Page 1

JORNAL

CAMPOS DO JORDÃO & Cia

25 de Setembro de 2012 - Ano XXIII - nº 951 - Distribuição Gratuita

Verdes Vales

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão - SP Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: Gráfica ADC News - Tiragem: 7.000 exemplares

www.jornaldecampos.com.br

Editora Jornalística

Eleições: Dra. Ana vence na Justiça SAIBA MAIS SOBRE A DEFESA DA PREFEITA E A RELAÇÃO DOS DEMAIS CANDIDATOS AO EXECUTIVO MUNICIPAL NA PÁGINA 3.

EDITORIAL A volta das Estrelas! Ministério do Turismo reedita classificação dos meios de hospedagem por estrelas em todo país. Leia na página 2. ALGUNS BONS MOTIVOS PARA ESTAR PRESENTE NA REVISTA ENCANTOS E SABORES PRIMAVERA!

FOTO: SCHIAVO JUNIOR

CONFIRA NA PÁGINA 7.

CONFIRA A RELAÇÃO DOS CANDIDATOS AO LEGISLATIVO NA PÁGINA 5.

TURISMO: A partir desta semana os meios de hospedagem voltam a ser identificados pelo número de estrelas (de uma a cinco), de acordo com os novos critérios estabelecidos pelo governo federal. Saiba mais detalhes na página 3.

PATRÍCIA LOUREIRO É BI CAMPEÃ MUNDIAL MASTER DE DOWNHIL Sem patrocínio algum, mas com muita garra e determinação, ela faturou o título no último dia 15 em Balneário Camboriú-SC. Embora feliz ela “desabafa”. Confira na página 8.

Campos do Jordão em suas mãos

Verdes Vales

Editora Jornalística

WWW.CAMPOSDOJORDAOECIA.COM.BR WWW.ENCANTOSESABORES.COM.BR WWW.JORNALDECAMPOS.COM.BR


2

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

25 de Setembro de 2012

A volta das estrelas O Ministério do Turismo deu importante passo à frente ao retomar a classificação hoteleira por estrelas, metodologia que é aplicada na maioria dos países. Os critérios de avaliação são praticamente os mesmos aplicados no exterior, porém, no Brasil, há supervisão e critérios rígidos aplicados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia), o que dá ainda mais confiabilidade às normas de classificação. (veja mais detalhes na reportagem exibida na página 3). Desde que o antigo sistema de classificação hoteleira caiu em desuso, passou a haver muita reclamação por parte de usuários que se sentiam enganados. Hoje em dia, com a utilização cada vez mais acentuada da internet e dos recursos em tratamento de imagens, milhares de turistas acabam sendo ludibriados por propagandas enganosas, imagens alteradas e que não refletem nem de longe a realidade, trazendo grandes transtornos para o turista que, não conhecendo o estabelecimento, se limita a acreditar num site de reservas, correndo o risco de ser enganado. Até mesmo em Campos do Jordão problemas dessa ordem já ocorreram com propaganda enganosa ou mesmo com hotéis e pousadas inexistentes. São golpes aplicados por espertalhões que acabam por lesar turistas incautos por todo esse país continente. A orientação para quem não conhece o estabelecimento é para que, na dúvida, consulte editorias e sites confiáveis ou até mesmo o Ministério do Turismo, através de seu site www.turismo.gov.br A classificação de hotéis e pousadas não é obrigatória, mas deveria ser adotada por todos os estabelecimentos sérios que atuam no setor de turismo, pois se trata de selo de garantia ou um atestado de confiabilidade que só trará benefícios para o próprio estabelecimento que se submeter a análise do MT, assim como para todo trade hoteleiro participante. Esse novo passo do Ministério do Turismo é merecedor de aplausos. Antonio Luiz Schiavo Júnior - schiavojr@uol.com.br

Editora Jornalística

SUBINDO

DESCENDO

Justiça Eleitoral fiscaliza carros de som. Devido aos constantes abusos e justas reclamações, o Ministério Público de Campos do Jordão reuniu-se nesta terça com representantes de todos os partidos que concorrem às eleições municipais na estância e os orientou sobre os limites máximos de decibéis permitidos. Inconformados com as limitações impostas pela Lei, de comum acordo, todos resolveram cortar esse tipo de propaganda. Para os eleitores e meros mortais, trata-se de cabal cumprimento das leis, medida saneadora que acaba com os excessos que estavam sendo cometidos por toda cidade. “Quem possui passado idôneo e um bom programa de governo para apresentar já deve ter se comunicado com o público eleitor ao longo dos últimos meses. Não será através de barulho excessivo e no grito que fará mudar o voto do eleitor”, desabafou um cidadão na porta do Fórum quando terminada a reunião. Parabéns!

Cratera no Vale Encantado. Moradores do Vale Encantado reclamam de uma enorme cratera (solapamento) que surgiu na Rua Olavo Jaguaribe Ekman. Para reduzir riscos de acidentes, moradores “plantaram” uma árvore no leito carroçável da via pública. A recomendação aos motoristas é ter atenção redobrada ao trafegar naquela região pois, com as chuvas, há risco de terreno ceder ainda mais.

Tributo à Jorge Amado. A Academia de Letras de Campos do Jordão promoverá sessão no próximo dia 29 de setembro, na sede da Câmara Municipal às 15 horas. “Tributo à Jorge Amado, o Viajante das Palavras” será o tema a ser apresentado pela acadêmica Maria Lúcia López. A entrada é franca.

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Nasci em São Paulo, tenho 46 anos e sou moradora em Campos do Jordão há 24 anos. Resolvi me candidatar para estar envolvida de forma mais direta com a cidade. Executiva nas áreas de gastronomia e turismo, meus projetos também estão na área de cultura, buscando eventos interessantes que possam se tornar efetivos, como festivais. Implantação de indústria de reciclagem, gerando muitos empregos, e geração de eventos turísticos corporativos são meus principais objetivos.

Impressão: ADC NEWS - Av. Benedito Bento 131 - São José dos Campos-SP Redação: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fone: (12) 3664-4368 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ. Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor de Arte: Carlos Eduardo Camargo Aranha Schiavo E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem semanal: 7 mil exemplares

www.securitymaster.com.br

VEREADORA 65812 VALÉRIA ESTEFAM

Palácio Alto da Boa Vista. A sede de Inverno do Governo paulista em Campos, está aberta ao público para visitação. Lá podem ser vistos: obras de arte, porcelanas, peças de decoração e mobiliário antigo. Museu Felícia Leirner. O museu está montado ao ar livre junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas diversas esculturas com formações zoomórficas da renomada artista. Museu Casa da Xilogravura. Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica defronte a Igreja N. Senhora da Saúde. Não abre às 3ªs e 4ªs.

Volta da censura? Deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB) defende a tese de censura a exibição do filme Ted nos cinemas. Segundo ele “haveria certa apologia ao sexo e às drogas”. Ele levou o filho de 11 anos para assistir uma exibição do filme (cuja censura é de 16 anos) e teria ficado incomodado com as cenas exibidas. Em pronunciamento à imprensa, Eduardo Cardoso, Ministro da Justiça declarou que não haverá censura alguma ao filme do ursinho Ted. Enquanto isso vira tema de debate em Brasília, nos canais abertos das TVs, novelas exibem, sem constrangimento, enredos e cenas que fazem apologia direta aos mais diversos crimes, dentre eles ao adultério, roubo e assalto, chantagem, corrupção, entre outros. No Brasil é assim, sempre que surge um escândalo, como por exemplo o mensalão, criam-se fatos novos.

Casa do Artesão. Na avenida de ligação entre as Vilas Capivari e Jaguaribe, defronte aos Bombeiros. Mostra permanente de trabalhos em madeira, como esculturas de placas, couro, metal e grande variedade de objetos de decoração. Parque do Estado/ Horto Florestal: Ocupando 1/3 da área da cidade, é um passeio imperdível para quem curte natureza bem preservada. Rica em fauna e flora é o lugar ideal para se passar horas curtindo o visual das matas, corredeiras e cachoeiras. Canto Gregoriano. No Mosteiro São João (Av. Adhemar de Barros), com as Monjas Beneditinas. Diariamente às 18 horas. No local venda de artesanato, com ótimas sugestões de presentes e lembranças da cidade.

Criticas e sugestões: redação@camposdojordaoecia.com.br

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão. CNPJ 16.401.181/0001-06

Veículo CNPJ 02.416.218/0001-57 Valor deste anúncio: R$ 100,00 NF-e 000272

Verdes Vales

Agenda Cultural

Sobe & Desce

SECURITY MASTER Monitoramento de Alarmes Venda - Instalação

Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia Fones: 3668-9898 // 3664-1750

M.C. Contabilidade

Manoel Carlos Monoo Pereira Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

- Assessoria Contábil

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc.

NOVO ENDEREÇO! R. João Rodrigues Pinheiro, 167 - Vila Abernéssia - Fones: (12) 3662-2774 3662-5686 - 3662-5994 - 3662-3412 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

DROGARIA CENTRAL Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade

Vantagens do Cartão Preferencial: Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00

Produtos com até 50% de desconto!

Pague em até 3 x Sem Juros!

Disk 0800.102.093 - 3662-5307

Faça-nos uma visita: Av. Januário Miráglia, 910 - Abernéssia


POLÍTICA E TURISMO

www.jornaldecampos.com.br

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA 25 de Setembro de 2012

3

Prefeita Dra. Ana Cristina está apta para concorrer às eleições Por 7 votos a zero a prefeita de Campos do Jordão, Dra. Ana Cristina Machado Cesar foi considerada apta a concorrer ao pleito de 07/10

Relembrando o caso:

Ao final de recente entrevista concedida ao Jornal Campos do Jordão & Cia (em 24/08) sobre última a Temporada de Inverno, perguntada pelo repórter Schiavo Júnior “o por quê de sua candidatura estar sob judice”, a prefeita Ana Cristina explicou que em 2007 o ex-prefeito Dr. João Paulo montou uma sindicância contra ela, então funcionária pública municipal como médica pediatra concursada para atuar em Campos do Jordão, sob a alegação “de que ela não cumpria suas obrigações na administração pública”, processo esse que culminou com a sua demissão meses depois. Em seguida ela entrou com recurso e ganhou a causa, sendo reconduzida ao cargo em 2008. “Mesmo assim o ex-prefeito recorreu da sentença e levou meu processo para estância superior, em São Paulo, onde fui julgada sem ser comunicada, portanto, sem meu direito legal de defesa”, diz. Segundo ela, “o então seu advogado, Dr. José Paulo, faleceu em maio de 2011 e seu julgamento foi marcado para agosto do mesmo ano e ocorrendo sem que eu fosse citada, a revelia, portanto sem direito a ampla defesa, tornando -me inelegível. Recorri novamente e, reconhecido meu direito a plena defesa, o caso voltou para ser avaliado, tendo sido julgado esta semana, dia 24, quando, por fim, reconhecidos meus direitos, meu recurso foi acatado pelo TRE-SP por sete votos a zero. Estou muito feliz porque a Justiça foi feita e

passo a estar plenamente apta a concorrer às eleições”, finaliza a Prefeita. Seu Recurso: O Recurso Eleitoral nº 263.75.2012.6.26.0035 procedente da 35ª Zona Eleitoral (Campos do Jordão), em resumo, aponta que: “...Vistos, relatados e discutidos os autos do processo acima identificou, ACORDAM, os Juízes do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, por votação unânime, em rejeitar a matéria preliminar” (o impedimento da candidata). “No mérito, ACORDAM, também por votação unânime, em dar provimento ao recurso para deferir o registro da candidata Ana Cristina Machado Cesar”... Relação dos candidatos ao Executivo Municipal em Campos do Jordão: Ana Cristina Machado Cesar - nº 23 - PPS Armênio Soares Pereira Filho - nº 22 - PR Carlos Eduardo Reis Rezende - nº 13 - PT Edgard Nunes Carvalho Jr. - nº 40 - PSB Frederico Guidoni Scaranello - nº 45 - PSDB Ivo Strass - nº 43 - PV José Mattos da Costa - nº 55 - PSD José Ribeiro Silva - nº 28 - PRTB Rodrigo Veraldi Ismael - nº 65 - PC do B Obs.: Outras informações, como coligações, declarações de bens e/ou eventuais indeferimentos e pendências legais acesse o site: www.tse.jus.br

Hotelaria: A volta da classificação em estrelas O novo sistema obedece aos padrões internacionais A partir desta terça-feira, 19 meios de hospedagem de dez estados serão os primeiros a ter suas categorias identificadas pelo número de estrelas (de uma a cinco), de acordo com os novos critérios estabelecidos pelo governo federal. São empreendimentos que passaram pelo processo de avaliação estabelecido no Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) do Ministério do Turismo e que receberam no último dia 25, em evento em Brasília, a placa de identificação e o certificado que conferem conformidade com requisitos de sustentabilidade, infraestrutura, equipamentos e serviços oferecidos aos hóspedes. Com a reformulação do sistema de classificação, a marca

estrela passa a ser exclusiva do governo federal. Ela somente poderá ser utilizada pelos meios de hospedagem avaliados de acordo com os critérios do SBClass. Entre os principais objetivos do sistema estão os de aumentar a competitividade da hotelaria brasileira e servir como fonte de informação para o consumidor. “Com a proximidade dos grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, precisamos qualificar nossos equipamentos e serviços. Neste contexto, a classificação é um instrumento importante para colocar nossa hotelaria em pé de igualdade com a dos países ícones do turismo mundial”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Parceria do MTur com o Instituto Nacional de Metrologia (In-

metro), o novo sistema conceitua e classifica sete tipos de meios de hospedagem: hotel, flat/apart-hotel, resort, hotel fazenda, hotel histórico, pousada e cama&café. Para cada tipo existe uma matriz que relaciona requisitos obrigatórios e eletivos, que devem ser atendidos pelo empreendimento para que ele seja classificado na categoria pretendida. Por exemplo, o serviço de café da manhã é obrigatório para todas as categorias de hotel (uma a cinco estrelas). Já a existência de salão de eventos é obrigatória somente para hotel que pretende ostentar cinco estrelas. O SBClass foi concebido a partir do estudo de modelos internacionais como os adotados na França, Espanha, Portugal, Alemanha e outros líderes do turismo

mundial. São países que adotaram a classificação como estratégia para promover e assegurar sua competitividade no mercado. No Brasil, assim como em vários desses países, a adesão ao sistema é voluntária. Entre os meios de hospedagem classificados estão pousadas, hotéis, hotel histórico e resorts. Os empreendimentos estão localizados nos seguintes estados: Minas Gerais (4), São Paulo (3); Distrito Federal (2), Bahia (2), Paraná (2), Goiás (2), Rio Grande do Sul (1), Pernambuco (1), Rio de Janeiro (1) e Tocantins (1). No total, 97 hotéis estão inclusos nos sistema, em diversas fases do processo de classificação. Fonte: Ministério do Turismo.


4

JORNAL CAMPOS DO JORDĂ O & CIA 25 de Setembro de 2012

www.jornaldecampos.com.br


JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

ANTES DE VOTAR, CONHEÇA MELHOR OS CANDIDATOS

UM DOS CAMINHOS É NO SITE DO TSE HTTP://D I VU LG ACAND2 0 1 2 .TS E .J U S.BR

O SITE DISPONIBILIZA: - RELAÇÃO DO CANDIDATOS - PROPOSTAS DOS CANDIDATOS - DECLARAÇÃO DE BENS - CERTIDÕES CRIMINAIS - SITUAÇÃO DO PROCESSO - PRESTAÇÃO DE CONTAS - LIMITE DE GASTOS

BASTA ENTRAR NO SITE, CLICAR NO ESTADO DE SÃO PAULO E DIGITAR CAMPOS DO JORDÃO

AO LADO LISTA DOS VEREADORES DE CAMPOS DO JORDÃO COM CANDIDATURA REGISTRADA NO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. 13 DESSES NOMES VÃO OCUPAR UMA CADEIRA DA CÂMARA MUNICIPAL A PARTIR DE 2013

25 de Setembro de 2012 NOME PARA URNA

ADÃOZINHO DA ELETRÔNICA BUCHINHO DO AÇOUGUE ADRIANA MORERIA ALEX DA LAN HOUSE XANDÃO PROFESSOR FRED ALFREDO COTTINI ALFREDO CADIJ ALINE BRANCO PX ALZIRA DA MOLESHOP AMY NARDO ANDRÉ DA AMBULÂNCIA ANDREA LAN HOUSE ANDREA SANTOS ANDREIA CESARIO ANGELO TANDER NONO ARLINDO TONINHO TICA ALEMÃO DA PADARIA CINHA BIA JORDANENSE DE CORAÇÃO SAPINHO PASTOR BENEDITO DITO DO PROCON TADEU SALES BRAZA BETINHA CAMILA CARLA SOARES MACHADO KADU ZÉ BIA CARLÃO FEDÔ VALMIR BENÇÃO CASSIO CELSO DA SILVA CEZAR TAXI CEZAR CICERO DO FORRÓ TIBA MIRINHO TUSTAO DA RECICLAGEM PROFª CLAUDIA NETTO BUYU DO BRITA CLAÚDIO ADÃO GASOLINA CLAUDIO BAPTISTELLA CLAUDINHO MAIA NOR CLODOALDO CRISTIAN REIS CRISTIANO CRISTO BEZERRA CRISTIANO RIBEIRO CRISTININHA DA PREFEITURA CYNTHIA DO FORUM DANIEL PESTANA DR. DARIO DÉCIO PAULO DELMA MINEIRO DO BAR SANTISTA EDERSON CEZAR EDIMAR TRANSPORTES EDINA EDMUR EDNA RODRIGUES FONDELLO ELAINY URIBBE - PROFESSORA ELIANE MOTORISTA ELIZABETE TIA ELZIRA EMERSON ALEMÃO TON FABINHO SOUTO FERNANDINHO ENGº E PROF. FERNANDO CESAR CHICA PROFESSORA GEISA PROF. GERSON GILBERTO FURLAN GILBERTO COSTA GILMAR DA FARMACIA HAMILTON ENFERMEIRO HELOISA RABELO HERMES MEDEIROS HERON IDA DO PROCON RATO LANCHES IOLANDA BEL SOTELLO IZABEL JEFINHO JOAO BAIANO - JOAO BATISTA JOAO PEDRO CENTRO DE SAUDE JOÃO DO AÇOUGUE TINHO JOSÉ OLIVEIRA BITTA ZÉ VÔ

NÚMERO 20123 25471 23001 20020 23123 45777 43222 45045 55222 22239 23111 55888 22666 44123 45145 20010 23303 15333 25000 13123 55123 22100 20012 22313 45124 23121 13190 45564 45600 20605 15007 10445 15777 19000 40140 65065 15015 15012 43303 22111 10222 22555 23231 45500 43333 43555 65655 12012 31500 12333 14777 65432 45880 45321 13013 40123 55321 22222 65789 15111 20200 31234 45888 43120 45445 23100 45637 28899 10567 65190 55001 65110 31261 40333 55151 31100 10000 55555 45666 45222 11111 12123 22022 22633 40000 22141 12000 40222 23333 22200 31333 13200 43003 28888 43123 43000 43456 31013 55666 23023 15016 45143

PARTIDO

PSC DEM PPS PSC PPS PSDB PV PSDB PSD PR PPS PSD PR PRP PSDB PSC PPS PMDB DEM PT PSD PR PSC PR PSDB PPS PT PSDB PSDB PSC PMDB PRB PMDB PTN PSB PC do B PMDB PMDB PV PR PRB PR PPS PSDB PV PV PC do B PDT PHS PDT PTB PC do B PSDB PSDB PT PSB PSD PR PC do B PMDB PSC PHS PSDB PV PSDB PPS PSDB PRTB PRB PC do B PSD PC do B PHS PSB PSD PHS PRB PSD PSDB PSDB PP PDT PR PR PSB PR PDT PSB PPS PR PHS PT PV PRTB PV PV PV PHS PSD PPS PMDB PSDB

NOME PARA URNA

PAREDAO CARVALHO DR CENTOFANTE CLÁUDIO DO ESPETO GOIABA DA DEFESA CIVIL E PIZZA ZECA PINTOR ZÉ PAULINO SYDNEY SILVA DA RÁDIO PASTOR VALTER JOSMAR AGDO CASAGRANDE JURA KARINA CRISTINA LURDINHA LUCELI LUCIANO LUCIANO HONORIO LUIZ DA AMBULÂNCIA RICARDO CASTELFRANCHI RICARDO ASSAF FILIPE CINTRA LUIZ MARCOS BAU LUIZINHO CORINGA MAISA DA TANCREDO MARCELO DO PASSE MARCELO PEREIRA CRISTINA SANTOS MARCIO SUPER SHAPE MARCIO DESPACHANTE MARCOS DA INFORMÁTICA MARQUINHO DO MONTE FAUSTINO DO TAXI PROFESSORA MARGARETH MARIA CRISTINA BORGES JOAQUINA REGINA VALERIA ESTEFAM VITORIA RIBEIRO MARÍLIA ZÃO MAURO ALCALÁ MAURO FREITAS MAURO DA CAMPISTA MELISSA GARCIA MIGUEL O VELHO CARAMBA MILTON PINTOR MIRIAM MOACYR LINO NAIR NELSON DA CIVIL NORBERTO PROFESSOR ODAIR OLGA ORLANDO DA COLONIA OSMAR - ZE DO BREJO OZEIAS BRAULIO PAULA MARTELLETO PAULINHO FILHO DO PRACINHA PAULO ÍNDIO ALEMÃO MOTOS PAULINHO DO TRICICLO PAULO DA SOBRIEDADE CARIOCA - VÉU DA NOIVA PEDRÃO RAIMUNDO RODRIGUES RAQUEL ROTONDARO REGINALDO CANUDINHO REGINALDO DA FUNERARIA MAGU RICARDO MALAQUIAS RINALDO RIMAC RITA DO BRECHÓ RITA LAIT RODRIGO DE LUCA ROGÉRIO FLORES & PINTO ROGERINHO ROSE CABELEREIRA BISPA ROSI SALIM RACHID DE O POVO SAMUEL BAIANO WILLIAM SANDRA CENTO E OITENTA PROF. BONI TIÃO CÉSAR TIAO DA DELEGACIA SHIRLEY DA VIGILÂNCIA SILVIO DA ÁGUA SILVIO DO MUTTLEY SONIA DO CÉU AZUL SUELI DA ASSOCIAÇÃO SUEMY OYA PASTORA TASSIANA TEREZINHA BALSANTE VASGNER COSTA PROFESSOR VALTER VERA CABELEREIRA WALDIR BOCA MUCHA WALQUIRIA WANDERLI TOM

NÚMERO 43444 13300 31031 31200 31222 31456 11000 45333 23456 40410 28851 10010 43006 43321 28810 15967 43100 20120 65111 22000 31000 12555 13031 43434 43040 13010 22999 12345 65555 15010 20000 25545 36666 15026 22300 15199 45608 65812 43001 15000 55678 15055 43210 65666 10777 65333 23012 45678 25678 15555 23000 28818 14147 43606 45000 43111 65222 10767 55100 22123 55444 13009 31123 15013 45999 65500 45300 10123 43043 65123 22611 22444 31600 13000 45111 10100 15030 40111 12777 65000 65678 19190 23102 28828 45123 25555 43777 65151 23063 65015 65675 40404 22622 40444 19123 20500 45555 40555 40128 12221 25977 65777

5

PARTIDO

PV PT PHS PHS PHS PHS PP PSDB PPS PSB PRTB PRB PV PV PRTB PMDB PV PSC PC do B PR PHS PDT PT PV PV PT PR PDT PC do B PMDB PSC DEM PTC PMDB PR PMDB PSDB PC do B PV PMDB PSD PMDB PV PC do B PRB PC do B PPS PSDB DEM PMDB PPS PRTB PTB PV PSDB PV PC do B PRB PSD PR PSD PT PHS PMDB PSDB PC do B PSDB PRB PV PC do B PR PR PHS PT PSDB PRB PMDB PSB PDT PC do B PC do B PTN PPS PRTB PSDB DEM PV PC do B PPS PC do B PC do B PSB PR PSB PTN PSC PSDB PSB PSB PDT DEM PC do B

*Relação de candidatos registrados no site http://divulgacand2012.tse.jus.br/ Informações retiradas no dia 25/09/2012. Antes de votar você poderá consultar eventuais alterações no site do TSE.


6

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

25 de Setembro de 2012

Lobato, o racismo e o preconceito Exposição no Palácio Boa Vista Por Dirceu Cardoso Movimentos anti-racismo insistem em restringir a utilização da obra de Monteiro Lobato na rede escolar. Depois de “Caçadas de Pedrinho”, de 1933, agora se tenta censurar o livro “Negrinha”, escrito em 1920. O preciosismo dos questionadores ignora o contexto de época e tenta buscar notoriedade através da crítica à produção do precursor da literatura infantil no país. Com isso, ocupa seu tempo na discussão de temas já sedimentados na cultura nacional das últimas gerações, em vez de tratar de questões mais objetivas e contemporâneas. Podem até obter o efeito contrário, potencializando o interesse pelas obras de Lobato. O escritor tem de ser compreendido no contexto da sua época. José Bento Monteiro Lobato, nascido em 1882 e morto em 1948, viveu as atribulações de seu tempo, teve destacada atividade nacionalista e direcionou sua literatura para a formação da criança e do jovem, numa sociedade bastante diferente da atual. Não há brasileiro que com ele não tenha se deparado nos bancos escolares e se beneficiando de seus escritos, apesar dos escorregões étnicos, se analisados no contexto de hoje. As preocupações de contexto existem há anos, tanto que os órgãos educacionais e os editores já cuidaram disso através de notas explicativas e até do treinamento de professores para sua boa aplicação. Um dos grandes patrimônios do povo brasileiro é a miscigenação. A cruza de elementos

das diferentes etnias que para cá foram trazidos nas mais variadas situações, fez de nosso povo único e muito apreciado estética e culturalmente. Numa nação como o Brasil não há que se falar sobre cor de pele, origem e até de costumes. Os cinco séculos que nos separam do descobrimento fazem do brasileiro a mais perfeita mistura de todos os que aqui viveram e, cada um à sua forma, ajudaram a construir nossa etnia. Todos somos um pouco de tudo, inclusive das etnias que não fazem parte de nossa linha de ascendência, mas integram a cultura em que fomos criados. Logo, todo brasileiro é índio, branco, negro, oriental, etc... Nessas condições, os eventualmente racistas agem contra si próprios. Em vez de lutar contra obras literárias ou de adotar posicionamentos que possam exacerbar o racismo, o preconceito e a discriminação, aqueles que sinceramente desejam um pais mais justo e solidário deveriam direcionar suas forças contra a pobreza, a falta de oportunidades, e procedimentos nocivos como, por exemplo, a paternidade irresponsável. Quanto à cor da pele, até por uma questão prática, cada um deveria ter orgulho da sua própria. Bonito ou feio é questão subjetiva, intimamente ligada às ações do próprio indivíduo... Nota: Ten. Dirceu Cardoso Gonçalves é dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) aspomilpm@terra.com.br

INDICADOR MÉDICO atendimento domiciliar

Danubia Cassia da Silva Pinto

crefito-3 47485-LTF

Geriatria, Ortopedia, Neurologia, Pediatria, Respiratória, Terapias Manuais e Drenagem Linfática

O Palácio Boa Vista - de Campos do Jordão, está exibindo até 28 de outubro, a exposição “O Palácio, A Casa, O Museu Percepção, Memória, Imaginação”. A mostra traz peças de mobiliário artístico português e brasileiro dos séculos XVII, XVIII e XIX, objetos de uso doméstico em porcelana e prata, e uma rara coleção de acervo religioso como, por exemplo, arcazes, oratórios, camas conventuais, imaginárias e objetos litúrgicos. São apresentados também cópias de documentos que procuram reconstruir a memória do Palácio de Inverno do Governo de São Paulo desde o início de sua construção em 1938. A Curadora do Acervo dos Palácios, órgão vinculado a Casa Civil, Ana Cristina Carvalho, destaca que a exposição, ao contar a história do Palácio, pretende refletir a respeito dos vários usos do Palácio Boa Vista: - a saber: O Palácio, a casa e o museu “Um passeio pelos ambientes do palácio nos revela cotidianos vividos, e nos proporciona observar os objetos em seu conjunto, os padrões de formas e suas origens, as aproximações de estilos entre as peças, o gosto e suas interpretações”, finaliza a Curadora. A idéia de construir um palácio de inverno em Campos do Jordão foi de Adhemar de Barros, quando interventor do Estado - de 1938 a 1941 - sendo considerada controvertida e extremamente arrojada para a época. E assim, foi inaugurado em 21 de julho de 1964, pelo mesmo quando governador, para servir de residência de inverno do Governador. Com o passar dos anos, adquiriu outra função: a de museu aberto ao público. Numa área de quase

três mil metros quadrados, dividida em 35 ambientes e 105 cômodos, o Boa Vista abriga um grande acervo de obras de arte.

Serviço Exposição “O Palácio, A Casa, O Museu - Percepção, Memória, Imaginação” Data: até 28 de outubro de 2012, de quarta-feira a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h Local: Palácio Boa Vista. Outras informações: (12) 3668-9700 ou acervo.sp.gov.br Fonte: Asses. Impr./ I. Ponciano.

(12) 9745-8771 / 8116-3252 - danubiacasp@gmail.com

Dr. Marcelo Faria

Ginecologia - Obstetrícia Reprodução Humana (CRM-SP 44.188)

Atende: Hospital S. Camilo p/ Convênios (Particulares: R$ 100,00) R. Ver. Agripino Lopes de Morais 101 - V. Matilde - Fone: 3668-9000

Dr. Mauro Amâncio Di Agustino Clínica Geral - UTI Móvel (para remoções) Diagnóstico por imagens - ECG - RX - Ultrassonografia Home Care (atendimento domiciliar) Atendimentos no Hospital S. Paulo (Convênios e Particulares) Telefones: (12) 3668-9010 - 9145-2527 - 7819-8900

ANÚNCIOS CLASSIFICADOS Vendo Urgente Casa Alto Capivari Tratar: (12) 9618-5503.

Vendo lote 1.338m² Vista Pedra do Baú Tratar: (12) 3662-4198

Estruturas Metálicas Usadas vendo Inf.: (12) 3664-1675.

Anuncie aqui ligue: (12) 3664-4368

Marcenaria CHP

Executamos serviços de móveis, armários e cozinhas planejadas, esquadrias, reformas de mobiliário etc. Fones: 3662-5984 / 9717-2203

ESTANTES DE AÇO

(12) 3664-1675 www.fanalestantes.com.br


JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

25 de Setembro de 2012

PRIMAVERA

7

Encantos e Sabores Campos do Jordão  C

DIVULGANDO CAMPOS DO JORDÃO NAS 4 ESTAÇÕES arquitetura e Decoração

CONSTRUTORAS, ARQUITETOS, DECORADORES MOSTRAM SEUS PROJETOS EM MATÉRIA EXCLUSIVA

Onde se Hospedar? Gastronomia

UM DELICIOSO ROTEIRO NORTEIA OS TURISTAS ATRAVÉS DE SUGESTÕES APRESENTADAS PELOS CHEFES DOS MELHORES RESTAURANTES DA CIDADE

Roteiros de Lazer e Cultura

O MAIOR ROTEIRO IMPRESSO DA CIDADE REÚNE DIVERSAS SUGESTÕES PARA VOCÊ APROVEITAR MELHOR SUA ESTADA EM CAMPOS DO JORDÃO E REGIÃO

DIVERSAS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM PASSANDO POR RESORTS, HOTÉIS E POUSADAS

PARTICIPE!

AGENDE UMA VISITA DE NOSSA EQUIPE

(12) 3664-4368 | 9772-2285 | 9708-2151 | 9191-9673

WWW.ENCANTOSESABORES.COM.BR | REDACAO@ENCANTOSESABORES.COM.BR


8

JORNAL CAMPOS DO JORDÁO & CIA

www.jornaldecampos.com.br

25 de Setembro de 2012

Patrícia Loureiro é Bi Campeã Mundial Master de Mountain Bike Patrícia, que hoje vive e trabalha em São Paulo, participou no dia 15 de Setembro, em Balneário Camboriú-SC, do Campeonato Mundial Master de Mountain Bike na modalidade Downhill, conquistando a primeira colocação e o título de Bi Campeã Mundial. Patrícia Loureiro sempre foi uma atleta dedicada ao mountain Bike, em especial a categoria Downhill, a mais perigosa e que exige o máximo do atleta. Para ela, vencer as pistas está sendo mais fácil do que conseguir patrocínio. O Montain Bike profissional exige muito do atleta, treinamentos constantes, acompanhamento de profissionais de saúde, alimentação apropriada, deslocamentos, hospedagem, apoio estratégio, além dos equipamentos pessoais de proteção e da própria bike cujos custos são muito altos. Patrícia participou do campeonato este ano porque ele aconteceu no Brasil e desbafa: “Minha maior dificuldade hoje é a falta de

patrocínio. Trabalho muito para pagar minhas despesas de competição, trabalho em São Paulo de segunda a segunda, chego a trabalhar 12 horas por dia e só me sobra o horário da noite para treinar. Foi a única forma que consegui para pagar minhas despesas de competição que são muito altas. Para vencer o Campeonato Mundial 2012, como eu estava sem ritmo de competição pois fiquei dois anos sem competir, fui para o Canada e lá fiquei 40 dias em treinamento intensivo com as meninas que competem atualmente o circuito Mundial. Todas as despesas de viagens, competições, Bike, equipamento e treinamento foram pagas por mim. Não me sinto bem indo atrás de patrocinadores pois me sinto pior do que mendigo pedindo esmola no meio da rua. Nós, atletas no Brasil, não somos nenhum pouco valorizados e nem respeitados. Já passei por situações extremamente vexaminosas por pedir pa-

Distribuidor Adhetech Soluções seguras em higiene e limpeza profissional

Joel Sá 12 7814-1373 ID : 99*2493 12 9240-0770 joel.sa.jr@hotmail.com

TÉCNICO EM INFORMÁTICA SERVIDORES, ROTEADORES E PLOTERS Configuração e montagem de micros em estandes, proxy, servidores, limpeza de vírus, wifi, voip e banda larga. Técnico credenciado na Sociedade Brasileira de Computação

Atendimento domiciliar e remoto: (12) 9700-4762.

Patrícia Loureiro ao centro com as atletas Vanessa Azevedo e Patrícia Valente trocínio e por isso deixei de competir. Hoje prefiro me matar de trabalhar, sem folgas, sem finais de semana e sem feriados. Só consegui ir para o Campeonato Mundial esse ano pois foi no Brasil. O próximo ano será na África do Sul, gostaria muito de ir participar e continuar defendendo o título de Campeã Mundial, mas não sei se vou ter dinheiro pra isso”, finaliza nossa Bi Campeã Patrícia Loureiro em nota enviada à nossa redação.

ANUNCIE AQUI LIGUE: (12) 3664-4368 23 anos informando! Versão online no UOL www.jornaldecampos.com.br

CASA DO CHURRASCO SEUS MELHORES MOMENTOS EM CAMPOS DO JORDÃO COMEÇAM AQUI ! Car nes das melhores procedências, cortes especiais, carvão, frios e diversos acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos assados e defumados (pernil, picanha, costela, frango).

Pça. Jaguaribe - DISK CARNES: 3664-4822 - 3662-1731 ou por e-mail: casadochurrasco1@bol.com.br

951  

Edição 951 do Jornal Campos do Jordão & Cia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you