Issuu on Google+


A caminhada do povo de Deus, desde os relatos Bíblicos, passa por muitos momentos diferentes. Momentos de esplendor, vitória e alegria e momentos de tristeza, desânimo e falta de discernimento. Momentos de convicção e grande avanço e momentos de incertezas e fracassos. E apesar de tantas mudanças nessa jornada a graça e a misericórdia do Senhor são permanentes e constantes, sempre vindo em direção ao seu povo e o reencontrando para o louvor da Sua glória e o engrandecimento do seu Reino. A caminhada do Movimento Encontrão não é diferente e nesse breve registro queremos compartilhar com você como nos vemos diante do Senhor, como entendemos nossa vocação e principalmente como procuramos cumpri-la. Desejamos ser fiéis na tarefa que Ele nos confiou e por isso consideramos importante rever nossa identidade e valores, pois almejamos ser relevantes para o mundo e geração na qual vivemos, progredindo e alcançando novos horizontes conforme temos entendido do Pai. Fazemos isso com a intenção de que você encontre seu lugar em nosso meio e faça parte da história do Povo de Deus junto ao Movimento Encontrão, avançando em direção aos propósitos que Deus nos tem mostrado. Venha conosco!

Conhecendo o ME 1. Temos uma identidade................ 3 2. Temos uma vocação...................... 5 3. Onde estamos.................................. 7 4. Para onde vamos.......................... 14 5. Vamos juntos.................................. 15


1.temos uma

identidade

Quem saberá quantos foram os filetes de água ou os pequenos córregos que vieram a compor esse riacho chamado MOVIMENTO ENCONTRÃO (ME)? Graças a Deus, só ele tem esse registro. O que podemos dizer é que muitos têm feito parte deste movimento de Deus. A anônima avó foi um desses filetes; ela, afinal, não deixava a sua Bíblia empoeirar, insistindo em lê-la, à luz da trêmula vela. Mas o missionário alemão (pietista) também não pode ser esquecido. Carregando nos "erres", ele continuamente semeava a Palavra de Deus nas estreitas "picadas" do interior. Depois tivemos os missionários americanos (evangelicais) que fervilhavam de paixão evangelística e cujos dólares lhes permitiam construir propriedades no norte do Paraná e oeste de São Paulo. Tivemos também a pequena leva de pastores que ganharam o púlpito da igreja via "curso intensivo". Houve os leigos que espalharam a mensagem de uma Bíblia redescoberta e um discipulado comprometedor. E assim foi ontem e assim quer ser hoje. Ontem eram as igrejas cheias e os cultos se multiplicando em Novo Hamburgo. E John Aamot se indagando qual a melhor maneira de solidificar a fé e construir a igreja. E foi então que a evangelização se fez acompanhar da edificação na fé, do discipulado e do treinamento. As iniciativas se multiplicaram e a geografia se diversificou no objetivo de seguir a Jesus, servir a Deus e edificar a igreja com zelo e carinho. A vocação para a evangelização nos levou a investir em missões e entre nós, irmãos organizaram-se e nasceu a Missão Zero. Para suprir a necessidade de obreiros com visão missionária investimos em um centro de formação pastoral, hoje a Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba. Investimos em publicações em uma época de difícil acesso a literatura cristã e nasceu a Encontro Publicações que hoje tem sua contribuição entre os evangélicos no Brasil. Leigos foram capacitados e animados para o serviço, obreiros formados e acompanhados, empresários desenvolveram sua caminhada na busca da ética cristã e grandes encontros nos reuniram nestes anos.... Desencontros também marcaram a nossa história recente, pois somos pecadores e muitas vezes nos vimos incapazes de construir os caminhos do diálogo e da unidade, tão desejados pelo Deus que queremos servir e honrar. Em tudo cremos na Soberania de Deus, na alegria do crescimento que nos motiva e na tristeza das crises que nos fazem reavaliar a caminhada. O MOVIMENTO ENCONTRÃO nasceu e cresce assim: Certos de que somos amados e cuidados pelo Pai que nos resgatou, estando a serviço, guiados pelo Espírito na prática da evangelização, na vivência do discipulado e no objetivo da edificação da Igreja, e Glorificando ao Senhor Jesus razão de nossa existência!

3


declaração de fé 1. Cremos no Deus Triúno, que é Pai, Filho e Espírito Santo. 2. Cremos em Deus Pai, criador e mantenedor de todas as coisas e que se tem manifestado no decorrer da história como Deus da vida. 3. Cremos no senhorio de Jesus Cristo e o confessamos como Filho de Deus, concebido pelo Espírito Santo e nascido da virgem Maria, como verbo encarnado de Deus que morreu sacrificialmente, foi ressuscitado pelo Pai e assunto aos céus. É fundamento e fonte da nossa esperança por novos céus e nova terra. 4. Cremos no ministério do Espírito Santo, por cuja presença a pessoa e a comunidade cristã é capacitada a viver uma vida plena de acordo com Deus. 5. Cremos que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus e revelada aos seres humanos, suprema autoridade em matéria de fé e conduta, tendo como centro irradiador o anúncio de Jesus Cristo. 6. Cremos na pecaminosidade universal e na necessidade essencial da regeneração através de Cristo, pela ação do Espírito Santo. 7. Cremos na ressurreição, tanto dos redimidos por Cristo como dos perdidos: os salvos para a vida eterna e os perdidos para a condenação eterna. 8. Cremos na vocação missionária da Igreja e nos identificamos com as expressões históricas da fé que mantiveram acesa a chama dessa vocação. 9. Cremos na unidade espiritual de todos os crentes em nosso Senhor Jesus Cristo e nos sabemos comprometidos com uma Igreja que é simultaneamente una, santa e universal.

4


2. temos uma

vocação

Enfatizar e praticar a evangelização, desenvolvendo relações de discipulado buscando a maturidade cristã. Edificar comunidades de fé, despertando-as para vivência comunitária, a evangelização e o serviço cristão, numa visão integral de missão. Estabelecer igrejas novas a partir do envolvimento de comunidades despertadas e lideranças vocacionadas. Investindo na formação de lideranças, enfocamos o ministério na igreja local e no trabalho missionário em suas amplas possibilidades e desafios. Manter o Centro de Pastoral e Missão, como um local de retaguarda para os diversos departamentos deste movimento. Mantendo a Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba-FATEV, como um centro de formação ministerial. A Encontro Publicações como um órgão de produção literária e que está a serviço do objetivo da missão do ME. A Missão Zero como uma iniciativa que continuamente nos desafia a experimentar missão.

5


Promovemos a Evangelização Anunciar o evangelho para o arrependimento e perdão de pecados é a tarefa fundamental da igreja. Procuramos cumprir com a parte dessa tarefa que cabe a nós, através de programas evangelísticos realizados com a Tenda e projetos missionários de férias. Além disso, cremos que é na igreja local que essa tarefa é vivida diariamente, por isso apoiamos diversas comunidades , fomentando o evangelismo pessoal, e oferecendo ferramentas como o Curso Alpha e ministérios específicos (jovens, estudantes, profissionais, casais, etc);

Promovemos o Discipulado Entendemos o discipulado como um dos principais caminhos para maturidade espiritual. Por isso procuramos que ele aconteça das mais diversas formas; individualmente, através dos pequenos grupos, através de mentoria e pastoreio de lideranças. Procuramos contribuir incentivando grupos, produzindo material de estudo, como por exemplo as séries ETD e Crescendo na Fé. Também promovemos espaços para pensar e discutir novos modelos relevantes nos dias de hoje.

Promovemos Edificação de Comunidades Buscamos contribuir para edificação do Corpo e o crescimento do Reino de Deus, plantando igrejas em lugares carentes de sua presença através da Missão Zero e abraçando grupos na dispersão. Promovendo engajamento em ministérios locais e capacitando lideranças. Formando obreiros através da FATEV e investindo em missão urbana, através de igrejas estabelecidas.

6


3. onde

estamos

Áreas Geográficas do Movimento Encontrão Áreas Geográficas são extensões territoriais que reúnem pessoas que, comprometidos com o ME se articulam em torno dos seus objetivos. É nas áreas que a vida do Movimento acontece, por isso compartilhamos aqui algumas dentre várias experiências em diferentes cidades que expressam nossa missão:

Periferia Pelotas/RS Em Pelotas, o Senhor tem mostrado a alguns irmãos a importância de se olhar além – além das estruturas, além do patrimônio, além do conforto, segurança e comodidade – e investir em vidas. Nesta visão, Deus tem edificado comunidades na periferia, para evangelizar bairros onde há pessoas vivendo muito aquém do nosso padrão exagerado de bem-estar, muitas vezes sem as mínimas condições físicas, familiares ou emocionais para se viver, e que ainda não conhecem o arrependimento e perdão que há em Cristo.

Igreja em Células Teresina/PI Desde 2009 temos experimentado a organização em pequenos grupos em Teresina. Tem sido algo de grande valor e já podemos perceber mudanças significativas na vida da comunidade. O foco das atividades dos pequenos grupos é na comunhão e na evangelização, sendo que uma está fortemente ligada à outra. O que se nota facilmente é o aumento do interesse e da participação de quem se envolve com um trabalho assim. A partir dos pequenos grupos pretendemos ser comunidade relevante em nossa cidade, vivendo e proclamando o Evangelho do nosso Senhor. Assim esta jovem comunidade plantada pela MZ já inspira outra, plantada do mesmo jeito em 2011 a seguir o mesmo método nesta capital.

7


Compromisso Araçatuba/SP O ato de contribuir não deve ser nenhum fardo, pelo contrário deve ser vivenciado com alegria e disposição. Como comunidade em crescimento temos aprendido que por meio da contribuição (dízimo e ofertas) nós participamos de um privilégio que consiste em ajudar aqueles que necessitam; seja por meio da missão na implantação e apoio de ministérios e comunidades ou por meio da diaconia. Por fim, os Macedônios nos ensinam algo ainda maior no ato de contribuir, quando eles segundo Paulo: “...não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor...” 2Co 8.5. A igreja que quer contribuir deve entregar-se por completo ao Senhor e viver a experiência do acréscimo, uma vez que Ele é o dono do ouro e da prata (Ageu 2.8), mas que confia a nós como comunidade a administração dos seus bens, sejam eles pouco ou muito.

Jovens e Adolescentes Curitiba/PR Temos desenvolvido um trabalho onde o evangelho é vivido na experiência pessoal com Jesus, nos vínculos de amizade, no estudo da palavra, nos retiros e nos programas abertos de formato interativo, com perguntas, vídeos e jogos, todos norteados por este propósito. Os líderes do grupo de adolescentes são vinculados ao grupo de jovens. E os adolescentes cuidam dos pré-adolescentes. Uma integração que busca proporcionar continuidade ao trabalho, fortalecendo os laços de amizade e tendo como consequência uma vivencia da fé com linguagem apropriada. Além dos encontros na igreja, a maioria participa de um pequeno grupo durante a semana, buscando intimidade, troca e um aprofundamento bíblico. Sem hesitar, nosso maior comprometimento quando o adolescente ou jovem chega à igreja, é apresentar-lhe o evangelho relevante e pessoal.

Multiplicação de Pequenos Grupos e Atenção aos Universitários Florianópolis/SC Temos experimentado especial comunhão e edificação através dos pequenos grupos. Nos grupos os relacionamentos são aprofundados e existe espaço para troca de experiências e oração. O estudo da Bíblia torna-se mais pessoal e uns ajudam os outros no aprendizado da palavra de Deus e no discipulado. Os encontros acontecem nas casas, onde em ambiente familiar e acolhedor os visitantes podem conhecer a mensagem do evangelho. Uma experiência relacionada a grupos que temos na cidade é a Missão Universitária Luterana - Munil. É um trabalho voltado ao evangelismo entre universitários. Jovens estudantes vindos de todos os cantos do país têm encontrado na Munil um grupo de apoio, despertamento e crescimento na fé. Reúnem-se semanalmente para estudar a palavra e são desafiados a participarem da vida comunitária com seus dons e talentos.

8


missão zero Em obediência a Palavra de Cristo, conforme Mt 28. 18-20, surge em 1989 a Missão Zero, a partir de pessoas e comunidades ligadas ao Movimento Encontrão. O alvo é alcançar pessoas com o evangelho, envolve-las com o amor de Deus e, a partir delas, formar igrejas em cidades ou bairros com poucas presença de evangélicos, missão internacional com parcerias na Europa secularizada, África e países andinos. Para isso conta com os Amigos da Missão, grupos formados em Comunidades Luteranas e por pessoas despertadas para a causa da missão. Estas se envolvem ativamente, intercedendo e reunindo recursos financeiros para a implantação de novas etapas. O que faz? Trabalha em prol do despertamento e engajamento da igreja para o trabalho missionário. Envia missionários para campos de missão, dando retaguarda a eles, além de plantar igrejas missionárias onde há pouca presença de evangélicos. Desenvolve projetos de evangelismo de impacto e coopera com igrejas em outros países no desenvolvimento do Reino, “até os confins da terra”. Como posso participar? Ÿ Dispondo-se a ir como missionário; Ÿ Comprometendo-se em oração e cuidado com os que estão nas frentes de missão; Ÿ Sustentando financeiramente os projetos; Ÿ Indo em projetos de impacto nas férias; Ÿ Articulando um Conselho de Amigos da Missão-CAM em sua igreja local.

Contato Ÿ www.me.org.br/missaozero Ÿ missao@me.org.br Ÿ (41) 3302.5120

9


encontro publicações A editora nasceu para atender a demanda interna do movimento, mas logo estendeu-se a outras denominações e ao mercado nacional de livros evangélicos. A proposta de produzir material comprometido com a Palavra, logo rendeu o reconhecimento do povo evangélico e do mercado editorial, inclusive com premiações nacionais. A editora se mantem do resultado da venda dos livros, que é integralmente revertido para novas publicações, é uma empresa sem fins lucrativos: “A palavra a serviço da Palavra”, compõem seu slogan e propósito. O que faz? Publica materiais que procuram estar a serviço do agir de Deus, equipando a igreja para uma caminhada cristã saudável. Além de identificar e lançar novos autores nacionais está a serviço do Movimento Encontrão e suas demandas. Como posso participar? Ÿ Comprando e lendo o material publicado; Ÿ Ajudando a distribuir os livros por regiões onde ainda não somos conhecidos; Ÿ Escrevendo e compartilhando o que Deus tem revelado ao seu coração de maneira especial. Contato Ÿ www.encontropublicacoes.com.br Ÿ encontro@encontropublicacoes.com.br Ÿ (41) 3302.5111

10


faculdade de teologia evangélica em curitiba Iniciada em 1992, a Fatev é um centro de formação teológica com ênfase em missão. Está inserida na igreja luterana e é mantida pelo Movimento Encontrão. Além do ensino acadêmico, ela promove e cultiva o exercício do convívio fraterno. Entende-se como uma espécie de laboratório comunitário urbano que incentiva a cooperação mútua no convívio, no testemunho e no serviço. Seu propósito é capacitar lideranças para revigorar a igreja na sua tarefa de cumprir o mandato missionário que Cristo lhe conferiu. Prioriza o desafio de ser igreja nos contextos urbanos e busca caminhos de obediência que integrem palavra, ação e sinal, empenhando-se por uma formação de qualidade, uma espiritualidade autêntica e uma vida comunitária acolhedora. O que faz? Além do curso de teologia, a FATEV oferece cursos de extensão e especialização. Reconhecida pelo MEC, as aulas são ministradas no período noturno no Centro de Pastoral e Missão. As aulas são ministradas em módulos semanais e os estágios são em igrejas, agências missionárias e ONG's que permitam ao aluno ampliar seu horizonte de atuação ministerial. Como posso participar? Ÿ a partir do chamado de Deus, fazendo o curso de teologia; Ÿ cursando o Projeto Timóteo, com duração de um ano e que visa oferecer aprofundamento bíblico e uma reflexão dos principais desafios da vivência cristã em nossa sociedade; Ÿ contribuindo financeiramente, adotando um aluno para uma bolsa de estudos; Ÿ orando, para que mais pessoas atendam ao chamado de Deus, pois a seara é grande. Contato Ÿ www.fatev.edu.br Ÿ fatev@me.org.br Ÿ (41) 3302.5133

11


ministério jovem É uma área ministerial do Movimento Encontrão, que serve a Deus no seu Reino, edificando jovens e os capacitando para a caminhada de fé em Cristo, dentro de seu contexto e necessidades. A sua missão é promover a prática do discipulado de Jesus, o engajamento comunitário e o compromisso com a proclamação do evangelho em todas as dimensões (geográficas, profissionais, culturais, etc), cooperando com a edificação da Igreja de Cristo. O objetivo maior do MJ é a capacitação de lideranças. Ele promove todos os anos uma Escola de Lideres modelo, em Curitiba. Além de fazer encontros de capacitação regionais, que possibilita um trabalho mais focado as necessidades locais. O MJ também está à disposição para palestras e retiros, através de seu coordenador que os ministra ou indica pessoas capacitadas. Também contribui na busca e indicação de materiais adequados para o discipulado e trabalho em grupos de jovens, mobilização de grupos para iniciativas maiores de evangelismo, discipulado e missão. Contato Ÿ www.me.org.br Ÿ jovem@me.org.br Ÿ (41) 3302.5100

12


encontros nacionais e regionais Entendemos que o aprendizado mútuo faz parte da caminhada cristã, por isso realizamos regularmente encontros de capacitação: O Encontro de Lideranças tem o objetivo de capacitar e motivar para o trabalho nas igrejas locais, promover comunhão, ajuda mútua e parceria entre as lideranças. Além de discutir assuntos relevantes ao crescimento do Corpo. O Encontro de Obreiros reúne pastores e missionários identificados com a proposta do ME. Tem o objetivo de promover comunhão, troca de experiências, treinar e capacitar para o trabalho na igreja local e renovar o ânimo, a motivação e as forças para o trabalho nas bases. O Encontro de Empresários e Profissionais Liberais é uma iniciativa de um grupo de empresários do ME, e que reúne profissionais de diferentes áreas que buscam uma reflexão e diálogo em torno da ética do profissional, da espiritualidade e do sentido vocacional e missionário do empreendedor. O Encontrão Nacional e os Encontrões Regionais são a marca do movimento e tem a intenção de reunir o "corpo" identificado com o ME de todo o Brasil, buscando comunhão, unidade e direção do Espírito Santo, para mais uma etapa de caminhada conjunta. Os Encontrões Jovens reúnem a juventude do movimento para um tempo especial de comunhão, celebração, chamado, e desafio. Eles têm produzido marcas especiais de compromisso e identificação com Reino em muitos jovens por todo o Brasil. Além destes, ainda há encontros esporádicos voltados às mulheres, casais e trabalho com crianças. Todos buscam capacitar de forma específica seus participantes, oportunizando um tempo de aprendizagem, troca e refrigério.

13


4. para onde

vamos

Missão transcultural Cada vez mais abrem-se portas para missionários brasileiros além de nossas fronteiras. Deus tem levantado pessoas dispostas a ir, e como Movimento Encontrão temos apoiado iniciativas, além de construir pontes, principalmente com a Europa secularizada, o continente Africano e países andinos.

Ministério bivocacionado Além do modelo tradicional de envio de missionários, esses novos contatos tem aberto possibilidade de envio para um ministério bivocacionado, enviando profissionais das mais diversas áreas que podem contribuir com sua profissão enquanto são testemunhas do agir transformador de Deus.

Parcerias Deus tem ampliado muito nossos horizontes e nesse processo temos conhecido instituições, pessoas e grupos com os quais nos identificamos e queremos caminhar juntos. Seja na caminhada internacional ou mesmo nos nossos desafios internos, as parcerias são e serão cada vez mais presentes em nosso modo de viver os propósitos de Deus para nós. Neste sentido, na assembléia geral do Movimento Encontrão em Abril de 2011, fizemos uma alteração no estatuto que nos permite ampliar nossa atuação: Art. 2º - O Movimento Encontrão é constituído por membros de Comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil-IECLB, Comunidades em formação e Projetos Missionários, sob a supervisão do Movimento Encontrão, que, sem distinção de cor, raça e nacionalidade, confessem a Jesus Cristo como único Senhor e Salvador e, submissos ao testemunho das Sagradas Escrituras, se comprometam com a missão da Igreja, com o testemunho integral do Evangelho e com os objetivos do Movimento Encontrão.

14


5. vamos

juntos

Oração O ME sistematiza e distribui quinzenalmente a Rede de Oração para muitos e-mails cadastrados (representando comunidades, grupos ou pessoas) que demonstram interesse em recebê-la. Além disso, ela esta disponível em nosso site: www.me.org.br. Enviando pessoas Anualmente implantamos novas comunidades ou auxiliamos o desenvolvimento de algum projeto previamente iniciado. Com isso são necessárias pessoas dispostas não somente a abraçar a causa do Movimento Encontrão mas principalmente obedecer ao "ide" de Jesus. Gostamos de contar com a criatividade e vocação daqueles que são enviados sendo que o trabalho realizado pode ser tanto de tempo integral quanto conjugado com uma outra profissão. Dessa forma desafiamos você a atender esse chamado ou identificar outras pessoas que estejam dispostas a usar seus dons e talentos de forma prática a serviço do Reino de Deus. Colabore O Encontrão é um movimento de renovação e despertamento espiritual que tem canalizado suas iniciativas na evangelização, através de projetos de impacto e produção de materiais; discipulado; formação de liderança, nas escolas de líderes e encontros nacionais; edificação da Igreja, acompanhando e estimulando a igreja local e missão integral, investindo em projetos diaconais. Os ministérios que estão à serviço das igrejas locais como Ministério Jovem, Encontro Publicações, Missão Zero e Faculdade de Teologia - FATEV, estão sob o guarda-chuva do ME. Todos esses ministérios são mantidos através de doações, que permitem que eles cresçam e atinjam mais pessoas. Temos buscado alternativas para facilitar sua doação e colocamos a disposição os seguintes recursos: Ÿ Transferência para nossa conta corrente, no Banco do Brasil ou Bradesco; Ÿ Boletos pagáveis em qualquer banco – remessa via correios; Ÿ Via depósito bancário. Para mais informações, faça contato conosco!

15


www.me.org.br Rua Francisco Caron, 630 . Curitiba/PR cep 82120-200 . fone (41) 3302.5100 me@me.org.br


Catálogo Movimento Encontrão