Page 1

JORNAL

CAMPOS DO JORDÃO & Cia

20 de Setembro de 2013 - Ano XXIV - nº 976 - Distribuição Gratuita.

Verdes Vales

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão - SP Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: Gráfica ADC News - Tiragem: 7.000 exemplares

www.jornaldecampos.com.br

CAPIVARI DE CARA NOVA Editora Jornalística

Projeto paisagístico vai unificar a Estação Emílio Ribas, Parque do Teleférico e a Praça do Capivari

A inauguração da primeira fase, que consiste no término das demolições, paisagismo e a iluminação do teleférico, será no dia 14 de dezembro.

CONCHA ACÚSTICA VAI SAIR DA PRAÇA DO CAPIVARI

Prefeitura vai receber autorização do Estado para uso do terreno e deve transferir a concha acústica para o terreno ao lado. O custo para demolição de cinco imóveis e cercamento do Parque é de R$ 127 mil e a empresa contratada pelo Estado tem 40 dias para terminar as obras.

Algumas empresas foram notificadas que após o vencimento de seus contratos não será feita nova licitação e terão que buscar outros pontos comerciais na cidade.

Durante a cerimônia que marcou o início da demolição de casas no Parque do Capivari, o Secretário de Transportes, Jurandir Fernandes, anunciou que o Estado fará a iluminação do Teleférico e ocupará o topo do Morro do Elefante, criando ali um novo recurso turístico. O anúncio foi recebido com alegria e entusiasmo pelo prefeito Fred Guidoni que vem, desde o início do ano, fazendo tratativas com o Estado para que a integração do parque com a cidade se torne realidade, bem como sua abertura como recurso turístico também no período noturno. O secretário, em seu discurso, disse que as instalações antes ocupadas pela Prefeitura no alto do Morro do Elefante, farão parte do projeto que transformará toda aquela área. Além do prefeito e do secretário, participaram da cerimônia o deputado estadual Orlando Morando, o ex-prefeito Fausi Paulo, o diretor da Estrada de Ferro de Campos do Jordão, Ayrton Camargo e Silva, secretários municipais e outras autoridades. A primeira fase de todo este projeto, no entanto, é a demolição dos imóveis desocupados que irão limpar a paisagem e integrar o parque à Praça de Capivari. Um novo paisagismo em Capivari O Parque do Capivari abriga bens tombados, com a Estação Emílio Ribas e algumas casas, que serão preservadas. “Desde o início do ano, o prefeito Fred Guidoni, tem insistido conosco na necessidade da integração da ferrovia com a ci-

CULTURA ÓPERA CARMEN NO AUDITÓRIO C. SANTORO A Cia. Minaz de Ribeirão Preto apresenta neste final de semana dias 20 e 21 de setembro, às 20 horas, no Auditório Cláudio Santoro, o espetáculo “Estúdio de Ópera Minaz Carmen de Bizet”, projeto realizado através do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura. A montagem é adaptada cenicamente para os dias de hoje, tendo como cenário um conjunto habitacional em situações muito compatíveis com os casos policiais de crimes passionais da atualidade. A duração do espetáculo é de uma hora e meia. O ingresso custa 1 quilo de alimento não perecível e deve ser retirado no local a partir das 19h.

dade. Estamos construindo isso, com esta obra”, disse o Secretário Jurandir Fernandes.

RECORDE DE PÚBLICO PARA TURISTAS

Em julho deste ano a Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) obteve a melhor marca mensal de passageiros transportados em seus sistemas de Teleférico e Bondes desde 2004. No Teleférico foram atendidos 42.410, 57% a mais que a marca registrada naquele ano. No passeio turístico de bonde, entre Emílio Ribas, Abernéssia e o Portal, o total de passageiros foi de 13.498 somente em Julho. Enquanto isso...

JORDANENSES SONHAM EM VOLTAR A UTILIZAR O BONDINHO COMO TRANSPORTE ALTERNATIVO

Em 26 de Junho, foi anunciado que estaria em estudo a integração entre o transporte coletivo municipal com os Bondinhos da EFCJ, mas até agora nenhuma novidade. Por diversas vezes questionamos junto da Assessoria de Imprensa da CPTM, responsável pela EFCJ, e ninguém soube falar a respeito desse assunto. A Prefeitura também não soube responder sobre o andamento da parceria. Em Pindamonhangaba, a EFCJ funciona como o principal meio de transporte da população em diversos bairros afastados do município. Em Campos do Jordão, esse serviço parou de ser feito há mais de uma década.


2

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

20 de Setembro de 2013

EDITORIAL Quando decepção vira rotina O mais recente evento ligado ao processo do escandaloso crime do “Mensalão”, que irá permitir reavaliar sentenças de 12 dos condenados, está sendo mais um banho de água gelada nas já combalidas costas de cidadãos brasileiros. Pessoalmente vejo esse episódio como um fato lamentável e que faz muita gente refletir “se vale mesmo a pena ser honesto neste país”. É mais um fato triste, revoltante e desanimador. Até quando e até onde irão acontecer situações como essa? Quem sabe? O sentimento geral é mesmo de revolta e desesperança. E aquela máxima de que no país só pobre vai para a cadeia vai se tornando regra. Não vou me alongar, pois daqui para frente meu desabafo poderia constranger leitores. Fico por aqui deixando meu mais profundo sentimento de luto por mais esse episódio lamentável na história do Brasil.

LUTO e VERGONHA por tanta corrupção e impunidade! Antonio Luiz Schiavo Jr - schiavojr@uol.com.br

Verdes Vales

ANUNCIE AQUI (12) 3664-4368

Distribuição Gratuita Narcóticos Anônimos Se você quer parar de usar DROGAS a ajuda está perto de você! Ligue 24 horas (12) 9775-6779 Reuniões às 3ª e 5ª das 19h:30 às 21h.

SUBINDO

DESCENDO

São Paulo Futebol Clube. Quem diria... apesar da torcida alvinegra e palmeirense, o time do Morumbi ganha força e até sonha com G4.

Corinthians Paulista. Quem diria... apesar do Tite, o Timão acabou se enroscando e começa descer a ladeira para desespero total da Fiel.

Complexo de lazer em Capivari. Novo e belo complexo de lazer começa a ser formado em área do Estado, pertencente a Estrada de Ferro Campos do Jordão e Prefeitura Municipal. Com a derrubada de velhos prédios ali irá se formar um grande parque, um novo centro de lazer bem no coração de Capivari.

Geração internet não vai às ruas. A internet acabou com o vigor dos protestos nas ruas. Ao invés de passeatas, bravatas e reivindicações não passam das redes sociais. Onde estão hoje os “jovens” das “Diretas já”? Onde estão os “Caras pintadas”. Sentados frente ao computador a nova geração coleciona posts, barrigas e doenças circulatórias.

Temporada Gastronômica da Cerveja. Promovida de 20 de setembro a 13 de outubro pelo grupo Cozinha da Montanha, associação que congrega cerca de 30 restaurantes de Campos do Jordão, o evento se propõe a harmonizar sua rica culinária às cervejas artesanais. Receitas especiais foram elaboradas por renomados chefs para mais esse delicioso da boa mesa. Imperdível! Vanessa Ballet rumo à Berlim. Depois de brilhar no YAGP em Nova York, a Companhia Vanessa Ballet conquista o Festival Internacional de Campos dos Goytacazes. Além do prêmio principal (a classificação), levou ainda outras 6 premiações entre 1º e 2º e 3º lugares e se classifica para participar do Tanzonlymp, fevereiro próximo, na Alemanha. Parabéns!

Festival do Humor. De 28 de Setembro a 13 de Outubro, em Campos do Jordão. O evento reúne super feras, como Chico e Paulo Caruso, Rogério Vilela, Aroeira, Geraldo Magela, Angeli, Laerte, Be & Thoven Carmem Moraes Jal, Gual, Fernandes, Gilmar, Sonia Luyten, Falcão e Maurício de Sousa em shows, stand ups e teatro. Na página 7. Palácio Alto da Boa Vista A sede de Inverno do Governo em Campos do Jordão, está aberta ao público para visitação. Lá podem ser contempladas obras de arte, porcelanas, pratarias, peças de decoração e mobiliário antigo.

Trânsito nos horários de pico. Nos horários de entrada e saída das escolas, o trânsito entre Jaguaribe e Abernéssia (principalmente) está um caos. Para complicar ainda mais, as obras de construção de calçadas avançam sobre as pistas de rolamento, reduzindo as áreas de circulação, tanto de veículos como de pedestres.

Museu Felícia Leirner O museu está montado ao ar livre junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas diversas esculturas da renomada artista. Museu Casa da Xilogravura Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica em Jaguaribe.

Insegurança pública. Há certas situações que, efetivamente, não combinam com Turismo. Uma delas é a falta de segurança. E é exatamente isso que atrapalha, arranha e incomoda tanto jordanenses e turistas: ao aumento da criminalidade em Campos do Jordão. A próxima reunião do Conseg será dia 24/09, às 19h:30m, na sede da Associação Comercial. Compareçam!

Mostras de Artesanatos Na avenida de ligação entre Capivari e Jaguaribe, defronte aos Bombeiros,e ao lado da Praça de Jaguaribe. São mostas permanentes com trabalhos viversos em madeira, como esculturas em placas, vasos, couro, metal e grande variedade de objetos de decoração.

Criticas e sugestões: redação@camposdojordaoecia.com.br

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão. Impressão: ADC NEWS - Av. Benedito Bento 131 - São José dos Campos-SP Redação: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fone: (12) 3664-4368 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ. Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor de Arte e Fotografia: Carlos Eduardo Camargo Aranha Schiavo E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem semanal: 7 mil exemplares

www.securitymaster.com.br

JCJ&Cia: 23 anos prestando serviços e informando

Editora Jornalística

Agenda Cultural

Sobe & Desce

SECURITY MASTER Monitoramento de Alarmes Venda - Instalação

Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia Fones: 3668-9898 // 3664-1750

M.C. Contabilidade

Manoel Carlos Monoo Pereira Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

- Assessoria Contábil

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc.

NOVO ENDEREÇO! R. João Rodrigues Pinheiro, 167 - Vila Abernéssia - Fones: (12) 3662-2774 3662-5686 - 3662-5994 - 3662-3412 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

DROGARIA CENTRAL Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade

Vantagens do Cartão Preferencial: Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00

Produtos com até 50% de desconto!

Pague em até 3 x Sem Juros!

Disk 0800.102.093 - 3662-5307

Faça-nos uma visita: Av. Januário Miráglia, 910 - Abernéssia


C I D A D E

www.jornaldecampos.com.br

ESPORTE JORDANENSES FATURAM MEDELHAS NO PAULISTA DE KUNG FU

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA 20 de Setembro de 2013

PREFEITURA NO BAIRRO ADIADO PREFEITO E SECRETÁRIOS ATENDERÃO A POPULAÇÃO NA VILA ALBERTINA O projeto “Prefeitura no Bairro” estará em Vila Albertina no dia 5 de outubro para atender moradores da Vila Albertina e dos bairros Floresta Negra, Jair Rocha Pinheiro e também qualquer munícipe que tenha qualquer urgência no atendimento em seu bairro. NOVA DATA: FACE ao feriado municipal de 1º de outubro, quando a cidade comemora o Dia de Santa Terezinha, Padroeira da Cidade, a reunião que seria no dia 28, fica adiada para o dia 5 de outubro, a partir das 10 horas, próximo da quadra da Vila Albertina. O que é “Prefeitura no Bairro” O projeto “Prefeitura no Bairro” visa ouvir os moradores dos mais diversos bairros da cidade, levando para os lugares mais distantes todas as secretarias.

Atletas jordanenses da Academia de Resistência Lee Shao Lung participaram do 19º Campeonato Paulista de Kung Fú, realizado no último dia 15 de Setembro, no Ginásio do Ibirapuera-SP. Luiz Henrique dos Santos levou o terceiro lugar em Kuoshu, categoria iniciante com até 55kg. Alex Adriano Jr. foi 3º colocado em Kuoshu intermediário até 75kg. Rogério Antônio Pereira levou 1º lugar intermediário até 65kg.

Gisele Paiva Alves 1º lugar em apresentação de kati da bengala e 1º lugar no kati Águia pela categoria intermediário. Todos estão classificados para o Campeonato Brasileiro que será realizado em Dezembro no Ginásio do Ibirapuera. Os atletas agradecem o Mestre Odair pelo empenho e a Prefeitura Municipal que os apoiou com transporte, valorizando o esporte jordanense.

ENCONTRO DE NEGÓCIOS

40º HAPPY BUSINESS SERÁ NO LUDWIG RESTAURANT O tradicional encontro de negócios, organizado pelo Grupo Cozinha da Montanha, acontece no próximo dia 26 de setembro, das 16 às 21 horas, no Ludwig Restaurant. Lá empresários de diversos segmentos, em especial da área de alimentos, bebidas e hospedagem, se encontram com empresas prestadoras de serviços e fornecedores especializados para esses setores. Pequenos estandes revelam produtos e amostras para degustação.

3

O objetivo criado pela nova administração é facilitar o acesso da população aos serviços e recolher críticas, sugestões e reivindicações de seus munícipes. No total serão 10 reuniões até o final deste ano. Vale destacar que a administração pública itinerante estará lá para atender, não apenas os moradores daquele núcleo, mas também, e inclusive, pessoas dos bairros adjacentes, ou de locais mais distantes, que tenham urgência de atendimento.

“INSEGURANÇA PÚBLICA”

REUNIÃO DO CONSEG A reunião do CONSEG - Conselho Comunitário de Segurança de Campos do Jordão - será realizada no próximo dia 24 de setembro (3ª feira), com início às 19,30 horas, na sede da Associação Comercial de Campos do Jordão, no Parque dos Cedros. Na oportunidade estarão presentes os responsáveis pelas polícias Civil e Militar do nosso município, aptos a ouvirem as reivindicações, sugestões e reclamos dos presentes, bem como informar sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas para melhorar a Segurança Pública na cidade. Campos do Jordão vêm enfrentando sérios problemas com a segurança pública. Os delitos vem crescendo nos últimos anos e assustam a população que passou até a mudar hábitos, como sair para caminhar a noite, temendo a abordagem de marginais. Esses delitos vão desde pe-

quenos furtos a crimes graves, como assaltos a mão armada e até assassinatos. Assim sendo, como se trata de reunião aberta, será de grande importância a participação dos munícipes, associações representativas de segmentos da nossa sociedade, bem como de representantes dos nossos Poderes constituídos. É dever constitucional do Estado proteger os cidadãos e Campos do Jordão, a tal “Suíça brasileira” está à deriva em matéria de segurança pública e seu povo, onde se incluem milhões de turistas/ano, não podem mais ficar à mercê da bandidagem. Durante a alta temporada o Governo envia reforços, mas há casos de exageros em abordagens e situações de abuso de autoridade. Passado julho, a cidade volta ao caos e a população ao medo. É hora de ser dar um basta. Turismo e insegurança não combinam.

CASA DO CHURRASCO SEUS MELHORES MOMENTOS EM CAMPOS DO JORDÃO COMEÇAM AQUI !

Car nes das melhores procedências, cortes especiais, carvão, frios e diversos acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos assados e defumados (pernil, picanha, costela, frango).

Pça. Jaguaribe - DISK CARNES: 3664-4822 - 3662-1731 ou por e-mail: casadochurrasco1@bol.com.br


4

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA 20 de Setembro de 2013

www.jornaldecampos.com.br

A VOZ DO POVO

DENÚNCIAS DO FACEBOOK

TORNE

SUA RECLAMAÇÃO PÚBLICA!

JORNALDECAMPOS@UOL.COM.BR OU NO GRUPO JORNALCAMPOSDOJORDAO NO FACEBOOK WWW.FACEBOOK.COM/GROUPS/JORNALCAMPOSDOJORDAO/

Evelin Silva: Queria fazer uma denúncia de queimadas de lixo em residências ... diretamente na residência do Claudio ... Sei que é crime mas a fiscalização não vê isso, não procura se informar e muitos moradores não denunciam ou têm medo! Quando chamamos a pólícia ela não vem ou demora muito! E além da queimada de lixo têm a poluição do ar e danos graves a minha saúde e a saúde do meu filho, porque eu tenho asma e meu filho bronquite e esse ar poluído sem necessidade por causa da queimada ja me rendeu uma crise forte de asma e respiração com dificuldade do meu filho ... Sei que é crime o que posso fazer pra que isso não aconteça mais ??? Afinal ninguém merece ficar com crises de falta de ar por causa da falta de consideração das pessoas que não respeitam o próximo né ? .. ME AJUDEM

MIOPIA PÚBLICA

!

Kadu Schiavo: O correto é denunciar na Policia Ambiental, o policial vai fazer uma ocorrência e o denunciante tem que assinar o BO. Se houver reincidência o dono da casa pode pagar multa. Evelin Silva: ta ok mto obrigada! vou fazer isso pq já nao é a primeira vez q isso acontece e eu fui relevando mas agora não da mais ta piorando meus problemas de saúde e da saúde do meu filho também .... Gisele Paiva Alves: Podemos ajudar tirando fotos e publicando para que as pessoas que fazem isso se sintam envergonhadas e se toquem que estão faltando com o respeito com a natureza e as pessoas, vamos ficar de olho...

RELEMBRANDO PROBLEMAS QUE O PODER PÚBLICO NÃO CONSEGUE VER.

“Miopia é um distúrbio visual. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados”

LEI DA CIDADE LIMPA?

TERMÓMETROS, RELÓGIOS OU OUTDOOR?

Esses totens estão por todos os lados e a maioria presta um desserviço para a sociedade, pois quase sempre marcam horas e temperaturas erradas ou mesmo estão quebrados. Enfim, só servem mesmo para fazer propaganda, perdem sua finalidade principal que é a de mostrar horas e temperatura. Quem fiscaliza isso?

CLÍNICAS MÉDICAS Dr. Mauro Amâncio Di Agustino

Clínica Geral - UTI Móvel (para remoções) Diagnóstico por imagens - ECG - RX - Ultrassonografia Home Care (atendimento domiciliar) Atendimentos no Hospital S. Paulo (Convênios e Particulares)

Dr. Marcelo Faria

Ginecologia - Obstetrícia

Reprodução Humana (CRM-SP 44.188)

Telefones: (12) 3668-9010 - 9145-2527 - 7819-8900

Atende: Hospital S. Camilo p/ Convênios (Particulares: R$ 120,00) R. Ver. Agripino Lopes de Morais 101 - V. Matilde - Fone: 3668-9000

Dr. Marcelo De Fiore

Dr. Márcio Franchi Stievano

CIRURGIA PLÁSTICA Estética e Reparadora (CRM-SP 50.282) Atende: Hospital São Camilo - Convênios e Particulares (R$ 120,00) Rua Vereador Agripino Lopes de Moraes 101 - Vila Matilde Telefones: (12) 3668-9000 // (12) 9646-4404

Ortopedia - Traumatologia

(CRM-SP 75.455)

Atende no Hospital São Camilo - Convênios e Particulares (R$120,00) Rua Vereador Agripino Lopes de Moraes 101 - Vila Mathilde Telefones: (12) 3668-9001 // Cel: (12) 9784-7476


JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

20 de Setembro de 2013

FOTO: KADU SCHIAVO - ELEMENTO COMUNICAÇÃO

COMEÇA MAIS UMA TEMPORADA GASTRONÔMICA DA CERVEJA

5

ECONOMIA: COM MARCOS CINTRA OITO CHAVES PARA RESGATAR A POLÍTICA A reforma política foi o tema dominante durante o debate entre os candidatos à presidência do PT.

Restaurante Charpentier: Panceta assada na cerveja, com fundo de alcachofra e purê de ervilhas

O Grupo Cozinha da Montanha, que integra cerca de 30 destacados restaurantes de Campos do Jordão. realiza entre os dias 20/09 e 13/10 sua sexta edição da Temporada Gastronômica de Primavera. Motivados pela Primavera, que chega intensa, cobrindo a estância de flores, brinda jordanenses e turistas com a cerveja artesanal. Chefes habilidosos irão harmonizar seus cardápios com diversas variedades de cervejas especiais numa grande e animada festagastronômica. A temporada da Cerveja em Campos do

Jordão vai durar 23 dias, tempo para que os apreciadores dessa maravilhosa loira gelada (criada há mais de 7 mil anos, acredita-se, pelos povos da Mesopotânea) possam percorrer esse maravilhoso “Caminho da Boa Mesa” de Campos do Jordão. Pratos a base de massas, carnes, funguis, peixes e até fondues estão entre os pratos elaborados especialmente para mais este imperdível festival gastronômico na montanha. Para outras informações acesse o site: cozinhadamontanha@gmail.com Fonte: Assoc. Cozinha da Montanha.

Quem não é visto...

Não é lembrado! Jornal Campos do Jordão & Cia 24 anos prestando serviços e informando

Revista-Guia Encantos e Sabores

Há 6 anos a mais completa vitrine sobre Campos e região INFORMAÇÕES: (12) 3664-4368

Clínica Animais da Serra Dra. Daniela M. Cruz (CRMV-SP 12.264)

Clínica - Banho - Tosa Pet shop - Hospedagem Rua Brigadeiro Jordão nº 998 - Vila Abernéssia Fones: (12) 3662-5704 - 9725-0151 - 9775-5252

O atual presidente e também candidato, Rui Falcão, afirmou que “temos que fazer a reforma política...podemos ceder no acessório, mas não no essencial”. Em seu site o partido reafirma que defende mudanças profundas na política brasileira e quer criar a Campanha Nacional de Mobilização pela Reforma Política. O PT se manteve distante das principais demandas sociais ao longo dos dez anos de governo. Foi omisso na questão da reforma tributária e também no encaminhamento da reforma política. Preferiu se acomodar frente aos elevados índices de popularidade, alavancados pelo crescimento da economia, como se esse cenário fosse se perpetuar. A bonança econômica chegou ao fim e a população foi às ruas quando intuiu que era preciso algo novo. O PT tenta agora se ajustar aos recentes movimentos sociais propondo reformas que vem procrastinando desde 2003. A reforma política é crucial para o Brasil. O discurso do presidente do PT é oportuno para colocá-la na agenda da campanha eleitoral do ano que vem. A questão a ser destacada refere-se ao fato do petista ter dito que o partido não pode ceder no essencial. Mas, qual seria a essência do projeto que o PT considera ideal? O Brasil precisa de um tratamento de choque na política e na administração pública. Há anos proponho algumas diretrizes que julgo indispensáveis para uma reforma nos moldes que o País necessita. São elas: 1) financiamento exclusivamente público de campanhas eleitorais, para desestimular negociatas com financiadores privados; 2) voto distrital (preferencialmente misto) para aproximar o eleitor do eleito e proporcionar mecanismos mais eficientes de mútuo conhecimento e fiscalização; 3) radical redução dos cargos de livre provimento na administração pública, aqueles ocupados por pessoas indicadas por políticos e que não precisam de concurso, para assim manter uma burocracia administrativa profissional; 4) limitações na remuneração de cargos eletivos no Legislativo (vereadores, deputados e senadores), com radical redução (e até mesmo eliminação) de rendimentos fixos, mantendo apenas reembolsos de custos incorridos no exercício da função, para evitar a profissionalização da política;

“O PT se manteve distante das principais demandas sociais ao longo dos dez anos de governo. Foi omisso na questão da reforma tributária e também no encaminhamento da reforma política. Preferiu se acomodar frente aos elevados índices de popularidade, alavancados pelo crescimento da economia, como se esse cenário fosse se perpetuar”. 5) proibição de reeleições sucessivas também para o Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para estimular a rotatividade e evitar a acomodação dentro da atividade pública eletiva; 6) impedimento ao exercício de funções executivas por detentores de mandatos legislativos para garantir a plena independência entre os poderes; 7) obrigatoriedade de abertura automática dos sigilos fiscal e bancário de todos os candidatos a cargos políticos e de administradores públicos, independentemente de autorização judicial, para coibir a corrupção; 8) Permissão para candidaturas independentes. Estes são pontos essenciais para uma reforma política no Brasil. São aspectos que vão fortalecer a democracia e eliminar práticas ilícitas que dilapidam a ética no País. São mudanças necessárias para remodelar os parâmetros comportamentais da classe política brasileira. NOTA: Marcos Cintra é doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA), professor titular e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas. mcintra@marcoscintra.org / www.facebook.com/marcoscintraalbuquerque


6

CLASSIFICADOS - COMUNICADOS - EDITAIS

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

20 de Setembro de 2013 ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO DA ÁGUA SANTA

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Estado de São Paulo

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

PROJETOS DELIBERADOS NA 16ª SESSÃO ORDINÁRIA, REALIZADA EM 16 DE SETEMBRO DE 2.013.

O Presidente da Diretoria Executiva da Associação dos Moradores do Bairro da Água Santa, em Campos do Jordão/SP, no uso de suas atribuições estatutárias (arts. 14º, item “5”, 16º, itens “1” e “4”, dos Estatutos Sociais), e observado o que dispõe o art. 17 dos Estatutos Sociais CONVOCA os associados da ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO DA ÁGUA SANTA, para a Assembleia Geral Extraordinária a realizar-se em sua sede social provisória, sito na Estrada da Água Santa s/n, CEP:12460-000 (Escola Municipal do Bairro da Água Santa), no próximo dia 12 de outubro de 2013, às 15:00 horas em primeira convocação, com 2/3 (dois terços) de seus associados, ou 30 (trinta) minutos após, com qualquer número, a fim de deliberar sobre a seguinte

a) APROVADOS em única discussão e votação: 1 - VETO, protocolado nesta Edilidade sob o nº 2.691/13, aposto pelo Executivo Municipal ao Projeto de Lei nº 50/13 (contido no Autógrafo nº 38/13), de autoria dos Vereadores Claudemir da Silva e Salim Isaac Rachid, que determina ao Poder Executivo a proceder a vacinação de todos os servidores públicos da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, e dá outras providências. 2 - PROJETO DE LEI Nº 78/2013, de autoria do Executivo Municipal, que altera dispositivo da Lei nº 3.575, de 28 de junho de 2.013, e dá outras providências. b) APROVADOS em segunda discussão e votação:

ORDEM DO DIA

1 - PROJETO DE LEI Nº 55/2013, de autoria do Vereador Luciano Soares Honório, que dispõe sobre o planejamento familiar, esterilização voluntária por meio de procedimento cirúrgico de laqueadura tubária e dá outras providências. (EMENDA nº 2.054/2013 – Vereadores Luciano Soares Honório e Luiz Filipe Costa Cintra)

1 – Aquisição de imóvel (Chácara nº 187) no Loteamento “Chácaras da Água Santa” onde está localizada a mina de água que serve o Loteamento, com o rateio do valor da aquisição entre os associados, à proporção de R$1.500,00 para cada um dos associados, através de pagamento parcelado.

2 - PROJETO DE LEI Nº 72/2013, de autoria dos Vereadores Salim Isaac Rachid e Edimar Augusto da Silva, que dispõe sobre Programa de Capacitação dos Permissionários dos Espaços Públicos do Município de Campos do Jordão e dá outras providências.

2 – Assuntos de interesse geral. JOAQUIM DE OLIVEIRA MARQUES Presidente da Diretoria Executiva – Gestão 2013-2014

c) APROVADO em única discussão e votação: 1 - PROJETO DE LEI Nº 74/2013, de autoria do Vereador Claudemir da Silva, que dispõe sobre denominação de via pública.

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO

d) APROVADOS em primeira discussão e votação:

ATO DA MESA Nº 11/2013

1 - PROJETO DE LEI Nº 71/2013, de autoria do Vereador Gilmar da Silva Rios, que consolida a Legislação Municipal sobre alimentação escolar, no Município de Campos do Jordão, como um direito constitucional dos escolares e dever do Estado, e dá outras providências. (EMENDA nº 2.739/13 – Vereador Gilmar da Silva Rios) (EMENDA nº 2.832/13 – Vereador Edimar Augusto da Silva)

A MESA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO, no uso de suas atribuições legais, no exercício de seus cargos e usando das atribuições que lhe são conferidas por lei, Considerando, o Feriado do dia 01 de outubro “Dia de Santa Teresinha – Padroeira de Campos do Jordão”,

2 - PROJETO DE LEI Nº 73/2013, de autoria do Vereador Gilmar da Silva Rios, que institui o Programa Municipal de Saúde da Juventude – PROSAJ no Município de Campos do Jordão, e dá outras providências.

Considerando, que a data prevista para realização da 17ª Sessão Ordinária é no dia 30 de setembro de 2.013, Considerando, o disposto no Parágrafo Único do Artigo 104 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Campos do Jordão,

3 - PROJETO DE LEI Nº 75/2013, de autoria do Vereador Carlos Eduardo de Oliveira, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Campos do Jordão a Semana de Proteção aos Animais.

R E S O L V E: Artigo 1º - Considerar Ponto Facultativo na Secretaria da Câmara Municipal no dia 30 de setembro de 2.013 (segunda-feira).

4 - PROJETO DE LEI Nº 76/2013, de autoria do Vereador Carlos Eduardo de Oliveira, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais – CMPDA e dá outras providências.

Artigo 2º - Fica adiada a realização da 17ª Sessão Ordinária para o dia 02 de outubro de 2.013 (quarta-feira). Artigo 3º - Este Ato da Mesa da Câmara Municipal de Campos do Jordão entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

5 - PROJETO DE LEI Nº 77/2013, de autoria da Mesa da Câmara, que dispõe sobre autorização ao Poder Executivo Municipal para permitir-se o redirecionamento do recurso do duodécimo devolvido antecipadamente pela Câmara Municipal a serviços e atividades indicadas na forma e nos termos que menciona e dá outras providências.

Câmara Municipal de Campos do Jordão, aos 17 de setembro de 2.013. LUIZ FILIPE COSTA CINTRA Presidente SALIM ISAAC RACHID 1º Secretário

Câmara Municipal de Campos do Jordão, 17 de setembro de 2.013.

GILMAR DA SILVA RIOS 2º Secretário

HAMILTON VICENTE FERREIRA Chefe de Gabinete da Presidência

Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Campos do Jordão nesta data. Campos do Jordão, aos 17 de setembro de 2.013. HAMILTON VICENTE FERREIRA Chefe de Gabinete da Presidência

COMUNICADO CETESB Admir José de Souza Serralheria, torna público que recebeu da CETESB a Licença de Operação de nº 3003773 para Serralheria na Rua Felício Raimundo 280, Vila Jaguaribe, Campos do Jordão-SP - CEP 12460-000.

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO MUNICÍPIO: CAMPOS DO JORDÃO DEMONSTRATIVO DE APURAÇÃO DAS DESPESAS COM PESSOAL - PODER LEGISLATIVO PERÍODO DE REFERÊNCIA: 2º QUADRIMESTRE DE 2013

Esta planilha substitui a impressa incompleta, na edição 975

DESPESAS COM PESSOAL

Venctos.e Vantagens Fixas - Pessoal ativo Contratação Temporária Terceirização de Mão-de-Obra (art.18, pár.1º da L.R.F.) Remuneração de Agentes Políticos Encargos Sociais Inativos e Pensionistas Outras Despesas e Obrigações Despesas de Exerc.Anteriores Indenizações e Restituições Trabalhistas SUBTOTAL ( I ) DEDUÇÕES Indenização por demissões Incentivo à demissão voluntária Contribuição Servidores RPPS Contribuição Patronal RPPS SUBTOTAL ( II ) TOTAL LÍQUIDO ( I - II )

EVOLUÇÃO DA DESPESA LÍQUIDA NOS ÚLTIMOS DOZE MESES SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO

TOTAIS

140.432,75

137.688,61

130.959,21

216.791,27

143.140,27

125.770,59

113.799,59

113.799,59

118.199,59

113.799,59

112.536,42

113.812,90

1.580.730,38

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

37.384,83

37.384,83

37.384,83

37.384,83

54.000,31

54.000,31

54.000,31

54.000,31

52.615,69

54.000,31

54.000,31

54.000,31

580.157,18

38.219,33

38.064,18

35.960,96

101.414,46

5.149,12

41.082,08

34.113,02

36.350,51

36.350,51

36.656,02

36.350,51

37.265,97

476.976,67

7.632,00

7.632,00

7.632,00

7.632,00

8.248,00

8.248,00

8.248,00

8.248,00

8.248,00

8.248,00

8.248,00

8.248,00

96.512,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

5.698,58

0,00

90.265,55

45.760,86

1.853,92

0,00

0,00

0,00

0,00

11.427,57

0,00

155.006,48

223.668,91

226.468,20

211.937,00

453.488,11

256.298,56

230.954,90

210.160,92

212.398,41

215.413,79

212.703,92

222.562,81

213.327,18

2.889.382,71

0,00

5.698,58

0,00

90.265,55

45.760,86

1.853,92

0,00

0,00

0,00

0,00

11.427,57

0,00

155.006,48

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

1.321,83

1.321,83

1.321,83

2.643,66

1.321,83

1.321,83

1.321,83

1.321,83

1.321,83

1.321,83

1.321,83

1.321,83

17.183,79

1.321,83

1.321,83

1.321,83

2.643,66

1.321,83

1.321,83

1.321,83

1.321,83

1.321,83

1.321,83

1.321,83

1.321,83

17.183,79

2.643,66

8.342,24

2.643,66

95.552,87

48.404,52

4.497,58

2.643,66

2.643,66

2.643,66

2.643,66

14.071,23

2.643,66

189.374,06

221.025,25

218.125,96

209.293,34

357.935,24

207.894,04

226.457,32

207.517,26

209.754,75

212.770,13

210.060,26

208.491,58

210.683,52

2.700.008,65


JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

20 de Setembro de 2013

Campos do Jordão realiza “Primavera do Humor” O evento, que reunirá grandes expressões do humor nacional, acontece de 28/09 a 13/10. Figuras como Angelí, Maurício de Sousa, Falcão, Geraldo Magela, Laerte, os irmãos Chico e Paulo Caruso, Comida dos Astros, Be & Toven, entre outros estarão se apresentando em shows de stand-up comedy, além de shows musicais, exposições, mostra de cinema e literatura, espaços temáticos com grandes autores, instalações interativas, teatro, concursos, gincanas e palestras.

A “Primavera do Humor” é um evento organizado pelo jornalista e cartunista José Alberto Lovetro (JAL) e pela empresária e artista plástica Cristina Oguihara (Tina), com apoio da Prefeitura de Campos e da iniciativa privada. As inscrições para participação: humor@primaveradohumor.com, ou fones: (12) 99710-2660 / 99243-9630 e (11) 96950-9714. Outras informações no site: www.primaveradohumor.com. Fonte: Way Comunicações.

Programação - 28/9 a 13/10 - Últimas inscrições - vagas limitadas Pacotes (1 palestra + 1 Show) por apenas R$ 55,00 Dia 28 de setembro - palestras no Hotel Estoril Às 14h - Maurício de Sousa: Encontro com Maurício de Sousa Às 16h - Sidney Gusman: O humor nos quadrinhos de Maurício de Sousa Shows no Centro de Eventos Zé Italiano: Às 16h - Teatro infantil: Cajú e o livro mágico Às 20h - Show stand up com Rogério Vilela Às 22h - Show musical com Falcão Dia 29 de setembro - palestras no Hotel Estoril Às 14h - Rogério Vilela: Humor na internet Às 16h - Falcão: A música de humor na MPB Shows no Centro de Eventos Zé Italiano: Às 10h - Teatro infantil: Cajú e o livro mágico Às 17h - Show com Be & Thoven Às 19h - Show com Falcão Dia 05 de outubro - palestra no Hotel Estoril Às 14h/16h - Chico Caruso e Paulo Caruso: Humor gêmeo

7

Shows no Centro de Eventos Zé Italiano: Às 10h - Teatro infantil: Cajú e o livro mágico Às 20h - Show musical: Banquete da Comida dos Astros Às 22h - Show musical inédito: Paparicando Papas - Conjunto Nacional, formado por Chico Caruso, Paulo Caruso e Aroeira Dia 06 de setembro - palestras no Hotel Estoril Às 14h - Angeli - Encontro com Angeli e seus personagens Às 16h - Laerte - Laerte e o humor sem gênero Shows no Centro de Eventos Zé Italiano: Às 10h - Teatro infantil: A revolta do Rio Tietê Às 17h - Show musical: Banquete da Comida dos Astros Às 19h - Show musical: Paparicando Papas - Conjunto Nacional Dia 12 de outubro - palestras no Hotel Estoril: Às 14h - Carmem Moraes: Terapia do riso e Doutores da Alegria Às 16h - Iara Viana: O humor na Educação Shows no Centro de Eventos Zé Italiano: Às 16h - Teatro infantil: A revolta do Rio Tietê Às 20h - Show musical com Be & Thoven Às 22h - Show stand up com Geraldo Magela Dia 13 de outubro - palestras no Hotel Estoril Às 14h - Mesa redonda: O futuro do humor em vários segmentos Às 16h - Jal, Gual, Fernandes, Gilmar e Sonia Luyten Shows no Centro de Eventos Zé Italiano: Às 10h - Teatro infantil: A revolta do Rio Tietê Às 17h - Show musical: Homenagem aos 100 anos de Vinícios de Moraes c/ Grupo Pingo’água Às 19h - Show stand up com Geraldo Magela Ingressos: Todas as Palestras e Shows são vendidos separadamente Preços: R$ 60,00 inteira e R$ 30,00 meia entrada Pacote com 1 Palestra + 1 Show: R$ 55,00. Fonte: Way Comunicações.


8

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

20 de Setembro de 2013

SABE QUE FLOR É ESSA? MESMO ASSIM VAI FICAR DE FORA DA EDIÇÃO DE PRIMAVERA DE ENCANTOS E SABORES? UM VERDADEIRO CARDÁPIO NAS MÃOS DOS TURISTAS

VEM AÍ MAIS UM DELICIOSO ROTEIRO DE GASTRONOMIA COM AS DELÍCIAS DA REGIÃO

FLOR DE ALCACHOFRA

Encantos e Sabores Campos do Jordão  C

QUEM EXPERIMENTA NÃO SE ARREPENDE!

ANUNCIE!

AGENDE UMA VISITA DE NOSSA EQUIPE

(12) 3664-4368 | 99772-2285 | 99708-2151 | 99191-9673 WWW.ENCANTOSESABORES.COM.BR | REDACAO@ENCANTOSESABORES.COM.BR

976  

Jornal Campos do Jordão & Cia - Edção 976 de 20 de Setembro de 2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you