Page 1

Oficina de graffiti arte Apresentação: Nascido num cenário de clandestinidade e forte repressão policial, o graffiti vive atualmente, quando completa três décadas de vida no Brasil, um novo estágio do seu processo evolutivo. Forma-se de maneira ainda incipiente, um circuito de arte urbana no qual os graffiteiros, anteriormente considerados marginais, agora ganham status de artistas respeitados, expondo suas obras em galerias nacionais e internacionais, numa espécie de reconhecimento social da arte iniciada nas ruas. A essência do graffiti ou sua verdadeira face encontra-se, contudo nas obras feitas nas ruas, de forma livre e gratuita para toda a população. Certamente, esse é um dos aspectos mais instigantes do graffiti, pois, na medida me que ele resgata o nosso olhar para determinado trecho da cidade, quase, sempre degradado, revaloriza e espaço público com o inusitado de suas cores e traços. As ruas deixam, assim, de ser meros lugares de tráfego e são ressignificadas como espaço de produção de conhecimento e manifestação artística. O graffiti, portanto, é parte de um processo de democratização da arte, no qual os muros se transformam em veículos de comunicação direta com a população. mensagens favoráveis à humanização do transito, através de painéis espalhados por locais públicos, próximos a rodovias e ruas movimentadas.


BOMB: São graffitis rápidos, simples que demandao pouco material, e geralmente são feitos ilegalmente em locais já degradados e esquecidos pela população.

ESTENCIL: São moldes vazados, que geralmente são inpressos e cortados a mão livre.

PERSNAGENS: São desenhos de bonecos, caricaturas, animais e figuras que parte da própia criação dos artitas ou d uma referência.


WILD STYLE: Estilo trançado de letras que sempre dificulta a leitura, porcausa do emaranhado de cores traços e fo sem duvida o estilo mais autêntico do graffiti.

3D: É o graffiti trabalhado em terceira dimenção, sempre abusando das perspectivas e grandes volumes e sombra, esta técnica exige grande estudo de seu praticante.

REALISMO: Esta técnica consiste em estudo de percepção visual, tonalidades de cores e é claro, como no 3d mu paciencia.


apostila  

asdfasdfadF