Page 1

Guıa Revısta Mapa

Encantos e Sabores Campos do Jordão  C

Outono na Serra O clima age na vegetação e promove espetáculos de cores e formas.

Os Sabores do Outono O melhor da gastronomia da montanha com sugestões para harmonização.

Lazer e Cultura

Confira dicas de como e onde você poderá aproveitar melhor seus momentos de lazer.

Novo Mapa Na página 40

ISSN 1983361

Ano 5 - Nº 18

Outono 2012


LA COUPOLE Restaurante

Traga seu vinho não cobramos rolha.

“Fondue de Queijo” 2

Reservas: (12) 3663-5180 - (11) 9991-0809 Abrimos para almoço e jantar Encantos e Sabores


“O melhor restaurante de Campos do Jordão” Eleito como melhor restaurante na categoria variado, pela revista Veja Vale e Montanha

“Bucatini, camarões e lula” Av. Dr. Januário Miráglia, 3414, em Vila Capivari (logo após o Posto BR) - estacionamento próprio

Abrimos para almoço e jantar -

Encantos e Sabores

WWW.LACOUPOLE.COM.BR

3


4

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

5


EMPRESAS ASSOCIADAS

HÁ 25 ANOS PROJETANDO E APLICANDO TECNOLOGIA DE PONTA PARA EDIFICAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE AMBIENTES RESIDENCIAIS E INDUSTRIAIS .

owroom

Visite o nosso sh 6

Encantos e Sabores


EMPRESAS ASSOCIADAS ESTRUTURAS EM ALUMÍNIO

Projeto e industrialização própria de coberturas, gazebos, e bay windows utilizando vidros de segurança com controle “UV” e função termoacústica.

CAIXILHOS E ESQUADRIAS EM ALUMÍNIO Novo sistema de perfis, com design diferenciado, formas arredondadas, praticidade e sofisticação destinada à indústria da construção civil de alto padrão.

VIDROS LAMINADOS Para estruturas onde a segurança é fator preponderante. Ele é composto de duas ou mais lâminas sobrepostas, sob pressão e calor, por camadas de polivinil.

MÃO DE OBRA Altamente especializada e certificada para aplicação de vidros comuns e temperados, laminados, box para banheiro, estruturas em alumínio, aparadores, pias e estruturas comerciais. (12) 3662-5575 - 3662-2158 www.tempercampos.com.br tempercampos@terra.com.br Travessa Francisco Clementino de Oliveira, 30 - V. Abernéssia Campos do Jordão - SP Encantos e Sabores

7


8

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

9


Expediente

4 Estações

Outono em Campos é sempre uma festa. Para esta edição especial de pré-temporada preparamos muitas dicas de lazer e um roteiro gastronômico de dar água na boca.

VV

Campos do Jordão em

Verdes Vales

Editora Jornalística

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Revista Encantos e Sabores Registrada sob nº 17 do Livro B - nº 1, de Matrícula de Jornais e Revistas, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão. Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 Campos do Jordão-SP - CEP 12460-000 Telefones: (12) 3664-4368 // 3664-4385 // 3662-3090 CNPJ: 02.416.218/0001-57 DIRETORES Antonio Luiz Schiavo Júnior Hosana Camargo Schiavo Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior MTB: 44.237-SP PROJETO GRÁFICO, ARTE E FOTOGRAFIA comunicação

Kadu Schiavo Daniel dos Santos Cardoso Fotógrafos colaboradores: Douglass Fagundes e Gil Rennó, ATENDIMENTO AO LEITOR Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - conjunto 04 Campos do Jordão-SP - CEP 12460-000 Telefone: (12) 3664-4368 redacao@encantosesabores.com.br PUBLICIDADE Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - conjunto 04 Telefones: (12) 3664-4368 - 3662-3090 Encantos e Sabores

Campos do Jordão & Cia acesse todas edições online em:

www.encantosesabores.com.br

IMPRESSÃO Prol Editora Gráfica, em 04/2012 Av. Papaiz, 581 - Diadema - SP Tiragem desta 18º edição: 20 mil exemplares

CAIXA POSTAL Este é o espaço do leitor. Envie seus comentários, críticas e sugestões para: redacao@encantosesabores.com.br Guia nota 10! Sempre que vamos para Campos recebemos no Portal ou nas pousadas onde nos hospedamos o guia Encantos e Sabores. Acompanhamos ao longo dos anos sua evolução, aperfeiçoamento técnico e editorial, e percebemos que a cada número vocês se superam. Parabéns para toda equipe. Milton e Fabiana - São Paulo - SP Festival de música só no Inverno? Frequentamos Campos do Jordão há décadas e não conseguimos entender por que existe um único Festival de Música por ano. Afinal de contas música de qualidade já provou que tem público garantido, pode e deve ser apreciada o ano todo. Está evidente que a cidade nasceu para as artes. O que acontece, falta patrocínio, vontade política ou o que mais? Parabéns pela revista! Henrique e Celina - Alphaville - SP.

10

Rodovia SP-123 precisa de reparos urgente! Frequento Campos pelo menos duas vezes ao mês e percebo que a principal estrada de acesso está cada vez mais insegura. Há buracos e defeitos em quase todo trecho de serra, além de rachaduras e afundamentos de pista nas imediações de Santo Antonio do Pinhal. Além disso, a sinalização noturna com “olhos de gato” e taxas refletivas é insuficiente, sendo que em diversos trechos de serra ela nem existe mais. Em noite com neblina, muito comum, o motorista acaba se perdendo. Corre um boato que logo o DER irá implantar pedágio na SP-123... Se assim for, que antes eles recapeiem seus 47 quilômetros e deem condições reais de segurança para os usuários. A revista de vocês se tornou referência para quem visita a região. Dessa forma gostaria que publicassem nossa observação, pois afeta não apenas a segurança de usuários, mas o turismo como um todo. Antenor e Maria Alice - Campinas - SP.

Encantos e Sabores


Sumário

Outono - 2012 Ano 05 - nº 18

14

14 Editorial

Numa das mais belas estações do ano, campos do Jordão vibra com as formas e cores do Outono. Nesta edição especial de pré-temporada revemos dados históricos e mostramos o que nossa região oferece de melhor.

16

16 Começa a festa do Outono

Dando verdadeiros shows de imagens, a natureza surpreende, faz pensar e revela o caminho da vida: começo, meio e fim.

22 Turismo

Turismo em alta! Vôos doméstico cresceram cerca de 20% em 2011 e financiamentos para investimentos no setor 29% no mesmo período.

28

28 Roteiro de Lazer

Um circuito completo com dicas e sugestões sobre os melhores passeios e pontos turísticos de Campos e região. Mesmo em dias chuvosos, ótimas opções de lazer indoor garantem muita diversão.

40 Novo Mapa - Localize-se 42

Em nosso novo e prático mapa você se situa na cidade, encontra fácil nossos anunciantes e os pontos turísticos mais interessantes da região.

42 Roteiro Cultural

Nesse espaço você encontra informações históricas sobre a cidade, seus eventos e os principais pontos de cultura.

52

52 Harmonização

Harmonizar alimentos e bebidas é uma experiência sensorial maravilhosa, descobrir novos caminhos e aumentar o prazer à mesa.

54 Gastronomia O friozinho já se faz presente. Pratos mais consistentes, devidamente harmonizados com bons vinhos estão neste editorial gastronômico de Outono e com ótimas sugestões para seus melhores momentos.

54

78 Guia de serviços

Consulte endereços e telefones dos principais hotéis, pousadas, restaurantes, serviços públicos e emergências em Campos do Jordão.

CAPA

Foto: Daniel Cardoso Vila Capivari


Editorial - Outono

Outono

abre a temporada

O verão se foi, as chuvas seguem o mesmo caminho, a temperatura declina acentuadamente e a folhagem muda de cor, contrastando com o céu impecavelmente azul. É o espetáculo da nova estação que chega e rouba a cena dando shows de imagens. É o Outono que muda o cenário e dá início a alta temporada na tão badalada região serrana da Mantiqueira. Para esta edição especial preparamos ótimas dicas de lazer, onde se incluem passeios, esportes de aventura, destaques culturais, delicioso roteiro gastronômico, notícias da hotelaria e aspectos do dia-a-dia neste pequeno reduto na montanha. Encantos e Sabores, que também está presente com acesso livre aos internautas pela UOL e com página interativa no Facebook, se constitui no cartão de visitas, na grande vitrina que retrata o que esta região possui de melhor. Bem vindos à bordo! Antonio Luiz Schiavo Júnior schiavojr@uol.com.br .

14

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

15


Editorial - Outono

Começa a grande festa do Outono Texto: Schiavo Júnior Fotos: Kadu Schiavo

A chegada do Outono na Serra é sempre uma grande festa. Comemora-se o retorno do frio, das primeiras geadas, o cair das folhas, dias de céu muito azul e as mãos da natureza transformando as cores das folhagens, num espetáculo magnífico. Ao contrário do que muitos interpretam, Outono não significa perda, mas sim transformação, renovação. Nos lembra que tudo tem começo, meio e fim. É a natureza reciclando com seu toque mágico e sutil o verde que se foi e que já abrigou flores e frutos.

16

Encantos e Sabores


Campos, encostas e alamedas de platanus, de pinheiros e outras coníferas se cobrem com a folhagem que se desprende dos galhos. São imagens fantásticas e únicas que se consegue capturar num curto período durante o Outono. Encantos e Sabores

17


Editorial - Outono

AS CHUVAS SE FORAM, A UMIDADE RELATIVA DO AR CAIU E O CÉU, QUASE SEMPRE MUITO AZUL, CONTRASTA COM A FOLHAGEM.

A Serra da Mantiqueira é uma grande e majestosa atração. Formada por Mata Atlântica, riquíssima em biodiversidade, esconde entre árvores centenárias os caprichos na natureza. São milhões de árvores, muitas delas gigantescas e que chegam a superar 50 metros de altura. Rios, corredeiras e cachoeiras magníficas garantem alta qualidade de vida ao reino vegetal e animal. Junto a tudo isso, vivem livres e bem protegidos animais de todas as espécies, do sempre agitado esquilo à onça pintada, o maior e mais belo felino das Américas.

18

Encantos e Sabores


Foto: Daniel Cardoso

Cenรกrios para contemplar e pensar...

Encantos e Sabores

19


Editorial - Outono

Esse grande espetáculo da transformação das folhagens e do festival de cores pode ser apreciado por toda a região. Em alguns lugares, como no Parque do Estado, onde fica o Horto Florestal, existem diversas trilhas com vários graus de dificuldade e extensão. São todas bem sinalizadas e delas pode-se apreciar e capturar imagens como as que mostramos neste editorial, em especial no Bosque Vermelho, com farta presença de árvores exóticas de origem norte-americana.

20

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

21


Turismo

Foto: Kadu Schiavo

Turismo em alta NOS ÚLTIMOS OITO ANOS, FINANCIAMENTOS OBTIDOS PARA DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NO BRASIL ATINGIRAM 786%!

Os rumos do turismo são cada vez mais alentadores, apesar de que no Brasil ele ainda não represente mais do que 5% do PIB. Enquanto isso no Velho Mundo, a próspera “indústria limpa” supera a marca de 30% do PIB. Há que se considerar que o Turismo na Europa se profissionalizou muito mais cedo e que o Brasil, um país relativamente novo, com infinitas opções de lazer, poderá atingir essa marca em pouco tempo. Dados do Ministério do Turismo apontam forte tendência de crescimento no turismo interno. Nos aeroportos, segundo dados da Infraero, os desembarques domésticos cresceram 17,41% em comparação a 2010. Subiram de 55,73 milhões para 65,43 milhões no período de janeiro a outubro de 2011. Os gastos de turistas brasileiros no exterior também cresceram na ordem de 31%. Só nos dois primeiros meses deste ano foram 2,7 milhões de euros (cerca de 3,7 milhões de dólares). São dados estatísticos que indicam forte tendência de crescimento no setor, onde se incluem as classes emergentes C e D, que também passaram a ter o Turismo em suas listas de consumo.

Os investimentos crescem

Segundo dados do Banco Central o setor bateu novo recorde na captação de financiamentos destinados a construção, reforma, compra de equipamentos e capital de giro para o setor. Segundo o BC, o Turismo 22

teve seu melhor desempenho dos últimos oito anos. Foram 29% de crescimento em relação a 2010 e 786% em relação a 2003, época da criação do próprio Ministério do Turismo e da abertura de linhas de crédito específicas para o setor. Os financiamentos concedidos pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste tiveram aumento de R$ 1 bilhão em 2003 para R$ 8,6 bilhões no ano passado. Em 2010, foram liberados R$ 6,7 bilhões para reforma, construção, aquisição de equipamentos e capital de giro para hotéis, bares, restaurantes, transportadoras turísticas, agências de viagens, entre outros. A Caixa Econômica, que também financia despesas de pessoas físicas realizadas em estabelecimentos da indústria do turismo, lidera o ranking de 2011, com R$ 4,3 bilhões em empréstimos. Em seguida, está o Banco do Brasil, com R$ 2,9 bilhões, e o BNDES, que opera a linha ‘Pró-Copa Turismo’ destinada à hotelaria, com R$ 998 milhões. O Banco do Nordeste computou R$ 288,4 milhões em operações de crédito e o Banco da Amazônia outros R$ 117,6 milhões. A próspera “indústria limpa” cresce exponencialmente, mas exige alto grau de profissionalismo, pois não há espaço para amadorismo. Fontes consultadas: ASCOM/Turismo e Bco. Central. Encantos e Sabores


Aproveite Campos do Jordão em um colchão Castor

O TUD TÉ

VENDA DE SHOWROOM

A EM ES!! EZ 10 V

Condições especiais de preços e pagamento

Colchões de Molas ou espuma sob medidas, camas box, móveis estofados, travesseiros e roupas de cama

Loja da Fábrica

EXCLUSIVA Colchões

®

Móveis Estofados

Contato: (12) 3664-2949 - Av. Dr. Januário Miráglia, nº 2358/62 - Vila Jaguaribe (ao lado do Objetivo) exclusivacastor.cj@hotmail.com

Encantos e Sabores

23


hotelaria

tradiÇÃo europÉia Com quase 70 anos de história, o Hotel Toriba mantém fielmente suas receitas e tradições gastronômicas Sua gastronomia tornou-se referência. Das premiadas e pioneiras fondues às sobremesas sofisticadas, dos aromas e sabores às apresentações, são centenas de itens que aguçam o paladar e mantém ativa a memória de quem já viveu essa experiência no Toriba. Nesta edição destacamos sua pâtisserie, a verdadeira arte de trabalhar massas. Nela, o mestre pâtessieur agrega toda tradição européia nas receitas e preparo das delícias servidas desde o café da manhã ao chá da tarde, onde uma grande variedade de pães, torradas, amanteigados, tortas, bolos, geléias, bombons, dentre outras delícias exclusivas, são servidas no Terraço Panorama, um salão aconchegante decorado com afrescos 24

de Fúlvio Pennacchi, onde o farto buffet é servido frente aos grandes arcos de vidro que integram o ambiente com os jardins do hotel. Winduk, “o canto do vento” Parte desta tradição européia se fundiu ao Toriba junto com alguns profissionais contratados no período pós guerra. Muitos deles, ex-tripulantes do luxuoso transatlântico alemão Winduk, que se refugiou em Santos durante o conflito até quando o Brasil rompeu as relações diplomáticas com a Alemanha. Na época sua tripulação foi encaminhada para campos de prisioneiros no Vale do Paraíba. Finda a guerra, libertados, Encantos e Sabores


Uma grande variedade de pães, torradas, amanteigados, tortas, bolos, geléias, dentre outras delícias exclusivas, são servidas no Terraço Panorama durante o café da manhã e no chá da tarde.

a grande maioria decidiu em ficar no Brasil e passou a atuar no ramo da hotelaria e da alimentação. Nesses quase 70 anos de existência, gerações de hóspedes se sucederam e retornaram ao Toriba para apreciar estes sabores exclusivos, receitas originais que são servidas até hoje. Face ao sucesso, o hotel abriu seu espaço gastronômico para passantes (não hóspedes), que podem apreciar seu impecável chá da tarde. Lojinha - Grife Toriba O acolhimento é marca registrada do Toriba e uma lojinha foi criada para suprir todas as eventuais necessidades de seus hóspedes, sem que tenham que deixar o conforto e a tranquilidade do Hotel. Lá, com a grife Toriba, há camisetas, chapéus, bonés, guarda chuvas, Encantos e Sabores

entre outros. Para os desprevinidos, uma grande variedade de malhas e bikinis, além de charutos especiais e uma carta exclusiva de chás importados. Na lojinha o hóspede também encontra amanteigados, tortas e delícias exclusivas de sua pâtisserie. Geléias - O sabor do Toriba em sua casa Atendendo a pedidos de hóspedes, agora é possível levar um pouco do sabor do Toriba para casa, como as tradicionais geléias artesanais de damasco, amora, framboesa, laranja e morango. Com sabor único, elas são produzidas sem o uso de conservantes. Todas as frutas são provenientes de produtores orgânicos selecionados na região, exceto o damasco que é importado. 25


hotelaria

AOS SÁBADOS E FERIADOS UM PIANISTA DESCONTRAI O MOMENTO COM UM REPERTÓRIO EXCLUSIVO 26

Encantos e Sabores


O TRADICIONAL CHÁ DA TARDE É SERVIDO DIÁRIAMENTE DAS 15:30 ÀS 18:30 HS.

A história do Hotel Toriba funde-se com o desenvolvimento de Campos do Jordão. Inaugurado em 1943, desde o princípio foi orientado para se tornar ponto de lazer, no mais amplo sentido da palavra. O complexo hoteleiro é cercado por mais de 300 mil metros quadrados de matas nativas preservadas, num cenário belíssimo onde se encontram árvores centenárias que margeiam corredeiras de águas transparentes, cachoeiras, além da riquíssima e exuberante fauna e flora. A imponente e sóbria arquitetura de montanha de sua sede abriga aposentos amplos, onde conforto e elegância se completam nos detalhes de sua decoração. Arranjos de flores naturais e amplas paredes adornadas com pinturas em afresco de Fúlvio Pennacchi formam ambientes de contemplação. Enfim, o Toriba faz parte do restrito círculo de “Hotéis Conceito”. Encantos e Sabores

Na língua tupi-guarani, Toriba significa: “paz, alegria e felicidade” Horários Café da Manhã: 08:00 às 10:30 hs Chá da Tarde: 15:30 às 18:30 hs Pianista (sábados e feriados): 16:30 às 19:30 hs Serviço: Hotel Toriba - Av. Ernesto Diederichsen 2962, Reservas: 0800-178179 ou (12) 3668-5000 WWW.toriBa.CoM.Br 27


Iniciamos nosso roteiro de lazer com a Pedra do Baú, um dos ícones da região e que pertence à São Bento do Sapucaí. Ela pode ser avistada de diversos pontos de Campos do Jordão, como no Alto do Capivari, Alto da Boa Vista, Estrada do Toriba, Pico do Imbirí e do Museu Felícia Leirner, só para citar alguns. De cada ponto desses observa-se a Pedra por ângulos diferentes. Vista do lado mineiro, ela revela formas pouco conhecidas como a da “cabeça de cão”, ou o “bico da águia” por exemplo, quando seus traços formam desenhos na pedra.

28

Encantos e Sabores


NAS PRÓXIMAS PÁGINAS MUITAS DICAS PARA APROVEITAR AO MÁXIMO SUA ESTADA EM CAMPOS DO JORDÃO E OS MELHORES POINTS DA REGIÃO

PEDRA DO BAÚ

Foto: Kadu Schiavo

Com cerca de 1.905 metros de altitude, ela é avistada por toda região. Pertence ao município de São Bento do Sapucaí e é ponto de encontro de montanhistas, escaladores, praticantes de voo livre e de outros esportes de aventura. Importante: Os principiantes em escaladas devem evitar vencer a rocha sozinhos. Devem sempre procurar orientação em empresas especializadas em turismo de aventura e informar-se quanto às condições da estrada de acesso. O local possui estacionamento e mirante.

Encantos e Sabores

29


Roteiros de lazer

TRILHAS DE 4X4

Trilhas e passeios fora-de-estrada com veículos 4x4, onde o cliente pode desfrutar de lindas vistas panorâmicas com aventura controlada em erosões, atoleiros e inclinações. Adrenalina de sobra mas com muita segurança. Passeios para casais, famílias e grupos que desejam conhecer a região da Serra da Mantiqueira através de trilhas, entre as fronteiras de São Paulo e o Sul de Minas. Roteiros a partir de 2h de duração ao dia inteiro, agregando almoço em fogão a lenha em locais pitorescos. Quem tem veículo próprio pode conferir as dicas de pilotagem no briefing, pegar um rádio de comunicação da equipe e se juntar aos off roaders, explorando o potencial do seu 4X4 em segurança. Informações: (12) 9774-0377 / 9144-2964 / ID 90*13754 Edir Man e www.offroadtour.com.br

PASSEIOS DE TREM Construída em 1914, a velha ferrovia turística proporciona passeios de bondinho percorrendo diversas estações do eixo central da cidade. Composições fechadas com vidros panorâmicos, fazem a ligação entre as estações de Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal e Pindamonhangaba, passando pelo Reino das Águas Claras (Piracuama). Informações: (12) 3663-1531 / 3664-7408.

PASSEIOS COM QUADRICÍCULOS Para você que gosta de esportes de aventura, curta a emoção de percorrer as mais belas trilhas da região. Segurança: Como todo esporte de aventura, os passeios de quadricíclo são monitorados por experientes pilotos. O uso de equipamentos de segurança é obrigatório. Informações: QuadMania: (12) 7814-5930.

PARQUE DO ESTADO HORTO FLORESTAL O Parque do Estado, onde também se encontra o Horto Florestal e o Centro de Truticultura, o mais importante laboratório de pesquisas sobre salmonídeos do Brasil, ocupa cerca de metade do território da cidade. Ali, em meio a matas nativas intocadas, rica fauna e flora dividem espaço harmoniosamente entre riachos e cachoeiras. Diversas trilhas bem definidas, possibilitam passeios com variados graus de dificuldade, distâncias e tempos de duração. Localização: Final da Av. Pedro Paulo Telefone: (12) 3663-3762. Ingresso: R$ 6,00. (estudantes 1/2) Me- Veículos: Autos: R$ 6,00; Ônibus ou similar: R$ 11,00; Motos: R$ 3,00. nores de oito anos e maiores de 60 anos Horário de funcionamento: Diariamente, exceto às quartas-feiras, das 9h às 16h. não pagam. Nos meses de Janeiro, junho e julho, aberto também às quartas-feiras.

30

Encantos e Sabores


Foto: Daniel Cardoso

MORRO DO ELEFANTE Com 1.800 metros de altitude e apenas 10 minutos do centro de Vila Capivari é o ponto turístico mais visitado da estância. Um amplo platô bem urbanizado proporciona visão panorâmica de boa parte da cidade. Seu acesso por asfalto é livre. Outro acesso é por teleférico, partindo ao lado da Praça de Capivari e custa: R$ 10,00. Encantos e Sabores

31


Roteiros de lazer

TARUNDU: DIVERSÃO GARANTIDA, GASTRONOMIA DE PRIMEIRA. 500 mil m² de atividades em contato com a natureza são uma garantia para um dia inesquecível, mesmo com chuva.

A MAIOR PISTA DE PATINAÇÃO NO GELO DO BRASIL Quem frequenta o Tarundu sabe que é comum ser um dia inesquecível! surpreendido com algo novo a cada visita ao local. Podem ser atividades novas, ampliação de espaços ou novas opções no delicioso cardápio do restaurante.

eletronicamente por dois joysticks, que possibilitam manobras de spin em todas as direções. Já a Arca de Noé traz barcos com motor elétrico e direção. Tanto os carrinhos como os barcos são motorizados, tocam música e os participantes podem, na água ou na pista, duelar com os outros veículos em total segurança.

O Carrinho Bate-Bate e a Arca de Noé são duas novidades recentes. O Carrinho Bate-Bate é semelhante aos famosos e divertidos carrinhos de bate-bate, só que com um toque especial do Tarundu: eles vem com protetor inflável, controlado

Outra novidade que tem conquistado cada vez mais adeptos são os Passaportes: os frequentadores podem ganhar descontos de até 63% nas atividades e ainda tem o direito de optar por um cardápio especial com grande desconto chamado de Menu Passaporte.

32

Encantos e Sabores


63% de desCoNto

45% de desCoNto

53% de desCoNto

OS PASSAPORTES TEM DESCONTOS ESPECIAIS PARA A FAMÍLIA APROVEITAR AO MÁXIMO O SEU DIA EM CAMPOS DO JORDÃO.

Novidades iNesQUeCíveis!

ArcA de nOé

tirOlesAs

cArrinhO BAte-BAte

3 TIROLESAS

CIRCUITO COM 780M DE EXTENSÃO E 50M DE ALTURA! Encantos e Sabores

33


Roteiros de Lazer

Watter Ball

Arco e Flecha

Air Games

Cavalos, Pôneis e Trolleys Você pode fazer um passeio a cavalo, conhecer o Tarundu num trolley ou se dedicar ao hipismo: desde os praticantes de salto até quem nunca montou encontra ótimos instrutores e os famosos “cavalos professores”, que ajudam na aprendizagem.

Bicho do Mato

30 atividades para agradar toda a família. Air Games Arca de Noé Bicho do Mato Carrinho Bate-Bate Tirolesa Thunder Tirolesa High Fly Tirolesa Baixa Arborismo 34

Rappel Orbitball Escalada Mini-Arborismo Bunggy Trampolim Cama Elástica Water Ball Mini Buggy

Patinação no Gelo Air Games Trikke Orbitball Plano Pista de salto Passeios a cavalo Pôneis

Trolley Aulas de Equitação Trilhas Restaurante Mini Golf Paintball Paint Alvo Encantos e Sabores


meNU passaporte Ao comprar qualquer passaporte, os frequentadores tem direito ao Menu Passaporte: crianças até 12 anos pagam R$ 25 e adultos R$ 45, em um cardápio delicioso para todos os gostos.

R$

25 R$

45

OrBitBAll

RESTAURANTE TARUNDU

Grelhados, massas, peixes e pizzas especiais são servidos em ambientes muito aconchegantes, com lareiras, lounges e uma decoração que faz todo mundo se sentir em sua própria casa de montanha.

AQUI NÃO TEM TEMPO RUIM. Carrinho Bate-Bate, Orbitball, Trikke (uma mistura de patinete com ski), Air Games, Patinação no Gelo, Arco e Flecha, Bicho do Mato e jogos de tabuleiro, são divertidos em qualquer tempo.

SERVIÇO: Atividades: aberto diariamente das 9h às 18h Feriados das 9h às 19h.

COMO CHEGAR? Observação: para quem já está em Campos, siga na Av. Januário

Observação: quem já está em Campos seguir a Av. Januário Miráglia, entre apara esquerda após o mercadinho Zatti ebasta a estação Miráglia, entrar aeesquerda logo após o mercadinho ferroviária e Fracalanza continue seguindo o mapa a partir do nº 3.Zatti e a estação ferroviária Fracalanza e continuar seguindo o mapa a partir do nº 3. 1 Passe o Portal. depois da 21 Logo Passe pelo Portal de Campos.

Restaurante: Todos os dias das 9h às 19h Sábados e Feriados das 9h às 23h. Endereço:

Informações: (12) 3668-9595 Site:

Encantos e Sabores

2

Av. José Antônio Manso, 1515 Bairro Toriba

www.tarundu.com.br

3

1

4

linha do trem siga a depois da linha do trem 2 Logo placa indicando siga a placa Tarundu / Tarundu / Hotelindicando Toriba / Lenz Gourmet. Hotel Toriba / Lenz Gourmet. 33 Suba a Av. Ernesto Suba a Av. Ernesto Diedericksen Diedericksen por 4 km por 4 km até o cruzamento onde há até o cruzamento onde várias há váriasplacas. placas. Você vai ver a seta do Tarundu Você vai verindicando a seta do a direita. Tarundu indicando a Siga à direita. direita. Siga à direita. 4 Mais 800 metros pela estrada 4 Mais 800 metros de e de você chegou ao Tarundu. pelaterra estrada terra e você chegou ao Tarundu.

35


Roteiros de lazer

GRUTA DOS CRIOULOS Localizada próximo a Estrada da Campista, a cerca de 9 km de Vila Jaguaribe, é formada por grandes maciços de granito. Antigo refúgio de escravos durante o Século XIX é cercado de lendas e estórias do sobrenatural. No entorno, grande variedade de pássaros e animais silvestres. Não se esqueça de levar a câmera. Estrada de terra com pouca manutenção, não é recomendada a visita em dias de chuva. O acesso é gratuito.

MIRANTE LENZ

36

Fotos: Kadu Schiavo

Situado num dos pontos mais belos da cidade, um mirante onde se avista boa parte da Serra da Mantiqueira. Localização: Bairro do Gavião Gonzaga, com acesso pela Estrada do Toriba. Telefone: (12) 3662-1077 / 3662-1421 Ingresso: R$ 4,00 por visitante.

Encantos e Sabores


GASTRONOMIA TÍPICA BRASILEIRA NO PESO CERTO

MANATI Grill

Buffet com mais de 100 itens

Grande variedade de pratos típicos regionais brasileiros como peixes, frutos do mar e cortes especiais de carnes grelhadas, massas, saladas, risotos, tortas, doces entre outras delícias. Produtos selecionados, ingredientes e temperos especiais, fazem do Manati Grill o espaço gourmet ideal para toda a família.

Localizado no centro de Capivari com estacionamento próprio PREÇOS ESPECIAIS PARA GRUPOS FECHADOS ACIMA DE 25 PESSOAS, INFORMAÇÕES: TIM - (12) 8209-1444 / (12) 8209- 4100 / (12) - 8209-1441 - manatigrill@gmail.com

(12) 3663-4627 - Rua Marcondes Machado, 28 próximo a praça do Teleférico no centro de Capivari


Roteiros de lazer

DUCHA DE PRATA

BELVEDERE

Partindo de Vila Capivari rumo ao bairro da Vila Inglesa, encontra-se a Ducha de Prata, concorrido ponto turístico com quedas d’água, lanchonetes e amplo estacionamento. Outro atrativo da Ducha de Prata são suas lojas, onde são encontrados produtos de artesanatos e lembranças. Vale conferir. O acesso é gratuito.

Antes de descer a Serra é um ponto de parada obrigatória para curtir a paisagem, principalmente no nascer e ao pôr-do-sol. Não se esqueça de levar a câmera, pois surpresas é o que não faltam nesse cenário. Com um pouco de sorte é possível flagrar e registrar bandos de Quatís “folgados e muito curiosos”.

CAVALGADAS NO RANCHO SB Localizado na região do Imbiri, o Rancho oferece passeios pela região da Gruta dos Crioulos, Trilha das Três Matas, Pico do Imbiri, entre outros. Informações: (12) 3663-1465

Venha curtir essa emoção com muita adrenalina e segurança nas trilhas de Campos do Jordão Passeios - Compra - Venda Peças - Oficina - Hospedagem

Adrenalina Venha fazer um Test-Drive Profissionais especializados em treinamento e orientação.

Grupos, escolas e empresas

Diversão para toda a família Teleférico

quad Aberto diariamen te das 09:00 as 19:00 hr s ACEITAM OS TOD OS OS CART ÕES

Posto Shell

seu gende A (Ao lado do Parque Hotel) diversão e aventura começam aqui! io! passe Av. José de Oliveira Damas, 600 - Vila Capivari

www.quadmania.com.br / contato@quadmania.com.br

Capivari

mania

Hotel JB

Estacionamento Próprio

(12) 7814-5930 ID: 119*113525 - Mara (12) 3663-3381 / 7814-1221 ID: 119*110208 - André


Encantos e Sabores

39


09

02 05 01 11 06

01

04 08 02

05 13

07

09

05

08

17 09

07

07

10

16

00 Gastronomia 01 - Beto Perroy 02 - Café Boulevard Gourmet 03 - Charpentier 04 - Elio Cucina Speciale 05 - Fran Frutas 06 - Festival della Pasta 07 - La Coupole 08 - La Gália 09 - Lenz

40

10 - Loucos por brigadeiros 11 - QG da Pizza 12 - Sabor Chocolate 13 - Sergio’s Restaurante 14 - Serra da Estrela 15 - Só Queijo 16 - Tarundu 17 - Toribinha 18 - Trattoria Salvador 19 - Vila Chã Encantos e Sabores


04 13

10

05 01

06

04

07 08

15

11 12 12

18

08 12

12 02

19 02 12

10

06

Ilustração - Mário Domingues

14 06

03 03 01

03

11

00 Serviços e Lazer 01 - Anabella 02 - Animais da Serra 03 - Casas para locação 04 - Central do Cartucho 05 - Dolomiti 06 - Exclusiva Castor 07 - Kitta Móveis 08 - Quadmania

Encantos e Sabores

09 - São Camilo 10 - Tarundu 11 - Tempercampos 12 - Market Plaza 13 - Rancho SB

05 - Pousada St Gallen 06 - Serra da Estrela 07 - Tarundu 08 - Toriba

00 Hotelaria 01 - Frontenac 02 - Hotel Nevada

00 Pontos turísticos 01 - Auditório e Museu 02 - Casa da Xilogravura

03 - Ducha de Prata 04 - Gruta dos Crioulos 05 - Horto Florestal 06 - Morro do Elefante 07 - Parque das Cerejeiras 08 - Palácio Boa Vista 09 - Pedra do Baú 10 - Pico do Imbirí 11 - Pico do Itapeva

41


Roteiro Cultural

Cultura

Frutos da Terra

Campos Filarmônica Historicamente as artes sempre estiveram presentes em Campos do Jordão. Desde a época sanatorial, na primeira metade do século passado, foi para Campos que muitos músicos, compositores, intérpretes, cineastas, atores e renomados artistas plásticos seguiram para recuperar a saúde. Boa parte deles, após ter alta médica, permaneceu na cidade ou formou vínculos que os mantém frequentes até hoje. Com a criação do Festival de Inverno, em 1970, legiões de músicos de todo país e até do exterior passaram a enxergar Campos como um dos importantes palcos da boa música. Afinal, além do glamour e dos tantos encantos que a natureza brindou a estância, o que não faltam são cenários belíssimos e a indispensável tranquilidade inspiradora. A partir daí, incentivados pelo sucesso desse grande evento artístico, conjuntos de câmara, solistas e intérpretes passaram a se

42

apresentar em hotéis, pubs, restaurantes e nos tantos eventos culturais que acontecem na região. Foi em outubro de 2010 que a violoncelista Renata Cristina da Silva resolveu unir parte desses talentos entusiastas para formar a primeira orquestra com músicos residentes na região. Nascia ali a Campos Filarmônica. Renata assumiu a regência, tendo como diretor artístico Wesley Nascimento e Francisco Lima como produtor. A proposta, promover e dar suporte à esses músicos por meio do aperfeiçoamento técnico, proporcionando a chance de evoluirem profissionalmente. Em pouco mais de um ano de existência e contando com 25 integrantes, a Campos Filarmônica já realizou diversas apresentações dentro e fora do município. Encantos e Sabores


COM POUCO MAIS DE UM ANO DE EXISTÊNCIA A ORQUESTRA

Fotos: Kadu Schiavo

JÁ CONQUISTOU O PÚBLICO E REVELOU GRANDES TALENTOS

Eclética, conta com jovens músicos a partir de 10 anos de idade, além de colaboradores mais experientes e que já trazem uma importante bagagem técnica. Tanto Renata como seus colaboradores mantém trabalho voluntário e lutam incansavelmente pela evolução artística e a sustentabilidade da orquestra. Sem fins lucrativos, a Campos Filarmônica se mantém com apoio de simpatizantes e com apresentações em eventos. O objetivo agora é tornar a Orquestra profissional, promovendo aulas semanais, reciclando permanentemente os conhecimentos de seus integrantes, ou trazendo artistas de renome como convidados para a realização de master class. Atualmente conta com nove violinistas, quatro violoncelistas, contrabaixista, flautistas, clarinetistas, trompetistas, trombonista, tecladista e um percussionista. Encantos e Sabores

Seu repertório é variado e contempla músicas populares e eruditas. Os instrumentos utilizados são básicos e muito simples. A Campos Filarmônica espera e necessita de apoio de empresas que se interessem em associar suas marcas à cultura, concorrendo para que esse magnífico projeto supere sua dificuldade básica, patrocínio, frutifique e possa conquistar seu merecido espaço, pois talento, ótimo repertório e muita vontade de crescer não faltam.

CONTATOS: Telefone: (12) 3664-4761 E-mail: contato@camposfilarmonica.org.br Site: www.camposfilarmonica.com.br

43


Roteiro Cultural

Foto: Daniel Cardoso

Palácio Boa Vista

O imponente castelo, sede de inverno do governo paulista, foi projetado pelo arquiteto Jorge Ptzrembel, inspirado no estilo Mary Tudor. As obras foram iniciadas em 1938, mas só foram concluídas em 1964, formando um complexo arquitetônico com cem amplos cômodos.

Em 1967, o então governador Abreu Sodré criou o “Museu de Mobiliário Histórico e Artístico Brasileiro”, abrindo o Palácio à visitação pública. Criava-se ali um importante espaço cultural que reuniria peças do mobiliário antigo e artes plásticas. A famosa tela “Operários”, de Tarcila do Amaral, assim como porcelanas, pratarias, esculturas e outros objetos que retratam um pouco de nossa história podem ser apreciados pelos visitantes.

Primeiros acordes do Festival

Reforma e entrada gratuita

Foi justamente durante a solenidade de inauguração do Museu que soaram os acordes do “Primeiro Concerto de Inverno de Campos do Jordão”, com um magnífico recital da brilhante pianista Magda Tagliaferro. Plantava-se ali a semente do que hoje é nosso consagrado Festival de Inverno de Campos do Jordão, o maior evento da música de concerto da América Latina.

Recentemente o governador Geraldo Alckmin determinou que o ingresso ao Museu do Palácio seja franqueado, para que o público tenha a oportunidade de apreciar de perto suas importantes obras de arte, objetos de decoração e o mobiliário que faz parte da História de nossa terra. O Governador determinou ainda a reforma integral do Palácio Boa Vista, mas preservando todos seus detalhes arquitetônicos, um dos mais belos e imponentes próprios públicos do Estado de São Paulo.

Serviço: Visitação: de quarta a domingo, das 10h as 12h e das 14h às 17h - Entrada gratuita. Endereço: Av. Dr. Adhemar de Barros, 3001 - Alto da Boa Vista. Fone: (12) 3662-1122.

44

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

45


Roteiro Cultural

Museu

Felícia Leirner

46

Fotos: Kadu Schiavo

A artista polonesa Felícia Leirner (19041996), que empresta o nome ao museu, viveu boa parte de sua vida em Campos do Jordão. Apaixonada pelo Brasil, terra que adotou como pátria, chegou a ser mencionada por críticos e seus amigos como “A escultora brasileira que nasceu em Varsóvia”. Parte de seu importante acervo pode ser visto no museu ao lado do Auditório Cláudio Santoro. São 84 esculturas, sendo parte delas em bronze, expostas junto ao átrio. Outras, em cimento armado, estão expostas ao ar livre, junto aos jardins, e se integram perfeitamente à vegetação. Serviço: Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18 horas. Preços dos Ingressos: Pedestres: R$ 1,00; Motocicletas: R$ 2,00; Carros de passeio: R$ 5,00; Ônibus: R$ 30,00 (em todos os casos não importa o número de passageiros). Outras informações: (12) 3662-2334. Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

47


Roteiro Cultural

Mosteiro São João Canto Gregoriano

Fotos: Daniel Cardoso

O Canto Gregoriano teria tido origem em salmos judáicos e em músicas tocadas na idade média e adaptadas pelo Papa Gregório Magno (540-604) para serem tocadas em celebrações religiosas da Igreja Católica. Segundo Santo Agostinho “quem canta ora duas vezes” As apresentações de Canto Gregoriano em Campos do Jordão são diárias no Mosteiro São João, das Monjas Beneditinas. As apresentações acontecem às 18 horas, durante culto religioso. O Mosteiro fica na Av. Dr. Adhemar de Barros (no início da estrada de acesso ao Palácio Boa Vista), onde as religiosas mantém uma loja onde são vendidas peças de artesanato produzidas por elas. São trabalhos muito bonitos e ótimas sugestões para presentear.

Museu da Xilogravura

48

A Casa da Xilo, como é carinhosamente chamada, foi fundada em 1987. O museu abriga um acervo com mais de 2 mil gravuras nacionais e estrangeiras dos mais renomados xilógrafos. Dispostas em diversas salas temáticas, dão uma visão clara da arte de imprimir imagens sobre papel, partindo-se de uma matriz de madeira entalhada e entintada. Antes da existência do processo off-set de impressão, as xilogravuras eram comuns para a ilustração de livros, rótulos, cartazes, baralhos, cordéis e só mais tarde passaram a ser reconhecidas como obras de arte. Em três salas anexas, das vinte que compõe o museu, o visitante poderá ter acesso a uma sala de áudio e vídeo onde são mostradas as técnicas de impressão das xilogravuras, uma biblioteca com vasto material para ser usado em pesquisas e um atelier onde são promovidos cursos. Serviço: Localização: Em Vila Jaguaribe, ao lado da Igreja Nossa Senhora da Saúde. Visitação: diária (menos às terças e quartas-feiras), das 09 ao meio dia e das 14h às 17 horas. O ingresso custa R$ 2,00. Maiores de 60 anos pagam meia. Menores de 12 anos não pagam. Outras informações: (12) 3662-1832. Encantos e Sabores


Foto: Kadu Schiavo


Pensamos em colocar uma parte do nosso portfólio nesta página, mas ele já esta em suas mãos! Valorize sua marca, consulte nossas ideias! Fotografia - Tratamento de imagens - Projetos Gráficos

(12) 3664-4368 / 9191-9673 / 9708-2151 Av Dr. Januário Miráglia, 1750 loja 04 Vila Abernéssia - Campos do Jordão - SP

comunicação

50

www.elementocomunicacao.com.br Encantos e Sabores


Engenheiro Eduardo Moreira da Cruz Neto

eduardo@dolomiti.com.br CREA: 060.139.051-3 amauri@dolomiti.com.br

(12) 3662-3799 www.dolomiti.com.br

Pense na sua moradia! Nós lhe entregamos a chave! Encantos e Sabores

Financiamento pela:

www.caixa.gov.br/habitação 51


Gastronomia - Culinária de Outono

Harmonização alimentos e bebidas

A HARMONIZAÇÃO ENTRE ALIMENTOS E BEBIDAS É UMA EXPERIÊNCIA SENSORIAL MARAVILHOSA. JAMAIS DEVERÁ SER ORTODOXA, POIS AS SENSAÇÕES DE PALADAR PODEM SER BEM DIFERENTES DE PESSOA PARA PESSOA. DESSA FORMA, DEVE PREVALECER SEMPRE O PRAZER.

52

Encantos e Sabores


S

Seja para acompanhar aperitivos, entradas, refeições ou sobremesas, ante a grande variedade de vinhos e bebidas disponíveis no mercado, sempre é muito válido ouvir conselhos de um bom sommelier. Se não for possível, não se constranja, siga sua própria intuição. Vinho e alimento é como casamento, tem que haver química, atração, paixão. Enfim, harmonização perfeita. Para as entradas geralmente costuma-se servir champagne ou Porto. Há também quem não dispense um bom destilado ou até mesmo um dos muitos tipos de excelentes cervejas existentes no mercado. Queijos e aperitivos vão bem com tintos. Queijos novos e frescos se ligam mais aos brancos, tintos leves e champagne. Frutos do mar e aves costumam-se harmonizar bem com vinho branco, vinho rosé, tinto jovem ou até com champagne. Já as carnes de caça, inclusive as aves, se saem melhor com as muitas variedades de tintos. Massas e carnes vermelhas normalmente nos remetem aos tintos, mas também caem bem com algumas variedades de brancos. Para um bom grelhado ou num churrasco, cerveja também cai muito bem. Para as sobremesas, as opções são ainda maiores, vão dos espumantes brut ao demi-sec, Jerez, Madeira, Porto, Moscatel, branco doces de qualidade e a sempre insuperável e borbulhante champagne.

Encantos e Sabores

HARMONIZAR É SEGUIR A INTUIÇÃO, DESCOBRIR NOVOS CAMINHOS E AUMENTAR O PRAZER À MESA

“O vinho embeleza os campos, exalta os corações, inflama os olhos e ensina a dançar” José Ortega y Gasset (1883-1955) “Madeira velha para queimar, vinho velho para beber, velhos amigos de confiança, autores antigos para ler” Sir. Francis Bacon (1561-1626) “Vinho agita a Primavera, cresce como uma planta, dá alegria, derruba paredes e rochas, aterra os abismos e faz nascer o canto” Pablo Neruda (1904-1973)

Novidade!

Nas próximas páginas você vai perceber que esses ícones ao lado irão aparecer junto a cada sugestão gastronômica que apresentarmos. Eles servem para facilitar a comunicação, identificar os entrevistados e dar sugestões de bebidas para harmonizações com os pratos apresentados. Bom apetite! 53


Gastronomia - Sabores do Outono

Gastronomia E Sabores do Outono

Este foi o tema escolhido, sugerido aos Chefs convidados a participar desta edição especial. O resultado foi um delicioso editorial com excelentes sugestões de dar água na boca, associadas às imagens constrastante e marcantes como é nosso Outono. São receitas que agregam talento e experiência dos profissionais convidados e sugestões de vinhos para harmonização.

54

Encantos e Sabores


NAS PÁGINAS SEGUINTES, DIVERSAS SUGESTÕES DE DAS ÁGUA NA BOCA.

Fotos: Kadu Schiavo

AS IMAGENS FALAM ALTO. O RESTO FICA PARA SUA IMAGINAÇÃO!

Charpentier - Hotel Frontenac Medalhão de filé grelhado com molho rôti ao perfume de pinheiro. Acompanha purê de abóbora, ervilhas tortas e sal de Parma. Tinto - Syrah da região de Zenatta, Marrocos. (12) 3669-1000

Encantos e Sabores

55


Gastronomia - Sabores do Outono

Nhoque de pinhão

A verdadeira origem do gnoque (gnocchi na Itália, nhoque em português, dentre outras tantas grafias) é uma incógnita. Há estudiosos em culinária que afirmam que ele surgiu na Roma ou Grécia antigas, ainda bem antes do nosso conhecido macarrão. A receita básica de nhoque, na forma que o conhecemos hoje, é bem simples e remonta desde o século 16: batatas cozidas e amassadas, farinha de trigo para dar liga e sal. Formadas as bolinhas ou pequenos cilindros, são depositados em água fervente para o rápido cozimento. Boiou está pronto e seleciona-se. Após bem escorridos, os nhoques são temperados com molhos da preferência. Para finalizar, cai bem queijo parmesão ralado na hora e leves toques de mangericão. Há também nhoques recheados. Bem, mas isso fica por conta da criatividade e o gosto de cada um. Nas receitas antigas, ao invés do trigo utilizava-se farinha de milho (como na polenta), farinha de arroz ou até miolos de pão. Em alguns países há pratos semelhantes, como na Alemanha onde é feito o spätzle. De forma bem reduzida e alongada é bastante utilizado para acompanhar carnes ou servido cozido em caldos e sopas. Na Hungria o nome muda para galuska. E por esse mundo à fora se perdem centenas de receitas. Há relatos na história que, na volta das batalhas, exércitos famintos repunham as energias e comemoravam suas vitórias ao redor de mesas fartas com nhoque e vinho.

NHOQUE DA SORTE... VELHA SIMPATIA ITALIANA DIZ QUE DEVE-SE COLOCAR DINHEIRO SOB O PRATO DE NHOQUE TODO DIA 29. DEPOIS, EM PÉ, COME-SE Restaurante Tarundu Nhoque de Pinhão ao molho de Funghi Secchi - O Pinhão Selvagem é preparado a base de gengibre e ervas aromáticas, conforme antiga receita italiana da família. O molho de Funghi Secchi complementa o paladar do Norte da Itália. Tinto - Uvas Primitivo da região de Salento, Itália. (12) 3668-9595 56

SETE UNIDADES E PARA CADA UMA DELAS FAZ-SE UM PEDIDO. NÃO DEIXA DE SER UMA BOA LEMBRANÇA: DIA DE NHOQUE!

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

57


Gastronomia--Sabores Saboresdo doOutono Outono Gastronomia

aux bouillon

Morue

provençal

PARA NOSSA MATÉRIA, O RESTAURANTE SÓ QUEIJO SUGERIU UM DELÍCIOSO BACALHAU AO FORNO COM SEU TOQUE

Foto: Daniel Cardoso

ESPECIAL

Só Queijo Morue aux bouillon provençal - Bacalhau ao forno, dauphinoise de batatas e bouillon de azeitonas, tomate, manjericão e ovos de codorna. Vinhos portugueses produzidos na região do Douro com as uvas típicas da região. (12) 3663-7585.

58

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

59


Foto: Douglass Fagundes

Gastronomia - Sabores do Outono

Tagliolini Cioccolato

FestivAl dellA PAstA

tagliolini al CioCColato Con zuCCa e Menta Tagliolini achocolatado com Abóbora e Hortelã. Pinot Nero in Italy (12) 3663-7300

DUAS MASSAS DELICIOSAS, UMA EXPLORANDO O SABOR DO TAGLIOLINI ACHOCOLATADO E A OUTRA UM SPAGHETTI COM CAMARÕES

Spaghetti Gamberi eliO cucinA sPeciAlle SPaghetti ai gamBeri Spaghetti puxado na manteiga com camarões puxados no molho de tomate, salsinha, alho e vinho branco. Amarone - de sabor ligeiramente amendoado combina com peixes e massas. (12) 3663-6656 60

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

61


Gastronomia - Sabores do Outono

Tartar de

Salmon lA cOuPOle tartar de SalmoN - Salmão preparado com temperos especiais da casa. Leve o espumante que a rolha não é cobrada. (12) 3663-5180

DUAS DELICIOSAS SUGESTÕES. UMA ENTRADA LEVE E SABOROSA, O FAMOSO TARTAR DE SALMON DO LA COUPOLE. NA SEQUÊNCIA UM DELICIOSO PATO AO MOLHO DE LARANJA.

Fotos: Kadu Schiavo

Pato com Laranja

lA cOuPOle

Pato ao Molho de laranJa e esPeCiarias. Leve o tinto de sua preferência (12) 3663-5180

62

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

63


Fotos: Daniel Cardoso

Gastronomia - Sabores do Outono

Churrasco

no fogo de chão Beto Perroy

Churrasco no fogo - Mais do que servir comida, o local serve tranquilidade e contato com a natureza. Lá o cliente pode apreciar sem pressa um buffet self-service com carnes especiais, comida caseira no fogão à lenha e uma farta mesa com saladas. Uma cerveja Pilsen bem gelada ou sucos naturais. (12) 3663-2100 de chão

Pizza de ratatouille RATATUILLE, OU “PRATO DE LEGUMES”, É DE ORIGEM FRANCESA, DA REGIÃO DA PROVANCE, E QUE TAMBÉM RECEBEU UM POUCO DE INFLUÊNCIA ITALIANA E ESPANHOLA.

QG da Pizza

Hellcat - Pizza de Ratatouille - Beringela, abobrinha, tomate, lascas de parmesão e molho de ervas Tinto - Agnus Merlot, um vinho jovem com uvas brasileiras. (12) 3663-5071 64

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

65


Gastronomia - Sabores do Outono

Temporada de Pinhão DO EXÓTICO AO TRADICIONAL, O LA GÁLIA OFERECE OPÇÕES PARA TODOS OS GOSTOS. O PINHÃO FOI ESCOLHIDO PARA DAR SEU TOQUE ESPECIAL

Fotos: Kadu Schiavo

EM UM VERDADEIRO FESTIVAL GASTRONÔMICO.

La Gália Festival de Pinhão Como entrada uma porção generosa de pinhão à provençal. Na sequência uma deliciosa salada verde com pinhões. O principal fica por conta da Truta ao molho de pinhão, acompanhada de arroz em um cesto de queijo parmesão com lascas de pinhão. Para sobremesa o sabor do pinhão se funde também ao Petit Gateau de chocolate com sorvete de creme, recheado com a semente. Cerveja Pilsen Puro Malte. (12) 3663-2993

66

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

67


Gastronomia - Sabores do Outono

Menu Marchado O RESTAURANTE VILA CHÃ APRESENTA UMA NOVIDADE QUE ESTÁ AGRADANDO BASTANTE OS CLIENTES, O MENU MARCHADO. SEMELHANTE AO MENU CONFIANCE FRANCÊS, MAS COM O TOQUE ESPECIAL DA CASA PORTUGUESA. Neste menu, as porções generosas são empratadas, possibilitando que o cliente viaje pelas tradições portuguesas em porções menores. O menu pode ser servido de diversas maneiras, em 4 passos: 1 entrada, 2 principais e 1 sobremesa, ou em até 8 passos com 2 entradas, 4 principais e 2 sobremesas. Mostramos nesta edição uma deliciosa combinação com 5 passos. Ideal para conhecer melhor o cardápio do restau-

rante, essas opções podem ser escolhidas pelo cliente ou o mesmo pode ser surpreendido, deixando a escolha dos pratos por conta do Chef, como aquela famosa frase “O que vou comer hoje?”. A partir de agora, com a palavra o Chef e professor de gastronomia Nelson Gonçalves Júnior, explicando melhor cada item deste delicioso menu e as diversas possibilidades de harmonização de cada um deles.

Pout Pourri Ora Pois!: Caldo Verde, Pataniscas de Bacalhau

(pequenos bocados de bacalhau, empanados em “migas” - farinha de pão ralado), Bolinhos de Bacalhau, Bolinhos de Alheira, Torresmos de Bacalhau, Duo de Salpicão Português e Tremoços, Duo de Presunto Serrano de Chaves mais Azeitonas Portuguêsas Probeira. Vai muito bem com espumantes, desde Brancos (Brut ou Champenoise), espumantes Rosés, Vinhos Rosés e vinhos Portugueses Alvarinhos. Para cervejas, as de corpo leve como Pilsens, ou até Pilsen de Germen de Trigo. 68

Brandade de Bacalhau: Preparado Português, onde o bacalhau tipo Morhua é cozido em baixa temperatura, depois refogado com cebolas e mesclado com purê de batatas liso e gratinado. Um Rosé de médio corpo, Brancos Chardonnay (Florais e Frutados), até Brancos de médio Corpo do Alentejo. Para as cervejas, as frescas (fermentação leve), até cervejas de corpo médio, porém brancas (Pilsens). Encantos e Sabores


Fotos: Kadu Schiavo

Bacalhau

à

Lagareiro: Posta de bacalhau do Porto cozido em baixa

temperatura ao forno, empanado com “migas” - farinha de rosca - em cama de cebolas finamente fatiadas, tomates, brócolis e batatas. Acompanha alho laminado, arroz branco e azeitonas pretas. Harmoniza desde brancos de guarda, como Franceses Chablis, Portugueses Brancos de bom corpo (Principais do Douro e até Bairrada, sendo que na Bairrada temos produções de vinhos com à Uva Maria Gomes que é maravilhosa para este bacalhau), até tintos de médio Corpo, principais Alentejanos tintos se destacam aqui, desde Varietais até Assemblages. Não podemos deixar de enumerar os vinhos de Alenquer e Setubal (Próximo à Lisboa) onde produz variáveis francesas (Cabernet Sauvignon e afins) que se destacam bastante. Aqui podemos incluir às Red Ales que vão muito bem e aceitam este corpo médio do bacalhau, mesmo sendo este “apurado” (salgado) a Ale faz um lindo trabalho na língua equilibrando e deixando nuances leves.

Vila Chã (12) 3663-4702

Pastél de Belém (Natas): Recheado com creme leve branco e ovos, massa folhada e assada à sua volta. Desde os Tokajii Húngaros (Vinhos de sobremesa que à corte inglesa usava para se “banhar”, pois este vinho tem um potencial floral MARAVILHOSO, ao cúmulo de se abrir uma garrafa e perfumar uma sala toda com flores), podendo andar nos clássicos Vinho do Porto, porém aqui incluímos o Rosé, sim, vinho do Porto Rosé, fantástico acompanhante também para o Pastel de Belém. Na linha da cerveja podemos caminhar com à finalização da Stout, uma linha até amarga, porém com nuances de chocolate MARAVILHOSOS!

Paleta de “Borrego” - Cordeiro: Parte dianteira de Cordeiro marinada em alecrim, braseada em baixa temperatura, guarnecida de crocante de cebolas, batatas, cheiro verde e Arroz Negro ao Perfume de Queijo da Serra da Estrela. Vinhos do Norte de Portugal, como das regiões do Douro e da Bairrada, bem como os vinhos do Dão, que são famosos acompanhantes destes preparados específicos (caça e afins), onde temos a protuberância e afins para isto. Na linha da cerveja vamos com Cervejas pretas e/ ou Chopp Escuro, onde vão de boa “tilintada” na boca com à caça.

Encantos e Sabores

69


Gastronomia - Sabores do Outono

Bacalhau com banana da terra

Serra da Estrela Bacalhau com banana da terra - Posta de bacalhau com banana da terra grelhada, ao molho creme de leite de coco e dendê. Vinho Português de uva Touriga Nacional (12) 3669-8000

Filé ao Molho

Madeira Sérgio’s Restaurante Filé ao molho madeira - acompanha arroz, fritas e champignons. Cabernet Sauvignon. (12) 3662-5428

70

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

71


Gastronomia - Sabores do Outono

Tagliarini com frutos

do mar Trattoria Salvador

Bacalhau ao forno

Fotos: Gil Rennó

Tagliarini com frutos do mar - Tagliarini ao molho de tomates frescos com lula, camarão e mexilhão. Espumante Brut 100% Chardonnay (12) 3663-2525

A MAIS NOVA CASA ITALIANA ESTÁ BEM NO CORAÇÃO DE CAPIVARI

Trattoria Salvador Bacalhau ao forno - acompanha batatas cozidas e arroz branco Branco: Uva mancura sauvignon blanc Tinto: Corte uvas da região do Alto Douro (12) 3663-2525

72

Encantos e Sabores


Encantos e Sabores

73


Gastronomia - Sabores do Outono

Fotos: Daniel Cardoso

Torta de pinhão

cAFé BOulevArd GOurmet torta de PiNhão - com castanha do Pará, chocolate meio amargo e calda de caramelo Capuccino ou um chocolate quente tradicional (12) 3663-6351

Loucos por

Brigadeiro lOucOs POr BriGAdeirOs oVo de Brigadeiro de colher e Pirulito Brigadeiro - Grande variedade de brigadeiros gourmet. A novidade é a linha de chocolates de diversos formatos, recheados com brigadeiro feitos com chocolate 100% cacau. Nesta edição um ovo em homenagem a Páscoa. Água com gás (12) 9745-5930 de

74

Encantos e Sabores


Foto: Kadu Schiavo

Gastronomia - Sabores do Outono

Limão cielo

com coco sABOr chOcOlAte

truFa de limão cielo com coco Chocolate quente meio amargo (12) 3663-6763 Sempre inovando e criando novos sabores, o Sabor Chocolate lança a partir desta edição uma trufa inédita onde o limão cielo e coco harmonizam seus sabores com um resultado fantástico.

FINALIZAMOS MAIS UMA MATÉRIA COM OS SABORES DO OUTONO. Se em sua estada em Campos não houver tempo para visitar todos esses restaurantes, lembre-se que a estância é para ser vivida o ano todo e estará sempre de braços abertos esperando por você!

Decorações

Cozinhas Planejadas Móveis do Sul a pronta entrega

Desde 1979 em Campos do Jordão.

www.kittamoveis.com.br 12 3662 3938 - 3664 2625 Av. Frei Orestes Girardi, 581 - Abernéssia


Úteis e Emergências Câmara Municipal R. Inácio Caetano, 490 Abernéssia - Fone: 3668-9600 Centro de Saúde Av. Januário Miráglia, 806 Abernéssia - Fone: 3662-1600 Conselho Tutelar Av. Tassaburo Yamaguchi, 350 Vl. Albertina - Fone: 3664-2599 Corpo de Bombeiros Av. Frei Orestes Girardi, 4100 Capivari - Fone: 193 / 3663-3000

Úteis e Emergência

Correios Av. Januário MIráglia, 788 Fone: 3662-6044 Defesa Civil Av. Frei Orestes Girardi, 105 Fracalanza - Fone: 199 / 3664-3847 Delegacia de Polícia – 1º Distrito R. Renato Ribeiro, 53 Capivari - Fone: 3663-4340

ASSTUR – Assoc. Hotéis e Restaurantes R. Sen. Gustavo de Godoy, 341 Capivari - Fone: 3663-7281

Sanatório Santa Cruz Av. Matheus da Costa Pinto, 1931 Santa Cruz - Fone: 3662-2575

Auditório Claudio Santoro Av. Arrobas Martins, 1880 Alto da Boa Vista - Fone: 3662-2334

São Camilo R. Vereador Agripino Lopes de Moraes, 101 Vl. Mathilde - Fone: 3668-9000

Campos do Jordão Convention Bureau Av. Frei Orestes Girardi, Parada Gde Hotel Capivari - Fone: 3664-4422

São Paulo R. Ver. Agripino Lopes de Moraes, 1100 Vl. Mathilde - Fone: 3662-1722

Médica Pediatra

Dra.Liliana Ciotek Nudeliman Fones:

(12) 3662-4000 (12) 3662-5591 (12) 9153-9239

Delegacia de Polícia Capivari - Fone: 3664-2711 e 3663-4340

Shoppings

Estrada de Ferro Campos do Jordão Fone: 3664-7408

Shopping Abernéssia Av. Januário Miráglia, 1750

Departamento do Sistema Viário – DSV Fone: 3663-8471

Shopping Aspen Mall Centro, Vila Capivari Fone: 3663-5151

Fiscalização Municipal R. Manoel Pereira Alves, 250 Abernéssia - Fone: 3664-4044 Fórum Av. Januário Miráglia, 1200 Abernéssia - Fone: 3662-2122 Gabinete do Prefeito R. Marcos Antonio Cardoso, 240 Morro do Elefante - Fone: 3663-8161 Guarda Munícipal Rod. Floriano. R. Pinheiro km 46 Portal - Fone: 3664-5559 Polícia Florestal Av. Adhemar de Barros, 112 Abernéssia - Fone: 3662-1422 Polícia Militar Av. Frei Orestes Girardi, 4120 Capivari - Fone: 190 / 3663-6698 Prefeitura Municipal R. Marcos Antonio Cardoso, 240 Morro do Elefante - Fone: 3663-9000 Pronto Socorro Av. Adhemar de Barros, 115 Abernéssia -192 / 3662-4978 Rodoviária R. Benedito Lourenço, 285 Biquinha - Fone: 3662-1995 SABESP R. Jacareí, 34 Fracalanza - Fone: 3669-4000 Viação da Montanha Av. Frei Orestes Girardi, 2169 Jaguaribe - Fone: 3662-2909 UTI Móvel - Home Care Fone: 9145-2527 Zoonoze R. Lázaro de Oliveira Medeiros, 3 Vl. Natal - Fone: 3662-2998 Saúde Hospitais Casa da Criança (Monsenhor José Vita) R. Monsenhor José Vita, 321 Abernéssia - Fone: 3662-2233 Centro de Saúde Av. Januário Miráglia, 806 Abernéssia - Fone: 3662-1600

78

Sanatório S3 R. Harry Mauritz Lewin, s/n Vl. Maria - Fone: 3668-8300

Pronto Socorro Av. Adhemar de Barros, 115 Abernéssia - Fone: 192 / 3662-4978

Táxis Avenida Av. Frei Orestes Girardi, 1240 Abernéssia - Fone: 3662-1036 Capivari Av. Macedo Soares, 100 Capivari - Fone: 3663-1516 Elite Av. Januário Miráglia, 1325 Abernéssia - Fone: 3662-2727 Jaguaribe Av. Januário Miráglia, 2765 Jaguaribe - Fone: 3663-3688 Jordanense (Abernéssia) Av. Januário Miráglia, 835 Abernéssia - Fone: 3662-2444 Guia de Serviços

Casa da Xilogravura Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295 Jaguaribe - fone: 3662-1832 Casa do Pequeno Artesão Av. Senador Roberto Simonsen, 1724 Bosque do Silêncio - Capivari - F: 3664-3219 Cozinha da Montanha Av. Januário Miráglia, 912 sl. 11 Dubieux Center Abernéssia - Fone: 9751-7884 Instituto Pinho Bravo R. Miguel Pereira, 47 Piso Superior Abernéssia - Fone: 3662-6202 Instituto Águas da Prata R. Próspero Oliveti, 598 sl. 05 Abernéssia - Fone: 3662-5768 Secretaria Municipal de Turismo Rod. Floriano Rodrigues Pinheiro km 43 Portal - Fone: 3664-3525 Automóveis (Guincho, mecânica e elétrica) Guincho - Fretes - Taxi Luiz Antonio Fone: (12) 9730-1520 Fumaça - Auto-elétrica movél Fone: 8138-5975 M & M – Pneus Av. Frei Orestes Girardi, 2329 Jaguaribe - Fone: 3662-1377 RW – Auto Center Av. Januário Miráglia, 2080 Abernéssia - Fone: 3662-2944 Somi – Elétrica Av. Frei Orestes Girardi, 2245 Jaguaribe - Fone: 3662-2829 Bicicletas

Imprensa - Publicidade Editora Jornalística Verdes Vales Av. Januário Miráglia, 1750 - conj. 04 Shopping Abernéssia - Fone: 3662-3090 Elemento Comunicação Av. Januário Miráglia, 1750 lj. 04 Shopping Abernéssia - Fone: 3664-4368 Jornal Campos do Jordão & Cia Semanal e online no UOL www.jornaldecampos.com.br Av. Januário Miráglia, 1750 lj. 04 Shopping Center Abernéssia Fones: 3664-4368 - 3662-3090 Revista Guia Encantos e Sabbores www.encantosesabores.com.br Av. Januário MIráglia, 1750 - conj. 4 Shopping Abernéssia - Fone: 3664-4368

Av. Frei Orestes Girardi, 3159 lj 04 Vila Jaguaribe Fone: (12) 3664-6096 www.desafius.com.br / loja@desafius.com.br

Buffets Buffet Cintra Av. Januário MIráglia, 2410 Jaguaribe - Fone: 3662-3815

Entidades

Gourmet Campos do Jordão R. Aristides de Souza Melo, 50 Capivari - Fone: 3663-2623

AME Campos R. Reid, 68 Abernéssia - Fone: 3662-5511

Mané Young Av Adhemar Pereira de Barros, 475 Abernéssia - Fone: 3663-3472

Associação Comercial e Empresarial de Campos do Jordão R. Brigadeiro Jordão, 722 Abernéssia - Fone: 3668-9111

Cafés, Confeitarias e Doces

Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campos do Jordão R. Brigadeiro Jordão, 485 sl. 04 Galeria Prudência Abernéssia - Fone: 3662-3765

Café Boulevard Gourmet R. Djalma Forjaz, 100 lj. 15 Boulevard Geneve Capivari - Fone: 3663-6351 Café Palácio Av. Adhemar de Barros, 3001 Alto da Boa Vista - Fone: 3625-6864


Casas de Carne

Drogarias

Casa do Churrasco – Disk Carnes Av. Januário Miráglia, 2748 Jaguaribe - Fone: 3664-4822

Central Av. Januário Miráglia, 910 lj. 03 e 04 Abernéssia - Fone: 3662-5307

Casa de Carnes Modelo Rua. Brigadeiro Jordão, 480 Abernéssia - Fone: 3664-4358

Droganova SP Av. Januário Miráglia, 1078 Abernéssia - Fone: 3662-3933

Chocolates

Emílio Ribas Av. Macedo Soares, 154 Capivari - Fone: 3663-1440

Loucos por Brigadeiros Rua . Djalma Forjaz, 140 Shopping Center Calil Capivari - Fone : 9745-5930 Sabor Chocolate R. Djalma Forjaz, 103 - Boulevard Geneve Capivari - Fone: 3663-3043 Av. Macedo Soares, 78 Capivari - Fone: 3663-6030 Av. Macedo Soares, 140 Capivari - Fone: 3663-1777 Av. Macedo Soares, 457 quiosque 1 Shopping Center Suíço Capivari - Fone: 3663-6818 Liège Chocolate R. Djalma Forjaz, 93 loj 05 - Boulevard Geneve Capivari - Fone: 3663-7392 Clínicas Veterinárias Animais da Serra R. Brigadeiro Jordão, 998 Abernéssia - Fone: 3662-5704 Bichos da Montanha Av. Januário Miráglia, 2372 Jaguaribe - Fone: 3662-4210 Construtora / Arquitetura Damas Cintra - Arquitetura e Construção R. Noêmia Damas Cintra, 51 Abernéssia - Fone: 3662-2794 Dolomiti - Arquitetura e Construção Av. Januário Miráglia, 500 cj. 04 Abernéssia - Fone: 3662-3799 George Jundi - Arquitetura Av. Brigadeiro Jordão, 1186 Abernéssia - Fone: 3664-2207

Santo Antônio Av. Dr. Januário Miráglia, 998 Abernéssia - Fone: 3662-1425 Vila Velha Av. Frei Orestes Girardi, 2743 Jaguaribe - Fone: 3662-3233 Escola CNA Rua: Júlio Carlos Ribeiro, 81 Abernéssia - Fone: 3662-6127 Objetivo Unidade 01 Av. Januário Miráglia, 2328 Jaguaribe - Fone: 3664-6564 Unidade 02 Rua Amadeu Carlete Júnior, 215 Jaguaribe - Fone: 3664-6567

USPESP - Un. Serv. Pub. Est. São Paulo Av. Pedro Paulo, 390 Jd. Embaixador - Fone: 3663-1383

Matsubara R. Prof. José Paulo, 80 Capivari - Fone: 3663-3177

Hotéis Alcalá Plaza Av. Emílio Ribas, 100 Capivari - Fone: 3663-3600

Monte Carlo Av. Paulo Ribas, 133 Capivari - Fone: 3663-1144

Aldeia da Serra R. Antonio de Oliveira Damas, 115 Jaguaribe - Fone: 3663-1208 Ascona R. Isai Lerner, 87 Capivari - Fone: 3663-3247 Assefaz Av. Agripino Lopes de Moraes, 205 Vl. Mathilde - Fone: 3662-2144 Astoria Av. Emílio Lang Jr., 1145 Rcto. Feliz - Fone: 3663-2797 Blue Mountain R. Dr. José Mestres 2145 Jd. do Embaixador - Fone: 0800-776-7000 Capivari Plaza Hotel R. Senador Gustavo de Godoy, 341 Capivari - Fone: 3669-2266

Nevada Pça. Maria de Lourdes Gonçalves, 27 Capivari - Fone: 3663-1611 O Moinho Av. Ernesto Diederichsen, 231 Vl. Mathilde - Fone: 3662-1678 Orotour Garden R. Engenheiro Gustavo Kaiser, 165 Vl. Natal - Fone: 3662-2833 Parque Hotel Av. José de Oliveira Damas, 371 Capivari - Fone: 3663-1044 Recanto Miniférico Av. Emílio Lang Jr., 40 Capivari - Fone: 3663-1643 Recanto Oásis Al. Cruzeiro do Sul s/n Pq. Monte Rei - Fone: 3662-3914 Refúgio Alpino R. Rodolfo Augusto Rodrigues Alonso, 2010 Capivari - Fone: 3663-1609

Casa São José Av. Macedo Soares, 827 Capivari - Fone: 3663-3855

Sagres Av. Vitor Godinho, 290 Capivari - Fone: 3663-1555

Frutaria

Chris Park Alameda Pérola, 182 Morro do Elefante - Fone: 3663-1151

Serra da Estrela R. Mário Otoni Rezende, 160 Capivari - Fone: 3669-8000

Fran Frutas Av. Frei Orestes Girardi 2359 Jaguaribe - Fone: 3662-1340

Curumi R. Taubaté, 171 Fracalanza - Fone: 3662-1535

Shallon R. Bazin, 66 Jaguaribe - Fone: 3662-1738

Hospedagem Acampamentos

Delemont Av. Januário Miráglia, 1838 Abernéssia - Fone: 3662-4579

Siena Av. José Manoel Gonçalves, 64 Capivari - Fone: 3663-1330

Casa de Campo Santo Américo R. Carlos Gomes, 215 Descansópolis - Fone: 3663-1513

Estoril Av. Macedo Soares, 241 Capivari - Fone: 3669-9000

Solar da Montanha Av. Macedo Soares, 586 Capivari - Fone: 3663-1176

Esporte e Aventura Zazen - Natureza & Aventura Av. Macedo Soares, 331 Capivari - Fone: 3663-6794

Ebenézer R. Carmencita S. B. Julien, 151 Jd. Umuarama - Fone: 3662-2070 Pumas Rod. Caio Gomes Figueiredo km12 (C. Jordão/Pindaba) Fone: (12) 3642-1000 Colônias de Férias AIPESP R. Sen. João Sampaio, 335 Capivari - Fone: 3663-4066 Funcionários Públicos Estado São Paulo R. Bento C. César, 150 Capivari - Fone: 3663-1260

Europa Av. Macedo Soares, 361 Capivari - Fone: 3663-1511 Frontenac Av. Paulo Ribas, 295 Capivari - Fone: 3669-1000 Grande Hotel SENAC Av. Frei Orestes Girardi, 3549 Capivari - Fone: 3668-6000 Geneve Av. Januário Miráglia, 2022 Abernéssia - Fone: 3662-1711

Spazio R. Campos Elíseos s/n Descansópolis - Fone: 3663-2400 Terrazza Av. Senador Roberto Simonsen, 1071 Capivari - Fone: 3663-1255 Toriba Av. Ernesto Diederichsen, 2962 Toriba - Fone: 3668-5000 Vale Verde Av. Pedro Paulo, 901 Jd. Embaixador - Fone: 3663-2091 Vila Inglesa R. Marianne Baumgart, 3400 Vila Inglesa - Fone: 3669-5000

Mackenzie R. Leonor Saraiva Przirembel, 3260 Jd. Umuarama - Fone: 3662-4644

JB Av. Dr. Emílo Ribas, 946 Capivari - Fone: 3663-1755

Decoração

Oficiais da Polícia Militar Est. São Paulo R. Irineu Gonçalves da Silva, 2605 Vl. Natal - Fone: 3662-3977

Le Mouton R. Sete, 215 Vl. Inglesa - Fone: 3663-2280

AnaBella Av. Frei Orestes Girardi, 2071 Jaguaribe - Fone: 3662-1212

SAA - Solidariedade Altruísmo e Amor R. Dr. Ivan Pinheiro Prado, 525 Vila Imbiri - Fone: 3662-2196

Leão da Montanha R. Dr. Raul Mesquita, 443 Capivari - Fone: 3669-8811

Pousadas 3 Pinheiros R. das Margaridas, 360 Alto da Boa Vista - Fone: 3664-2843

Kitta Móveis Av. Frei Orestes Girardi, 581 Abernéssia - Fone: 3662-3938

Satélite - Banco do Brasil Av. Adhemar de Barros, 610 Abernéssia - Fone: 3668-8800

Le Renard R. Eng. Souza Campos Júnior, 50 Capivari - Fone: 3669-2220

AlpenRose R. Deodoro de Moraes Fonseca, 200 Bela Vista - Fone: 3664-6154

www.ramenzoniarquitetura.com.br

Vila Regina Av. Emílio Lang Jr., 323 Rcto. Feliz - Fone: 3663-1277


Alto D`Ouro Av. Washington Luiz, 190 Capivari - Fone: 3663-8173

Chateau Colinas Av. Carlos Alberto Bueno Neto, 471 Alto do Capivari - Fone: 3663-1728

Dos Quatis Alameda Água Marinha, 555 Rcto. Feliz - Fone: 3663-3045

Pousada da Pedra R. Alecrim, 53 Jd. Embaixador - Fone: 3663-6262

Alto da Boa Vista Alameda das Hortênsias, 605 Alto da Boa Vista - Fone: 3664-5333

Chateau La Villette R. Cantídio P. De Castro, 100 Vl. Everest - Fone: 3663-2767

Dotto Chateau Av. Eng. Armando Brandão, 700 Vila Capivari - Fone: 3663-1414

Quebra Nozes Av. Irineu Gonçalves da Silva, 455 Jd. Atalaia - Fone: 3662-2641

Appenzell R. Deputado Plínio de Godoy, 272 Capivari - Fone: 3663-1526

Cheverny Av. Senador Roberto Simonsen, 700 Capivari - Fone: 3663-7472

Estacão Campos Av. Dr. Emílio Lang Júnior, 695 Capivari - 3663-1019

Recanto Almeida R. Luiz Carlos Ribeiro, 310 Alto Manancial - Fone: 3669-6000

Ararinha Azul R. Paulo Rabelo, 391 Rcto. Dubieux - Fone: 3664-3756

Chez Tetê Av. Eduardo Moreira da Cruz, 550 Jaguaribe - Fone: 3662-1713

Grande Vista R. Durval José Brunemer, 405 Vl. Inglesa - Fone: 3663-6871

Recanto Monoo R. Inácio Caetano, 76 Abernéssia - Fone: 3662-5806

Araucária R. Ionel Strass, 69 Vl. Paulista - Fone: 3664-2310

Condado Brasileiro R. Edgard Azevedo Soares, 266 Capivari - Fone: 3663-8035

Heron R. João Andreoli, 701 Vl. Nair - Fone: 3662-4660

Recanto Paulista R. Profª Dora Lygia Richieri, 194 Vl. Paulista - Fone: 3662-3231

Benevento R. Cantídio P. De Castro, 215 Vl. Everest - Fone: 3663-4114

Jóia da Serra R. Rubens de Moura Leite, 257 Vl. Inglesa - Fone: 3663-1247

Recanto São Benedito Av. Benedito Olímpio Miranda, 1230 Alto da Boa Vista - Fone: 3662-5126

Big Bear Av. Antonio Nicola Padula, 141 Capivari - Fone: 3663-2140

Confraria da Terra Av. Manoel Augusto Esteves, 935 Capivari - Fone: 3663-4646 Constellation Lodge R. Eng. Luiz de Castro, 110 Capivari - Fone: 3663-1747

Kaliman R. Escolástica M. Da Fonseca, 330 Capivari - Fone: 3663-2049

Refúgio Cômodo R. Delta, 45 Jd. Márcia - Fone: 3662-4541

Caminho das Pedras R. A, 410 Recanto das Araucárias - Fone: 3663-4003

Da Brígida R. Benigno Ribeiro, 07 Rcto. Feliz - Fone: 3663-5233

Mendenhal R. Comendador José Schaefer, 559 Vl. Inglesa - Fone: 3663-6703

Saint Gallen R. Pereira Barreto, 29 Abernéssia - Fone: 3664-1912

Campos de Provence R. Dr. Eurico Sodré, 194 Capivari - Fone: 3663-4003

Da Lua R. Rubens Benigno Ribeiro, 424 Morro do Elefante - Fone: 3663-2934

MG R. Serafim Capela, 70 Vila Natal - Fone: 3662-1174

Santha Serra R. Escolástica M. da Fonseca, 358 Capivari - Fone: 3663-1633

Campos do Jordão R. Eduardo Moreira da Cruz, 200 Jaguaribe - Fone: 3664-2477

Da Montanha R. João Andreoli, 84 Santa Cruz - Fone: 3662-3265

Palácio Monterrei Alameda Siris, 81 Alto da Boa Vista - Fone: 3662-3924

Sobre as Nuvens R. Antonio Martinho Ferreira Filho, 219 Vl. Nova - Fone: 3664-2136

Campos do Jordão Hostel R. Pereira Barreto, 22 Abernéssia - Fone: 3662-2341

Das Hortênsias R. Eng. Adelardo S. Caiuby, 197 Capivari - Fone: 3663-6010

Parque das Flores Av. Ademar de Barros, 715 Alto da Boa Vista - Fone: 3664-6388

Telhado de Ouro R. General Abílio de Noronha, 20 Capivari - Fone: 3663-6500

Canadá Lodge R. Dep. Plínio de Godoy , 703 Capivari - Fone: 3663-6640

Das Rosas R. Shinitti Monoo, 34 Jd. Márcia - Fone: 3662-4053

Pesca na Montanha Estrada da Campista, 18 Campista - Fone: 3662-1987

Toca das Bromélias R. Rafael Pelegrini Gianotti, 199 Capivari - Fone: 3663-1353

Canto Verde Av. Dr. Irineu Gonçalves da Silva, 1.200 Jardim Atalaia - Fone: 3664-2544

Do Conde Av. Vitor Godinho, 440 Capivari - Fone: 3663-3635

Ponto de Equilíbrio R. Francisco Inácio de Lima, 215 Jaguaribe - Fone: 3662-4991

Uma Ilha na Montanha Rua Gustavo Soares Dias, 195 Vila Natal - Fone: 3662-5574

Casa Gialla Av. Emílio Ribas, 1016 Capivari - Fone: 3663-2244

Do Sino Av. Senador Roberto Simonsen, 1460 Capivari - Fone: 3663-3633

Portal das Cerejeiras R. Alcídio Vitorino de Souza, 40 Vl. Lolly - Fone: 3664-4730

Vale dos Sonhos Rua. Ernesto Steinkopff, 816 Alto da Boa Vista - Fone: 3662-1741

Castelo Hanish R. Senador Roberto Simonsen, 1881 Capivari - Fone: 3663-8452

Do Toco Av. Frei Orestes Girardi, 2659 Jaguaribe - Fone: 3662-1622

Portal de Campos R. Reginaldo Carneiro Lobo, 38 Vl. Lolly - Fone: 3664-2522

Vale Verde Av. Pedro Paulo, 901 Jd. Embaixador - Fone: 3663-2091

Chalés do Rancho Av. Pedro Paulo, 7997 Horto Florestal - Fone: 3663-4481

Don Alfredo José Alameda Turmalina, 45 Morro do Elefante - Fone: 3663-4001

Pousada D’ France Rua: Professora Dora Ligia Richieri, 176 Vila Paulista - Fone: 3664-2329

Vila das Cores R. Silveira de Mello, 188 Capivari - Fone: 3663-5050


Vila das Orquídeas R. Felício Raimundo, 776 Jaguaribe - Fone: 3662-5153

Tarundu - Centro de Lazer Av. José Antônio Manso, 1515 Bairro Toriba - Fone: 3662-2590

Vila Don Bosco Av. Frei Orestes Girardi, 01 Abernéssia - Fone: 3662-4217

Locação de Vídeos

Vilaregio de Campos Alameda Topázio, s/n Morro do Elefante - Fone: 3663-4540 Villa Agi Av. Emílio Ribas, 508 Capivari - Fone: 3663-3318 Villa Capivary R. Dr. Vitor Godinho, 131 Capivari - Fone: 3663-1736 Villa Casato R. André Kotchkoff, 297 Capivari - Fone: 3663-7341 Villa D’Biagy Av. Macedo Soares, 703 Capivari - Fone: 3663-3536 Villa Tambo R. Cinco, 22 Vl. Inglesa - Fone: 3663-8198 Villaggio Itália Av. Vitor Godinho, 111 Capivari - Fone: 3663-2533

Seculohum Shopping Av. Januário Miráglia, 1750 sl. 13 e 14 Shopping Abernéssia - Fone: 3662-4715

Só Queijo Av. Macedo Soares, 642 Capivari - Fone: 3663-7585 Tarundu Centro de Lazer – Regional Av. José Antonio Manso, 1515 Toriba - Fone: 3662-2590

Gato Gordo Av. Macedo Soares, 508 Capivari - Fone: 3663-2973

Malharias

La Coupole – Internacional Av. Januário Miráglia, 3414 Capivari - Fone: 3663-5180

Terraço Gourmet Av. Macedo Soares, 241 Capivari - Fone: 3669-9000

La Gália – Carnes Exóticas Av. Macedo Soares, 340 Capivari - Fone: 3663-2993

Toribinha – Fondue Av. Ernesto Diederichsen, 2962 Toriba - Fone: 3668-5000

Leão Gourmet R. Dr. Raul Mesquita, 443 Capivari - Fone: 3669-8811

Trattoria Salvador Av. Macedo Soares, 489 Capivari - Fone: 3663-2525

Mercado

Ludwig – Franco Suíça R. Aristides de Souza Melo, 50 Capivari - Fone: 3663-5111

Vila Chã – Portuguesa Av. Eng. Diogo de Carvalho, 99 Capivari - Fone: 3663-4702

Lenz - Produtos Artesanais Estr. Munic. Paulo Costa L. Cesar, 2150 Toriba/ Gavião Gonzaga - Fone: 3662-1077

Maison Du Champ R. Eng. Souza Campos Júnior, 50 Capivari - Fone: 3669-2220

Restaurantes

Maná – Internacional Av. Macedo Soares, 262 Capivari - Fone: 3663-1744

Jordão Tricot Av. Macedo Soares, 99 lj. 12 - Térreo Shopping Capivari - Fone: 3662-2976 Prima Qualitá Av. Macedo Soares, 99 lj. 07 - Térreo Shopping Capivari - Fone: 3662-2976 Villa Inglesa Av. Macedo Soares, 340 lj. 02 Shopping Cadij Capivari - Fone: 3663-4091 Center Capivari - Fone: 3663-1221

Iluminação Meta Iluminação Av. Frei Orestes Girardi, 2023 Abernéssia - Fone: 3664-4972

Beto Perroy - Churrasco Estrada do Horto, KM 7 Descansópolis - Fone: 3663-2100

Imóveis

Cantina Di Nonna Mimi Av. Januário Miráglia, 2.438 Jaguaribe - Fone: 3662-3522

Lazer

Fondue Mezzanino Shopping Boulevard Geneve Capivari - Fone: 3663-4227

Sergio’s – Quilo/ Pizzaria R. Brigadeiro Jordão, 688 Abernéssia - Fone: 3662-5428

Seculohum Abernéssia Av. Januário Miráglia, 863 Abernéssia - Fone: 3662-4876

Araucária A.v Frei Orestes Giradi, 3549 Capivari - Fone: 3668-9000

Alpes do Jordão Shopping Aspen Mall Capivari - Fone: 3663-5151

Festival Della Pasta Av. José Manoel Gonçalves, 160 Shopping Villa di Siena - Capivari Fone: 3663-7300

Cantina Itália – Italiana Av. Macedo Soares, 306 Capivari - Fone: 3663-1140

Manati Grill - Buffet R. Marconde Machado, 28 Capivari - Fone: 3663-4627 Nonna Mimi - Italiana Av. Januário Miráglia, 2438 Vl. Jaguaribe - Fone: 3662-3522 Osteria Peretti - Italiana Av Macedo Soares, 203 Capivari - Fone: 3663 1323 Pennacchi – Internacional Av. Ernesto Diederichsen, 2962 Hotel Toriba - Fone: 3668-5000

Off Road Tour Fone: 9774-0377

Charpentier – Francesa Av. Dr. Paulo Ribas, 295 Capivari - Fone: 3669-1000

Quad Mania Av. jose de Oliveira Dama, 600 Capivari - Fone: 7814-5930

Davos Av. Macedo Soares, 340 Capivari - Fone: 3663-1824

QG da Pizza - Pizzaria Av. Macedo Soares, 624 Capivari - Fone: 3663-5071

Rancho SB - Cavalos Rua 2, sn. Vila Floresta Vila Floresta - Fone: 3663-1465

Elio´s – Norte da Itália Av. Pedro Paulo, 4755 Descansópolis - Fone: 3663-6656

Safari Café – Internacional e Regional R. Djalma Forjaz, 139 Capivari - Fone: 3663-4936

Villa Casato R. André Kotchkoff, 297 Capivari - Fone: 3663-7341 Segurança Security Master R. Inácio Caetano, 941 Vila Suiça - Fone: 3668-9898 Telefonia / Portões Automáticos

JB TELECOM Cancelas Automáticas - Interfones PABX -Portões Automáticos Cercas Elétricas - CFTV Rua Ouro Preto, 70 - Vila Rica Fones: (12) 9778-5958 / 7813-5833 ID 96*7273 jbtelecom@terra.com.br Temper Campos Travessa Francisco Clementino de Oliveira, 30 Abernéssia - Fone: 3662-5575


E  S Em 18 edições, milhares de motivos para visitar Campos do Jordão nas 4 estações! Não fique de fora, anúncie e saiba porquê nossos clientes são os mais satisfeitos.

Verdes Vales

VV

Cada edição é cuidadosamente planejada para funcionar como UM CARDÁPIO com os melhores restaurantes da cidade; UM GUIA com os melhores roteiros de hospedagem, lazer, cultura, compras e serviços; UM CARTÃO POSTAL com lindas imagens dos encantos de cada estação do ano; e um CONVITE para os turistas visitarem Campos do Jordão durante as 4 estações do ano.

Editora Jornalística

AV. DR. JANUÁRIO MIRÁGLIA, 1750 LOJA 4 - SHOPPING ABERNÉSSIA - (12) 3664-4368 / 9772-2285 / 9708-2151 / 9191-9673


TODAS AS EDIÇÕES ESTÃO DISPONÍVEIS NA INTERNET WWW.eNCaNtosesaBores.Com.Br

w w w. f a c e b o o k . c o m / C a m p o s d o J o r d a o e C i a


Outono 2012  

Edição n 18 - Outono de 2012 da revista Encantos e Sabores - Campos do Jordão & Cia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you