Page 1


Editorial

Expediente

O mercado estava à nossa espera

Diretoria Rogério Nunes Pereira

Chegamos! O título deste Editorial reflete exatamente a nossa realidade neste primeiro número da Ênfase Casa e Decoração. Surpresa ou confirmação? A realidade é que o mercado reagiu com entusiasmo ao projeto que começávamos a colocar em andamento. De imediato, aprovou a ideia e apostou em sua concretização. Estava mesmo à nossa espera.

Publicidade Aparecida D. de João Rogério Nunes Pereira Revisão de texto Millena L. Simões Leme

Para nós, a experiência tem sido excelente e essa aceitação é o principal indicativo do caminho certo que estamos seguindo. A imagem e a credibilidade da empresa ficaram mais uma vez comprovadas: mesmo sem nada de concreto na mão, os anunciantes apostaram em bons resultados.

Jornalista responsável Luiz Gonzaga Neto MTB 11.336

Após seis anos da Ênfase, decidimos criar uma revista segmentada, voltada ao dinâmico setor que reúne construção, decoração, arquitetura e engenharia. A resposta dos profissionais, que movimentam e embelezam Atibaia e região, revelou compreensão e aceitação de um produto que ainda não estava na praça. Agora, está.

Fotos Rogério Nunes Pereira Tratamento de imagens Millena L. Simões Leme

Certa vez, ouvi a frase: “É melhor copiar o bom do que inventar o ruim”. Pensando bem, depois de fazer esta primeira edição da revista, revisaria essa frase e a recolocaria assim: “Melhor do que repetir o ruim, é fazer o ótimo”. A busca da excelência tornou-se um objetivo praticamente obsessivo nas empresas de qualidade de todas as áreas e estamos, sem qualquer pretensão, seguindo essa tendência.

Arte e diagramação: Editora Ênfase Regina C.T.T. Cardoso Impressão SilvaMarts Gráfica e Editora Tiragem: 5000 exemplares

Dar um importante primeiro passo é realizar o sonho de provar o máximo. Nesta edição, você vai encontrar, nas matérias e nos anúncios, soluções inteligentes e criativas para espaços como jardins, banheiros e áreas de lazer. São muitas informações para quem pretende construir ou reformar.

Editora Ênfase Avenida Santana 880 - V. Helena Atibaia - São Paulo

Telefone: 11 4402-4220

Gostaria de agradecer todos os que contribuíram para o sucesso desta primeira edição, confiando em nossa equipe, e mesmo aqueles poucos que não acreditaram, porque nos desafiam a subir mais um degrau dessa escada. Let’s go, ou melhor, em bom português, vamos em frente!

vendas@revistaenfase.com.br www.revistaenfase.com.br Conceitos ou opiniões emitidos em artigos assinados, bem como logotipos e imagens inseridos em anúncios, não são da responsabilidade desta Editora

Rogério Nunes Pereira

Distribuição Atibaia

Bragança Paulista

Aclimação

Pqe. das Garças I- III

Shambala II

Colinas de S. Francisco

Res. Santa Helena II

Água Verde

Parque das Garças II

Vila Fiorita

Ed. Capri

Res. Santa Helena III

Ana Augusta

Parque dos Manacás

Vila Rafaela

Ed. Casablanca

Res. Vereda América

Chácara Pedra Grande

Paulista Garden

Vila Rosato

Ed. D. Pedro I

Res. Vila América

Clube da Montanha

Portal das Hortências

Vila Santa Tereza

Ed. Guaraiuva

São Judas Tadeu

Dom Daniele

Portal dos Nobres

Vilagio Daniele

Ed. João Paulo II

Sunset Village

Estância Park Atibaia

Portal Gamez

Vilagio Miramonte

Ed. Piazza Di Ravenna

Terras Santa Cruz

Flamboyant

Porto Atibaia

Vilagio Montecarlo

Ed. Piazza Di Siena

Village Santa Helena

Gimenes Sallas

Quintas de Sta. Helena

Villaggio Conde Passadori

Ed. Plaza Aniello Miraldi

Grêmio Lince

Recanto dos Ipês

Villaggio de Cesare

Ed. San Marino

Horizontal Atibaia

Residencial Altos da Floresta

Villagio Floresta

Ed. San Remo

Cond. Porto Danalis

Jd. Pedra Grande

Residencial Atibaia

Ed. São Domingos

Residencial San Lourenzo

Horto IVAN

Residencial Bella Vista

Maison dos Gamez

Residencial Floresta Park

Alpes Douro

Jardim das Palmeiras

Piracaia

Mansão Parque

San Felipe

Condominio Marinas

Portal de Bragança

Cond. Novo Horizonte

Nova Atibaia

Santa Mônica

Marfi

Res. Jardim Santana

Cond. Porto Bragança

Palavra da Vida

Saua

Vale do Sol

Res. Rosário de Fátima

Parque Náutico Jaguari

Panorama Parque Residencial

Serra da Estrela

Res. Santa Helena I

Parque Náutico Piracaia

Shambala I

4

CASA

e decoração - novembro 2011

Bom Jesus dos Perdões

Joanópolis

Floresta S. Vicente

Riviera do Jaguari


CASA e decoração

11 11 Arquitetura Projeto

26

36

26 Renove 36 Simplificar seu ambiente

A arquiteta Soraya Tessaro

Transforme ou renove

e a Minozzo Engenharia

qualquer ambiente

estilos, mas tem medo de

apresentam um de seus

levando vida, beleza e mais

ousar, o mais indicado

projetos.

significado, investindo em

é procurar profissionais

qualidade de vida.

capacitados.

Sueli Casagrande mostra como.

Para quem quer misturar

Renata Olmos, Carla Renata Morengui e Tássia Garcia dão as dicas.

6

CASA

e decoração - novembro 2011


Sumário

38

48

61

38 Tendências 48 Novidades Reaproveitar na construção civil

61 Caderno Especial

Customizar está com tudo,

Existem inovações que,

Cecilia De-Stefani mostra

então aproveite essa moda

embora estejam mais

alguns de seus trabalhos e

para inovar!

voltadas para a construção,

revela seus fiéis parceiros em

também desempenham

Atibaia e região, para quem

função estética, podendo

procura qualidade, bom

atuar como decoração.

gosto e dedicação.

A designer de interiores Melissa Pedrosa dá as dicas.

CASA e decoração - novembro 2011

7


Arquitetura

Aconchego para corpo e mente

Projeto arquitetônico e de interiores: Soraya Tessaro Execução e gerenciamento da obra: Minozzo Engenharia e Construção 11

CASA

e decoração - novembro 2011


Ao fundo, as montanhas, marcantes na paisagem. Em volta, a exuberância das águas da represa. No platô principal, a porta de alumínio anodizado em cor madeira se abre para receber o visitante. Ao mesmo tempo, a vista da piscina já faz um convite ao lazer sem que seja necessário passar pela área íntima. A arquiteta Soraya Tessaro concebeu este projeto de 479,00 m², finalizado em 2008, contemplando o casal de proprietários com uma grande área de convívio, integrada totalmente à paisagem. Entusiasmada com a vista e, após alguns estudos, Soraya definiu o desenho conforme o formato irregular do terreno. Considera que a relação com os proprietários ajudou muito na finalização de tudo: “ Esta foi uma obra marcante para mim, porque os proprietários são pessoas extremamente especiais e de bem com a vida “. Com o desafio de colocar cinco suítes, salas, cozinha, espaço gourmet integrado, sauna e piscina, a arquiteta teve a oportunidade de mesclar materiais e ousar no estilo. “Adoro projetar no estilo mais contemporâneo. Gosto muito de formas retas. Procuro caracterizar meus projetos com essa mistura de jogos de telhados com alguns blocos retos e volumes como empenas. Com as cores e texturas, sempre busco um clima aconchegante “.

12

CASA

e decoração - novembro 2011


Como a casa toda é voltada para a represa, onde também esta face é a da rua principal do loteamento, foi criado um cantinho mais privativo, onde após um belo almoço, pode – se descansar na rede ouvindo o barulho da água da bica de cobre. Para acabamento do espelho d’ água, usamos pastilha de vidro 2x2 cm da Portobello, painéis em eucalipto tratado fabricado e instalado pela Estância Telhas. Para completar o clima saudável, criamos uma horta bem próxima ao espaço gourmet, onde o proprietário pode colher vários tipos de temperos e hortaliças, também revestidas com pastilha de vidro 2x2 cm da Portobello. As marcas registradas de Soraya Tessaro estão por toda parte: no beiral largo e reto, revestido com tábuas de cedrinho envernizadas, na escolha da telha Bela Telha na cor damasco, na empena revestida com Porcelanato Ecowood da Portobello, nos pergolados em madeira, cobertos com vidro temperado 8 mm, fornecidos pela Vidraçaria Engenho das Artes e, especialmente, na integração generosa entre estar e espaço gourmet.

CASA e decoração - novembro 2011

13


As esquadrias, na área social, em alumínio branco e, na área íntima com venezianas, em tom amadeirado, proporcionam total integração entre os ambientes e com a paisagem. Arquiteta e engenheiro são unânimes na escolha do fornecedor: “Confiamos todas as nossas obras à Tec Line Esquadrias, pois já são seis anos de parceria, prezando a qualidade e um excelente custo - benefício “, comenta o Eng. Minozzo. Todas as peças de iluminação interna e externa foram escolhidas pela arquiteta, com total aprovação dos clientes, adquiridas na própria região, na Vivaluce Iluminação. A escada, executada pela Minozzo Engenharia e Construção, proporcionou um toque rústico à casa, sempre imaginado pelos proprietários como sinônimo de aconchego e praticidade. Feita em concreto armado, seu acabamento se deu com tinta de efeito decorativo concreto Suvinil, com pisadas de porcelanato Ecowood Portobello. O corrimão ficou por conta da Acril Corrimãos, assim como os gradis externos, confeccionados em alumínio branco e madeira.

A localização da casa faz com que ela seja tanto utilizada no verão, como no inverno. Para maior conforto, adotamos a lareira à gás, que faz as vezes de um aparador também. Esta parede, além do porcelanato encontrado em outras partes da casa, foi valorizada com placas cimentícias da Castelatto, modelo Duna, na cor branca. 14

CASA

e decoração - novembro 2011


Completando a escolha de cores inspiradas na natureza, os móveis da cozinha, executados pela Dell Anno, possuem tom amadeirado, assim como a faixa da parede é formada por pedras naturais. Os tampos foram executados pela Corabel Pedras, em granito marrom café imperial.

Da piscina se tem a vista mais privilegiada da represa, completada pelo paisagismo exuberante, executado pela paisagista Márcia Joly. Todo o piso em volta da piscina, assim como a borda, é da linha atérmica da Castelatto, na cor areia. Toda a escada que integra o espaço gourmet com a piscina também é revestida do mesmo produto.

No banheiro do casal, privilegiou – se a iluminação, com arandelas e embutidos da Vivaluce Iluminação. Em cores claras, transmite a paz, tanto procurada por quem vive na capital. A bancada em crema marfil sintético foi valorizada com aplicação da mesma faixa da parede. Os nichos também dão todo o charme, criando um clima de privacidade e, ao mesmo tempo, integra todo o banheiro com quem está na banheira.

CASA e decoração - novembro 2011

15


Área Construída (da casa): 446,00 m² Área da piscina: 33,00 m² Total : 479,00 m² Localização: Interior de São Paulo, a 110 km da capital Ano do projeto: 2008 Conclusão da obra: 2011

A arquiteta Soraya Tessaro aprecia a obra concluída em 2011 e comenta: “Sem a parceria com a Minozzo Engenharia e Construção, devido à distância que às vezes a obra tem do escritório e pela dificuldade de se encontrar boa mão de obra, seria impossível chegar a este resultado e ainda mais, no prazo determinado pelo contrato. Enquanto o engenheiro cuida do dia a dia da obra, o arquiteto tem mais tempo para desenvolver o detalhamento da obra e especificar os materiais. Dessa forma, todos saem ganhando“.

16

CASA

Soraya Tessaro www.sorayatessaro.com.br - (11) 4411-5150

Castelatto www.castelatto.com.br - (11) 4416.6900

Minozzo Engenharia e Construção www.minozzo.com.br - (11) 4412-4761

Portobello Shop www.portobelloshop.com.br - (11) 4411.1068

Acril Corrimão acril_moveis@yahoo.com.br - (11) 9932.0056

Tecline Esquadrias www.tecline-esquadrias.com.br (11) 5666.1464

Bela Telha www.belatelha.com.br - (11) 4411.7162

Vivaluce Iluminação www.vivaluce.com.br - (11) 4411.3828

e decoração - novembro 2011


110 Lojas 200 Lanรงamentos 1500 Ambientes 100% Design


Piscinas, escolha a sua Piscinas de Alvenaria As piscinas de alvenaria possuem uma estrutura feita de blocos estruturais, com ferragem estrutural, sendo o fundo concretado, e após isso a impermeabilização das paredes é feita através de manta asfáltica, garantindo assim uma segura e confiável vedação. Elas podem ser construídas na forma e tamanho desejado, o seu tempo de execução varia de 30 a 60 dias, de acordo com o tamanho e formato escolhido. Esse tipo de piscina é a que apresenta um valor mais alto dentre todos os tipos de piscina.

Piscinas de Vinil As piscinas de vinil possuem uma estrutura feita em alvenaria (blocos de concreto e ferragem) e revestida por um bolsão de PVC (que impermeabiliza a piscina) com espessura que varia de 0,6 mm a 0,8 mm, e com vários tipos de estampas a serem escolhidas para decorar a piscina. A piscina de vinil, assim como a de alvenaria, também pode ser feita no formato e tamanho desejado. O seu tempo de execução varia de 25 a 45 dias de acordo com o tamanho e formato escolhido. Esse tipo de piscina tem o valor 3 x menor que a piscina de alvenaria. Fibra de vidro Nas piscinas de fibra de vidro, os modelos e tamanhos são pré-definidos pelo fabricante, sendo uma piscina de rápida e de fácil instalação, pois a sua estrutura (casco de fibra) já vai pronta para a casa do cliente. É a piscina com melhor custo x beneficio do mercado. Sua instalação vária de 7 a 15 dias de acordo com o tamanho e formato escolhido. Esse tipo de piscina é a mais barata comparando-se com os outros tipos de piscina.

www.piscinaecompanhia.com (11)4402.2020 / 4411.2270 18

CASA

e decoração - novembro 2011


CASA e decoração - novembro 2011

19


Projetos em madeira Decks em madeira de lei, além de um belo design, proporcionam um ambiente mais charmoso. Nas piscinas oferecem maior aderência além de manter o ambiente mais limpo e organizado.

Os projetos em madeiramento roliço trazem estilo rústico e moderno e um diferencial ecológico ao ambiente, sendo em residências, restaurantes ou quiosques. A AJC Madeiras, especializada em construção em madeiramento roliço, executa projetos residenciais e comerciais, levando a seus clientes conforto e satisfação.

20

CASA

e decoração - novembro 2011


Closets Closet Organizer Este é um conceito que define o conjunto do móvel que se aplica para a acomodação de pertences em geral, tendo como característica de sua sua construção utilizar as paredes de um determinado ambiente para seu apoio estrutural, mesmo em paredes de gesso ou dry wall.

Vantagens: CONFORTO – você decide pela quantidade de portas, assim como a quantidade e tipos de prateleiras, gavetas e mais uma infinidade de acessórios. Esta liberdade de escolha permite a otimização no atendimento das suas necessidades e máximo conforto durante o uso do produto. Ao planejar seu novo closet – quantas prateleiras, módulos, gavetas e cabideiros seriam necessários? – uma boa idéia é listar roupas e pertences que você pretende guardar. Alguns itens devem necessariamente ser lembrados: * roupas e lingeries * toalhas e roupas de cama * sapatos * aspiradores de pó, tubos e acessórios * eletrodomésticos, livros e revistas Uma lista bem pensada destes itens é fundamental para o projetista criar um modelo de solução adequada para o seu closet, permitindo otimização e exclusividade de acordo com suas necessidades e estilo de uso.

Uma vez decidida a maneira como utilizará seu futuro closet é necessário procurar uma loja especializada. O profissional verifica além das medidas gerais, condições geométricas das paredes (presença de colunas, roda-tetos, roda-pés, esquadro, níveis, etc...), que não são possíveis de detalhar numa simples visita de show-room. Desta forma elementos necessários e ajustes geométricos das peças podem ser previstas na execução do projeto.

24

CASA

e decoração - novembro 2011

ESTILO – Precisão na escolha de materiais fornecem ao sistema de portas deslizantes, um resultado visual natural e harmonioso que ao mesmo tempo emana modernidade, estilo e elegância em qualquer ambiente. FUNCIONALIDADE – O sistema de portas deslizantes é comprovadamente uma decisão inteligente para qualquer closet ou armário, permitindo grandes vantagens no aproveitamento do espaço. Sempre existirá um projeto perfeito, para qualquer espaço ser aproveitado pelos sistemas deslizantes, mesmo aqueles menores espaços. RC Closet (11) 3402.3314 www.rcccloset.com.br


Renove seu ambiente

Uma forma simples de combinar um ambiente contemporâneo com a natureza é deixar que a natureza faça parte dele. Ter a natureza ao seu lado de forma prática e com bom gosto torna esse quadro ainda mais atraente. Espaços internos e externos podem integrar a natureza de forma harmoniosa sejam com jardins ou com acessórios como vasos ornamentais e outros acessórios. E cada vez mais, esta procura está sendo maior em todos os setores tanto residencial como comercial. Transforme ou renove qualquer ambiente levando vida, 26

CASA

e decoração - novembro 2011

beleza e mais significado investindo em qualidade de vida. Conseguimos dar uma textura natural e a presença sempre viva da natureza valoriza o ambiente sem que para isso precise muito investimento. Sueli Casagrande Paisagista


O futuro do churrasco Novidades em churrasqueiras Churrasqueira Char-Broil Design BR Um novo conceito em churrasqueira à gás. Surpreende pela beleza, com painel frontal, portas e tampa em aço inox e as demais partes externas revestidas com pintura eletrostática de alta qualidade. O revestimento interno é esmaltado, o que oferece alta resistência. A grelha é feita de ferro fundido (gusa) com revestimento de cerâmica refratária que resiste melhor ao sal, além de facilitar a limpeza e expandir ainda mais o calor. Além disso possui gaveta coletora de gordura e acendimento automático em todos os queimadores. Pelo seu incrível design, imponente e elegante, transmite mais valor ao investimento, o que a torna imbatível em custo/benefício.

Churrasqueira Char-Broil Pátio Bistrô Ideal para quem gosta de churrasco mas tem pouco espaço disponível para instalação de churrasqueira. A Pátio Bistrô é elétrica, com design atraente e compacto, pode ser usada para preparar grelhados e pizzas no seu terraço ou varanda. Apesar de seu tamanho compacto, supreende no desempenho. Supera os 300ºC em geração de calor com baixo consumo de energia. Possui duas grelhas: principal com 44 cm e superior com 38 cm, revestidas de porcelana, o que facilita a limpeza. É totalmente segura e tem baixa emissão de CO², uma churrasqueira ecológica.

Essas novidades você encontra no Show Room da Calhas e Coifas Paraná - fone: (11) 4033.2637 28

CASA

e decoração - novembro 2011


CASA e decoração - novembro 2011

29


Irrigação para jardim O principal elemento indispensável para a vida das plantas é a água, e para termos uma manutenção da beleza de qualquer projeto de paisagismo, é com um perfeito sistema de irrigação. O perfeito sistema de irrigação tem de partir de um projeto técnico bem elaborado, levando-se em conta o tipo e plantas a serem molhadas, tipo de solo, horas de insolação, aeração, etc. A automatização auxilia no bom funcionamento do sistema, pois tem condições de programar o controlador em função da necessidade de cada área e necessidade das plantas.

Um outro recurso que podemos utilizar para manutenção da beleza das plantas é a fertirrigação, que consiste em injetar fertilizantes solúveis periodicamente através do sistema de irrigação, suprindo as necessidades nutricionais das plantas, com baixo custo de mão de obra. As necessidades nutricionais são diferentes dependendo do tipo de plantas e seu desenvolvimento, mas todas necessitam de macronutrientes (N, P, K, Ca, Mg, S) e micronutrientes (B, Zn, Mn, Fe, Cu e Na).

De uma maneira geral, as plantas floríferas necessitam mais de Fósforo, Cálcio e Potássio. Já as plantas folhosas e gramados necessitam mais de Nitrogênio, Cálcio e Magnésio. É aconselhável que siga orientação de um engenheiro agrônomo ou paisagista, para realizar uma fertilização em função da necessidade das plantas instaladas. Um bom manejo de umidade e equilíbrio nutricional das plantas resulta em plantas vigorosas e sadias.

Agro Nipo (11) 4411.2280 agronipo@bol.com.br 30

CASA

e decoração - novembro 2011


Orquídea, uma paixão mundial As orquídeas formam uma das maiores e mais complexas famílias de plantas do mundo. Com mais de 35.000 espécies, desenvolvem-se em praticamente qualquer região, excetuando-se geleiras e desertos. Por sua grande diversidade climática, o Brasil apresenta condições ideais para o cultivo de uma infinidade de espécies, inclusive de outros países. O importante na hora da aquisição de sua orquídea é saber se ela vai se adaptar bem ao clima de sua região.

Dicas para cuidar de suas orquídeas cesso podem envenenar e até mesmo matar a planta. A adubação deve ser interrompida um mês antes da floração, para que ela ocorra com perfeição. ambiente: em sua maioria, orquídeas gostam de sombra e água fresca. Mantendo-as em ambiente com sombra e luz indireta, 50% de luminosidade é o ideal.

água: caso o substrato esteja completamente seco, molhe-o inteiro, podendo inclusive submergir o vaso em um balde para que a água o preencha completamente. Apenas volte a molhar a planta depois que o substrato estiver 100% seco novamente. Recomenda-se não usar prato. adubação: não use adubo em demasia, pois nutrientes em ex32

CASA

e decoração - novembro 2011

substrato: tem que ser trocado a cada dois anos e na hora do replantio procure plantá-las em vaso com apenas dois dedos maior que a planta. Plantar em um vaso muito grande, fará com que o substrato retenha muita umidade. suporte: os vasos de cerâmica ou de barro costumam secar rapidamente, já os de plástico seguram um pouco mais a umidade. Se você tem o costume de molhar muito as plantas, o vaso de cerâmica é o ideal. Flora Consulado das Orquídeas (11) 4411.3901


CASA e decoração - novembro 2011

33


Salão Internacional do Móvel de Milão O Salão Internacional do Móvel de Milão, realizado em abril deste ano, celebrou 50 anos. O evento nasceu com o objetivo de apresentar lançamentos de fabricantes de móveis italianos da associação comercial Federelegno-Arredo. Com o passar do tempo, a feira foi ganhando espaço e conquistando expositores de todo o mundo. Atualmente mais de 150 países participam do evento, que recebe uma visitação em média de 270 mil pessoas. Profissionais visitam o Salão para conhecer as novas tendências e reflexões apresentadas sobre o design, a indústria, a criatividade e a cultura varejista. Na feira encontra-se o que há de mais inovador em móveis para casa, ambientes comerciais, acessórios decorativos, iluminação, tecidos e revestimentos, entre outros.

Novos padrões

Home Theater Tagliato da Todeschini: coloração caramelada e textura suave do novo padrão promovem sensação de calor e aconchego aos ambientes.

Padrão Tagliato Criado com inspiração no incensado Salão Internacional do Móvel em Milão, seu nome é de origem italiana e significa “cortado” – remetendo diretamente ao trabalho artesanal de marcenaria, com o corte da serra no sentido contrário aos veios da madeira. O novo padrão incrementa ainda mais as possibilidades de composições de projetos personalizados para residências, escritórios e hotelaria. O Tagliato imprime um toque rústico às composições e combina de forma harmoniosa com cores lisas ou revestimentos não-madeirados.

34

CASA

e decoração - novembro 2011


Simplificar é a palavra-chave da decoração

Super em alta, o estilo moderno está muito presente tanto na decoração quanto na arquitetura. Porém o contemporâneo tem como característica linhas sóbrias e frias. A mistura de materiais como: madeira, vidro, metal, fibras naturais e sintéticas, sempre focados na funcionalidade e conforto, é indicada. Para proporcionar um ambiente aconchegante a esta tendência, temos a mistura de outros estilos como o clássico, o retrô e o vintage, que são os estilos que mais aparecem, pois proporcionam um equilíbrio perfeito com as linhas retas e cores claras do estilo contemporâneo, mas também não podemos esquecer as peças étnicas e rústicas. A mistura de estilos pode ser usada em todos os cômodos de uma casa, desde que o morador se identifique com esta mescla de gêneros.

36

CASA

e decoração - novembro 2011


Quando se tem um ambiente com mobiliário de um estilo único, você pode pecar causando um desconforto visual. Um espaço harmônico é algo a mais para chamar a atenção e se destacar de espaços comuns, por isso a mistura de materiais, valorizando a personalidade do cliente. Para evitar exageros, é preciso prestar atenção na dosagem e pensar no resultado de maneira completa ao invés de focar em peças individuais.

Há várias maneiras de misturar estilos diversos sem deixar a decoração poluída. Para isso, uma característica é indispensável: bom senso e equilíbrio visual. Um dos principais ambientes da casa é a sala de estar, que sempre é um convite para momentos em família e reunião com os amigos. Por esse motivo é muito importante saber como escolher e dispor os móveis que farão parte da decoração deste ambiente. Para quem quer misturar estilos, mas tem medo de ousar, o ideal é que procure um profissional capacitado.

Renata Olmos - Designer de interiores Carla Renata Morenghi – Arquiteta Tássia Garcia - Designer de interiores CASA e decoração - novembro 2011

37


Tendências A moda é reaproveitar, reformar, restaurar, customizar... Customizar está com tudo, então aproveite essa moda para inovar com pinturas, adesivos, novos tecidos e o que mais vier! Se você tem um móvel que está sem uso, precisando de restauração, inspire-se nessas idéias e comece já a dar um visual novo ao seu ambiente. Por Melissa Pedrosa

Nesta penteadeira foi aplicada laca na cor azul. A cadeira foi pintada com uma cor mais alegre e o estofado revestido com patchwork de cores fortes.

Esta cômoda vintage de pés palito foi restaurada com aplicação de seladora na madeira, mantendo seu tom natural e acabamento acetinado. Nas gavetas foram usadas tiras de papel de parede, mescladas com pintura em tons de azul e verde lisos. Outra dica é revestir as gavetas com tecido.

38

CASA

e decoração - novembro 2011


Tendências, decoração de banheiros por Melissa Pedrosa - Designer de Interiores

No banheiro devemos decorar de forma simples mas que o deixe mais charmoso e ao mesmo tempo aconchegante. Invista em acessórios como porta escovas, saboneteira, toalhas ,bandejas e vidro de perfumes . Vasos com flores artificiais e espelhos também podem ser usados na decoração do banheiro. Revestimentos e acabamentos hidráulicos são importantíssimos,veja se dão para restaurar ou pintar, senão os troque.

Neste banheiro mais clássico, são usadas peças em prata, (peças que precisam de manutenção diária, mas que são muito elegantes); caixas espelhadas para maquiagem .

Neste banheiro masculino, bancada e cuba de mármore, bandeja laqueada em preto com vidros de perfume, saboneteira, porta escova e lenço de papel em acrílico.

40

CASA

e decoração - novembro 2011


CASA e decoração - novembro 2011

41


Tendências - decorando a casa para o fim de ano Uma boa decoração pode fazer toda a diferença. É possível deixar sua casa mais bonita, agradável e sofisticada sem precisar gastar muito. Por isso, na hora de escolher objetos, móveis, estampas e cores é preciso ter paciência para pesquisar e dar uma conferida nas lojas. Assim você fica sabendo ao certo o que combina com o seu gosto e o seu bolso pode pagar. Em seguida, o melhor é fazer um orçamento de tudo que gostou para que não tenha despesas a mais no final, principalmente agora no final do ano; a busca por decorar a casa para as festas já é bem conhecida nesta época.

mesmo fazendo uma reforma. Para ter um ambiente bonito e moderno, basta ter bom gosto.

A criatividade e a ajuda de um profissional da área na hora de decorar também contam muito. Dá até para transformar uma mobília antiga em uma mais moderna e sofisticada, gastando metade do valor que você iria gastar comprando uma nova. Mudando apenas alguns detalhes, a casa já ganha cara nova. Como por exemplo, mudar apenas a cor dos móveis, a estampa das almofadas e do sofá ou até

A sala é um dos cômodos da casa onde a decoração deve ser harmoniosa e aconchegante, pois é um espaço onde a família e os amigos se reúnem com freqüência.

O mais importante é deixar a casa bonita. A principal dica é criar um ambiente mágico para celebrar o Natal ao lado de pessoas queridas. Algumas dicas como decorar a casa sem gastar muito e saiba o que pode ser feito em cada ambiente.

Sala

Para dar uma diferenciada e alegrar o ambiente, troque a cor de uma das paredes ou de todas acrescentando mais cores ao ambiente.

Sala decorada com móveis em tons mais fortes contrastando com o branco das paredes, abajur com pés em madeira 42

CASA

e decoração - novembro 2011


Escolha cores alegres para salas grandes e cores mais claras e neutras para salas pequenas, pois ajudam a disfarçar o tamanho do espaço sem deixar o ambiente com aparência “sufocada”. Os papéis de parede, tecidos de parede e pinturas especiais são ótimas opções de decoração para sala. Invista em objetos modernos que dão charme, transformando sua sala em um espaço único. Vasos de flores, velas, livros de arte e fotografias e quadros dão um toque delicado e especial. Os espelhos, quadros e fotografias devem ser espalhados por todo ambiente em molduras diferenciadas. Iluminação de lustres e abajures são muito importantes para dar o toque final. Os enfeites devem ser escolhidos sem muito exagero. Reforme as almofadas com tecidos coloridos e inusitados, brincando com as estampas e incrementando com botões e acessórios. Caso o sofá precise de uma reforma, escolha tecidos lisos e invista no charme das almofadas coloridas. Móveis antigos quando reformados são uma boa pedida, deixam a sala ain-

da mais agradável.

Quarto A decoração de quartos deve ser mais tranqüila e com um estilo clean. Para as paredes, escolha cores claras e papéis de parede delicados, que transmita calma e tranqüilidade para o cômodo. Mudar a cortina,acrescentar xales, trocar a roupa de cama já deixa o quatro com outra cara. Invista em colchas e edredons com estampas delicadas e cortinas claras. O patchwork de tecidos alegres pode dar uma cor sem deixar exagerado. Porta retratos e quadros na parede com fotos pessoais dão alegria ao ambiente e servem como um memorial dos momentos mais inesquecíveis. Mas sem forçar, lembrar que o menos é mais. Melissa Pedrosa- Designer de Interiores (11) 4034.5001 / 7507.1887 www.melissapedrosainteriores.com.br

Neste quarto em tons claros foi feito uma pintura de mandalas ao fundo. Criados espelhados e abajures em madeira com pés em acrílico vintage, gravuras coloridas, jogo de cama em tons claros trabalhando com almofadas em linho bordadas . CASA e decoração - novembro 2011

43


Vidro na Arquitetura

Cobertura de Vidro. Utilizamos a cobertura de vidro para introduzir luz em áreas centrais da construção e para ter um maior aproveitamento da luz natural, criando uma sensação de amplitude e bem-estar. Em coberturas o vidro indicado é o laminado ou o aramado, pois se houver quebra eles não estilhaçam. Guarda Corpo de vidro. A partir das matérias-primas sílica, alumina, cálcio, magnésio, sódio e potássio são produzidos os produtos de base: o vidro float e o vidro impresso. Estes produtos beneficiados podem ser transformados em vários tipos de vidros. O vidro é uma tendência cada vez mais forte na arquitetura. Com o vidro, temos leveza e maior integração entre ambientes internos e externos. O emprego do vidro na construção vem crescendo a cada dia, sendo criadas novas técnicas de fabricação e utilização como: Paredes de vidro, Pele de vidro, Cobertura de vidro, Guarda corpo. Paredes de vidro. São utilizadas para dividir ambientes mantendo integração e luminosidade. Pele de Vidro. Muito usada em fachadas para dar leveza e luminosidade, a pele de vidro pede vidro de segurança laminado e dependendo da insolação, vidros com controle solar, refletivos.

44

CASA

e decoração - novembro 2011

O guarda corpo de vidro tem sido muito utilizado em obras comerciais e residenciais, pois são os mais seguros. Podemos utilizar o vidro com inox, com alumínio ou somente fixado com botões. É bom lembrar em usar sempre vidros de segurança temperado, laminado ou laminado temperado. Em todas estas utilizações temos várias opções e cores de vidros: serigrafados, jateados, com películas de várias cores, refletivos, impressos, autolimpantes e outros. Todas os vários tipos de vidros e suas aplicações você encontra na Total Vidros. Ana Paula Rolli, arquiteta formada pela PUCCAMP, trabalhou em uma multinacional na área do vidro, hoje desenvolve projetos de arquitetura residencial, comercial e de paisagismo.

Ana Paula Rolli R. Adolfo André 1515 sala 03 Atibaia Tel – 11 44182532 / 11 99894468 layoutarquitetura@uol.com.br www.layoutarquitetura.arq.br


CASA e decoração - novembro 2011

45


Climatizadores de ambiente

As mudanças climáticas dos últimos anos têm causado alterações significativas na temperatura independente da estação do ano. Essas variações bruscas de temperatura, às vezes na mesma semana, causam incômodo e desconforto. Os condicionadores de ar amenizam esses fatores. Atualmente os melhores modelos são os Splits, fornecidos em diferentes capacidades. Podem climatizar pequenos quartos residenciais até grandes auditórios. Outra vantagem é que podem ter o modo de aquecimento, garantindo conforto térmico também nos dias frios.

vantagens e benefícios

utilização comercial: -ambientes climatizados aumentam em até 30% o rendimento do trabalho dos funcionários, -ambiente mais confortável, aumentando a permanência dos clientes, -economia de energia, -segurança e privacidade, podendo-se manter as portas fechadas, -mais qualidade de vida.

Com uma manutenção eficaz e frequente higienização dos filtros, não acumulam fungos, que poderiam causar doenças respiratórias.

Vantagens utilização residencial: -conforto, tanto nos dias frios quanto nos mais quentes, -praticidade, aparelhos com controle remoto total, -valorização do imóvel. 46

CASA

e decoração - novembro 2011

Alpha System - (11) 4411.6869 www.alphas.com.br


As novidades na construção civil O setor da construção civil é um meio em que a atualização é uma constante. Não bastasse a evolução natural por conta do desenvolvimento da tecnologia, de tempo em tempo surgem novos materiais, novas técnicas e novos produtos. Para apontar as inovações, é preciso ter ciência das áreas que atuam nas construções. As indústrias química, plástica, de pisos, cerâmicas e de sistemas de aquecimento agem diretamente sobre a obra. Dessa forma, construir transforma-se numa verdadeira arte. Na indústria química, uma das novidades são os aditivos que permitem a obtenção do concreto auto-adensável. Este é um concreto que não precisa ser vibrado. Ele se espalha nas fôrmas por ação da gravidade. Assim, é possível preencher fôrmas mais esbeltas e elementos com grande densidade de armadura, garantindo que não se formem vazios.

Estrutura e Decoração

porcelanato-reproduz fielmente a aparência e a textura das madeiras nobres imagem de divulgação Cerâmica Portinari Existem inovações que, embora estejam mais voltadas para a construção propriamente dita, também desempenham função estética, podendo atuar como decoração. Nesses materiais enquadram-se os revestimentos. Cada vez mais bonitos e diferenciados, eles fazem proveito da tecnologia e da indústria química para ganhar em praticidade. A indústria de cerâmicos lançou um material para o revestimento com absorção de água próxima a zero, com a proposta de permitir a execução de pisos com juntas muito finas. Devido à baixa absorção, este material é menos susceptível às manchas que o porcelanato. continua

48

CASA

e decoração - novembro 2011


Outro exemplo são as “tábuas” de plástico. Devido aos avanços da indústria plástica, atualmente existem materiais que se assemelham à madeira, tanto em sua rigidez, como na textura. Elas representam um dos avanços do conceito “ecologicamente correto”, do qual fazem parte também os móveis construídos com madeira proveniente de demolição. Existem ainda as novidades para a pintura. Além de ampliar a quantidade e melhorar a qualidade dos pigmentos, elas têm apresentado novas resinas, com maior durabilidade.

É o caso dos esmaltes à base de água. Antigamente, os esmaltes usados para pintura de metais e madeira eram dissolvidos em solvente. Hoje é possível encontrar materiais emulsionados em água. Eles têm menos cheiro e não são inflamáveis como o solvente. As inovações permeiam todo o processo de construção. Procure bem, pois há sempre uma opção que você possa gostar. porcelanato polido em grandes formatos imagem de divulgação Cerâmica Portinari 50

CASA

e decoração - novembro 2011

fonte: wherebrasil.com


Casa inteligente, você sabe o que é? Casa inteligente, casa automática, automação residencial, retrofitting ou domótica são alguns dos termos que já circulam o nosso dia a dia moderno e, cada vez mais, tecnológico. Contudo, elas podem ser resumidas em uma só palavra: conforto. Esse processo que usa diferentes soluções e equipamentos visa dar ao usuário um maior conforto e praticidade, podendo usufruir de uma melhor qualidade de vida com economia e eficiência. Isto porque, hoje, por meio de sistemas eletrônicos e de alta tecnologia, é possível controlar quase tudo em uma casa, apartamento ou escritório. Através de touchs como IPhone, Ipod, inúmeros equipamentos podem ser comandados com sincronismo e segurança para sua comodidade. Seus usos são para os mais diferentes fins, controle de iluminação, áudio e vídeo, climatização, controle de sistemas centrais como, rede doméstica de pcs, aspiração central, irrigação de jardim, piscina, aquecedores, eletrodomésticos, gás, câmeras de vigilância, alarmes, sistemas de racionamento de água, controle de energia, além de muitos outros equipamentos, e o mais incrível, todos eles integrados, podendo ser utilizados cenas pré-definidas para cada situação do dia a dia utilizando-se apenas de um controle central. Hoje, através desta tecnologia, é possível controlar sua casa de onde você estiver, graças a sistemas que através de sms ou internet recebem comandos, e atuam sem mesmo você estar por perto. Sistemas “inteligentes”, pré-configurados, atuam em situações extremas, assim, no caso de chuva, o equipamento, é capaz de fechar as persianas automaticamente, “sem nenhum comando”. Equipamentos cada vez mais modernos estão invadindo nosso mercado. O que era caro e de difícil instalação por causa de sistemas complexos com fios, equipamentos grandes e pesados, vem sendo substituído por outros mais baratos de fácil manuseio e maior integração, cada vez menores, mais leves e muito eficazes. Hoje, com a expansão do mercado, já temos equipamentos com preços bem acessíveis e sistemas desde básicos até os mais avançados, dependendo da necessidade dos usuários. Para que o seu investimento seja certo e garantido, é imprescindível a busca de um bom profissional chamado “Integrador de Sistemas Residenciais”, que é a pessoa qualificada, treinada e registrada nos órgãos que auxiliam o mercado de automação residencial. Entretanto, fique alerta, pois caso esteja construindo ou reformando e mesmo que não queira instalar sistemas de automação em sua casa neste momento, deve considerá-los a fim de adquirí-los num futuro próximo, já que a tecnologia chega a passos largos para facilitar nossas vidas e tão logo, será uma realidade como utilizar um telefone celular. Alessandro Lopes Arquiteto, Urbanista e Integrador de Sistemas

52

CASA

e decoração - novembro 2011

Benefícios para seu dia-a-dia Segurança Conforto Praticidade Confiabilidade Interatividade Velocidade Lazer Economia Sustentabilidade


CASA e decoração

Decore com estilo

Entalhe de Buda da Tailândia

Rishikesh Importados do Oriente Al. Lucas N. Garcêz, 2049 Fone: (11) 4402-2444

Músicos de madeira da Tailândia

Bandeja Madrepérola e frutas decorativas aromáticas

Conceito Utilidades Domésticas Rua Benedito A. Bueno, 484 Fone: (11) 4412-6611

Mesa desmontável em madeira de demolição, com entalhe central e vidro em vários acabamentos. Impermeabilizadas. (foto: provençal rústico)

Lavabos com designs diferenciados e acabamentos diversos em madeira de demolição impermeabilizada.

Trem Mineiro Al. Lucas N. Garcêz, 4760 Fone: (11) 4411-4586

54

CASA

e decoração - novembro 2011


CASA e decoração - novembro 2011

55


Aspiração central um novo conceito em limpeza

ambientes, às quais as mangueiras de aspiração são conectadas para que a limpeza seja feita. Estas tomadas possuem tampas e molas que as mantêm fechadas e evitam a entrada de objetos. Além disso, o motor somente começa a funcionar quando a mangueira é encaixada na tomada.

Se você faz a limpeza de sua casa, tapetes e carpetes com um aspirador de pó portátil, que pode ser carregado por todos os ambientes da residência, saiba que já existe tecnologia no mercado capaz de tornar esta tarefa mais prática. O sistema de aspiração central é um dos produtos de automação residencial que chegaram recentemente ao Brasil. Muito comum no EUA e no Canadá, a aspiração central é um sistema que instala tubulações de PVC nos forros e paredes das residências que, ligadas a um aspirador central colocado em uma área de serviço, garagem ou lavanderia, carregam todo o ar aspirado pela casa até a central, que o filtra e expele sem que ele seja devolvido ao local já limpo. O sistema conta com tomadas espalhadas pelos 56

CASA

e decoração - novembro 2011


Decoração - áreas externas Os móveis de alumínio com fibras sintéticas para piscinas e jardins são a tendência atual. Tanto para um jardim quanto para piscinas, você pode optar por uma mesa com cadeiras confortáveis indicadas para uso externo. As espreguiçadeiras são indispensáveis para se bronzear ou simplesmente relaxar próximo à piscina. Para aquela bebida especial acompanhada do petisco, é necessário o apoio do carrinho de chá ou bebida, também confeccionado em alumínio e fibra sintética.

Um fator importante ao planejar a decoração de sua casa é a decoração de ambientes externos como piscinas e jardins. Que tal desfrutar o verão ao ar livre? No verão você pode optar por uma boa leitura ou fazer um lanche com os amigos.

Para a decoração de piscina, a mesa com cadeiras é um acessório fundamental para aquela conversa gostosa entre amigos acontecer. Além de necessária para um apetitoso petisco e uma bebida bem gelada para acompanhar. A indicação para a decoração da piscina é mesa com base em alumínio e detalhes em fibra sintética, por ser resistente à água. As cadeiras, da mesma forma, confeccionadas em alumínio e fibra sintética, conferem beleza e conforto ao local.

A área externa da casa merece atenção mais do que especial. Por isso, os móveis devem estar em sintonia com o meio ambiente proporcionando um ambiente aconchegante.

Espreguiçadeiras são cadeiras de pés baixos, com encosto regulável, e assento prolongado para acomodação das pernas. Próprias para a decoração de jardins e piscinas, as espreguiçadeiras estão disponíveis nas lojas de móveis em vários modelos, cores e materiais deferentes.

Áreas externas como jardim, piscina ou churrasqueira, ganham muito mais charme com móveis que se integram ao ambiente. 58

CASA

e decoração - novembro 2011

Pela resistência, praticidade e por serem laváveis as espreguiçadeiras mais recomendadas são as produzidas em alumínio e fibra sintética. Como acessório de piscina é indispensável.

www.piscinaecompanhia.com (11)4402.2020 / 4411.2270


CASA

Decore com estilo

e decoração

Abajour em cerâmica

Garrafas decorativas em cerâmica

Girafa e elefante em resina com mosaico

Loja Global Av. São João, 203 Fone: (11) 4412-4901

Vaso em cerâmica craquelado, motivo Topiaria e arranjo com folhagem permanente Vaso em cerâmica importado craquelado,estilo azulejo português e arranjo com flores permanentes

60

CASA

e decoração - novembro 2011

Joséphine Casa Al. Lucas N. Garcêz, 767 - loja 4 Fone: (11) 2427-2808


CASA e decoração

CADERNO ESPECIAL

CECILIA DE-STEFANI

os melhores endereços para quem vai reformar, construir ou decorar

O Escritório de Arquitetura e Interiores Cecilia De-Stefani executa diversos projetos para clientes que exigem conforto, funcionalidade e personalidade. Como também gerencia obras, está sempre atento aos fornecedores, pois a diferença está nos detalhes. A seguir, a arquiteta Cecilia De-Stefani mostra alguns de seus trabalhos e revela seus fiéis parceiros em Atibaia e região, para quem procura qualidade, bom gosto e dedicação.

AV. Dr. Joviano Alvim 1380 salas 7 e 8 - Vila Thais - Atibaia - SP 11 4418.2517 11 7822.6353 email: ceciliadestefani@terra.com.br CASA e decoração - novembro 2011

61


BRASMERC STORE portas, esquadrias e ferragens

A Brasmerc Store oferece aos seus clientes uma grande variedade de portas, batentes, esquadrias de madeira, ferragens e puxadores especiais. Sempre preocupada em inovar, trouxe para nossa região uma ampla linha tecnológica de fechaduras digitais e biométricas, que proporcionam ao cliente, beleza, praticidade e muita segurança. As modernas, confortáveis e belas esquadrias de PVC (fabricação própria), comercializadas pela Brasmerc Store, completam o portfólio de produtos de qualidade.

Fechaduras digitais Milre: design, segurança e inovação. Fechaduras Imab: qualidade, funcionalidade e custo benefício. Portas e batentes: feitos sob medida. PVC: isolamento termo acústico, fabricação própria sob medida. Puxadores: diferenciados, com design para todos os gostos.

BRASMERC

Al. Lucas Nogueira Garcêz, 3141 - Atibaia - SP 11 4411.9081 www.brasmerc.com.br CASA e decoração - novembro 2011

62


ITEM GARDEN E DECOR móveis para exteriores

Em meus projetos, ao chegar a hora de ambientar a área externa, não tenho dúvidas, recorro à Item Garden e Decor. Lá encontro a mais completa linha de móveis para varandas, jardins e piscinas. Completo sempre com um belo ombrelone. Na decoração destas áreas, conto ainda com lindos objetos nacionais e importados e tenho a oportunidade de prestigiar renomados artistas que expõem na loja suas belas obras. O mais importante é que tudo possui excelente qualidade e garantia, aliado a bons preços e exelentes condições de pagamento.

ITEM GARDEN E DECOR

Al. Lucas Nogueira Garcêz, 2942 - Atibaia - SP 11 2427.9234 www.itemgardenedecor.com.br CASA e decoração - novembro 2011

63


MASTER TOLDOS toldos e coberturas

Quando o assunto é toldos, coberturas em policarbonato ou lona vinílica, cortinas rolô, tela mosquiteira, persianas, não há muito em quem pensar... Master Toldos. Agora com mais uma inovação: envidraçamento de sacadas. Eles executam projetos especiais de acordo com a necessidade de cada cliente, sempre estudando detalhadamente o local, a fim de buscar a solução adequada. Somente quem fabrica, pode desenvolver projetos diferenciados, utilizando tecnologia, criatividade, profissionalismo e atendimento personalizado.

Assim é a Master Toldos, que está no mercado há mais de 10 anos, trazendo o que há de melhor aos seus clientes. É participação desde a criação até a execução final do projeto.

MASTER TOLDOS 64

CASA

e decoração - novembro 2011

Avenida Atibaia, 93 - Vila Thais - Atibaia - SP 11 4412.9553 www.mastertoldosatibaia.com.br


MOSAICO pastilhas e porcelanatos

Como uma verdadeira boutique, a Mosaico nos recebe sempre com produtos exclusivos e um atendimento personalizado. Representante de grandes marcas como Lepri, Solarium, Mosaik, entre outras, está sempre atenta às tendências e às novidades do mercado.

“Na Mosaico conto sempre com um atendimento vip e encontro o que necessito para que meus projetos sejam diferenciados”

MOSAICO 65

CASA

e decoração - novembro 2011

Al. Lucas Nogueira Garcêz, 3074 - Atibaia - SP 11 4411.7911 www.mosaimix.com.br


NÚCLEO DE OBRAS fulget

Desde meu primeiro trabalho com a Núcleo de Obras, percebi que a parceria daria certo. É uma empresa voltada para o ramo de construção civil, especializada em revestimentos Fulget e Granilite, com gerenciamento de obras e equipe especializada. Em sua trajetória tem primado por satisfazer nossos clientes através de um alto padrão de qualidade. Na Núcleo de Obras o acabamento é fator primordial e o preço é muito competitivo no mercado. Assim, vem beneficiando e satisfazendo nossos clientes.

Fulget Tradicional Um produto composto de pedras naturais moídas e separado em malhas uniformes. Ecologicamente correto, pois não precisa ir ao forno durante a secagem.

NÚCLEO DE OBRAS 66

CASA

e decoração - novembro 2011

Rua Célia Domingues Faustino, 89 - Guarulhos - SP 11 7103.6337 www.nucleodeobras.com.br


VALOR PEDRAS marmoraria

Trabalhar com a Valor Marmoraria é um prazer. Eles estão no mercado há 20 anos e nada como a experiência. Posso “viajar” em minhas criações que eles aliam o trabalho artesanal à tecnologia de ponta. Na Valor encontramos os mais variados tipos de mármores e granitos, nacionais e importados, além de diversas pedras de revestimento.

“Graças à equipe ténica qualificada, meus projetos são elaborados com esmero além de garantirem soluções personalizadas”

VALOR PEDRAS

Rua Guaraci, 65 - Recreio Estoril - Atibaia - SP 11 4412.2522 www.valorpedras.com.br CASA e decoração - novembro 2011

67


VIVALUCE iluminação

Qualidade no atendimento, versatilidade e comprometimento... Desde 2001, a Vivaluce vem atuando com muita dedicação na área de luminotécnica, garantindo aos seus clientes e a nós, profissionais, o melhor acompanhamento e assessoria em nossos projetos, valorizando todos os elementos da obra. Sempre investindo para poder apresentar a seus clientes toda a tecnologia, conforto, elegância e inovação em iluminação e projetos, a Vivaluce é revendedora das melhores marcas e produto do mercado. É muito gratificante ser parceira desta empresa, pois está sempre antenada com as principais tendências e novidades, além do grande respeito que tem por nós, os profissionais.

VIVALUCE

Al. Lucas Nogueira Garcêz, 2258 e 2264 - Atibaia - SP 11 4411.3828 e 4411.7997 www.vivaluce.com.br CASA e decoração - novembro 2011

68


Da compra do terreno ao sonho realizado Quando se começa a pensar em construir, reformar ou até mesmo mobiliar a casa, o ideal é que se tenha a assessoria de profissionais especializados desde o primeiro momento em que se cogitou fazer uma obra. Um corretor de confiança ajuda na escolha do terreno, um arquiteto e/ou um engenheiro também, cada um dentro de sua especialidade. Um item importante e que deve ser observado com atenção ao escolher o terreno são suas condições físicas. O terreno é o começo de tudo. Assim, antes de comprá-lo é conveniente fazer um roteiro contendo a localização, a área onde será construída a obra, o zoneamento urbano e muitos outros detalhes.

É importante analisar a posição do terreno em relação ao entorno, como a vizinhança, os tipos de acesso, a topografia. Verificar se o loteamento está aprovado na prefeitura e se possui licenciamento ambiental. Comprado o terreno, próximo passo: o projeto. Nesta hora entra em cena o arquiteto, o profissional mais indicado para avaliar as possibilidades e dificuldades que se colocam ao cliente. Ele fornecerá informações relativas a técnicas construtivas, tendências e novas tecnologias em materiais de construção e acabamento, bem como indicará profissionais competentes para a realização dos serviços. Ele irá adequar o programa da obra ao terreno escolhido e ao orçamento disponível.

Portanto, ao procurar um arquiteto, o cliente deve tentar conhecer os trabalhos já desenvolvidos pelo profissional. É preciso que o cliente se identifique com os valores e as ideias do arquiteto, afinal eles

precisarão conviver por bastante tempo durante o desenvolvimento do projeto e no decorrer da obra. O bom cliente não é o milionário que dá liberdade total, orçamento ilimitado e que só aparece na hora de receber as chaves da sua casa ou empreendimento. O bom cliente tem que ser um parceiro, alguém que impõe limite, cobra explicações, controla, mas não tolhe os movimentos do arquiteto, confia nele, mas quer ser convencido de que os seus argumentos são bem fundamentados. É preciso que se estabeleça uma relação de total sinceridade entre cliente e arquiteto para que o profissional compreenda perfeitamente os desejos do cliente e possa desenvolver um projeto adequado ao orçamento de que ele dispõe. Portanto, a relação cliente-arquiteto é, acima de tudo, uma relação de parceria, de harmonia e confiança mútua que irá determinar o sucesso do empreendimento e o resultado final de sua obra. O arquiteto trabalhará em conjunto com o engenheiro no detalhamento dos projetos complementares como cálculos estruturais, o projeto de hidráulica e elétrica e outros planejamentos que garantirão a solidez do investimento. É preciso lembrar também da qualidade do material de construção que vai ser comprado, sendo altamente desejável a assessoria de um profissional na hora de escolher e comprar cada item que compõe a lista de materiais a serem usados na obra. É comum escutarmos que “O arquiteto onera uma obra, cria projetos inexeqüíveis, etc,etc,etc”. Entretanto, ao contrário do que se lê, se ouve e se prega, este profissional foi treinado para otimizar espaços e custos. É importante contratá-lo desde o início, para todo tipo de intervenção (projetos, obras, reformas), seja esta residencial, comercial ou institucional, de pequeno ou grande porte. Afinal, sua casa não é produto descartável e seu tempo também é precioso. Pense positivo sempre, pense que essa casa ou reforma é um sonho a se realizar e isso é uma coisa

maravilhosa e que nada e ninguém vão tirar esse estado de graça e satisfação de você. Cecilia De-Stefani- arquiteta CASA e decoração - novembro 2011

69


Workshop Solarium

Feiras e eventos Casa Cor Trio 2011

De 04 de Novembro a 29 de Novembro de 2011. Jockey Club de São Paulo Av. Lineu de Paula Machado, 1075 www.casacor.com.br/casacortrio

Abrafat 2011 | Feira de Fabricantes de Tinta de 21, 22, e 23 de novembro de 2011 Transamérica Expo Center, São Paulo. Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 www.abrafati.com.br

Gift Fair 2012 No dia 06 de outubro a MOSAICO PASTILHAS E PORCELANATOS ofereceu aos profissionais da área de arquitetura e design de Atibaia, um workshop de um dos maiores e melhores fabricantes de cimentícios – a Solarium.

de 27 de fevereiro a 01 de março de 2012. Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333 - São Paulo www.laco.com.br/site/Gift_Fair

Salão Int. de Decoração, Artesanato e Design Expo Center Norte, São Paulo 27 fevereiro, 2012 a 01 março, 2012

Revestir 2012 e Kitchen & Bath Expo 2012 De 06 a 09 de março de 2012 Transamérica Expo Center, São Paulo. Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 www.exporevestir.com.br www.kitchenbathexpo.com.br

Feicon 2012 - feira internacional da construção de 27/03/2012 a 31/03/2012 Pavilhão de Exposições do Anhembi Av. Olavo Fontoura, 1.209 São Paulo www.feicon.com.br

da esquerda para direita: Carla Leite, Luciana Fernandes, Eliana Machado, Cecília De-Stefani, Mariana Cintra e Soraya Tessaro

Contamos com a presença da gerente nacional, Eliana Machado, que compartilhou as novidades em produtos nas linhas de parede, pisos para áreas internas e externas, piscinas e decks, bem como executou a capacitação profissional à equipe de vendas. A Solarium está completando 15 anos de sucesso e inovação!

Expolux 2012

de 24 a 28 de Abril de 2012 Expo Center Norte - Pavilhão Branco e Verde. Parque Anhembi Av. Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo www.expolux.com.br

Glass South America 2012

de 16 e 19 de maio de 2012, Transamerica Expo Center, em São Paulo. Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, www.glassexpo.com.br *sujeito a alteração.

70

CASA

e decoração - novembro 2011


CASA e decoração - novembro 2011

71


Casa e Decoração ed 1  

revista Casa e Decoração primeira edição, publicação da Editora Ênfase

Advertisement