Page 1

JORNAL

CAMPOS DO JORDÃO & Cia

07 de Dezembro de 2012 - Ano XXIII - nº 956 - Distribuição Gratuita

Verdes Vales

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão - SP Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: Gráfica ADC News - Tiragem: 7.000 exemplares

...

Editora Jornalística

TURISMO no mundo representa 11% do PIB e 280 milhões de empregos !

EDITORIAL NIEMEYER, O GÊNIO ATEU. Oscar Niemeyer tornou-se um capítulo à parte nos conceitos mundiais de engenharia e arquitetura. O gênio e artista dos traços leves, harmoniosos, sensuais e precisos partiu esta semana aos 104 anos. Tomara um dia surjam outros! Afinal, credibilidade e talento não se aprende nos bancos de nenhuma escola. Leia na página 2.

FOTO: KADU SCHIAVO

SOBE & DESCE Bastidores de Campos. Coisas que alegram e outras que incomodam muito os contribuintes. Confira na página 2.

Encontro de carros antigos em Capivari - 2011

Fórum Econômico Mundial apurou que, em um rol de 133 países, o Brasil está em 2º lugar no ranking quando se trata de recursos naturais e em 14º em relação aos atrativos culturais. Por outro lado, quando o quesito é a infraestrutura, a posição brasileira despenca para 110º lugar e na segurança pública a situação é vexatória por conta da 130ª colocação. Leia artigo de Marcos Cintra na página 3.

NATAL SEM LUZES Secretário de Turismo, Tércio Laurelli, em entrevista exclusiva ao Jornal, justifica que por falta de verbas a Prefeitura de Campos do Jordão deixa este ano de adornar as vias principais com iluminação especial. Segundo ele, a prefeita Dra. Ana Cristina determinou prioridade no pagamento de contas atrasadas e folha de pagamento do funcionalismo. Leia na página 5.

Tão importante quanto ler, PARTICIPE! é poder dar a sua opinião! Um novo jeito de participar e opinar sobre o desenvolvimento de Campos do Jordão O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO SEU BAIRRO? COMO MELHORAR NOSSA CIDADE? PARTICIPE! Par ticipe do grupo Jornal Campos do Jordão: www.facebook.com/groups/jornalcamposdojordao/


2

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

07 de Dezembro de 2012

Niemeyer, o gênio ateu. Oscar Niemeyer (1907-2012) morreu esta semana aos 104 anos de idade, dos quais mais de 80 dedicados à arquitetura e a importantes obras de engenharia. Sua partida deixa um vácuo enorme, afinal era referência mundialmente reconhecida. Niemeyer foi o gênio dos traços leves, harmoniosos, sensuais e precisos, que sempre esteve décadas à frente do que seria vanguarda e que deixa um séquito de admiradores fiéis por todo planeta. Apesar de internado há cerca de um mês, na véspera de sua partida, desejando saborear café e pastel, comentava com a esposa que “precisava voltar logo ao trabalho”, preocupado com seus projetos em andamento. No dia 15 de dezembro o velho e tão ativo arquiteto completaria 105 anos. Que ironia, enquanto isso no Brasil há milhões de trabalhadores tentando dar golpes na Previdência para aposentar-se prematuramente, além de outros tantos que se contentam com benesses repassadas pelo governo na forma de vale isso, vale aquilo etc. Outra ironia: ele que se auto proclamava ateu mas foi um dos arquitetos que projetou obras religiosas magníficas, como a Catedral de Brasília e a Igreja de São Francisco, à beira da Lagoa da Pampulha, em BH, só para citar algumas. Sobre essa posição tão clara tomada por ele, firme e sem constrangimentos, li muitos comentários. Um deles, postado ontem pela manhã no Face, pelo meu amigo Zé Cláudio Guimarães, chamou-me a atenção: “e se Niemeyer descobrir agora que Deus existe?”. Putz... Taí ele se foi, mas deixa muita coisa boa para ser lembrada dessa sua longa temporada entre nós, além da obra fantástica que certamente irá se perpetuar por séculos. Uma coisa, numa hora dessas a gente se pergunta: “por que tão poucos conseguem esse nível de excelência num universo de bilhões de seres viventes?” Deve ser justamente para ser eternizado. O gênio e artista dos traços leves, harmoniosos, sensuais e precisos partiu esta semana. Tomara um dia surjam outros! Afinal, credibilidade e talento não se aprendem nos bancos de escola alguma. Antonio Luiz Schiavo Júnior - schiavojr@uol.com.br

Verdes Vales

Nutricionista, Psicologia, Oftalmologia, Vascular, Clínica Médica, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Penumologia, Imunologia e mais os Exames de: ECG, Espirometria, Radiologia, Laboratorias e Pequenas Cirurgias. Telefone: (12) 3668-8300

Narcóticos Anônimos Se você quer parar de usar DROGAS a ajuda está perto de você! Ligue 24 horas (12) 9775-6779 Reuniões às 3ª e 5ª das 19h:30 às 21h.

SUBINDO

DESCENDO

Mostra de carros antigos. O tradicional Clube do Chevrolet, com 27 anos de atividades, promoverá entre os dias 07 e 09 de dezembro, o V Encontro de Veículos Antigos em Campos do Jordão. Juntamente com o encontro o clube fará sua tradicional festa de confraternização de fim de ano no magnífico Hotel Serra da Estrela, 100% reservado para o evento. Vários representantes de clubes de “antigomobilismo”, inclusive de outros estados, participarão do evento expondo seus exemplares. O Clube do Chevrolet teve início informalmente na década de 80 com uma reunião de amigos colecionadores que comemoravam o aniversário do tradicional bairro da Mooca em São Paulo. Hoje o clube com mais de 600 associados em suas fileiras, tem por princípio a preservação da memória dos veículos fabricados pela General Motors em todo o mundo. As vedetes da mostra estarão expostas, das 8 às 23 horas, na Avenida Macedo Soares, no centro de Vila Capivari.

Contínuas panes nas linhas telefônicas prejudicam consumidores. No Procon, as concessionárias de telefonia lideram as reclamações. São milhões de usuários descontentes com a qualidade dos serviços, com a demora nas soluções e na qualidade do atendimento. Em Campos do Jordão e por toda região serrana (justamente devido a alta incidência de vegetação) o problema é ainda maior com a frequente queda de galhos sobre a fiação. Apesar disso a Vivo/Telefonica ainda insiste em ampliar suas linhas pela via aérea. O atendimento pelo 10315 muitas vezes quase leva os reclamantes a loucura, tal a falta de capacitação de alguns atendentes. Para piorar, o prazo dado para solução de problemas e/ ou conserto de defeitos é de 24 a 48 horas. Se considerarmos que quase 100% de tudo o que move esse país está ligado à telefonia simples ou o speed, essa morosidade acarreta prejuízos incalculáveis para todos os setores da sociedade, em espacial para a indústria e o comércio. No caso na energia elétrica, que na região do Vale do Paraíba é servida pela Elektro, basta uma ligação que em minutos as providências são tomadas com eficiência. Isso denota que os setores de telefonia ainda estão muito longe de atender ao mínimo que o consumidor merece, apesar de ser um dos mais caros do mundo.

Vem aí o “Guia Encantos e Sabores Verão”! Comemorando cinco anos de circulação, com tiragem anual de 100 mil exemplares, ele chegará ao final do mês com muitas novidades. Saiba como participar da maior vitrine de Campos do Jordão e Região. Veja na página 8.

Palácio Alto da Boa Vista. A sede de Inverno do Governo paulista em Campos, está aberta ao público para visitação. Lá podem ser vistos: obras de arte, porcelanas, peças de decoração e mobiliário antigo. Museu Felícia Leirner. O museu está montado ao ar livre junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas diversas esculturas com formações zoomórficas da renomada artista. Museu Casa da Xilogravura. Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica defronte a Igreja N. Senhora da Saúde. Não abre às 3ªs e 4ªs. Casa do Artesão. Na avenida de ligação entre as Vilas Capivari e Jaguaribe, defronte aos Bombeiros. Mostra permanente de trabalhos em madeira, como esculturas em placas, couro, metal e grande variedade de objetos de decoração. Parque do Estado/ Horto Florestal: Ocupando 1/3 da área da cidade, é um passeio imperdível para quem curte natureza bem preservada. Rica em fauna e flora é o lugar ideal para se passar horas curtindo o visual das matas, corredeiras e cachoeiras. Canto Gregoriano. No Mosteiro São João (Av. Adhemar de Barros), com as Monjas Beneditinas. Diariamente às 18 horas. No local venda de artesanato, com ótimas sugestões de presentes e lembranças da cidade.

Criticas e sugestões: redação@camposdojordaoecia.com.br

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão. Impressão: ADC NEWS - Av. Benedito Bento 131 - São José dos Campos-SP Redação: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fone: (12) 3664-4368 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ. Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor de Arte: Carlos Eduardo Camargo Aranha Schiavo E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem semanal: 7 mil exemplares

www.securitymaster.com.br

Consultas e exames particulares nas seguintes especialidades:

Editora Jornalística

Agenda Cultural

Sobe & Desce

SECURITY MASTER Monitoramento de Alarmes Venda - Instalação

Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia Fones: 3668-9898 // 3664-1750

M.C. Contabilidade

Manoel Carlos Monoo Pereira Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

- Assessoria Contábil

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc.

NOVO ENDEREÇO! R. João Rodrigues Pinheiro, 167 - Vila Abernéssia - Fones: (12) 3662-2774 3662-5686 - 3662-5994 - 3662-3412 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

DROGARIA CENTRAL Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade

Vantagens do Cartão Preferencial: Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00

Produtos com até 50% de desconto!

Pague em até 3 x Sem Juros!

Disk 0800.102.093 - 3662-5307

Faça-nos uma visita: Av. Januário Miráglia, 910 - Abernéssia


www.jornaldecampos.com.br

CIDADE

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA 07 de Dezembro de 2012

3

Chuvas fortes deixam Defesa Civil em alerta em Campos Segundo o engenheiro Caldeira, que preside o Conselho de Defesa Civil em Campos do Jordão, “sempre que a incidência de chuva ultrapassa 80 milímetros em determinado período, a Defesa Civil entra em alerta máximo, percorrendo esses pontos e retirando, se preciso, famílias que insistem em morar nessas regiões”, diz. Também apurou nossa reportagem que existe determinação judicial para que muitas dessas famílias sejam retiradas, mas a oferta de alojamentos para tanta gente simplesmente não existe. É um problema social grave e que precisa do apoio dos governos estadual e federal, pois a Prefeitura não dispõe de verbas para a edificação de casas populares. Favelização crescente A exemplo do que vem ocorrendo em outras cidades, a favelização começa com

a importação de mão de obra não qualificada e que ao fim dos contratos de trabalho acabam improvisando moradias em áreas verdes, geralmente encostas íngremes, zonas de alto risco de deslizamentos. Muitas vezes esses trabalhadores são “apoiados por políticos inescrupulosos que, de certa forma, até ajudam com materiais de construção e outros, em troca de apoio político”. Enfim, a invasão de áreas verdes, principalmente em regiões de alto risco acontece há décadas em Campos do Jordão. Segundo a Prefeitura, na atual administração, mais de 120 famílias foram retiraras dessas áreas e seus barracos demolidos. Para o engenheiro Caldeira, “ao menor sinal de aparecimento de trincas nas paredes, pisos, forro ou no solo, no entorno da casa, o imóvel deve ser imediatamente desocupado e informada a Defesa Civil e Bombeiros através dos fones: 199 e 193.

ECONOMIA - por Marcos Cintra Potencial do Turismo Brasileiro A crise global derrubou o número de turistas internacionais no mundo. Em 2008 esse contingente foi de 913 milhões e no ano seguinte caiu para 877 milhões. Mesmo com a manutenção de um cenário instável em 2010 a quantidade de estrangeiros circulando pelo mundo surpreendeu e voltou a crescer, alcançando 935 milhões de pessoas. O vigor e o dinamismo do turismo impressionam. Mesmo com a instabilidade na economia mundial o setor cresce, gerando empregos e renda. O termo crise parece não fazer parte do meio turístico. O turismo representa atualmente um meganegócio que responde por 11% do PIB mundial e gera cerca de 260 milhões de empregos. A expectativa é que o setor continue se expandindo de modo robusto nos próximos anos. A OMT estima que o contingente de turistas internacionais chegue a 1,6 bilhão em 2020. Depois do México, que recebe mais de vinte milhões de turistas por ano, o Brasil é o principal destino de estrangeiros na América Latina, com pouco mais de cinco milhões de visitantes. O contingente de viajantes internacionais no território brasileiro mais do que dobrou desde meados da década de 90, quando foram registrados dois milhões de pessoas, mas o

País ainda é pouco explorado na área turística dada sua diversidade de atrativos naturais e culturais. A participação brasileira no turismo internacional, cerca de 0,5% do total de viajantes, não condiz com o enorme potencial do País. Explorar esse setor deveria fazer parte de um plano estratégico voltado para a descentralização do desenvolvimento econômico nacional, uma vez que há atrativos turísticos em regiões carentes que poderiam ser utilizados como polos geradores de empregos e renda. È necessário identificar onde o Brasil é competitivo para atrair turistas e quais os entraves que limitam o setor. Tempos atrás o Fórum Econômico Mundial apurou que, em um rol de 133 países, o Brasil está em 2º lugar no ranking quando se trata de recursos naturais e em 14º em relação aos atrativos culturais. Por outro lado, quando o quesito é a infraestrutura a posição brasileira despenca para 110º lugar e na segurança pública a situação é vexatória por conta da 130ª colocação. O Brasil precisa capturar parte significativa dos quase 700 milhões de novos viajantes estrangeiros que circularão pelo mundo em 2020, como prevê a OMT. Esse contingente traria divisas para o País, gerando empregos e renda.

FOTO: KADU SCHIAVO

Laudos do IPT revelam que existem na cidade cerca de 2.500 casas em áreas de risco, sendo 1.500 delas em setores de “alto risco”, o que sempre preocupa.

Deslizamento de terra em janeiro de 2011 que interditou parte da estrada da Campista

“Fórum Econômico Mundial apurou que, em um rol de 133 países, o Brasil está em 2º lugar no ranking quando se trata de recursos naturais e em 14º em relação aos atrativos culturais. Por outro lado, quando o quesito é a infraestrutura a posição brasileira despenca para 110º lugar e na segurança pública a situação é vexatória por conta da 130ª colocação ...” A Copa do Mundo e as Olimpíadas vão atrair um grande fluxo de turistas estrangeiros e a organização desses eventos deve ter como meta o retorno deles no futuro e que eles possam fazer “propaganda” do Brasil ao redor do mundo. Porém, entraves como a precariedade dos aeroportos e dos transportes urbanos e a falta de segurança nas grandes cidades podem deixar uma péssima imagem do País lá fora, colocando tudo a perder. NOTA: Marcos Cintra é doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA), professor titular e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas. Contatos:www.marcoscintra.org / mcintra@marcoscintra.org


4

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

07 de Dezembro de 2012

ELEIÇÕES 2012 LIBERDADE DE IMPRENSA Jordanenses faturam 7 medalhas Imprensa livre é a democracia por Dirceu Cardoso Gonçalves* do Brasileiro de Kung-fu Talento, raça e muita dedicação dos atletas jordanenses colocam Campos do Jordão na reta final para o Sul-Americano, Panamericano e (se aprovada a categoria) para as Olimpíadas de 2016.

Em meio a 900 participantes de todos os estados do Brasil, atletas jordanenses da Associação Feng Long se destacaram no 23º Campeonato Brasileiro de Whusu, evento oficial realizado CBKW (Confederação Brasileira de Kung-fu/Wushu), com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro, entre os dias 22 e 24 de Novembro, em Fortaleza, no Ceará. A equipe de Campos do Jordão participou nas modalidades Kung-fu, Tai Chi Chuan e Sanda (Boxê Chinês) e faturou sete medalhas e espera convocação para campeonatos, como Sul-americano e o Panamericano. Equipe Associação Feng Long Fernanda Sayuri Kanashiro - 1º Lugar- Categoria Taijiquan Espada 16, Infanto Juvenil Femino; Airton Haruki Kanashiro - 1º Lugar na Categoria Taijiquan 16, Infantil Masculino; Guilherme Pelegrino Gonçalves - 1º Lugar pela categoria Taijiquan Yang 24, Compulsório Adulto Masculino; Taijiquan Espada 32, Compulsório Adulto Masculino;

Taijiquan Chen 36, Compulsório Adulto Masculino; Tui Shou (Combate de tai Chi Chuan) até 65 kg. A Equipe Feng Long participou com três atletas e conquistou sete medalhas de ouro As Artes Marciais Chinesas (Wushu) estão concorrendo por uma vaga nos jogos Olímpicos. “Em 2013 saberemos se o Wushu realmente fará parte das Olimpiadas, tudo indica que sim”, destaca o mestre Guilherme Pelegrino. Vale destacar que a Equipe Feng Long conseguiu participar do Campeonato Brasileiro no Ceará graças ao apoio e patrocício de empresas, como Tsuji Floricultura, Word Games, Empório Yamamoto, Lotérica Caixa-Campos do Jordão, Gabytour Turismo e Eventos. A sede da Associação Feng Long fica na Rua Brigadeiro Jordão, 69 - loja 4, em Vila Abernéssia, Campos do Jordão. Fone: (12) 9634-4428. Endereços na net: Pelegrino91@hotmail. com e www.fenglong.no.comunidades.net

A temerária queda de braços que o governo argentino trava com o Grupo Clarín, maior conglomerado de comunicações do vizinho país, é um perigoso precedente para toda a América Latina. Além de usar seu rolo compressor para aprovar a Lei de Mídia, que fragmenta a holding de comunicação, a presidente Cristina Kirchner e seus seguidores pressionam juízes e confrontam a instituição judicial exigindo o cancelamento da liminar, mais uma vez revalidada nesta quinta-feira, que mantém a integridade do Clarín com percentuais de cobertura territorial e populacional de jornal, rádio e tv superiores ao teto de 35% estabelecido na legislação questionada. Não é a primeira vez que a Argentina comete violência contra grupos de comunicação. Em 1951, o caudilho Juan Domingo Perón expropriou o jornal “La Prensa” e em 1974, no seu terceiro e último mandato, interveio nos canais de televisão. As ditaduras – muito comuns em todo o continente durante o século passado – amordaçaram a imprensa e perseguiram jornalistas sempre que estes as incomodavam. Mais recentemente, Hugo Chávez, na Venezuela, vem fazendo o mesmo. Agora, Cristina, na Argentina, o faz sob o argumento de defender a democracia. Não é prudente a nós, brasileiros, esquecer que em 2009, quando a Argentina aprovava a lei que hoje ameaça o Clarín, o governo do presidente Lula preparava um projeto parecido para o Brasil, que só não vingou graças à reação da sociedade, notadamente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que prometeu questionar sua constitucionalidade. A sociedade precisa manter-se vigilante, pois os ávidos mordacistas ainda ocupam as antesalas e os corredores dos palácios governamentais. Antigamente definida como “quarto poder”, por ocupar-se em fiscalizar os três poderes oficialmente constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário) e por

atuar mais próxima do cidadão, a imprensa, sentinela, cumpre um importante papel. É através das páginas dos jornais e das informações veiculadas pela rádios, tvs e meios eletrônicos que a população se informa dos acontecimentos e, com esse conhecimento, toma suas posições. Lamentavelmente, autoridades e poderosos que se sentem incomodados ou ameaçados em seus negócios espúrios, não vacilam em insurgir contra o meio de comunicação. Fazem perseguições fiscais, boicote econômico e, sempre que podem, constrangem através do aporte de verbas públicas ou particulares que, mais do que o espaço adquirido, destinam-se a comprar a liberdade. Em vez de tolher, dificultar e perseguir, os governantes deveriam criar condições objetivas para a imprensa bem cumprir o sua missão. Desoneração tributária, acesso a linhas de crédito e importações e outras facilidades hoje concedidas a sindicatos, ongs e a diferentes segmentos ditos sociais, poderiam contribuir em muito para o fortalecimento dos veículos de comunicação e, consequentemente, da própria democracia. Não podemos ignorar que todos os grandes avanços vividos pela sociedade são impulsionados pela imprensa livre e cumpridora de suas finalidades. Os governantes têm de entender que até a atração de investimentos estrangeiros e a venda de nossos produtos ao exterior dependem da respeitabilidade e eficiência de nossos meios de comunicação. Tudo o que se fizer para atrapalhar esse trabalho, sem qualquer dúvida, será golpe contra os interesses do povo e da nação. Isso vale para o Brasil, Argentina, Venezuela e para a maior parte do mundo... NOTA: *Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves é dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo). Endereço eletrônico: aspomilpm@terra.com.br


JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

SEM RECURSOS, CAMPOS DO JORDÃO TERÁ NATAL SEM LUZ Entrevista exclusiva com Secretário de Turismo, Tércio Laurelli, revelou que “em face da falta de recursos nos cofres da Prefeitura, a prefeita Dra. Ana Cristina optou por pagar débitos em atraso e não comprometer mais os cofres públicos. Isso não quer dizer que Campos do Jordão não está se enfeitando para o as festas de fim de ano. Ações que partem da iniciativa privada promovem diversos eventos na cidade. Exemplo disso é a Casa do Papai Noel, que há sete anos brinda milhares de turistas e jordanenses com a magia e o encanto do mundo do faz de conta. Vila de Natal, Mostra de Arranjos Natalinos, apresentações culturais, shows, balé, corais e orquestras estão entre os eventos programados para o período que se estende até o dia 06 de janeiro (Dia de Reis). A iniciativa privada também cuida da fachada das lojas, galerias e shoppings. Apenas a iluminação ao longo das avenidas principais, que em anos anteriores era feita pela Prefeitura, este ano deixara de existir, “como medida de contenção de gastos, por decisão da prefeita Dra. Ana Cristina”, segundo revelou o secretário do Turismo, Tércio Laurelli, em entrevista exclusiva à nossa redação, nesta quinta-feira. Um ação judicial entre Prefeitura e a empresa que nos últimos anos realizou a decoração natalina em Campos do Jordão poderia estar por trás do problema. No prédio do Centro de

DADE libera 9,7 milhões para Turismo no Estado O secretário Estadual de Turismo, Cláudio Valverde, assinou na tarde desta terça-feira (4/12) convênios totalizando R$ 9,7 milhões. Os recursos, que serão transferidos através do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – Dade, serão aplicados em obras de infraestrutura turística, que beneficiarão seis municípios paulistas. “Os convênios, liberados pelo governador Geraldo Alckmin, atuarão diretamente no aquecimento da atividade turística das cidades, promovendo crescimento econômico e, consequentemente, gerando emprego e renda”, explica Valverde. Campos do Jordão receberá aporte da ordem de R$ 900 mil, que serão utilizados na reforma e adequação do Centro de Eventos André Franco Montoro.

07 de Dezembro de 2012

5

Interdições na SP-123 Prosseguem na Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiros, a SP-123, que liga o Vale do Paraíba com Campos do Jordão e estâncias da Mantiqueira, obras de recuperação de pistas, contenção de encostas e recapeamento em trechos da serra e do planalto, na região de Quiririm. O DER realiza nesses locais interdições parciais, com operação “Pare e Siga”, sem horários pré-determinados que podem chegar a retenções longas com mais de 30 minutos, o que exige dos usuários muita “paciência”. Nota: Essas obras estavam previstas para terminar em agosto/2012

Interdições na Tamoios

Na imagem acima, decoração de Natal na Av. Macedo Soares (Capivari), produzida com bom gosto pela iniciativa privada, atrai a atenção e flashs dos turistas Eventos é possível ver arranjos natalinos utilizados no ano passado, inclusive dois bonecos gigantes com imagens de Papai Noel.

Segundo Laurelli, “O empresariado jordanense espera demais do poder público. Em cidades turísticas como Gramado, o comércio inteiro colabora na decoração. Já em Campos, se passar hoje a noite por Abernéssia, verá que são poucas as empresas que já enfeitaram suas vitrines e fachadas”, diz.

A DERSA informa que as interdições na Rodovia dos Tamoios prosseguem. Elas necessárias para detonação de rochas em diversos trechos, provocando interdições temporárias. Esses bloqueios são necessários para garantir a segurança dos usuários que transitam pela via, durante as obras de duplicação e recapeamento, destaca a concessionária. Além do fechamento da pista programado, os usuários da Rodovia dos Tamoios devem ficar atentos, pois durante a semana a via está sujeita a interdições parciais em trechos específicos, entre o km 11,5 e km 60,48, das 7h às 17h. Nas sextas-feiras, os bloqueios parciais poderão ocorrer das 7h às 14h. Nestes casos, em locais em que houver necessidade, serão realizadas operações Pare/Siga com auxílio da Polícia Militar Rodoviária. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) realiza entre os dias 5 de novembro e 20 de dezembro obras de recapeamento e melhorias na sinalização do Trecho de Serra (do km 64,4 ao km 81). Durante a execução das obras duas faixas serão interditadas e serão realizadas operações “Pare e Siga” de acordo com o cronograma abaixo: - Segundas-feiras: das 10h às 19h - De terças, quartas e quintas-feiras: das 7h às 19h - Sextas-feiras e vésperas de feriado: das 7h às 10h Outras informações aos usuários sobre as condições de tráfego da Rodovia dos Tamoios podem ser obtidas pelo telefone 0800 055 55 10 ou pelo Twitter@novatamoios. ALTERNATIVAS As rodovias que podem ser usadas como rotas alternativas na região são a Rodovia Mogi-Bertioga (SP-098), Rodovia Rio-Santos (SP-055) e a Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125). Fonte: Assessoria de Imprensa da DERSA.


6

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

07 de Dezembro de 2012

COMUNICADOS - ATAS - EDITAIS

INDICADOR MÉDICO

EDITAL DE CITAÇÃO DE TERCEIROS INTERESSADOS, AUSENTES, INCERTOS OU DESCONHECIDOS, COM O PRAZO DE TRINTA (30) DIAS. PROC. N° 1143/2011. O DOUTOR EVARISTO SOUZA DA SILVA, MM. JUÍZ DO 1° OFÍCIO JUDICIAL DESTA COMARCA DE CAMPOS DO JORDÃO/SP, NA FORMA DA LEI, ETC... FAZ SABER a todos quantos o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem e interessar possa que, por este Juízo e 1° Cartório se processam os autos de uma AÇÃO DE USUCAPIÃO requerida por JOÃO DIOGO MENANO DE FIGUEIREDO, visando a obtenção do título hábil para registro do domínio no CRI, alegando que exerce a posse mansa, pacífica e ininterrupta sem oposição de quem quer que seja há mais de 15 (quinze) anos, do imóvel objeto da matrícula 18.431 do CRI de Campos do Jordão, a seguir descrito: apartamento 20, antigo 21-B, localizado no 1° pavimento do Condomínio Edifício Solar dos Gerânios com uma área total de 279,09m², uma área construída de 217,39m², uma área útil de 136,50m², correspondendo a fração ideal de 5,3066% no terreno e demais coisas comuns do Condomínio, que devera ser somada a 1,4430% referente a duas vagas de garagem. O condomínio está edificado no lote nº 1, da quadra “G”, da Vila Campos do Jordão em Capivari, com área de 1.500,00m². Fundamentou o pedido de usucapião extraordinário nos termos do artigo 1.238 do Código Civil Brasileiro e no artigo 941 e seguintes do Código de Processo Civil. Através deste, com o prazo de trinta (30) dias, ficam CITADOS TERCEIROS INTERESSADOS, AUSENTES, INCERTOS OU DESCONHECIDOS, para contestarem o pedido em quinze (15) dias, contados da publicação deste, após o decurso do prazo fixado no presente edital, sob pena de aceitos como verdadeiro os fatos articulados na inicial. E, para que chegue ao conhecimento de todos e ninguém possa alegar ignorância, é expedido o presente que será publicado e afixado na forma da Lei. Dado e passado nesta cidade e Comarca de Campos do \jodão, aos 30 de novembro de 2012. Eu SIDNEY CIRILO DA SILVA, Supervisor de Serviço, conferi e subscrevi.

Dr. Márcio Franchi Stievano

EDITAL DE CITAÇÃO DE MARIA JOSÉ DA ROCHA e ELIANA MARIA DA ROCHA com validade de 30 dias. PROC.332/2010. O DR. PAULO DE TARSO BILARD DE CARVALHO - MM. JUÍZ DE DIREITO DA 2ª VARA DA COMARCA DE CAMPOS DO JORDAO, ESTADO DE SAO PAULO, NA FORMA DA LEI, ETC. JUSTIÇA GRATUITA. FAZ SABER a todos quantos o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem, que por este Juízo e 2° Ofício se processa os autos de Ação de Adjudicação Compulsória em que figuram como partes CLODOALDO FRANCISCO FERREIRA E OUTROS em face de FRANCISCO LUIZ DA ROCHA E OUTROS; que em 25/10/2011 foram distribuídos os autos de Ação de Adjudicação Compulsória, alegando o autor EM CONJUNTO COM David Francisco Ferreira em 05/02/1998, adquiriu dos requeridos os imóveis individualizados pelos lotes 15 e 15ª, da quadra 14, do loteamento denominado Vila Fracalanza, cujas medidas, limites e confrontações se acham inseridos nos autos e fazem partes da matrícula 20.829 e 20.830 do CRI local. Citado negócio foi perfectibilizado pela escritura particular de venda e compra, com cessão de direitos. O adquirente lote 15 matrícula 20.829, em 18/07/2008 transferiu ao requerente Cristiano a posse e domínio sobre o indigitado imóvel, negócio jurídico elaborado por escritura particular de compra e venda, e cessão de direitos. Não resta dúvida, quando ao direito dos requerentes em obter a Escritura Definitiva do imóvel, eis que pagaram integralmente o preço avençado. Patente também é a obrigação dos requeridos em outorgarem a respectiva escritura pública de venda e compra, posto que receberam cada qual sua quota parte, aliás há mais de treze anos. Destarte, tendo em vista a negativa da outorga do título da propriedade aos requerentes, se faz necessário a invocação da tutela jurisdicional para adjudicar-lhe o imóvel. Nesse particular na negativa da outorga da escritura definitiva, tal conduta partiu dos co-requeridos Francisco Luiz Rocha e sua mulher sem a correspondente negativa por parte dos demais requeridos. Os vendedores Francisco Luiz da Rocha e sua mulher descumpriram o obrigação assumida, qual fora, a de proceder a outorga da respectiva escritura pública de venda e compra, ao argumento de que não se tinha conhecimento se o preço pago era o valor das res, que quando da alienação o co-proprietário Francisco já era interditado judicialmente, de tal sorte somente se concretizaria a alienação mediante autorização judicial. Assim os autores pretendem a adjudicação do bem descrito, efetivando-se a transcrição competente do mesmo, lavrando-se o devido registro em cartório. Assim ficam as requeridas MARIA JOSÉ DA ROCHA, brasileira, viúva, RG 16.467.719 e CPF 248.223.308-93 e ELIANA MARIA DA ROCHA, brasileira, RG 14.350.573 e CPF 078.280.378-48, separada judicialmente, promotora de venda, que encontram-se em lugar incerto e não sabido, CITADAS, bem como para que dentro do prazo de 15 (quinze) dias apresentem contestações, e que não contestadas presumir-se-ão como verdadeiros os fatos narrados na inicial. Nada mais. Dado e passado nesta cidade e Comarca de Campos, 08 de novembro de 2012. José Antonio da Silva, Superv. de Serv. Judiciário - Matrícula TJ nº 308.133-A-7

Edital de Abandono de Emprego

Sodexo do Brasil Comercial LTDA, CNPJ 49.930.514/0001-35, convoca o senhor Douglas Felipe, portador da CTPS 52.170, Série 232/SP, a comparecer ao trabalho, ou apresentar justificativa de sua ausência desde o dia 01/10/2012, no prazo máximo de 48 horas. O não comparecimento será considerado Abandono de Emprego, nos termos do previsto no artigo 482, I da CLT. Campos do Jordão, 10 de dezembro de 2012, Sodexo do Brasil Comercial Ltda, CNPJ 49.930.514/0001-35.

CLASSIFICADOS Vendo lote 1.300m²

Viagens e Excursões

em Vila Natal Tratar: (12) 3662-4198

Passeios - Van com 15 lugares (12) 3662-5006 / 9784-0166

Passo Ponto Comercial

Abernéssia, funcionando, ótimo R$ oportunidade. (12) 9759.6461

Estruturas Metálicas Usadas vendo Inf.: (12) 3664-1675.

Alugo apto Ubatuba

ESTANTES DE AÇO

Praia Grande, ótima localização (12) 3662-5006 / 9711-5568

(12) 3664-1675 www.fanalestantes.com.br

Bombas d’água usadas Para desocupar espaço vendo lote de bombas d’água tipo sapo (vibratórias), Anauger e outras marcas e de diversas potências, algumas precisando de pequenos reparos. Preço: partir de R$ 50,00 Tratar fone: (12) 9772-2285 em horário comercial.

OPORT. DE EMPREGOS BALCONISTA Para trabalhar na loja “Sonho de Criança”. Piso + Vale transporte + Comissões. Inf.: (12) 9740-9125.

A&D Decorações contrata (início imediato):

- Auxiliar de Vendas (Masculino ou Feminino) - Motorista (Masculino) Enviar currículo com foto para o e-mail vendas1@aeddecor. com.br ou deixar na própria loja.

Ortopedia - Traumatologia

CRM-SP 75.455

Atende no Hospital São Camilo - Convênios e Particulares (R$100,00) Rua Vereador Agripino Lopes de Moraes 101 - Vila Mathilde Telefones: (12) 3668-9001 // Cel: (12) 9784-7476

Dr. Marcelo Faria

Ginecologia - Obstetrícia Reprodução Humana (CRM-SP 44.188)

Atende: Hospital S. Camilo p/ Convênios (Particulares: R$ 100,00) R. Ver. Agripino Lopes de Morais 101 - V. Matilde - Fone: 3668-9000

Dr. Mauro Amâncio Di Agustino Clínica Geral - UTI Móvel (para remoções) Diagnóstico por imagens - ECG - RX - Ultrassonografia Home Care (atendimento domiciliar) Atendimentos no Hospital S. Paulo (Convênios e Particulares) Telefones: (12) 3668-9010 - 9145-2527 - 7819-8900

TÉCNICO EM INFORMÁTICA SERVIDORES, ROTEADORES E PLOTERS Configuração e montagem de micros em estandes, proxy, servidores, limpeza de vírus, wifi, voip e banda larga. Técnico credenciado na Sociedade Brasileira de Computação

Atendimento domiciliar e remoto: (12) 9700-4762.

CASA DO CHURRASCO SEUS MELHORES MOMENTOS EM CAMPOS DO JORDÃO COMEÇAM AQUI ! Car nes das melhores procedências, cortes especiais, carvão, frios e diversos acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos assados e defumados (pernil, picanha, costela, frango).

Pça. Jaguaribe - DISK CARNES: 3664-4822 - 3662-1731 ou por e-mail: casadochurrasco1@bol.com.br


JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

07 de Dezembro de 2012

7

PARTICIPE E CONCORRA A PRÊMIOS

Sugira uma legenda para cada foto abaixo

Iniciamos nesta edição mais um espaço de interatividade com o leitor. Envie para nosso grupo no Facebook “Jornal Campos do Jordão” ou por e-mail, uma sugestão de legenda para cada uma das fotos abaixo. As mais criativas serão publicadas e todos os participantes vão concorrer a prêmios. Nesta edição, os sorteados vão ganhar um anúncio na nova página de classificados do jornal para oferecer algum produto, serviço ou oportunidades de negócios. Par ticipe do g r upo em “www.facebook.com/g r oups/jor nalcamposdojor dao/”

PARTICIPE! Sugira a sua legenda para esta foto aérea do Centro de Eventos

Sugira a sua legenda para esta foto do Papai Noel visto pela janela do Centro de Eventos

Classificados, ofertas e oportunidades de negócios R$ 170,00

R$ 200,00

anuncie aqui! (12) 3664-4368 / 3664-4385

Suporte EQMAX VELOX AÇO CARBONO para bicicleta (12) 9708-2151

Vendo quadro GIOS Freeride 14,5” usado, modelo 2007 Contato (12) 9708-2151

R$ 100,00 Cartão de

visitas Impressora Multifuncional HP PSC 1210 - (12) 9700-4762

500 unidades

ESTANTES DE AÇO Impressora Epson-Stylus-C43SX em bom estado (12) 9772-2285

Bombas d’água usadas

R$ 70,00 500 unidades - Colorido e c/ verniz somente na frente - (12) 9191-9673

Vendo pedal wah Pedal Dunlop Crybaby Zw45 ( modelo Zakk Wylde) pouco uso, em perfeito estado e na caixa (12) 9108-9971

a partir de

R$ 50

,00

Para desocupar espaço vendo lote de bombas d’água tipo sapo (vibratórias), Anauger e outras marcas e de diversas potências, algumas precisando de pequenos reparos. Preço: partir de R$ 50,00 (12) 9772-2285 em horário comercial.

Fotografia publicitária e projetos gráficos

(12) 3664-1675

www.fanalestantes.com.br

participe do nosso grupo no facebook e concorra a anúncios como este!

(12) 3664-4368 / 9191-9673 / 9708-2151

Cartão de visitas

1.000 unidades

R$ 120,00 Colorido e com verniz frente e verso

(12) 9708-2151

quem não é visto não é lembrado!

você viu?

,00 R$ 15 (12) 3664-4368 / 3664-4385

ANUNCIE!

anúncios partir de

seu cliente também! (12) 3664-4368 / 3664-4385


8

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

07 de Dezembro de 2012

Verão 2012/13 E  S Campos do Jordão  C

ANUNCIE SUA EMPRESA E AJUDE A MINIMIZAR A SAZONALIDADE, DIVULGANDO CAMPOS DO JORDÃO NAS 4 ESTAÇÕES DO ANO arquitetura e Decoração

CONSTRUTORAS, ARQUITETOS, DECORADORES MOSTRAM SEUS PROJETOS EM MATÉRIA EXCLUSIVA

Onde se Hospedar? Gastronomia

UM DELICIOSO ROTEIRO NORTEIA OS TURISTAS ATRAVÉS DE SUGESTÕES APRESENTADAS PELOS CHEFES DOS MELHORES RESTAURANTES DA CIDADE

Roteiros de Lazer e Cultura

O MAIOR ROTEIRO IMPRESSO DA CIDADE REÚNE DIVERSAS SUGESTÕES PARA VOCÊ APROVEITAR MELHOR SUA ESTADA EM CAMPOS DO JORDÃO E REGIÃO

DIVERSAS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM PASSANDO POR HOTÉIS, POUSADAS E RESORTS.

PARTICIPE!

AGENDE UMA VISITA DE NOSSA EQUIPE

(12) 3664-4368 | 9772-2285 | 9708-2151 | 9191-9673

WWW.ENCANTOSESABORES.COM.BR | REDACAO@ENCANTOSESABORES.COM.BR

956  

Edição 956 do jornal Campos do Jordão & Cia de 07 de Dezembro de 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you