Revista Energia 30

Page 85

damentais ainda apresentam problemas que assolam de forma mais impactante as classes menos favorecidas. Contudo, fazendo uma análise macro, o país apresentou melhoras consideráveis em várias áreas de desenvolvimento. Veja que a busca pelo pleno emprego obteve evoluções consideráveis e trouxe muitas melhorias na área da seguridade social possibilitando, ainda, a conquista da casa própria por milhares de brasileiros. Ainda assim, o problema da violência não acompanhou essas melhoras que o país obteve nos últimos anos. Seria coerente prever que ante a melhora social e econômica, mesmo sabendo de todos os problemas que afligem a população brasileira e ciente de que muito ainda precisa ser feito, não sofreríamos tanto com uma desenfreada escalada da violência. Acredito que a falta de investimento em segurança pública e a legislação repressiva fraca contribuíram de sobremaneira para esse aumento da criminalidade. Trata-se da perda do respeito pelo próximo e a certeza da impunidade,

somando-se a essa equação um sistema prisional falido, que não regenera o ser humano. Ainda quando o Estado consegue cumprir o seu dever de proteção aos cidadãos, a certeza da aplicação da pena não é suficiente para coibir a prática de novos delitos. A falência do sistema prisional e as regras frouxas, principalmente de execução penal, afirmam ao delinquente que a conduta criminosa possui um risco aceitável. O investimento em segurança pública, uma solução economicamente viável para o problema das penitenciárias no país, uma legislação condizente com a proteção de valores primordiais e a proteção aos direitos humanos dos cidadãos são providências que precisam caminhar juntamente com o crescimento econômico e com os investimentos na área social, caso contrário o que veremos é o quadro que hoje tanto nos alarma, ou seja, medo de andar nas ruas, violência em cada esquina, pessoas sendo mortas a troco de nada e indignação pela sensação de impunidade.

Texto Ricardo Izar

Deputado Federal Ricardo Izar Economista, coordenador para o Sudeste da Frente Parlamentar em Defesa do Consumidor de Energia Elétrica e membro da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal.

Revista 85


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.