Revista Energia 65

Page 19

Encarando a doença Identificar o diabetes pode ser preocupante para a família de criança ou adolescente portador da doença, contudo, seguindo orientações médicas e mantendo alimentação saudável, é possível levar a vida praticamente de forma normal. O diagnóstico surpreendeu os pais de Samuel, que enfrentavam sérios problemas nos negócios e um delicado período de mudanças e recomeços – embora não sejam caracterizados como causa, fatores emocionais como estes podem servir de gatilho para o diabetes tipo 1. A mãe de Samuel e revisora de produção Marlene Domingues, 46, relata que sofreu por não saber lidar com o problema do filho no início, mas conseguiram superar as dificuldades a partir do tratamento. “Com o passar do tempo Samuel foi se adaptando aos poucos com a (nova) escola, amigos e até com a própria doença. Ele mesmo se aplica as injeções de insulina e controla todos os dias”, diz. “Achei que eu seria um menino doente e que tudo iria ser mais difícil, que nunca mais iria andar de skate, que iria correr risco de morte e comecei a entrar numa depressão”, conta o estudante. Mas foi justamente na paixão pelo skate que encontrou disposição para vencer seus medos. Após começar o tratamento com insulina, passou a se sentir bem novamente e voltou à prática do esporte, conquistando amigos, medalhas, troféus e patrocinadores. “Aumentando meu sonho de ser skatista profissional me sinto melhor, importante, e vi que não é uma doença que vai me parar; não podemos pensar nela. Acredito que já superei essa doença e que muita gente pode, também, superar”, conclui. 

Lesões na retina Se não houver tratamento adequado, a pessoa com diabetes pode sofrer microaneurismas retinianos, hemorragias intrarretinianas, hemorragia vítrea, edema de retina e/ou descolamento de retina. “O risco de desenvolvê-las é diretamente relacionado ao controle glicêmico e ao tempo de duração da doença, ou seja, quanto pior o controle do diabetes e quanto mais longa a doença, maiores chances da retinopatia surgir”, pondera o oftalmologista e especialista em retina Felipe Piacentini Paes de Almeida. O retinólogo lembra que crianças e adolescentes nesta condição requerem consultas com mapeamento de retina anualmente, mesmo se assintomáticos, pois lesões retinianas podem ocorrer sem que o paciente perceba.

Acompanhamento nutricional Assim como orientação médica, cardápio saudável é fundamental para a criança diabética, pois seguir plano alimentar evita picos ou quedas de glicemia e contribui para sua saúde na vida adulta. A nutricionista Ana Elisa de Paula Brandão pontua que a dieta desses pacientes tem de ser equilibrada, completa em todos os nutrientes, fracionada a cada duas ou três horas e rica em fibras como cereais integrais, frutas e vegetais. Além disso, devem optar por alimentos de baixo índice glicêmico e evitar consumo de açúcar, alimentos gordurosos, carboidratos simples (biscoitos, farinhas brancas, pães brancos), doces em geral, embutidos, fast-food, frituras, industrializados, mel e refrigerantes.

“Comecei a tomar bastante água e perceber que eu estava estranho, não era mais o mesmo de antes. Parecia que estava morrendo por dentro” (Samuel Domingues) 36 Revista Energia

Samuel Domingues e família

Exercícios físicos Para obter bons resultados no tratamento também é importante que crianças e adolescentes com diabetes encontrem a melhor forma de se exercitar, seja por meio de brincadeiras lúdicas ou prática de esportes. Afinal, quem pratica exercícios geralmente precisa de menos insulina do que o indivíduo sedentário. Segundo Mariana, atividades físicas regulares promovem melhor controle da glicemia devido à oxidação e consumo de glicose durante o exercício; melhoram a ação da insulina e a sensibilidade dos receptores periféricos e aumentam o consumo de triglicerídeos intramuscular. Portanto, nada de ficar parado.

Imposto de Renda 2016 O Prazo está acabando. Você já fez sua declaração? O imposto de renda sempre gera muitas dúvidas e no momento de declarar pela primeira vez, isso é ainda pior.

Agende um horário, tire suas dúvidas e não se preocupe, a equipe do JC Polônio cuida de tudo para você!

Não vendemos serviço, vendemos tranquilidade!

Rua Dona Silvéria, 56 - Centro - Jaú / SP (14) 3602 3535 | www.jcpolonio.com.br contato@jcpolonio.com.br escritoriojcpolonio


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.