos fortalecer, evitando a negatividade de todas as formas. Temos de aprender a filtrar as mensagens que recebemos em todos os sentidos. Aprender a se tornar sempre o seu melhor amigo. A Apometria Quântica faz parte de uma nova proposta de cura. É uma técnica que permiti remover os bloqueios, que impedem uma pessoa de usufruir sua própria totalidade, sua autonomia e porque não dizer sua própria felicidade. Quando falamos em Apometria Quântica, estamos falando de energia. Energia esta que ajuda na recuperação do campo energético, emocional, mental e espiritual do paciente, através da harmonização dos chakras, portais energéticos que, além de estarem ligados diretamente à nossa saúde, funcionam como arquivos onde são registrados todas as situações, sentimentos e experiências das nossas vidas, tanto no Presente, Passado e Futuro. Esse tratamento tem como principal objetivo limpar o campo áurico e ajudar o paciente a se equilibrar, fazendo com que o mesmo tenha condição de potencializar a cura 50

JUNHO 2015

em todos os aspectos, seja de forma psíquica, emocional, energética espiritual ou física. Também é possível obter bons resultados no tratamento a distância em pacientes que estão impossibilitados de se descolar ao consultório. Este procedimento não diagnostica doenças nem concorre com atuação médica, sendo complementar a qualquer tratamento médico e psicológico que a pessoa esteja realizando. Vou tornar público, com autorização de uma paciente, depoimento sobre as sessões de Apometria Quântica de Cristina Alcantara Pereira, em 23 de junho de 2015. “Quando conheci a Apometria Quântica, minha vida estava sem rumo e eu estava sem vida e sem saber o porquê? Já na primeira sessão, descobri que meus chakras não estavam fluindo como deveriam. Estava fraca, sugada por energias que eu desconhecia; sentia dores nas costas, desânimo e outros sintomas causados por essa baixa energia que tomava conta de mim. Ao final da consulta, vi meu rosto se transformando no espelho, minhas forças voltando. Já sai da consulta com uma outra expectativa, mais forte e animada. Outras sessões vieram e fui me fortalecendo cada vez mais, me libertando de pragas, inveja, limpando o campo energético e fortalecendo meus chakras e minha fé. Continuo nas consultas de Apometria, sempre que necessário, para continuar sempre fortalecida”.

Qualquer dúvida pode me mandar por email taniaferrazconsulta@bol.com.br. As consultas são realizadas com hora marcada e com um duração de uma hora e meia.

Tânia Ferraz - Terapeuta

Consultoria em Numerologia Atendimento com Apometria Quântica Clínica Vida Saúde Mental Al. Prof Lucas Nogueira Garcêz, 3514 Jardim Paulista - Atibaia-SP Tel: 2427-3002 / Cel: 99939-5192 taniaferrazconsulta@bol.com.br Facebook: Tania Ferraz Numerologia & Apometria Quântica


JUNHO 2015

51


52

junho 2015

Revista Ênnfase Ed. 36  

A Ênnfase Especial Eventos chegou! Nesta edição, você vai encontrar dicas sobre espaços, organização, moda, comportamento e muito mais... Ap...

Advertisement