Page 1

sacola do mês

3

por | Camilla Perez foto | Diego Rousseaux

1

8

4 5

7

A

A celulite é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, o que faz com que elas fiquem cheias e endurecidas. Isso acaba provocando desníveis (ondulações e retrações) e nódulos, que se manifestam externamente por meio dos furinhos e deixam a pele com o famoso aspecto de “casca de laranja”. Dessa forma, além de perder gordura corporal, também é importante consumir alimentos diuréticos e antioxidantes para combater o problema. Confira a lista de aliados.

6

Para acabar com a

44

celulite

| PENSE LEVE

1 ESPINAFRE

É fonte de potássio, magnésio e ácido fólico. Com a presença do antioxidante luteína, combate a celulite e traz elasticidade à pele. O alimento também tem efeito diurético e ajuda na circulação sanguínea e linfática, contribuindo para a eliminação de toxinas do organismo. Recomenda-se, ao menos uma vez por semana, consumir uma xícara (café), se for cru, ou uma xícara (chá), quando cozido.

2 ALCACHOFRA

Tem ação diurética, atuando na eliminação de líquidos e melhorando o aspecto da celulite. Isso é devido à presença de potássio, um mineral importante para a regulação de água e eletrólitos que entram e saem do organismo, mantendo seu adequado funcionamento. Recomenda-se a ingestão de até três unidades por semana.

3 ABACAXI

Por ser diurético, o alimento ajuda na eliminação de líquidos acumulados no organismo. Além disso, é fonte de bromelina, uma enzima que auxilia na digestão e tem ação anti-inflamatória e antioxidante, prevenindo o aparecimento de celulites. Indica-se o consumo diário de até duas fatias médias, mas não é recomendado a quem sofre de refluxo gástrico e úlceras pépticas ou duodenais.

4 BANANA O potássio contribui para regular e diminuir a retenção de líquidos, ajudando o sistema linfático a eliminar as toxinas do organismo e, consequentemente, auxilia no combate à celulite. Pode-se consumir uma banana por dia. Pessoas com trombose ou tendência a desenvolver a doença devem evitar a fruta devido à concentração de vitamina K, responsável pela coagulação do sangue.

5 ALHO-PORÓ

Contém silício, mineral capaz de estimular a produção de colágeno, substância que proporciona elasticidade e firmeza à pele, prevenindo a celulite. Sem contraindicações, uma boa dica é incluí-lo em saladas e sopas. Para melhorar a absorção no organismo, recomenda-se associar à vitamina C.

6 SARDINHA

É um peixe rico em ômega 3, um poderoso anti-inflamatório e protetor celular, que contribui para reduzir a inflamação dos tecidos subcutâneos, além de melhorar a saúde dos sistemas circulatório e linfático, evitando o acúmulo de líquidos no corpo e o aparecimento da celulite. Como é mais comum encontrar a sardinha enlatada, indica-se escorrer bem o óleo da conserva e consumir uma unidade, acompanhada de folhas verdes, ou em patês feitos com queijo cottage ou ricota. O alimento é contraindicado a alérgicos e hipertensos.

7 CHÁ-VERDE

Fonte de vitaminas, minerais e cafeína, seu consumo aumenta o metabolismo e estimula a quebra de gordura no corpo, o que melhora o quadro da celulite. Além disso, tem efeito anti-inflamatório e antioxidante. Recomenda-se de duas a três xícaras diariamente, sendo contraindicado a hipertensos, gestantes e crianças.

8 ABACATE

Fonte de minerais, vitaminas e gordura monoinsaturada, um tipo considerado benéfico ao organismo, a fruta auxilia na absorção de licopeno e betacaroteno, pois estes carotenoides (antioxidantes) são solúveis em gordura e preservam as células do corpo. Recomenda-se o consumo de até uma xícara (chá) por dia e, por ser um alimento calórico, deve ser evitado por pessoas com problemas digestivos e que precisam consumir baixas quantidades de gordura, como no caso de quem tem esteatose hepática. PENSE LEVE |

45

Fontes | Marília Zielinski, nutricionista da Grings Alimentos Saudáveis, de São João da Boa Vista (SP); e Natália Soares, nutricionista da Clínica Juliana Neiva, do Rio de Janeiro (RJ)

2

Saiba quais alimentos e nutrientes ajudam a manter a saúde e melhorar o aspecto da pele

Revista Pense Leve  

Para acabar com a celulite: Saiba quais alimentos e nutrientes ajudam a manter a saúde e melhorar o aspecto da pele

Revista Pense Leve  

Para acabar com a celulite: Saiba quais alimentos e nutrientes ajudam a manter a saúde e melhorar o aspecto da pele

Advertisement