Page 1

JORNAL

CAMPOS DO JORDÃO & Cia

11 de Janeiro de 2013 - Ano XXIII - nº 958 - Distribuição Gratuita

Verdes Vales

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão - SP Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: Gráfica ADC News - Tiragem: 7.000 exemplares

...

Editora Jornalística

Governo Guidoni imprime novo ritmo Jordanenses e turistas apostam em novos rumos e dias melhores

EDITORIAL RESSURGIR DAS CINZAS Assim como na lenda da Phoenix, Campos luta para sair do marasmo, virar a página e iniciar um novo rumo. Leia na página 2. POPULAÇÃO COBRA Ex-prefeita não concede entrevista prometida. Assim, o público leitor fica com as diversas versões, explicações, dúvidas e desculpas já conhecidas. Leia na página 3. ENTREVISTA COM FRED Prefeito Fred Guidoni recebe reportagem em seu gabinete e manifesta primeiras opiniões sobre os desafios que terá pela frente. Leia nas páginas 4 e 5.

FOTO: KADU SCHIAVO

LEITORES E INTERNAUTAS Acompanhe e interaja na página do Jornal Campos do Jordão, no Facebook. Envie suas críticas, imagens e sugestões. Página 7.

Com quatro vezes mais votos que a ex-prefeita Ana Cristina, Fred Guidoni passa a ser a bola da vez e nele, jordanenses e turistas apostam suas fichas para uma mudança radical na forma de governar Campos do Jordão, uma das estâncias de turismo mais queridas e badaladas do Brasil. Descontentes com a administração fraca que deixa o poder, apesar de alguns esforços pontuais, a sociedade jordanenses quer medidas saneadoras técnicas e rápidas em todos os setores, a começar pelos mais críticos: Turismo, Saúde, Serviços Públicos, Segurança, Habitação, Cultura e Educação.

CHUVAS E ESTRAGOS Chuvas que se abateram durante a semana, principalmente nesta quinta (10) alagaram regiões próximas ao Rio Capivari e fizeram muitos estragos por toda cidade. Defesa Civil está de prontidão. Confira na página 8.

Tão importante quanto ler, PARTICIPE! é poder dar a sua opinião! Um novo jeito de participar e opinar sobre o desenvolvimento de Campos do Jordão O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO SEU BAIRRO? COMO MELHORAR NOSSA CIDADE? PARTICIPE! Par ticipe do grupo Jornal Campos do Jordão: www.facebook.com/groups/jornalcamposdojordao/


2

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

11 de Janeiro de 2013

Ressurgir das cinzas! A velha e fascinante lenda da Phoenix, a águia que ressurge das cinzas, pode ser lembrada hoje, por analogia, quando o tema é Campos do Jordão. Não é fácil criticar abertamente alguma coisa que se ama, mas a atual situação de Campos não deixa alternativa. A estância mais alta e uma das mais queridas do Brasil padece com sequências de anos de maus tratos. Costumo dizer que “poucos fizeram muito e que muitos fizeram pouco por ela”. Por minha ótica, bastante crítica, vejo uma cidade quase sem personalidade, tamanho o estrago cultural imposto à ela nos últimos tempos por gurus mal preparados. Mas não estamos aqui para criticar este ou aquele administrador e seus séquitos de assessores, muitos que nunca reuniram capacidade técnica para exercer cargos de tamanha envergadura e importância: são as tais dívidas de campanhas que sempre nos é empurrado goela abaixo. Campos do Jordão está virando mais uma página, mais um capítulo do brilhante livro de sua História. Nele é preciso que se imprimam novas cores, se lhe dê novos sentidos, fazê-lo reavivar sua personalidade, a alegria de servir e viver que a tornou célebre. Aos que acabam de assumir o comando da cidade, Fred e Juliana, o vice Marcelo, assessores e aos treze vereadores que tomaram posse no Legislativo, externo o que ouço de nossos leitores e internautas (cidadãos comuns, estudantes, funcionários públicos, aposentados, empresários, turistas e admiradores) que acompanham há mais de 23 anos o Jornal Campos do Jordão & Cia e há mais de cinco anos nosso guia Encantos e Sabores, nossos melhores votos de sucesso no árduo trabalho que terão pela frente. Vamos nos unir, trabalhar e deixar nossa Campos seguir seu caminho natural de onde nunca deveria ter saído, evidenciando suas belezas naturais, seu clima invejável, sua veia artística e cultural nata e nossa receptividade que a torna ainda mais querida. Sejam muito bem vindos a bordo e que a jornada que agora se inicia seja eficiente e leve. Antonio Luiz Schiavo Júnior - schiavojr@uol.com.br

Verdes Vales

Nutricionista, Psicologia, Oftalmologia, Vascular, Clínica Médica, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Penumologia, Imunologia e mais os Exames de: ECG, Espirometria, Radiologia, Laboratorias e Pequenas Cirurgias. Telefone: (12) 3668-8300

Narcóticos Anônimos Se você quer parar de usar DROGAS a ajuda está perto de você! Ligue 24 horas (12) 9775-6779 Reuniões às 3ª e 5ª das 19h:30 às 21h.

SUBINDO

DESCENDO

Solenidade de posse. Poucas vezes registrou-se em Campos do Jordão solenidade de posse administrativa com tamanho clamor popular. O evento solene, realizado no Auditório Cláudio Santoro, mostrou que a sociedade está coesa e se mostra otimista com a nova geração de administradores, tanto no Executivo como no Legislativo. Com o Auditório literalmente lotado (mais de 1.100 presentes), como em evento de abertura de Festival, Fred Guidoni e Marcelo Padovan (prefeito e vice) acompanhados de suas esposas recepcionaram festivamente seus convidados à porta do teatro.

Calote anunciado. Em recente reportagem publicamos que fornecedores e prestadores de serviço da Prefeitura de Campos do Jordão corriam risco de ficar sem receber. Ato contínuo recebemos críticas severas da administração anterior e de alguns de seus assessores diretos, “pois estaríamos questionando os atos daquele órgão público quanto à sua responsabilidade de honrar compromissos”. E o que já se esperava e fora anunciado em nossa reportagem não demorou acontecer. São servidores contratados, fornecedores e empresários que investiram e que acreditaram na lizura que deveria haver e ficaram a ver navios. Soubemos por fontes da própria Prefeitura que até o funcionalismo, por pouco, não ficou sem o sagrado pagamento. Encastelados em seus prédios de papel (que passaram a não valer mais nada a partir de 1º de janeiro), os responsáveis não atendiam mais ninguém nos últimos dias do ano. Uma vergonha para um município que leva título de “Suíça brasileira” e uma humilhação para quem prestou serviço, vendeu, trabalhou e não levou, muitos correndo risco de ainda ter mais prejuízos pela demora. O Brasil é um país riquíssimo em leis. São normas e regras que adornam livros, a Constituição e que nem sempre são cumpridas. Pior, impunemente. Os cidadãos de bem deste país merecem mais respeito.

Movimento de turistas. Calor intenso e superlotação nas praias refletiu positivamente no turismo em Campos do Jordão. As festas de fim de ano registraram bom movimento, chegando a surpreender alguns setores pouco otimistas, face aos decepcionantes rumos do turismo nos últimos tempos. Vem aí o “Guia Encantos e Sabores Verão”! Comemorando cinco anos de circulação, com tiragem anual de 100 mil exemplares, ele chega neste mês de janeiro com muitas novidades. Saiba como participar e associar marca e imagem de sua empresa com a maior vitrine de Campos do Jordão e Região. Saiba mais na página 8.

Palácio Alto da Boa Vista. A sede de Inverno do Governo paulista em Campos, está aberta ao público para visitação. Lá podem ser vistos: obras de arte, porcelanas, peças de decoração e mobiliário antigo. Museu Felícia Leirner. O museu está montado ao ar livre junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas diversas esculturas com formações zoomórficas da renomada artista. Museu Casa da Xilogravura. Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica defronte a Igreja N. Senhora da Saúde. Não abre às 3ªs e 4ªs. Casa do Artesão. Na avenida de ligação entre as Vilas Capivari e Jaguaribe, defronte aos Bombeiros. Mostra permanente de trabalhos em madeira, como esculturas em placas, couro, metal e grande variedade de objetos de decoração. Expo Escritores de C. do Jordão: A Secretaria Municipal de Cultura de Campos do Jordão realiza, de 17/01 a 22/02, na Biblioteca Municipal Prof. Harry Mauritz Lewin, a abertura da II Exposição de Escritores de Campos do Jordão. Segundo Benilson Toniolo, Secretário de Cultura, o objetivo do evento é “contribuir para a valorização dos escritores jordanenses contemporâneos, expondo suas obras e aproximando-os do público leitor”. A entrada é franca.

Criticas e sugestões: redação@camposdojordaoecia.com.br

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão. Impressão: ADC NEWS - Av. Benedito Bento 131 - São José dos Campos-SP Redação: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fone: (12) 3664-4368 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ. Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor de Arte: Carlos Eduardo Camargo Aranha Schiavo E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem semanal: 7 mil exemplares

www.securitymaster.com.br

Consultas e exames particulares nas seguintes especialidades:

Editora Jornalística

Agenda Cultural

Sobe & Desce

SECURITY MASTER Monitoramento de Alarmes Venda - Instalação

Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia Fones: 3668-9898 // 3664-1750

M.C. Contabilidade

Manoel Carlos Monoo Pereira Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

- Assessoria Contábil

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc.

NOVO ENDEREÇO! R. João Rodrigues Pinheiro, 167 - Vila Abernéssia - Fones: (12) 3662-2774 3662-5686 - 3662-5994 - 3662-3412 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

DROGARIA CENTRAL Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade

Vantagens do Cartão Preferencial: Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00

Produtos com até 50% de desconto!

Pague em até 3 x Sem Juros!

Disk 0800.102.093 - 3662-5307

Faça-nos uma visita: Av. Januário Miráglia, 910 - Abernéssia


CIDADE

www.jornaldecampos.com.br

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA 11 de Janeiro de 2013

3

População de Campos espera muito da nova administração

A expectativa é muito grande, assim como serão as cobranças ao longo dos próximos anos. Não apenas por parte dos jordanenses, mas também dos milhares de turistas que a frequentam, de propriedades de imóveis na estância, além de emprendedores que tentam, há anos, investir em Campos nos mais diversos setores. A verdade é que Campos do Jordão precisa urgente de um tratamento de choque. Saúde, Turismo, Moradia e Segurança Pública estão entre os setores mais deficitários. Além disso a cidade carece de uma reurbanização completa. Praças, jardins, próprios municipais, ruas, avenidas e até as calçadas precisam ser recuperados e remodelados dentro dos padrões modernos de segu-

rança, permitindo tráfego à todos, em especial portadores de deficiências físicas, crianças e idosos. As tantas obras inacabadas necessitam ser retomadas: Mercado, Gazebo, Centro de Eventos, entre outros próprios municipais cujas obras se arrastam há anos. Vias públicas em estado precário, muitas intransitáveis precisam ser recuperadas, dando aos cidadãos contribuintes o sagrado direito de ir e vir. Vale destacar que muitas dessas vias ficaram simplesmente abondanadas. Há que diga propositalmente e por interesses mesquinhos. Inconformada, a população deu um basta nas urnas. Fred Guidoni (PSDB) foi eleito com 31,27% dos votos contra 7,89% (4º lugar) da então prefeita Ana Cristina.

FOTO: SCHIAVO JUNIOR

Decepcionada com o marasmo e os rumos sombrios que a cidade tomou nos últimos anos, os eleitores jordanenses mostraram nas urnas seu completo descontentamento

Este espaço estava reservado para que a ex-prefeita Ana Cristina (PPS), concedece entrevista ao jornal (entrevista essa confirmada por ela e seu marido e então secretário de Turismo Tércio Laurelli) para falar sobre sua gestão, obras realizadas e as inacabadas, as contas de 2010 reprovadas pelo Tribunal de Contas, as dívidas da Prefeitura (estimadas em R$ 15 milhões), entre outros assuntos, mas não atenderam mais nossos contatos e nem retornoram nossas ligações. A página foi virada e nossa pauta daqui para frente será acompanhar os gestores que acabam de assumir o Executivo e o Legislativo em Campos do Jordão.

POLÍTICA: Figueiredo e o cheiro de cavalo por Dirceu Cardoso Gonçalves* No dia 21 de agosto de 1978, o general João Batista Figueiredo, indicado para suceder ao também general Ernesto Geisel na presidência da República, pronunciou um discurso populista, nas dependências de um clube em Araçatuba (SP). Iniciava ali sua jornada que terminaria ao devolver o poder aos civis. Oficial de cavalaria, ao sair do prédio foi indagado por um jornalista que tentava fazer o contraponto: “O cheiro do povo, como o senhor está sentindo?” “Para mim era melhor o cheirinho de cavalo, o cheirinho de cavalo é melhor” – respondeu, sem pensar na repercussão das palavras na sua nova posição, e arrematou com franqueza e simplicidade: “São 43 anos (de cavalaria), você não quer que de um dia para o outro em mude? Nun dá!”. Naquele dia, o general – que servira em delicadas posições políticas e de inteligência desde antes da instalação do regime de 64 - estava mudado. Já havia até bebido cachaça (da boa!) oferecida pelo prefeito de uma cidade vizinha. Na sua nova trajetória, produziria muitas frases de efeito, típicas de quem havia sido escolhido para encerrar um ciclo. “Vou

fazer deste país uma democracia e se alguém for contra eu prendo e arrebento”, talvez seja a mais célebre delas. No dia seguinte ao episódio do cavalo, ainda percorrendo o interior paulista, Figueiredo se tornaria duro com os jornalistas, pois não imaginava que aquela conversa ganharia tanta repercussão. Seu governo foi atribulado. Teve de enfrentar os que queriam abertura imediata e, dentro do próprio regime, os que não queriam nenhuma abertura. Fez seu papel e, no final, demonstrando cansaço, além dos problemas de saúde, pediu: “agora me esqueçam!”. Suas citações, no entanto, ficaram para a história. O “rei” Pelé também tem a sua frase pontual. “Vamos proteger as criancinhas”, dita no dia 19 de novembro de 1969, quando fez o milésimo gol. Ele próprio, mais tarde explicaria que não se tratava de uma campanha, mas de uma mera lembrança sua de uma cena vista meses antes, quando algumas crianças tentavam roubar um carro. A repercussão foi grande, mas lhe renderia críticas, anos depois, quando teve problemas com os próprios filhos.

O meia armador da Seleção campeã de 70, Gerson, foi outro que pagou caro pelo que disse. Em 1976, ao gravar o comercial do cigarro Vila Rica, jamais poderia imaginar-se criando aquilo que seria a negativa “Lei de Gerson”, praticada por aqueles que “gostam de levar vantagem em tudo” e adotada como símbolo dos que fazem corrupção e espertezas. Tanto o jogador como o produtor do comercial garantem que a idéia era exclusivamente alavancar a venda do cigarro. Certamente, você, leitor, conhece outros casos como os acima, onde a comunicação escapa ao propósito. Eles existem aos milhares e podem causar dor-de-cabeça ou até manchar a reputação do autor. Não será de se estranhar se, em pouco tempo, surgirem novas interpretações e importantes revelações para as frases “Nunca antes nesse país...” e “eu não sei...”. Lula deve manter suas barbas de molho... Dados do autor: Tenente-PM Dirceu Cardoso Gonçalves é dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) aspomilpm@terra.com.br


4

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

11 de Janeiro de 2013

Novos rumos para Campos do Jordão Para Fred: “políticas públicas equivocadas e mal sucedidas, afastaram nossa cidade da sua vocação” O desgaste na imagem da cidade vem ocorrendo há mais de uma década. Os fatos que levaram a esse quadro preocupante são diversos e bastante conhecidos de todos. São responsáveis pela evidente estagnação e até retrocesso em alguns setores como saúde e turismo, e que afetam a sociedade e o comércio como um todo. Esta semana nossa reportagem esteve presente ao gabinete do prefeito recém empossado Frederico Guidoni para uma entrevista exclusiva. De forma clara ele reiterou sua determinação em executar um leque de medidas saneadoras que serão tomadas visando alcançar seus objetivos e planos amplamente divulgados durante a campanha para recolocar a estância no caminho de sua vocação. “Vou perseguir incansavelmente cada um desses objetivos, vamos cumprir todas nossas metas estabelecidas”, declarou Fred, durante a entrevista realizada na semana que passou. Sobre seu quadro de secretários e assessores Fred diz:

“Montamos um quadro de assessores eminentemente técnicos, pessoas capazes e devotadas ao trabalho e que irão nos auxiliar muito na tarefa de retomar o crescimento ordenado de nossa cidade”. Perguntado sobre a impressão que teve sobre a máquina administrativa que acaba de assumir o comando, Fred declarou que ainda não possui, como gostaria de ter, todas as informações sobre a Prefeitura, como patrimônio (frota de veículos, manutenção dos próprios públicos etc) além da real situação econômica e financeira para poder realizar uma análise concreta, “deveremos ter todos esses dados nos próximos dias, mas sabemos que teremos muito trabalho pela frente”. Dados extraoficiais colhidos junto ao setor administrativo apontam que a nova administração deverá assumir um passivo (dívidas diversas a fornecedores, prestadores de serviços, com o Estado e a própria União) entre 12 e 15 milhões de reais. Portanto, cerca de

o dobro do que a ex prefeita Ana Cristina herdou do prefeito que a antecedeu, João Paulo Ismael. Enfim, são dados que ainda serão apurados nos próximos dias. TURISMO Sobre o Turismo, única pasta ainda sem secretário, o Prefeito deixou claro que devido a sua complexidade e situação em que se encontra, chama para si as primeiras medidas emergenciais a serem tomadas.

“Deveremos nomear um secretário de comprovados conhecimentos na área dentro de aproximadamente um mês, até lá assumo interinamente toda a responsabilidade sobre a pasta”, Afirmou também que será feita uma grande reestruturação na secretaria e não discartou a possibilidade de uma mulher assumir a pasta. ABAIXO ALGUNS TRECHOS DO DISCURSO DO PREFEITO QUE CHAMARAM ATENÇÃO DO PÚBLICO PRESENTE:

“O passado sanitário foi gradativamente substituído, com o mesmo sucesso, pelo turismo de lazer. A arquitetura tardia, inspirada em construções do norte europeu, presente em dezenas de hotéis, pousadas e casas que ilustram as principais revistas especializadas do país, conferiu à cidade lugar de destaque no cenário nacional e internacional. Campos do Jordão virou o destino mais procurado do país para o turismo de inverno. Inúmeras famílias construíram casas de veraneio em nossa cidade, muitas das quais a adotaram como segundo lar. Outras até optaram em se mudar para cá. Vários prêmios de turismo foram conquistados por nossa estância, o que acabou por inspirar outras cidades do gênero em todo o

Não prometo ser o infalível. Sou humano e tenho ciência de vou errar e acertar, mas nunca, jamais desistir de ser um prefeito presente na vida dos cidadãos, honesto, justo, transparente e democrático.

No discurso de posse Fred falou que vai “Dar início a um novo tempo, um jeito novo de governar, moderno, atual, profissional, participativo” país a seguirem nossos exemplos. Natais inesquecíveis, festas memoráveis, festivais de música reconhecidos internacionalmente. No entanto, políticas públicas equivocadas e mal sucedidas, afastaram nossa cidade da sua vocação. As atitudes republicanas que construíram as glórias do passado ficaram cada dia mais escassas nos últimos tempos, o que afastou por completo a população de seus governantes. Cito os valores republicanos porque são eles os pilares da boa política e que devem prevalecer em nosso País. São eles que devem ser praticados em nossa cidade e que sem duvida serão as molas propulsoras do desenvolvimento que moldarão e formatarão o início da nova Democracia Participativa Jordanense. Note-se claramente que esta é uma demanda que nasceu da vontade popular nas últimas eleições e que cabe a cada um de nós alimentar, ceivar e ajudar a crescer. Gostaria de citar o padre jesuíta Simão de Vasconcelos, um dos maiores historiadores da chamada América Portuguesa, biógrafo do Padre José de Anchieta que em 1663, muito antes da República, escreveu criticando os costumes daquela época que assolavam o desenvolvimento e o crescimento da sociedade: “Nenhum homem nesta terra é republico, e nem vela nem trata do bem comum, senão cada um do seu particular”. É deste comportamento descrito num período de crise que devemos nos distanciar. É destas

práticas individualistas, muitas vezes ditatoriais, que impõe o medo como forma de governar que devemos deixar no passado para crer na igualdade civil, sem distinções de qualquer natureza. A lei é a garantia da liberdade e o Estado não é uma extensão da casa de ninguém ou um clube amigos que privilegia seus sócios. É chegada a hora de repudiarmos práticas patrimonialistas, clientelistas, paternalistas, nepotistas, corporativistas e mensaleiras. O Estado existe para administrar os recursos públicos em favor da coletividade e não em beneficio de alguns. A Administração Pública precisa ser pautada pela legalidade, impessoalidade, moralidade, transparência, publicidade e eficiência dos atos de seus gestores, que se diga, são escolhidos pelo povo para representá-los”.

Em outro trecho Fred Guidoni destaca alguns dos principais desafios que serão encontrados pelo caminho:

“Assumo a Prefeitura de Campos do Jordão ciente de que o cenário é o mais adverso possível, com sérios problemas estruturais para resolver nos próximos anos. Dívidas acumuladas, reduzida capacidade de investimento, desemprego, violência, infraestrutura deficitária, o turismo - nossa principal atividade econômica em baixa, e a constante desvalorização do ser humano, entre outros problemas, ameaçam a nossa qualidade de vida. Mas, sobre tudo isso, tenho


JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

5

FOTOS: KADU SCHIAVO

11 de Janeiro de 2013

Cerca de 1.100 pessoas prestigiaram a Solenidade de Posse do Executivo e do Legislativo, dia 1º, no Auditório Cláudio Santoro a dizer: eu não me intimido. Sinto-me desafiado, disposto a mudar a história e a resgatar o brilho do passado, preparando nossa cidade para o futuro.

“O maior desafio é o de resgatar a credibilidade de nossos políticos, o orgulho do nosso povo e fazer a população voltar a acreditar no potencial da nossa estância.” Digo a vocês: É hora de rompermos com as diferenças político partidárias do passado. É o momento de toda sociedade civil constituída e organizada, as associações, igrejas, entidades de classe, conselhos, organizações governamentais do terceiro setor, empresários, poderes executivo, legislativo e judiciário, darem as mãos e formarem uma corrente do bem para que possamos trabalhar todos juntos entorno de um projeto comum.

“Devemos fundar o PCJ – Partido de Campos do Jordao, onde a participação de todos aqueles que verdadeiramente amam esta cidade será legitimada pela vontade de servir.”

Mais do que isso, é a criatividade da nossa gente que fará surgir as oportunidades. Os problemas não se resolvem da noite para o dia, por isso é importante estarmos próximos uns dos outros e participarmos dos processos de reconstrução de maneira ativa e altiva. Como Governante estarei próximo a vocês, ouvirei a população e darei atenção às suas necessidades. Somente assim conduziremos nossa cidade ao patamar de destaque que lhe cabe. Convoco a todos a estarem comigo nesta luta. Somos um povo guerreiro, somos um povo vencedor. Não prometo ser o infalível. Sou humano e tenho ciência de vou errar e acertar, mas nunca, jamais desistir de ser um prefeito presente na vida dos cidadãos, honesto, justo, transparente e democrático. E este é o novo jeito de governar propagado durante a campanha eleitoral e que nos trouxe até aqui.

MUDANÇAS APARENTES:

A prefeitura criou uma página no facebook onde começou a divulgar algumas atividades da nova equipe, isso demonstra transparência e vontade de trabalhar. Em menos de uma semana quase 700 pessoas já acompanhavam a página, muitas delas fazendo diversas reclamações de problemas em seus bairros. Parabéns pela iniciativa!

EXECUTIVO E LEGISLATIVO DE MÃOS DADAS

Um pacto de união com propósito bem definido: virar a página e mudar o rumo da História

Fred cumprimenta o Presidente da Câmara Filipe Cintra Mesa Diretora da Câmara Municipal para o Biênio 2013/2014 Presidente - Luiz Filipe Costa Cintra - PHS Vice-presidente - Carlos Eduardo de Oliveira - PTN 1º Secretário - Salim Isaac Rachid - PC do B 2º Secretário - Gilmar da Silva Rios - PSB Claudemir da Silva - PV Carlos Roberto de Siqueira e Silva - PMDB Edimar Augusto da Silva - PPS Luciano Soares Honório - PV Luis Ricardo Castelfranchi - PC do B Orlando Sérgio de Souza Fernandes - PSDB Paulo Francisco dos Santos - PHS Sebastião Antonio Bonifácio - PSDB

Sebastião Aparecido César Filho - DEM


6

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

11 de Janeiro de 2013

CLASSIFICADOS VENDO RESTAURANTE

“Santa Terezinha”, situado na Rua Pereira Barreto 67, em Vila Abernéssia (na subida da SEA). Totalmente montado, possui 45 lugares, forno de pizza, estacionamento e espaço para expansão. Tratar com Fernando: (12) 9781.3118. Alugo apto Ubatuba

Viagens e Excursões

Jogo de Rodas $1.200

Praia Grande, ótima localização (12) 3662-5006 / 9711-5568

Passeios - Van com 15 lugares (12) 3662-5006 / 9784-0166

c/pneus, orig. Civic 2007/11 c/ 5 furos. (12) 9792-6900.

Vendo lote 1.065m²

Estruturas Metálicas Usadas vendo Inf.: (12) 3664-1675.

PARA ANUNCIAR

em Descansópolis Tratar: (12) 9733-8020.

(12) 3664-4368

OPORTUNIDADE DE EMPREGO A LUMIAR INTERNACIONAL - Escola Bilíngue de Educação Infantil e Fundamental em Santo Antonio do Pinhal, contrata para cargo de Tutora. Necessária: formação em Pedagogia e fluência em Inglês e Português. Enviar CV para celia@lumiar.org.br

Venha trabalhar conosco!

A Editora Jornalística Verdes Vales, que há mais de 23 anos presta serviços e leva aos milhares de jordanenses e turistas informação de qualidade (Jornal Campos do Jordão & Cia e Guia Encantos e Sabores) está selecionando profissionais para atuarem na área de vendas. Oportunidade de estágio para estudantes de webdesign. Portanto, se você é comunicativo, dinâmico, ambicioso e/ou deseja se iniciar numa carreira onde o limite de seu salário é você quem decide, nos procure. Formate seu corrículo completo, com foto, experiências, pretensões e envie para: redacao@encantosesabores.com.br ou traga pessoalmente em nossa redação (Shopping Abernéssia - loja 4) de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14 às 17 horas. Fone: (12) 3664-4368.

Nada acontece por acaso, esta poderá ser uma grande oportunidade para você se iniciar numa das profissões mais empolgantes, promissoras e gratificantes!

CASA DO CHURRASCO SEUS MELHORES MOMENTOS EM CAMPOS DO JORDÃO COMEÇAM AQUI ! Carnes das melhores procedências, cortes especiais, carvão, frios e diversos acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos assados e defumados (pernil, picanha, costela, frango).

Pça. Jaguaribe - DISK CARNES: 3664-4822 - 3662-1731 ou por e-mail: casadochurrasco1@bol.com.br

IPVA e DPVAT parcelados A partir de 2013, os proprietários de motocicletas, vans, ônibus e micro-ônibus poderão pagar o Seguro DPVAT em três parcelas. O benefício não será válido para veículos 0 km. As demais categorias, como carros e caminhões, não poderão dividir o seguro, visto que a parcela mínima é de R$ 70,00. O parcelamento também não vale para os vencimentos anteriores, ou seja, os seguros atrasados devem ser pagos à vista. A opção de dividir o valor será facultativa, porém os proprietários de veículos que decidirem pelo parcelamento e não cumprirem com o prazo estabelecido pelo calendário de vencimentos deverão pagar o valor devido até o vencimento seguinte. A viabilização do parcelamento já para 2013 foi o resultado de uma cooperação entre os Detran’s, Sefaz, Agentes de Arrecadação e a Seguradora Líder DPVAT. É preciso ressaltar que os proprietários dos demais veículos, como automóveis, caminhões, caminhonetes, continuarão pagando o Seguro DPVAT de forma integral, como nos anos anteriores. Pagamento do DPVAT nos Estados: Nos estados AC / AL / AM / AP / GO / MA / MS / MT / PA / PE / PI / PR / RO / RS e SP os proprietários que optarem pelo parcelamento devem acessar o site: https://www.dpvatsegurodotransito.com.br/parcelamento para obter as informações necessárias de como e onde pagar. Aqueles que escolherem pela quitação integral do seguro devem seguir os procedimentos de anos anteriores, pois não houve mudanças para pagamento à vista.

BA / CE / MG / RJ e TO - Nestes Estados, todos os proprietários de veículos passíveis de parcelamento, motocicletas, vans, ônibus e micro-ônibus, e até mesmo aqueles que optarem pelo pagamento integral do Seguro DPVAT desses veículos, devem acessar o site https://www.dpvatsegurodotransito.com.br/parcelamento para obter as informações necessárias de como e onde pagar. No Brasil, todo cidadão que sofre um acidente de trânsito, seja pedestre, motorista ou passageiro, tem direito ao Seguro DPVAT nos casos de morte (R$ 13.500), invalidez permanente (até R$ 13.500) e reembolso de despesas médicas e hospitalares (até R$ 2.700). A atual responsável pela administração do Seguro DPVAT é a Seguradora Líder DPVAT, que tem o objetivo de assegurar à população, em todo o território nacional, o acesso aos benefícios do Seguro DPVAT. O processo para recebimento do seguro pelas vítimas de trânsito dispensa o auxílio de intermediários. Basta apresentar os documentos em um ponto de atendimento oficial no prazo de três anos a contar da data da ocorrência do acidente. O pagamento da indenização é feito em conta corrente ou poupança da vítima ou de seus beneficiários, em até 30 dias após a apresentação da documentação necessária. Os endereços, telefones e mais informações sobre o Seguro DPVAT estão disponíveis pelo site. Outras informações: www.dpvatsegurodotransito.com.br ou 0800 022 12 04.

INDICADOR MÉDICO

Dr. Márcio Franchi Stievano

Ortopedia - Traumatologia

CRM-SP 75.455

Atende no Hospital São Camilo - Convênios e Particulares (R$100,00) Rua Vereador Agripino Lopes de Moraes 101 - Vila Mathilde Telefones: (12) 3668-9001 // Cel: (12) 9784-7476

Dr. Marcelo Faria

Ginecologia - Obstetrícia Reprodução Humana (CRM-SP 44.188)

Atende: Hospital S. Camilo p/ Convênios (Particulares: R$ 100,00) R. Ver. Agripino Lopes de Morais 101 - V. Matilde - Fone: 3668-9000

Dr. Mauro Amâncio Di Agustino Clínica Geral - UTI Móvel (para remoções) Diagnóstico por imagens - ECG - RX - Ultrassonografia Home Care (atendimento domiciliar) Atendimentos no Hospital S. Paulo (Convênios e Particulares) Telefones: (12) 3668-9010 - 9145-2527 - 7819-8900


JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

11 de Janeiro de 2013

7

JORNALISMO PARTICIPATIVO

Fotografe a rua do seu bairro e mostre para todos o que esta acontecendo por onde você trafega. Abrimos este espaço de interatividade com você leitor, para que possa nos contar e tornar público o que está acontecendo em seu bairro. Pode ser uma denúncia, sugestão, divulgação de evento, fotos de natureza ou qualquer coisa que ache que mereça ser compartilhado com a população. Lembre-se, às vezes, tão importante quanto criticar, é sugerir uma solução para um problema existente.

FOTOS: SIDNEY TADEU

Par ticipe do g r upo em “www.facebook.com/g r oups/jor nalcamposdojor dao/”

Um carro quase coberto pela água passa pela rua. Além de ser perigoso, este ato faz ondas que acabam levando ainda mais água para dentro das casas alagadas.

O Bar dos Amigos onde o proprietário Sr. Antônio tenta fugir da chuva que invadiu e trouxe prejuízos para seu comércio.

Fotos enviadas por Sidney Tadeu, que registrou os estragos causados pela chuva do dia 10/01 na Biquinha, em frente a Rodoviária. Segundo Sidney, pelo menos dois carros e uma moto foram submersos e muitos comerciantes e moradores tiveram prejuízos materiais.

Classificados, ofertas e oportunidades de negócios R$ 170,00

Bombas d’água usadas Fotografia publicitária e projetos gráficos

Suporte EQMAX VELOX AÇO CARBONO para bicicleta (12) 9708-2151

(12) 3664-4368 / 9191-9673 / 9708-2151

Vendo pedal wah Pedal Dunlop Crybaby Zw45 ( modelo Zakk Wylde) pouco uso, em perfeito estado e na caixa (12) 9108-9971

a partir de

R$ 50

,00

Para desocupar espaço vendo lote de bombas d’água tipo sapo (vibratórias), Anauger e outras marcas e de diversas potências, algumas precisando de pequenos reparos. Preço: partir de R$ 50,00 (12) 9772-2285 em horário comercial.

participe do nosso grupo no facebook e concorra a anúncios como este!

quem não é visto não é lembrado! anúncios partir de

R$ 15 (12) 3664-4368 / 3664-4385 ,00

Cartão de visitas

1.000 unidades

R$ 120,00 Colorido e com verniz frente e verso

(12) 9708-2151

anuncie aqui! (12) 3664-4368 / 3664-4385

ESTANTES DE AÇO (12) 3664-1675

www.fanalestantes.com.br


8

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

11 de Janeiro de 2013

CHUVAS DE VERÃO

Estrangulamento e assoreamento de rios, bueiros entupidos e lixo, há anos causam prejuizos e inundações por toda cidade

FOTOS: KADU SCHIAVO

Os problemas e estragos já eram previstos devido ao alto grau de assoreamento e estrangulamento que o Rio Capivari e seus principais afluentes apresentam há muito tempo. Pode-se observar muito entulho, muros que afunilaram o curso do rio, lixo e vegetação alta por todo complexo hídrico que corta Campos do Jordão.

Praça dos Pinhos Bravos durante a chuva do dia 10/01 Bocas de lobo e bueiros entupidos também podem ser encontrados por todos os bairros. Ruas não pavimentadas (centenas) vão se tornando intransitáveis, uma herança que a atual administração terá que equacionar rapidamente, pois mal começou o período das águas (que se estende até abril). Segundo o prefeito Fred Guidoni a cidade não tem um planejamento para essa época de chuvas “quando cheguei na prefeitura perguntei qual era o plano que a cidade tinha para casos de enchentes e deslizamentos, a resposta foi nenhum’, lamentou o prefeito em entrevista afirmando que vai priorizar esse plano para que cenas como estas não se repitam no futuro.

Diversos pontos de alagamento onde o Rio Capivari Transbordou

Segundo Corpo de Bombeiros, até as 20h do dia 10/01, eles haviam atendido apenas dois chamados e nenhum deles grave ou com vítimas: 1 - Uma Casa inundada no Recanto Feliz, onde a moradora e teve que ser retirada do local com auxilio de um bote. 2 - Um deslizamento de terra em Jaguaribe atrás da Meta Ferramentas. Nas encostas o medo persiste entre moradores de mais de 2.800 casas construídas irregularmente em áreas de risco. Segundo análise do IPT cerca de 1.800 desses imóveis estão em áreas de “alto risco”.

Recanto Feliz

958  

Edição 958 do Jornal Campos do Jordão & Cia, de 11 de Janeiro de 2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you