Issuu on Google+

JORNAL

CAMPOS DO JORDÃO & Cia

16 a 28 de Fevereiro de 2014 - Ano XXV - nº 985 - Distribuição Gratuita.

Verdes Vales

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão - SP Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: Gráfica ADC News - Tiragem: 7.000 exemplares

...

Editora Jornalística

FUGINDO DO AGITO, MILHARES DE TURISTAS PROCURAM A SERRA

Atrás de sossego e de temperaturas mais amenas, milhares de turistas vão invadir a Serra no feriadão de Carnaval Enquanto a administração pública se esforça para tentar colocar a estância no rumo certo, após anos de problemas de toda sorte, há departamentos que efetivamente remam contra a maré. Exemplo disso é o Departamento do ISS de Campos, responsável pela emissão de Certidões Negativas de Impostos. Ainda mal informatizada, tropeça em toda sorte de burocracia para emissão de uma simples certidão que, em qualquer repartição pública, seja na esfera federal como na estadual, assim como na maioria dos municípios brasileiros, pode ser tirada em segundos (gratuitamente) pela internet.

SEGUNDO A ASSTUR, O NÚMERO DE RESERVAS EM HOTÉIS ASSOCIADOS É DE 90%

DADOS COLHIDOS DIA 27 JUNTO A ASSOCIAÇÃO DE HOTÉIS DE CAMPOS DO JORDÃO, ENTIDADE QUE CONGREGA 55 ESTABELECIMENTOS

Confira na “Coluna Descendo”, na página 2, a verdadeira maratona para se conseguir tirar uma certidão.

- PROGRAMAÇÃO PARA O FERIADÃO DE CARNAVAL - PÁGINA 4 - EDITORIAL: “O BRASIL E SEUS CASTELOS DE AREIA” - PÁGINA 2 - CAMPOS TERÁ GÁS NATURAL CANALIZADO EM 2015 - PÁGINA 3 - JORDANENSES DO JIU JITSU E KUNG FU SÃO DESTAQUE - PÁGINA 8

ENCANTOS E SABORES CAMPOS DO JORDÃO & Cia

Divulgando Campos do Jordão nas 4 estações

Reserve seu espaço para a edição de Outono! (12) 3664-4368 / 3664-4385

www.encantosesabores.com.br

FOTO: KADU SCHIAVO / ELEMENTO COMUNICAÇÃO

ISS: REMANDO CONTRA MARÉ


2

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

16 a 28 de Fevereiro de 2014

EDITORIAL

O Brasil e seus castelos de areia Uma grande parte da população brasileira se rende facilmente a uma boa conversa. Por desespero, ignorância ou mesmo ingenuidade é fácil perceber como nosso povo se rende às promessas, juras, cantos e encantos da sereia. Enfim, às tantas obras de ficção que se entranham na sociedade como um todo. Exemplo disso é a verdadeira devoção que o brasileiro tem pelas novelas que, desde os primeiros capítulos, deixam antever fácil como será toda a trama. Também como igualmente aceitam as tantas promessas de palanque, sabedores de antemão, que boa parte delas jamais será cumprida. Assim também é na vida social e na profissional. São milhões de cidadãos crendo com facilidade e resignação nas tantas e tantas promessas que surgem no tortuoso caminho da carruagem. Essa ingenuidade toda traz problemas graves para a sociedade. Essa verdadeira mania de “fazer o jogo do contente”, como no conto de Polyana, quando surgem os tantos problemas no dia-a-dia e que tornam a vida do brasileiro cada vez mais difícil e dependente do sistema. Assim, sem rumo e iniciativa, acaba se envolvendo com as tantas manobras políticas oportunistas que surgem a cada momento e até vira bucha de canhão. Não precisa ser nenhum ser mega dotado para perceber que nosso sistema político está muito doente, viciado, corrompido e muito incompetente. Não são fatos meramente isolados, não. É toda a Nação inconformada tentando driblar a incompetência do “sistema” que só cultua a velha e sórdida política do pão e circo. O que se assiste nas ruas durante manifestações justas e legais é a interferência marginal daqueles que temem que o povo saia dessa letargia e que fazem toda a sorte de agitação, depredação de patrimônio público, saques e de violência para tirar da cabeça do eleitor o verdadeiro foco do problema. Não sei onde isso vai dar. Em minha modesta opinião o brasileiro está perdendo suas referências históricas e o tesão de lutar por seus ideais. O melhor a fazer é pensar um pouco, ler mais, ampliar seus horizontes. Uma sugestão: hoje ao chegar em casa, olhe nos olhos de seus filhos e tente explicar o por que das coisas estarem tão difíceis e sobre o verdadeiro caos que as mídias divulgam o dia todo e, principalmente, o que você já fez para tentar mudar isso. Relembrando o que disse o Almirante Barroso, em 1865, na Batalha do Riachuelo (Guerra do Paraguai), “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever”. Enfim, faça sua parte. Antonio Luiz Schiavo Jr - schiavojr@uol.com.br

ASSOCIAÇÃO FENG LONG

Verdes Vales

Federada a FPKF, CBKW, COB e IWUF

TAI CHI CHUAN

BOXE CHINÊS

FAÇA UMA AULA EXPERIMENTAL Av. Brigadeiro Jordão, 68 - Sobre Loja-Sala 5 - Abernéssia Tel (12)3663 7534 | 99634-4428

www.fenglong.no.comunidades.net

Narcóticos Anônimos Se você quer parar de usar DROGAS a ajuda está perto de você! Ligue 24 horas (12) 9775-6779 Reuniões às 3ª e 5ª das 19h:30 às 21h.

SUBINDO

DESCENDO

Testes com a ETE apresentam ótimos resultados. Testes iniciais de eficiência e funcionamento da Estação de Tratamento de Esgotos de Campos do Jordão estão dando ótimos resultados. O novo sistema, que irá tratar mais de 80% dos efluentes produzidos na cidade, deverá ser inaugurado em março próximo. Segundo estudos ambientais, breve a águas do Rio Capivari e de seus afluentes voltarão e ter boa qualidade e vida.

Departamento do ISS de Campos do Jordão. Além de estar em absoluto descompasso como a era digital, atende mal. Explicando: Enquanto qualquer certidão federal, estadual e a maioria dos municipais se consegue tirar em segundos pela internet (gratuitamente), em Campos uma certidão negativa do ISS pode levar um bom tempo... Começa pela ida do interessado ao depto. de Protocolo da Prefeitura. La ele preenche, de próprio punho, sobre o xerox de um xerox quase apagado um requerimento. Após isso ele é recolhido e interpretado e em seguida se transforma em boleto para pagamento em rede bancária. Aí o mero mortal vai para a fila de um banco, recolhe a modesta taxa de R$ 22,81 e retorna à Prefeitura, onde dá entrada no Protocolo. A partir daí é rezar para que chegue logo ao Depto do ISS, que irá consultar outro departamento, o da Dívida Ativa. Tão logo a Dívida Ativa se manifeste, o Depto do ISS deverá colocá-lo numa fila de outros processos para então, finalmente, fornecer formalmente a tal certidão, o que pode demorar até 5 dias para sair. Explicamos: pode levar esse tempo de acordo com a boa vontade e humor de quem estiver de plantão. Simplesmente lamentável, senhor prefeito Frederico Guidoni. Esse tipo de “atendimento” não se coaduna com uma cidade que se auto intitula como “Suiça Brasileira”.

Campos poderá lotar no feriadão de Carnaval. Dados colhidos nesta quinta-feira (27) junto ao setor hoteleiro apontavam mais de 90% de acupação nos cerca de 50 hotéis e pousadas associados à ASSTUR. A grande maioria desses turistas na realidade desejam fugir das aglomerações, congestionamentos, agitos, filas e do calor intenso que vem ocorrendo em todo território nacional. Boas opções para quem vier passar o feriadão na montanha não faltarão. Confira nas páginas 4 e 5. Guia Encantos e Sabores Verão. Com muita informação e imagens sobre os principais eventos e opções de lazer em Campos, nosso guia Encantos e Sabores poderá ser retirado grátis no Portal aos finais de semana, nos anunciantes e em nossa redação, no Shopping Abernéssia.

Palácio Alto da Boa Vista A sede de Inverno do Governo em Campos do Jordão, está aberta ao público para visitação. Lá podem ser contempladas obras de arte, porcelanas, pratarias e peças de decoração. Mostra de Mobiliário Artístico de Época no Palácio. O Acervo dos Palácios do governo do Estado de São Paulo, apresenta até 27 de abril de 2014, no Palácio Boa Vista, de Campos do Jordão, a exposição “Narrativa do Tempo – O móvel no Acervo dos Palácios”, com mais de 100 obras do mobiliário artístico dos palácios do Governo de São Paulo, especialmente móveis feitos no Brasil desde os tempos coloniais até o início do século XX. De quarta a domingo, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas. Entrada franca. Museu Felícia Leirner O museu é ao ar livre, junto aos jardins que contornam o Auditório C. Santoro. Lá podem ser vistas esculturas da renomada artista. Museu Casa da Xilogravura Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica em Jaguaribe. Mostras de Artesanatos Defronte aos Bombeiros e ao lado da Praça de Jaguaribe. Mostas permanentes em madeira (esculturas, bancos e placas decorativas), vasos, couro, metal e objetos de decoração.

Críticas e sugestões: redação@camposdojordaoecia.com.br EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão. Impressão: ADC NEWS - Av. Benedito Bento 131 - São José dos Campos-SP Redação: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fone: (12) 3664-4368 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ. Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor de Arte e Fotografia: Carlos Eduardo Camargo Aranha Schiavo E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem: 7 mil exemplares

www.securitymaster.com.br

KUNG FU

Editora Jornalística

Agenda Cultural

Sobe & Desce

SECURITY MASTER Monitoramento de Alarmes Venda - Instalação

Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia Fones: 3668-9898 // 3664-1750

M.C. Contabilidade

Manoel Carlos Monoo Pereira Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

- Assessoria Contábil

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc.

NOVO ENDEREÇO! R. João Rodrigues Pinheiro, 167 - Vila Abernéssia - Fones: (12) 3662-2774 3662-5686 - 3662-5994 - 3662-3412 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

DROGARIA CENTRAL Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade

Vantagens do Cartão Preferencial: Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00

Produtos com até 50% de desconto!

Pague em até 3 x Sem Juros!

Disk 0800.102.093 - 3662-5307

Faça-nos uma visita: Av. Januário Miráglia, 910 - Abernéssia


C I D A D E

www.jornaldecampos.com.br

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA 16 a 28 de Fevereiro de 2014

POLÍTICA

3

ATÉ QUE ENFIM

Campos do Jordão terá Prefeitura retoma obras gás natural em 2015 na Rua Santos Sanches Se houver demanda, o fornecimento de O problema, motivo até de intervenção do Ministério Público, começa a ser resolvido GNV para veículos não é descartada

Eles foram conhecer o funcionamento, estrutura e a instalação do gás natural já implantado em Taubaté, uma vez que Campos do Jordão deverá contar com o serviço de gás natural a partir do ano que vem através da COMGÁS.

Implantação da rede As obras de encanamento, que serão realizadas pela Comgás, contam com um método de construção não-destrutivo (furo direcional). Com este sistema, a empreiteira abre duas pequenas valas de aproximadamente 1,5 m x 1,5 m, com até 100 metros de distância entre si, onde através de um equipamento de perfuração horizontal a tubulação é instalada no subsolo. Por este método de construção, rápido e eficiente, não há a necessidade de abrir valas em toda extensão da via por onde passará a rede de gás.

A companhia ainda não decidiu como o produto chegará até Campos do Jordão. Em princípio, deverá instalar um tanque estacionário que receberá o gás que chegará transportado por caminhões. Dali, o combustível será encanado e distribuído na cidade. O gás deverá atender não apenas os hotéis e restaurantes, mas também a todos os moradores da cidade que desejarem o serviço. É possível que a cidade receba, também, o uso de GNV para veículos, se houver demanda.

Segundo a Congás, esse sistema minimiza os transtornos para o trânsito e para a comunidade. Toda obra é sinalizada e avisada aos moradores antes de ser instalada, através de panfletos e conversas de casa em casa para que a população conheça como funciona todo o projeto e ficará à cargo da empresa. A prefeitura não pagará por isso. A tubulação chegando às ruas o cliente pode solicitar o gás através do 08000 da companhia, ou diretamente com a empresa que estará na cidade, já fazendo um trabalho de venda.

“A empresa está avaliando custos e o consumo, para escolher a melhor forma de fazer o gás chegar à cidade”, explica Marcelo Padovan. O gás natural é um produto limpo e mais leve que o ar. Ele será canalizado até os pontos de consumo e sua medição será semelhante ao do fornecimento de águam através de um quadro medidor que a própria companhia instalará.

“Campos do Jordão vai ter outra fonte de energia, nós vamos dar outra opção aos jordanenses. Essa é a nossa ideia: levar um produto inovador, diferente, muito mais seguro e economicamente viável, hoje eles não tem isso e nós queremos levar isso à eles”, afirma José Carlos da Silva Junior, Gerente Responsável pelas obras do Vale do Paraíba e Taubaté. Fonte: AIPMCJ/Bell Pereira.

127 CRIANÇAS COM MENOS DE 5 ANOS MORREM POR DIA NO BRASIL.

MUDE ESSA HISTÓRIA.

DOE AGORA. Ligue para 0300 10 12345 Faça uma doação para que a Fundação Abrinq – Save the Children ajude mais crianças.

www.doeagora.org.br doador@fundabrinq.org.br Em 23 anos de atuação a Fundação Abrinq – Save the Children já beneficiou mais de 7,4 milhões de crianças.

Trata-se da obra de canalização do córrego Vila Sodipe, na rua Santos Sanches. Alí a Prefeitura construirá 560 metros de galerias, em tubo de concreto armado refazendo a canalização do córrego da Vila Sodipe e das águas pluviais do bairro. É uma obra de R$ 1 milhão e 300 mil que já foi alvo de processo judicial e que deveria ter sido realizada em 2012. Agora, com a conclusão do projeto de engenharia e tendo a Prefeitura conseguido recursos para fazer a obra, a licitação será publicada na próxima semana e a conclusão total da nova canalização deve acontecer no novo prazo legal estipulado pela Justiça, que é meados deste ano.

FOTOS: DOUGLAS FAGUNDES

Na última terça-feira (25), o Vice-prefeito Marcelo Padovan, o Secretário de Planejamento André Luiz Padovan Paulo, o Secretario de Meio Ambiente Claudio Luciano Sirin e o Secretário de Obras Rubens Leme Junior fizeram uma visita técnica à sede da Companhia de Gás de São Paulo, a Comgás, em sua base de Taubaté.

Trata-se de uma grande obra. Serão 560 metros lineares de tubulação em concreto armado de 1,50 m. Desde janeiro de 2013, a Prefeitura vem atuando emergencialmente no local, tendo trocado 30 metros de tubulação, tapando um buraco aberto naquela ocasião. Na manhã do dia 21, também emergencialmente, a Prefeitura iniciou a troca de mais 10 metros de galeria, para tapar o buraco aberto em frente ao número 440 daquela rua. Neste ano, a Defesa Civil já interditou a casa de número 250 da Santos Sanches, removendo seus moradores. No momento monitora a casa de número 176 e na casa de número 440, interditou a frente do imóvel.

“Desde o início de 2013, buscando meios para fazer a obra. Parte será executada com recursos do Governo Federal, parte com verbas do Governo Estadual e parte com recursos municipais”, afirma o prefeito Fred Guidoni. O mandato de intimação, estabelecendo prazos para que a obra seja executada é do dia 6 de dezembro de 2013.

É importante lembrar, que houve invasão do local, com a construção de muro, instalação de redes de esgoto e outras edificações, em cima da tubulação da canalização do córrego, algo que é proibido por Lei Federal. Este peso sobre a canalização é que faz com que a obra executada na década de 90, precise ser totalmente refeita. Fonte: AIPMCJ/Bell Pereira.

CASA DO CHURRASCO SEUS MELHORES MOMENTOS EM CAMPOS DO JORDÃO COMEÇAM AQUI ! Carnes das melhores procedências, cortes especiais, carvão, frios e diversos acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos assados e defumados (pernil, picanha, costela, frango).

Pça. Jaguaribe - DISK CARNES: 3664-4822 - 3662-1731 ou por e-mail: casadochurrasco1@bol.com.br


4

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA 16 a 28 de Fevereiro de 2014

PROGRAMAÇÃO

www.jornaldecampos.com.br

Carnaval em Campos do Jordão começa no dia 28 O Carnaval na Montanha 2014, terá diversas atrações que movimentarão o Capivari e Abernéssia em quatro dias de folia Assim como no ano passado, neste ano a Prefeitura obteve o apoio da iniciativa privada e não precisará usar de recursos públicos para ajudar as escolas. Cada um dos cinco blocos e escolas de samba irão receber como ajuda de custo, R$ 5 mil e R$ 10 mil, respectivamente. Na Praça do Gazebo, em Abernéssia, de sábado a segunda, acontecerão shows com as Bandas Naluh, Mariângela Zan, Nota Samba e com o Grupo Novo Esquema à partir das 19 horas. No sábado e no domingo haverá Matinê da Turma da Mônica e Grupo Paranga, à partir das 14 horas. Na terça-feira, na Avenida Januário Miraglia, haverá o Desfile dos Blocos e das Escolas de Samba, que iniciarão o desfile às 19h, até a Praça do Gazebo. A partir deste ano, as escolas terão uma premiação diferenciada dos blocos e o Desfile será dividido: primeiro desfilam os blocos e depois as escolas. A Secretaria de Cultura trará jurados de fora da cidade, para garantir um julgamento imparcial e técnico. Outra mudança será o local e horário da apuração dos resultados do desfile. Neste ano, ela irá acontecer na quarta-feira, dia 05, a partir das 17h, no Espaço Cultural e não mais ao término do desfile, como nos anos anteriores. O primeiro colocado entre os blocos receberá R$ 1.300,00 e o primeiro lugar entre as escolas de samba receberá R$ 1.700,00. No Capivari, o Carnaval será comandando pela Banda Big Valley e Grupo Paranga, que farão a alegria dos foliões de sábado a terça-feira, com programação das 14 horas às 18h.

Nos quatro dias de Carnaval, haverá ainda a apresentação de marchinhas itinerantes, com o grupo SAMBANENSE, por todo o centro comercial e turístico da cidade, entre as 11 horas e 16 horas. Mas o carnaval na montanha começa antes, já no dia 28 de fevereiro, sexta-feira, com o Festival de Marchinhas. O evento acontecerá no Centro Cultural Dr. Além, com entrada franca, a partir das 19 horas.

Terça 04/03: Shows no Capivari com a Banda Big Valley, das 14h às 16h30; Desfile de Rua com os Blocos e Escolas de Samba da cidade, a partir das 19h na Avenida Januário Miráglia, em Abernéssia, com os Blocos: Anjos da Folia, Bloco do Chacrinha, Broconhoca, Entrometeu e Piranhas do Vilão; mais as Escolas: Acadêmicos da Vai Vai, do Monte Carlo, G.R. Acadêmicos do Britador e. G.R.C.E.S. Unidos de Vila Santo Antônio. Fonte: AIPMCJ/ Bell Pereira

FUGINDO DA FOLIA COM MÚSICAS CLÁSSICAS

PROGRAMAÇÃO OFICIAL Sexta 28/02: FEMUCAR (Festival de Músicas Carnavalescas), com Concurso de Marchinhas e Eleição do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2014 e Eleição: Pierrot e Colombina 3º idade - acima de 60 anos. Inscrições e regulamento pelo site: culturacj.blogspot.com Local: Espaço Cultural Dr Além, às 19hs. Sábado 01/03: Shows na Concha Acústica no Capivari, com a Banda Big Valley, Grupo Paranga e novamente a Banda Big Valley, a partir das 13h:30 até às 18h; Praça do Gazebo, em Abernéssia: Matinê com A Turma da Mônica, às 14h Show com a Banda Naluh, às 19h; Domingo 02/03: Shows na Concha Acústica no Capivari a partir das 14h, com a Banda Big Valley. Praça do Gazebo, em Abernéssia: Matinê com Grupo Paranga (São Luiz do Paraitinga) a partir das 14h. Show com Mariângela Maia Zan, às 19h Segunda 03/03: Shows no Capivari com a Banda Big Valley, das 14h às 16h30. Praça do Gazebo em Abernéssia: Show com o Grupo Nota Samba o Grupo Novo Sqma (Novo Esquema) a partir das 19h.

O programação para o feriadão de Carnaval em Campos do Jordão é bastante eclética, muito agito para os foliões e música clássica para que não curte as festas de Momo. O Programa Jovens Talentos da AMECampos, tradicional evento de música clássica, apresentará neste sábado, 01 de março, às 17 horas, na Sede da AMECampos - Associação dos Amigos de Campos do Jordão, com a presença do pianista Lucas Gonçalves e da soprano Giselle Reis, com entrada franca. A jovem soprano Giselle Reis, é natural de Aparecida - SP, e já participou de masterclass com cantores de renome como Juan Pons, Graciela Alperyn, Luis Lima, Alicia Nafé, Benito Maresca, Miguel Ortega, Marcelo Amaral, Kathryn Hartgrove, estre outras apresentações.

Lucas Gonçalves é natural de Cubatão-SP e formado na Escola Técnica de Música e Dança ‘’Ivanildo Rebouças da Silva’’. Participou de diversos concursos nacionais de piano conquistando vários prêmios como o Concurso Maestro Rodrigo Tavares (3 primeiros lugares), Concurso Maestro Souza Lima (1ºo lugar), Concurso ArtLivre (1º lugar) e Concurso Professora Edna Basseth (2º lugar). Também participou de importantes festivais de música, entre eles o Festival de Música nas Montanhas/Poços de Caldas-MG e o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (2011). Além disso, já se apresentou no MuBE (São Paulo), no Teatro Coliseu e no Teatro Guarany (Santos). Outras informações: (12) 3662-2611 Fonte:Vpress - Veridianna T. B. Gonçalves.

CLÍNICAS MÉDICAS Dr. Mauro Amâncio Di Agustino

Clínica Geral - UTI Móvel (para remoções) Diagnóstico por imagens - ECG - RX - Ultrassonografia Home Care (atendimento domiciliar) Atendimentos no Hospital S. Paulo (Convênios e Particulares)

Dr. Marcelo Faria

Ginecologia - Obstetrícia

Reprodução Humana (CRM-SP 44.188)

Telefones: (12) 3668-9010 - 9145-2527 - 7819-8900

Atende: Hospital S. Camilo p/ Convênios (Particulares: R$ 150,00) R. Ver. Agripino Lopes de Morais 101 - V. Matilde - Fone: 3668-9000

Dr. Marcelo De Fiore

Dr. Márcio Franchi Stievano

CIRURGIA PLÁSTICA Estética e Reparadora (CRM-SP 50.282) Atende: Hospital São Camilo - Convênios e Particulares (R$ 120,00) Rua Vereador Agripino Lopes de Moraes 101 - Vila Matilde Telefones: (12) 3668-9000 // (12) 9646-4404

Ortopedia - Traumatologia

(CRM-SP 75.455)

Atende no Hospital São Camilo - Convênios e Particulares (R$120,00) Rua Vereador Agripino Lopes de Moraes 101 - Vila Mathilde Telefones: (12) 3668-9001 // Cel: (12) 9784-7476


JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

16 a 28 de Fevereiro de 2014

MEIO AMBIENTE

5

CUIDADO

IPB oferece curso gratuito Escaladores sofreram ataque de abelhas na Pedra do Baú. para formação de Agentes Colmeia já foi retirada do local. Socioambientais Depoimento dramático e literal de três pessoas que sofreram um grave ataque de Abertas as inscrições para o curso, gratuito, de formação de Agentes Socioambientais, do Instituto Pinho Bravo !!! Os candidatos devem ter as tardes livres e idade acima de 17 anos. O curso acontecerá em Março do dia 10 ao dia 21, de segunda a sexta. Após o término do curso, serão selecionados aqueles que tiverem melhor desempenho e estiverem com mais vontade de trabalhar pelo Meio Ambiente de Campos do Jordão. Sistema de voluntariado, com ajuda de custo muito boa. Interessados, devem enviar e-mail para: juniorwarne@gmail.com

Opinião dos Inter nautas no Facebook Par ticipe do Grupo Jornal Campos do Jordão No Facebook e compar tilhe sua opinião https://www.facebook.com/groups/jornalcamposdojordao/

Telemarketing da Prefeitura Kadu Schiavo: Quem aí já recebeu uma ligação da Prefeitura falando sobre como é importante pagar impostos? Em 5 minutos recebi 3 aqui na editora (PABX e celular). Há uns 15 dias foi a mesma coisa. Mas e ae? Será que funciona mesmo? Quanto será que se gasta em ligações com isso? E o retorno? Júnior Warne: já!!!kkkk Kadu Schiavo: Será que alguém teve paciência pra escutar a gravação inteira? Lilian M. Matta Reis: eu não tive Renata Garcia: Eu recebi aqui, mas desliguei!!!! Antonio Luiz Schiavo Junior: a incompetência dessa empresa de cobrança contratada pela prefeitura de Campos do Jordão é gigantesca, assim como o erro que comete ao cobrar e constranger pessoas adinplentes. Merece ou não merece uma ação pública por danos morais etc e tal? Jony Brufatto Zoffoli: pior viu.. aí se vc desliga o telefone eles ligam de novo ......

um enxame de abelhas quando começavam a fazer a escalada da “Cresta+Normal”, na Pedra do Baú no último final de semana. Por se tratar de um local com número grande de visitantes, a colmeia foi retirada.

Abaixo o texto postado no blog do Davi Marski um dos envolvidos no incidente http://www.blog.marski. org/?p=2696 Um texto que, apesar de dramático, é muito interessante e que pode salvar a vida de quem ler: “Nesse último final de semana, eu estava levando um casal para escalar na Pedra do Baú - SP, éramos eu, a Marcela e seu marido Alexandre. Tivemos um dia perfeito de escalada no sábado. No domingo, acordamos logo cedo e fomos para fazer a “Cresta+Normal” na Pedra do Baú. Logo após fazermos a trilha inicial e subirmos a escada amarela, do lado esquerdo, iniciou-se um ataque de abelhas. Ali é um lugar que tradicionalmente costuma ter vespas/maribondos, mas dessa vez foi um ataque de abelhas, animal de comportamento bem diferente… O Alexandre começou a tomar as primeiras picadas e conseguiu fugir em direção ao início da “cresta” e o forte vento (e a distância) impediram que ele continuasse tomando picadas onde ele se abrigou. Uma parte do enxame veio para cima de mim. A Marcela, que estava entre nós, não havia tomado (ainda) nenhuma picada e falei então para ela ficar quieta e não se mexer (para não iniciarem um ataque à ela). Eu consegui “fugir” descendo a escada amarela e já quase chegando ao estacionamento do Baú eu já havia conseguido matar todas as abelhas no meu corpo/cabelo/rosto e o enxame não me perseguiu. Enquanto eu corria na trilha, pedia por ajuda de qualquer montanhista que eventualmente estivesse por ali (eu precisaria de mais roupas, etc…) Encontrei nesse momento um escalador do CAP, o Luiz Carlos Oliveira, que me emprestou alguma coisa e voltamos à escada amarela para ver como estavam as coisas. O enxame ainda estava por ali e eu não conseguia sequer chegar decentemente perto da escada. Nesse momento a Marcela começou a ser atacada e a gritar. Segundo o relato dela ela pensou em “se jogar” em direção às árvores, tal o desespero. Finalmente ela abandonou tudo e conseguiu sair e correr em direção à escada. Ao descer, foi atacada de forma ininterrupta (e nós lá embaixo também). Quando ela chegou na trilha, começamos novamente a fugir em direção ao estacionamento, sendo que ela já havia tomado algo em torno de 300 picadas. Logo que chegamos ao estacionamento, nós dois passamos mal, vomitamos um pouco. Deixei a Mar-

cela com o Luiz, pedindo para que se verificasse ela constantemente e se a qualquer momento começasse a ter qualquer dificuldade para respirar (uma eventual reação alérgica às picadas) e pedi para ele levá-la o mais rapidamente ao hospital/pronto atendimento em Campos do Jordão (cidade vizinha à São Bento e com melhor infraestrutura). Corri então até o topo do Baúzinho e consegui avistar o Alexandre próximo à cresta do Baú. Avisei-o que sua esposa estava bem e no estacionamento, que era para ele ficar calmo, sentado, não fazer barulho e aguardar que eu daria um jeito de chegar até ele. No quiosque do Vicente peguei um pouco de óleo diesel, alguns panos, umas camisetas, etc.. e preparei uma tocha para fazer fumaça/fogo e conseguir atravessar o enxame e ir em busca do Alexandre. Consegui ainda com o Vicente um providencial inseticida em aerossol. Arranjei mais roupas para me proteger e consegui mais roupas também para o Alexandre. Voltei correndo na trilha, na base da escada e já comecei a ser picado novamente. Consegui acender a tocha e realmente, com o fogo (e que fogo !!!) e com a fumaça, consegui subir a escada, fazer a travessia e… a tocha acabou/apagou praticamente no final da travessia… as abelhas recomeçaram a atacar quase que instantaneamente… comecei a disparar o inseticida (inclusive no meu rosto, que era a parte mais exposta) e consegui chegar na trilha e correr até a cresta. Cheguei até o Alexandre, coloquei as roupas nele e na esperança das abelhas ainda estarem “zonzas” pela fumaça e pelo inseticida, voltamos novamente correndo para o col, onde atravessamos (sendo novamente picados) e conseguirmos chegar até a escada. Ao chegarmos na escada, encontramos dois bombeiros (que alguém deve ter chamado no estacionamento) preparados para um ataque de abelhas, com proteção facial, etc… (só não tinham a fumaça… rsrsrs). Descemos rapidamente o Alexandre, o bombeiro (que ainda estava na escada) e eu fui em seguida, sendo consumido pela abelhas (que também atacavam quem estava na base da escada, na trilha, etc…). Ao chegarmos no estacionamento, havia uma ambulância que veio junto com os bombeiros. Fomos todos para Campos do Jordão, eu e a Marcela vomitando quase descontroladamente. O Marcelo (que deve ter tomado “só” umas 100 picadas, estava super bem). Na unidade de pronto atendimento fomos medicados, etc… Então é isso… certamente esse relato está incompleto e com algumas lacunas e eventuais erros. Nossa grande sorte é que ninguém era alérgico, senão o cenário teria sido realmente trágico.” Recomendo a leitura atenta do seguinte artigo: http://www.marski.org/artigos/121-artigos-tecnicos/1-abelhas-conhecendo-e-evitando-ataques


e S S É = m a , s m s

al

6

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

EDITAIS

16 a 28 de Fevereiro de 2014

www.jornaldecampos.com.br

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO

Estado de São Paulo

Estado de São Paulo

ATO DA MESA Nº 01/2014

DECRETO LEGISLATIVO Nº 01/2014

A MESA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO, no uso de suas atribuições legais, no exercício de seus cargos e usando das atribuições que lhe são conferidas por lei, Considerando, o Decreto Municipal nº 7.205/14, de 13 de fevereiro de 2.014, Considerando, que a data prevista para realização da 2ª Sessão Ordinária é no dia 03 de março de 2.014, Considerando, o disposto no Parágrafo Único do Artigo 104 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Campos do Jordão, R E S O LV E : Artigo 1º - Considerar Ponto Facultativo na Secretaria da Câmara Municipal nos dias 03 de março de 2.014 (segunda-feira) e 05 de março de 2.014 (quarta-feira). Artigo 2º - Fica adiada a realização da 3ª Sessão Ordinária para o dia 06 de março de 2.014 (quinta-feira). Artigo 3º - Este Ato da Mesa da Câmara Municipal de Campos do Jordão entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Que concede o Diploma de Reconhecimento. Artigo 1º - Fica concedido o Diploma de Reconhecimento ao Senhor JOSÉ ANTONIO DOS SANTOS “Zezão”, nos termos da legislação que instituiu o Diploma. Artigo 2º - O Diploma correspondente ser-lhe-á entregue em Sessão Solene, a ser realizada pela Câmara Municipal. Artigo 3º - Este Decreto Legislativo entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Câmara Municipal de Campos do Jordão, aos 18 de fevereiro de 2.014. LUIZ FILIPE COSTA CINTRA Presidente SALIM ISAAC RACHID 1º Secretário GILMAR DA SILVA RIOS 2º Secretário

Câmara Municipal de Campos do Jordão, aos 18 de fevereiro de 2.014. LUIZ FILIPE COSTA CINTRA Presidente

Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Campos do Jordão, em data de hoje. Campos do Jordão, aos 18 de fevereiro de 2.014.

SIMONE CEZÁRIO VENTURELLI SBRAGIA, Oficial de Registro das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutela da Sede da Comarca de Campos do Jordão - Estado de São Paulo, faz saber que pretendem se casar: HÉLIO LIMA JÚNIOR, de nacionalidade Brasileira, solteiro, médico, nascido em São Paulo - SP em 24/10/1964, residente na Rua Gustavo Biagoni, 2559, apto 520, Parque da Ferradura, Campos do Jordão - SP, filho de HÉLIO LIMA e MARIA FERNANDA MEIRELLES TEIXEIRA LIMA e ANDRÉA ISABEL LOTTO, de nacionalidade Brasileira, solteira, Fonoaudióloga, nascida em Santo André - SP em 21/4/1971, residente na Rua Gustavo Biagioni, 2559, apto 520, Parque Ferradura, Campos do Jordão - SP, filha de MARIO LOTTO e BENEDITA APARECIDA GONÇALVES LOTTO RAFAEL FERNANDO DA SILVA, de nacionalidade Brasileira, solteiro, técnico em manutenção, nascido em Campos do Jordão - SP em 27/2/1987, residente na Rua Sebastião Aparecido Cesar, 484, Vila Sodipe, Campos do Jordão - SP, filho de MARCOS VINICIUS DA SILVA e APARECIDA ELISABETH DA SILVA e ELEM BERTINI FERREIRA, de nacionalidade Brasileira, solteira, esteticista, nascida em Campos do Jordão - SP em 6/7/1987, residente na Rua Neme Saloum Nejar, 323, Vila Jaguaribe, Campos do Jordão - SP, filha de BENEDITO BERTINI FERREIRA e ELIANA MARIA DE FARIA BERTINI FERREIRA

HAMILTON VICENTE FERREIRA Chefe de Gabinete da Presidência

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO Estado de São Paulo DECRETO LEGISLATIVO Nº 02/2014 Que concede o Diploma de Reconhecimento. Artigo 1º - Fica concedido o Diploma de Reconhecimento ao Senhor LÁZARO RAIMUNDO DE SOUZA, nos termos da legislação que instituiu o Diploma.

CLAYTON GERALDO PINTO, de nacionalidade Brasileira, solteiro, motorista, nascido em Campos do Jordão - SP em 16/7/1982, residente na Rua Amancio Mazzaroppi, 114, Vila Paulista, Campos do Jordão - SP, filho de ANÉSIO GERALDO PINTO e CREUSA ANTUNES DE SIQUEIRA PINTO e LUCILENE CRISTINA DA MOTTA, de nacionalidade Brasileira, solteira, gerente de vendas, nascida em Santo Antônio do Pinhal - SP em 20/4/1984, residente na Rua Vereador Agripino Lopes de Morais, 570, Bloco 2-B, Vila Matilde, Campos do Jordão - SP, filha de JOSÉ BENEDITO DA MOTTA e MARIA BENEDITA DE LIMA

Artigo 2º - O Diploma correspondente ser-lhe-á entregue em Sessão Solene, a ser realizada pela Câmara Municipal.

ANDRÉ IGNACIO DA SILVA, de nacionalidade Brasileira, solteiro, aeronáuto, nascido em São Paulo - SP em 27/10/1973, residente na Rua Felicio Raimundo, 873, Vila Jaguaribe, Campos do Jordão - SP, filho de DANIEL IGNACIO DA SILVA e MARLI IGNACIO DA SILVA e MARÍOLA FIGUEIREDO NEJAR, de nacionalidade Brasileira, divorciada, fisioterapeuta, nascida em Campos do Jordão - SP em 19/10/1980, residente na Rua Felicio Raimundo, 873, Vila Jaguaribe, Campos do Jordão - SP, filha de EDUARDO NEME NEJAR e MUCIOLA FIGUEIREDO NEJAR

Câmara Municipal de Campos do Jordão, aos 18 de fevereiro de 2.014.

JOSÉ APARECIDO FRANCISCO MARTINS, de nacionalidade Brasileira, solteiro, nascido em Concordia do Mucuri, Ladainha - MG em 26/12/1984, residente na Rua Armando Rodrigues da Costa, 609, Alto da Vila Inglesa, Campos do Jordão - SP, filho de ANTONIO MARTINS FONSECA e NAZIRA FRANCISCA MARTINS e ALESSANDRA BATISTA SENA, de nacionalidade Brasileira, solteira, nascida em Belo Horizonte - MG em 26/3/1981, residente na Rua MAnoel Florentino Trindade, 136, Esplanada, Ladainha - MG, filha de JOSE DE SOUZA SENA e ALVACI BATISTA ANTONIO PEDRO PAULO SILVA DE LIMA, de nacionalidade Brasileira, solteiro, montador de móveis, nascido em São Bernardo do Campo - SP em 30/3/1991, residente na Rua Erasto Gaertner, 7, Bela Vista do Paraíso - PR, filho de HAROLDO SILVA DE LIMA e ROSANA DE FATIMA PEREIRA DE LIMA e MIRIAM FERNANDA DE PALMA, de nacionalidade Brasileira, solteira, auxiliar administrativa, nascida em Campos do Jordão - SP em 31/3/1993, residente na Rua Maria Emilia Sampaio de Camargo, 185, Vila Guarani - Jaguaribe, Campos do Jordão - SP, filha de LUIZ FERNANDO DA PALMA e JOANICE BATISTA DE MELO DE PALMA EZIQUIEL MATIAS DE SOUZA NETO, de nacionalidade Brasileira, solteiro, pedreiro, nascido em Palmeiras - BA em 20/11/1975, residente na Rua Pereira Barreto, 635, Vila Abernéssia, Campos do Jordão - SP, filho de ORLANDO MATIAS DE SOUZA e MARIA ILCE DA ROCHA e MARIA SILVA DE NOVAIS, de nacionalidade Brasileira, solteira, doméstica, nascida em Fonte do Prado Distrito de Iraquara - BA em 13/10/1966, residente na Rua Pereira Barreto, 635, Vila Abernéssia, Campos do Jordão - SP, filha de JOÃO BATISTA DE NOVAIS e DEREMISIA DA SILVA NOVAIS.

Alugo casas Capivari Mobiliadas c/ 1, 2, 3 e 4 dormitórios. Inf.: (12) 99782.7665. Loja em Capivari Vendo ou Alugo (12) 98212-8939

Alugo suíte 25m²

só não tem fogão e geladeira, mas possui microondas e frigobar. Rua frente ao portão das Beneditinas. Inf. J.Paulo: (12) 3664.1369// 98133.6965.

Alugo Kit. mobiliada

R$500,00/mês. com TV/DVD, fogão, Geladeira, Microondas, Wi fi, incluso água e luz, dista 1 quadra do Mercado. Inf. J Paulo (12) 3664.1369// 98133.6965.

ANUNCIE AQUI (12) 3664-4368

Ilha virgem no Litoral Norte de SP

Vendo em Ubatuba, com 25.000m², ótima para investimentos! Valor: R$ 700 mil. Estudo proposta: maravilhagrf@gmail.com Fones: (15) 98153-5535 (Tim) 99851-9743 (Vivo)

Alugo Apto Ubatuba Ótima local na Praia Grande (12) 3662.5006 // 9711.5568

Apto. em Caraguá Praia Massaguaçú

Com 80m² em condomínio fechado, 2 dorm e demais dep., piscina, play ground. Inform: (12) 99782.7665.

Compro Apto ou Casa em Ubatuba

Entre o Perequê-Açú e Itaguá: Apto: preferência c/ 2 dorm, elev., garagem, boa vista etc. Casa: com edícula, etc. Inf. Sérgio: (12) 3662.2982.

Linda casa Floripa Praia da Armação. Terreno com 400m², c/280m² const. 3 dorm (1 suite) c/AE, salas, lareira, churrasqueira, piscina, jardim, portão elet, alarme, garagem. Rua sem saída. Doc. OK. R$ 500 mil. Tratar proprietário pelo telefone: (48) 9908-6429.

FIAT LINEA 1.9 - 09

Absolute - Único dono Prata, câmbio automático, piloto aut. completíssimo, couro, som, vidros, com 74.000 km. Veículo inteiramente revisado. Inf. Maurício: (12) 3664-1643.

Artigo 3º - Este Decreto Legislativo entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

LUIZ FILIPE COSTA CINTRA Presidente SALIM ISAAC RACHID 1º Secretário GILMAR DA SILVA RIOS 2º Secretário Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Campos do Jordão, em data de hoje. Campos do Jordão, aos 18 de fevereiro de 2.014. HAMILTON VICENTE FERREIRA Chefe de Gabinete da Presidência

COMUNICADO CETESB

AGROINDUSTRIAL ALTO DA BOA VISTA LTDA. torna público que recebeu da CETESB a Renovação da Licença de Operação N° 3004357, válida até 24/02/2018, para Geléias de frutas, fabricação de à RUA DOUTOR FAUSTO ARRUDA BUENO CAMARGO, 2815, ALTO DA BOA VISTA, CAMPOS DO JORDÃO. CÂMARA MUNCIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO Estado de São Paulo PROJETOS DELIBERADOS NA 2ª SESSÃO ORDINÁRIA, REALIZADA EM 17 DE FEVEREIRO DE 2.014. a) APROVADOS em primeira discussão e votação: 1 - PROJETO DE LEI Nº 01/2014, de autoria do Vereador Claudemir da Silva, que dispõe sobre a afixação de placas indicativas nas instituições bancárias e congêneres no Município de Campos do Jordão, e dá outras providências. (EMENDA nº 181/14 – Vereador Luiz Filipe Costa Cintra) 2 - PROJETO DE LEI Nº 05/2014, de autoria do Vereador Paulo Francisco dos Santos, que dispõe sobre a instituição, no Calendário Oficial do Município de Campos do Jordão, a Semana Municipal do Combate ao Álcool e dá outras providências. b) APROVADOS em única discussão e votação: 1 - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 01/2014, de autoria do Vereador Sebastião Aparecido César Filho, que concede o Diploma de Reconhecimento. 2 - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 02/2014, de autoria do Vereador Edimar Augusto da Silva, que concede o Diploma de Reconhecimento. Câmara Municipal de Campos do Jordão, 18 de fevereiro de 2.014. HAMILTON VICENTE FERREIRA Chefe de Gabinete da Presidência


JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

16 a 28 de Fevereiro de 2014

ECONOMIA

O desafio da inovação por Marcos Cintra

A piora do desempenho da atividade econômica do Brasil a partir de 2009 fez o país voltar a conviver com um crescimento médio próximo ao que foi registrado a partir de meados dos anos 80 até 2003, de 2,5% ao ano. O desafio de expansão acelerada e sustentada do PIB retornou ao centro do debate econômico de modo intenso. O modelo de crescimento sustentado deve unir consumo e investimento. É preciso manter o processo de fortalecimento do mercado consumidor doméstico, mas o país tem a necessidade de elevar sua taxa de formação de capital, sobretudo em infraestrutura. Porém, a questão fundamental é como investir mais frente ao atual quadro financeiro do poder público brasileiro. A estrutura orçamentária brasileira é um dos grandes entraves à expansão dos investimentos. A Constituição Federal de 1988 optou pela instituição de um Estado de Bem Estar-Social e isso foi o principal responsável pelo crescimento acelerado da carga tributária a partir de então. Mais tributos passaram a ser extraídos para financiar as crescentes despesas nas áreas da saúde, previdência e assistência social. A média de arrecadação que fora de 25% do PIB na década de 80 saltou para 28% nos anos 90 e 33% de 2000 a 2010. Nos mesmos períodos, a participação dos investimentos no PIB foi de 22%, 18% e 17%. Portanto, criar condições para que a economia brasileira volte a crescer de modo acelerado e sustentado é o desafio que se apresenta em função da carência de poupança, seja pública ou privada. A carga tributária elevada combinada com a necessidade de financiamento da seguridade social limitam os investimentos necessários. Por sua vez, não há mais espaço para expandir o ônus sobre os contribuintes e a margem de aumento do endividamento público é reduzida.

“A alternativa para a economia brasileira superar o quadro atual é o aumento da produtividade” O crescimento econômico demanda disponibilidade de fatores humano e de capital. O Brasil vive uma situação que combina carência de infraestrutura e de trabalhadores qualificados. A maior parte do bônus demográfico já foi incorporado à força de trabalho por conta da rápida redução do desemprego, que caiu de 12% em 2003 para cerca de 5% em 2013 nas seis áreas metropolitanas pesquisadas pelo IBGE. A alternativa para a economia brasileira superar o quadro atual é o aumento da produtividade. A saída se traduz na elevação da função de produção do país através do progresso tecnológico. Assim, o papel da inovação passa a ter peso cada vez maior para a eficiência da atividade produtiva nacional. É preciso criar condições para acelerar o desenvolvimento científico e tecnológico, incorporando esses avanços ao processo de produção, de tal forma a elevar a produtividade total dos fatores. A inovação tecnológica é uma necessidade que os candidatos à presidência da República e aos governos estaduais terão que considerar em seus planos de governo. Negligenciar essa questão significa manter a economia patinando. Eis um grande desafio para os governantes brasileiros. Nota: Marcos Cintra é doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA) e professor titular de Economia na FGV (Fundação Getulio Vargas). Foi deputado federal (1999-2003) e autor do projeto do Imposto Único. É Subsecretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. www.facebook.com/marcoscintraalbuquerque - mcintra@marcoscintra.org Site: www.marcoscintra.org

CIVISMO

Democracia e Ditadura, irmãs siamesas... por Dirceu Cardoso Gonçalves Democracia não é só a ausência de ditadura. Essa é uma das grandes verdades que nós, brasileiros, estamos aprendendo da pior forma: na carne. Depois de toda a mobilização para o fim da ditadura - que também se dizia democrática - a população reconquistou o direito de eleger diretamente seus representantes e todos os presos políticos, exilados e inimigos do regime foram anistiados, podendo se reintegrar à vida política. O país passou a festejar as liberdades, mas não fez as reformas políticas e sociais que necessitava. Pior, quando as fez, para se parecer mais democrático ainda, abriu mão de princípios basilares da convivência social, que independem do regime ou sistema de governo. Chegamos ao ponto, até, de chamar um plebiscito onde uma das alternativas era voltar à monarquia. Na tentativa de sempre parecerem diferentes da dureza mantida pelos militares, os governantes civis dos últimos 30 anos trataram apenas de fazer política e deixaram passar sob suas barbas leis e procedimentos que enfraquecem o Estado. O resultado está aí, posto para todos os brasileiros. O ordenamento jurídico tornou-se débil e libertário demais e propiciou o desequilíbrio da segurança pública, propiciou o crescimento do crime organizado, da corrupção e a violência reinante levou toda a população ao clima de pânico hoje presente desde os grandes centros até os mais longínquos grotões. E, mesmo assim, os eleitoreiros governantes, políticos e lideranças diversas festejam o Brasil

novo, como se a insegurança coletiva fosse problema de somenos. O porre e a ressaca democráticos precisam acabar, o mais rápido possível. Liberdade todos queremos, mas o Estado Democrático tem o dever de governar, atender às necessidades do povo (Educação, Moradia, Saúde, Trabalho, etc.) e oferecer um ambiente salubre aos seus cidadãos. Estamos entrando no processo eleitoral que renovará o mandato de presidente da República, governadores estaduais e parlamentares, mas não se vislumbra qualquer expectativa de mudança. O povo vai, aos poucos, indo às ruas em desobediência civil, já que não vê canais disponíveis para ser ouvida a voz de suas necessidades, mas até esse seu legítimo direito lhe foi roubado pela nefasta ação dos violentos black blocs. Os escândalos político-administrativos se multiplicam. Democracia, na melhor das definições, é uma forma de governo onde o povo participa através do voto naqueles que se dispõem a representá-lo nos postos executivos e nas casas legislativas. Estes, ao assumir, firmam o compromisso de bem cuidar da coisa pública e defender os interesses da população. Historicamente, as democracias naufragam quando não atendem aos seus pressupostos. São substituídas pelas ditaduras, a maioria delas implantadas a pretexto de restabelecer a ordem perdida... Nota: Ten. Dirceu Cardoso Gonçalves é dirigente da Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo). aspomilpm@terra.com.br

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 2ª Vara - Foro de Campos do Jordão - Av. Dr. Januário Miráglia, 1200 EDITAL DE CITAÇÃO - PRAZO DE 30 DIAS, expedido nos autos da Ação de Usucapião, PROCESSO N° 0003432-53.2012.8.26.0116 A Doutora Patrícia Cotrim Valério, MM. Juiz(a) de Direito da 2ª Vara, do Foro de Campos do Jordão, da Comarca de de Campos do Jordão, do Estado de São Paulo, na forma da Lei, etc. FAZ SABER a(o) WALDEMAR ALVES DOS SANTOS e sua esposa, ANNA MARIA CAMINO DOS SANTOS, réus ausentes, incertos, desconhecidos, eventuais interessados, bem corno seus cônjuges e/ou sucessores, que Eduardo César Alves, Maria Cecília de Maria Alves ajuizou(ram) ação de USUCAPIÃO, visando os imóveis: a) uma casa com 4 cômodos, construída de madeira, coberta de telhas francesas e uma dependência também de madeira e com telhas francesas, e seu respectivo terreno, com área de 648,00 m² - matrícula 7.696, do Oficial de Registro de Imóveis desta Comarca; e b) uma casa de madeira, coberta de telhas francesas e seu respectivo terreno, com área de 615,00 in2 - matrícula 310, do Oficial de Registro de Imóveis desta Comarca, alegando posse mansa e pacífica no prazo legal. Estando em termos, expede-se o presente edital para citação dos supramencionados para, no prazo de 15 (quinze) dias, a fluir após o prazo de 30 dias, contestem o feito, sob pena de presumirem-se aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor. Será o presente edital, por extrato, afixado e publicado na forma da lei. Campos do Jordao, 19 de fevereiro de 2014.

7

QUE TAL RENOVAR AS FOTOS DA SUA POUSADA? (12) 3664-4368 / 99191-9673 / 99708-2151


8

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

ESPORTES

www.jornaldecampos.com.br

16 a 28 de Fevereiro de 2014

SELEÇÃO BRASILEIRA Guilherme Pelegrino é convocado para Seleção Brasileira de Kung Fu

JIU JITSU

Pelo segundo ano consecutivo o atleta jordanense é convocado para representar o Brasil no estilo interno Tai Chi Chuan

Ao todo, 17 dos 20 competidores da DJ Team se classificaram para a final que acontece em São Paulo no Ginásio do Ibirapuera

Jiu Jitsu jordanense se classifica em peso para a final do Paulista

Presença da família Calasans apoiando os competidores locais.

Em 2013 Guilherme conseguiu a 5º colocação no maior Campeonato de Kung Fu do Mundo Saiu novamente a lista de convocação dos atletas brasileiros que podem representar nosso país nos campeonatos mundiais deste ano. Pelo segundo ano consecutivo Guilherme Pelegrino foi convocado. Com 14 anos de prática marcial, Guilherme iniciou-se no Kung Fu aos 8 anos de idade. Aos 14 já era instrutor. Hoje, com 22 anos, tem sua própria academia (Feng Long) e compete com os melhores atletas de Tai Chi Chuan do mundo. Guilherme é Penta Campeão RegionalFPKF; Tricampeão Paulista-FPKF; Bicampeão Brasileiro-CBKW; Bicampeão Internacional pela LNKF; Campeão Sul-Americano-PAWF/ IWUF; Campeão do Open Sul AmericanoPAWF; Campeão do 1st International Wushu Championship of Brazil-IWUF. A primeira competição deste ano é a Seletiva do Paulista que, apesar de já estar classificado, vai participar para treinar. “É importante participar dessas seletivas mesmo clas-

sificado, para poder treinar em uma área oficial e em situação real de competição”

comenta o professor. PRINCIPAL ADVERSÁRIO Apesar de ser um atleta de ponta de nível de competição internacional, sua maior luta é para conseguir participar de todos os eventos do calendário oficial de competições.

“É muito complicado e caro participar de campeonatos internacionais. Se não fossem meus patrocinadores seria impossível. Me endividei bastante no ano passado para ir para a Malásia e esse ano acredito que não seja muito diferente.” comenta o atleta.

PRINCIPAIS PATROCINADORES No final de 2014 Guilherme competiu o maior e mais importante campeonato de Kung Fu do Mundo, na Malásia, com apoio de empresários locais como: Posto Shell Jaguaribe, Word Games, Fermica, Restaurante Safari, GabyTour, Embarque, Security Master, Búfalo Couro, Associação Feng Long, Prefeitura de Campos do Jordão, Malharia Trama e Botton.

A equipe jordanenses DJTEAM - VITOR TOLEDO - CALASANS marcou presença e classificou diversos atletas para a final do Paulista de Jiu Jitsu e garantiram ótimo resultado no Festival de Verão sem kimono. “Gostariamos de agradecer nossos patrocinadores que são Mr Jones, Pastel do Maluf, Mercadinho Zequinha, Jornal Campos do Jordão & Cia e FutMania, que acreditam e apoiam o esporte local.” afirma Eder Muniz, um dos professores da equipe.

RESULTADOS SELETIVA DO PAULISTA COM KIMONO:

Mário Henrique - Campeão - adulto preta meio pesado Oswaldo Neto - Campeão - juvenil leve branco João Rodrigo Scipietz - Campeão - infantil pena branca COPA VERÃO Renato Batista - Campeão - meio pesado adulto SEM KIMONO Erica duarte - Campeão - adulto pena branca Cassio Henrique - vice campeão Johnatas Reis - Campeão - master roxa meio pesado adulto azul pluma Gabriel Reis - Campeão - juvenil azul medio Marcelo Melo - vice campeão Levi de Morais - Campeão - master azul pena categoria adulto marrom João Eduardo - Vice Campeão - adulto azul leve Rafael Jako - vice campeão Alessandra Batista - Vice Campeão - juvenil amarela Cat adulto branca medio, Rodrigo Lopes - 3º colocado - adulto branca pena Levi de Moraes - vice campeão Rafael Jacinto - 3º colocado - adulto azul pluma azul master pena, Cassio Henrique - 5º colocado - azul pluma Wallison de Sá - 3º colocado Luis Tadeu Dionizio - 5º colocado - branca adulto medio adulto branca leve. Leomar Correa - 5º colocado - branca adulto medio Wallison - 5º colocado -adulto branca leve Ariam Rafael - 5º colocado -adulto branca pena Roberto Carlos Lima - 6º colocado - master medio branca

Se classificam para final no Ibirapuera os quatro primeiros colocados de cada categoria.

CORRIDA DE MONTANHA

Jordanense é o 5º colocado na maior prova de corridas de montanha da América latina

O jordanense Ivan ficou em 5º colocado em sua categoria na El Cruce Columbia, a maior prova de corridas de montanha da América Latina. Foram 750 duplas na categoria Team e 1.400 atletas na solo. El Cruce é uma prova que é feita em etapas, três no total. Saiu da Patagônia chilena, cidade de Puerto Varas em direção a Argentina, arredores de Villa La Angostura.


985