Issuu on Google+

JORNAL

CAMPOS DO JORDÃO 16 a 31 de Março de 2014 - Ano XXV - nº 987 - Distribuição Gratuita.

Verdes Vales

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão - SP Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: Gráfica ADC News - Tiragem: 7.000 exemplares

& Cia

...

Editora Jornalística

PRAGA, DESCASO PÚBLICO OU CRIME AMBIENTAL?

Na área da Estrada de Ferro, em Capivari, são seis araucárias completamente secas. No setor compreendido entre a Delegacia de Polícia e o Quartel da Polícia Militar são outras 12, fora as que já foram cortadas antes da construção desses dois edifícios. São fatos que merecem toda a atenção dos órgãos que protegem e fiscalizam o meio ambiente. O que estaria acontecendo?

ETE, ATÉ QUE ENFIM...

FOTOS: KADU SCHIAVO

O Jornal Campos do Jordão sempre teve uma única e clara posição: a de responsabilizar o Governo Estadual e a Sabesp pelos transtornos e prejuízos que a falta de tratamento de esgotos produzia na cidade, com destasque às questões de saúde pública, turismo e o comércio como um todo. Foram anos de sucessivas denúncias que chegaram a gerar “antipatia e retaliações”, tanto ao editor do Jornal, como ao próprio veículo de comunicação. Nesse aspecto nada mudou, mas o que importa é que finalmente a Sabesp construiu em Campos do Jordão uma ETE moderna e que está em pleno funcionamento.

ENCANTOS E SABORES CAMPOS DO JORDÃO & Cia

Divulgando Campos do Jordão nas 4 estações

Reserve seu espaço para a edição de Outono! (12) 3664-4368 / 3664-4385

www.encantosesabores.com.br

- COLUNA “SOBE & DESCE” - PÁGINA 2 - FINALMENTE INAUGURADA A ETE - PÁGINA 3 - HAPPY BUSINESS EDIÇÃO ESPECIAL - PÁGINA 5 - JIU JITSU JORDENENSE É DESTAQUE EM COMPETIÇÕES - PÁGINA 8


2

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

16 a 31 de Março de 2014

EDITORIAL

Finalmente inaugurada a ETE Na semana que passou foi inaugurada em Campos do Jordão a Estação de Tratamento de Esgotos, certamente um divisor de águas numa cidade situada em Área de Proteção Ambiental e que se auto proclama “Suíça Brasileira”. Antes de isso acontecer, foram muitas décadas de lutas, de desgastes políticos, de promessas e mais promessas em campanhas eleitoreiras. Toda a vez que um projeto avançava alguns notáveis proprietários de imóveis nas regiões onde supostamente haveria a implantação da ETE interviam e conseguiam “melar” tudo. Houve muita luta, muito estresse e também muita contaminação de mananciais com milhões de toneladas de esgoto in natura lançadas nos rios que formam a bacia do Capivai. Se hoje nossa ETE é realidade se deve ao empenho da população, poder público, da mídia e da força e tenacidade do Ministério Público, que obrigou Governo e Sabesp, finalmente, a fazer o dever de casa. Nós do Jornal Campos do Jordão sempre tivemos uma única e clara posição: a de responsabilizar o Governo Estadual e a Sabesp pelos transtornos que e prejuízos que a falta de tratamento de esgotos produzia na cidade como um todo e afetando o turismo. Foram anos de luta que chegaram a gerar “antipatia e retaliações”, tanto à mim como editor, como ao Jornal, como veículo de comunicação atuante e corajoso que sempre foi. O que importa é que hoje grande parte do esgoto doméstico produzido em Campos do Jordão começa a ser tratado e talvez, se a população mal educada que ainda insiste em lançar lixo nos rios deixar, breve deveremos ter vida subaquática para apreciarmos e até para pescarmos... Nesse momento, após anos de lutas apoiando esse evento, venho à público parabenizar todos pela força individual de cada um para que essa conquista se realizasse, em especial ao MP pelo inestimável empenho. Resta-nos fazer entender aos cidadãos que não é apenas esgoto doméstico que polui. Agora, mais que nunca é preciso Fiscalizar e Punir exemplarmente os que ainda insistem e lançar lixo em nossos rios. Antonio Luiz Schiavo Jr - schiavojr@uol.com.br

ASSOCIAÇÃO FENG LONG

Verdes Vales

Federada a FPKF, CBKW, COB e IWUF

TAI CHI CHUAN

BOXE CHINÊS

FAÇA UMA AULA EXPERIMENTAL Av. Brigadeiro Jordão, 68 - Sobre Loja-Sala 5 - Abernéssia Tel (12)3663 7534 | 99634-4428

www.fenglong.no.comunidades.net

Narcóticos Anônimos Se você quer parar de usar DROGAS a ajuda está perto de você! Ligue 24 horas (12) 9775-6779 Reuniões às 3ª e 5ª das 19h:30 às 21h.

SUBINDO

DESCENDO

Happy Business. A edição anual especial do tradicional encontro de empresários e fornecedores promovida pelo grupo Cozinha da Montanha ocorreu nesta quinta-feira (27) no Centro de Eventos Market Plaza, com a presença de cerca de 40 expositores. Foi mais um acontecimento empresarial de expressão focado, principalmente, nas áreas de A&B, Hotelaria e Turismo. Nossa Editora Verdes Vales mais uma esteve presente com estande, desta vez temático e comemorativo aos 25 anos do Jornal Campos do Jordão e sete de nossa revista-guia Encantos e Sabores, principal vitrine de Campos e região. Saiba mais e confira imagens nas páginas 4 e 5.

Troca de secretário de Turismo. Longobardi, por motivos pessoais, deixa a Secretaria de Turismo. Com cerca de um ano da função, ele vinha desenvolvendo ótimo trabalho, apesar dos parcos recursos financeiros que a pasta possui. Com grande experiência e currículo impecável, não deixará de apoiar a administração Fred Guidoni, por todo carinho pessoal que tem pela cidade. Enquanto não for escolhido um novo nome para uma das principais secretarias de Campos do Jordão, o próprio Prefeito deverá chamar para si as responsabilidades às vésperas da alta temporada. Até agora não se cogitam nomes para o espinhoso cargo. Alguém se habilita?

AFPESP inaugura nova unidade em Campos. A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) promove solenidade de inauguração da nova Unidade de Lazer AFPESP Appenzell Campos do Jordão, nesta sexta-feira, 28 de março, às 15 horas. Situada na Vila Capivari, a nova unidade conta com 18 apartamentos com decoração temática (instrumentos musicais de orquestra), e estacionamento. A Associação possui outra Unidade de Lazer desde 1952 e é responsável pela estadia de mais de 16 mil turistas na cidade anualmente. Parabéns para AFPESP. Bem vindos a bordo!

Rio Capivari continua sujo. Apesar de Campos do Jordão ter se livrado da maior parte dos problemas com esgotos domésticos lançados in natura em seus rios, com a recente inauguração de uma moderna estação de tratamento de esgotos na semana passada, os rios continuam sujos com toda sorte de objetos e entulhos lançados por cidadãos mal educados e descompromissados com o meio ambiente e gerações futuras. Na realidade, a partir de agora é importante traçar um plano de comunicação intensivo visando conscientizar a população ribeirinha, fiscalizar e punir pessoas que comentem esses crimes contra a natureza.

Palácio Boa Vista A sede de Inverno do Governo em Campos do Jordão, está aberta ao público para visitação. Lá podem ser contempladas obras de arte, porcelanas, pratarias e peças de decoração. Mostra de Mobiliário Artístico de Época no Palácio. O Acervo dos Palácios do governo do Estado de São Paulo, apresenta até 27 de abril de 2014, no Palácio Boa Vista, de Campos do Jordão, a exposição “Narrativa do Tempo - O móvel no Acervo dos Palácios”, com mais de 100 obras do mobiliário artístico dos palácios do Governo de São Paulo, especialmente móveis feitos no Brasil desde os tempos coloniais até o início do século XX. De quarta a domingo, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas. Entrada franca. Museu Felícia Leirner O museu é ao ar livre, junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas esculturas da renomada artista. Museu Casa da Xilogravura Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica em Jaguaribe. Mostras de Artesanatos Defronte aos Bombeiros e ao lado da Praça de Jaguaribe. Mostas permanentes em madeira (esculturas, bancos e placas decorativas), vasos, couro, metal e objetos de decoração.

Críticas e sugestões: redação@camposdojordaoecia.com.br

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão. Impressão: ADC NEWS - Av. Benedito Bento 131 - São José dos Campos-SP Redação: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fone: (12) 3664-4368 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ. Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor de Arte e Fotografia: Carlos Eduardo Camargo Aranha Schiavo E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem: 7 mil exemplares

www.securitymaster.com.br

KUNG FU

Editora Jornalística

Agenda Cultural

Sobe & Desce

SECURITY MASTER Monitoramento de Alarmes Venda - Instalação

Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia Fones: 3668-9898 // 3664-1750

M.C. Contabilidade

Manoel Carlos Monoo Pereira Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

- Assessoria Contábil

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc.

NOVO ENDEREÇO! R. João Rodrigues Pinheiro, 167 - Vila Abernéssia - Fones: (12) 3662-2774 3662-5686 - 3662-5994 - 3662-3412 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

DROGARIA CENTRAL Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade

Vantagens do Cartão Preferencial: Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00

Produtos com até 50% de desconto!

Pague em até 3 x Sem Juros!

Disk 0800.102.093 - 3662-5307

Faça-nos uma visita: Av. Januário Miráglia, 910 - Abernéssia


C I D A D E

www.jornaldecampos.com.br

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA 16 a 31 de Março de 2014

3

TECNOLOGIA

DIREITOS DO CONSUMIDOR

Com a presença do Governador, Prefeito e de diversas outras autoridades, foi inaugurada em Campos do Jordão sua primeira Estação de Tratamento de Esgoto.

Ipem realizará em Campos, entre 07 a 11 de abril, fiscalização anual em todas as categorias de táxis

Inaugurada ETE de Campos IPEM fiscaliza taxímetros

da fauna e da flora por um grande número de espécies que só existem aqui. A Estação também conta com sistemas de tratamento de odores e de ruído, visando não importunar os moradores da região. Uma segunda etapa Está prevista ainda uma segunda etapa para complementação das redes coletoras na cidade, com a execução de aproximadamente 100 quilômetros de redes na cidade toda, que juntamente com os 120 quilômetros existentes possibilitarão que todo o esgoto da sede do Município seja direcionado para a ETE. Um outro lado da história A população de Campos do Jordão lutou por décadas pela construção de uma ETE para coleta e tratamento dos esgotos e despoluição de rios e mananciais do entorno. Foram anos de promessas não cumpridas, desgastes políticos, contaminações severas de rios e mananciais a ponto de surgir surtos de hepatite que acorreram sistematicamente por anos e afetando a saúde da população que se servia de águas de nascentes. Na realidade a construção dessa ETE só se tornou realidade com a força e vontade da população através de ação civil pública impetrada junto ao Ministério Público e acatada pelo promotor Dr. Jamil Simon, que levou à cabo todo processo que obrigou Estado e Sabesp a realizarem a obra. Na ação a Sabesp foi intimada a construir a ETE num prazo de 547 dias, sujeitando-se a multa diária ao final desse prazo. Segundo consta, essas multas hoje somariam mais de 20 milhões de reais. Nota: Final feliz e de parabéns a população e todos que de alguma forma participaram dessa grande luta. O povo quando quer faz. Fontes: AIPMCJ/Bell/Sabesp/MP.

127 CRIANÇAS COM MENOS DE 5 ANOS MORREM POR DIA NO BRASIL.

MUDE ESSA HISTÓRIA.

DOE AGORA. Ligue para 0300 10 12345 Faça uma doação para que a Fundação Abrinq – Save the Children ajude mais crianças.

www.doeagora.org.br doador@fundabrinq.org.br Em 23 anos de atuação a Fundação Abrinq – Save the Children já beneficiou mais de 7,4 milhões de crianças.

IMAGEM: IPEM DIVULGAÇÃO

Após décadas de lutas promessas não cumpridas e toda a sorte de manobras para postergar a obra, a ETE finalmente foi inaugurada no dia 22 de março. Presentes na solenidade, o governador Geraldo Alckmin, o prefeito Frederico Guidoni, a presidente da Sabesp, Dilma Pena, Vereadores, empresários e outras personalidades. O investimento na estação é de cerca de R$ 110 milhões e permite que 100% dos esgotos coletados em Campos do Jordão sejam tratados antes de serem devolvidos os cursos d´água. A estação permitirá a despoluição dos Rios Capivarí, Sapucaí-Guaçú, Abernéssia e Perdizes, com a implantação de redes coletoras em alguns trechos dos rios visando atender aos imóveis que não tem condição de serem ligados na rede existente. O sistema terá capacidade para tratar 213 litros por segundo, atendendo à demanda atual da população fixa e flutuante. Campos do Jordão tem 50 mil habitantes e recebe durante o ano, mais de um milhão de turistas. As instalações comportam, ainda, o crescimento populacional (fixo e flutuante) previsto até 2035. A obra completa compreende a implantação de mais de 20 quilômetros de redes coletoras, interceptores, linhas de recalque e coletores tronco, três estações elevatórias, uma ponte e a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). A estação de tratamento tem uma tecnologia de ponta, que combina lodos ativados e membranas filtrantes, capazes de devolver ao meio ambiente um efluente de alta qualidade, que pode até ser utilizados como água de reuso, para fins de jardinagem, lavagem de ruas e outros. O município de Campos do Jordão está localizado em uma área de Mata Atlântica, muito rica em termos de biodiversidade, sendo uma área prioritária (apesar disso demorou décadas para ser lembrada) para a conservação

Os taxistas do município de Campos do Jordão deverão passar, entre os dias 07 e 11 de abril, pela verificação periódica anual de taxímetro. Realizada pelo IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), a ação acontecerá das 8h às 14h. A aferição é obrigatória a todas as categorias de táxi e a validade é anual. O taxista deve agendar o horário de atendimento pelo site do IPEM-SP (www.ipem.sp.gov. br) e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem o agendamento online e a taxa quitada, a aferição não é realizada. No ato da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos: - alvará de estacionamento fornecido pela Prefeitura; - certificado de propriedade do veículo; - certificado de verificação do IPEM-SP, referente ao exercício de 2013; - GRU quitada; - comprovante de endereço; Realizada pelo IPEM-SP, aferição é obrigatória a todas as categorias de táxi.

Fique de olho Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo IPEM-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase ‘verificado até 2015’. “Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta”, alerta Alexandre Modonezi, superintendente do IPEM-SP. O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida. O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM por meio do fone 0800013 0522 e do e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3923-5322 ou pessoalmente na Sede da Delegacia de Ação Regional do IPEM-SP em São José dos Campos, localizada à Av. Olívio Gomes, 100 – Complexo Tecelagem Paraíba, São José dos Campos. Fonte: Assessoria de Imprensa do IPEM-SP

CASA DO CHURRASCO SEUS MELHORES MOMENTOS EM CAMPOS DO JORDÃO COMEÇAM AQUI ! Carnes das melhores procedências, cortes especiais, carvão, frios e diversos acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos assados e defumados (pernil, picanha, costela, frango).

Pça. Jaguaribe - DISK CARNES: 3664-4822 - 3662-1731 ou por e-mail: casadochurrasco1@bol.com.br


4

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

16 a 31 de Março de 2014

Opinião e denúncias dos Inter nautas no Facebook

Par ticipe do Grupo Jornal Campos do Jordão No Facebook e compar tilhe sua opinião

https://www.facebook.com/groups/jornalcamposdojordao/

Onde vai parar a sua falta de educação? A leitora Rosely Rejowski postou uma foto que retrata onde vai parar a falta de educação de alguns moradores locais, que jogam lixo nos rios.

Políticos chegam sujando a cidade e desrespeitando as leis municipais

‫( ﻱﺵﺕﻭﻙ ﺍﺭﻭﺏﻱﺩ‬Kucah): Muito obrigada pela atenção dispensada em ler este artigo (...) “ Isso mesmo, um mau exemplo a ser seguido, infelizmente na ânsia de agradar ou de expressar uma vontade muito grande de agradar políticos pela realização do Congresso Estadual de Municípios, os políticos locais vem fazendo vistas grossas a uma quebra de lei e permitindo que faixas sejam colocadas em postes de luz e mesmo luminárias públicas de maneira vergonhosa (..) A leitora compartilha um artigo escrito em seu blog “Liga da Justiça Popular”, onde faz duras críticas a falta de fiscalização do poder público.

Denúcia de queima de resíduos de madeira

Gloria Leal: Quero denunciar que na Rua Domingos Pinto, na altura do nº 100, diariamente uma pessoa queima resíduos de madeira. Trata-se de uma agressão ao meio ambiente, poluindo nossa querida Campos.

Moradores pedem limpeza na calçada Você tem o costume de jogar lixo no chão? Sabia que quando chove, o papel que você jogou no chão vai parar dentro do rio? Sabia que uma bituca de cigarro polui até 15 litros dágua? Vamos repensar nossos hábitos?

Vila Albertina precisa de creche urgente!

Melissa: Quero pedir a atenção da Prefeitura em nome dos moradores do bairro Vila Albertina que precisam de creche para deixarem seus filhos. Esses dias dei carona para uma moça, estava chovendo e ela carregava no colo seu filho e o outro no chão, na chuva. Moradora do bairro Vila Albertina, disse que é uma luta pra ela, todos os dias ir até ao Capivari levar os filhos e depois ir buscá-los. Gasta o que não pode com condução todos os dias. Conheço diversas pessoas do bairro que fazem a mesma reclamação. A maioria leva os filhos no Santa Cruz. A Vila Albertina precisa de creche no bairro.

Melissa: A Rua Senador Gustavo de Godoy, sentido Veu das Noivas está abandonada. Precisam limpar, retirar esse matagal que está dominando a rua. Existem bichos mortos, pois o mal cheiro está insuportável. Capivaras passeiam por ali, a grama está indo pra rua, observe a foto e tente ver a calçada. Já vi turistas passeando por ali e comentando o abandono. (..) IPTU SERVE PRA QUE?

CLÍNICAS MÉDICAS Dr. Márcio Franchi Stievano

Ortopedia - Traumatologia

(CRM-SP 75.455)

Atende no Hospital São Camilo - Convênios e Particulares (R$150,00) Rua Vereador Agripino Lopes de Moraes 101 - Vila Mathilde Telefones: (12) 3668-9001 // Cel: (12) 99784-7476

Dr. Marcelo De Fiore CIRURGIA PLÁSTICA Estética e Reparadora (CRM-SP 50.282) Atende: Hospital São Camilo - Convênios e Particulares (R$ 150,00) Rua Vereador Agripino Lopes de Moraes 101 - Vila Matilde Telefones: (12) 3668-9000 // (12) 99646-4404

Dr. Mauro Amâncio De Agustino Clínica Geral (CRM-SP 54.830)

Diagnóstico por imagens - ECG - RX - Ultrassonografia

Home Care (atendimento domiciliar)

Consultório ao lado da antiga Sta. Casa (Convênios e Particulares)

Telefones: (12) 3663-4377 - 99145-2527 - 7819-8900

UTI Móvel

(para remoções)


www.jornaldecampos.com.br

ENCONTRO DE NEGÓCIOS

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA 16 a 31 de Março de 2014

5

Descontração e bons negócios marcam a 42ª edição do tradicional Happy Business

FOTOS: KADU SCHIAVO

Comemorando os 7 anos do Grupo Cozinha da Montanha, o evento aconteceu durante todo o dia 27 de março no Convention Center e reúniu 35 empresas do ramo de hotelaria e gastronomia, para um descontraído encontro de negócios.

O evento reúniu centenas de visitantes durante todo o dia, com degustações, workshops e apresentações culturais.

Com os livros históricos dos 25 anos do Jornal Campos do Jordão & Cia e as 25 edições de Encantos e Sabores, os visitantes do estande da Editora Verdes Vales puderam realizar uma viagem no tempo.


6

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

EDITAIS

16 a 31 de Março de 2014

www.jornaldecampos.com.br

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO

Estado de São Paulo

Estado de São Paulo

DECRETO LEGISLATIVO Nº 03/2014

PROJETOS DELIBERADOS NA 4ª SESSÃO ORDINÁRIA, REALIZADA EM 17 DE MARÇO DE 2.014

Que outorga o Título de Cidadão Jordanense

Artigo 1º - Fica outorgado o Título de Cidadão Jordanense ao Senhor Dr. BENJAMIN AUGUSTO BARACCHINI BUENO, nos termos da legislação que instituiu o Título. Artigo 2º - O Diploma correspondente ser-lhe-á entregue em Sessão Solene, a ser realizada pela Câmara Municipal. Artigo 3º - Este Decreto Legislativo entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Câmara Municipal de Campos do Jordão, aos 18 de março de 2.014. LUIZ FILIPE COSTA CINTRA Presidente

a) APROVADO em única discussão e votação: 1 - PROJETO DE LEI Nº 18/2014, de autoria do Executivo Municipal, que dá nova redação ao inciso VI, do Artigo 7º, da Lei Municipal nº 3.633, de 05 de fevereiro de 2.014. b) APROVADOS em segunda discussão e votação: 1 - PROJETO DE LEI Nº 07/2014, de autoria do Vereador Luciano Soares Honório, que altera a redação da Lei Municipal nº 2.903/05, de 20 de setembro de 2.005, e dá outras providências. (EMENDA nº 327/14 – Vereador Luciano Soares Honório). 2 - PROJETO DE LEI Nº 08/2014, de autoria dos Vereadores Luciano Soares Honório e Luiz Filipe Costa Cintra, que instituí o “DIA MUNICIPAL DO TAEKWONDO” no Município de Campos do Jordão.

SALIM ISAAC RACHID 1º Secretário

3 - PROJETO DE LEI Nº 10/2014, de autoria do Vereador Luciano Soares Honório, que altera a redação da Lei Municipal nº 3.560/13, de 10 de maio de 2.013, e dá outras providências. (EMENDA nº 328/14 – Vereador Luciano Soares Honório)

GILMAR DA SILVA RIOS 2º Secretário Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Campos do Jordão, em data de hoje. Campos do Jordão, aos 18 de março de 2.014.

c) APROVADOS em primeira discussão e votação:

HAMILTON VICENTE FERREIRA Chefe de Gabinete da Presidência

1 - PROJETO DE LEI Nº 14/2014, de autoria do Vereador Gilmar da Silva Rios, que dispõe sobre Programa de Turismo Escolar.

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO

2 - PROJETO DE LEI Nº 15/2014, de autoria do Vereador Gilmar da Silva Rios, que dispõe sobre a avaliação periódica dos prédios escolares da rede municipal de ensino da cidade de Campos do Jordão, e dá outras providências.

Estado de São Paulo RESOLUÇÃO Nº 01/2014 Que dispõe sobre alteração do Artigo 104 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Campos do Jordão. (de autoria do Vereador Luiz Filipe Costa Cintra) A MESA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ela promulga o seguinte: Artigo 1º - O Artigo 104 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Campos do Jordão passa a ter a seguinte redação: “Artigo 104 – As Sessões Ordinárias serão quinzenais, realizando-se às segundas feiras, com início às 20:00 hs (vinte horas), impreterivelmente.” Artigo 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

3 - PROJETO DE LEI Nº 17/2014, de autoria do Vereador Carlos Eduardo de Oliveira, que dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação, nas academias de ginástica, centros esportivos e nos estabelecimentos similares, de cartaz com advertência sobre as consequências do uso de anabolizantes e dá outras providências. d) APROVADO em única discussão e votação: 1 - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 03/2014, de autoria do Vereador Sebastião Aparecido César Filho, que outorga o Título de Cidadão Jordanense. e) APROVADO em segunda discussão e votação: 1 - PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 01/2014, de autoria do Vereador Luiz Filipe Costa Cintra, que dispõe sobre alteração do Artigo 104 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Campos do Jordão. Câmara Municipal de Campos do Jordão, 18 de março de 2.014. HAMILTON VICENTE FERREIRA Chefe de Gabinete da Presidência

Câmara Municipal de Campos do Jordão, aos 18 de março de 2.014. LUIZ FILIPE COSTA CINTRA Presidente SALIM ISAAC RACHID 1º Secretário

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO Estado de São Paulo

GILMAR DA SILVA RIOS 2º Secretário

Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Campos do Jordão, em data de hoje. Campos do Jordão, aos 18 de março de 2.014. HAMILTON VICENTE FERREIRA Chefe de Gabinete da Presidência

ATO DA MESA Nº 02/2014 A MESA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO, no uso de suas atribuições legais, no exercício de seus cargos e usando das atribuições que lhe são conferidas por lei, Considerando, o Decreto Municipal nº 7.224/14, de 17 de março de 2.014, R E S O L V E:

ANÚNCIOS CLASSIFICADOS Ponto Jaguaribe

Passo: “Lausane Malhas” (12) 3664.2400 // 99732.2623 Alugo casas Capivari Mobiliadas c/ 1, 2, 3 e 4 dormitórios. Inf.: (12) 99782.7665.

Alugo Apto Ubatuba Ótima local na Praia Grande (12) 3662.5006 // 9711.5568

Compro Ubatuba

Entre o Perequê-Açú e Itaguá: Apto: preferência c/ 2 dorm, elev., garagem, boa vista etc. Inf. Sérgio: (12) 3662.2982.

Linda casa Floripa Praia da Armação c/280m² const.: 3 dorm (1 suite) c/ AE, salas, lareira, churrasqueira, piscina, jardim, portão elet, alarme, garagem. Rua sem saída. Doc. OK. R$ 500 mil. Inf. proprietário pelo telefone: (48) 9908-6429.

Alugo suíte 25m²

só não tem fogão e geladeira, mas possui microondas e frigobar. Rua frente ao portão das Beneditinas. Inf. J.Paulo: (12) 3664.1369// 98133.6965.

Alugo Kit. mobiliada

R$500,00/mês. com TV/DVD, fogão, Geladeira, Microondas, Wi fi, incluso água e luz, dista 1 quadra do Mercado. Inf. J Paulo (12) 3664.1369// 98133.6965.

EMPREGOS: PROCURA E OFERTA Multinacional seleciona AUXILIAR DE MANUTENÇÃO (4 vagas) Empresa oferece - salário de R$ 1.400, adicional de insalubridade, vale transporte, refeição no local e seguro de vida. Requisitos - ensino fundamental, flexibilidade de horário (turno de revezamento) e disponibilidade para inicio imediato. Resumo das atividades - efetuar limpeza, manutenção, conservação das áreas e equipamentos. Enviar currículo para rhribeirao2010@gmail.com Técnica Enfermagem

Oferece para plantão noturno (cuidadora, banhos, curativos, aferição de pressão arterial, glicemia capilar etc) Coren 913423. Fone: (12) 36642115 / 982406707

Precisa-se Balconista com prática para Capivari. Contatos: (12) 99794-2291. ANUNCIE 3664-4368

Artigo 1º - Considerar Ponto Facultativo na Secretaria da Câmara Municipal nos dias 17 de abril de 2.014 (quinta-feira) e 02 de maio de 2.014 (sexta-feira). Artigo 2º - Este Ato da Mesa da Câmara Municipal de Campos do Jordão entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Câmara Municipal de Campos do Jordão, aos 19 de março de 2.014. LUIZ FILIPE COSTA CINTRA Presidente SALIM ISAAC RACHID 1º Secretário GILMAR DA SILVA RIOS 2º Secretário Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Campos do Jordão nesta data. Campos do Jordão, aos 19 de março de 2.014. HAMILTON VICENTE FERREIRA Chefe de Gabinete da Presidência

VEÍCULOS SEMI NOVOS COMPRA - VENDA - TROCA - FINANCIA Línea 09 Absolute único dono, automático, prata, couro, baixa km, completo. Zafira 09 Elegance prata completa Ford KA 1.0 - 2011 - preto completo Celta 1.0 - 2009 vermelho duas portas FOX 1.0 - 2006 vermelho duas portas Diversos veículos semi novos, revisados pelo melhor preço da praça. Venha conferir na Av. Brigadeiro Jordão 100: (12) 3664-1643.


JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

EDITAIS CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO Estado de São Paulo

16 a 31 de Março de 2014

ECONOMIA

Brasil em marcha à ré

DECRETO LEGISLATIVO Nº 04/2014 Que outorga o Título de Professor Padrão

por Marcos Cintra

Artigo 1º - Fica outorgado o Título de Professor Padrão ao Professor MARCOS LUIZ CARDOSO, nos termos da legislação que instituiu o Título.

Não é apenas na economia que o Brasil está andando para trás. Isto ocorre também na gestão pública, onde o aparelhamento e o uso político patrocinado pelo governo arrebentaram com a Petrobrás, empresa que já foi um ícone nacional. O país está importando gasolina mais cara no exterior e não ajusta o preço internamente. Esse desalinhamento gera perdas que limitam a capacidade de investimento da estatal, que tecnicamente está falida. Além disso, há a nebulosa negociação de uma refinaria em Pasadena, nos EUA, que gerou prejuízo de mais de US$ 1 bilhão para a petroleira. Na saúde a situação também é de penúria. O SUS repassa valores irrisórios por procedimentos médicos e, segundo o Conselho Federal de Medicina, entre 2005 e 2012, foram reduzidos quase 42 mil leitos hospitalares na esfera pública brasileira. Em relação aos médicos a impressão popular é que há falta deles, mas o país tem mais médicos que o mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O problema é a má distribuição deles, situação que o governo demagogicamente quer resolver trazendo profissionais de Cuba, cujo idioma os pacientes não entendem, para atuar em unidades de saúde onde faltam equipamentos e materiais básicos de primeiros socorros. Vale lembrar que, cada profissional cubano custa R$ 10 mil para o contribuinte brasileiro e esse dinheiro tem como destino o país de Fidel e Raul Castro. O que efetivamente cada médico cubano recebe equivale a US$ 1245 por mês. A educação também é outra vergonha. O país ficou entre os últimos colocados no PISA, programa que avalia a qualidade de ensino em várias nações. Além disso, ainda há mais de 30 milhões de brasileiros em situação de analfabetismo funcional e em 12 anos o número de jovens com idade entre 15 e 17 anos fora do ensino médio saltou de 7,2% para 16,2%. Na ética o retrocesso tem a ver com o julgamento envolvendo os mensaleiros. Parte do Superior Tribunal Federal (STF) livrou da prisão políticos corruptos da cúpula petista. A condenação em regime fechado no passado foi um marco na história do país e indicou que algo poderia começar a mudar no Brasil, Mas, a nomeação de novos membros daquela instituição pela presidência da República fez impe-

Artigo 2º - O Diploma correspondente ser-lhe-á entregue na Sessão Solene Comemorativa ao Dia da Cidade, a ser realizada pela Câmara Municipal. Artigo 3º - Este Decreto Legislativo entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Câmara Municipal de Campos do Jordão, aos 25 de março de 2.014. LUIZ FILIPE COSTA CINTRA Presidente SALIM ISAAC RACHID 1º Secretário

GILMAR DA SILVA RIOS 2º Secretário

Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Campos do Jordão, em data de hoje. Campos do Jordão, aos 25 de março de 2.014. HAMILTON VICENTE FERREIRA Chefe de Gabinete da Presidência

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO Estado de São Paulo DECRETO LEGISLATIVO Nº 05/2014 Que outorga o Título de Trabalhador Jordanense Artigo 1º - Fica outorgado o Título de Trabalhador Jordanense ao Senhor NILSON APARECIDO DE FIGUEIREDO, nos termos da legislação que instituiu o Título. Artigo 2º - O Diploma correspondente ser-lhe-á entregue na Sessão Solene Comemorativa ao Dia da Cidade, a ser realizada pela Câmara Municipal. Artigo 3º - Este Decreto Legislativo entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Câmara Municipal de Campos do Jordão, aos 26 de março de 2.014. LUIZ FILIPE COSTA CINTRA Presidente SALIM ISAAC RACHID 1º Secretário

GILMAR DA SILVA RIOS 2º Secretário

Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Campos do Jordão, em data de hoje. Campos do Jordão, aos 26 de março de 2.014. HAMILTON VICENTE FERREIRA Chefe de Gabinete da Presidência

FOLDERS, CARDÁPIOS E PROJETOS GRÁFICOS (12) 99708-2151 (12) 99191-9673

7

A educação também é outra vergonha. O país ficou entre os últimos colocados no PISA, programa que avalia a qualidade de ensino em várias nações. Além disso, ainda há mais de 30 milhões de brasileiros em situação de analfabetismo funcional e em 12 anos o número de jovens com idade entre 15 e 17 anos fora do ensino médio saltou de 7,2% para 16,2%. rar novamente a impunidade que tanto macula a sociedade brasileira. Em termos de ordem pública há a vergonhosa baderna promovida por grupos de desocupados que se acham no direito de agredir pessoas e promover furtos e roubos em shopping centers e em parques públicos. Soou como deboche saber que a presidente da República convocou reunião para debater “rolezinho” com o ministro da Justiça. Não há tema mais relevante para o governo? Arrisco a afirmar, categoricamente, que o tal “rolezinho” é apenas uma das consequências da indecente educação pública no Brasil. Há também as gangues denominadas “black bloc”, que imitam iniciativa parecida em outros países, e que de modo selvagem destroem veículos, lojas e bens públicos em nome de algo que eles mesmos não sabem definir exatamente. Seria lamentável se o país estivesse patinando em relação aos pontos citados. Mas, a situação é ainda mais grave e preocupante porque há uma percepção de involução no tocante a aspectos envolvendo civilidade, instituições públicas e gestão governamental. O Brasil está andando em marcha à ré. Nota: Marcos Cintra é doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA) e professor titular de Economia na FGV (Fundação Getulio Vargas). Foi deputado federal (19992003) e autor do projeto do Imposto único. É Subsecretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Endereço eletrônico: www. facebook.com/marcoscintraalbuquerque

Jornal Campos do Jordão & Cia 25 ANOS Prestação de Serviços e Informação Para anunciar: (12) 3664-4368


8

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

ESPORTES

www.jornaldecampos.com.br

16 a 31 de Março de 2014

JIU JITSU

JIU JITSU

China Liboni no Brasileiro DJ Team Calasans na segunda etapa da Copa Vale da LIVAJJ Foi realizado no último dia 23 de março, a primeira etapa da LIVAJJ - Liga Vale Paraibana de Jiu Jitsu, na cidade de Taubaté. A equipe de Campos do Jordão da DJ esteve presente e conseguiu ótimos resultados:

Diversos competidores da academia China Liboni participaram do Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu da CBJJE em São Lourenço. A competição aconteceu no dia no dia 15 de março de 2014. Rubens Almeida - Campeão - Faixa Preta - Leve Eduardo Santos - Campeão - Faixa Preta - Pesado Jairo JJ - Vice-campeão - Faixa preta - Leve Rivair dos Santos - Campeão cat e 3º absoluto - Faixa Marrom Fabio Augusto Machado - Vice-Campeão - Faixa Azul Breno Pereira - Vicê Campeão - Faixa Azul Caian - Vice-Campeão - Faixa Azul Rubens Almeida, jordanense e professor da China Liboni em Campos do Jordão gostaria de agradecer seus patrocinadores: NETCampos, Drogaria Avenida e Cae Fisioterapia.

SOLUÇÕES CRIATIVAS EM COMUNICAÇÃO (12) 3664-4368 / 99191-9673 / 99708-2151

APOIE O ESPORTE LOCAL:

PATROCINE UM ATLETA! UMA INICIATIVA DO CJ&CIA - HÁ 25 ANOS INCENTIVANDO OS ESPORTISTAS JORDANENSES

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE ARTES MARCIAIS PARA CRIANÇAS - Concentração - Disciplina - Auxilia na formação do caráter - Autoestima - Autoconfiança - Respeito ao próximo

- Desenvolve a coordenação motora - Desenvolve os reflexos - Aprimora a paciência - Aumenta a resistência do corpo - Fortalece o sistema imunológico - Melhora o condicionamento físico

“OS JOVENS DE HOJE SÃO OS ADULTOS DE AMANHÔ

Marcelo Pereira - 1° lugar faixa marrom Renato Batista - 3° lugar faixa roxa Alessandra Batista - 2° lugar juvenil amarela e 3° adulto branca Kelvin Arlindo - 2° faixa amarela Gabriel Lemes - 2° lugar faixa branca Osvaldo Neto - 1° lugar categoria faixa branca Erika Tadeu - 3° lugar categoria faixa branca Luiz Tadeu - 1° lugar categoria faixa branca Angelica Tavares - 2° categoria faixa branca Leomar Correa - 2° categoria faixa branca Abner de Oliveira - 2° faixa branca A Copa Vale acontece em 3 etapas e a próxima será em Campos do Jordão no dia 27 de Abril. Segundo o professor Eder Muniz, a equipe DJ deve inscrever cerca de 70 alunos de Campos do Jordão para prestigiar o evento.

Copa Podio - Seletiva The Team

No último dia 21 de março, o competidor da DJ Team, Mário Henrique marcou presença na Copa Podio no Iate Clube Guanabara, no Rio de Janeiro. Em sua chave 110 atletas de ponta. O evento foi muito disputado e classificou atletas para um reality show que promete lançar promessas do Jiu Jitsu nacional.

Buscando rítimo de competição

Erika Duarte e Renato Batista já estavam classificados para a final do Paulista, mas mesmo assim se inscreveram para a seletiva de São Loutenço - MG para ganhar rítimo de competição e se familiarizar com a pressão dos campeonatos. Renato Batista - Vicce Campeão - Adulto Roxa médio Erika Duarte - Campeã - Faixa Branca Pluma O evento classificou também para o mundial. A equipe DJ Team agradece seus patrocinadores: Pastelão do Maluf, Mr Jones, Mercadinho Zequinha, Jornal Campos do Jordão & Cia e FutMania.


987