Page 1

Encantos e Sabores

Campos do Jordão & Cia

Verão na Montanha

É mais que especial, calor forte durante o dia e friozinho à noite garantem ótimos momentos.

Gastronomia

Este editorial revela o que chefs convidados sugerem para o Verão, incluindo dicas para o Happy Hour.

Lazer e Cultura

Algumas dicas de onde e como você poderá aproveitar melhor sua estada na cidade.

Novo Mapa

ISSN 1983361

Verão 2011/12 Ano 5 - Nº 17

Para ajudar você a curtir o melhor de Campos e Região. Na página 40


2

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

3


4

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

5


6

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

7


8

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

9


Expediente

4 Estações

Para esta edição de Verão, Encantos e Sabores revela lindas imagens, onde inclui um roteiro especial sobre culinária de verão, dicas de bons points para o Happy Hour e reportagens sobre cultura, turismo e lazer.

VV

Campos do Jordão em

Verdes Vales

Editora Jornalística

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Revista Encantos e Sabores Registrada sob nº 17 do Livro B - nº 1, de Matrícula de Jornais e Revistas, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão. Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 Campos do Jordão-SP - CEP 12460-000 Telefones: (12) 3662-3090 / 3664-4368 CNPJ: 02.416.218/0001-57 Diretores Antonio Luiz Schiavo Júnior Hosana Camargo Schiavo Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior MTB: 44.237-SP Projeto grÁFICO, Arte e fotografia comunicação

Kadu Schiavo Daniel dos Santos Cardoso Fotógrafos colaboradores: Douglass Fagundes, Gil Rennó, Thaís Antunes e Rachel Guedes Atendimento ao Leitor Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - conjunto 04 Campos do Jordão-SP - CEP 12460-000 Telefone: (12) 3664-4368 redacao@encantosesabores.com.br publicidade Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - conjunto 04 Telefones: (12) 3664-4368 - 3662-3090

Encantos e Sabores

Campos do Jordão & Cia acesse todas edições online em:

www.encantosesabores.com.br

Impressão Prol Editora Gráfica, em 01/2012 Av. Papaiz, 581 - Diadema - SP Tiragem desta 17º edição: 20.000 exemplares

CAIXA POSTAL Este é o espaço do leitor. Envie seus comentários, críticas e sugestões para: redacao@encantosesabores.com.br A revista é perfeita! Faz tempo acompanhamos pelo Jornal de vocês na internet tudo o que acontece em Campos do Jordão. Mais recentemente também passamos a ler virtualmente as páginas de Encantos e Sabores. E não resistimos. Apesar da distância, programamos nossas férias para Campos e fizemos uma verdadeira via sacra pela região com a ajuda dessa magnífica revista que vocês produzem, a começar pela escolha da pousada, passeios e a deliciosa culinária. A arquitetura da cidade é maravilhosa. As casas parecem de sonho, não há como não se encantar com Campos. Isso sem contar com o clima perfeito, calor durante o dia e frio gostoso à noite. Bom demais para quem vive diariamente o calor abrasador de Salvador, nossa querida terra natal. Minha mulher e eu somos médicos e circulamos bastante pelo Brasil e exterior, participando de cursos e congressos e podemos afirmar que são raros os lugares que possuem uma revista como a de vocês. Parabéns pela

10

qualidade da impressão e informações nela contidas. Campos do Jordão é mesmo linda e a revista de vocês é perfeita. Parabéns! Carlos e Fátima - Salvador - BA Mais espaço para os pedestres? Sou frequentador assíduo de Campos há mais de 23 anos, desde a época que era solteiro e me acho credenciado a comentar um fato que desagrada não apenas a mim mas, tenho certeza, que a todos que gostam de dar uma caminhada pela cidade. Convenhamos, as calçadas de Campos estão muito ruins. No centro da cidade muitas estão quebradas, assim como no canteiro central da avenida principal. Em Capivari, junto do calçadão da cerveja, quase não há espaço para caminhar, principalmente para quem precisa empurrar carrinho de bebê, como é o nosso caso. Isso está errado. É um problema antigo, um desrespeito aos pedestres. Fábio, Carla e Bruna - São Paulo - SP.

Encantos e Sabores


Sumário

Verão - 2011/2012 Ano 05 - nº 17

14

14 Editorial

Campos brilha forte no verão e conquista, ano após ano, mais fãs. São tribos de todas as gerações que voltam cada vez mais suas atenções ao meio ambiente e às riquezas ainda bem preservadas deste maravilhoso recanto da Serra da Mantiqueira.

16

16 A Campos que poucos conhecem A poucos minutos do sempre agitado Capivari, passeios que convidam você a desvendar os encantos da fauna e flora regional.

28 Roteiro de Lazer

Um circuito completo com dicas e sugestões sobre os melhores passeios e pontos turísticos de Campos e região. Mesmo em dias chuvosos, ótimas opções de lazer indoor garantem muita diversão.

28

40 Novo Mapa - Localize-se

Em nosso novo e prático mapa você se situa na cidade, encontra fácil nossos anunciantes e os pontos turísticos mais interessantes da região.

42 Roteiro Cultural

Nesse espaço você encontra informações históricas sobre a cidade, seus eventos e os principais pontos de cultura.

42

46 Turismo em alta?

Brasil bate recorde de desembarques nacionais e estrangeiros, mas o Turismo ainda representa muito pouco em relação ao PIB: apenas 3,6%.

52 Gastronomia “Pratos para o nosso verão” foi nossa sugestão 46

aos chefs convidados a participar desta edição. O resultado foi um delicioso editorial com ótimas sugestões e imagens de dar água na boca.

64 Happy Hour

Mania nos quatro cantos do planeta, ganha ainda mais sabor e originalidade na culinária jordanense. Clima, arquitetuta, charme e sabores elegem Campos como lugar perfeito para um delicioso Happy Hour

52

78 Guia de serviços

Consulte endereços e telefones dos principais hotéis, pousadas, restaurantes, serviços públicos e emergências em Campos do Jordão.

CAPA

Foto: Kadu Schiavo Pôr do Sol na SP-123


Editorial - Verão

Verão nas alturas

14

o friozinho garante à estância seu status de suíça brasileira. Encantos e Sabores


Campos do Jordão possui brilho próprio e no verão ele se intensifica. Suas manhãs ensolaradas de céu muito azul são convites para caminhar e desvendar seus vales e montanhas. Redescobrir os encantos e caprichos da natureza ganha mais adeptos a cada dia. São tribos de todas as gerações que voltam cada vez mais suas atenções ao meio ambiente e às riquezas bem preservadas deste maravilhoso recanto da Serra da Mantiqueira. Ao contrário das demais estações, o calor se torna forte durante o dia. Depois, ao cair da tarde, as pancadas típicas e passageiras da estação derrubam as temperaturas e o friozinho garante à estância seu status de suíça brasileira. O verão 2012 chegou forte, mais quente e mais seco que em anos anteriores. A cidade, apesar das muitas e necessárias obras de reurbanização, mantém seu charme. A temporada promete. A cidade recepciona e faz feliz milhares de turistas. Sejam todos muito bem vindos à bordo. Antonio Luiz Schiavo Júnior

Fotos: Kadu Schiavo

redacao@encantosesabores.com.br

Encantos e Sabores

15


Editorial - Verão

A Campos que poucos conhecem Texto: Schiavo Júnior Fotos: Kadu Schiavo

Campos do Jordão é sempre lembrada pelo clima privilegiado, o friozinho gostoso e suas famosas geadas que pintam de branco a vegetação e fazem a alegria de milhares de turistas durante o período invernal. A estância mais alta do Brasil também é bastante citada por sua arquitetura ímpar. Na realidade, um mix de linhas importadas que se incorporou ao design nacional de montanha e que conquistou ao longo de anos personalidade própria, hoje bastante copiada e exportada para o resto do país. Outros detalhes chamam a atenção do visitante, dentre eles a qualidade do parque hoteleiro com mais de 9 mil leitos, seu irresistível circuito enogastronômico e o entorno que emoldura a cidade, boa parte formada por vegetação nativa bem preservada. E é exatamente nesse item que se escondem preciosidades que poucos tiveram o privilégio de conhecer.

Quem acorda cedo tem o privilégio de presenciar a beleza simples de um amanhecer típico de verão 16

Encantos e Sabores


a magestosa araucária, árvore símbolo de campos, chega a atingir 50 metros de altura. As florestas de araucárias são raras, podem ser encontradas em poucas cidades brasileiras, na Ilha Norfolk, sudeste da Austrália, Nova Guiné, Argentina e no Chile.

O corte de araucárias é crime ambiental. Denuncie!

Encantos e Sabores

17


Editorial - Verão

diversas trilhas cortam ou margeiam vales e montanhas, revelando a riqueza deste que é um dos poucos redutos de mata atlântica bem preservados de todo país.

São diversas trilhas que serpenteiam entre florestas nativas praticamente intocadas. Delas podemos observar árvores centenárias, aves raras, animais silvestres, grutas que serviram de esconderijo aos escravos, corredeiras de águas cristalinas e pequenas cachoeiras. Essas quedas d’água são povoadas por lambaris, carpas capim, traíras e até trutas arco-íris, fujonas de antigos pesqueiros, que se adaptaram muito bem ao nosso meio ambiente e se transformaram em troféus disputados pelos aficionados da pesca esportiva.

18

Encantos e Sabores


Foto: Daniel Cardoso

Uma bruma leve envolve a cidade ao amanhecer.

Encantos e Sabores

19


Editorial - Verão

Na região, as principais rampas de vôo livre estão no Pico Agúdo, em Santo Antônio do Pinhal, e na Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí. Mesmo para quem não pretende se aventurar, presenciar voos e decolagens é um espetáculo que vale a pena ser visto.

Deixar o conforto e o agito das calçadas do badalado centrinho e sair em busca da maior riqueza que Campos do Jordão possui pode se transformar numa experiência verdadeiramente rica e inesquecível. A biodiversidade na região é uma dessas atrações. Araucárias (Araucária angustifólia), árvore símbolo da cidade, gigantescas, imponentes e até centenárias se espalham nas montanhas. Pinhos bravos (Podocarpus lambertii) chamam atenção pelas formas incomuns e das suas longas “barbelas” de musgos que sustenta em seus galhos fortes e tortuosos. Seus galhos recepcionam (ou são invadidos) por uma série de outras plantas, como orquídeas, bromélias, vegetação parasita, insetos, pequenos mamíferos roedores e ninhais. Enfim, o pinho bravo possui “vida própria” e merece um bom tempo de observação, além de oferecer excelentes ângulos para se capturar imagens.

20

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

21


Fotos: Kadu Schiavo

Editorial - Verão

A OBSErvAÇãO dE AvES E ANimAiS SilvEStrES é umA prátiCA CAdA vEz mAiS diFuNdidA Em CAmpOS dO JOrdãO

Seja partindo do parque do Estado (horto), a cerca de 20 minutos de Capivari, ou percorrendo outras tantas regiões, como a Campista, gruta dos Crioulos, vale do Baú, gavião gonzaga, entre outras, por conta própria ou com ajuda de monitores de empresas especializadas em esportes e atividades ao ar livre, em algumas horas você poderá conhecer um dos poucos redutos de florestas bem preservadas do Brasil. Campos do Jordão possui tudo isso e muito mais. porém é preciso “desapegar” um pouco do conforto e glamour que a cidade e o homem oferecem e se aventurar pelos tantos recantos do entorno, conhecendo de perto o que a natureza nos brinda, inteiramente grátis.

22

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

23


hotelaria

Estar no Toriba sempre faz bem!

A história do Toriba está atrelada ao desenvolvimento do turismo na região. Inaugurado em 1943, preserva os mesmos quesitos que o notabilizaram, como conforto, qualidade em atendimento, cozinha impecável e lazer para todas as idades. Nesse item, também se destaca a Fazendinha Toriba, recanto de puro lazer onde crianças e jovens, monitorados por profissionais especializados, podem passar momentos inesquecíveis junto da natureza.

Na Fazendinha Toriba, um espaço de lazer com acesso exclusivo aos hóspedes do Hotel, os visitantes podem contemplar a rica fauna e flora do entorno, percorrer trilhas em meio a árvores centenárias, conhecer a horta orgânica que supre a cozinha do hotel, visitar as criações de aves, de pequenos animais e trutas. Alí, longe do agito dos grandes centros, hóspedes podem passar o dia realizando atividades variadas, despertando ainda mais para a consciência de preservação de nosso meio ambiente, com toda segurança, conforto e sem custo adicional algum. Os frequentadores do Toriba são habitués, em sua maioria formados por famílias que frequenta o resort há décadas. São pais, filhos, avós, tios ou mesmo casais novos que procuram naquele espaço mágico, momentos especiais para relaxamento, descanso, lazer e interação entre si. 24

Encantos e Sabores


Fazendinha Toriba

Encantos e Sabores

25


hotelaria

O complexo hoteleiro toriba está distribuído em mais de 300 mil metros quadrados de matas nativas, riachos, cachoeiras e jardins magníficos, num dos pontos mais altos da estância e de onde se descortina magnífica vista para vales e montanhas que se perdem de vista. Em meio a esse cenário está sua imponente sede, formada por confortáveis apartamentos e salões de estar emoldurados com afrescos do pintor italiano Fulvio pennachi.

o caminho até a Fazendinha pode ser feito com veículos do hotel ou em uma divertida caminhada, com cerca de dez minutos de duração, passando pela Parada Toriba e percorrendo uma trilha leve e segura em meio às matas, entre árvores centenárias, riachos, rica fauna e flora exuberante de onde se avistam orquídeas, bromélias e bandos de esquilos.

Monitoriados por profissionais experientes, os hóspedes tem contato direto com a natureza, sua biodiversidade e riquezas naturais da região.

A estrada de Ferro Campos do Jordão corta o território do resort onde há uma simpática estação de trens. batizada de Parada Toriba, fica próxima ao ponto ferroviário mais alto do brasil (Alto do lageado - com 1.743 metros acima do nível do mar).

*Atenção ao cruzar os trilhos do bondinho. Pare, olhe para ambos os lados e fique atento aos sons e vibrações nos trilhos!

26

Encantos e Sabores


Na Fazendinha os visitantes podem alimentar os animais, dentre eles coelhos, ovelhas, gansos, patos, galinhas, perus e pavões que, habituados ao convívio humano, interagem muito bem com os hóspedes. Há Também criações de trutas, porcos e javalís.

Atividades lúdicas, como aulas de pintura, fazem parte do roteiro

Na parte externa, outro conjunto de apartamentos e confortáveis chalés com lareira, piscinas aquecidas, saunas seca e úmida, health center com quadra poliesportiva e sala para exercícios aeróbicos. Finalizando, para descansar de todas as atividades que o hotel proporciona, o Spa toriba l’Occitane apresenta diversas técnicas de massagem e rituais para repousar corpo e mente com os exclusivos produtos da grife francesa. Encantos e Sabores

Serviço: hotel toriba - Av. Ernesto diederichsen 2962, reservas: 0800-178179 ou (12) 3668-5000 WWW.TORIBA.COM.BR Por Schiavo Júnior - fotos Kadu Schiavo

27


Roteiros de lazer

Para aproveitar melhor o verão em Campos e região, preparamos um roteiro de Lazer e Cultura, com diversas opções de passeios para todos os gostos e condições climáticas.

28

Encantos e Sabores


Pedra do baú

Foto: Kadu Schiavo

Com cerca de 1.905 metros de altitude, é avistada por toda região. Pertence ao município de São Bento do Sapucaí e é ponto de encontro de montanhistas, escaladores, praticantes de voo livre e de outros esportes de aventura. Importante: Os principiantes em escaladas devem evitar vencer a rocha sozinhos. Devem sempre procurar orientação em empresas especializadas em turismo de aventura e informar-se quanto às condições da estrada de acesso.

Encantos e Sabores

29


Roteiros de lazer

Ducha de Prata

Pico do imbiri

Partindo de Vila Capivari rumo ao bairro da Vila Inglesa, encontra-se a Ducha de Prata, concorrido ponto turístico com quedas d’água, lanchonetes e amplo estacionamento. Outro atrativo da Ducha de Prata são suas lojas de artesanatos e lembranças. Vale conferir. O acesso é gratuito.

Um dos mirantes mais altos de Campos do Jordão, com cerca de 2 mil metros de altitude. Seu acesso se dá pela Estrada da Campista, a mesma de acesso à Gruta dos Crioulos e Pedra do Baú. O acesso é gratuito, mas no período chuvoso deve ser limitado apenas para veículos com tração nas quatro rodas. Vale o sacrifício.

Cavalgadas no Rancho SB Localizado na região do Imbiri, o Rancho oferece passeios pela região da Gruta dos Crioulos, Trilha das Três Matas, Pico do Imbiri, entre outros. Informações: (12) 3663-1465


mirante lenz Situado num dos pontos mais belos da cidade, um mirante de onde se avista boa parte da Serra da Mantiqueira. Localização: Bairro do Gavião Gonzaga, com acesso pela Estrada do Toriba. Telefone: 3662-1077 / 3662-1421

Foto: Daniel Cardoso

Ingresso: R$ 4,00 por visitante.

Encantos e Sabores

31


Roteiros de lazer

Passeios de trem Construída em 1914, a velha ferrovia turística proporciona passeios de bondinho percorrendo diversas estações do eixo central da cidade. Composições fechadas com vidros panorâmicos, fazem a ligação entre as estações de Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal e Pindamonhangaba, passando pelo Reino das Águas Claras (Piracuama). Informações: (12) 3663-1531 / 3664-7408.

Passeios com Quadricículos

Morro do Elefante

Para você que gosta de esportes de aventura, curta a emoção de percorrer as mais belas trilhas da região. Segurança: Como todo esporte de aventura, os passeios de quadricíclo são monitorados por experientes pilotos e o uso de equipamentos de segurança é obrigatório. Informações: QuadMania: (12) 7814-5930

Com 1.800 metros de altitude e apenas 10 minutos do centro de Vila Capivari é o ponto turístico mais visitado da estância. Um amplo platô bem urbanizado proporciona visão panorâmica de boa parte da cidade. Seu acesso por asfalto é livre. Por teleférico, a partida se dá ao lado da Praça de Capivari. Ingresso teleférico: R$ 10,00.

Parque do estado horto florestal O Parque do Estado, onde também se encontra o Horto Florestal e o Centro de Truticultura, o mais importante laboratório de pesquisas sobre salmonídeos do Brasil, ocupa cerca de metade do território da cidade. Ali, em meio a matas nativas intocadas, rica fauna e flora dividem espaço harmoniosamente entre riachos e cachoeiras. Diversas trilhas bem definidas, possibilitam passeios com variados graus de dificuldade, distâncias e tempos de duração. Localização: Final da Av. Pedro Paulo Telefone: (12) 3663-3762. Ingresso: R$ 6,00. (estudantes 1/2) Menores de oito anos e maiores de 60 anos não pagam. Veículos: Autos: R$ 6,00; Ônibus ou similar: R$ 11,00; Motos: R$ 3,00. Horário de funcionamento: Diariamente, exceto às quartas-feiras, das 9h às 16h. Nos meses de Janeiro, junho e julho, aberto também às quartas-feiras.

32

Encantos e Sabores


belvedere

Foto: Daniel Cardoso

Antes de descer a Serra é um ponto de parada obrigatória para admirar a paisagem do nascer ao pôr-do-sol. Não se esqueça de levar a câmera, pois surpresas é o que não faltam nesse cenário, pois com um pouco de sorte é possível flagrar e registrar bandos de Quatís “folgados e muito curiosos”. O caminho até o Belvedere é muito utilizado nas manhãs e fins de tarde por praticantes de caminhada e corrida, que fazem o percurso de Vila Capivari até o local, cerca de 20 km, ida e volta, apreciando a paisagem e passeando pelas ruas e praças de Campos do Jordão. Caminhar neste cenário, nem dá pra sentir!

Encantos e Sabores

33


Roteiros de lazer

A Gruta dos Crioulos é um dos pontos turísticos de visitação obrigatória. Encravada na mata, formada por grandes blocos de granito, cria cavernas, sendo que a maior delas possui cerca de 900 m². A vegetação ao redor da Gruta dos Crioulos é exuberante e bem preservada, com predominância de araucárias, manacás, quaresmeiras, pinhos bravos, estes quase sempre cobertos por centenas de orquídeas e bromélias. A fauna silvestre também é muito rica, com mais de uma centenas de aves catalogadas (nhambús, pica-paus, tucanos, saracuras, jacus, jacutingas, entre outras aves em extinção, e pequenos animais, como esquilos, macacos, gatos selvagens, cotias e outros pequenos roedores. A história revela que nela centenas de escravos, fugitivos de fazendas do Vale do Paraíba e do Sul de Minas, encontravam refúgio. 34

No salão principal há um Cruzeiro e uma imagem de Nossa Senhora. Ao seu lado um altar esculpido na pedra, que teria sido lavrado pelos próprios escravos. O ambiente é frio e logo remete à imaginação dos visitantes aos mistérios do sobrenatural. Diz a lenda que muitos escravos que ali procuravam refúgio chegavam doentes, debilitados e não suportando os rigores do frio, vinham a falecer e acabavam sepultados ao seu redor. Contos e Lendas: Quem se aventura a acampar por ali comenta que durante a noite o vento frio sopra forte por entre as pedras e produz sons arrepiantes. Há quem afirme também que pode-se ouvir o som de correntes se arrastando e gemidos... Fenômenos atribuidos às almas sofredoras daqueles que ali terminaram suas vidas de perseguições.

Fotos: Kadu Schiavo

Gruta dos crioulos

SERVIÇO Área de Proteção Ambiental Por tratar-se de uma APA é proibida a retirada de qualquer espécie de vegetação ou captura de animais. Acesso: Partindo de Vila Jaguaribe, pela Estrada da Campista, são cerca de 9 quilômetros, sendo que dois são em estrada de terra batida e que se torna escorregadia em dias de chuva. A entrada é livre. Encantos e Sabores


JORNAL

CAMPOS DO JORDÃO

& Cia

Verdes Vales

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Lj 4 - Campos do Jordão-SP Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Tiragem: 7.000 exemplares

www.camposdojordaoecıa .com.br

Editora Jornalística

O MUNDO MUDA, É PRECISO SE ADAPTAR há tempos que a quantidade de acessos em nossa página na internet supera a tiragem de 7 mil exemplares semanais do jornal impresso. Atualmente fazemos um jornalismo multimídia, que integra todo conteúdo do jornal somados com informações turísticas da revista Encantos e Sabores e conteúdo exclusivo do nosso portal. Em 2012 estaremos cada vez mais presentes no seu dia a dia, seja com o tradicional jornal impresso, em seu computador, tablet ou smartphone por meio de nossa versão online no uOl, ou pelas redes sociais. Embora o uso do papel possa diminuir com o tempo, o nosso papel em Campos do Jordão e região continua o mesmo há 22 anos, informar e divulgar Campos do Jordão, com ética, imparcialidade, comprometimento com a cidade e seus cidadãos, sem sensacionalismo e sempre de forma favorável ao turismo da região.

www.campo sdojordaoecıa.com.br

Verdes Vales

Editora Jornalística


Roteiros de Lazer

Tarundu, um dia

inesquecível em qualquer tempo.

Orbit ball

faça chuva ou faça sol a diversão é garantida! Independentemente do tempo, são dezenas de opções de lazer para todos os gostos!

U

m dos lugares mais interessantes de Campos do Jordão é o Tarundu. São 19 atividades diferentes que mantêm a família divertida o dia todo e um ótimo restaurante para ninguém ter que voltar ao centro da cidade para procurar um almoço ou jantar bem gostoso. Nem as chuvas passageiras que aparecem em dias ensolarados estragam a festa porque mais da metade das atividades oferecidas são feitas praticamente sem se molhar! Até as famosas tirolesas Thunder e HighFly tem o transporte seguro até suas bases e pode ser feito com 36

veículo ou até mesmo em um simpático carrinho de golf. Uma atividade indoor imperdível é a pista de patinação de gelo, a maior do Brasil, atendida por professores e monitores que fazem todo mundo patinar e se divertir. Outra atração indoor que faz sucesso são os Air Games, um conjunto de 12 camas elásticas integradas umas nas outras, onde o participante pode se divertir com bolas em jogos como queimada, vôlei e basketeball, saltando sobre elas. Encantos e Sabores


Divirta-se muito, pague pouco. São duas opções para você escolher.

a MaioR Pista de Patinação no gelo do bRasil AbErtA o ANo todo!

PassaPoRtes: (R$ 189,00 ou R$ 89,00) que dão o direito de fazer um monte de atividades com um grande desconto!

3 tiRolesas: até 430M de PeRCuRso e 50M de altuRa!

um carrinho coberto leva você até a torre. Encantos e Sabores

37


Roteiros de Lazer

Em grande parte das atividades, você está protegido da chuva enquanto brinca.

WatteR ball

aiR gaMes - protegido da chuva

Kid’spaCe

Cavalos, PÔneis e tRoleys Seja para fazer um passeio a cavalo ou conhecer o tarundu num troley, o hipismo é muito valorizado aqui: desde os praticantes de salto até quem nunca montou encontra ótimos instrutores e os famosos “cavalos professores” que ajudam na aprendizagem.

38

um epaço amplo e coberto, perfeito mesmo com chuva, onde as crianças passam por pontes, escorregadores, escaladas, e diversos obstáculos, sempre sob supervisão de instrutores qualificados. Encantos e Sabores


aRboRisMo

Paintball

aRCo e fleCha

área coberta Mini golf Em nossas 18 estações de grama sintética você vai se divertir muito com as tacadas! o objetivo aqui é colocar a bola nos buracos respectivos com o menor número de tacadas possível e ir avançando nas estações que aumentam o grau de dificuldade conforme se progride no jogo.

RestauRante taRundu

Saboreie grelhados, massas, peixes e pizzas especiais em ambientes muito aconchegantes, com lareiras, lounges e uma decoração que nos faz sentir em nossa Casa de montanha!

CoMo ChegaR?

SERVIçO:

ATIVIDADES INDOOR: Aqui não tem tempo ruim. Orbit Ball, Trikke (que é uma mistura de patinete com Sky), Air Games, Patinação no Gelo, Arco e Flecha, Kid’Space e jogos de tabuleiro, são perfeitas em qualquer tempo. Encantos e Sabores

Atividades: O tarundu está aberto ao público diariamente das 9h às 18h - horário de verão e Feriados das 9h às 19h. restaurante: todos os dias (menos 6ª à noite) das 9h as 19h. Sábado e Feriados das 9h às 23h. Endereço: Av. José Antônio manso, 1515 - Bairro toriba informações: (12) 3668-9595 Site: www.tarundu.com.br Entrada e estacionamento não são cobrados.

Observação: para quem já está em Campos, siga na Av. Januário Miráglia, entre a esquerda após o mercadinho Zatti e a estação ferroviária Fracalanza e continue seguindo o mapa a partir do nº 3.

1 Passe o Portal. 2 Logo depois da 2 3

1

4

linha do trem siga a placa indicando Tarundu / Hotel Toriba / Lenz Gourmet. 3 Suba a Av. Ernesto Diedericksen por 4 km até o cruzamento onde há várias placas. Você vai ver a seta do Tarundu indicando a direita. Siga à direita. 4 Mais 800 metros pela estrada de terra e você chegou ao Tarundu.

39


09 04 02 05 01 09 01 03 08 03 02 11

07

05 14

04

06

08

18 10

07

07

08

17

00 Gastronomia 01 - beto Perroy 02 - Café boulevard gourmet 03 - Café Palácio 04 - Charpentier 05 - fran frutas 06 - festival della Pasta 07 - gato gordo 08 - la Coupole 09 - la gália

40

10 - lenz 11 - Mané young 12 - Maison du Champ 13 - qg da Pizza 14 - sergio’s Restaurante 15 - serra da estrela 16 - só queijo 17 - tarundu 18 - toribinha 19 - vila Chã Encantos e Sabores


04 10

05 01 06

08 05

16

13 07 02 10

06 09

19 02 06 12

15

Ilustração - Mário Domingues

03

04 01

03

11

00 Serviços e Lazer 01 - anabella 02 - animais da serra 03 - Central do Cartucho 04 - Kitta Móveis 05 - quadmania 06 - são Camilo 07 - security 08 - tarundu

Encantos e Sabores

09 - tempercampos 10 - Market Plaza 00 Hotelaria 01 - frontenac 02 - hotel nevada 03 - le Renard 04 - Pousada alto da boa vista

05 - Pousada st gallen 06 - serra da estrela 07 - tarundu 08 - toriba 00 Pontos turísticos 01 - auditório e Museu 02 - Casa da xilogravura

03 - ducha de Prata 04 - gruta dos Crioulos 05 - horto florestal 06 - Morro do elefante 07 - Parque das Cerejeiras 08 - Palácio boa vista 09 - Pedra do baú 10 - Pico do imbirí 11 - Pico do itapeva

41


Roteiro Cultural

Foto: Rachel Guedes

Cultura

Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão O tema de 2011 foi “Contrastes”. Nele o público teve a oportunidade de conhecer algumas das contraposições existentes entre diferentes estilos musicais de uma mesma época ou diferentes fases musicais de um mesmo compositor. “O público pôde ouvir obras que marcam a transição de períodos estilísticos dentro da história da música ocidental” revelou Paulo Zuben, Diretor Artístico-pedagógico do Festival. O concerto de Abertura do Festival manteve sua tradição com a presença da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo que, sob regência do maestro Pinchas Zukerman interpretou obras de Ludwig Van Beethoven (1770-1827): “As Criaturas de Prometeu, op. 43: Abertura”, “Sinfonia nº 1, op. 21, em dó maior” e “Concerto para violino e orquestra, op. 61”. O 42º Festival Internacional de Inverno “Luís Arrobas Martins” deste ano constou de 45 magníficos concertos.

42

Encantos e Sabores


Museu

Felícia Leirner A artista polonesa Felícia Leirner (1904-1996), que empresta o nome ao museu, viveu boa parte de sua vida em Campos do Jordão. Apaixonada pelo Brasil, terra que adotou como pátria, chegou a ser mencionada por críticos e seus amigos como “A escultora brasileira que nasceu em Varsóvia”. Parte de seu importante acervo pode ser visto no museu ao lado do Auditório Cláudio Santoro. São 84 esculturas, sendo parte delas em bronze, expostas junto ao átrio. Outras, em cimento armado, estão expostas ao ar livre, junto aos jardins, e se integram perfeitamente à vegetação. Serviço: Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18 horas. Preços dos Ingressos: Pedestres: R$ 1,00; Motocicletas: R$ 2,00; Carros de passeio: R$ 5,00; Ônibus: R$ 30,00 (em todos os casos não importa o número de passageiros).

Foto: Rachel Guedes

Outras informações: (12) 3662-2334.

Museu da Xilogravura A Casa da Xilo, como é carinhosamente chamada, foi fundada em 1987. O museu abriga um acervo com mais de 2 mil gravuras nacionais e estrangeiras dos mais renomados xilógrafos. Dispostas em diversas salas temáticas, dão uma visão clara da arte de imprimir imagens sobre papel, partindo-se de uma matriz de madeira entalhada e entintada. Antes da existência do processo off-set de impressão, as xilogravuras eram comuns para a ilustração de livros, rótulos, cartazes, baralhos, cordéis e só mais tarde passaram a ser reconhecidas como obras de arte. Em três salas anexas, das vinte que compõe o museu, o visitante poderá ter acesso a uma sala de áudio e vídeo onde são mostradas as técnicas de impressão das xilogravuras, uma biblioteca com vasto material para ser usado em pesquisas e um atelier onde são promovidos cursos. Serviço: Localização: Em Vila Jaguaribe, ao lado da Igreja Nossa Senhora da Saúde. Visitação: diária (menos às terças e quartas-feiras), das 09 ao meio dia e das 14h às 17 horas. O ingresso custa R$ 2,00. Maiores de 60 anos pagam meia. Menores de 12 anos não pagam. Outras informações: (12) 3662-1832. Encantos e Sabores

43


Roteiro Cultural

Palácio Boa Vista

Fotos: Daniel Cardoso

O imponente castelo, sede de inverno do governo paulista, foi projetado pelo arquiteto Jorge Ptzrembel, inspirado no estilo Mary Tudor. As obras foram iniciadas em 1938, mas só foram concluídas em 1964, formando um complexo arquitetônico com cem amplos cômodos.

Em 1967, o então governador Abreu Sodré criou o “Museu de Mobiliário Histórico e Artístico Brasileiro”, abrindo o Palácio à visitação pública. Criava-se ali um importante espaço cultural que reuniria peças do mobiliário antigo e artes plásticas. A famosa tela “Operários”, de Tarcila do Amaral, assim como porcelanas, pratarias, esculturas e outros objetos que retratam um pouco de nossa História podem ser apreciados pelos visitantes. Primeiros acordes do Festival Foi justamente durante a solenidade de inauguração do Museu que soaram os acordes do “Primeiro Concerto de Inverno de Campos do Jordão”, com um magnífico recital da brilhante pianista

Magda Tagliaferro. Plantava-se ali a semente do que hoje é nosso consagrado Festival de Inverno de Campos do Jordão, o maior evento da música de concerto da América Latina.

Operários de Tarcila do Amaral

Reforma e entrada gratuita Recentemente o governador Geraldo Alckmin determinou que o ingresso ao Museu do Palácio seja franqueado, para que o público tenha a oportunidade de apreciar de perto importantes obras de arte, objetos de decoração e mobiliário que fazem parte da História de nossa terra. O Governador determinou ainda a reforma integral do Palácio Boa Vista, mas preservando todos seus detalhes arquitetônicos, um dos mais belos e imponentes próprios públicos do Estado de São Paulo.

Serviço: Visitação: de quarta a domingo, das 10h as 12h e das 14h às 17h - Entrada gratuita. Receptivo: Confortável Lounge com diversas opções de lanches e linda vista. Endereço: Av. Dr. Adhemar de Barros, 3001 - Alto da Boa Vista. Fone: (12) 3662-1122.

44

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

45


Turismo

Brasil fecha 2011 com recorde de desembarques domésticos e estrangeiros Dados do Ministério do Turismo apontam que o balanço no setor em 2011 deverá fechar com cerca de 80 milhões de desembarques domésticos e nove milhões em voos internacionais. “O Brasil está no centro das atenções de todo o mundo, a Copa do Mundo FIFA e os Jogos Olímpicos nos trouxeram uma maior visibilidade, que contribui para que as políticas de promoções fossem mais efetivas”, destaca Flávio Dino, presidente da Embratur. Para ele, o cenário irá evoluir e consolidar o país como um dos grandes receptores de turistas do mundo. “Foi o melhor ano para o turismo em nossa história, crescemos acima da média mundial e consolidamos uma posição expressiva em nossa economia”, diz. Para Gastão Vieira, ministro do Turismo, “As movimentações nacional e internacional confirmam nossa expectativa de que teremos o melhor ano do turismo brasileiro. Tanto no que se refere à circulação de pessoas pelo País, quando pelo incremento de divisas por meio do turismo”, comemora o Ministro. 46

Nos voos domésticos, o acumulado nos últimos 11 meses supera em 16,6% os 61,7 milhões de desembarques registrados no mesmo período de 2010. Um recorde desde o início da série histórica, em 2000. Pela projeção do Ministério do Turismo, 2011 deverá fechar com aproximadamente 80 milhões de desembarques domésticos, contra 68.2 milhões do ano passado. Nos voos vindos do exterior, a movimentação de janeiro a novembro foi de 8,26 milhões. No mesmo período de 2010, foram 7,2 milhões de chegadas. As projeções do MTur indicam que o total acumulado no fim de 2011 baterá os nove milhões de desembarques internacionais contra os 7,9 milhões do último ano. Encantos e Sabores


Foto: Kadu Schiavo

Apresentação de concerto do Festival Internacional de Inverno na Concha Acústica da Praça de Capivari em julho de 2011

Mesmo assim, o Turismo corresponde a apenas 3,6% do PIB ... Com dimensões continentais, oito mil quilômetros de costas, praias e ilhas paradisíacas, a maior concentração de florestas naturais do planeta e um respeitável parque hoteleiro e gastronômico, mesmo assim, o Turismo ainda não conseguiu atingir à modesta marca de 5% do Produto Interno Bruto. Enquanto isso, a maior parte dos países da Europa, América do Norte e até do Caribe conseguem bater facilmente a marca de 30% do PIB. Isso demonstra que o Brasil ainda está muito longe de atingir sua maturidade industrial e de serviços no setor. Mesmo assim, apesar de modestamente, estamos crescendo.

Fatores negativos Vários fatores concorrem para que o Brasil perca para a concorrência estrangeira, dentre eles o alto índice de criminalidade, precariedade de atendimento aeroportuário, política tarifária alta e fragilidade do marketing no exterior. Por todo país, a maioria dos portos e aeroportos não oferecem conforto, eficiência e rapidez no atendimento para as operações básicas de embarque, desembarque, despacho e desembaraço de malas, além de Encantos e Sabores

outros quesitos básicos, como vagas para estacionamento, sem contar os exageros no preço de alimentação em todos aeroportos. São fatores que também pesam na hora da escolha do destino de lazer.

Fatores positivos Em função do Mundial de Futebol de 2014 e das Olimpíadas em 2016, os governos estaduais e o próprio MTur correm contra o relógio, despejando verbas para obras de infraestrutura aeroportuária, estradas, na melhora da segurança pública e no financiamento, pelo BNDES, ao setor hoteleiro. Promover dois eventos dessa magnitude no Brasil pode ser o divisor de águas para o crescimento efetivo do Turismo no Brasil, mas também pode ser um tiro no pé se alguma coisa relevante não der certo e ganhar repercussão na mídia internacional. Enfim, o Brasil precisa investir mais em qualidade, melhorar sua infraestrutura receptiva, praticar políticas tarifárias mais atraentes e melhorar muito a segurança. Outro fator positivo e que entrará em vigor já em janeiro de 2012 será a liberação da declaração de bagagem para quem estiver dentro da cota de US$ 500 e não tiver bens a declarar. Permanecem fora da cota objetos de uso pessoal, como roupas, um relógio, uma máquina fotográfica e um telefone celular. 47


Turismo

“Em 2012 haverá nove feriados prolongados. Isso favorecerá bastante o Turismo e poderá resultar num aumento da ordem de 30% em viagens nacionais. Em Campos do Jordão, onde já se procura alinhavar eventos para o período, o clima é de otimismo”

Estima-se que 90% dos brasileiros que retornam ao Brasil estejam nessa situação e não precisarão mais apresentar a DBA (Declaração de Bagagem Acompanhada). Porém isso não impedirá que fiscais da Receita eventualmente fiscalizem bagagens. Outra novidade que deverá entrar em vigor até meados de 2012 será o de pagar tributos referentes a mercadorias trazidas com valores acima da cota através de cartões de crédito e a possibilidade de que as declarações possam ser preenchidas e despachadas aos órgãos federais por meio de celulares ou tablets já a partir de 2013. O objetivo da nova instrução normativa é de reduzir a burocracia e o tempo de espera na hora do desembarque. Em cidades turísticas como, por exemplo, Campos do Jordão, e em todo território nacional, a luta continua sendo contra a sazonalidade, que gera desemprego e afeta o comércio como um todo. Este fenômeno danoso vem sendo combatido com a promoção de bons eventos fora do mês de julho e o incremento do turismo de negócios.

Reabertura de cassinos pode alavancar Turismo “A reabertura dos cassinos no Brasil deverá desenvolver exponencialmente o turismo.” Esta é a tônica de defesa do Projeto de Lei do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB – RR) que circula no Senado Federal e que poderá ser apreciado ainda no primeiro semestre de 2012. Segundo seus apoiadores, “com ampla margem de aprovação”. O estudo sobre o impacto econômico dos cassinos no país projetaria a criação de centenas de milhares de empregos diretos, faturamento de R$ 30 bilhões/ano e uma arrecadação de impostos (17% no total, sendo 14% só para a Saúde) e o saldo para Segurança Pública e a Previdência Social. O projeto inicialmente contemplaria apenas estados da Amazônia, mas hoje ele estende essa possibilidade para estâncias climáticas e hidrominerais de interior 48

(que se situem a mais de 100 quilômetros de capitais) em outros estados. No Estado de São Paulo, Campos do Jordão figuraria como a principal escolha. Os cassinos surgiram no país ainda na época do Império e funcionaram normalmente até 1917. Reabertos em 1934 por Getúlio Vargas, acabaram proibidos, pela última vez, em 1946, pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra. De lá para cá, foram inúmeras as tentativas de se reabrir cassinos. Atualmente há no Congresso há forte tendência para se liberar o jogo, onde se inclui roleta, jogos de carteado e bingo de cartelas.

Turismo em Campos do Jordão O turismo em Campos ganhou maior desenvoltura na segunda metade de século passado, principalmente após a criação do Festival de Inverno. De lá para cá uma série de eventos culturais, esportivos, de lazer e corporativos concorreram para que ele atingisse a projeção que possui hoje. Mais recentemente – nos últimos dez anos – o setor empresarial passou a investir no Turismo de Negócios. Trata-se de um nicho de negócios que ajuda a neutralizar os efeitos da sazonalidade na baixa estação e praticamente não concorre com o turismo tradicional, já que a maioria dos congressos, dentre outros eventos corporativos, ocorrem quase sempre entre segunda e sexta-feira. Com o crescimento do turismo em Campos do Jordão, outros setores da economia local também se desenvolveram bastante, como o comércio e a indústria, principalmente da construção civil, onde a estância se notabiliza pela beleza plástica de sua incomparável arquitetura. Atualmente Campos do Jordão dispõe de aproximadamente 9 mil leitos entre hotéis, resorts e pousadas. Segundo o setor, se necessário, há disponibilidade de dobrar essa marca em pouco tempo para atender ao mercado, principalmente se o jogo for liberado. Encantos e Sabores


Foto: Kadu Schiavo

Visite Campos do Jordão nas 4 estações!


Pensamos em colocar uma parte do nosso portfólio nesta página, mas ele já esta em suas mãos! Valorize sua marca, consulte nossas ideias! Fotografia - Tratamento de imagens - Projetos Gráficos

comunicação

50

(12) 3664-4368 / 9191-9673 / 9708-2151 Av Dr. Januário Miráglia, 1750 loja 04 Vila Abernéssia - Campos do Jordão - SP Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

51


Gastronomia Gastronomia -- Culinária Culinária de de Verão Verão

Gastronomia

Pratos para o nosso Verão

Camarão Pomme D’or La Coupole: Camarões rosa gratinados ao molho Pomme D’or 52

Encantos e Sabores


foi o tema sugerido aos chefs convidados a participar desta edição especial. O resultado foi um delicioso editorial com excelentes sugestões e

Foto: Kadu Schiavo

imagens de dar água na boca.

Encantos e Sabores

53


Foto: Kadu Schiavo

Gastronomia - Culinária de Verão

Folhas com

comembert frito no azeite A culinária tradicional de Campos do Jordão é eclética, mescla um pouco da tradicional comida brasileira, com forte influência mineira, com gastronomia internacional. Quem garante e proporciona tudo isso é um competente parque enogastronômico que já conquistou paladares exigentes de bons gourmets das mais variadas origens. O verão na montanha é atípico, calor forte durante o dia e um friozinho perfeito a noite. São situações bem diferentes e que sugerem e ampliam tendências enogastronômicas. Se em outras estações o vinho figura entre as bebidas preferidas, no verão ele divide espaço com cervejas bem geladas. Na culinária não é diferente e a criatividade dos nossos chefs convidados para esta edição especial de verão revelam que em se tratando de Campos do Jordão, tudo pode e cai muito bem.

Maison du Champ: Seleção de folhas verdes (alface americana, alface crespa, radicchio, rúcula) acompanhando queijo comembert frito no azeite.

Filets grelhados 54

Foto: Gil Rennó

Sérgio’s Restaurante: Prato leve de verão é composto por dois tenros filets grelhados. Acompanham fritas, farofa e arroz branco. Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

55


Aux

Gastronomia - Culinária de Verão

Merlan poisson Bonne Femme

Quinoa grão sagrado A Quinoa, alimento sagrado dos incas, nos idos de 3.000 aC, é consirerada uma pseudo cereal. rica em nutrientes, vitaminas e isenta de glúten, pertence à família do espinafre e tanto seus grãos como suas folhas podem servir como fonte

Foto: daniel Cardoso

de alimento.

sÓ Queijo: lascas de Badejo ao molho de Bonne Femme, com purê de batatas e risoto de quinoa com rúcula e tomate. 56

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

57


Foto: Kadu Schiavo

Gastronomia - Culinária de Verão

Tagliarini no

Mascarpone

Tarundu: Tagliarini no Mascarpone ao champagne, com frango picante e legumes ao vapor.

Duas deliciosas massas, uma explorando o sabor do queijo mascarpone. A outra, consagrados camarões.

Risoto Gamberi e Limone

Foto: Douglass Fagundes

Festival della Pasta: Risoto elaborado com camarões e um toque especial de limão siciliano.

58

Encantos e Sabores


Gastronomia

Encantos e Sabores

59


Foto: Daniel Cardoso

Gastronomia - Culinária de Verão

Buffet

de saladas No Beto Perroy, a churrascaria mais charmosa de Campos do Jordão, um impecável e farto buffet de saladas chega a provocar “ciúmes” aos seus imbatíveis assados no fogo de chão. Beto Perroy: Em ambiente rústico e típico de montanha, o autêntico churrasco no fogo de chão.

Fotos: Kadu Schiavo

Feijoada Primorosa Feijoada Toribinha: Primorosa feijoada completa, com carnes artesanais e defumadas. O buffet de feijoada é servido em panelas de barro, com todas as carnes separadas para que os clientes possam selecionar as de sua preferência. 60

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

61


Fotos: Kadu Schiavo

Gastronomia - Culinária de Verão

Poppiette

de saumon com camarão Poppiette de Saumon Charpentier: Salmão recheado de camarão com creme azedo, sobre lâminas de abacate com emulsão de jalapeños

Carré de

cordeiro Serra da Estrela: Carré de Cordeiro. Acompanha purê de batata doce, molho refrescante de melão, gengibre e pimenta.

62

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

63


Gastronomia - Happy Hour

Foto: Douglass Fagundes

Happy Hour

Mais que lazer, um estado de espírito!

A denominação Happy Hour, não se sabe ao certo, teria surgido lá pelos nos anos 20 nos Estados Unidos. Mas, esse mesmo “estado de espírito” também poderia ter se originado nas calçadas boêmias de Paris, num pub londrino ou numa cantina italiana. Chi lo sa? 64

P

Para o Nelson Gonçalves Júnior, “Ora pois, foi em Portugal, opá!“, defende o Chef do Restaurante Vila Chã, lembrando que “após uma jornada de trabalho, o português tem o costume de terminar seu dia a se deleitar em uma Tasca (Botequim em Portugal), onde ali ele encontra desde seus pastéis de Bacalhau (Bolinho de Bacalhau), os Acepipes, pequenas porções de peixes ou de miúdos de aves e suínos, muito bem acebolados, também chamados de Iscas com Elas”, completa. Nelson ressalta que a culinária brasileira é baseada 90% na culinária Lusa e, não por menos, na cozinha de Botequim. “Neste aspecto começamos a entender os conceitos da época, onde os trabalhadores ao fim da tarde ou mesmo durante o intervalo de trabalho faziam uma parte de sua alimentação nos botequins, gerando na história no Brasil o Prato do Dia, momento peculiar no Botequim", acrescenta. Encantos e Sabores


Ao apurar esta matéria, consultamos diversas casas,

Fotos: Thaís Antunes

dentre elas o Vila Chã, uma autêntica casa Portuguesa.

Vila Chã: Para o momento da Tasca (Happy Nelson lembra ainda que inclusive a feijoada, tem origem lusitana, já que foi inspirada nos cozidos e esparregados portugueses, mas hoje em dia é tipicamente brasileira, ganhando posição de destaque como prato servido aos sábados, acompanhada de caipirinha, fechando a semana. “Nessas refeições, incluem-se inúmeras guarnições, como torresminhos fritos, arroz branquinho, couve somente “assustada” na frigideira, farinha de mandioca, molho de pimenta malagueta e laranja, para desengordurar e facilitar a digestão...”, explica. O Happy Hour é baseado nos momentos, onde, o ser humano procura, através do alimento, uma válvula de escape para o laboro do dia, ou para alimentar-se durante seu caminho, afinal, “não há como estar feliz de barriga vazia!”, completa. Encantos e Sabores

Hour), o Coberto (couvert) de abertura, com Salpicão Português (Enchido típico Luso), Presunto de Chaves (Típico Presunto Cru português, extremamente saboroso, com baixo índice de salinidade), Tremoços, Azeitonas Portuguesas Probeira, Alheiras de Mirandela (Típico Enchido Luso), Sardinhas ao Forno, Bolinhos de Bacalhau, Brandade de Bacalhau (preparado de Bacalhau com purê liso de batatas, bom para aqueles momentos de rápida embriaguez), chegando ao momento culminante do Queijo da Serra da Estrela com torradas, um manjar dos Deuses e Anjos.

65


Gastronomia - Happy Hour

Foto: Daniel Cardoso

Petiscos com Cerveja Enfim, a origem verdadeira do Happy Hour não é conclusiva. Sabe-se apenas que inicialmente chocou a sociedade tradicionalista. Por pouco tempo, pois logo rompeu costumes e tradições. Hoje o Happy reúne milhões de adeptos

apaixonados

por

aquelas poucas horas de papo furado no entorno de uma mesa de bar, junto a porções de comidinhas, bebidinhas e muita conversa jogada fora ao lado dos amigos. “Aquele papo furado todo fim de noite, num bar do Leblon. Meu Deus do céu, que tempo bom!” (trecho da música “Mudando de Conversa”, de Maurício Tapajós e Hermínio Bello De Carvalho), já cantavam Dóris Monteiro e Lúcio Alves, nos anos 60, marcando aquele bom momento cada vez mais presente na vida do brasileiro. La Gália: Isca de Truta e Linguiça de Javali

66

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

67


Gastronomia - Happy Hour

Em Campos do Jordão, onde artes plásticas, música e boemia se confundem com sua história, não é diferente e o Happy Hour conquista mais e mais adeptos de todas idades e tribos. Seja em Abernéssia, Jaguaribe ou no “Triângulo da Bermudas” (o Capivari), onde todos se encontram e onde tudo acontece, bares, pizzarias e restaurantes “fervem” com a presença de jordanenses e turistas que, ao som de música ao vivo ou eletrônica se despedem de mais um dia de trabalho ou de puro lazer.

Fotos: Kadu Schiavo

Petiscos e porções Café Palácio: Polenta palito com queijo parmesão

Café Palácio: Asinhas de frango com molho barbecue 68

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

69


Gastronomia - Happy Hour

&

Pupunha alho assados gato gordo:

PalMito PuPunha assado Acompanha molho pesto, manteiga de ervas e alcaparras

Foto: daniel Cardoso

alho assado Acompanha queijos e ervas finas

Causitas de

Foto: Kadu Schiavo

Camarão CharpeNtier: purê de Batatas picante coroado com Ceviche de Camarão e redução de pimenta biquinho.

70

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

71


Gastronomia

Doces Tentações Como de costume, as sobremesas ficam para o final. Sempre inovando, nossos chefs se superam a cada edição com suas irresistíveis criações.

Cherry coffee

Amora Gourmet

Delícias geladas

72

Caipirinha de Café

Café carambola

Café Boulevard Gourmet: Elaborada pelas baristas do Café, a nova carta de drinks de verão explora o agradável clima tropical brasileiro e mescla sabores únicos de café expresso com frutas típicas, como cereja, amora, carambola e limão. Delicie-se com o incrível sabor e textura do Cherry Coffee, do Amora Gourmet, do Café Carambola e da exótica Caipirinha de Café.

Encantos e Sabores

Foto: Daniel Cardoso

Aos meros mortais, só resta degustar sem culpa...


Queijo

brie Maria Batalhão Desejo QG da Pizza: Geléia de framboesa com queijo brie.

Sempre inovando com suas pizzas gourmet, o QG da Pizza apresenta duas novas opções doces para este verão. Elas recebem o simpático nome de Maria Batalhão.

Marias batalhão

Frutas Fotos: Kadu Schiavo

Tropicais

Maria Batalhão Tropical QG da Pizza: kiwi, abacaxi, pêssego em calda, banana e mel. Encantos e Sabores

73


Gastronomia

crêpe de

Frutas

caramelizadas La Coupole: Gratinado com suspiro e calda quente de chocolate e um mix de frutas caramelizadas.

A receita desta delícia data de 1968. Criada pela Chef Maria Rita é Fotos: Kadu Schiavo

um dos sucessos culinários mais pedidos entre clientes do La Coupole.

Mouse de Chocolate

A receita já é conhecida pelos hóspedes da Pousada Alto da Boa Vista, um mouse leve e cremoso com sabor único, acompanha chantily e cerejas

Café Palácio: Mouse de Chocolate com chantily e cerejas. 74

Encantos e Sabores


leia e releia esta matéria. Se dê o direito de apreciar todas essas delícias, sem moderação Confira abaixo os restaurantes visitados e apontados nesta reportagem. Beto Perroy Estrada do Horto, km 7 Descansópolis - Fone: 3663-2100

La Coupole Av. Dr. Januário Miráglia, 3414 Vila Capivari - Fone: 3663-5180

Café Boulevard Gourmet Av. Djalma Forjaz, 103 - loja 15 Vila Capivari - Fone: 3663-6351

La Gália Av. Macedo Soares, 340 Vila Capivari - Fone: 3663-2993

Café Palácio Av. Adhemar de Barros, 3001 Alto da Boa Vista - Fone: 3625-6864

Lenz Estrada. Munic. Paulo Costa L. Cesar, 2150 Toriba / Gavião Gonzaga - Fone: 3662-1077

Charpentier Restaurante - Hotel Frontenac Av. Dr. Paulo Ribas, 295 Vila Capivari - Fone: 3669-1000

Maison du Champ - Hotel Le Renard R. Engº. Souza Campos Júnior, 50 Vila Capivari - Fone: 3669-2220

Festival Della Pasta Av. José Manoel Gonçalves, 160 Vila Capivari - Fone: 3663-7300

QG da Pizza Av. Macedo Soares, 624 Vila Capivari - Fone: 3663-5071

Gato Gordo Av. Macedo Soares, 508 Vila Capivari - Fone: 3663-2973

Sérgio´s R. Brigadeiro Jordão, 688 Abernéssia - Fone: 3662-5428

Serra da Estrela Restaurante Hotel Serra da Estrela Rua Mário Otonni Rezende, 160 Capivari - Fone: (12) 3669-8001 Só Queijo Av. Macedo Soares, 642 Vila Capivari - Fone: 3663-7585 Tarundu Av. José Antonio Manso, 1515 Bairro Toriba - Fone: 3662-2590 Toribinha Hotel Toriba Av. Ernesto Diederichsen, 2962 Bairro Toriba - Fone: 3668-5000 Vila Chã Hotel Nevada Av. Engº. Diogo de Carvalho, 99 Vila Capivari - Fone: 3663-4702

Se em sua estada em Campos não houver tempo para visitar todos esses restaurantes, lembre-se que a estância é para ser vivida o ano todo e estará sempre de braços abertos esperando por você! Encantos e Sabores

75


Serviços Corporativos

Sistemas de monitoramento, detecção e proteção perimetral

Infravermelho Ativo Microondas Cabo Microfônico

vigilância armada zeladoria Patrimonial sistemas de Monitoramento eletrônico (12) 3668-9898 R. Inácio Caetano, 941 - Vila Suiça - Campos do Jordão www.securitymaster.com.br

decorações

cozinhas Planejadas móveis do Sul a pronta entrega

33 anos de tradição em campos do Jordão

www.kittamoveis.com.br 12 3662 3938 - 3664 2625 Av. frei orestes girardi, 581 - Abernéssia


Úteis e Emergências Câmara Municipal R. Inácio Caetano, 490 Abernéssia - Fone: 3668-9600 Centro de Saúde Av. Januário Miráglia, 806 Abernéssia - Fone: 3662-1600 Conselho Tutelar Av. Tassaburo Yamaguchi, 350 Vl. Albertina - Fone: 3664-2599 Corpo de Bombeiros Av. Frei Orestes Girardi, 4100 Capivari - Fone: 193 / 3663-3000

Úteis e Emergência

Correios Av. Januário MIráglia, 788 Fone: 3662-6044 Defesa Civil Av. Frei Orestes Girardi, 105 Fracalanza - Fone: 199 / 3664-3847 Delegacia de Polícia – 1º Distrito R. Renato Ribeiro, 53 Capivari - Fone: 3663-4340

ASSTUR – Assoc. Hotéis e Restaurantes R. Sen. Gustavo de Godoy, 341 Capivari - Fone: 3663-7281

Sanatório Santa Cruz Av. Matheus da Costa Pinto, 1931 Santa Cruz - Fone: 3662-2575

Auditório Claudio Santoro Av. Arrobas Martins, 1880 Alto da Boa Vista - Fone: 3662-2334

São Camilo R. Vereador Agripino Lopes de Moraes, 101 Vl. Mathilde - Fone: 3668-9000

Campos do Jordão Convention Bureau Av. Frei Orestes Girardi, Parada Gde Hotel Capivari - Fone: 3664-4422

São Paulo R. Ver. Agripino Lopes de Moraes, 1100 Vl. Mathilde - Fone: 3662-1722

Casa da Xilogravura Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295 Jaguaribe - fone: 3662-1832

Médica Pediatra

Dra.Liliana Ciotek Nudeliman Fones:

(12) 3662-4000 (12) 3662-5591 (12) 9153-9239

Delegacia de Polícia Av. Adhemar de Barros, 82 Abernéssia - Fone: 3662-1155

Shoppings

Estrada de Ferro Campos do Jordão Fone: 3664-7408

Shopping Abernéssia Av. Januário Miráglia, 1750

Departamento do Sistema Viário – DSV Fone: 3663-8471

Shopping Aspen Mall Centro, Vila Capivari Fone: 3663-5151

Fiscalização Municipal R. Manoel Pereira Alves, 250 Abernéssia - Fone: 3664-4044 Fórum Av. Januário Miráglia, 1200 Abernéssia - Fone: 3662-2122 Gabinete do Prefeito R. Marcos Antonio Cardoso, 240 Morro do Elefante - Fone: 3663-8161 Guarda Munícipal Rod. Floriano. R. Pinheiro km 46 Portal - Fone: 3664-5559 Polícia Florestal Av. Adhemar de Barros, 112 Abernéssia - Fone: 3662-1422 Polícia Militar Av. Frei Orestes Girardi, 4120 Capivari - Fone: 190 / 3663-6698 Prefeitura Municipal R. Marcos Antonio Cardoso, 240 Morro do Elefante - Fone: 3663-9000 Pronto Socorro Av. Adhemar de Barros, 115 Abernéssia -192 / 3662-4978 Rodoviária R. Benedito Lourenço, 285 Biquinha - Fone: 3662-1995 SABESP R. Jacareí, 34 Fracalanza - Fone: 3669-4000 Viação da Montanha Av. Frei Orestes Girardi, 2169 Jaguaribe - Fone: 3662-2909 UTI Móvel - Home Care Fone: 9145-2527 Zoonoze R. Lázaro de Oliveira Medeiros, 3 Vl. Natal - Fone: 3662-2998 Saúde Hospitais Casa da Criança (Monsenhor José Vita) R. Monsenhor José Vita, 321 Abernéssia - Fone: 3662-2233 Centro de Saúde Av. Januário Miráglia, 806 Abernéssia - Fone: 3662-1600

78

Sanatório S3 R. Harry Mauritz Lewin, s/n Vl. Maria - Fone: 3668-8300

Pronto Socorro Av. Adhemar de Barros, 115 Abernéssia - Fone: 192 / 3662-4978

Táxis Avenida Av. Frei Orestes Girardi, 1240 Abernéssia - Fone: 3662-1036 Capivari Av. Macedo Soares, 100 Capivari - Fone: 3663-1516 Elite Av. Januário Miráglia, 1325 Abernéssia - Fone: 3662-2727 Jaguaribe Av. Januário Miráglia, 2765 Jaguaribe - Fone: 3663-3688 Jordanense (Abernéssia) Av. Januário Miráglia, 835 Abernéssia - Fone: 3662-2444 Guia de Serviços

Casa do Pequeno Artesão Av. Senador Roberto Simonsen, 1724 Bosque do Silêncio - Capivari - F: 3664-3219 Cozinha da Montanha Av. Januário Miráglia, 912 sl. 11 Dubieux Center Abernéssia - Fone: 9751-7884 Horto Florestal - Parque do Estado Av. Pedro Paulo s/nº Fone: 3663-3762 Instituto Pinho Bravo R. Miguel Pereira, 47 Piso Superior Abernéssia - Fone: 3662-6202 Instituto Águas da Prata R. Próspero Oliveti, 598 sl. 05 Abernéssia - Fone: 3662-5768 Secretaria Municipal de Turismo Rod. Floriano Rodrigues Pinheiro km 43 Portal - Fone: 3664-3525 Automóveis (Guincho, mecânica e elétrica) Dib - Guincho 24hs R. Amadeu Carleti Jr, 165 Jaguaribe - Fone: 9782-5757 Fumaça - Auto-elétrica movél Fone: 8138-5975 M & M – Pneus Av. Frei Orestes Girardi, 2329 Jaguaribe - Fone: 3662-1377 RW – Auto Center Av. Januário Miráglia, 2080 Abernéssia - Fone: 3662-2944 Somi – Elétrica Av. Frei Orestes Girardi, 2245 Jaguaribe - Fone: 3662-2829 Bicicletas Buffets

Imprensa - Publicidade Editora Jornalística Verdes Vales Av. Januário Miráglia, 1750 - conj. 04 Shopping Abernéssia - Fone: 3662-3090 Elemento Comunicação Av. Januário Miráglia, 1750 lj. 04 Shopping Abernéssia - Fone: 3664-4368 Jornal Campos do Jordão & Cia Semanal e online no UOL www.jornaldecampos.com.br Av. Januário Miráglia, 1750 lj. 04 Shopping Center Abernéssia Fones: 3664-4368 - 3662-3090 Revista Guia Encantos e Sabbores www.encantosesabores.com.br Av. Januário MIráglia, 1750 - conj. 4 Shopping Abernéssia - Fone: 3664-4368

Av. Frei Orestes Girardi, 3159 lj 04 Vila Jaguaribe Fone: (12) 3664-6096 www.desafius.com.br / loja@desafius.com.br

Buffet Cintra Av. Januário MIráglia, 2410 Jaguaribe - Fone: 3662-3815

Entidades

Gourmet Campos do Jordão R. Aristides de Souza Melo, 50 Capivari - Fone: 3663-2623

AME Campos R. Reid, 68 Abernéssia - Fone: 3662-5511

Mané Young Av Adhemar Pereira de Barros, 475 Abernéssia - Fone: 3663-3472

Associação Comercial e Empresarial de Campos do Jordão R. Brigadeiro Jordão, 722 Abernéssia - Fone: 3668-9111

Cafés, Confeitarias e Doces

Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campos do Jordão R. Brigadeiro Jordão, 485 sl. 04 Galeria Prudência Abernéssia - Fone: 3662-3765

Café Boulevard Gourmet R. Djalma Forjaz, 100 lj. 15 Boulevard Geneve Capivari - Fone: 3663-6351 Café Palácio Av. Adhemar de Barros, 3001 Alto da Boa Vista - Fone: 3625-6864


Casas de Carne Casa do Churrasco – Disk Carnes Av. Januário Miráglia, 2748 Jaguaribe - Fone: 3662-4822 Casa de Carnes Modelo Rua. Brigadeiro Jordão, 480 Abernéssia - Fone: 3664-4358 Chocolates Sabor Chocolate R. Djalma Forjaz, 103 - Boulevard Geneve Capivari - Fone: 3663-3043 Av. Macedo Soares, 78 Capivari - Fone: 3663-6030 Av. Macedo Soares, 140 Capivari - Fone: 3663-1777 Av. Macedo Soares, 457 quiosque 1 Shopping Center Suíço Capivari - Fone: 3663-6818 Liège Chocolate R. Djalma Forjaz, 93 loj 05 - Boulevard Geneve Capivari - Fone: 3663-7392 Clínicas Veterinárias Animais da Serra R. Brigadeiro Jordão, 998 Abernéssia - Fone: 3662-5704 Bichos da Montanha Av. Januário Miráglia, 2372 Jaguaribe - Fone: 3662-4210

Kitta Móveis Av. Frei Orestes Girardi, 581 Abernéssia - Fone: 3662-3938

Satélite - Banco do Brasil Av. Adhemar de Barros, 610 Abernéssia - Fone: 3668-8800

Matsubara R. Prof. José Paulo, 80 Capivari - Fone: 3663-3177

Drogarias

USPESP - Un. Serv. Pub. Est. São Paulo Av. Pedro Paulo, 390 Jd. Embaixador - Fone: 3663-1383

Monte Carlo Av. Paulo Ribas, 133 Capivari - Fone: 3663-1144

Hotéis Alcalá Plaza Av. Emílio Ribas, 100 Capivari - Fone: 3663-3600

Nevada Pça. Maria de Lourdes Gonçalves, 27 Capivari - Fone: 3663-1611

Central Av. Januário Miráglia, 910 lj. 03 e 04 Abernéssia - Fone: 3662-5307 Droganova SP Av. Januário Miráglia, 1078 Abernéssia - Fone: 3662-3933 Emílio Ribas Av. Macedo Soares, 154 Capivari - Fone: 3663-1440 Santo Antônio Av. Dr. Januário Miráglia, 998 Abernéssia - Fone: 3662-1425 Vila Velha Av. Frei Orestes Girardi, 2743 Jaguaribe - Fone: 3662-3233 Escola

Aldeia da Serra R. Antonio de Oliveira Damas, 115 Jaguaribe - Fone: 3663-1208 Ascona R. Isai Lerner, 87 Capivari - Fone: 3663-3247 Assefaz Av. Agripino Lopes de Moraes, 205 Vl. Mathilde - Fone: 3662-2144

O Moinho Av. Ernesto Diederichsen, 231 Vl. Mathilde - Fone: 3662-1678 Orotour Garden R. Engenheiro Gustavo Kaiser, 165 Vl. Natal - Fone: 3662-2833 Parque Hotel Av. José de Oliveira Damas, 371 Capivari - Fone: 3663-1044 Recanto Miniférico Av. Emílio Lang Jr., 40 Capivari - Fone: 3663-1643

Astoria Av. Emílio Lang Jr., 1145 Rcto. Feliz - Fone: 3663-2797

Recanto Oásis Al. Cruzeiro do Sul s/n Pq. Monte Rei - Fone: 3662-3914

Objetivo Unidade 01 Av. Januário Miráglia, 2328 Jaguaribe - Fone: 3664-6564 Unidade 02 Rua Amadeu Carlete Júnior, 215 Jaguaribe - Fone: 3664-6567

Blue Mountain R. Dr. José Mestres 2145 Jd. do Embaixador - Fone: 0800-776-7000

Refúgio Alpino R. Rodolfo Augusto Rodrigues Alonso, 2010 Capivari - Fone: 3663-1609

Capivari Plaza Hotel R. Senador Gustavo de Godoy, 341 Capivari - Fone: 3669-2266

Sagres Av. Vitor Godinho, 290 Capivari - Fone: 3663-1555

Esporte e Aventura

Casa São José Av. Macedo Soares, 827 Capivari - Fone: 3663-3855

Serra da Estrela R. Mário Otoni Rezende, 160 Capivari - Fone: 3669-8000

CNA Rua: Júlio Carlos Ribeiro, 81 Abernéssia - Fone: 3662-6127

Zazen - Natureza & Aventura Av. Macedo Soares, 331 Capivari - Fone: 3663-6794

Construtora / Arquitetura

Frutaria

Chris Park Alameda Pérola, 182 Morro do Elefante - Fone: 3663-1151

Shallon R. Bazin, 66 Jaguaribe - Fone: 3662-1738

Damas Cintra - Arquitetura e Construção R. Noêmia Damas Cintra, 51 Abernéssia - Fone: 3662-2794

Fran Frutas Av. Frei Orestes Girardi 2359 Jaguaribe - Fone: 3662-1340

Curumi R. Taubaté, 171 Fracalanza - Fone: 3662-1535

Siena Av. José Manoel Gonçalves, 64 Capivari - Fone: 3663-1330

Dolomiti - Arquitetura e Construção Av. Januário Miráglia, 500 cj. 04 Abernéssia - Fone: 3662-3799

Hospedagem Acampamentos Casa de Campo Santo Américo R. Carlos Gomes, 215 Descansópolis - Fone: 3663-1513 Ebenézer R. Carmencita S. B. Julien, 151 Jd. Umuarama - Fone: 3662-2070 Pumas Rod. Caio Gomes Figueiredo km12 (C. Jordão/Pindaba) Fone: (12) 3642-1000 Colônias de Férias

Delemont Av. Januário Miráglia, 1838 Abernéssia - Fone: 3662-4579 Estoril Av. Macedo Soares, 241 Capivari - Fone: 3669-9000 Europa Av. Macedo Soares, 361 Capivari - Fone: 3663-1511 Frontenac Av. Paulo Ribas, 295 Capivari - Fone: 3669-1000

Solar da Montanha Av. Macedo Soares, 586 Capivari - Fone: 3663-1176 Spazio R. Campos Elíseos s/n Descansópolis - Fone: 3663-2400 Terrazza Av. Senador Roberto Simonsen, 1071 Capivari - Fone: 3663-1255 Toriba Av. Ernesto Diederichsen, 2962 Toriba - Fone: 3668-5000 Vale Verde Av. Pedro Paulo, 901 Jd. Embaixador - Fone: 3663-2091

AIPESP R. Sen. João Sampaio, 335 Capivari - Fone: 3663-4066

Grande Hotel SENAC Av. Frei Orestes Girardi, 3549 Capivari - Fone: 3668-6000

Funcionários Públicos Estado São Paulo R. Bento C. César, 150 Capivari - Fone: 3663-1260

Geneve Av. Januário Miráglia, 2022 Abernéssia - Fone: 3662-1711

Mackenzie R. Leonor Saraiva Przirembel, 3260 Jd. Umuarama - Fone: 3662-4644

JB Av. Dr. Emílo Ribas, 946 Capivari - Fone: 3663-1755

Decoração

Oficiais da Polícia Militar Est. São Paulo R. Irineu Gonçalves da Silva, 2605 Vl. Natal - Fone: 3662-3977

Le Mouton R. Sete, 215 Vl. Inglesa - Fone: 3663-2280

Pousadas 3 Pinheiros R. das Margaridas, 360 Alto da Boa Vista - Fone: 3664-2843

AnaBella Av. Frei Orestes Girardi, 2071 Jaguaribe - Fone: 3662-1212

SAA - Solidariedade Altruísmo e Amor R. Dr. Ivan Pinheiro Prado, 525 Vila Imbiri - Fone: 3662-2196

Leão da Montanha R. Dr. Raul Mesquita, 443 Capivari - Fone: 3669-8811

AlpenRose R. Deodoro de Moraes Fonseca, 200 Bela Vista - Fone: 3664-6154

www.ramenzoniarquitetura.com.br George Jundi - Arquitetura Av. Brigadeiro Jordão, 1186 Abernéssia - Fone: 3664-2207

Vila Inglesa R. Marianne Baumgart, 3400 Vila Inglesa - Fone: 3669-5000 Vila Regina Av. Emílio Lang Jr., 323 Rcto. Feliz - Fone: 3663-1277


Alto D`Ouro Av. Washington Luiz, 190 Capivari - Fone: 3663-8173

Chateau Colinas Av. Carlos Alberto Bueno Neto, 471 Alto do Capivari - Fone: 3663-1728

Dos Quatis Alameda Água Marinha, 555 Rcto. Feliz - Fone: 3663-3045

Pousada da Pedra R. Alecrim, 53 Jd. Embaixador - Fone: 3663-6262

Alto da Boa Vista Alameda das Hortênsias, 605 Alto da Boa Vista - Fone: 3664-5333

Chateau La Villette R. Cantídio P. De Castro, 100 Vl. Everest - Fone: 3663-2767

Dotto Chateau Av. Eng. Armando Brandão, 700 Vila Capivari - Fone: 3663-1414

Quebra Nozes Av. Irineu Gonçalves da Silva, 455 Jd. Atalaia - Fone: 3662-2641

Appenzell R. Deputado Plínio de Godoy, 272 Capivari - Fone: 3663-1526

Cheverny Av. Senador Roberto Simonsen, 700 Capivari - Fone: 3663-7472

Estacão Campos Av. Dr. Emílio Lang Júnior, 695 Capivari - 3663-1019

Recanto Almeida R. Luiz Carlos Ribeiro, 310 Alto Manancial - Fone: 3669-6000

Ararinha Azul R. Paulo Rabelo, 391 Rcto. Dubieux - Fone: 3664-3756

Chez Tetê Av. Eduardo Moreira da Cruz, 550 Jaguaribe - Fone: 3662-1713

Grande Vista R. Durval José Brunemer, 405 Vl. Inglesa - Fone: 3663-6871

Recanto Monoo R. Inácio Caetano, 76 Abernéssia - Fone: 3662-5806

Araucária R. Ionel Strass, 69 Vl. Paulista - Fone: 3664-2310

Condado Brasileiro R. Edgard Azevedo Soares, 266 Capivari - Fone: 3663-8035

Heron R. João Andreoli, 701 Vl. Nair - Fone: 3662-4660

Recanto Paulista R. Profª Dora Lygia Richieri, 194 Vl. Paulista - Fone: 3662-3231

Benevento R. Cantídio P. De Castro, 215 Vl. Everest - Fone: 3663-4114

Jóia da Serra R. Rubens de Moura Leite, 257 Vl. Inglesa - Fone: 3663-1247

Recanto São Benedito Av. Benedito Olímpio Miranda, 1230 Alto da Boa Vista - Fone: 3662-5126

Big Bear Av. Antonio Nicola Padula, 141 Capivari - Fone: 3663-2140

Confraria da Terra Av. Manoel Augusto Esteves, 935 Capivari - Fone: 3663-4646 Constellation Lodge R. Eng. Luiz de Castro, 110 Capivari - Fone: 3663-1747

Kaliman R. Escolástica M. Da Fonseca, 330 Capivari - Fone: 3663-2049

Refúgio Cômodo R. Delta, 45 Jd. Márcia - Fone: 3662-4541

Caminho das Pedras R. A, 410 Recanto das Araucárias - Fone: 3663-4003

Da Brígida R. Benigno Ribeiro, 07 Rcto. Feliz - Fone: 3663-5233

Mendenhal R. Comendador José Schaefer, 559 Vl. Inglesa - Fone: 3663-6703

Saint Gallen R. Pereira Barreto, 29 Abernéssia - Fone: 3664-1912

Campos de Provence R. Dr. Eurico Sodré, 194 Capivari - Fone: 3663-4003

Da Lua R. Rubens Benigno Ribeiro, 424 Morro do Elefante - Fone: 3663-2934

MG R. Serafim Capela, 70 Vila Natal - Fone: 3662-1174

Santha Serra R. Escolástica M. da Fonseca, 358 Capivari - Fone: 3663-1633

Campos do Jordão R. Eduardo Moreira da Cruz, 200 Jaguaribe - Fone: 3664-2477

Da Montanha R. João Andreoli, 84 Santa Cruz - Fone: 3662-3265

Palácio Monterrei Alameda Siris, 81 Alto da Boa Vista - Fone: 3662-3924

Sobre as Nuvens R. Antonio Martinho Ferreira Filho, 219 Vl. Nova - Fone: 3664-2136

Campos do Jordão Hostel R. Pereira Barreto, 22 Abernéssia - Fone: 3662-2341

Das Hortênsias R. Eng. Adelardo S. Caiuby, 197 Capivari - Fone: 3663-6010

Parque das Flores Av. Ademar de Barros, 715 Alto da Boa Vista - Fone: 3664-6388

Telhado de Ouro R. General Abílio de Noronha, 20 Capivari - Fone: 3663-6500

Canadá Lodge R. Dep. Plínio de Godoy , 703 Capivari - Fone: 3663-6640

Das Rosas R. Shinitti Monoo, 34 Jd. Márcia - Fone: 3662-4053

Pesca na Montanha Estrada da Campista, 18 Campista - Fone: 3662-1987

Toca das Bromélias R. Rafael Pelegrini Gianotti, 199 Capivari - Fone: 3663-1353

Canto Verde Av. Dr. Irineu Gonçalves da Silva, 1.200 Jardim Atalaia - Fone: 3664-2544

Do Conde Av. Vitor Godinho, 440 Capivari - Fone: 3663-3635

Ponto de Equilíbrio R. Francisco Inácio de Lima, 215 Jaguaribe - Fone: 3662-4991

Uma Ilha na Montanha Rua Gustavo Soares Dias, 195 Vila Natal - Fone: 3662-5574

Casa Gialla Av. Emílio Ribas, 1016 Capivari - Fone: 3663-2244

Do Sino Av. Senador Roberto Simonsen, 1460 Capivari - Fone: 3663-3633

Portal das Cerejeiras R. Alcídio Vitorino de Souza, 40 Vl. Lolly - Fone: 3664-4730

Vale dos Sonhos Rua. Ernesto Steinkopff, 816 Alto da Boa Vista - Fone: 3662-1741

Castelo Hanish R. Senador Roberto Simonsen, 1881 Capivari - Fone: 3663-8452

Do Toco Av. Frei Orestes Girardi, 2659 Jaguaribe - Fone: 3662-1622

Portal de Campos R. Reginaldo Carneiro Lobo, 38 Vl. Lolly - Fone: 3664-2522

Vale Verde Av. Pedro Paulo, 901 Jd. Embaixador - Fone: 3663-2091

Chalés do Rancho Av. Pedro Paulo, 7997 Horto Florestal - Fone: 3663-4481

Don Alfredo José Alameda Turmalina, 45 Morro do Elefante - Fone: 3663-4001

Pousada D’ France Rua: Professora Dora Ligia Richieri, 176 Vila Paulista - Fone: 3664-2329

Vila das Cores R. Silveira de Mello, 188 Capivari - Fone: 3663-5050


vila das Orquídeas r. Felício raimundo, 776 Jaguaribe - Fone: 3662-5153

tarundu - Centro de lazer av. José antônio Manso, 1515 bairro toriba - fone: 3662-2590

elio´s – norte da itália Av. pedro paulo, 4755 descansópolis - Fone: 3663-6656

safari Café – internacional e Regional r. djalma Forjaz, 139 Capivari - Fone: 3663-4936

vila don Bosco Av. Frei Orestes girardi, 01 Abernéssia - Fone: 3662-4217

território trilha Estrada do horto Florestal, Km 0,5 Capivari - Fone: 3663-4025

sergio’s – quilo/ Pizzaria R. brigadeiro Jordão, 688 abernéssia - fone: 3662-5428

locação de vídeos

festival della Pasta av. José Manoel gonçalves, 160 shopping villa di siena - Capivari fone: 3663-7300

Seculohum Shopping Av. Januário miráglia, 1750 sl. 13 e 14 Shopping Abernéssia - Fone: 3662-4715

fondue Mezzanino Shopping Boulevard geneve Capivari - Fone: 3663-4227

Seculohum Abernéssia Av. Januário miráglia, 863 Abernéssia - Fone: 3662-4876

gato gordo av. Macedo soares, 508 Capivari - fone: 3663-2973

Malharias

la Coupole – internacional av. Januário Miráglia, 3414 Capivari - fone: 3663-5180

vilaregio de Campos Alameda topázio, s/n morro do Elefante - Fone: 3663-4540 villa Agi Av. Emílio ribas, 508 Capivari - Fone: 3663-3318 villa Capivary r. dr. vitor godinho, 131 Capivari - Fone: 3663-1736 villa Casato R. andré Kotchkoff, 297 Capivari - fone: 3663-7341 villa d’Biagy Av. macedo Soares, 703 Capivari - Fone: 3663-3536 villa tambo r. Cinco, 22 vl. inglesa - Fone: 3663-8198

Jordão tricot av. Macedo soares, 99 lj. 12 - térreo shopping Capivari - fone: 3662-2976 Prima qualitá av. Macedo soares, 99 lj. 07 - térreo shopping Capivari - fone: 3662-2976 villa inglesa Av. macedo Soares, 340 lj. 02 Shopping Cadij Capivari - Fone: 3663-4091 Center Capivari - Fone: 3663-1221 Mercado

villaggio itália Av. vitor godinho, 111 Capivari - Fone: 3663-2533

lenz - Produtos artesanais estr. Munic. Paulo Costa l. Cesar, 2150 toriba/ gavião gonzaga - fone: 3662-1077

iluminação

Restaurantes

Meta iluminação Av. Frei Orestes girardi, 2023 Abernéssia - Fone: 3664-4972

araucária a.v frei orestes giradi, 3549 Capivari - fone: 3668-9000

imóveis

beto Perroy - Churrasco estrada do horto, KM 7 descansópolis - fone: 3663-2100

alpes do Jordão Shopping Aspen mall Capivari - Fone: 3663-5151 lazer

Cantina di nonna Mimi av. Januário Miráglia, 2.438 Jaguaribe - fone: 3662-3522

só queijo av. Macedo soares, 642 Capivari - fone: 3663-7585 tarundu Centro de lazer – Regional av. José antonio Manso, 1515 toriba - fone: 3662-2590 terraço gourmet Av. macedo Soares, 241 Capivari - Fone: 3669-9000

la gália – Carnes exóticas av. Macedo soares, 340 Capivari - fone: 3663-2993

toribinha – fondue av. ernesto diederichsen, 2962 toriba - fone: 3668-5000

le Renard R. eng. souza Campos Júnior, 50 Capivari - fone: 3669-2220

vila Chã – Portuguesa av. eng. diogo de Carvalho, 99 Capivari - fone: 3663-4702

leão gourmet r. dr. raul mesquita, 443 Capivari - Fone: 3669-8811

villa Casato r. André Kotchkoff, 297 Capivari - Fone: 3663-7341

ludwig – franco suíça r. Aristides de Souza melo, 50 Capivari - Fone: 3663-5111

segurança

Maná – internacional Av. macedo Soares, 262 Capivari - Fone: 3663-1744 Manati grill - buffet r. marconde machado, 28 Capivari - Fone: 3663-4627 nonna Mimi - italiana av. Januário Miráglia, 2438 vl. Jaguaribe - fone: 3662-3522

security Master R. inácio Caetano, 941 vila suiça - fone: 3668-9898 telefonia / Portões automáticos

jb TELECOM Cancelas Automáticas - interfones pABX -portões Automáticos Cercas Elétricas - CFtv rua Ouro preto, 70 - vila rica Fones: (12) 9778-5958 / 7813-5833 id 96*7273 jbtelecom@terra.com.br

off Road tour Fone: 9774-0377

Cantina itália – italiana Av. macedo Soares, 306 Capivari - Fone: 3663-1140

osteria Peretti - italiana Av macedo Soares, 203 Capivari - Fone: 3663 1323

quad Mania av. jose de oliveira dama, 600 Capivari - fone: 7814-5930

Charpentier – francesa av. dr. Paulo Ribas, 295 Capivari - fone: 3669-1000

Pennacchi – internacional Av. Ernesto diederichsen, 2962 hotel toriba - Fone: 3668-5000

vidraçaria

Rancho sb - Cavalos Rua 2, sn. vila floresta vila floresta - fone: 3663-1465

davos Av. macedo Soares, 340 Capivari - Fone: 3663-1824

qg da Pizza - Pizzaria av. Macedo soares, 624 Capivari - fone: 3663-5071

temper Campos travessa francisco Clementino de oliveira, 30 abernéssia - fone: 3662-5575


enCantos e sabores

VV o

Verão semPre É motiVo de ComemoraÇão

Para nossa eQUiPe.

É QUando feChamos mais Um CiCLo de estaÇÕes, JÁ QUe a Primeira ediÇão da nossa reVista-GUia ComeÇoU a CirCULar no Verão de 2007. estamos entrando no 5º ano de CirCULaÇão Com 17 ediÇÕes LanÇadas, mUitas ParCerias, ConQUistas e semPre Com a PreoCUPaÇão de diVULGar CamPos do Jordão da meLhor forma PossÍVeL Para nossos Visitantes. aos nossos ParCeiros, QUe aCreditam em nosso PotÊnCiaL e LUtam ConosCo Para minimizar

CamPos do Jordão Como destino nas 4 estaÇÕes do ano, o nosso mUito obriGado. a sazonaLidade e diVULGar

Nos vemos no Outono

Verdes Vales

VV

Cada edição é cuidadosamente planejada para funcionar como UM CARDÁPIO com os melhores restaurantes da cidade; UM GUIA com os melhores roteiros de hospedagem, lazer, cultura, compras e serviços; UM CARTÃO POSTAL com lindas imagens dos encantos de cada estação do ano; e um CONVITE para os turistas visitarem Campos do Jordão durante as 4 estações do ano.

Editora Jornalística

AV. DR. JANUÁRIO MIRÁGLIA, 1750 LOJA 4 - SHOPPING ABERNÉSSIA - (12) 3664-4368 / 9772-2285 / 9708-2151 / 9191-9673

82

Encantos e Sabores


TODaS aS EDIçõES aNTERIORES ESTãO DISPONíVEIS Na INTERNET

www.encantosesabores.com.br Encantos e Sabores

83


84

Encantos e Sabores

verao-2011-2012  

Edição de verão da revista Encantos e Sabores - Campos do Jordão & Cia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you