Page 1

JORNAL

CAMPOS DO JORDÃO & Cia

22 de Fevereiro de 2013 - Ano XXIII - nº 960 - Distribuição Gratuita

Verdes Vales

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão - SP Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: Gráfica ADC News - Tiragem: 7.000 exemplares

...

Editora Jornalística

Rua Santos Sanches recebe nova canalização

EDITORIAL: TELEFONIA DE MENTIRINHA Não basta crescer. Antes é preciso estar preparado e saber como fazê-lo. Em matéria de comunicação, Campos do Jordão está ficando cada vez mais à deriva. Saudades da velha Telesp e suas equipes de bons profissionais. Leia na página 2.

FOTO: SERGIO BIAGIONI

SOBE & DESCE Bastidores de Campos. Coisas que alegram e outras que incomodam muito turistas e contribuintes. Confira na página .

Iniciadas obras de recuperação da malha viária Bom o movimento no feriadão do Carnaval. Vem aí a Semana Santa e a pré temporada

Fugindo do calor excessivo e do corre-corre, sempre existente nesta época no litoral, milhares de turistas subiram a serra em busca de temperaturas mais amenas, conforto, boa gastronomia, paz e a tranquilidade que a montanha sempre oferece. Segundo dados colhidos junto ao comércio e a indústria do turismo em geral o movimento foi muito bom. Para a Semana Santa (28 a 31 de Março) o número de reservas no setor hoteleiro já é grande, com previsão de lotação no período.

PREFEITURA INICIA OPERAÇÃO TAPA BURACOS Apesar das chuvas incessantes, a Prefeitura de Campos deu início a todo um trabalho de recuperação emergencial das vias públicas. A já quase inexistente Rua Santos Sanches, em Vila Nossa Sra. de Fátima, está entre elas (foto ao lado). Leia na páginas 5. LEITORES E INTERNAUTAS Acompanhe e interaja na página do Jornal Campos do Jordão & Cia, no Facebook. Envie suas críticas, imagens e sugestões. Confira na página 7.

Tão importante quanto ler, PARTICIPE! é poder dar a sua opinião! Um novo jeito de participar e opinar sobre o desenvolvimento de Campos do Jordão O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO SEU BAIRRO? COMO MELHORAR NOSSA CIDADE? PARTICIPE! Par ticipe do grupo Jornal Campos do Jordão: www.facebook.com/groups/jornalcamposdojordao/


2

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

22 de Fevereiro de 2013

Telefonia de mentirinha

O povo sempre clama por modernização. Afinal, a alta tecnologia está aí ao alcance de todos, uma reivindicação lógica num mundo de mega transformações. Só que para crescer é preciso ter espaço e saber como utilizá-lo, senão é aquilo que a gente vê por todos os lados: montadoras crescendo e ruas enfartadas, entupidas de veículos; hospitais e PSs por todos os lados, mas sem equipamentos, médicos e salários dignos para os profissionais. E por aí vai, como no caso das comunicações. O Brasil está entre os três maiores consumidores de telefonia celular do mundo, e já lidera o setor em reclamações pela má qualidade na “prestação de serviços”. Como integrante de uma empresa no setor de comunicação, tomo como exemplo nossa editora, que conta hoje com cinco telefones fixos e nove celulares. Quatorze equipamentos no total, máquinas digitais que consomem altas somas de dinheiro no final do mês. Máquinas que deveriam cumprir seu papel principal (comunicar) mas que, invariavelmente, apresentam defeitos... Saudades da velha Telesp. Não possuía tanta modernidade, mas bastava ligar para reclamar e ouvia-se uma resposta. Os casos mais graves eram levados para um tal de Eng. Cortez. Grande profissional, era cortez como pessoa, competente e educado. Liderava equipes de grandes profissionais... Bons tempos, boas lembranças. Depois, a Telesp foi parar nas mãos da espanhola Telefonica. Um baque, pois a qualidade propagada crescia na medida dos problemas. Logo depois veio a Vivo e agora, pelo menos em Campos do Jordão, a coisa vai de mal a pior. Pior, você reclama e eles pedem 48 hs. para resolver seu problema técnico (gerado por eles, pelas tantas gambiarras espalhadas por armários óticos, dislans, mão de obra ruim, etc). Esta semana, dois telefones instalados em nosso escritório de Vila Natal ficaram mudos. Reclamamos. Quarenta e oito horas depois eles foram lá e botaram speed e os aparelhos para funcionar. Atestamos a nota de manutenção e eles foram embora. Uma hora depois os dois telefones estavam e continuam mudos. Que vergonha! Pior, ninguém fiscaliza direito e nem pune essa gente! Merda! Antonio Luiz Schiavo Júnior - schiavojr@uol.com.br

Verdes Vales

Nutricionista, Psicologia, Oftalmologia, Vascular, Clínica Médica, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Penumologia, Imunologia e mais os Exames de: ECG, Espirometria, Radiologia, Laboratorias e Pequenas Cirurgias. Telefone: (12) 3668-8300

Narcóticos Anônimos Se você quer parar de usar DROGAS a ajuda está perto de você! Ligue 24 horas (12) 9775-6779 Reuniões às 3ª e 5ª das 19h:30 às 21h.

SUBINDO

DESCENDO

Operação tapa buracos. Apesar de “quebrada”, a Prefeitura de Campos deu início a “Operação Tapa Buracos”. Além da falta de verba e até de crédito junto a diversas empreiteiras, as chuvas quase ininterruptas de verão também atrapalham bastante essas operações. Inicialmente os trabalhos estão sendo realizados nas principais vias públicas, estendendo-se aos bairros. Com início da estiagem, em março, o serviço de reparos nas vias públicas deverá atingir todas as vias não pavimentadas, impossíveis de se colocar maquinários durante o período de chuvas contínuas, com risco da situação se agravar ainda mais.

Coleta do lixo. O serviço de coleta de lixo continua ruim. A frequência de coleta é pequena, o que gera lixeiras transbordando, causando mau cheiro e atraindo insetos e roedores. Esse fato se agrava aos finais de semana, promovendo má imagem da cidade como um todo.

Inscrição para curso superior no IFSP Encerra-se nesta sexta-feira, dia 22/02, as inscrições para os cursos superiores de Matemática e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de São Paulo. Informações na Secretaria do campus Campos do Jordão - até o dia 22/02 Rua Mons. José Vita 280, Abernéssia. Saúde volta a respirar. Com Dr. Everaldo assumindo a pasta da Saúde e toda uma equipe técnica coesa e focada em mudar o rumo da história, a Saúde em Campos começa a dar sinais de recuperação. Outro alento é a presença do Dr. Marcelo Faria frente ao PS. Novos tempos!

Palácio Alto da Boa Vista. A sede de Inverno do Governo paulista em Campos, está aberta ao público para visitação. Lá podem ser vistos: obras de arte, porcelanas, peças de decoração e mobiliário antigo. Museu Felícia Leirner. O museu está montado ao ar livre junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas diversas esculturas com formações zoomórficas da renomada artista.

100 contribuintes devem 80 milhões para os cofres públicos! Em início de mandato, a nova administração encontrou dívidas superiores a 17 milhões de reais e cerca outros 110 milhões de valores em haver, oriundos de contribuintes inadimplentes (pessoas físicas e jurídicas). Muitas dessas dívidas remontam muitos anos e se somam a milhares de outras que estão emperradas em intermináveis processos jurídicos. Segundo o prefeito Guidoni, cerca 80% do total das contas em haver da Prefeitura de Campos do Jordão estão nas mãos de apenas 100 contribuintes inadimplentes. Enfim, com os cofres vazios e muitas dívidas quase impagáveis o jeito é cobrar. Mas cobrar pra valer Sr. Prefeito, e acabar com as tais anistias que não servem para nada e apenas irritam (e punem) os bons contribuintes que pagam suas contas em dia. Campos está com o chapéu na mão e muitas obras paradas em virtude de maus pagadores. Até quando vai essa impunidade?

Museu Casa da Xilogravura. Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica defronte a Igreja N. Senhora da Saúde. Não abre às 3ªs e 4ªs. Casa do Artesão. Na avenida de ligação entre as Vilas Capivari e Jaguaribe, defronte aos Bombeiros. Mostra permanente de trabalhos em madeira, como esculturas em placas, couro, metal e grande variedade de objetos de decoração. Expo Escritores de C. do Jordão: A Secretaria Municipal de Cultura de Campos do Jordão realiza, de 17/01 a 22/02, na Biblioteca Municipal Prof. Harry Mauritz Lewin, a II Exposição de Escritores de Campos do Jordão. Segundo Benilson Toniolo, Secretário de Cultura, o objetivo do evento é “contribuir para a valorização dos escritores jordanenses contemporâneos, expondo suas obras e aproximando-os do público leitor”. A entrada é franca.

Criticas e sugestões: redação@camposdojordaoecia.com.br

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão. Impressão: ADC NEWS - Av. Benedito Bento 131 - São José dos Campos-SP Redação: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fone: (12) 3664-4368 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ. Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor de Arte: Carlos Eduardo Camargo Aranha Schiavo E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem semanal: 7 mil exemplares

www.securitymaster.com.br

Consultas e exames particulares nas seguintes especialidades:

Editora Jornalística

Agenda Cultural

Sobe & Desce

SECURITY MASTER Monitoramento de Alarmes Venda - Instalação

Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia Fones: 3668-9898 // 3664-1750

M.C. Contabilidade

Manoel Carlos Monoo Pereira Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

- Assessoria Contábil

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc.

NOVO ENDEREÇO! R. João Rodrigues Pinheiro, 167 - Vila Abernéssia - Fones: (12) 3662-2774 3662-5686 - 3662-5994 - 3662-3412 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

DROGARIA CENTRAL Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade

Vantagens do Cartão Preferencial: Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00

Produtos com até 50% de desconto!

Pague em até 3 x Sem Juros!

Disk 0800.102.093 - 3662-5307

Faça-nos uma visita: Av. Januário Miráglia, 910 - Abernéssia


www.jornaldecampos.com.br

CIDADE

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA 22 de Fevereiro de 2013

3

Receita Federal publica regras para o IR 2013, base 2012 Entre os que devem declarar, estão contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 24.556,65 ou rendimentos isentos, “não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte”, acima dos R$ 40.000,00 A Receita Federal do Brasil publicou, nesta terça-feira (19), no “Diário Oficial” da União a instrução normativa 1.333, que define as regras do Imposto de Renda pessoa física 2013 (relativo ao ano de 2012). O documento determina quem é obrigado a declarar, quais os prazos e as multas. Rendimento tributável, por exemplo, é o salário. Rendimento isento ou não tributável pode ser uma indenização trabalhista. Também é obrigado a apresentar o IR quem investiu em ações ou tinha bens acima de R$ 300 mil em 2012. A declaração pode ser entregue pela internet. Apesar de estar em desuso, a Receita permite também o envio por disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. O prazo para declaração começa em 1º de março e termina em 30 de abril. Pela internet, a entrega pode ser feita até as 23h59min59seg de 30 de abril. Por disquete, o limite vai até o horário de expediente das agências bancárias, que varia conforme a cidade. A multa para quem entrega a declaração fora do prazo é de 1% ao mês. O valor mínimo é de R$ 165,74, e o máximo é de 20% do imposto devido. O programa para fazer a declaração estará disponível no site da Receita Federal a partir do dia 25 de fevereiro.

por exemplo) acima de R$ 24.556,65; 2 - recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte (indenizações, por exemplo), acima de R$ 40.000,00; 3 - obteve ganho de capital ao vender bens ou direitos ou investiu em Bolsas; 4 - em caso de atividade rural: a) obteve receita bruta acima de R$ 122.783,25; b) vá compensar, no ano-base de 2012 (a que se refere o IR 2013) ou depois, prejuízos de anos anteriores ou do ano-base de 2012; 5 - teve, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos de valor total superior a R$ 300 mil; 6 - passou a morar no Brasil em qualquer mês e nesta condição se encontrava em 31 de dezembro; 7 - optou pela isenção do IR do ganho de capital na venda de imóveis residenciais, por ter aplicado o dinheiro na compra de outro imóvel residencial, em até 180 dias a partir venda do imóvel original.

Está obrigado a declarar em 2013 o contribuinte que, em 2012, preencheu alguma das seguintes situações:

1 - enquadrar-se apenas na hipótese prevista no item 5 (possuir bens acima de R$ 300 mil) e que, se viver em sociedade conjugal ou união estável, tenha os bens comuns declarados pelo outro

1 - recebeu rendimentos tributáveis (salários,

Fica dispensado de fazer a declaração do I. R. o contribuinte que esteve numa das seguintes situações em 2012:

cônjuge ou companheiro, desde que o valor total dos seus bens privativos não passe de R$ 300 mil; 2 - que se enquadrar em uma ou mais das hipóteses dos itens 1 a 7, caso conste como dependente em declaração de outra pessoa física, na qual tenham sido informados seus rendimentos, bens e direitos. Obs.: Se quiser, a pessoa, mesmo desobrigada, pode apresentar a declaração. Modelo simplificado ou completo O contribuinte pode escolher o modelo completo ou o simplificado. Na opção pelo simplificado, é aplicado o desconto padrão de 20% (independentemente de gastos com saúde e educação, por exemplo). O limite para esse desconto de 20% é de R$ 14.542,60. Não pode escolher pelo modelo simplificado o contribuinte que compensar prejuízo da atividade rural ou imposto pago no exterior. Pagto. do imposto pode ser feito em 8 vezes Se a pessoa tiver imposto a pagar, pode dividir em até oito meses, desde que a parcela não seja menor que R$ 50,00. Imposto de valor menor que R$ 100,00 deve ser pago à vista. A primeira cota ou cota única deve ser paga até o prazo final da declaração (30 de abril). As demais cotas são pagas até o último dia útil de cada mês, acrescidas de juros conforme a Selic, até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% no mês do pagamento. Fonte: UOL/Inpresspni/Senac.

POLÍTICA: A sempre esquecida reforma política por Marcos Cintra*

Em fevereiro deste ano tomei posse como presidente do PRB (Partido Republicano Brasileiro) no Estado de São Paulo tendo como meta levar adiante o projeto do Imposto Único como alternativa para a reforma tributária. Outra proposta que vou discutir com a cúpula nacional do partido é o apoio à retomada do debate envolvendo a reforma política, medida fundamental para o País, mas que é sempre esquecida. Tenho me manifestado frequentemente em defesa de uma ampla reforma política e que esse processo seja capaz de fazer com que algumas pessoas deixem de ser políticos profissionais. Entendo que seguindo essa linha essa reforma poderia ser uma contribuição eficaz para combater a corrupção no Brasil. A política precisa de um tratamento de choque no País. É necessário muito rigor para exterminar a corrupção endêmica e os desmandos na vida pública brasileira. Nesse sentido, como venho dizendo há alguns anos, uma reforma política deveria ter como diretrizes os seguintes itens: 1) financiamento exclusivamente público

de campanhas eleitorais, para controlar o poder econômico e desestimular negociatas com financiadores privados de campanhas; 2) voto distrital (preferencialmente misto) para aproximar o eleitor do eleito e proporcionar mecanismos mais eficientes de mútuo conhecimento e fiscalização; 3) radical redução dos cargos em comissão de livre provimento na administração pública, aqueles ocupados por pessoas indicadas por políticos e que não precisam de concurso, para assim fortalecer a formação de uma burocracia administrativa profissional e estável; 4) eliminação da remuneração para o exercício de cargos eletivos no Legislativo (vereadores, deputados e senadores), aceitando-se somente o reembolso de custos incorridos no exercício da função, para evitar a profissionalização da política; 5) proibição de reeleições sucessivas também para o Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para estimular a rotatividade e evitar a acomodação dentro da atividade pública eletiva; 6) impedimento ao exercício de funções execu-

tivas por detentores de mandatos legislativos para garantir a plena independência entre os poderes; 7) obrigatoriedade de abertura automática dos sigilos fiscal e bancário de todos os candidatos a cargos políticos e de administradores públicos, independentemente de autorização judicial, para coibir a corrupção e inibir o apetite dos que entram na política por motivos inconfessáveis ou com passados duvidosos; 8) fidelidade partidária, para evitar que os parlamentares venais sejam cooptados em troca de apoio. O Brasil precisa empreender mudanças em sua estrutura política visando fortalecer o sistema democrático e eliminar práticas esclerosadas e ilícitas que dilapidam a ética e as finanças públicas. É imprescindível moralizar a máquina governamental brasileira em todos os níveis. Insisto em dizer que é preciso remodelar os parâmetros comportamentais da classe política do País. Nota: Marcos Cintra é doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA), professor titular e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas. mcintra@marcoscintra.org


JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

22 de Fevereiro de 2013

SAÚDE

Nova Vacinação contra Sarampo ESTADO REGISTRA CASO IMPORTADO DA DOENÇA; PACIENTE DE BAURU CONTRAIU DURANTE VIAGEM AOS ESTADOS UNIDOS COM O RETORNO DAS FÉRIAS DE VERÃO E O INÍCIO DO ANO LETIVO ESCOLAR, A SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO ORIENTA A POPULAÇÃO PAULISTA A COLOCAR EM DIA A VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO. O ESTADO DE SÃO PAULO JÁ REGISTROU O PRIMEIRO CASO IMPORTADO DA DOENÇA NESTE ANO. DE ACORDO COM INVESTIGAÇÃO DO CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA (CVE) DA SECRETARIA, TRATA-SE DE UM MORADOR DE BAURU, DO SEXO MASCULINO, DE 20 ANOS, COM HISTÓRICO DE VIAGEM PARA FLÓRIDA (EUA). O SARAMPO É UMA DOENÇA VIRAL ALTAMENTE TRANSMISSÍVEL. A CIRCULAÇÃO DO VÍRUS OCORRE EM DIFERENTES PARTES DO MUNDO, COMO A EUROPA, ÁSIA, OCEANIA E ÁFRICA. SOMENTE NESTE ANO, HÁ INFORMAÇÕES DE CIRCULAÇÃO INTENSA NO REINO UNIDO, CONGO, UGANDA E PAQUISTÃO. O ESTADO DE SÃO PAULO NÃO CONFIRMOU CASOS DE SARAMPO EM 2012. ALÉM DO INTENSO TRÂNSITO INTERNACIONAL, INTERESTADUAL E INTRAESTADUAL DE PESSOAS, A DIRETORA DO CVE, ANA FREITAS, AINDA RESSALTA QUE SÃO PAULO DEVE RECEBER EM JULHO CERCA DE 40 MIL JOVENS, VINDOS DE TODAS AS PARTES DO MUNDO, QUE PARTICIPARÃO DA JORNADA DA JUVENTUDE CATÓLICA. “POR ISSO É MUITO IMPORTANTE QUE TODOS MANTENHAM A SITUAÇÃO VACINAL ATUALIZADA. A VACINAÇÃO É A FORMA MAIS EFICAZ DE SE PREVENIR CONTRA O SARAMPO”, AFIRMA ANA. A VACINA TRÍPLICE VIRAL, USADA NA PREVENÇÃO CONTRA O SARAMPO, PROTEGE TAMBÉM CONTRA RUBÉOLA E CAXUMBA. NO CALENDÁRIO BÁSICO DE VACINAÇÃO, A PRIMEIRA DOSE É APLICADA AOS 12 MESES DE IDADE E UMA SEGUNDA DOSE ENTRE 4 E 6 ANOS DE IDADE. PARA AS PESSOAS ENTRE 7 E 19 ANOS DE IDADE RECOMENDA-SE QUE RECEBAM DUAS DOSES (COM INTERVALO DE 30 DIAS) E, ÀS PESSOAS ENTRE 20 E 50 ANOS, PELO MENOS UMA DOSE. AOS VIAJANTES QUE RETORNEM A SÃO PAULO A ORIENTAÇÃO É PARA FICAREM ATENTOS AOS SINTOMAS DO SARAMPO – FEBRE E EXANTEMA (MANCHAS AVERMELHADAS NO CORPO), ACOMPANHADOS OU NÃO DE TOSSE, CORIZA E CONJUNTIVITE. NESSES CASOS A RECOMENDAÇÃO É PARA PROCURAREM IMEDIATAMENTE UM SERVIÇO DE SAÚDE E EVITAR CONTATO COM OUTRAS PESSOAS ANTES DO ATENDIMENTO MÉDICO. FONTE: SEC. DE ESTADO DA SAÚDE DE S.P.

CARNAVAL 2013

Promovido a custo Zero O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social a custo zero para os cofres públicos. Coordenou o evento a Primeira Dama do Município, Juliana Cintra Guidoni, celebrando o primeiro contato da nova administração com a sociedade jordanense.

Escolas de samba, blocos e o povão nas ruas celebraram juntos o fim do jejum dos últimos tempos.

Turma da Mônica alegrou centenas de crianças durante evento em Abernéssia

FOTOS: SERGIO BIAGIONI

4

Banda, no melhor estilo Abbey Road agitou o Capivari, contaminando de alegria milhares de turistas que acabaram seguindo os blocos pelas ruas da cidade.


JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

22 de Fevereiro de 2013

5

OBRAS PÚBLICAS

Prefeitura inicia recuperação da malha viária Apesar da falta de maquinário e verbas, o prefeito Guidoni iniciou a recuperação emergencial da malha viária da cidade. As vias principais, pontos turísticos e regiões mais degradadas, como por exemplo, a Rua Santos Sanches, em Vila Nossa Senhora de Fátima, estão entre as prioridades.

Campos terá todo o esgoto coletado tratado pela Sabesp, que já instalou 80% dos tubos na cidade. As obras começaram em julho do ano passado e estão dentro do cronograma e a previsão de conclusão é no segundo semestre deste ano, a um custo de R$ 106 milhões. A Sabesp é a responsável pela obra, porém os serviços estão sendo executados pelo Consórcio Araucária, com supervisão da Secretaria Municipal de Obras.

FOTOS: SERGIO BIAGIONI

Campos do Jordão terá 100% dos esgotos tratados

Obras de canalização na Rua Santos Sanches

Segundo a Prefeitura, apesar das chuvas intermitentes, as obras na Rua Santos Sanches seguem aceleradas e deverão estar concluídas em março.

Trecho do Horto é o mais complexo para o trânsito Os serviços estão sendo finalizados, falta apenas o trecho da Av. Pedro Paulo (caminho do Horto Florestal). Em paralelo, continua a construção das estações elevatórias e da estação de tratamento. Portanto, não há como instalar as tubulações sem causar algum desconforto ao trânsito e aos munícipes. Aliado à complexidade da obra, ainda existem interferências como linha férrea, solo inadequado, córregos e o próprio trânsito, que não pode ser interrompido.

“Os métodos utilizados sempre prevêem a execução das obras dentro das normas técnicas e garantindo a segurança das pessoas além de tentar causar o mínimo desconforto às pessoas”, afirma o biólogo e gerente da Sabesp em Campos do Jordão, Fábio Okamoto Fagundes.

A obra na cidade prevê o assentamento de coletores tronco, que receberão os esgotos provenientes dos bairros e os encaminhará ao tratamento. Água de chuva deve ser coletada pela galeria de águas pluviais. Infelizmente alguns moradores direcionam as águas de chuva de telhados e quintais para a rede de esgoto. A Sabesp está iniciando um trabalho em parceria com a Prefeitura para identificar e notificar estes casos. Na primeira etapa, todas as residências que já possuem ligação de esgotos deverão ter o esgoto tratado (aproximadamente 10 mil imóveis). Estas casas estão localizados na região mais urbanizada da cidade. Já na segunda, prevê o assentamento de redes coletoras nos bairros já atendidos com água possibilitando a ligação de mais aproximadamente 5.000 imóveis na rede coletora, até 2016. A Estação de Tratamento de Esgotos está sendo construída na Av. Pedro Paulo, próximo ao Horto. Um investimento de R$ 106 milhões, com 7,8 Km de interceptores, 10 km de coletores e três

estações elevatórias. Este investimento permitirá o tratamento de 100% dos esgotos coletados. O sistema adotado é o de “lodos ativados” que oferece um serviço que causa o mínimo de impacto ao meio ambiente e incômodo aos moradores. Serão implementados sistemas de tratamento de odores e ruídos, aliados a outro de ultra-filtração (membranas filtrantes), utilizado na Europa, América e Ásia, que possibilitará um efluente final límpido e cristalino, segundo a Sabesp.

Prefeito Guidoni está otimista Apesar da falta de verbas e da extensão dos estragos provocados pelas chuvas e do mau estado em que se encontra a malha viária da cidade, Fred Guidoni revela estar bastante otimista com relação a eficiência da máquina administrativa montada por ele e nos convênios que está negociando com os governos estadual e federal. Fontes: Prefeitura/Paulo de Tarso/Sabesp.


6

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

22 de Fevereiro de 2013

COMUNICADOS - ATAS - EDITAIS COMUNICADO DE EXTRAVIO

MARCO AURÉLIO MONTEIRO GOMES, portador do RG n°final: 895 SSP e CPF n° final: 548-10. COMUNICA o extravio desde (23 JAN 2013) dos documentos (RG-CPF-CNH-OAB-CERT.NASC.-TÍTULO ELEITOR-CRLV-IRFPF 2012 + 5anos/ant.-Talões Cheque + Cartões ITAÚ e CX. EC. FED., Extratos e Saldos Bancários, etc), conf. BO n° 309/2013. ALERTA o Comércio, Empresas, Bancos, Financeiras, Cart. Reg. Imóv., Tab. Notas e Prot., etc. DECLARA não responsabilizar-se pelo uso indevido de tais documentos (De acordo c/Legisl. Bras.).

COMUNICADO DE EXTRAVIO

M. A. MONTEIRO GOMES POUSADA-ME, de CNPJ n°final: 94/0001-40. COMUNICA o extravio desde (23JAN2013) dos documentos (Cópias de Contrato Social, de Reg. Junta Comercial, de Cartão de CNPJ, de IRFPJe2012 + 5anos/ant.- Talões Cheque+Cartões CX. EC. FED., Extratos e Saldos Bancários, Boletos Banc., Cheques de Clientes, etc), conf. BO n°309/2013. ALERTA o Comércio, Empresas, Bancos, Financeiras, Cart. Reg. Imóv., Tab. Notas e Prot., etc. DECLARA não responsabilizar-se pelo uso indevido de tais documentos (De acordo c/Legisl. Bras.).

Câmara Municipal de Campos do Jordão Estado de São Paulo

EDITAL Nº 01/13 A Comissão de Licitação da Câmara Municipal de Campos do Jordão comunica a realização de Licitação na modalidade Tomada de Preços: Tomada de Preços nº 01/13 Objeto: Contratação de Empresa Especializada para Prestação de Serviços de Publicidade na Câmara Municipal de Campos do Jordão. Abertura: 22/03/13 – às 15h00min Retirada do Edital: 21/02/13 a 22/03/13 Horário: das 10h00 às 16h00 Endereço: Câmara Municipal de Campos do Jordão Rua Inácio Caetano – 490 – Vila Abernéssia Campos do Jordão – SP Informações Adicionais: 12-3668-9600 (Bruno/ Hamilton) COMISSÃO DE LICITAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO - SP

INDICADOR MÉDICO Dr. Marcelo Faria

Ginecologia - Obstetrícia Reprodução Humana (CRM-SP 44.188)

Atende: Hospital S. Camilo p/ Convênios (Particulares: R$ 100,00) R. Ver. Agripino Lopes de Morais 101 - V. Matilde - Fone: 3668-9000

Dr. Márcio Franchi Stievano

Ortopedia - Traumatologia

CRM-SP 75.455

Atende no Hospital São Camilo - Convênios e Particulares (R$100,00) Rua Vereador Agripino Lopes de Moraes 101 - Vila Mathilde Telefones: (12) 3668-9001 // Cel: (12) 9784-7476

Dr. Mauro Amâncio Di Agustino Clínica Geral - UTI Móvel (para remoções) Diagnóstico por imagens - ECG - RX - Ultrassonografia Home Care (atendimento domiciliar) Atendimentos no Hospital S. Paulo (Convênios e Particulares) Telefones: (12) 3668-9010 - 9145-2527 - 7819-8900

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO COMISSÕES PERMANENTES DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DO JORDÃO - EXERCÍCIO DE 2.013. COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO PRESIDENTE – Vereador Sebastião Aparecido César Filho RELATOR – Vereador Luciano Soares Honório MEMBRO – Vereador Edimar Augusto da Silva COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO PRESIDENTE – Vereador Gilmar da Silva Rios RELATOR – Vereador Carlos Eduardo de Oliveira MEMBRO – Vereador Claudemir da Silva COMISSÃO DE OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS, ECOLOGIA E ATIVIDADES PRIVADAS PRESIDENTE – Vereador Edimar Augusto da Silva RELATOR – Vereador Carlos Eduardo de Oliveira MEMBRO – Vereador Sebastião Aparecido César Filho COMISSÃO DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PRESIDENTE – Vereador Sebastião Antonio Bonifácio RELATOR – Vereador Paulo Francisco dos Santos MEMBRO – Vereador Luciano Soares Honório COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA PRESIDENTE – Vereador Orlando Sérgio Soares Fernandes RELATOR – Vereador Paulo Francisco dos Santos MEMBRO – Vereador Salim Isaac Rachid COMISSÃO DE TURISMO PRESIDENTE – Vereador Salim Isaac Rachid RELATOR – Vereador Claudemir da Silva MEMBRO – Vereador Gilmar da Silva Rios

quem não é visto não é lembrado!

Anúncios Classificados a partir de

R$ 15,00

(12) 3664-4368 / 3664-4385

CASA DO CHURRASCO SEUS MELHORES MOMENTOS EM CAMPOS DO JORDÃO COMEÇAM AQUI ! Car nes das melhores procedências, cortes especiais, carvão, frios e diversos acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos assados e defumados (pernil, picanha, costela, frango).

Pça. Jaguaribe - DISK CARNES: 3664-4822 - 3662-1731 ou por e-mail: casadochurrasco1@bol.com.br


JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

22 de Fevereiro de 2013

7

RECLAMAÇÃO DO LEITOR - JORNALISMO PARTICIPATIVO

Fotografe a rua do seu bairro e mostre para todos o que acontece por onde você trafega todos os dias. Abrimos este espaço de interatividade com você leitor, para que possa nos contar e tornar público com imagens o que está acontecendo em seu bairro. Pode ser uma denúncia, sugestão, divulgação de evento, fotos de natureza ou qualquer coisa que ache que mereça ser compartilhado com a população. Lembre-se, às vezes, tão importante quanto criticar é sugerir uma solução para um problema existente. Par ticipe do g r upo em “www.facebook.com/g r oups/jor nalcamposdojor dao/” RECLAMAÇÕES DO LEITOR

Floresta e Nova Suíça pedem Ajuda Reclama Gisele Paiva Alves (Facebook)

Boa tarde, moro na Rua 6, Floresta Negra, temos alguns problemas como, cavalos que ficam transitando nas ruas revirando os lixos e podendo causar acidentes de trânsito, nesta rua também estamos esperando o asfalto a mais de uma década. Quando chove forte entra água em algumas casas e a rua fica intransitável porque a água não tem vazão. Gostaríamos que a Prefeitura olhasse por nós com carinho. Obrigado.

Reclama Rubens Claudino (Facebook)

A Rua Engenheiro Dorival de Carvalho, em Vila Nova Suíça, está Abandonada. Faz 20 anos que estamos abandonados aqui. Fizeram asfalto até uma parte, mas pararam e esqueceram de nós. Além da lama, passa um córrego na beira da rua, com odor ruim e que pode transmitir doenças. Ele deveria encanado e seguir seu rumo corretamente. Já fizemos pedidos e assinaturas para a Prefeitura e não fomos atendidos. Precisamos de Ajuda!

Reclama Danilo Schiavett (Facebook)

Danilo reclama das condições em que se encontra a ‘ciclovia’, principalmente entre Capivari e Jaguaribe. O estado é lamentável: raízes estourando o asfalto e muitas poças d´água formadas pelas chuvas por todo trajeto... Ele lembra “que pela avenida é difícil trafegar com bicicletas, primeiro pelos motoristas que não as respeitam e, também, pela situação que se encontra o asfalto da cidade, cada vez mais estreitas ruas pelas inúmeras obras da Sabesp. Sou apenas mais um optando por outro meio de transporte, mas vejo que nem esta alternativa está resolvendo, devido a esses problemas na cidade.

Agradeço o contato e conto com a ajuda de vocês, que sempre estiveram à disposição da população jordanense! Atte. Danilo Schiavett.

O OUTRO LADO

A VERSÃO DA PREFEITURA Segundo a Prefeitura: Estamos apenas no início da gestão e há muito a fazer. Segundo informações colhidas junto ao órgão público, eles estariam realizando apenas obras emergenciais em áreas de alto risco em função das chuvas intermitentes que estão se abatendo sobre a região desde o fim do ano passado e que devem prosseguir até fins de março. Até lá as demais demandas estarão sendo levantadas e agendadas para terem início no período das secas. As obras mais complexas e onerosas terão que ser licitadas e isso demanda feitura de projetos, levantamento de custos e tempo legal (devido a Lei de Responsabilidade Fiscal), além da falta de dinheiro em caixa. Segundo o prefeito Fred Guidoni, a ex-prefeita teria deixado dívidas da ordem de 17 milhões de reais e mais os cofres da Prefeitura vazios...

Profª Maria Imaculada Abranches:

Como exercer a verdadeira cidadania? Muitas cicatrizes sociais, crises e tragédias são desencadeadas pela ausência de participação efetiva de cada morador para contribuir com órgãos públicos, principalmente pelo exemplo! Não basta olhar apenas para seu espaço doméstico, ou corporativo; é preciso olhar efetivo para o que se passa ao seu redor, e PARTICIPAR, estender os braços, ampliar sua visão, transformar-se em parceiro de quem administra, apresentar sugestões a serem compartilhadas aos estudos viáveis e necessários. Aferir necessidades, colocar-se no lugar do outro! Chega de “egos inflamados”! Vamos usar o valioso tempo dos maduros, deixar a displicência corporativa ou individual de lado, esquecer aquelas reuniões infrutíferas, onde desfilam sempre esses mesmos egos. Não temos mais tempo para pessoas que debatem apenas rótulos! VAMOS À ESSÊNCIA DA CIDADANIA, AO ESSENCIAL, sair da monotonia, abrir horizontes e participar com toques suaves da verdadeira cidadania. Os de boa fé acreditarão que algo mudará se cada um aprender a exercer cidadania consciente, sair detrás da trincheira do silêncio ou da vaidade, e colaborar com os governantes, participando positivamente para o sucesso de todos.

Envie para nosso grupo no Facebook “Jornal Campos do Jordão” ou por e-mail, as mais relevantes serão publicadas.

Classificados, ofertas e oportunidades de negócios R$ 170,00

Gerente p/ Pousada

Fotografia publicitária e projetos gráficos Suporte EQMAX VELOX AÇO CARBONO para bicicleta (12) 9708-2151

(12) 3664-4368 / 9191-9673 / 9708-2151

C/ referências. Oferecemos ótimo ambiente de trabalho e moradia. Candidatos devem enviar CV com foto para asantonini@terra.com.br

Bombas d’água usadas

FONES: Érika e Arthur (12) 8154-2767 / (12) 8111-0530

quem não é visto não é lembrado!

Vendo pedal wah Pedal Dunlop Crybaby Zw45 ( modelo Zakk Wylde) pouco uso, em perfeito estado e na caixa (12) 9108-9971

VENDO

Fiat Palio Fire economy 2012, 4 portas, vidro elétrico, desembaçador traseiro, Ar, Alarme de fábrica, auto falantes nas portas. Ótimo estado, única dona. IPVA 2013 e LICENCIAMENTO ok. R$ 23.300.

a partir de

R$ 50

,00

(12) 9772-2285 em horário comercial.

anúncios partir de

R$ 15 (12) 3664-4368 / 3664-4385 ,00

Cartão de visitas

1.000 unidades

R$ 120,00

Colorido e com verniz frente e verso

(12) 9708-2151

Motor Johnson 90HP

Ano 91, todo reformado. Acompanha: volante, comando e contagiros. R$ 5.000,00 - (12) 9772-2285 Estruturas Metálicas Usadas vendo Inf.: (12) 3664-1675.

ESTANTES DE AÇO (12) 3664-1675

www.fanalestantes.com.br


8

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

22 de Fevereiro de 2013

MAIS QUE UMA REVISTA, GUIA OU MAPA. SOMOS UM VETOR TURÍSTICO, TRABALHANDO PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DA SAZONALIDADE, DIVULGANDO CAMPOS DO JORDÃO NAS 4 ESTAÇÕES

E  S Campos do Jordão  C

ANUNCIE NA EDIÇÃO DE OUTONO! arquitetura e Decoração

CONSTRUTORAS, ARQUITETOS, DECORADORES MOSTRAM SEUS PROJETOS EM MATÉRIA EXCLUSIVA

Onde se Hospedar? Gastronomia

UM DELICIOSO ROTEIRO NORTEIA OS TURISTAS ATRAVÉS DE SUGESTÕES APRESENTADAS PELOS CHEFES DOS MELHORES RESTAURANTES DA CIDADE

Roteiros de Lazer e Cultura

O MAIOR ROTEIRO IMPRESSO DA CIDADE REÚNE DIVERSAS SUGESTÕES PARA VOCÊ APROVEITAR MELHOR SUA ESTADA EM CAMPOS DO JORDÃO E REGIÃO

DIVERSAS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM PASSANDO POR HOTÉIS, POUSADAS E RESORTS.

ANUNCIE!

AGENDE UMA VISITA DE NOSSA EQUIPE

(12) 3664-4368 | 9772-2285 | 9708-2151 | 9191-9673

WWW.ENCANTOSESABORES.COM.BR | REDACAO@ENCANTOSESABORES.COM.BR

960  

Edição 960 do Jornal Campos do Jordão & Cia, de 22 de Fevereiro de 2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you